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Questões Sobre Psicologia Social - Psicologia - concurso

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161) A respeito das teorias que explicam os fenômenos grupais no âmbito da Psicologia Social, é correto afirmar:

  • A) Uma postura tradicional consiste em considerar que a função do grupo é apenas definir papéis e a identidade social dos indivíduos, garantindo sua produtividade.

  • B) Sob uma perspectiva histórica, os grupos não exercem função de manter ou transformar as relações sociais, reproduzindo ideologias.
  • C) Os grupos reproduzem demandas e dinâmicas de caráter individual, cujos processos são influenciados pelas características de personalidade e fatores idiossincráticos em detrimento de elementos do contexto sociocultural.
  • D) A família nunca pode ser considerada grupo, tendo em vista que não preenche os requisitos necessários à definição de grupo adotada pela Psicologia Social.
  • E) A família constitui o único grupo social responsável pela socialização do indivíduo, uma vez que os demais grupos não são capazes de influenciá-lo.

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Resposta: A alternativa correta é a letra A.

Explicação: Na Psicologia Social, a função dos grupos vai além de apenas definir papéis e identidade social. Eles são fundamentais para a construção da identidade dos indivíduos e para a dinâmica social. A alternativa A reflete uma visão tradicional, que limita a função do grupo à produtividade e definição de papéis, mas na realidade, os grupos têm um papel mais complexo e profundo no comportamento e na socialização dos indivíduos.

162) Entre os vários grupos sociais, verificam-se relações frequentemente demarcadas por preconceito e discriminação, acerca dos quais é correto afirmar:


I O preconceito corresponde a uma atitude acerca de um estereótipo construído sobre um indivíduo ou grupo social.


II A discriminação consiste no comportamento de lidar de maneira diferenciada com indivíduo ou grupo em função do estereótipo.


III O estereótipo é representado por generalizações acerca dos atributos de um indivíduo ou grupo, o qual pode ser fonte de preconceito e discriminação.

  • A) Apenas III está correta.
  • B) Apenas II e III estão corretas.
  • C) Apenas II está correta.
  • D) I, II e III estão corretas.
  • E) Apenas I está correta.

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Resposta: A alternativa correta é letra D) I, II e III estão corretas.

Explicação:

  • I - O preconceito é uma atitude negativa, geralmente infundada, que é dirigida a um indivíduo ou grupo. Essa atitude é frequentemente baseada em estereótipos, que são crenças simplificadas sobre as características de um grupo.
  • II - A discriminação é a ação que decorre do preconceito. É o tratamento injusto ou prejudicial de pessoas com base em estereótipos, sem considerar suas características individuais.
  • III - O estereótipo é um conjunto de crenças sobre as características, atributos e comportamentos de um grupo. Estereótipos podem levar ao preconceito quando são aceitos como verdades e podem resultar em discriminação quando essas crenças são usadas para justificar ações contra um grupo.

163) Na vertente sócio -histórica da Psicologia Social, o foco central corresponde:

  • A) Às representações sociais do ego, seus mecanismos de defesa e a dinâmica do aparelho psíquico dos vários sujeitos em interação.
  • B) Aos processos inconscientes que constituem o sujeito psíquico, mediados pela linguagem e os artefatos culturais.
  • C) À constituição da consciência em sua relação com a atividade mediada pela interação social e a linguagem.
  • D) À análise das contingências ambientais que determinam o comportamento social, o qual é emitido a partir dos esquemas de reforçamento.
  • E) Ao desenvolvimento pleno do indivíduo a partir de suas vivências e experiências pessoais em um sentido existencial e fenomenológico.

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A alternativa correta é letra C) À constituição da consciência em sua relação com a atividade mediada pela interação social e a linguagem.

Esta alternativa está correta porque na perspectiva sócio-histórica da Psicologia Social, desenvolvida por Lev Vygotsky e seus colaboradores, o desenvolvimento da consciência é entendido como um processo que é profundamente influenciado pela cultura e pela linguagem. A consciência é formada através da internalização das interações sociais e da linguagem, que são mediadas por ferramentas culturais, como símbolos e sistemas de significados compartilhados. Assim, a consciência não é apenas um reflexo da realidade, mas é construída ativamente pelo indivíduo à medida que ele ou ela se engaja com o mundo social e cultural ao seu redor.

164) Na Psicologia Social, verificam-se diversos posicionamentos teóricos acerca da relação entre homem e meio. Sobre a perspectiva sócio histórica, é correto afirmar:

  • A) O meio cultural oferece condições fundamentais ao desenvolvimento dos elementos constitutivos do aparelho psíquico: id, ego e superego.
  • B) Através da interação social a cultura é transmitida ao homem, o qual não possui poder de influência ou de negociação diante do que é proposto pelo meio.
  • C) O meio não oferece influências significativas ao sujeito, uma vez que seu desenvolvimento depende mais da maturação biológica de padrões inatos de comportamentos que de fatores culturais.
  • D) Essa relação se caracteriza pela coconstrução, na qual o homem se constitui e é constituído pelo contexto, destacando-se o papel da linguagem e da atividade mediada.

  • E) Os fatores genéticos e as características de personalidade determinam o comportamento do indivíduo, sendo que o meio social exerce papel secundário em seu desenvolvimento.

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A alternativa correta é letra D) Essa relação se caracteriza pela coconstrução, na qual o homem se constitui e é constituído pelo contexto, destacando-se o papel da linguagem e da atividade mediada.

A perspectiva sócio-histórica na Psicologia Social enfatiza que o desenvolvimento humano é um processo dinâmico e recíproco entre o indivíduo e o meio social e cultural. Segundo essa visão, o ser humano é ativo na construção de sua realidade e é, ao mesmo tempo, moldado por ela. A linguagem é vista como uma ferramenta fundamental nesse processo, pois é através dela que o indivíduo interage com o mundo, compartilha significados e constrói conhecimento. A atividade mediada, ou seja, o uso de ferramentas e símbolos culturais, também é central para entender como o indivíduo se apropria e transforma o ambiente em que vive. Portanto, a alternativa D reflete corretamente a ideia de coconstrução entre o homem e o meio na perspectiva sócio-histórica.

165) A Psicologia Social Histórico-Crítica, ao desenvolver trabalhos junto ao movimento sindical, constitui

  • A) uma cadeia de hábitos e condicionamentos com alterações em maior ou menor escala, procurando absorver as redes intrapessoais.
  • B) momentos em que os mecanismos de defesa habitualmente utilizados recebem também a repercussão de uma mudança intelectual.
  • C) redes de relações intra e interdisciplinares, rompendo a clássica divisão teoria x prática e a fragmentação impermeável entre os campos de atuação da Psicologia.
  • D) uma variável onde o psicólogo necessita atuar curativamente e de maneira imediatista nos trabalhos com grupos junto ao movimento sindical.

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A alternativa correta é letra C) redes de relações intra e interdisciplinares, rompendo a clássica divisão teoria x prática e a fragmentação impermeável entre os campos de atuação da Psicologia.

Gabarito: Letra C

 

A Psicologia Social Histórico-Crítica, ao desenvolver trabalhos junto ao movimento sindical, constitui

 


a)  uma cadeia de hábitos e condicionamentos com alterações em maior ou menor escala, procurando absorver as redes intrapessoais.

Errado. A psicologia social histórico-crítica rejeita naturalizações e leis universais, e busca entender a sociedade e os indivíduos como produtos histórico-dialéticos.


b)  momentos em que os mecanismos de defesa habitualmente utilizados recebem também a repercussão de uma mudança intelectual.
Errado. O conceito de mecanismo de defesa não está tradicionalmente presente nessa abordagem.

 

c)  redes de relações intra e interdisciplinares, rompendo a clássica divisão teoria x prática e a fragmentação impermeável entre os campos de atuação da Psicologia.

Certo! Veja:

“A influência da Psicologia Social de orientação psicanalítica está presente nos estudos e pesquisas sobre subjetividade e trabalho, a Psicologia Social funcionalista através da introdução de novas técnicas de seleção de pessoal baseadas nos avanços da Biologia e da Informática, a Psicologia Social Histórico-Crítica através de trabalhos junto ao movimento sindical, para citar alguns exemplos concretos. É neste universo plural que se constituem as redes de relações intra e interdisciplinares, rompendo a clássica divisão teoria x prática e a fragmentação impermeável entre os campos de atuação da Psicologia. Falar em contribuições da Psicologia Social é simplificar a questão pois as diferentes Psicologias Sociais contribuíram e contribuem na campo da Psicologia do Trabalho e das Organizações. A referência à Psicologia do Trabalho e das Organizações já aponta para a diversidade conceitual e de atuação, para não dizer ideológica, que hoje está a caracterizar esta área de especialização, em que referenciais de diferentes Psicologias Sociais são os seus fundamentos. E é na história e no percurso da Psicologia como ciência independente que suas tendências atuais ganham significado enquanto inscritas em um contínuo vir-a-ser.”


d)  uma variável onde o psicólogo necessita atuar curativamente e de maneira imediatista nos trabalhos com grupos junto ao movimento sindical.

Errado. A psicologia social histórico crítica não atua dessa forma curativa e imediatista.

 

Nosso gabarito é Letra C

 

Fonte: JACQUES, MGC. Contribuições da psicologia social para o trabalho e as organizações. SILVEIRA, AF., et al., org. Cidadania e participação social [online]. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais, 2008. pp. 77-83. ISBN: 978-85-99662-88-5

166) Na Psicologia Social, há tradições de pesquisa que se desenvolveram e se originaram na Europa. Duas das mais influentes tradições foram as teorias da

  • A) dissonância cognitiva e a da identidade social.
  • B) identidade social e a da representação social.
  • C) motivação e a da representação social.
  • D) linguagem e a da cultura.

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A alternativa correta é letra B) identidade social e a da representação social.

Gabarito: Letra B

 

Na Psicologia Social, há tradições de pesquisa que se desenvolveram e se originaram na Europa. Duas das mais influentes tradições foram as teorias da
a)  dissonância cognitiva e a da identidade social.
b)  identidade social e a da representação social.
c)  motivação e a da representação social.
d)  linguagem e a da cultura.

 

Os temas de estudo mais frequentes na psicologia social europeia são a teoria da identidade social e a teoria da representação social. Vamos relembrar cada uma delas:

 

“Apesar de a Psicologia Social europeia ter inicialmente caminhado lado a lado com a Psicologia Social Psicológica, ela começou, a partir dos anos 1970 e motivada pela crise da Psicologia Social na América do Norte, a adquirir sua própria identidade e a demonstrar maior preocupação com a estrutura social. Desde então, ela vem crescendo progressivamente em tamanho e influência. Entre os temas de estudo mais frequentes no contexto europeu encontram-se a identidade social, que se insere principalmente no contexto das relações intergrupais, e as representações sociais, que remetem a uma psicologia dos grupos e coletividades.

A teoria da identidade social surge na literatura sociopsicológica com Henri Tajfel, da Universidade de Bristol, na Inglaterra, e seus colaboradores (Tajfel, 1981; Tajfel & Turner, 1986), que procuraram enfatizar a dimensão social do comportamento individual e grupal, ao postularem que o indivíduo é moldado pela sociedade e pela cultura. Nesse sentido, defendem que as relações intergrupais estão intimamente relacionadas a processos de identificação grupal e de comparação social. A teoria da identidade social apoia-se em três postulados básicos: (1) o autoconceito é derivado da identificação e pertença grupal; (3) as pessoas são motivadas a manter uma autoestima positiva; (3) as pessoas estabelecem uma identidade social positiva mediante a comparação favorável de seu próprio grupo (in-group) com outros grupos sociais (out-groups). Nesse sentido, quando tal comparação não se mostra favorável ao próprio grupo, elas irão adotar diferentes estratégias para recuperar o favoritismo de seu próprio grupo, como forma de assegurar uma autoestima positiva. (...)

Segundo Moscovici (1981), as representações sociais englobam um conjunto de conceitos, imagens e explicações que se originam do senso comum, no contexto das interações e comunicações interpessoais. Nesse sentido, elas vão se modificando à medida que novos significados vão sendo acrescentados à realidade. Ainda de acordo com o autor (Moscovici, 1984), a função das representações sociais é dar sentido ao desconhecido, transformando o não familiar em algo familiar. Para tanto, apoia-se nos processos de ancoragem e objetivação. O primeiro se ocupa de inserir o fenômeno não familiar em uma rede de categorias e imagens familiares, de modo a que ele possa ser interpretado, enquanto o segundo tem por objetivo transformar o que é abstrato em algo concreto e que pode ser, assim, tocado.”

 

Nosso gabarito é Letra B

 

Fonte: A Psicologia Social Contemporânea: Principais Tendências e Perspectivas Nacionais e Internacionais. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/q35bD9r4HyTpLMhyH5CpTcP/?format=pdf&lang=pt

167) A Violência contra mulher é comprovada se não suficiente pelas estatísticas apresentadas por ONGS e órgãos públicos, pela simples observação das atividades policiais e forense, cujo cotidiano da criminalidade dentro dos lares, ocupa um espaço significativo. Diante do exposto analise as afirmativas e marque a alternativa correta.

 

I. A Violência contra a mulher é exclusiva das classes sociais mais desfavorecidas.

 

II. É resultado do baixo nível educacional , de uma lamentável tradição cultural, drogadição e alcoolismo, presentes nas classes menos favorecidas e mesmo nas classe economicamente superiores , relaciona-se a uma parte destes mesmo fatores.

 

III. A Impunidade se erige como um dos fatores criminógenos da violência doméstica contra a mulher.

 

IV. Nas classes economicamente superiores a violência doméstica contra a mulher é pouco significativa , em face da realidade das classes mais desfavorecidas.

 

V. Ao Longo dos últimos anos, a visibilidade da violência doméstica vem ultrapassando o espaço privado e adquirindo dimensões públicas, estando presente em todas as classes sociais.

 

De acordo com as afirmativas acima, a alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:

  • A) II , III e V

  • B) I , IV e V

  • C) I , III, IV e V

  • D) II , III , IV e V

  • E) I, II, III, IV e V

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A alternativa correta é letra A) II , III e V

   

A Violência contra mulher é comprovada se não suficiente pelas estatísticas apresentadas por ONGS e órgãos públicos, pela simples observação das atividades policiais e forense, cujo cotidiano da criminalidade dentro dos lares, ocupa um espaço significativo. Diante do exposto analise as afirmativas e marque a alternativa correta.

 

Essa questão pode ser respondida com base no seguinte trecho do texto "Anotações Preliminares à Lei 11.340/06 e sua Repercussão em Face dos Juizados Especiais Criminais" de Porto:

 

"Com efeito, endêmica no Brasil, como de resto nas nações latino-americanas, a violência contra a mulher é comprovada, se não suficientemente pelas estatísticas apresentadas por ONGs e órgãos públicos, pela simples observação das atividades policiais e forenses onde a criminalidade intra-lares ocupa significativo espaço. Nas classes sociais mais desfavorecidas é resultado do baixo nível educacional, de uma lamentável tradição cultural, do desemprego, drogadição e alcoolismo e mesmo nas classes economicamente superiores, relaciona-se à maioria destes mesmos fatores. Todavia, sem dúvida que ao longo da história, tanto no aspecto legal, quanto no operacional, o Direito pouco fez para transformar esta realidade cultural, de modo que também a impunidade se erige como um dos fatores criminógenos da violência familiar."

 

"Anotações Preliminares à Lei 11.340/06 e sua Repercussão em Face dos Juizados Especiais Criminais" (Porto)

 

E do texto "Violência Doméstica contra Mulher" de Arjona:

 

"A necessidade de se criar uma legislação que coíba a violência doméstica e familiar contra a mulher, prevista tanto na Constituição como nos tratados internacionais dos quais o Brasil é significativo, é reforçada por pesquisas que comprovam sua ocorrência no cotidiano da mulher brasileira.

 

Ao longo dos últimos anos, a visibilidade da violência doméstica vem ultrapassando o espaço privado e adquirindo dimensões públicas."

 

"Violência Doméstica contra Mulher" (Arjona)

 

Agora, vamos verificar as afirmativas abaixo.

 

I. A Violência contra a mulher é exclusiva das classes sociais mais desfavorecidas.

 

II. É resultado do baixo nível educacional, de uma lamentável tradição cultural, drogadição e alcoolismo, presentes nas classes menos favorecidas e mesmo nas classe economicamente superiores, relaciona-se a uma parte destes mesmo fatores.

 

III. A Impunidade se erige como um dos fatores criminógenos da violência doméstica contra a mulher.

 

IV. Nas classes economicamente superiores a violência doméstica contra a mulher é pouco significativa , em face da realidade das classes mais desfavorecidas.

 

V. Ao Longo dos últimos anos, a visibilidade da violência doméstica vem ultrapassando o espaço privado e adquirindo dimensões públicas, estando presente em todas as classes sociais.

 

Nota-se, portanto, que estão corretas as afirmativas II, III e V. Encontramos a resposta na Letra A.

 

De acordo com as afirmativas acima, a alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:

 

a) II , III e V

b) I , IV e V

c) I , III, IV e V

d) II , III , IV e V

e) I, II, III, IV e V

168) Hinde (1976,1979 e 1981) considera que a natureza da interação social depende da influência atomizada de cada um dos parceiros, ao descrevê-la refere-se tanto:

  • A) Ao seu desenvolvimento quanto a sua viabilidade.

  • B) Ao seu conteúdo como à sua qualidade.

  • C) As alternativas A e B estão corretas.

  • D) As alternativas A e B estão incorretas.

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Resposta: A alternativa correta é letra B) Ao seu conteúdo como à sua qualidade.

Explicação: Robert Hinde, ao analisar a interação social, enfatiza que não apenas o conteúdo da interação é importante, mas também a qualidade dessa interação. Isso significa que, para compreender completamente a natureza das relações sociais, é necessário considerar o que está sendo comunicado (o conteúdo) e como essa comunicação é percebida e qualificada pelos indivíduos envolvidos (a qualidade). Essa abordagem destaca a complexidade das interações sociais, que são influenciadas tanto por fatores internos (como pensamentos e sentimentos) quanto por fatores externos (como o ambiente social e cultural).

169) Hinde (1976, 1979 e 1981) afirma que a relação social é um fenômeno que envolve algum tipo de interação intermitente entre duas pessoas, envolvendo intercâmbios durante um período relativamente extenso de tempo. Aponta ainda que existe algum grau de continuidade entre as interações sucessivas, de forma que cada interação:

  • A) É afetada pelas interações passadas e podem afetar as interações no futuro.

  • B) É independente das relações passadas e não podem afetar as interações no futuro.

  • C) É algumas vezes afetada pelas interações passadas e pode em algum momento afetar as interações no futuro.

  • D) As alternativas A, B e C estão incorretas.

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A alternativa correta é letra A) É afetada pelas interações passadas e podem afetar as interações no futuro.

Esta resposta está baseada na teoria de Robert Hinde, que enfatiza a importância da história compartilhada em relações sociais. Segundo Hinde, as interações não ocorrem isoladamente; elas são influenciadas por eventos anteriores e, por sua vez, influenciam eventos futuros. Isso significa que o comportamento em uma interação é moldado pelas experiências passadas entre os indivíduos e pode alterar a natureza de suas interações futuras, criando um padrão contínuo de influência mútua.

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170) A 2ªGuerra mundial propiciou um tipo de impulso ao desenvolvimento da Psicologia Social, o qual foi semelhante ao impulso que a 1ª Guerra mundial propiciou para os testes psicométricos. Os cientistas sociais colaboraram para realizar vários levantamentos sociais, como os listados abaixo, EXCETO:

  • A) adequação de soldados à vida no Exército.
  • B) participação em combate e suas consequências.
  • C) avaliação da eficácia das diferentes maneiras de instruir o pessoal militar.
  • D) solução de problemas técnicos relacionados à mensuração das atitudes e à predição do comportamento.
  • E) treinamento de liderança e coesão grupal.

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A alternativa correta é letra E) treinamento de liderança e coesão grupal.

Gabarito: Letra E

A 2ªGuerra mundial propiciou um tipo de impulso ao desenvolvimento da Psicologia Social, o qual foi semelhante ao impulso que a 1ª Guerra mundial propiciou para os testes psicométricos. Os cientistas sociais colaboraram para realizar vários levantamentos sociais, como os listados abaixo, EXCETO:

Vamos ver quais foram as colaborações dos cientistas sociais nesse contexto:

“A segunda guerra mundial propiciou um tipo de impulso ao desenvolvimento da psicologia social semelhante ao que a primeira guerra mundial tinha prepiciado para os testes psicométricos. Os cientistas sociais colaboraram para realizar levantamentos sociais sobre a adequação de soldados à vida no exército (Stouffer, suchman et alii, 1949), e sua participação em combate e sobre as consequências que daí advieram (Stouífer, Lumsdaine et alii, 1949); na avaliação da eficácia das diferentes maneiras de instruir o pessoal militar (Hovland et alii, 1949); e na solução de problemas técnicos relacionados à mensuração das atitudes e à predição do comportamento (Stoufler et alii, 1950). Esses foram os assuntos da sério de volumes do The American Soldier publicado, depois da querra, sob a editoração geral do sociólogo Stouffer.”


a)  adequação de soldados à vida no Exército.
b)  participação em combate e suas consequências.
c)  avaliação da eficácia das diferentes maneiras de instruir o pessoal militar.
d)  solução de problemas técnicos relacionados à mensuração das atitudes e à predição do comportamento.
e)  treinamento de liderança e coesão grupal.

 

A única afirmativa que não aparece é a Letra E.

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