Questões Sobre Psicologia Social - Psicologia - concurso
111) A complexidade das estruturas do funcionamento social tem sido objeto de estudos em Psicologia. Algumas contribuições são buscadas em outras áreas, como a sociologia e psicossociologia. Analise os fragmentos conceituais sobre o modo de funcionamento de nossa sociedade:
(Bock, A.M.B.; Furtado, O.; Teixeira, M. L.T., 2009)
As citações se referem, respectivamente, aos conceitos de:
- A) Sociedade, burocracia, estabelecimento.
- B) Institucionalização, clínica, organização.
- C) Instituição, organização, grupo.
- D) Empresa, escola, instituição.
- E) Cooperativa, empreendimento, co-gestão.
A alternativa correta é letra C) Instituição, organização, grupo.
Questão importante para diferenciarmos conceitos que aparecem com certa frequência em provas de concursos.
Além das descrições já feitas pelo enunciado, vamos transcrever o trecho que as completa:
Segundo Bock, Furtado e Teixeira (2009):
A instituição é o que mais se reproduz e o que menos se percebe nas relações sociais. Atravessa, de forma invisível, todo tipo de organização social e toda a relação de grupos sociais. Só recorremos claramente a estas regras quando, por qualquer motivo, são quebradas ou desobedecidas.
Se a instituição é o corpo de regras e valores, a base concreta da sociedade é a organização. As organizações representam o aparato que reproduz o quadro de instituições no cotidiano da sociedade.
O grupo é também o sujeito responsável pela produção dentro das organizações e pela singularidade — ora controlado, submetido de forma acrítica a essas regras e valores, ora sujeito da transformação, da rebeldia, da produção do novo.
As alternativas incorretas referem-se à entidades que restringem o significado dos conceitos. Portanto, podem ser descartadas.
A única alternativa correta é a que cita os conceitos: instituição, grupo e organização.
Fonte: BOCK, A. M. M.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. T. Psicologias: Uma Introdução ao Estudo de Psicologia. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2001
112) Para melhor fundamentação teórica e prática do fazer profissional na Psicologia Comunitária, a definição do que seja comunidade torna-se importante. Os estudos de Bader Sawaia, Regina Helena Freitas Campos e outros profissionais são importantes para essa definição. Para tais autoras e seus interlocutores, comunidade se caracteriza por, EXCETO:
- A) Abrange todas as formas de relacionamento caracterizado por um grau elevado de intimidade pessoal, profundeza emocional, engajamento moral (...) e continuidade no tempo.
- B) Fundamenta-se no homem e mulher vistos em suas totalidades e não neste ou naquele papel que possam desempenhar na ordem social.
- C) Elemento vital é o fazer e pensar coletivo, destituído das individualidades que o compõe.
- D) Fusão do sentimento e do pensamento, da tradição e da ligação intencional, da participação e da volição.
- E) Sua base cotidiana de objetivação é sustentada na relação face a face e o espaço geográfico.
A alternativa correta é letra C) Elemento vital é o fazer e pensar coletivo, destituído das individualidades que o compõe.
Para Sawaia (2000),
Comunidade abrange todas as formas de relacionamento caracterizado por um grau elevado de intimidade pessoal, profundeza emocional, engajamento moral (...) e continuado no tempo. Ela encontra seu fundamento no homem visto em sua totalidade e não neste ou naquele papel que possa desempenhar na ordem social. Sua força psicológica deriva duma motivação profunda e realiza-se na fusão das vontades individuais, o que seria impossível numa união que se fundasse na mera conveniência ou em elementos de racionalidade. A comunidade é a fusão do sentimento e do pensamento, da tradição e da ligação intencional, da participação e da volição.
Com base no trecho acima e, particularmente, na parte em destaque, conseguimos selecionar a única alternativa que NÃO se refere ao conceito de comunidade: elemento vital é o fazer e pensar coletivo, destituído das individualidades que o compõe.
Sawaia, B. (2000). Comunidade: a apropriação científica de um conceito tão antigo quanto a humanidade. In R. Campos (Ed.), Psicologia Social Comunitária: Da solidariedade à autonomia (pp. 35-53) Petrópolis, RJ: Vozes.
113) A Psicologia Comunitária tem se esboçado ao longo dos anos como uma área aglutinadora de discussões teóricas e de práticas, produzidas por profissionais psicólogos reunidos, por exemplo, no GT – Psicologia Comunitária da ANPEPP – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia. Evidenciando como práticas adotadas no enfrentamento das problemáticas dos campos de atuação, os trabalhos profissionais realizados têm acontecido, EXCETO com:
- A) Grupos e setores específicos, como meninos e adolescentes em situação de risco, migrantes, moradores de bairros na zona da violência urbana.
- B) Processos de envelhecimento e condições alternativas de sobrevivência psicossocial.
- C) Populações urbanas somente, cujos problemas diferem do restante das populações da América Latina.
- D) Jovens diante de um quadro desolador de falta de perspectiva de emprego e, consequentemente, de redução de suas possibilidades de convivência social saudável.
- E) Situações de risco na área da saúde e em DST/AIDS.
A alternativa correta é letra C) Populações urbanas somente, cujos problemas diferem do restante das populações da América Latina.
Questão simples, que conseguimos responder se estivermos atentos ao enunciado.
A ideia central do texto apresentado é sobre a função aglutinadora da Psicologia Comunitária, contribuindo com a produção de discussões teóricas e práticas.
A partir dessa descrição, podemos concluir que a Psicologia Comunitária não se restringe a um público, mas abrange diversos objetos de estudo e de intervenção. Portanto, todas as alternativas mencionam grupos ou processos com os quais a Psicologia Comunitária trabalha:
- Grupos e setores específicos, como meninos e adolescentes em situação de risco, migrantes, moradores de bairros na zona da violência urbana.
- Processos de envelhecimento e condições alternativas de sobrevivência psicossocial.
- Jovens diante de um quadro desolador de falta de perspectiva de emprego e, consequentemente, de redução de suas possibilidades de convivência social saudável.
- Situações de risco na área da saúde e em DST/AIDS.
Apenas uma delas restringe o trabalho da Psicologia Comunitária, que é a ALTERNATIVA C:
Populações urbanas somente, cujos problemas diferem do restante das populações da América Latina.
Como a questão pede a alternativa incorreta, ficamos com esta.
114) Como uma das possíveis marcas da produção teórica e prática da Psicologia Comunitária, pode-se ter:
- A) A busca do desenvolvimento da consciência crítica, da ética, da solidariedade e de práticas cooperativas ou mesmo autogestionárias.
- B) A busca da autogestão como única maneira de termos as comunidades vivendo sua autonomia em nossa sociedade.
- C) A definição junto a ONG de como devem agir na solução imediata dos problemas sociais que atingem apenas parte de nossa população.
- D) A orientação das comunidades urbanas marginalizadas em como se conscientizarem de direitos, já que não se organizam sozinhas.
- E) A definição de ações político-partidárias como únicas capazes de garantir a tomada de consciência da realidade vivida.
A alternativa correta é letra A) A busca do desenvolvimento da consciência crítica, da ética, da solidariedade e de práticas cooperativas ou mesmo autogestionárias.
Análise das alternativas:
a) A busca do desenvolvimento da consciência crítica, da ética, da solidariedade e de práticas cooperativas ou mesmo autogestionárias.
CORRETA. Esta é a uma das marcas da produção teórica e prática da psicologia social comunitária nos anos 80 e 90.
b) A busca da autogestão como única maneira de termos as comunidades vivendo sua autonomia em nossa sociedade.
INCORRETA. As práticas autogestionárias são apenas uma das formas de as comunidades viverem sua autonomia.
c) A definição junto a ONG de como devem agir na solução imediata dos problemas sociais que atingem apenas parte de nossa população.
INCORRETA. Não é considerada uma marca da produção teórica e prática da Psicologia Comunitária.
d) A orientação das comunidades urbanas marginalizadas em como se conscientizarem de direitos, já que não se organizam sozinhas.
INCORRETA. As comunidades urbanas marginalizadas tem capacidade de se organizar sozinhas. O psicólogo inserido na comunidade atua como mediador/facilitador da definição pela própria comunidade das suas prioridades. Isso assume caráter de estratégia de ação da psicologia comunitária.
e) A definição de ações político-partidárias como únicas capazes de garantir a tomada de consciência da realidade vivida.
INCORRETA. Na verdade, a psicologia comunitária enfatiza o compromisso ético político. Ético, no sentido de estabelecer condições apropriadas para o exercício da cidadania, da democracia e da igualdade entre os pares; político, ao questionar todas as formas de opressão e de dominação.
Para maiores informações sobre o assunto:
CAMPOS, R.H.de F.(org.). Psicologia Social Comunitária: da solidariedade à autonomia. 9ª edição. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
115) “O trabalho profissional da Psicologia Comunitária junto à comunidade evidencia relações de dominação que podem privilegiar um saber sobre os demais.” Nessa perspectiva, é correto afirmar que tais atividades profissionais devem considerar, entre outras questões:
- A) O direcionamento das relações de autonomia e gestão para um modo de ser que o saber universitário domina.
- B) O estreitamento entre o diálogo intrauniversitário com as diferentes áreas da própria universidade.
- C) A utilização da licença obtida junto a comunidade que demanda a ação da psicologia como única sustentadora do que fazer no campo de intervenção.
- D) A ajuda direta e o redimir das populações pobres da comunidade.
- E) Um prestar atenção não apenas ao que as pessoas dizem, mas também ao que as pessoas fazem, ao saber dos outros.
A alternativa correta é letra E) Um prestar atenção não apenas ao que as pessoas dizem, mas também ao que as pessoas fazem, ao saber dos outros.
A alternativa correta apresenta uma afirmação que provavelmente foi retirada do livro de Campos (2003).
A autora reflete sobre o saber das comunidades nas quais a psicologia ou o serviço social intervém e afirma que este saber não é melhor nem pior do que o nosso, mas apenas diferente. Assinala que o trabalho comunitário deve considerar dois aspectos:
Um respeito muito grande pelo ”saber” dos outros. Isso exige que eu comece por prestar atenção não apenas ao que as pessoas dizem, mas também ao que as pessoas fazem. E só podemos chegar a isso na medida em que nos formos inserindo nas comunidades, com cuidado e humildade, como alguém que pede licença para poder participar;
Que o projeto inclua, além do diálogo e a partilha de saberes, a garantia de autonomia e autogestão das próprias comunidades. Afinal, são eles que lá vivem, e que vão continuar a viver. Quem vai por um tempo, para prestar um serviço, para partilhar seu saber, não pode retirar das comunidades essa prerrogativa fundamental de liberdade e autonomia.
Com base no trecho acima, podemos dizer que é correto afirmar que tais atividades profissionais devem considerar, entre outras questões: um prestar atenção não apenas ao que as pessoas dizem, mas também ao que as pessoas fazem, ao saber dos outros.
Erros das demais alternativas:
a) O direcionamento das relações de autonomia e gestão para um modo de ser que o saber universitário domina.
b) O estreitamento entre o diálogo intrauniversitário com as diferentes áreas da própria universidade.
c) A utilização da licença obtida junto a comunidade que demanda a ação da psicologia como única sustentadora do que fazer no campo de
intervenção.
d) A ajuda direta e o redimir das populações pobres da comunidade.
Fonte: CAMPOS, R.H.de F.(org.). Psicologia Social Comunitária: da solidariedade à autonomia. 9ª edição. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
116) “… procura descrever (…) enquanto construções simbólicas historicamente determinadas, socialmente compartilhadas e comunicadas através de redes institucionais específicas que, ao mesmo tempo, modelam as ações dos grupos no interior da formação social considerada, e são por elas modeladas.”
Nessa citação, Regina Helena Freitas Campos, em seus estudos sobre a Psicologia Comunitária, nos apresenta o processo de construção do conceito de:
- A) Reprodução cultural; proposta por Bourdieu e Passeron.
- B) Produtividade da escola improdutiva; estudada por Frigotto.
- C) Representações sociais; propostas por Moscovici.
- D) Dinâmica de grupo; proposta por Kurt Lewin.
- E) Produção do fracasso escolar; proposta por Patto.
A alternativa correta é letra C) Representações sociais; propostas por Moscovici.
Campos (2003) descreve o termo em questão:
O conceito de representação social, proposto por Moscovici (1961), procura descrever representações coletivas enquanto construções simbólicas historicamente determinadas, socialmente compartilhadas e comunicadas através de redes institucionais específicas, que ao mesmo tempo modelam as ações dos grupos no interior da formação social considerada, e são por elas modeladas.
[...] No entanto, as representações sociais são construtos em permanente transformação. Se guardam relação com o passado da comunidade, com suas tradições e história, são também o produto da prática presente e dos horizontes que guiam a ação dos grupos sociais que operam simbolicamente através delas.
Com base no trecho acima, concluímos que na citação exposta pelo enunciado, a autora nos apresenta o processo de construção do conceito de: Representações sociais, propostas por Moscovici.
Fonte: CAMPOS, Regina Helena de Freitas. Psicologia social comunitária: da solidariedade à autonomia. Vozes, 2003.
117) “No nosso cotidiano, por vezes seguidas, também nos defrontamos com a necessidade de responder a pergunta ‘quem és’… A repetição da resposta não traz certezas sobre seu conteúdo. Ao contrário. O emprego popular do termo é tão variado e o contexto conceiptual tão amplo, o que ostenta um nome tão definitivo, continua tão sujeito a inúmeras variações. Há uma grande semelhança entre esta frustração cotidiana e a dificuldade de defini-la nos variados campos do conhecimento, visto que diferentes concepções tentam explicar como nos tornamos humanos a partir de compreensões diversas sobre natureza humana.”
(Jacques, Maria da Graça, 2004)
Na citação, a autora trabalha o conceito de:
- A) Subjetividade, produção autoenriquecedora individual construída em resposta à pergunta “quem és”.
- B) Identidade, apreendida através da(s) representação(ões) de si em resposta à pergunta “quem és”.
- C) Autonomia, capacidade de superar os obstáculos sociais com o domínio de outrem e de conhecimentos em resposta à pergunta “quem és”.
- D) Heteronomia, capacidade de superar os obstáculos sociais sem o auxílio de outrem em resposta à pergunta “quem és”.
- E) Gênero, cuja diferenciação com sexualidade inexiste e são construídas socialmente em resposta à pergunta “quem és”.
A alternativa correta é letra B) Identidade, apreendida através da(s) representação(ões) de si em resposta à pergunta “quem és”.
A questão foi retirada do livro "Psicologia social contemporânea" de Fonseca e colaboradores.
A autora da citação foi Maria da Graça Jacques, que explica:
No nosso cotidiano, por vezes seguidas, também nos defrontamos com a necessidade de responder a pergunta ‘quem és’ a que a identidade remete....
[...] Quando se referem ao conceito de identidade, os autores empregam expressões distintas como imagem, representação e conceito de si; em geral, referem-se a conteúdos como conjuntos de traços, de imagens, de sentimentos que o indivíduo reconhece como fazendo parte dele próprio.
Apenas pelo trecho mencionado já conseguimos identificar a resposta correta.
Quanto as outras alternativas, o conteúdo alterado foi a parte do meio das afirmações, pois o final é o mesmo para todas: em resposta à pergunta “quem és”.
Esta parte final nos faz supor que se trata da Identidade, pois o restante das expressões (subjetividade, autonomia, heteronomia e gênero) são incompatíveis com este conceito.
Fonte: FONSECA, Tania Mara Galli e colaboradores. Psicologia social contemporânea. Editora Vozes Limitada, 2014.
118) Na perspectiva da Psicologia Sócio-Histórica, e considerando a inserção da Psicologia nos serviços da saúde coletiva, campo que vem se fortalecendo ao longo dos anos, pode-se trabalhar atualmente com o conceito de saúde, como:
- A) Processo dinâmico, ativo, de busca de equilíbrio, não sendo possível falar em saúde plena, pois será sempre relativa e integrativa das dimensões do humano (física, psíquica e social).
- B) Desenvolvimento das ciências humanas e das práticas médicas, a saúde passou a significar ausência de doença.
- C) Dimensão biológica do corpo humano e foco da saúde e da doença, é expressão da somatória dos problemas individuais.
- D) Completo bem-estar, ao mesmo tempo que se deve considerar as dimensões psíquica e social, além da biológica.
- E) Integração do homem com a religião e com o trabalho cotidiano.
A alternativa correta é letra A) Processo dinâmico, ativo, de busca de equilíbrio, não sendo possível falar em saúde plena, pois será sempre relativa e integrativa das dimensões do humano (física, psíquica e social).
Análise das alternativas:
a) Processo dinâmico, ativo, de busca de equilíbrio, não sendo possível falar em saúde plena, pois será sempre relativa e integrativa das dimensões do humano (física, psíquica e social).
CORRETA. A autora dessa afirmação conclui que a saúde, portanto, é a busca constante de equilíbrio do homem como um todo, inserido no tempo e no espaço, produzida socialmente.
b) Desenvolvimento das ciências humanas e das práticas médicas, a saúde passou a significar ausência de doença.
INCORRETA. Essa afirmação é contestada pela OMS, para a qual a saúde revela-se como o completo bem-estar biopsicossocial, e não apenas a ausência da doença.
c) Dimensão biológica do corpo humano e foco da saúde e da doença, é expressão da somatória dos problemas individuais.
INCORRETA. Somatória dos problemas individuais? Esta conseguimos eliminar intuitivamente.
d) Completo bem-estar, ao mesmo tempo que se deve considerar as dimensões psíquica e social, além da biológica.
INCORRETA. Este é o conceito de saúde proposto pela OMS, não pela psicologia sócio-histórica.
e) Integração do homem com a religião e com o trabalho cotidiano.
INCORRETA. Não é compatível com o conceito de saúde proposto pela psicologia sócio-histórica.
Fonte: KAHHALE E. Psicologia da Saúde: em busca de uma leitura crítica e de uma atuação compromissada. In: Bock A; A perspectiva sócio-histórica na formação em psicologia. Petrópolis, RJ: Vozes
119) A prevenção e promoção em saúde, em diretivas propostas em Jacarta/Indonésia, em 1997, vem significar grande avanço no entendimento do fazer saúde pública e coletiva, respondendo questões como “para que promover saúde?”, ou ainda “quem é o promotor de saúde?”. Falar de atuação da Psicologia Sócio-Histórica em saúde é falar de, EXCETO:
- A) Apreensão de novas possibilidades de atuação profissional mais engajadas e menos reprodutivistas do sistema.
- B) Apreensão das novas possibilidades de construção social que permitam o exercício da cidadania.
- C) Apreensão da possibilidade de se trabalhar na especificidade da população de risco e em áreas de risco.
- D) Apreensão do envolvimento de todos os setores sociais e não só os de saúde, como exemplo, os setores da educação, habitação, saneamento.
- E) Apreensão da informação como o primeiro passo para assumir o controle e a responsabilidade das ações de saúde, seguida de reflexão e organização de todos os envolvidos na comunidade.
A alternativa correta é letra C) Apreensão da possibilidade de se trabalhar na especificidade da população de risco e em áreas de risco.
Sempre que nos deparamos com uma questão que apresenta um texto no enunciado, mesmo pequeno, devemos utilizar todas as informações que nos foram fornecidas e extrair sua ideia central.
No caso, qual é a ideia central?
O texto expõe uma reflexão sobre o fazer saúde pública e coletiva e apresenta as questões:
- "para que promover saúde?"
- "quem é o promotor de saúde?"
Essas questões não foram colocadas no enunciado a toa. Elas inserem a linha de raciocínio que deve ser utilizada para responder a questão. Elas introduzem a ideia central, a qual está relacionada com a atuação da Psicologia Sócio-histórica em saúde.
Ao extrair a ideia central, conseguimos selecionar as alternativas que guardam uma relação com esta:
- Apreensão de novas possibilidades de atuação profissional mais engajadas e menos reprodutivistas do sistema.
- Apreensão das novas possibilidades de construção social que permitam o exercício da cidadania.
- Apreensão do envolvimento de todos os setores sociais e não só os de saúde, como exemplo, os setores da educação, habitação, saneamento.
- Apreensão da informação como o primeiro passo para assumir o controle e a responsabilidade das ações de saúde, seguida de reflexão e organização de todos os envolvidos na comunidade.
A única que difere da ideia central, ou seja, a única que não apresenta a reflexão como procedimento e não apresenta uma visão global de atuação é a ALTERNATIVA C:
Apreensão da possibilidade de se trabalhar na especificidade da população de risco e em áreas de risco.
Portanto, esta será nossa resposta
120) Dentro da perspectiva da Psicologia Sócio-Histórica e na atuação em saúde coletiva, o trabalho do Psicólogo deve promover, EXCETO:
- A) A capacidade de intervenção e transformação do homem sobre o mundo cotidiano.
- B) O engajamento dos indivíduos na luta por melhores condições de vida.
- C) O entendimento de que o planejamento e a execução das ações atenda a demandas da área específica da saúde mental.
- D) Nas situações em que ocorre uma fragilização do indivíduo, o rompimento desse processo e a apropriação de seus sentidos pessoais e sua inserção em um processo coletivo.
- E) A consideração que tudo pode ser diferente, que o desenvolvimento humano é um processo dialético e histórico.
A alternativa correta é letra C) O entendimento de que o planejamento e a execução das ações atenda a demandas da área específica da saúde mental.
Análise das alternativas:
a) A capacidade de intervenção e transformação do homem sobre o mundo cotidiano.
CORRETA. A psicologia sócio-histórica busca a apreensão de novas possibilidades de construção social que permitam o exercício da cidadania.
b) O engajamento dos indivíduos na luta por melhores condições de vida.
CORRETA. Mesma justificativa da anterior.
c) O entendimento de que o planejamento e a execução das ações atenda a demandas da área específica da saúde mental.
INCORRETA. A psicologia sócio-histórica defende a necessidade de um envolvimento de todos os setores sociais e não só os de saúde, como exemplo, os setores da educação, habitação, saneamento.
d) Nas situações em que ocorre uma fragilização do indivíduo, o rompimento desse processo e a apropriação de seus sentidos pessoais e sua inserção em um processo coletivo.
CORRETA. A psicologia sócio-histórica busca novas formas de atuação profissional, mais engajadas e menos reprodutivistas do sistema.
e) A consideração que tudo pode ser diferente, que o desenvolvimento humano é um processo dialético e histórico.
CORRETA. Mesma justificativa da anterior.