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Questões Sobre Psicologia Social - Psicologia - concurso

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181) Vários autores, a partir de suas experiências, contribuíram para o entendimento de que todo grupo passa por fases ou etapas em sua vida, assim como explicaram as características e funcionamento dessas fases. Considerando que o ser humano necessita do convívio com outros seres para, assim, ser aceito, compreendido ou excluído, surge então a necessidade de relacionamento interpessoal para efetivar essas necessidades. Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.

  • A) A fase de necessidade de inclusão é uma etapa intermediária que significa respeito pela competência e responsabilidade dos outros e consideração dos outros pela competência e responsabilidade do indivíduo.
  • B) Na fase de necessidade de controle, o indivíduo passa a interessar-se pelos procedimentos que levam às decisões, isto é, pela distribuição do poder no grupo.
  • C) O comportamento abdicrata é um dos três tipos encontrados na necessidade de afeição ou abertura.
  • D) Na fase de necessidade de afeição ou abertura, o indivíduo tem a impressão de ser incapaz de um comportamento irresponsável e de que os outros saibam disso.
  • E) No comportamento hipersocial, o indivíduo sabe que é capaz de assumir suas responsabilidades; não tem necessidade de evitá-las nem de provar sua competência a todo preço.

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A alternativa correta é letra B) Na fase de necessidade de controle, o indivíduo passa a interessar-se pelos procedimentos que levam às decisões, isto é, pela distribuição do poder no grupo.

Análise das alternativas:

 

a)  A fase de necessidade de inclusão é uma etapa intermediária que significa respeito pela competência e responsabilidade dos outros e consideração dos outros pela competência e responsabilidade do indivíduo.

 

INCORRETA. A fase de inclusão é a etapa inicial e significa necessidade interpessoal de estabelecer e manter relacionamento satisfatório com as pessoas.
 

b)  Na fase de necessidade de controle, o indivíduo passa a interessar-se pelos procedimentos que levam às decisões, isto é, pela distribuição do poder no grupo.
 

CORRETA. Na fase de controle, há predomínio das relações de poder, influência e autoridade entre as pessoas. 

 

c)  O comportamento abdicrata é um dos três tipos encontrados na necessidade de afeição ou abertura.

 

INCORRETA. O comportamento abdicrata, que significa baixa necessidade de controlar, é um dos tipos encontrados na necessidade de controle. Os outros dois são: autocrata e democrata.
 

d)  Na fase de necessidade de afeição ou abertura, o indivíduo tem a impressão de ser incapaz de um comportamento irresponsável e de que os outros saibam disso.

 

INCORRETA. Na fase de afeição ou abertura o indivíduo tem necessidade de manter um sentimento de mútua afeição com outras pessoas.
 

e)  No comportamento hipersocial, o indivíduo sabe que é capaz de assumir suas responsabilidades; não tem necessidade de evitá-las nem de provar sua competência a todo preço.

 

INCORRETA. O comportamento hipersocial, presente na necessidade de inclusão, caracteriza-se por extroversão e empatia. A maior abertura em relação a sentimentos e emoções é próprio do comportamento hiperpessoal, presente na fase de afeição ou abertura.

182) A crença na superioridade de determinado grupo ou cultura caracteriza, em relação à diversidade, atitude

  • A) individualista.
  • B) etnorrelativista.
  • C) pluralista.
  • D) monoculturalista.
  • E) etnocêntrica.

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A alternativa correta é letra E) etnocêntrica.

Análise das alternativas:

 

a) Incorreta. Individualismo é um conceito político, moral e social que exprime a afirmação e a liberdade do indivíduo frente a um grupo, à sociedade ou ao Estado.

 

b) Incorreta. O etnorrelativismo diz respeito à relações tolerantes e respeitosas com outras culturas

 

c) Incorreta. O pluralismo refere-se à multiplicidade, ao que não é único.

 

d) Incorreta. Monoculturalismo diz respeito a uma sociedade bastante homogénea, composta por uma só cultura - ou por uma cultura muito dominante - onde as tradições, identidade cultural e língua oficial são partilhadas pela esmagadora maioria dos cidadãos

 

e) Correta. Um indivíduo etnocêntrico considera as normas e valores da sua própria cultura melhores do que as das outras culturas. Isso pode representar um problema, porque frequentemente dá origem a preconceitos e ideias infundamentadas.

183) Considerando que a psicologia institucional e comunitária deve levar em conta os conflitos e as relações de poder envolvidas no contexto social, julgue o item.

 

Conforme a abordagem da psicologia comunitária, as relações de poder são determinadas pelas situações caracterizadas pela substituição do ideal de ego do indivíduo pelo superego do grupo.

  • A) Certo
  • B) Errado
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A alternativa correta é letra B) Errado

ITEM ERRADO

De acordo com Campos (2003), as relações de poder estão relacionadas ao papel determinante da ideologia e aos investimentos psíquicos feitos pelos indivíduos nas instituições. A autora ainda acrescenta que "viver coletivamente implica, assim, em instituir-se em organizações, o que significa divisão de papéis, divisão de trabalho e, bem ou mal, hierarquização das relações sociais, estabelecendo-se, como conseqüência, as relações de poder que permeiam toda e qualquer relação social."


Com base na literatura, portanto, o conteúdo da afirmação do item diverge do conceito de relações de poder.

 

Fonte: CAMPOS, Regina Helena de Freitas. Psicologia social comunitária: da solidariedade à autonomia. In: Psicologia social comunitária: da solidariedade à autonomia. Vozes, 2003.

184) Analise a afirmativa sobre a preocupação da psicologia social com as relações de trabalho nos dias atuais.

 

“Embora tanto os homens como as mulheres estejam expostos aos ________________ do(no) trabalho, eles são representados, sentidos e vividos de uma forma diferenciada desde a perspectiva do gênero. Cabe aos homens a preocupação para com os ________________ visíveis e que tragam danos materiais imediatos ao físico, e às mulheres a preocupação para com os ________________ invisíveis e que possam trazer danos igualmente invisíveis em um tempo futuro.”


Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

  • A) riscos

  • B) limites

  • C) debates

  • D) prognósticos

  • E) concorrentes

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A alternativa correta é letra A) riscos

Questão tranquila. 

Conseguimos selecionar a alternativa correta apenas pelo método de tentativa e erro. 

A primeira afirmação nos deixa em dúvida, pois conseguimos completá-la com 3 das cinco expressões apresentadas. Podemos eliminar "prognósticos" e "concorrentes", pois nenhum deles podem ser representados, sentidos e vividos. 

Embora tanto os homens como as mulheres estejam expostos aos ___riscos, limites, debates__ do(no) trabalho, eles são representados, sentidos e vividos de uma forma diferenciada desde a perspectiva do gênero.

Na segunda afirmação, já matamos a questão. A primeira lacuna ainda deixa dúvida sobre riscos e limites. "Debates" podemos descartar, pois não faz sentido falar em debates visíveis e invisíveis. Na segunda lacuna, fica óbvio que estão falando de "riscos", pois "limites" não são capazes de provocar danos materiais ao físico. Vejamos:

Cabe aos homens a preocupação para com os ___riscos, limites____ visíveis e que tragam danos materiais imediatos ao físico, e às mulheres a preocupação para com os _____riscos____ invisíveis e que possam trazer danos igualmente invisíveis em um tempo futuro.


Portanto, a alternativa que completa correta e sequencialmente a sentença anterior é RISCOS.

 

185) O processo grupal está presente nas intervenções da psicologia social em instituições, organizações e movimentos sociais. Acerca dos grupos, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A) Há uma convivência do diferente, do plural.
  • B) Está presente as múltiplas determinações dos sujeitos.
  • C) O conflito é inerente ao processo de relações estabelecidas.
  • D) Se busca, imperativamente, o movimento em defesa das minorias.
  • E) As relações de poder estão presentes e perpassam as decisões cotidianas.

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A alternativa correta é letra D) Se busca, imperativamente, o movimento em defesa das minorias.

Segundo Lima,

"o grupo pode ser visto como um lugar onde os atores sociais mostram suas diferenças, no qual as relações de poder estão presentes e perpassam as decisões cotidianas e o conflito é inerente ao processo de relações que se estabelecem. Nesse espaço há uma convivência do diferente, do plural, não como um movimento de defesa das minorias, mas num movimento de cada um e de todos procurando discutir suas idéias com o(s) outro(s). Este confronto de idéias busca conciliar apenas o conciliável, deixando claras as individualidades, o diferente. 

 

[...] É importante também que existam relações onde estarão presentes as múltiplas determinações de cada sujeito. Determinações de classe social, de gênero, de raça e de nacionalidade."


Considerando o trecho, percebe-se que a única citação INCORRETA a respeito do grupo é a afirmação de que nele busca-se, imperativamente, o movimento em defesa das minorias.

 

O restante das alternativas foram citadas pelo texto. Portanto, são características do grupo.

 

 

 

186) O trabalho em saúde na comunidade deve privilegiar o grupo como a unidade de interação mais importante para o crescimento e o desenvolvimento das pessoas, com o sentido de estimular a cooperação e solidariedade entre os membros. Dentre as atividades grupais com finalidades terapêuticas, aquela que se caracteriza por se centrar na tarefa e por se dividir em três momentos: pré-tarefa, tarefa propriamente dita e pós-tarefa, com demonstração do desenvolvimento da ação comunitária, denomina-se

  • A) grupos de apoio emocional
  • B) grupos de autoajuda
  • C) grupos operativos
  • D) grupos de cidadania

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A alternativa correta é letra C) grupos operativos

Segundo Pichon-Rivière, a técnica de grupos operativos pode ser aplicada à didática, à empresa, à publicidade, à terapêutica. Está centrada na tarefa, na qual teoria e prática se resolvem no "aqui e agora" de cada campo assinalado. Sua atividade consiste na mobilização de estruturas estereotipadas por causa do montante de ansiedade despertada por toda mudança. 

 

Os estudos sobre grupos operativos possibilitaram a compreensão sobre a distribuição e funcionalidade dos papéis nas interrelações grupais; além do papel do líder e do bode expiatório, há o porta-voz que pode anunciar o seu sofrimento e o do grupo. 

 


Portanto, a descrição do enunciado refere-se aos grupos operativos: ALTERNATIVA C.

 

 

Fonte: PICHON-RIVIERI, Enrique. O processo grupal. Martins Fontes, 1988.

 

187) “Visitando uma creche, para avaliar o que seria oferecido a seu filho de 2 anos, uma mãe foi convidada a observar o almoço das crianças da turma onde seu filho seria alocado. Para ajudar a esperar o almoço, cada criança recebeu um brinquedo: uma bola para os meninos e uma bonequinha para as meninas. Em certo momento, duas crianças quiseram trocar entre si os brinquedos: a menina queria a bola e o menino a boneca. A atendente não permitiu a troca, dizendo: “menino não brinca com boneca”.


O comportamento da atendente é explicado como

  • A) identidade de gênero.
  • B) tipificação sexual.
  • C) papéis sexuais.
  • D) estereótipos sexuais.
  • E) naturalização dos comportamentos sexuais.

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A alternativa correta é letra D) estereótipos sexuais.

Gabarito Letra D

“Visitando uma creche, para avaliar o que seria oferecido a seu filho de 2 anos, uma mãe foi convidada a observar o almoço das crianças da turma onde seu filho seria alocado. Para ajudar a esperar o almoço, cada criança recebeu um brinquedo: uma bola para os meninos e uma bonequinha para as meninas. Em certo momento, duas crianças quiseram trocar entre si os brinquedos: a menina queria a bola e o menino a boneca. A atendente não permitiu a troca, dizendo: “menino não brinca com boneca”.


O comportamento da atendente é baseado em padrões rígidos do que masculino e o que é feminino, ou seja, pode ser explicado pelos estereótipos sexuais. Veja:

 

Estereótipos sexuais são formados em um contexto cultural que estabelece padrões do masculino e do feminino por meio de processos educacionais, inclusive no meio familiar; dizem respeito a padrões rígidos de gênero, entendido aqui como uma construção social que ocorre, em diferentes culturas e momentos históricos, sobre as características estabelecidas para homens e mulheres em função do sexo a que pertencem (Mead, 1969; Whitaker, 1995, Nolasco, 1993; Maia, 2005). Para Pereira (2002, p. 52), o uso do termo estereótipo refere-se à imagem social sobre indivíduos que pertençam a um grupo de modo generalizado; seriam “elementos inerentes à própria sociedade, amplamente compartilhados pelas pessoas que convivem no interior de uma mesma cultura”, e essas crenças, além de compartilhadas, seriam transmitidas e reforçadas pela educação.

Zenhas (2007) diz que estereótipos sexuais ou de gênero referem-se a um conjunto de crenças estruturadas acerca dos comportamentos e características sexuais adquiridos ao longo do processo de socialização realizado por agentes, como a família e a escola, que transmitem valores e convicções por meio dos estereótipos. Do mesmo modo, Souza (2006) salienta que a sociedade acaba reforçando o processo de educação sexista estabelecendo concepções que são vistas como “naturais”, e existe toda uma estrutura na qual a família, a religião, a escola e os meios de comunicação estão envolvidos, determinando ações e conceitos que atuam como “verdades absolutas” e que reproduzem esses estereótipos, construídos socialmente.”

 

Nosso gabarito é Letra D.

 

Referência

REIS, K.C.F. MAIA, A. C. B. . Estereótipos Sexuais e a Educação Sexista no discurso de mães. In: VALLE, T.G.M.(Org.). Aprendizagem e desenvolvimento humano: avaliação e intervenções. 1 ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009, v. 1, p. 137-15

188) Com relação aos recentes estudos que atestam mudanças nas questões de gênero, analise as afirmativas a seguir.


I. A hierarquização entre os sexos, ou seja, as relações baseadas no poder masculino e na fragilização da mulher, têm se modificado nos últimos anos.


II. É possível estabelecer uma relação entre o empoderamento feminino e a crise de masculinidade relativa à perda de espaço pelo homem.


III. Na tentativa de justificar a violência contra a mulher, referem-se a motivações externas (aceitação pela sociedade ou consumo de álcool pelo homem) e a motivações internas (a personalidade do agressor, o ciúme e o padrão cultural aprendido).


Assinale:

  • A) se somente a afirmativa I estiver correta.
  • B) se somente a afirmativa II estiver correta.
  • C) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • D) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • E) se todas as afirmativas estiverem corretas.

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A alternativa correta é letra E) se todas as afirmativas estiverem corretas.

Gabarito Letra E

I. A hierarquização entre os sexos, ou seja, as relações baseadas no poder masculino e na fragilização da mulher, têm se modificado nos últimos anos.

Certo. Apesar de ainda estarmos longe de poder considerar que essa hierarquização foi superada, muito já se modificou ao longo do tempo.


II. É possível estabelecer uma relação entre o empoderamento feminino e a crise de masculinidade relativa à perda de espaço pelo homem.

Certo. Enquanto não superarmos essa dualidade em que um gênero precisa perder poder para que o outro ganhe, essa será nossa realidade.

“Reconhecendo que as definições e prescrições de masculino e feminino são desenvolvidas simultaneamente e de modo a estabelecer pólos opostos para os dois gêneros (forte/fraco; ativo/passivo), é possível relacionar o empoderamento das mulheres e a crise da masculinidade, essa última descrita por Nolasco (1997). Se o "homem de verdade" é aquele que possui a maior quantidade de características relacionadas à masculinidade hegemônica (Connell, 1995, 2005), de que modo esse homem reage ao ver seu espaço e direitos serem também utilizados, e aparentemente ameaçados, por mulheres?”


III. Na tentativa de justificar a violência contra a mulher, referem-se a motivações externas (aceitação pela sociedade ou consumo de álcool pelo homem) e a motivações internas (a personalidade do agressor, o ciúme e o padrão cultural aprendido).

Certo.

“Entre as argumentações que tentam explicar, ou ainda, "justificar" a violência que se faz presente nos relacionamentos, identificamos explicações externas (aceitação pela sociedade, consumo de álcool ou drogas ilícitas pelo homem, dificuldades financeiras) e -internas (personalidade do agressor, ciúme, histórico familiar, padrão cultural aprendido/reproduzido) (Cortez, Padovani & Williams, 2005; Pondaag, 2003; Soares, 1999), as quais, em geral, tendem a reafirmar a "potencialidade natural" do homem à agressividade e da mulher à docilidade.”

 

Assim, todas as afirmativas estão corretas.

Gabarito Letra E

 

Referência

Cortez, Mirian Béccheri, & Souza, Lídio de. (2008). Mulheres (in)subordinadas: o empoderamento feminino e suas repercussões nas ocorrências de violência conjugal. Psicologia: Teoria e Pesquisa24(2), 171-180. https://doi.org/10.1590/S0102-37722008000200006

189) O desenvolvimento de uma psicologia social crítica, a partir de 1970, levou Silvia Lane e Ignácio Martin-Baró a desenvolver uma teoria crítica aos modelos teóricos existentes sobre os fenômenos de grupos. A esse respeito, é correto afirmar:

  • A) Silvia Lane e Martin-Baró entenderam que os autores cognitivistas seguidores de Lewin, ao conseguirem enquadrar estaticamente os grupos, foram os que mais avançaram nesses estudos.
  • B) Silvia Lane e Martin-Baró entenderam que os estudos de Moreno foram os mais significativos na contribuição aos estudos sobre grupos.
  • C) Silvia Lane e Martin-Baró criticaram a visão a-histórica dos teóricos tradicionais que estudaram grupos, sem caracterizar o processo grupal como atividade produtiva de caráter histórico.
  • D) Silvia Lane e Martin-Baró consideraram que o desenvolvimento da consciência crítica dos componentes dos grupos só é atingida pela definição de papéis.
  • E) Silvia Lane considera que a efetiva participação dos indivíduos nos grupos impede os processos alienadores.

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A alternativa correta é letra C) Silvia Lane e Martin-Baró criticaram a visão a-histórica dos teóricos tradicionais que estudaram grupos, sem caracterizar o processo grupal como atividade produtiva de caráter histórico.

Essa crítica se baseia na compreensão de que os fenômenos grupais não podem ser compreendidos plenamente sem considerar o contexto histórico e social em que estão inseridos. Os teóricos tradicionais, muitas vezes, analisavam os grupos como se fossem entidades estáticas e isoladas, sem levar em conta as dinâmicas sociais e históricas que influenciam e são influenciadas pela atividade grupal. Lane e Martin-Baró argumentavam que os grupos são formados e transformados através de processos históricos e que a atividade grupal é, em si, uma forma de produção que contribui para a construção da realidade social.

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190) O estudo dos grupos compõe o corpo teórico da psicologia social. A esse respeito, é correto afirmar:

  • A) Tradicionalmente, os estudos sobre os pequenos grupos tiveram início com as pesquisas de Wundt em seu laboratório em Leipzig, na Alemanha.
  • B) Tradicionalmente, os estudos sobre pequenos grupos tiveram início com Gustav Le Bon, que deu início aos estudos sobre o comportamento das multidões.
  • C) Tradicionalmente, os estudos sobre pequenos grupos foram impulsionados pelo conceito de grupo operativo, do francês radicado na Argentina, Pichón-Rivière, que desenvolveu a Teria do vínculo.
  • D) Tradicionalmente, os estudos sobre pequenos grupos estão vinculados à teoria de campo de Kurt Lewin, que os analisa em termos de espaço topológico e de sistema de forças.
  • E) Tradicionalmente, os estudos sobre pequenos grupos tiveram início com os estudos de Jacob Moreno que propôs, a partir do seu psicodrama, o entendimento dos processos vivenciados em grupo.

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Alternativa D: A teoria de campo de Kurt Lewin é fundamental para a compreensão dos pequenos grupos na psicologia social. Lewin, considerado o pai da psicologia social moderna, introduziu o conceito de "campo" para descrever a totalidade complexa e dinâmica das variáveis que influenciam o comportamento humano em um ambiente social. Ele propôs que o comportamento não deve ser visto isoladamente, mas sim como parte de um campo contínuo de forças interativas.

Segundo Lewin, os grupos são sistemas dinâmicos em que as forças internas e externas estão em constante interação, moldando o comportamento dos indivíduos e do grupo como um todo. O espaço topológico, ou "life space", é um mapa conceitual das forças que atuam sobre um indivíduo ou grupo em qualquer momento. Essa abordagem permite uma análise mais profunda dos processos grupais, incluindo a tomada de decisão, a resolução de conflitos e a mudança social.

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