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Questões Sobre Psicologia Social - Psicologia - concurso

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101) Sobre a psicologia social não podemos afirmar que:

  • A) É uma área de conhecimento que tem diferentes definições, apresentando com clareza seu objeto de estudo;

  • B) A psicologia social, desde o início da psicologia, vai expressar a impossibilidade metodológica, historicamente colocada, de abordar a relação indivíduo e sociedade de maneira dialética;

  • C) A psicologia social surge praticamente junto com a psicologia, Wundt ao fundar a psicologia como ciência, criou na verdade duas psicologias: a psicologia experimental e a psicologia social;

  • D) Grupos, massas, o outro, a cultura, as regras sociais, tudo vai aparecer na psicologia social como fontes de pressão ou de influência sobre os indivíduos;

  • E) Para se compreender as várias teorias da psicologia social precisa ser debatida, esclarecida a relação indivíduo e sociedade.

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A alternativa correta é letra A) "É uma área de conhecimento que tem diferentes definições, apresentando com clareza seu objeto de estudo." Esta afirmação é incorreta sobre a psicologia social, pois uma das críticas frequentes à área é justamente a dificuldade de definir claramente seu objeto de estudo devido à sua natureza interdisciplinar e à ampla variedade de fenômenos que investiga. A psicologia social lida com a maneira como os indivíduos pensam, sentem e se comportam em contextos sociais, mas a definição exata e o escopo do campo podem variar entre os estudiosos, o que pode levar a diferentes interpretações e definições.
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102) Considerando que os processos sociais nas organizações são centrais para se compreender o comportamento humano no contexto de trabalho, julgue o item a seguir, relativos a grupos sociais.

A facilitação social é um fenômeno de influência social e diz respeito a melhora de desempenho em uma tarefa quando essa tarefa é simples ou bem aprendida pelo trabalhador e executada na presença de outras pessoas.

  • A) Certo
  • B) Errado
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A alternativa correta é letra A) Certo

Gabarito Item Certo

Certo. O fenômeno da melhora do desempenho quando na presença de outras pessoas, desde que a tarefa seja simples ou bem aprendida, é chamada de facilitação social, e foi estudada por Norman Triplett.

“Como os grupos afetam nosso comportamento? Para descobrir, os psicólogos sociais estudam as várias influências que operam nos grupos mais simples — uma pessoa na presença de outra — e aquelas que operam em grupos mais complexos, tais como famílias, times e comitês. facilitação social respostas mais intensas a tarefas simples ou bem aprendidas na presença de outros.”

“Facilitação Social Tendo notado que os tempos de corrida dos ciclistas eram mais rápidos quando competiam uns com os outros do que quando competiam com o relógio, Norman Triplett (1898) aventou a hipótese de que a presença de outros melhorava o desempenho. Para testar sua hipótese, Triplett pediu a adolescentes que recolhessem a linha no molinete o mais depressa possível. Ele descobriu que eles o faziam mais rapidamente na presença de alguém que estivesse fazendo o mesmo. Esse fenômeno de desempenho mais forte na presença de outros é denominado facilitação social. Por exemplo, depois de o sinal mudar para verde, motoristas levam cerca de 15% menos tempo para viajar 100 metros quando há outro carro ao lado deles no cruzamento do que quando estão sozinhos (Towler, 1986). Mas em tarefas mais difíceis (aprender sílabas sem sentido e resolver problemas complexos de multiplicação), o desempenho das pessoas é inferior quando são observadas ou quando estão na presença de outros fazendo a mesma atividade. Estudos posteriores revelaram por que a presença de outros às vezes ajuda e às vezes atrapalha o desempenho (Guerin, 1986; Zajonc, 1965). Quando outras pessoas nos observam, ficamos excitados. A excitação fortalece a resposta mais provável — a correta em tarefas fáceis, a errada em tarefas difíceis. Assim, quando estamos sendo observados, executamos as tarefas bem conhecidas mais rápida e acertadamente, e as tarefas não dominadas menos rápida e acertadamente.”

 

Fonte: Myers, David G. Piscologia  - Rio de Janeiro : LTC, 2015.

103) No livro “As raízes da Psicologia Social Moderna”, são descritos teóricos importantes cujos trabalhos influenciaram a Psicologia Social. Em sua maioria, esses teóricos eram antirreducionistas e acreditavam que era impossível explicar o coletivo em termos do indivíduo. Porém, um deles não compartilhava desta visão e, em seus escritos, transformou a Psicologia Social em uma ciência comportamental e experimental. Uma consequência disso foi a individualização do social. Este teórico também foi um entusiasta das pesquisas de opinião pública. Assinale a opção que corresponde ao teórico descrito acima.

  • A) Wundt.
  • B) Mead.
  • C) F. H. Allport.
  • D) Le Bon.
  • E) McDougall.

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F. H. Allport foi um pioneiro na Psicologia Social que adotou uma abordagem comportamental e experimental. Diferente de outros teóricos da época, ele acreditava que o comportamento social poderia ser entendido através do estudo do comportamento individual. Em seus trabalhos, ele enfatizou a importância do método científico e das técnicas experimentais na Psicologia Social, o que levou a uma maior individualização do estudo do comportamento social. Além disso, Allport foi um dos primeiros a utilizar pesquisas de opinião pública como uma ferramenta para entender melhor os fenômenos sociais.

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104) Em se tratando de Psicologia Social, temos em Silvia Tatiana Maurer Lane um nome expressivo do seu desenvolvimento, no contexto brasileiro.

Com relação a esta importante protagonista da história deste campo de estudos da Psicologia no Brasil, é INCORRETO afirmar que

  • A)  figura como responsável pelo desenvolvimento da perspectiva sócio-histórica na Psicologia Social.
  • B)  constitui-se num importante expoente da Psicologia Social Científica no Brasil, desenvolvendo pesquisas teóricas, centradas em problemas e de réplica, entre outras.
  • C)  guiou-se, em sua produção científica, pelo princípio de que o conhecimento produzido deveria sempre ser útil para a transformação da realidade na direção da criação de condições dignas de vida para todos sendo, conhecimento e profissão, colocados a serviço da transformação social.
  • D)  reconhecia a pessoa como síntese do particular e do universal, afirmando que sua individualidade se constitui na relação objetiva com o seu meio físico, geográfico, histórico e social.
  • E)  concebe indivíduo e sociedade como inseparáveis, afirmando ser necessário, para conhecer cientificamente o ser humano, considerá-lo dentro de um contexto histórico, inserido em um processo constante de subjetivação/objetivação.

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Resposta: A alternativa correta é letra B.

Explicação: Silvia Tatiana Maurer Lane foi uma psicóloga brasileira que teve um papel fundamental no desenvolvimento da Psicologia Social no Brasil. Ela é reconhecida por sua abordagem sócio-histórica, que enfatiza a compreensão dos fenômenos psicológicos como construções sociais e históricas. A alternativa B é incorreta porque, embora Lane tenha sido uma expoente da Psicologia Social no Brasil, seu trabalho não se limitava a pesquisas teóricas centradas em problemas e de réplica. Sua obra é marcada pelo compromisso com a transformação social e a aplicação prática do conhecimento psicológico para a melhoria das condições de vida da população. Ela defendia que o conhecimento e a profissão deveriam estar a serviço da transformação social, guiando-se pelo princípio de que a psicologia deveria ser útil para a criação de condições dignas de vida para todos.

105) Um grupo social é um

  • A) lugar cerimonioso, onde as pessoas se reúnem.
  • B) conjunto de pessoas, num processo de relação mútua e organizado, com o propósito de atingir um objetivo imediato ou mais a longo prazo.
  • C) processo de comunicação onde as relações são distorcidas.
  • D) processo unidireconal e organizado para se atingir um determinado objetivo.

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A alternativa correta é letra B) conjunto de pessoas, num processo de relação mútua e organizado, com o propósito de atingir um objetivo imediato ou mais a longo prazo.

Gabarito: Letra B

Um grupo social é um
a)  lugar cerimonioso, onde as pessoas se reúnem.

Errado. Um grupo não é um lugar.


b)  conjunto de pessoas, num processo de relação mútua e organizado, com o propósito de atingir um objetivo imediato ou mais a longo prazo.

Certo!

“O grupo social

Supõe um conjunto de pessoas num processo de relação mútua e organizado com o propósito de atingir um objetivo imediato ou mais a longo prazo. O imediato pode ser, por exemplo, fazer um trabalho escolar e, mais a longo prazo, editar um jornal impresso para a turma.

A realização do objetivo impõe tarefas, regras que regulem as relações entre as pessoas (normas), num processo de comunicação entre todos os participantes e o próprio desenvolvimento do grupo em direção ao seu objetivo.”


c)  processo de comunicação onde as relações são distorcidas.

Errado. O grupo não é somente um processo de comunicação, embora hajam esses processos dentro do grupo, e nem sempre as relações são distorcidas.


d)  processo unidireconal e organizado para se atingir um determinado objetivo.

Errado. O grupo não é unidirecional.

 

Nosso gabarito é Letra B

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106) Na perspectiva de construção de uma Psicologia Social que opera uma procura incessante da compreensão do processo social que engendra os sujeitos, e a busca de uma ciência como práxis, temos no Brasil, uma associação que tem modificado a história recente da Psicologia Social. Tal entidade é conhecida pela seguinte sigla:

  • A) ABRAPSO.
  • B) ABRAPEE.
  • C) ALAPSO.

  • D) ABRAP.

  • E) ABEP.

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Resposta: A alternativa correta é letra A) ABRAPSO.

Explicação: A ABRAPSO, Associação Brasileira de Psicologia Social, é uma entidade que tem contribuído significativamente para a evolução da Psicologia Social no Brasil. Ela se destaca por promover a compreensão do processo social que forma os indivíduos e por buscar uma ciência que não seja apenas teórica, mas que também atue como práxis, ou seja, uma prática transformadora na sociedade. A ABRAPSO incentiva estudos e pesquisas que visam a aplicação da Psicologia Social na resolução de problemas concretos da vida social, o que a torna uma referência importante na área.

107) Na vertente da Psicologia Social sócio-histórica, o homem é concebido, EXCETO:

  • A) Como um ser de natureza social.
  • B) Como um ser que se constrói, ao mesmo tempo que constrói a sociedade e sua história.
  • C) Como um ser que, com os outros homens, transforma e é transformado pela realidade.
  • D) Como um ser que mantém relação com a sociedade, produzindo processos subjetivos.
  • E) Como um ser que reage às estimulações externas, atribuindo-lhes significado e se comporta como esperado.

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A alternativa correta é letra E) Como um ser que reage às estimulações externas, atribuindo-lhes significado e se comporta como esperado.

Na perspectiva sócio-histórica da Psicologia Social, o ser humano é visto como um agente ativo na construção da sociedade e de sua própria história. Esta abordagem enfatiza a capacidade do indivíduo de transformar e ser transformado pelo contexto social e histórico em que está inserido. A alternativa E é a correta porque, ao contrário das outras opções que estão alinhadas com essa visão, ela sugere uma perspectiva behaviorista, onde o comportamento humano é visto como uma resposta a estímulos externos, sem levar em conta a complexidade dos processos subjetivos e históricos que influenciam a ação humana.

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108) A autora Mary Jane P. Spink, em “Psicologia Social e Saúde: práticas, saberes e sentidos” escreve: “

A grande proliferação de disciplinas após a Revolução Científica do século XVII coloca para os epistemólogos dois tipos de problemas. De um lado, a questão das fronteiras; incluindo aqui a definição do que vem a ser ciência com a conseqüente outorgação do estatuto de ciência às novas disciplinas e a delimitação dos objetos específicos de cada disciplina. De outro lado, coloca o problema da complexidade do conhecimento e das conseqüências da fragmentação contínua para o conhecimento do conhecimento” (SPINK, 2003:51)

De acordo com a autora, que cita Edgar Morin e Pierre Bourdieu, uma forma de lidar com estes problemas no campo da saúde seria: “a partir da prática integrada, da articulação das competências específicas e a formação do anel do anel do conhecimento propagado por Morin (1983)”(SPINK, 2003:59). No trecho em negrito, Spink versa sobre:

  • A) Grande Síntese
  • B) Disjunção
  • C) Equipes Multiprofissionais
  • D) Antagonismo
  • E) Redução

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A alternativa correta é letra C) Equipes Multiprofissionais.

Esta resposta está correta porque, conforme indicado por Spink, a prática integrada e a articulação das competências específicas no campo da saúde referem-se à colaboração entre profissionais de diferentes especialidades. Isso é essencial para abordar a complexidade do conhecimento e os desafios apresentados pela fragmentação contínua nas ciências. A formação de equipes multiprofissionais permite uma abordagem mais holística e integrada à saúde, o que está em linha com as ideias de Morin sobre a necessidade de uma visão sistêmica e interdisciplinar no tratamento de questões complexas.

109) As atividades com grupos têm sido uma constante nas práticas profissionais dos psicólogos. Dentre as teorias grupais temos a dos Grupos Operativos, que se fundamentam nos estudos de Pichon-Rivière. Como finalidade e propósitos dos grupos operativos, tem-se, EXCETO:

  • A) A atividade está centrada na mobilização de estruturas estereotipadas.
  • B) A atividade está centrada nas dificuldades de aprendizagem e de comunicação.
  • C) A atividade está centrada e é dirigida sem a presença e ação de lideranças operativas, funcionais.
  • D) Toda mudança gera um montante de ansiedade depressiva por abandono do vínculo anterior.
  • E) Toda mudança gera um montante de ansiedade paranoide criada pelo vínculo novo e pela insegurança.

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A alternativa correta é letra C) A atividade está centrada e é dirigida sem a presença e ação de lideranças operativas, funcionais.

Fernandes (2003) caracteriza os grupos operativos:

Nesse tipo de grupo, ocorre atividade centrada na mobilização de estruturas estereotipadas, nas dificuldades de aprendizagem e de comunicação, por ansiedades despertadas pelas mudanças (ansiedade depressiva, por perda do esquema anterior, e persecutória, por ameaça do novo, do desconhecido). 


Conforme trecho acima, como finalidade e propósitos dos grupos operativos, tem-se:

  • A atividade está centrada na mobilização de estruturas estereotipadas.
  • A atividade está centrada nas dificuldades de aprendizagem e de comunicação.
  • Toda mudança gera um montante de ansiedade depressiva por abandono do vínculo anterior.
  • Toda mudança gera um montante de ansiedade paranoide criada pelo vínculo novo e pela insegurança.

EXCETO:

  •  A atividade está centrada e é dirigida sem a presença e ação de lideranças operativas, funcionais.

 

Fonte: FERNANDES, Waldemar José. Grupos e configurações vinculares. Artmed Editora, 2003.

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110) “As pessoas precisam combinar algumas regras para viver juntas. Se estiver em um ponto de ônibus às sete horas da manhã, será necessário ter alguma garantia de que o transporte aguardado passará por ali mais ou menos nesse horário. Alguém combinou isso com o motorista. Dependemos do outro em nosso cotidiano. Um funcionário precisou abrir o portão da escola, cujas dependências já estavam devidamente limpas; um professor nos espera; ao chegar a escola, encontro colegas que também têm aulas no mesmo horário.”


(Bock, A.M.B.; Furtado, O.; Teixeira, M. L.T., 2009)


Aos fenômenos descritos anteriormente e presentes em nosso cotidiano, da atividade mais simples a mais complexa, é atribuído o conceito de:

  • A) Processo de Institucionalização.
  • B) Processo de Grupalização.
  • C) Processo Operacional.

  • D) Processo de Globalização.

  • E) Processo de Realização.

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A alternativa correta é letra A) Processo de Institucionalização.

Análise das alternativas:

 

a)  Processo de Institucionalização.

 

CORRETA. Além da descrição demonstrada pelo enunciado, Bock aponta que o processo de institucionalização começa com o estabelecimento de regularidades comportamentais. As pessoas vão, aos  poucos, descobrindo a forma mais rápida, simples e econômica de desempenhar as tarefas do cotidiano. Essa ideia coincide com a descrição do enunciado e, portanto, esta será nossa resposta.

 

b)  Processo de Grupalização.

 

INCORRETA. O processo de grupalização é, basicamente, o fortalecimento do grupo. 
 

c)  Processo Operacional.

 

INCORRETA. Um processo operacional pode ocorrer em várias esferas, sendo abrangente demais para o conteúdo indicado no enunciado. 

 

d)  Processo de Globalização.

 

INCORRETA. A globalização diz respeito ao conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial, cuja função é tornar o mundo mais interligado. Essa definição não condiz com o que foi explorado no enunciado.

 

e)  Processo de Realização.

 

INCORRETA. Processo de realização pode assumir vários significados e nenhum deles se refere ao que foi descrito pelo enunciado.

 


Fonte: BOCK, A. M. M.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. T. Psicologias: Uma Introdução ao Estudo de Psicologia. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2001

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