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“O otimismo é um tema que vem sendo abordado nos estudos da interação humana no âmbito dos comportamentos pró-sociais.” Considerando essa afirmativa e o trecho referenciado, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


(  ) Encarar uma situação com realismo significa empregar defesas frente aos perigos do otimismo exagerado.


(  ) Um estilo atribucional pessimista leva os indivíduos a atribuírem fracassos a causas internas, estáveis e globais.


(  ) Nossas emoções e comportamentos são influenciados pelas atribuições que fazemos a nossos sucessos e fracassos experimentados.


(  ) Quando se reconhece a falta de controle sobre uma determinada situação que se apresente desagradável, experimenta-se o que é denominado por otimismo irrealista.


A sequência está correta em

Resposta:

A alternativa correta é letra D) V, V, V, F.

Gabarito: Letra D

(V) Encarar uma situação com realismo significa empregar defesas frente aos perigos do otimismo exagerado.

Verdadeiro. Se você for uma pessoa otimista, talvez tenderá a marcar essa afirmativa como falsa, mas, na verdade, isso está em um livro importante de psicologia social:

um traço de realismo – ou o que Julie Norem (2000) chama de pessimismo defensivo – pode nos salvar dos perigos do otimismo irrealista. O pessimismo defensivo antecipa problemas e motiva o enfrentamento. Como diz um provérbio chinês, “Esteja preparado para o perigo enquanto estás em paz”. Estudantes que demonstram excesso de otimismo (como acontece com muitos estudantes fadados a notas baixas) podem se beneficiar de ter alguma dúvida a seu próprio respeito, o que os motiva a estudar (Prohaska, 1994; Sparrell & Shrauger, 1984). Estudantes superconfiantes tendem a não se preparar o suficiente, ao passo que seus colegas igualmente aptos, mas menos confiantes, estudam mais e obtêm notas mais altas (Goodhart, 1986; Norem & Cantor, 1986; Showers & Ruben, 1987). Ver as coisas de um modo mais realista imediato com frequência ajuda. Estudantes em um experimento mostraram-se exageradamente otimistas ao prever seu desempenho em provas quando a prova era hipotética, mas surpreendentemente certeiros quando a prova era iminente (Armor & Sackett, 2006). Crer que você é ótimo quando nada é capaz de provar que você está errado é uma coisa, mas com uma avaliação aproximando-se rápido, melhor não parecer um bobo vaidoso.”
 

(V) Um estilo atribucional pessimista leva os indivíduos a atribuírem fracassos a causas internas, estáveis e globais.

Verdadeiro.

“Seligman mostrou inequivocamente que um estilo atribucional pessimista leva a pessoa a atribuir a seus fracassos causalidade interna, estável e global (generalizável a outras esferas de atividade) e, a seus sucessos, causalidade externa, instável e específica (capaz de ocorrer apenas na situação específica considerada). A conseqüência de um estilo atribuicional pessimista é a depressão, o desinteresse do aluno pela atividade acadêmica ou - se for o caso - desportiva e, eventualmente, o abandono da escola.” 


(V) Nossas emoções e comportamentos são influenciados pelas atribuições que fazemos a nossos sucessos e fracassos experimentados.

Verdadeiro. Se, por exemplo, um indivíduo acredita que foi bem sucedido em uma prova porque estudou muito, ele tenderá a estudar muito para uma prova futura.


(F) Quando se reconhece a falta de controle sobre uma determinada situação que se apresente desagradável, experimenta-se o que é denominado por otimismo irrealista.

Falso. O otimista irrealista não reconhece essa falta de controle, acredita sempre estar seguro ou ser menos propenso a passar por situações desagradáveis.

“Sem dúvida, muitos de nós têm o que o pesquisador Neil Weinstein (1980, 1982) chama de “um otimismo irrealista sobre os futuros eventos da vida”. Em parte por causa de seu relativo pessimismo sobre os destinos dos outros (Hoorens et al., 2008; Shepperd, 2003), os estudantes percebem a si mesmos como muito mais propensos do que seus colegas a conseguir um bom emprego, ganhar um bom salário e possuir uma casa. Eles também veem a si mesmos como muito menos propensos a experimentar eventos negativos, tais como desenvolver um problema com bebida, ter um infarto antes dos 40 ou ser demitido. Os pais estendem seu otimismo irrealista a seus filhos, presumindo que sua criança é menos propensa a abandonar a escola, ficar deprimida ou ter câncer de pulmão do que a média, mas mais propensa a terminar a faculdade, manter-se saudável e permanecer feliz (Lench et al., 2006). O otimismo ilusório aumenta nossa vulnerabilidade. Acreditando-nos imunes ao azar, não tomamos medidas sensatas.”

Assim, a sequência correta é V V VF

Gabarito Letra D

Referência

MICHENER, H. Andrew; DELAMATER, John D.; MYERS Daniel J. Psicologia social. São Paulo: pioneira, 2005. (761p.)

Rodrigues, A; Assmar, E. M. L.; Jablonski, B. (2000). Psicologia Social. Petrópolis, Vozes

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