Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Os psicólogos e as psicólogas, que trabalham em um serviço de proteção social básica, têm como uma de suas responsabilidades a

Continua após a publicidade..

Resposta:

A alternativa correta é letra D) prevenção de situações de risco para a população, por meio do desenvolvimento de potencialidades e do fortalecimento dos vínculos familiares.

Gabarito: Letra D

 

Os psicólogos e as psicólogas, que trabalham em um serviço de proteção social básica, têm como uma de suas responsabilidades a

 

A questão pode ser respondida com o seguinte texto:

"Insistimos nesta articulação entre a Assistência Social e a afirmação da vida - não por acaso ou por retórica - mas porque é disso que se trata. Esta é a questão a ser aprofundada, o desafio a ser enfrentado por nós, profissionais da Psicologia, intervindo por meio da política da Assistência Social. É preciso estar atento às potencialidades e às vulnerabilidades instaladas nas comunidades, nos territórios, onde as famílias estabelecem seus laços mais significativos. É preciso “ir onde o povo está”, já disseram antes.

 

O SUAS propõe a sua intervenção a partir de duas grandes estruturas articuladas entre si: a Proteção Social Básica, que dá con- ta da atenção básica, e a Proteção Social Especial, considerando a necessidade de ações de média e alta complexidades. De acordo com a PNAS (2004), a proteção social básica tem como objetivos:

 

'prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Destina-se à população que vive em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação (ausência de renda, precário ou nulo acesso aos serviços públicos, dentre outros) e ou fragilização de vínculos afetivos – relacionais e de pertencimento social (discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, dentre outras)' (PNAS, 2004, p.27).

 

A proteção social básica ocupa-se das ações de vigilância social, prevenção de situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Casos notadamente complexos, que implicam violação de direitos (violência e abuso sexual, exploração do trabalho infantil, pessoas em situação de rua etc.) são encaminhados aos serviços e programas, correspondentes à Proteção Social Especial.

 

Segundo a PNAS (2004), a proteção social especial


'[...] uma modalidade de atendimento assistencial destinada a famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e social, por ocorrência de abandono, maus tratos físicos e/ou psíquicos, abuso sexual, uso de substâncias psicoativas, cumprimento de medidas socioeducativas, situação de rua, situação de trabalho infantil, entre outras' (PNAS, 2004, p.28)."

 

Fonte: "Referências Técnicas para atuação do(a) psicólogo(a) no CRAS/SUAS" (CFP)

 

Ou seja:

 

Proteção Social Básica - Prevenção a situações de risco.

 

Proteção Social Especial - Modalidade assistencial aos que já se encontram em risco ou tiveram direitos violados.

 

Com isso, vamos analisar as alternativas.


a)  assistência aos indivíduos cujos vínculos familiares foram rompidos e que precisam ter garantidas as suas condições de moradia e alimentação.

 

Falso. Se os vínculos foram rompidos e há necessidade de moradia e alimentação, trata-se da Proteção Social Especial.

 


b)  oferta de acompanhamento individual e grupal especializado para recomposição dos vínculos familiares e territoriais rompidos.

 

Falso. Esse também é um caso de Proteção Social Especial, pois os vínculos já foram rompidos.

 


c)  atuação em equipes interdisciplinares para o acolhimento de cidadãos que tiveram seus direitos básicos ameaçados ou violados.

 

Falso. Os direitos já foram violados - Proteção Social Especial.

 


d)  prevenção de situações de risco para a população, por meio do desenvolvimento de potencialidades e do fortalecimento dos vínculos familiares.

 

Correto. Essa é a alternativa que está de acordo com o texto supracitado.

 


e)  acolhida às famílias e aos indivíduos que estão em situação de risco pessoal por abandono, maus-tratos ou abuso sexual.

 

Falso. Já houve a violação de direitos - Proteção Social Especial.

   

Portanto, a alternativa correta é a Letra D.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *