Questões Sobre Psicologia Social - Psicologia - concurso
151) Leia o fragmento textual para responder à questão.
A desregulamentação universal – a inquestionável e irrestrita prioridade outorgada à irracionalidade e à cegueira moral da competição de mercado –, a desatada liberdade concedida ao capital e às finanças à custa de todas as outras liberdades, o despedaçamento das redes de segurança socialmente tecidas e societariamente sustentadas, e o repúdio a todas as razões que não econômicas, deram um novo impulso ao implacável processo de polarização, outrora detido (apenas temporariamente, como agora se percebe.) pelas estruturas legais do estado do bem-estar, dos direitos de negociação dos sindicatos, da legislação do trabalho e – numa escala global (embora, neste caso, de modo muito menos convincente.) – pelos primeiros efeitos dos órgãos internacionais encarregados da redistribuição do capital. A desigualdade – intercontinental, entre os estados e, mais fundamentalmente, dentro da mesma sociedade (sem levar em conta o nível do PNB exaltado ou lastimado pelo país) – atinge uma vez mais proporções que o mundo há pouco tempo, confiante em sua habilidade de auto-regular-se e autocorrigir-se, parecia ter deixado para trás uma vez por todas. […] O desvio do projeto da comunidade como defensora do direito universal à vida decente e dignificada para o da promoção do mercado como garantia suficiente da universal oportunidade de auto-enriquecimento aprofunda mais o sofrimento dos novos pobres, a seu mal acrescentando o insulto, interpretando a pobreza com humilhação e com a negação da liberdade do consumidor, agora identificada com a humanidade.
BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998, p.34.
De acordo com o fragmento textual, é VERDADEIRO afirmar que:
- A) A globalização econômica tem ofertado uma territorialidade social estável para a construção dos projetos de vida individuais.
- B) Vive-se em nossos dias um contexto de maleabilidade das estruturas sociais em favor da liberdade do capital, com a exceção das incólumes legislações trabalhistas dos estados nacionais.
- C) O autor faz uma crítica à ideologia neoliberal, na medida em que esta preconiza uma desinstitucionalização de vários dispositivos estatais de intervenção na vida social.
- D) Os argumentos do autor evidenciam os efeitos sociais do enfraquecimento do estado de bem-estar, embora sua política ainda predomine no cenário político global contemporâneo.
A alternativa correta é letra C) O autor faz uma crítica à ideologia neoliberal, na medida em que esta preconiza uma desinstitucionalização de vários dispositivos estatais de intervenção na vida social.
Gabarito: Letra C
A desregulamentação universal – a inquestionável e irrestrita prioridade outorgada à irracionalidade e à cegueira moral da competição de mercado –, a desatada liberdade concedida ao capital e às finanças à custa de todas as outras liberdades, o despedaçamento das redes de segurança socialmente tecidas e societariamente sustentadas, e o repúdio a todas as razões que não econômicas, deram um novo impulso ao implacável processo de polarização, outrora detido (apenas temporariamente, como agora se percebe.) pelas estruturas legais do estado do bem-estar, dos direitos de negociação dos sindicatos, da legislação do trabalho e – numa escala global (embora, neste caso, de modo muito menos convincente.) – pelos primeiros efeitos dos órgãos internacionais encarregados da redistribuição do capital. A desigualdade – intercontinental, entre os estados e, mais fundamentalmente, dentro da mesma sociedade (sem levar em conta o nível do PNB exaltado ou lastimado pelo país) – atinge uma vez mais proporções que o mundo há pouco tempo, confiante em sua habilidade de auto-regular-se e autocorrigir-se, parecia ter deixado para trás uma vez por todas. [...] O desvio do projeto da comunidade como defensora do direito universal à vida decente e dignificada para o da promoção do mercado como garantia suficiente da universal oportunidade de auto-enriquecimento aprofunda mais o sofrimento dos novos pobres, a seu mal acrescentando o insulto, interpretando a pobreza com humilhação e com a negação da liberdade do consumidor, agora identificada com a humanidade.
BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998, p.34.
De acordo com o fragmento textual, é VERDADEIRO afirmar que:
a) A globalização econômica tem ofertado uma territorialidade social estável para a construção dos projetos de vida individuais.
Errado. A globalização não possibilita essa estabilidade na territorialidade social, pelo contrário.
b) Vive-se em nossos dias um contexto de maleabilidade das estruturas sociais em favor da liberdade do capital, com a exceção das incólumes legislações trabalhistas dos estados nacionais.
Errado. As legislações trabalhistas também entram no pacote de maleabilidade das estruturas sociais em favor do capital.
c) O autor faz uma crítica à ideologia neoliberal, na medida em que esta preconiza uma desinstitucionalização de vários dispositivos estatais de intervenção na vida social.
Certo!
d) Os argumentos do autor evidenciam os efeitos sociais do enfraquecimento do estado de bem-estar, embora sua política ainda predomine no cenário político global contemporâneo.
Errado. A política do estado de bem estar social não é predominante há muito tempo.
Nosso gabarito é Letra C
152) Leia o fragmento textual para responder à questão.
A desregulamentação universal – a inquestionável e irrestrita prioridade outorgada à irracionalidade e à cegueira moral da competição de mercado –, a desatada liberdade concedida ao capital e às finanças à custa de todas as outras liberdades, o despedaçamento das redes de segurança socialmente tecidas e societariamente sustentadas, e o repúdio a todas as razões que não econômicas, deram um novo impulso ao implacável processo de polarização, outrora detido (apenas temporariamente, como agora se percebe.) pelas estruturas legais do estado do bem-estar, dos direitos de negociação dos sindicatos, da legislação do trabalho e – numa escala global (embora, neste caso, de modo muito menos convincente.) – pelos primeiros efeitos dos órgãos internacionais encarregados da redistribuição do capital. A desigualdade – intercontinental, entre os estados e, mais fundamentalmente, dentro da mesma sociedade (sem levar em conta o nível do PNB exaltado ou lastimado pelo país) – atinge uma vez mais proporções que o mundo há pouco tempo, confiante em sua habilidade de auto-regular-se e autocorrigir-se, parecia ter deixado para trás uma vez por todas. […] O desvio do projeto da comunidade como defensora do direito universal à vida decente e dignificada para o da promoção do mercado como garantia suficiente da universal oportunidade de auto-enriquecimento aprofunda mais o sofrimento dos novos pobres, a seu mal acrescentando o insulto, interpretando a pobreza com humilhação e com a negação da liberdade do consumidor, agora identificada com a humanidade.
BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998, p.34.
Tendo-se como referência os argumentos de Zygmunt Bauman (1998), é FALSO afirmar que:
- A) A vida contemporânea, globalizada, tem outorgado aos sujeitos a construção de itinerários de vida determinados por uma racionalidade econômica.
- B) A racionalidade econômica, no contexto pós-moderno, mostra-se um vetor social que deve ser relativizado na compreensão do sujeito de nossos dias.
- C) A vida social pós-moderna institui uma hierarquia moral na qual os determinantes econômicos devem sobrepujar-se a todos os demais critérios valorativos.
- D) O enfraquecimento das redes societárias, no mundo contemporâneo, encontra-se diretamente vinculado a questões de ordem macroestrutural.
A alternativa correta é letra B) A racionalidade econômica, no contexto pós-moderno, mostra-se um vetor social que deve ser relativizado na compreensão do sujeito de nossos dias.
Gabarito: Letra B
Tendo-se como referência os argumentos de Zygmunt Bauman (1998), é FALSO afirmar que:
a) A vida contemporânea, globalizada, tem outorgado aos sujeitos a construção de itinerários de vida determinados por uma racionalidade econômica.
Certo! O capital é o principal determinador da vida das pessoas.
b) A racionalidade econômica, no contexto pós-moderno, mostra-se um vetor social que deve ser relativizado na compreensão do sujeito de nossos dias.
Errado. Essa racionalidade econômica tomou proporções tais que não é possível relativizá-la.
c) A vida social pós-moderna institui uma hierarquia moral na qual os determinantes econômicos devem sobrepujar-se a todos os demais critérios valorativos.
Certo! Essa é a ideia do texto e das afirmativas corretas.
d) O enfraquecimento das redes societárias, no mundo contemporâneo, encontra-se diretamente vinculado a questões de ordem macroestrutural.
Certo! São fenômenos relacionados.
Nosso gabarito é Letra B
153) De acordo com a perspectiva teórica do autor referenciado, é VERDADEIRO afirmar que:
- A) A chamada qualidade total dos produtos industriais, tema muito difundido nos meios empresariais nas últimas décadas, tem colaborado para o aumento da longevidade dos produtos de mercado.
- B) A taxa de utilização decrescente do valor de uso das mercadorias, um dos mecanismos do sistema de metabolismo socioeconômico do capital, também se faz presente na lógica de operacionalização empresarial da qualidade total.
- C) A qualidade total dos produtos industrializados se contrapõe à lógica da taxa de utilização decrescente do valor de uso das mercadorias.
- D) O aumento dos dispositivos de controle industriais para a qualidade total dos produtos não se reflete em expressão fenomênica, involucral dos mesmos, através da publicidade.
A alternativa correta é letra B) A taxa de utilização decrescente do valor de uso das mercadorias, um dos mecanismos do sistema de metabolismo socioeconômico do capital, também se faz presente na lógica de operacionalização empresarial da qualidade total.
Gabarito: Letra B
De acordo com a perspectiva teórica do autor referenciado, é VERDADEIRO afirmar que:
a) A chamada qualidade total dos produtos industriais, tema muito difundido nos meios empresariais nas últimas décadas, tem colaborado para o aumento da longevidade dos produtos de mercado.
Errado. Os produtos de mercado tem tido sua vida útil cada vez mais reduzida.
b) A taxa de utilização decrescente do valor de uso das mercadorias, um dos mecanismos do sistema de metabolismo socioeconômico do capital, também se faz presente na lógica de operacionalização empresarial da qualidade total.
Certo!
“Nessa mesma perspectiva, Antunes enriquece a discussão, apoiado na teoria de Mészáros. Diz ele que esse é um momento em que, para dar vazão à extensa produção, o capitalismo vai criar “a taxa de utilização decrescente do valor de uso das mercadorias”, que vem sendo um modelo falacioso da “qualidade total” apregoado pelo paradigma da produção toyotista. A esse respeito, o autor afirma que: [...] a falácia da ‘qualidade total’, tão difundida no ‘mundo empresarial moderno’, na empresa enxuta da era da reestruturação produtiva, torna-se evidente: quanto mais ‘qualidade total’ os produtos devem ter, menos deve ser o tempo de vida útil dos produtos, visando aumentar a velocidade do circuito produtivo e desse modo ampliar a velocidade da produção de valores de troca, faz com que a ‘qualidade total’ seja, na maior parte das vezes, o invólucro, a aparência ou o aprimoramento do supérfluo, uma vez que os produtos devem durar pouco a ter uma reposição ágil no mercado (IDEM, 2003, p.50).”
c) A qualidade total dos produtos industrializados se contrapõe à lógica da taxa de utilização decrescente do valor de uso das mercadorias.
Errado. Esses dois processos caminham juntos, sinergicamente.
d) O aumento dos dispositivos de controle industriais para a qualidade total dos produtos não se reflete em expressão fenomênica, involucral dos mesmos, através da publicidade.
Errado. Esse aumento é, sim, refletivo em expressão fenomênica.
Nosso gabarito é Letra B
154) Na violência juvenil, estão entre os fatores de risco individuais para cometer a violência não sexual:
- A) bom desempenho escolar, inteligência médio superior, explosividade e eventual controle mental.
- B) forte controle do comportamento em geral, menor comportamento de exposição a riscos, inteligência normal e hipoatividade.
- C) atividade frenética, razoável controle do comportamento em geral, capacidade de atenção acentuada e bom desempenho educacional.
- D) eventual comportamento de exposição a riscos, inteligência elevada, impulsividade ocasional e controle exagerado do comportamento.
- E) impulsividade, maior comportamento de exposição a riscos, hiperatividade e inteligência reduzida.
A alternativa correta é letra E) impulsividade, maior comportamento de exposição a riscos, hiperatividade e inteligência reduzida.
Gabarito Letra E
Na violência juvenil, estão entre os fatores de risco individuais para cometer a violência não sexual:
Michael T. Huss, em seu livro Psicologia Forense (2011), apresenta:
“Os jovens que perpetram violência tendem a cometer uma variedade de crimes e fazem isso com frequência (Farrington e Loeber, 2000). Na verdade, os jovens violentos cometem mais crimes não violentos do que violentos (Hamparian, Schuster, Dinitz e Conrad, 1978). Os fatores de risco individuais para cometer violência não sexual incluem impulsividade, hiperatividade, fraco controle do comportamento em geral, maior comportamento de exposição a riscos, problemas de atenção, inteligência reduzida e fraco desempenho educacional (Farrington e Loeber, 2000).
Como ocorre com o comportamento delinquente geral, para violência juvenil existem muitos fatores de risco relacionados com a família. Ter um genitor que foi condenado por um delito criminal, práticas parentais de criação que compreendem vínculo fraco, disciplina rígida e pouca supervisão, abuso infantil, baixo nível socioeconômico e conflito familiar são fatores de risco para violência juvenil, sendo o comportamento parental criminoso, as práticas de paternagem inadequadas e o baixo status socioeconômico os preditores mais fortes”
Vamos agora dar uma olhada nas alternativas:
a) bom desempenho escolar, inteligência médio superior, explosividade e eventual controle mental. -
Errado. Pelo contrário, fraco desempenho escolar e inteligência reduzida são fatores de risco.
b) forte controle do comportamento em geral, menor comportamento de exposição a riscos, inteligência normal e hipoatividade.
Errado. Tudo errado aqui. É fator de risco fraco controle de comportamento, maior comportamento de exposição a riscos, inteligência reduzida e hiperatividade.
c) atividade frenética, razoável controle do comportamento em geral, capacidade de atenção acentuada e bom desempenho educacional.
Errado.
d) eventual comportamento de exposição a riscos, inteligência elevada, impulsividade ocasional e controle exagerado do comportamento.
Errado.
e) impulsividade, maior comportamento de exposição a riscos, hiperatividade e inteligência reduzida.
Certo! Todos esses são elementos apresentados pelo autor como fatores de risco.
Dessa forma, nosso gabarito é Letra E.
Referência
HUSS, Michael T. Psicologia Forense. Porto Alegre: Artmed, 2011.
155) Considerando a Identidade e os Papéis Sociais, podemos afirmar que:
- A) são conceitos independentes, portanto, não há influencia de um sobre o outro.
- B) numa sociedade que possui papéis sociais rígidos, a identidade do sujeito tenderá a reproduzir essa rigidez. A cristalização dos papéis sociais favorece a constituição de uma identidade mais cristalizada, portanto mais forte e saudável.
- C) os papéis sociais irão determinar a identidade do sujeito.
- D) há uma reciprocidade, ou seja, a identidade do sujeito será moldada pelas características dos papéis sociais num determinado momento histórico, mas, também, fornecerá elementos que influirão na constituição desses papéis sociais.
- E) a rigidez dos papéis sociais favorece o processo de formação da identidade, pois impede a manifestação da diversidade que sempre dificulta os processos identificatórios.
Alternativa D: Há uma reciprocidade entre identidade e papéis sociais. Isso significa que a identidade de um indivíduo é influenciada pelos papéis sociais que ele desempenha em um determinado contexto histórico e cultural. Por sua vez, a identidade individual também pode influenciar e modificar os papéis sociais existentes.
Essa interação dinâmica entre identidade e papéis sociais é fundamental para entender como as pessoas se percebem e são percebidas pelos outros em suas comunidades. Os papéis sociais fornecem um quadro de referência para o comportamento esperado em determinadas situações, enquanto a identidade pessoal pode desafiar e expandir esses papéis, levando a mudanças sociais e culturais.
156) Leia as proposições abaixo.
I. A pesquisa construcionista social ocupa-se principalmente de explicar os processos pelos quais as pessoas descrevem, explicam, ou, de alguma forma, dão conta do mundo em que vivem (incluindo-se a si mesmas);
II. O construcionismo constitui um desafio significativo à compreensão convencional, sendo uma orientação tanto em relação ao conhecimento quanto ao caráter dos constructos psicológicos;
III. Embora as raízes do construcionismo possam ser rastreadas há bom tempo nos debates entre as escolas de pensamento empirista e racionalista, o construcionismo busca ultrapassar o dualismo com o qual ambas as teorias estejam comprometidas e situar o conhecimento no interior dos processos de intercâmbio social;
IV. O construcionismo propõe o abandono da crença de que as categorias ou os entendimentos recebem seu aval através da observação. Convida, portanto, a desafiar as bases objetivas do conhecimento convencional.
Assinale a opção CORRETA.
- A) Todas as proposições estão corretas.
- B) Somente as proposições I, II e IV estão corretas.
- C) Somente as proposições I, II e III estão corretas.
- D) Somente as proposições II, III e IV estão corretas.
- E) Todas as proposições estão incorretas.
A alternativa correta é letra A) Todas as proposições estão corretas.
As proposições apresentadas refletem os princípios fundamentais do construcionismo social na Psicologia Social:
I. Destaca a importância da linguagem e da comunicação na construção da realidade social.
II. Ressalta o desafio que o construcionismo representa para as visões tradicionais de conhecimento, propondo uma nova maneira de entender os constructos psicológicos.
III. Indica a superação do dualismo empirista-racionalista, colocando o conhecimento em um contexto de interações sociais.
IV. Sugere uma revisão crítica das bases do conhecimento convencional, questionando a objetividade e a observação como únicos validadores da verdade.
157) A juventude é um conceito diverso que se substancia, principalmente, nos aspectos históricos e sociais. As representações que são disseminadas estão demarcadas por atributos, dimensões, aspectos e reivindicações. Qual opção abaixo não está correta?
- A) Atributos positivos da juventude são considerados responsáveis pela mudança social.
- B) Dimensões negativas dos problemas sociais são resultantes do desvio de comportamento dos jovens.
- C) Aspectos negativos caracterizaram a juventude nos anos 60 porque esta apresentava crise de valores e conflitos geracionais.
- D) Aspectos econômicos ocasionaram estudos da juventude, nos anos 70, voltados a compreender sua entrada na vida ativa.
- E) Reivindicações e reconhecimento dos direitos e demandas políticas dos que ainda não atingiram a maioridade marcam o final da década de 70. Esta concepção incide sobre conservadoras formas de conceber jurídica, institucional e socialmente crianças e jovens na sociedade brasileira.
A alternativa correta é letra E) Reivindicações e reconhecimento dos direitos e demandas políticas dos que ainda não atingiram a maioridade marcam o final da década de 70. Esta concepção incide sobre conservadoras formas de conceber jurídica, institucional e socialmente crianças e jovens na sociedade brasileira.
Esta opção é considerada incorreta porque, ao contrário do que sugere, as reivindicações e o reconhecimento dos direitos e demandas políticas dos jovens e crianças não foram marcantes no final da década de 70 na sociedade brasileira. Na verdade, esse período foi caracterizado por um regime autoritário que limitava a expressão de direitos civis e políticos, incluindo os de crianças e jovens. Portanto, a concepção de juventude como um grupo com reivindicações políticas e direitos reconhecidos não reflete a realidade histórica e social do Brasil naquela época.
158) Dadas as alternativas abaixo, qual a que descreve a normatização das três instâncias responsáveis pela organização da vida cotidiana?
- A) As escolas, a religião e a família.
- B) As instituições, as organizações e os grupos.
- C) As instituições, as escolas e a solidariedade mecânica.
- D) As instituições, a solidariedade mecânica e os grupos.
- E) As organizações, os grupos e a família.
A alternativa correta é letra B) As instituições, as organizações e os grupos.
Gabarito Letra B
Dadas as alternativas abaixo, qual a que descreve a normatização das três instâncias responsáveis pela organização da vida cotidiana?
a) As escolas, a religião e a família.
b) As instituições, as organizações e os grupos.
c) As instituições, as escolas e a solidariedade mecânica.
d) As instituições, a solidariedade mecânica e os grupos.
e) As organizações, os grupos e a família.
A maioria das alternativas apresenta exemplos de instituições, organizações e grupos, como escolas, a religião e a família.
A solidariedade mecânica, que aparece em duas alternativas, é característica das sociedades pré-capitalistas, e não representa relevância na nossa vida cotidiana atual.
Nossa resposta é, então, letra B, As instituições, as organizações e os grupos.
Para reiterar e complementar nossa resposta, vamos ver esse trecho de Bock (1999):
“A instituição é um valor ou regra social reproduzida no cotidiano com estatuto de verdade, que serve como guia básico de comportamento e de padrão ético para as pessoas, em geral. (...)
Se a instituição é o corpo de regras e valores, a base concreta da sociedade é a organização. As organizações, entendidas aqui de forma substantiva, representam o aparato que reproduz o quadro de instituições no cotidiano da sociedade. a organização é o pólo prático das instituições.
O elemento que completa a dinâmica de construção social da realidade é o grupo — o lugar onde a instituição se realiza. Se a instituição constitui o campo dos valores e das regras (portanto, um campo abstrato), e se a organização é a forma de materialização destas regras através da produção social, o grupo, por sua vez, realiza as regras e promove os valores. O grupo é o sujeito que reproduz e que, em outras oportunidades, reformula tais regras.”
Confirmamos então, Gabarito Letra B.
Referência
BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEXEIRA, Maria de Lurdes. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 13 ed. São Paulo: Saraiva, 1999.
159) Das alternativas abaixo, qual a que corresponde a duas categorias fundamentais para os estudos e reflexões da Psicologia Social?
- A) A identidade e os processos demográficos.
- B) A consciência política e o simbólico.
- C) A linguagem e a identidade.
- D) O imaginário e a formação da consciência social.
- E) A linguagem e os processos criativos.
A alternativa correta é letra C) A linguagem e a identidade.
Gabarito Letra C
Das alternativas abaixo, qual a que corresponde a duas categorias fundamentais para os estudos e reflexões da Psicologia Social?
a) A identidade e os processos demográficos.
b) A consciência política e o simbólico.
c) A linguagem e a identidade.
d) O imaginário e a formação da consciência social.
e) A linguagem e os processos criativos.
O livro Psicologia Social: o homem em movimento, de Silvia Lane e Wanderlei Codo traz como categorias fundamentais para os estudos e reflexões da psicologia social: linguagem, pensamento e representações sociais, consciência/alienação, o fazer e a consciência e identidade.
A única alternativa que traz apenas categorias fundamentais é a Letra C, linguagem e identidade.
Vamos relembrar um pouco desses conceitos:
“Skinner inicia o seu Verbal Behavior com a seguinte frase: “Os homens agem sobre o mundo e o transformam e são, por sua vez transformados pelas conseqüências de suas ações”. E mais adiante define comportamento verbal como todo aquele mediado por outra pessoa, e assim inclui, no verbal, gestos, sinais, ritos e, obviamente, a linguagem. Assim, podemos dizer que o homem ao falar transforma o outro e, por sua vez, é transformado pelas conseqüências de sua fala.
Deste modo partimos do pressuposto que a linguagem se originou na espécie humana como conseqüência da necessidade de transformar a natureza, através da cooperação entre os homens, por meio de atividades produtivas que garantissem a sobrevivência do grupo social. O trabalho cooperativo exigindo planejamento, divisão de trabalho, exigiu também um desenvolvimento da linguagem que permitisse ao homem agir ampliando as dimensões de espaço e tempo. A linguagem, como produto de uma coletividade reproduz através dos significados das palavras articuladas em frases os conhecimentos — falsos ou verdadeiros — e os valores associados a práticas sociais que se cristalizaram; ou seja, a linguagem reproduz uma visão de mundo, produto das relações que se desenvolveram a partir do trabalho produtivo para a sobrevivência do grupo social. Sob esta perspectiva, qualquer análise da linguagem implica considera-la como produto histórico de uma coletividade”
“O que é identidade?
Já vimos que nos satisfazer com a concepção de que se trata da resposta dada à pergunta “quem sou eu?” é pouco, é insatisfatório. Ela capta o aspecto representacional da noção de identidade (enquanto produto), mas deixa de lado seus aspectos constitutivo, de produção, bem como as implicações recíprocas destes dois aspectos. Mesmo assim, nosso ponto de partida poderá ser a própria representação, considerando-a também como processo de produção, de tal forma que a identidade passe a ser entendida como o próprio processo de identificação. Dizer que a identidade de uma pessoa é um fenômeno social e não natural é aceitável pela grande maioria dos cientistas sociais.”
Nosso gabarito é Letra C.
Referência
Lane, S. T. M., & Codo, W. (Orgs.). (1984). Psicologia social: o homem em movimento. São Paulo: Brasiliense.
160) O início do século XXI pode ser considerado decisivo para uma revisão histórica da Psicologia como ciência e, especialmente, como profissão. Alguns psicólogos, entre eles a professora Silva Lane, a partir da Psicologia Social, colocam a Psicologia em discussão, ressaltando “a necessidade de se explicitar seu vínculo histórico com interesses dominantes e de se redirecionar sua produção no sentido de contribuir com a transformação social”. Essa nova postura profissional passou a compor o que hoje é denominado o “compromisso social da Psicologia”.
Considerando o enunciado anterior, marque a opção CORRETA:
- A) É recorrente e crescente a demanda de atuação de psicólogos no contexto dos direitos humanos. A presença dos psicólogos pode ser observada tanto na dimensão sócio-política em prol da garantia dos direitos humanos quanto na interface da psicologia com o sistema judiciário. Considerando que a justiça está a serviço do cidadão, cabe aos psicólogos atender a demanda do judiciário, estabelecendo uma relação de cooperação passiva;
- B) As bases do projeto do Compromisso Social da Psicologia podem ser encontradas em trajetórias de psicólogos que, ao longo do processo de consolidação da psicologia brasileira, negaram a dicotomia entre a realidade psicológica e a realidade econômica, cultural e social. Muito diferente de uma psicologia voltada apenas para os pobres, o projeto do Compromisso Social da Psicologia tem como foco o próprio psicólogo e, em especial, uma nova relação da Psicologia com a sociedade.
- C) Em seu texto “Genealogia da formação do Psicólogo Brasileiro”, Leite (2010) analisa a formação do psicólogo no período de 1970 ao início dos anos 2000, quando tanto a atuação quanto a formação do psicólogo sofreram grande modificação, passando de um modelo essencialmente clínico liberal privado para um modelo plural de “práticas emergentes”. Ele evidencia neste estudo que se fizeram necessárias condições práticas, experiências concretas para que a construção de novas modalidades de clínica pudessem ser efetivadas e que o espaço da formação acadêmica rapidamente absorveu esta necessidade de mudança de foco na formação dos novos psicólogos.
- D) Um dos caminhos encontrados pelos psicólogos que assumiram o Compromisso Social da Psicologia foi construir uma Psicologia que recuperasse a produção internacional, com especial destaque para a produção norte-americana e europeia, como referência para a formação dos psicólogos brasileiros já que essas culturas atingiram um nível de civilidade e desenvolvimento científico capaz de orientar a prática profissional em um país que, apesar de sua potencialidade, convive com baixos níveis de IDH.