O trabalho dos psicólogos na Política de Assistência Social cresceu a partir da implantação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Considerando o exposto, assinale a alternativa correta no que se refere à atuação do psicólogo no SUAS.
- A) O campo de atuação profissional do psicólogo no SUAS consiste na Política Pública de Assistência Social, sendo que a psicoterapia não é uma oferta de serviços.
- B) A prática do psicólogo no SUAS deve ser neutra, evitando basear-se em campos teóricos que possuam uma visão crítica da realidade social e que considerem as relações de poder.
- C) Os profissionais de psicologia atuantes no SUAS devem priorizar, durante o atendimento psicoterápico, intervenções crítico-reflexivas frente às condições de vida dos usuários.
- D) O psicólogo deve conhecer e atuar de acordo com as legislações e normativas técnicas que embasam sua prática, evitando o debate crítico.
- E) As diferenças culturais, geográficas e políticas não devem ser consideradas no planejamento do trabalho do psicólogo, pois todo cidadão tem direito a um atendimento igualitário e universal.
Resposta:
A alternativa correta é letra A) O campo de atuação profissional do psicólogo no SUAS consiste na Política Pública de Assistência Social, sendo que a psicoterapia não é uma oferta de serviços.
O trabalho dos psicólogos na Política de Assistência Social cresceu a partir da implantação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Considerando o exposto, assinale a alternativa correta no que se refere à atuação do psicólogo no SUAS.
a) O campo de atuação profissional do psicólogo no SUAS consiste na Política Pública de Assistência Social, sendo que a psicoterapia não é uma oferta de serviços.
Essa afirmativa está de acordo com o documento do CFP "Nota técnica com parâmetros para atuação dos profissionais de psicologia no âmbito do sistema único de assistência social (SUAS)":
"O campo de atuação profissional consiste na Política Pública de Assistência Social, no qual a psicoterapia não é uma oferta de serviços. Os saberes psicológicos podem contribuir para a proteção social de assistência social e superação das desigualdades sociais, para o empoderamento dos coletivos, a garantia de direitos e o fortalecimento da função protetiva da família."
Assertiva Correta.
b) A prática do psicólogo no SUAS deve ser neutra, evitando basear-se em campos teóricos que possuam uma visão crítica da realidade social e que considerem as relações de poder.
Essa afirmativa distorce o seguinte texto do CFP:
"A atuação profissional da psicóloga e do psicólogo no SUAS deve se sustentar no princípio da garantia de direitos, fundante da Política de Assistência Social. Para isso, baseará sua prática nos campos teóricos e metodológicos que contemplam a visão crítica da realidade social, a sua historicidade, as lutas políticas e as relações de poder"
Assertiva Falsa.
c) Os profissionais de psicologia atuantes no SUAS devem priorizar, durante o atendimento psicoterápico, intervenções crítico-reflexivas frente às condições de vida dos usuários.
Observe que o documento não fala em "atendimento psicoterápico":
"Aos profissionais de Psicologia atuantes no SUAS cabe a realização de intervenções crítico-reflexivas frente às condições de vida dos usuários/sujeitos de direitos e suas famílias, face ao contexto social em que estão inseridos, e no processo de atendimento/acompanhamento."
Assertiva Falsa.
d) O psicólogo deve conhecer e atuar de acordo com as legislações e normativas técnicas que embasam sua prática, evitando o debate crítico.
Não se deve evitar o debate crítico. Veja:
"A psicóloga e o psicólogo deverão, portanto, conhecer e atuar respeitando as legislações e as normativas técnicas que embasam sua atuação, que incidem sobre a política de Assistência Social e demais direitos dos usuários/sujeitos de direitos, além daquelas que configuram o campo de atuação das categorias profissionais do SUAS, tais como: a Constituição Federal, LOAS, ECA, SINASE, Estatuto do Idoso, Estatuto da Pessoa com Deficiência, NOB-RH/SUAS, Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais, Orientações Técnicas dos Serviços, entre outras. Além de conhecê-las, é importante o debate crítico, fundamental para o avanço das políticas públicas e para a ampliação de direitos, sendo o controle social um dos lócus privilegiados para realização deste debate, além do Sistema Conselhos de Psicologia."
Assertiva Falsa.
e) As diferenças culturais, geográficas e políticas não devem ser consideradas no planejamento do trabalho do psicólogo, pois todo cidadão tem direito a um atendimento igualitário e universal.
Essa afirmativa distorce o seguinte trecho do documento:
"As diferenças culturais, geográficas e políticas do nosso país demandam que as psicólogas e os psicólogos sejam capazes de planejar e propor seu trabalho a partir do território e da realidade em que se encontram. As desigualdades sociais em nosso país desafiam, a todo momento, os conhecimentos da Psicologia, tanto quanto dos demais saberes sociais contemporâneos, demandando uma atenção especial para o seu enfrentamento."
Assertiva Falsa.
A alternativa correta é, portanto, a Letra A.
Deixe um comentário