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Questões Sobre Psicologia Social - Psicologia - concurso

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91) Não é possível falar de políticas públicas sem falar de cidadania. A cidadania tem sido vista pela Psicologia como um fenômeno social concretizado no cotidiano compartilhado através da interface indivíduo-sociedade.


Com base nessa afirmação, assinale a alternativa CORRETA:

  • A) Cidadania é igualdade de direitos; portanto, faz-se necessária a exclusão dos debates sobre cidadania a individualidade, a autonomia e a pluralidade.
  • B) Cidadania é a consciência dos direitos iguais: é garantia da igualdade, que provoca no indivíduo uma necessidade de agir em defesa desses direitos.
  • C) Cidadania nada mais é do que a relação existente entre uma pessoa e o Estado: à pessoa cabe obediência, e ao Estado, proteção.
  • D) A cidadania só pode ser exercida quando todos os cidadãos agem em uníssono, sem ideias contraditórias.
  • E) Cidadania é garantia da autonomia absoluta para o indivíduo organizar para si uma escala de valores e o direito de viver a própria vida sem depender de ninguém.

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Alternativa B: Cidadania é a consciência dos direitos iguais: é garantia da igualdade, que provoca no indivíduo uma necessidade de agir em defesa desses direitos.

A cidadania envolve a compreensão e a valorização dos direitos e deveres de cada indivíduo em relação à sociedade. A Psicologia Social entende a cidadania não apenas como um conjunto de direitos, mas também como a participação ativa do indivíduo na vida social e política, visando o bem comum. Isso implica uma consciência crítica sobre a igualdade de direitos e a necessidade de lutar por eles, reconhecendo a diversidade e a pluralidade de vozes dentro de um contexto democrático.

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92) Acerca dos programas de prevenção à violência na infância, julgue o item que se segue.

 

Os programas dedicados aos primeiros anos de vida da criança devem contemplar o apoio à família e respeitar um modelo uniforme, assegurando, para toda criança, independentemente do local onde vive, as condições para seu desenvolvimento.

  • A) Certo
  • B) Errado
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A alternativa correta é letra B) Errado

 

Acerca dos programas de prevenção à violência na infância, julgue o item que se segue.

 

Os programas dedicados aos primeiros anos de vida da criança devem contemplar o apoio à família e respeitar um modelo uniforme, assegurando, para toda criança, independentemente do local onde vive, as condições para seu desenvolvimento.

 

Essa afirmativa distorce o seguinte texto presente no site do "Brasilescola", mas sem autor identificado:

 

"Os programas direcionados para a primeira infância constituem uma forma de garantir os direitos das crianças pequenas, devem proporcionar a melhoria do seu bem-estar e desenvolvimento em todos os aspectos. Os benefícios imediatos e de longo prazo fazem desses programas uma estratégia eficaz, em função de seus custos, para a redução da pobreza e compensação das desvantagens. Têm que integrar as atividades às necessidades das crianças pequenas provenientes de contextos diversos. Nos primeiros anos de vida da criança deve-se proporcionar apoio também à família. Não se pode uniformizar os modelos de programas em todos os lugares. Para começar, as práticas parentais diferem em todo o mundo. É importante que os programas para a primeira infância reconheçam essas diferenças e assegurem que sejam relevantes para o local onde a infância está inserida e os grupos para os quais estão destinados."

 

Assertiva Falsa.

93) Para entender o funcionamento de uma organização, é preciso analisar sua dinâmica, a partir de um conjunto de elementos, como valores, discursos, normas e ações, que compõem sua cultura. Em relação ao contexto do serviço público e sua organização do trabalho, José Mario Neves (2005) analisa os aspectos históricos que constituíram a função do Estado na sociedade brasileira, bem como o decorrente lugar do servidor público nesse contexto. Com base nisso, considere as afirmações abaixo.

 

I – O Estado brasileiro foi estruturado em seu funcionamento administrativo para prestar serviços e garantir direitos de forma eficiente, assegurando a função pública.

 

II – O Estado brasileiro foi constituído como um dispositivo para contribuir no processo de acumulação de riquezas pelas elites dominantes.

 

III – O Estado brasileiro desenvolveu práticas patrimonialistas e clientelistas para manter os interesses de determinados grupo políticos.

 

Quais afirmações estão de acordo com a obra de Neves?

  • A) Apenas I.

  • B) Apenas II.

  • C) Apenas I e III.

  • D) Apenas II e III.

  • E) I, II e III.

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A alternativa correta é letra D) Apenas II e III.

   

Para entender o funcionamento de uma organização, é preciso analisar sua dinâmica, a partir de um conjunto de elementos, como valores, discursos, normas e ações, que compõem sua cultura. Em relação ao contexto do serviço público e sua organização do trabalho, José Mario Neves (2005) analisa os aspectos históricos que constituíram a função do Estado na sociedade brasileira, bem como o decorrente lugar do servidor público nesse contexto. Com base nisso, considere as afirmações abaixo.

  

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"(...) O Estado brasileiro não foi, desde a implantação da República, orientado para prestar serviços públicos e garantir direitos de forma eficiente - isto é, realizar suas funções públicas. Pelo contrário, ele constituiu-se como um dispositivo para contribuir com o processo de acumulação de riquezas pelas elites, através da alocação de recursos públicos segundo os interesses econômicos destas, e para operar a consolidação de sua base de sustentação política, através de práticas patrimonialistas e clientelistas." (Neves, 2005, p.47).

 

Fonte: "A face oculta da organização: a microfísica do poder na gestão do trabalho". (Neves)

 

Com isso, podemos identificar as afirmativas verdadeiras e falsas.

 

I - O Estado brasileiro foi estruturado em seu funcionamento administrativo para prestar serviços e garantir direitos de forma eficiente, assegurando a função pública.

 

II - O Estado brasileiro foi constituído como um dispositivo para contribuir no processo de acumulação de riquezas pelas elites dominantes.

 

III - O Estado brasileiro desenvolveu práticas patrimonialistas e clientelistas para manter os interesses de determinados grupo políticos.

 

Com isso, estão corretas as afirmativas II e III. Encontramos a resposta na Letra D.

 

Quais afirmações estão de acordo com a obra de Neves?

 

a)  Apenas I.

b)  Apenas II.

c)  Apenas I e III.

d)  Apenas II e III.

e)  I, II e III.

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94) “A cidadania é um conceito político, quase sempre definido juridicamente como um complexo de direitos e deveres do indivíduo perante a sociedade da qual faz parte”. (Moreira, 1996). Com base nesse conceito, psicologicamente pode-se dizer que a cidadania

  • A) promove no homem um sentimento de participação política através de um espírito democrático, realizando ações voltadas ao campo da saúde mental.
  • B) se desenvolve no homem como um sentimento de identidade ampliada, ao ponto de incluir uma responsabilidade pela qualidade de vida e de saúde de todos os membros da sociedade.
  • C) se estabelece na vida humana a partir da conjugação de esforços voltados para a realização de tarefas cujo teor de responsabilidade e comprometimento ético estejam de acordo com o Código de Ética Profissional.
  • D) se inicia na vida humana através de participação democrática em movimentos sociais, órgãos governamentais ou partidos de grande representação política.
  • E) organiza a vida humana no sentido de compreender as ações humanas que estejam relacionadas às práticas do profissional de Psicologia através do eixo teórico norteado pela Psicologia Social.

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Resposta: A alternativa correta é letra B).

Explicação: A cidadania, no contexto da Psicologia Social, envolve a compreensão de que o indivíduo é parte de uma sociedade mais ampla e tem responsabilidades que transcendem o seu bem-estar individual. A alternativa B) destaca que a cidadania se desenvolve como um sentimento de identidade ampliada, onde o indivíduo reconhece sua responsabilidade pela qualidade de vida e saúde de todos os membros da sociedade. Isso reflete o conceito de interdependência social e a importância do bem comum, aspectos centrais na Psicologia Social que enfatizam a conexão entre o indivíduo e a sociedade.

95) Segundo Goldstein (1983), a Teoria da Dissonância Cognitiva de Leon Festinger seja talvez a teoria mais interessante em toda a Psicologia Social. De acordo com esta teoria, considere as seguintes afirmativas:


I.  Essa teoria é um tanto limitada para a compreensão da mudança de atitudes e da comunicação, sendo, desse modo, aplicável somente a situações em que duas pessoas têm atitudes semelhantes em relação a um mesmo objeto.


II.  A dissonância cognitiva é um estado motivacional que surge sempre que duas ou mais cognições não têm coerência lógica entre si.


III.  Quanto maior a importância das cognições envolvidas e quanto maior o número de cognições que são logicamente incoerentes, maior o grau de dissonância.


IV.  As pessoas são motivadas simultaneamente a evitar situações que produzem dissonância e a buscar situações que são consonantes com as cognições e crenças existentes.


V.  A dissonância se cria sempre que tomamos uma decisão livremente e sempre que não nos decidimos por uma alternativa.


É CORRETO o que se afirma apenas em

  • A) II, III e IV.
  • B) II e V.
  • C) I, II e V.
  • D) I, III e IV.
  • E) II, III e V.

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A teoria da dissonância cognitiva, proposta por Leon Festinger, é uma das teorias mais influentes na psicologia social. Ela sugere que há uma tendência natural para as pessoas buscarem consistência entre suas crenças e comportamentos. Quando há inconsistência (dissonância), as pessoas experimentam desconforto psicológico, o que as leva a alterar suas crenças ou comportamentos para reduzir a dissonância.

II. Correto. A dissonância cognitiva ocorre quando há uma falta de coerência lógica entre duas ou mais cognições. Isso é um estado motivacional que leva a pessoa a tentar resolver a inconsistência.

III. Correto. O grau de dissonância é proporcional à importância das cognições envolvidas e ao número de cognições incoerentes. Quanto mais significativas e numerosas forem as incoerências, maior será o desconforto sentido pela pessoa.

IV. Correto. As pessoas são motivadas a evitar dissonância e buscar consonância. Isso significa que elas tendem a evitar situações que aumentariam a dissonância e procurar aquelas que confirmam suas crenças e conhecimentos existentes.

As afirmativas I e V não estão corretas. A teoria da dissonância cognitiva não é limitada apenas a situações em que as pessoas têm atitudes semelhantes, como afirma a afirmativa I. Além disso, a dissonância não é criada em todas as decisões, como sugere a afirmativa V; ela ocorre quando uma decisão contraria uma crença importante ou quando há uma escolha entre alternativas igualmente atraentes.

Portanto, a alternativa correta é a letra A) II, III e IV.

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96) Na história da Psicologia Social, provavelmente nenhuma outra figura é mais cultuada do que a de Kurt Lewin (1890-1947).

 

Sobre este estudioso e sobre a sua teoria de campo, considere as seguintes proposições.


I.  Essa abordagem da teoria de campo, que foi apelidada de psicologia de quadro-negro, inclui complexos diagramas para representar fenômenos psicológicos.


II.  O espaço vital – um dos conceitos centrais nesta teoria – inclui os objetos e necessidades do indivíduo, todos os fatores de que a pessoa tem consciência em um dado momento, e também a autoconsciência.


III.  Lewin considerava que um ato isolado do comportamento humano era uma resposta a um estímulo simples, ou seja, o comportamento é determinado de forma múltipla.


IV.  Apesar de sua importância, esta teoria impossibilitou a formulação de uma série de temas para o estudo da Psicologia Social.


V.  A característica notável da psicologia social de Lewin é a dinâmica de grupo, a aplicação de conceitos relativos ao comportamento individual e grupal.


Estão CORRETAS apenas as proposições:

  • A) III, IV e V.
  • B) II, III e IV.
  • C) I e V.
  • D) I, II e V.
  • E) II e III.

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Resposta:

A alternativa correta é letra C) I e V.

Explicação:

I. A teoria de campo de Kurt Lewin é conhecida por utilizar diagramas complexos para representar fenômenos psicológicos, o que justifica a afirmação I. Esses diagramas ajudam a visualizar e entender as forças dinâmicas que influenciam o comportamento humano dentro de um determinado 'campo' ou contexto.

V. Lewin é amplamente reconhecido por introduzir a ideia de dinâmica de grupo na psicologia social. Ele acreditava que o comportamento individual e grupal poderia ser melhor compreendido através da análise das forças e tensões presentes dentro de grupos. Isso está em linha com a afirmação V.

As outras afirmações (II, III e IV) não são corretas no contexto da teoria de campo de Lewin. O espaço vital inclui mais do que a autoconsciência e os objetos e necessidades do indivíduo (II), Lewin não considerava o comportamento como resposta a um estímulo simples (III), e sua teoria contribuiu significativamente para o desenvolvimento de novos temas de estudo na Psicologia Social, ao contrário do que afirma IV.

97) Dadas as informações seguintes,

 

I. A noção de infância que a sociedade ocidental herdou está baseada em uma construção social lenta em que a criança ganhou especificidade em relação ao mundo adulto.

 

II. Os europeus trouxeram para o Brasil suas concepções de infância e, como ocorreu com os outros valores culturais, tentaram impingi-las nos povos indígenas e negros.

 

III. Os trabalhos evangelizadores com crianças e adolescentes objetivavam a formação disciplinar e a conversão à religião católica.

 

IV. O Estado Moderno não dá sinais de preocupações com crianças e órfãos carentes nem propõem a criação de casas para o atendimento de crianças enjeitadas.

 

V. Os juristas brasileiros instituem o “menor” para qualificar as crianças e os adolescentes abandonados. Inventa-se assim a menoridade.

 

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A) I, II, III, IV e V.

  • B) I, apenas.

  • C) II, III, IV e V, apenas.

  • D) II, III, V apenas.

  • E) I, II, III e V, apenas.

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Resposta: A alternativa correta é letra E) I, II, III e V, apenas.

Explicação:

  • I: Correta. A noção de infância como uma fase distinta da vida é uma construção social que se desenvolveu ao longo do tempo na sociedade ocidental, diferenciando as crianças dos adultos em termos de desenvolvimento e necessidades.
  • II: Correta. As concepções europeias de infância foram trazidas para o Brasil durante a colonização e tentaram ser impostas aos povos indígenas e negros, assim como outros valores culturais europeus.
  • III: Correta. A evangelização de crianças e adolescentes tinha como objetivos a disciplina e a conversão à fé católica, o que era uma prática comum na época da colonização.
  • IV: Incorreta. O Estado Moderno, em diferentes momentos históricos, mostrou preocupação com crianças e órfãos carentes, propondo a criação de instituições para seu atendimento, como as casas de misericórdia.
  • V: Correta. No Brasil, o termo "menor" foi utilizado juridicamente para se referir a crianças e adolescentes em situação de abandono, criando a categoria de menoridade.
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98) Pode-se definir vínculo como uma relação particular com o objeto. Do ponto de vista psicossocial, Pichon- Rivière aponta que de maior interesse é o vínculo

  • A) externo.

  • B) interno.

  • C) com os pais.

  • D) com os pares.

  • E) com o profissional.

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A alternativa correta é letra A) externo.

Gabarito: Letra A

Pode-se definir vínculo como uma relação particular com o objeto. Do ponto de vista psicossocial, Pichon- Rivière aponta que de maior interesse é o vínculo

a)  externo.

b)  interno.

c)  com os pais.

d)  com os pares.

e)  com o profissional.

 

Vamos ver o que Pichon Riviere, autor da teoria do vinculo, fala sobre o assunto, traduzido livremente por mim:

 

“Para nós, psicanalistas dinâmicos, o que mais interessa é saber de que maneira o vínculo externo está configurado ou préconfigurado por uma relação histórica do vínculo interno. O que a interessa ao psicanalista fundamentalmente é a análise das fantasias subjacentes ao material manifesto. Ou seja, captar em cada momento o conteúdo subjacente ou fantasia inconsciente que está atuando nessa estrutura incluída como uma determinada ideologia.”

“É possível estabelecer um vínculo, uma relação de objeto com um objeto interno e também com um objeto externo. Podemos dizer que o que mais nos interessa do ponto de vista psicossocial é o ponto de vista externo, uma vez que do ponto de vista da psiquiatria e da psicanálise o que mais nos interessa é o vínculo interno, é dizer que a forma particular que tem o eu de se relacionar com um objeto dentro de um. Esse vínculo interno está, então, condicionando aspectos externos e visíveis do sujeito. Podemos definir o caráter de um sujeito em termos de vínculo dizendo que seu caráter, ou seja, sua maneira habitual de se comportar, pode ser compreendido por uma relação de objeto interno.”

 

Ou seja, o vínculo externo é de maior interesse do ponto de vista psicossocial.

 

Nosso gabarito é Letra A

 

Fonte: PICHON-RIVIERE, Enrique. Teoria Del Vínculo. Buenos Aires: Ediciones Nueva Visión, 1985

99) A contribuição de Serge Moscovici para a Psicologia Social se deu através da formulação da Teoria das Representações Sociais. Em relação ao tema é correto afirmar que:

  • A) as representações sociais são construções realizadas individualmente pelos sujeitos;

  • B) a definição de padrões de beleza não tem a ver com as representações sociais de um grupo;

  • C) as representações sociais são fechadas e imunes a modificações sociais;

  • D) a teoria das representações sociais se opõe ao pensamento de Durkheim;

  • E) as representações sociais se dão a partir de trocas simbólicas e são formas de conhecimento socialmente elaboradas e compartilhadas.

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Alternativa E: A teoria das representações sociais, formulada por Serge Moscovici, é uma teoria fundamental na Psicologia Social que propõe que as representações sociais são construídas coletivamente. Elas emergem e são moldadas através da interação e comunicação entre os membros de uma sociedade. Essas representações são formas de conhecimento que têm uma função prática e ajudam os indivíduos a orientar-se em seu mundo social e a comunicar-se com os outros. São compartilhadas e elaboradas socialmente, refletindo a cultura, os valores e as normas do grupo. Elas não são estáticas, mas sim dinâmicas e sujeitas a mudanças conforme as interações sociais e os contextos mudam. Portanto, a alternativa E é a correta, pois captura a essência de que as representações sociais são construídas coletivamente e são um conhecimento compartilhado que é influenciado por trocas simbólicas dentro de um grupo social.
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100) Entre os conceitos desenvolvidos pelo sociólogo Erving Goffmann, está o de estigma. Tal conceito oferece um interessante aporte, uma vez que permite reavaliar a forma de compreensão de pacientes portadores de distúrbios psiquiátricos ou doenças físicas. Em relação ao tema NÃO é correto afirmar que:

  • A) o estigma não existe em si, sendo resultante do olhar de um grupo de indivíduos sobre outros;

  • B) indivíduos desacreditados apresentam estigmas visíveis;

  • C) segundo Goffman, ex-presidiários estariam no grupo dos indivíduos desacreditáveis;

  • D) as técnicas de controle de informação são procedimentos para mascarar os estigmas;

  • E) os estimas independem dos grupos sociais, sendo sempre os mesmos.

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Resposta:

A alternativa E) "os estigmas independem dos grupos sociais, sendo sempre os mesmos" é incorreta. Os estigmas não são fenômenos estáticos; eles variam significativamente entre diferentes culturas e contextos sociais. O que pode ser percebido como estigmatizante em uma sociedade pode não ser em outra. Goffman enfatiza que o estigma é uma atribuição que diminui a pessoa da perspectiva dos outros, resultando em uma discrepância entre a identidade "virtual" e a "real".

Explicação:

Erving Goffman, em sua obra "Estigma: Notas sobre a Manipulação da Identidade Deteriorada", explora como indivíduos com atributos que são profundamente desacreditados por suas sociedades são percebidos e como eles se adaptam a essa percepção. O estigma, segundo Goffman, não é uma qualidade inerente a uma pessoa ou grupo, mas sim uma construção social baseada na reação de outros a certas características, que podem ser físicas, psicológicas ou comportamentais. Portanto, o estigma é altamente dependente do contexto social e cultural e pode mudar ao longo do tempo ou entre diferentes sociedades.

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