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Questões Sobre Psicologia Social - Psicologia - concurso

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11) Para A. C. Ciampa, na obra Psicologia Social: o homem em movimento (Lane & Codo, 2001), a identidade de uma pessoa

  • A) deriva de um processo dinâmico determinado em essência pelas interações sociais do indivíduo.
  • B) se consolida como síntese das experiências individuais e sociais vivenciadas ao longo da vida.
  • C) acompanha o desenvolvimento físico e se estabiliza com a definição sexual do indivíduo.
  • D) se estabelece ao final da adolescência com o ingresso na universidade ou no mercado de trabalho.
  • E) é composta por diferentes dimensões construídas e negociadas em interação com o meio social.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) é composta por diferentes dimensões construídas e negociadas em interação com o meio social.

 

Para A. C. Ciampa, na obra Psicologia Social: o homem em movimento (Lane & Codo, 2001), a identidade de uma pessoa

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Podemos imaginar as mais diversas combinações para configurar uma identidade como uma totalidade. Uma totalidade contraditória, múltipla e mutável, no entanto una. Por mais contraditório, por mais mutável que seja, sei que sou eu que sou assim, ou seja, sou uma unidade de contrários, sou uno na multiplicidade e na mudança.

 

(...)

 

A primeira constatação acima - de que o vir-a-ser do homem não pode se confundir com o de uma semente deve servir para questionar toda e qualquer concepção fatalista, mecanicista, de um destino inexorável, seja nas suas formas mais supersticiosas ("sou pobre porque Deus quer", "*nasceu para ser criminoso", etc.), seja em formas mais sofisticadas de teorias pseudocientíficas (por exemplo em certas versões de teorias de personalidade).

 

A segunda constatação - de que o homem não está liberado de suas condições históricas nos coloca um problema e uma tarefa.

 

O problema consiste em que não é possível dissociar o estudo da identidade do indivíduo do da sociedade. As possibilidades de diferentes configurações de identidade estão relacionadas com as diferentes configurações da ordem social.

 

(...) é do contexto histórico e social em que o homem vive que decorrem suas determinações e, conseqüentemente, emergem as possibilidades ou impossibilidades, os modos e as alternativas de identidade.

 

(...)

 

Identidade é movimento, é desenvolvimento do concreto. Identidade é metamorfose. É sermos o Um e um Outro, para que cheguemos a ser Um, numa infindável transformação."

 

Fonte: "Identidade" (Ciampa). In: "Psicologia Social: o homem em movimento" (Lane e Codo)

 

Nenhuma das alternativas abaixo cita uma frase literal de Ciampa. Portanto, a banca fez uma questão mais interpretativa.

 

A alternativa que mais se aproxima do texto de Ciampa é a Letra E.


a)  deriva de um processo dinâmico determinado em essência pelas interações sociais do indivíduo.


b)  se consolida como síntese das experiências individuais e sociais vivenciadas ao longo da vida.


c)  acompanha o desenvolvimento físico e se estabiliza com a definição sexual do indivíduo.


d)  se estabelece ao final da adolescência com o ingresso na universidade ou no mercado de trabalho.


e)  é composta por diferentes dimensões construídas e negociadas em interação com o meio social.

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12) Alfredo Naffah Neto, na obra Psicologia Social: o homem em movimento (Lane & Codo, 2001), aproxima o conceito de “Inconsciente”, de J. Moreno, ao de “Inconsciente Social e Político”, de S. Moscovici, porque ambos os conceitos

  • A) enfatizam a presença de um arcabouço de processos inconscientes coletivos que determinam o comportamento humano e as dinâmicas sociais.
  • B) reduzem a influência das relações sociais, normas e valores compartilhados na formação das identidades individuais e coletivas.
  • C) propõem uma visão das relações sociais como relações mediadas por uma grande variedade de fantasmas inconscientes.
  • D) permitem uma visão mais aprofundada dos fenômenos sociais, conforme proposto pelas abordagens da Sociologia.
  • E) defendem a existência de uma subjetividade coletiva que explica condutas sociais primitivas como o comportamento de horda.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) propõem uma visão das relações sociais como relações mediadas por uma grande variedade de fantasmas inconscientes.

 

Alfredo Naffah Neto, na obra Psicologia Social: o homem em movimento (Lane & Codo, 2001), aproxima o conceito de “Inconsciente”, de J. Moreno, ao de “Inconsciente Social e Político”, de S. Moscovici, porque ambos os conceitos

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Mas voltemos ao psicodrama, para tentar mostrar que, na idéia moreniana de um Co-Inconsciente ou Inconsciente Comum talvez esteja um elo possível para a formulação desse Inconsciente Social e Político de que falávamos. O que Moreno mostra é simples: que o psicodrama com famílias e com outros grupos estreitamente vinculados têm revelado situações em que a produção inconsciente de um membro do grupo vincula-se espontaneamente à produção inconsciente de outro membro do grupo, formando um só elo de significação; mais que isso, ele observa que marido e mulher, invertendo papéis numa dramatização, conseguem, muitas vezes, trazer à tona conteúdos inconscientes que supostamente seriam do parceiro.

(...)

Essas observações permitem-nos generalizar e ampliar o conceito para aplicá-lo a todo o corpo social. Ou seja, propõem uma nova visão das relações sociais, não mais como relações objetivas imediatas (essa é a óptica proposta por um certo tipo de Sociologia) nem mesmo como relações mediadas unicamente pelo fetiche do capital (óptica do marxismo), mas como relações mediadas por um número incalculável de fantasmas inconscientes. Ou seja, o fantasma inconsciente, antes definido pela psicanálise como representação mental, intrapsíquica, desloca-se dessa caixa preta chamada "mente" para ocupar lugar que sempre lhe foi de direito: as relações entre os homens, a estrutura social nas suas produções e transformações."

 

Fonte: "Psicologia Social: o homem em movimento (Lane e Codo)"

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra C.


a)  enfatizam a presença de um arcabouço de processos inconscientes coletivos que determinam o comportamento humano e as dinâmicas sociais.
 

b)  reduzem a influência das relações sociais, normas e valores compartilhados na formação das identidades individuais e coletivas.
 

c)  propõem uma visão das relações sociais como relações mediadas por uma grande variedade de fantasmas inconscientes.
 

d)  permitem uma visão mais aprofundada dos fenômenos sociais, conforme proposto pelas abordagens da Sociologia.


e)  defendem a existência de uma subjetividade coletiva que explica condutas sociais primitivas como o comportamento de horda.

13) Um policial numa abordagem manda encostar um veículo que circulava, porque identificou, que o condutor e a esposa eram negros. Sem qualquer razão ordena-os para saírem do carro, tratando-os como se fossem criminosos. Humilhados vêm-se ainda obrigados a pedir desculpa e só depois regressam a casa (Rodrigues, Assmar, & Jabonski, 2001). Podemos perceber que estamos diante de:

  • A) preconceito

  • B) estereótipo

  • C) discriminação

  • D) racismo

  • E) Todas estão corretas

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) Todas estão corretas

 

Um policial numa abordagem manda encostar um veículo que circulava, porque identificou, que o condutor e a esposa eram negros. Sem qualquer razão ordena-os para saírem do carro, tratando-os como se fossem criminosos. Humilhados vêm-se ainda obrigados a pedir desculpa e só depois regressam a casa (Rodrigues, Assmar, & Jabonski, 2001). Podemos perceber que estamos diante de:

 

Essa questão utiliza como referência o livro "Psicologia Social" de Rodrigues, Assmar e Jablonski. Veja o trecho:

 

"6

Preconceito, estereótipos e discriminação

 

Poderíamos incluir no título acima as palavras racismo, sexismo ou segregacionismo. Todos estes termos referem-se, de uma forma ou de outra, a atitudes ou comportamentos negativos direcionados a indivíduos ou grupos, baseados num julgamento prévio que é mantido mesmo diante de fatos que o contradigam. 

(...)

O preconceito parece ser tão velho quanto a própria humanidade, e de difícil erradicação. Sua base cognitiva ancora-se nos estereótipos, conjunto de crenças corretas ou não - que atribuímos a indivíduos ou a grupos. De forma similar, atribuir rótulos a uma pessoa nos leva a pressupor comportamentos compatíveis com o rótulo imputado. No caso dos papéis de gênero, por exemplo, isto pode conduzir a erros de julgamento no que diz respeito à manutenção de desigualdades entre homens e mulheres. Além de sua base cognitiva, representada pelos estereótipos, os preconceitos possuem um componente comportamental, também chamado discriminação."

 

Com base nisso, percebe-se que o caso citado traz uma vivência de racismo, preconceito, discriminação e estereótipo.

 

Encontramos a resposta na Letra E.

 

a)  preconceito

b)  estereótipo

c)  discriminação

d)  racismo

e)  Todas estão corretas

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14) No artigo Gêneros e os sentidos do trabalho social, Curado & Menegon apontam que, a partir dos relatos e da discussão dos participantes da pesquisa, é possível observar que suas estratégias de empoderamento estão mais ancoradas em laços afetivos (família, amigos, colegas) e, em que pese sua positividade, não alteram o valor salarial nem aumentam o poder político dessa atividade. Ou seja, não se trata de um empoderamento com ampliação de oportunidades de acesso aos bens e serviços. Ao compreender que as relações de gênero são formas de dar sentido às relações de poder, observa-se que a naturalização do feminino no trabalho social está relacionada à desvalorização, à não monetarização e à não profissionalização existente nesse trabalho. Considerá-lo como extensão da mulher e de sua função reprodutiva é retirar o que há de humano e cultural dessa atividade, posicionando-a na esfera da natureza, que dispensa valor social e, por isso, não é considerada como moeda de troca. Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a alternativa correta.

  • A) Retirar o que há de humano no trabalho social é uma forma de se garantir menores salários para essa função.

  • B) Dar sentido às relações de poder é uma forma de reverter a condição inferior da mulher e proceder a uma troca de posição com o opressor.

  • C) As estratégias de empoderamento estão mais ancoradas em laços afetivos em função de as mulheres terem o afeto como a principal estratégia de enfrentamento nas relações de trabalho.

  • D) O trabalho social ganha um viés de cuidado e, como tal, a função de trabalho tem perfil historicamente feminino. Por isso, sofre desvalorização, baixos salários e desprofissionalização.

  • E) O trabalho social é eminentemente feminino, pela vocação natural das mulheres com o cuidado.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) O trabalho social ganha um viés de cuidado e, como tal, a função de trabalho tem perfil historicamente feminino. Por isso, sofre desvalorização, baixos salários e desprofissionalização.

Gabarito Letra D

 

No artigo Gêneros e os sentidos do trabalho social, Curado & Menegon apontam que, a partir dos relatos e da discussão dos participantes da pesquisa, é possível observar que suas estratégias de empoderamento estão mais ancoradas em laços afetivos (família, amigos, colegas) e, em que pese sua positividade, não alteram o valor salarial nem aumentam o poder político dessa atividade. Ou seja, não se trata de um empoderamento com ampliação de oportunidades de acesso aos bens e serviços. Ao compreender que as relações de gênero são formas de dar sentido às relações de poder, observa-se que a naturalização do feminino no trabalho social está relacionada à desvalorização, à não monetarização e à não profissionalização existente nesse trabalho. Considerá-lo como extensão da mulher e de sua função reprodutiva é retirar o que há de humano e cultural dessa atividade, posicionando-a na esfera da natureza, que dispensa valor social e, por isso, não é considerada como moeda de troca. Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a alternativa correta.

 

a)  Retirar o que há de humano no trabalho social é uma forma de se garantir menores salários para essa função.

Errado. Não é retirar o que há de humano no trabalho social, e sim tirar o que há de humano e cultural nas mulheres realizando trabalho social. Fazer parecer que a mulher exercer um trabalho social é apenas natural, biológico, é que faz com que os salários sejam menores para mulheres nessas funções.

 

b)  Dar sentido às relações de poder é uma forma de reverter a condição inferior da mulher e proceder a uma troca de posição com o opressor.

Errado. É uma forma de compreender a posição de inferioridade colocada para a mulher, e tentar mudar isso, mas sem uma troca de posição com o opressor. O ideal é não haver oprimidos.

 

c)  As estratégias de empoderamento estão mais ancoradas em laços afetivos em função de as mulheres terem o afeto como a principal estratégia de enfrentamento nas relações de trabalho.

Errado. Essas estratégias de empoderamento não são uma estratégia de enfrentamento nas relações de trabalho, e não trazem frutos financeiros e funcionais.

 

d)  O trabalho social ganha um viés de cuidado e, como tal, a função de trabalho tem perfil historicamente feminino. Por isso, sofre desvalorização, baixos salários e desprofissionalização.

Certo. A desvalorização, os salários baixos e a desprofissionalização vem da relação que se faz da mulher com o cuidado, como se fosse algo da natureza feminina.

 

e)  O trabalho social é eminentemente feminino, pela vocação natural das mulheres com o cuidado.

Errado. Historicamente criou-se esse mito, que não procede.

 

Nosso gabarito é Letra D.

15) A violência estrutural, que impede a satisfação das necessidades básicas da maioria, não se reduz à distribuição inadequada dos recursos disponíveis; além disso, a violência estrutural exige o ordenamento da desigualdade opressiva por meio de uma legislação que ampara os mecanismos de distribuição social da riqueza e que produz uma força coercitiva que obriga a maioria respeitar tais mecanismos. Posto que a ordem social é produto e reflexo do domínio de uma classe social sobre as outras, a conclusão mais importante é também a mais óbvia: a violência está presente na própria ordem social e, portanto, não é arbitrário falar de violência estrutural. A citação de Ignácio Martín-Baró acima, extraída de Martins & Lacerda Jr (2014), significa que o(a)

  • A) violência somente poderá ser combatida se houver distribuição adequada dos recursos.

  • B) violência estrutural emana do Estado e a própria ordem social é produto e reflexo do domínio em uma sociedade de classes.

  • C) texto citado é datado e refere-se a conflitos específicos de guerra civil em que a violência era banalizada.

  • D) psicólogo social tem pouco a fazer nessas circunstâncias, por se tratar de fenômeno essencialmente político e de ordem social.

  • E) a questão estrutural depende da organização social e econômica e a violência mencionada muitas vezes é da ordem do próprio controle da população mais pobre, que não respeita a ordem constituída.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) violência estrutural emana do Estado e a própria ordem social é produto e reflexo do domínio em uma sociedade de classes.

Gabarito Letra B

 

A violência estrutural, que impede a satisfação das necessidades básicas da maioria, não se reduz à distribuição inadequada dos recursos disponíveis; além disso, a violência estrutural exige o ordenamento da desigualdade opressiva por meio de uma legislação que ampara os mecanismos de distribuição social da riqueza e que produz uma força coercitiva que obriga a maioria respeitar tais mecanismos. Posto que a ordem social é produto e reflexo do domínio de uma classe social sobre as outras, a conclusão mais importante é também a mais óbvia: a violência está presente na própria ordem social e, portanto, não é arbitrário falar de violência estrutural. A citação de Ignácio Martín-Baró acima, extraída de Martins & Lacerda Jr (2014), significa que o(a)

 

a)  violência somente poderá ser combatida se houver distribuição adequada dos recursos.

Errado. O autor explica a violência estrutural, não dá receitas para combate-la. É uma extrapolação de interpretação.

 

b)  violência estrutural emana do Estado e a própria ordem social é produto e reflexo do domínio em uma sociedade de classes.

Certo!

 

c)  texto citado é datado e refere-se a conflitos específicos de guerra civil em que a violência era banalizada.

Errado. A citação, na verdade, pode ser considerada bem atual.

 

d)  psicólogo social tem pouco a fazer nessas circunstâncias, por se tratar de fenômeno essencialmente político e de ordem social.

Errado. Também não há nada na citação que indique isso.

 

e)  a questão estrutural depende da organização social e econômica e a violência mencionada muitas vezes é da ordem do próprio controle da população mais pobre, que não respeita a ordem constituída.

Errado. A citação não fala isso.

 

Nosso gabarito é Letra B.

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16) Para Lewin, os atos do indivíduo não podem ser explicados sobre a base de uma psicodinâmica do indivíduo, mas devem ser explicados sobre a base da natureza das forças sociais, o campo, ao qual está exposto (Kaplan & Sadock, 1983, p. 4). Sobre a Teoria de Campo de Lewin, considere as afirmativas a seguir.

 

I. Para Lewin, o comportamento do indivíduo não pode ser explicado a partir da psicodinâmica do indivíduo, mas deve ser explicado sobre a base da natureza das forças sociais, o campo, ao qual ele está exposto.

 

II. O espaço vital psicológico é compreendido como a totalidade de fatos que determinam o comportamento de um indivíduo em um certo momento.

 

 III. Lewin, influenciado pela teoria psicanalítica de Freud, defendeu que o comportamento de um indivíduo é mais bem explicado pela sua história de vida infantil do que pelo ambiente em que ele vive no presente.

 

É correto o que se afirma em:

  • A) I, apenas.
  • B) III, apenas.
  • C) I e II, apenas.
  • D) I, II e III.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) I e II, apenas.

Gabarito: Letra C.

I. Para Lewin, o comportamento do indivíduo não pode ser explicado a partir da psicodinâmica do indivíduo, mas deve ser explicado sobre a base da natureza das forças sociais, o campo, ao qual ele está exposto.

Essa afirmativa está de acordo com o seguinte texto de Kaplan e Sadock citado por Boris no artigo "Elementos para uma história da psicoterapia de grupo":

"A tendência na psicoterapia de grupo foi estudar o indivíduo dentro do grupo. Embora tentativas tenham sido feitas de examinar como o grupo como uma totalidade funcionava, o grupo era, como o colocava Freud, simplesmente uma coleção de indivíduos reunidos juntos para um objetivo particular. Foi o movimento da psicologia social, encabeçado por homens como Kurt Lewin, que viu o grupo como diferente qualitativamente da simples soma de suas partes. De acordo com Lewin, o grupo é uma entidade em seu próprio direito, com qualidades particulares e únicas que são diferentes dos indivíduos dos quais é composto (...) Para Lewin, os atos do indivíduo não podem ser explicados sobre a base de uma psicodinâmica do indivíduo, mas devem ser explicados sobre a base da natureza das forças sociais, o campo, ao qual está exposto."

"Comprehensive group psychotherapy" (Kaplan e Sadock) citado por Boris

Assertiva Correta.

II. O espaço vital psicológico é compreendido como a totalidade de fatos que determinam o comportamento de um indivíduo em um certo momento.

Afirmativa de acordo com Lewin. Veja um trecho do livro "Psicologias" de Bock:

"O  principal  conceito  de  Lewin  é  o  do  espaço  vital,  que  ele  define como  “a  totalidade  dos  fatos  que  determinam  o  comportamento  do indivíduo  num  certo  momento”."

"Psicologias" (Bock)

Assertiva Correta.

Lewin não enfatiza a história infantil. Veja um trecho do artigo "A concepção de envelhecimento com base na teoria de campo de Kurt Lewin e a dinâmica de grupos" de Beleza e Soares:

"Na década de trinta, Kurt Lewin referia-se ao peso da motivação para o comportamento social. Para melhor demonstrar sua importância para o desencadeamento de certos comportamentos, Lewin criou a teoria de campo fundamentada em duas suposições: 1) O ser humano comporta-se em resposta à totalidade de fatos coexistentes; e 2) Os fatos coexistentes resultam no campo dinâmico onde cada um de seus componentes é interdependente. Para o mesmo, o comportamento humano não depende somente do passado, ou do futuro, mas do campo dinâmico atual e presente. Esse campo dinâmico é “o espaço de vida que contém a pessoa e o seu ambiente psicológico”."

"A concepção de envelhecimento com base na teoria de campo de Kurt Lewin e a dinâmica de grupos" (Beleza e Soares)

Assertiva Falsa.

Portanto, estão corretas as afirmativas I e II. Encontramos a resposta na Letra C.

É correto o que se afirma em:


a)  I, apenas.
b)  III, apenas.
c)  I e II, apenas.
d)  I, II e III.

17) No Brasil, nas décadas de 1960 e 1970, a crise da Psicologia Social levou os pesquisadores a questionar o seu papel e seu objeto de estudo. Esse período foi marcado, na maioria dos países latinoamericanos, por pobreza, concentração econômica urbana e agrária, além de dura repressão política. Nesse caminho, no Brasil, a Psicologia Social inicia a busca pela construção de uma relação de compromisso com a sociedade, a partir da identificação das demandas sociais, em bases éticas, para que se possa garantir a dignidade humana, em prol da qualidade de vida e da diminuição das desigualdades sociais (Lane & Sawaia, 1995). Nessa perspectiva, Lane (1989) traz reflexões para uma ciência compromissada com a transformação social. A Psicologia Social Comunitária, principalmente no Brasil, resulta de um movimento de crise e transformação da Psicologia Social, profundamente influenciado pelos movimentos populares e pelos problemas sociais vividos no continente. Dentre as atividades realizadas pelo Psicólogo (a) nesse campo de atuação, analise as afirmativas e assinale a opção CORRETA.

I – Construção de desenvolvimento, independente da realidade local e estar relacionado ao desenvolvimento pessoal e coletivo dos moradores da comunidade.

II – Promover a participação obrigatória dos grupos com os quais trabalha na definição das prioridades de atuação.

III – Realizar planejamento, execução e avaliação de suas atividades, promovendo a consciência e minimizando a alienação.

IV – Desenvolvimento da consciência crítica, da ética, da solidariedade e de práticas cooperativas ou mesmo autogestionárias, a partir da análise dos problemas cotidianos da comunidade.

V – Coletivizar e facilitar o entendimento entre a comunidade e seus diversos aliados.

  • A) I e V estão erradas;

  • B) I e II estão erradas;

  • C) II III IV estão corretas;
  • D) II - III IV V estão corretas;

  • E) II IV V estão corretas.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é a letra B) - I e II estão erradas.

Explicação:

  • I - A Psicologia Social Comunitária não deve promover o desenvolvimento independente da realidade local. Pelo contrário, deve estar profundamente enraizada na realidade local e nas necessidades específicas da comunidade para promover o desenvolvimento pessoal e coletivo.
  • II - A participação dos grupos com os quais o psicólogo trabalha não deve ser obrigatória, mas sim incentivada e voluntária, para que seja autêntica e significativa.
  • III - Correta. O psicólogo deve realizar planejamento, execução e avaliação de suas atividades, promovendo a consciência e minimizando a alienação.
  • IV - Correta. É fundamental desenvolver a consciência crítica, a ética, a solidariedade e práticas cooperativas ou autogestionárias, a partir da análise dos problemas cotidianos da comunidade.
  • V - Correta. Coletivizar e facilitar o entendimento entre a comunidade e seus diversos aliados é uma parte importante do trabalho do psicólogo na Psicologia Social Comunitária.
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18) Ao abordar a relação entre o homem e o produto de sua atividade, Silvia Lane (em Lane & Codo, 2001) destaca que

  • A) a atividade do homem, por seu caráter concreto, é em essência a-histórica.
  • B) a alienação é parte constituinte da subjetividade devido à dependência da linguagem.
  • C) o valor moral de um objeto produzido é determinado por sua função social.
  • D) a subjetividade e a atividade dos homens são concretizadas no objeto produzido.
  • E) a atividade do homem pode transformar o mundo, mas ele não pode decidir como fazer isso.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) a subjetividade e a atividade dos homens são concretizadas no objeto produzido.

 

Ao abordar a relação entre o homem e o produto de sua atividade, Silvia Lane (em Lane & Codo, 2001) destaca que

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"O que ocorre então com este operário? Ele pensa sobre 0 produto que está fabricando, ele pensa a respeito da máquina que o controla, mas nas relações de trabalho este seu pensar é irrelevante "há gente paga para pensar"; na atividade que resultará em produto, ele participa, através de uma e sempre mesma ação, de uma cadeia complexa de ações. A cooperação entre muitos é mediada pela máquina e não mais pela comunicação, e o produto final tem tão ínfima parcela de sua atividade fabricado. que ele não se reconhece no objeto

 

É neste processo que o trabalhador se despersonaliza, se torna parte da máquina; suas ações  são apenas força de trabalho que ele vende, são mercadorias e como tal alienáveis-alienadas, na medida em que ele deixa de pensar suas próprias ações em termos de cooperação existente entre ele e seus colegas, pois esta é oculta pela máquina, instrumento que participa na realização de uma atividade que gera um produto.

 

(...)

 

Em maior ou menor escala, a nossa sociedade, capitalista, industrializada e complexa, promove esta dissociação do homem do produto de sua atividade, gerando a moral de que o objeto, o instrumento, não é bom nem mau: tudo depende do que as pessoas farão com ele, como se estes não trouxessem em si a atividade e o subjetivo de homens concretizados no produto. Hoje o homem continua transformando o mundo que o cerca, mas não cabe a ele decidir sobre esta transformação... É a contradição fundamental gerada pelo capitalismo, que, no nível individual, se manifesta através da alienação."

 

Fonte: "O que é Psicologia Social" (Lane)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra D.


a)  a atividade do homem, por seu caráter concreto, é em essência a-histórica.


b)  a alienação é parte constituinte da subjetividade devido à dependência da linguagem.


c)  o valor moral de um objeto produzido é determinado por sua função social.


d)  a subjetividade e a atividade dos homens são concretizadas no objeto produzido.


e)  a atividade do homem pode transformar o mundo, mas ele não pode decidir como fazer isso.

19) Para A. C. Ciampa, na obra Psicologia Social: o homem em movimento (Lane & Codo, 2001), a identidade de uma pessoa

  • A) deriva de um processo dinâmico determinado em essência pelas interações sociais do indivíduo.
  • B) se consolida como síntese das experiências individuais e sociais vivenciadas ao longo da vida.
  • C) acompanha o desenvolvimento físico e se estabiliza com a definição sexual do indivíduo.
  • D) se estabelece ao final da adolescência com o ingresso na universidade ou no mercado de trabalho.
  • E) é composta por diferentes dimensões construídas e negociadas em interação com o meio social.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) é composta por diferentes dimensões construídas e negociadas em interação com o meio social.

 

Para A. C. Ciampa, na obra Psicologia Social: o homem em movimento (Lane & Codo, 2001), a identidade de uma pessoa

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Podemos imaginar as mais diversas combinações para configurar uma identidade como uma totalidade. Uma totalidade contraditória, múltipla e mutável, no entanto una. Por mais contraditório, por mais mutável que seja, sei que sou eu que sou assim, ou seja, sou uma unidade de contrários, sou uno na multiplicidade e na mudança.

 

(...)

 

A primeira constatação acima - de que o vir-a-ser do homem não pode se confundir com o de uma semente deve servir para questionar toda e qualquer concepção fatalista, mecanicista, de um destino inexorável, seja nas suas formas mais supersticiosas ("sou pobre porque Deus quer", "*nasceu para ser criminoso", etc.), seja em formas mais sofisticadas de teorias pseudocientíficas (por exemplo em certas versões de teorias de personalidade).

 

A segunda constatação - de que o homem não está liberado de suas condições históricas nos coloca um problema e uma tarefa.

 

O problema consiste em que não é possível dissociar o estudo da identidade do indivíduo do da sociedade. As possibilidades de diferentes configurações de identidade estão relacionadas com as diferentes configurações da ordem social.

 

(...) é do contexto histórico e social em que o homem vive que decorrem suas determinações e, conseqüentemente, emergem as possibilidades ou impossibilidades, os modos e as alternativas de identidade.

 

(...)

 

Identidade é movimento, é desenvolvimento do concreto. Identidade é metamorfose. É sermos o Um e um Outro, para que cheguemos a ser Um, numa infindável transformação."

 

Fonte: "Identidade" (Ciampa). In: "Psicologia Social: o homem em movimento" (Lane e Codo)

 

Nenhuma das alternativas abaixo cita uma frase literal de Ciampa. Portanto, a banca fez uma questão mais interpretativa.

 

A alternativa que mais se aproxima do texto de Ciampa é a Letra E.


a)  deriva de um processo dinâmico determinado em essência pelas interações sociais do indivíduo.


b)  se consolida como síntese das experiências individuais e sociais vivenciadas ao longo da vida.


c)  acompanha o desenvolvimento físico e se estabiliza com a definição sexual do indivíduo.


d)  se estabelece ao final da adolescência com o ingresso na universidade ou no mercado de trabalho.


e)  é composta por diferentes dimensões construídas e negociadas em interação com o meio social.

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20) Alfredo Naffah Neto, na obra Psicologia Social: o homem em movimento (Lane & Codo, 2001), aproxima o conceito de “Inconsciente”, de J. Moreno, ao de “Inconsciente Social e Político”, de S. Moscovici, porque ambos os conceitos

  • A) enfatizam a presença de um arcabouço de processos inconscientes coletivos que determinam o comportamento humano e as dinâmicas sociais.
  • B) reduzem a influência das relações sociais, normas e valores compartilhados na formação das identidades individuais e coletivas.
  • C) propõem uma visão das relações sociais como relações mediadas por uma grande variedade de fantasmas inconscientes.
  • D) permitem uma visão mais aprofundada dos fenômenos sociais, conforme proposto pelas abordagens da Sociologia.
  • E) defendem a existência de uma subjetividade coletiva que explica condutas sociais primitivas como o comportamento de horda.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) propõem uma visão das relações sociais como relações mediadas por uma grande variedade de fantasmas inconscientes.

 

Alfredo Naffah Neto, na obra Psicologia Social: o homem em movimento (Lane & Codo, 2001), aproxima o conceito de “Inconsciente”, de J. Moreno, ao de “Inconsciente Social e Político”, de S. Moscovici, porque ambos os conceitos

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Mas voltemos ao psicodrama, para tentar mostrar que, na idéia moreniana de um Co-Inconsciente ou Inconsciente Comum talvez esteja um elo possível para a formulação desse Inconsciente Social e Político de que falávamos. O que Moreno mostra é simples: que o psicodrama com famílias e com outros grupos estreitamente vinculados têm revelado situações em que a produção inconsciente de um membro do grupo vincula-se espontaneamente à produção inconsciente de outro membro do grupo, formando um só elo de significação; mais que isso, ele observa que marido e mulher, invertendo papéis numa dramatização, conseguem, muitas vezes, trazer à tona conteúdos inconscientes que supostamente seriam do parceiro.

(...)

Essas observações permitem-nos generalizar e ampliar o conceito para aplicá-lo a todo o corpo social. Ou seja, propõem uma nova visão das relações sociais, não mais como relações objetivas imediatas (essa é a óptica proposta por um certo tipo de Sociologia) nem mesmo como relações mediadas unicamente pelo fetiche do capital (óptica do marxismo), mas como relações mediadas por um número incalculável de fantasmas inconscientes. Ou seja, o fantasma inconsciente, antes definido pela psicanálise como representação mental, intrapsíquica, desloca-se dessa caixa preta chamada "mente" para ocupar lugar que sempre lhe foi de direito: as relações entre os homens, a estrutura social nas suas produções e transformações."

 

Fonte: "Psicologia Social: o homem em movimento (Lane e Codo)"

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra C.


a)  enfatizam a presença de um arcabouço de processos inconscientes coletivos que determinam o comportamento humano e as dinâmicas sociais.
 

b)  reduzem a influência das relações sociais, normas e valores compartilhados na formação das identidades individuais e coletivas.
 

c)  propõem uma visão das relações sociais como relações mediadas por uma grande variedade de fantasmas inconscientes.
 

d)  permitem uma visão mais aprofundada dos fenômenos sociais, conforme proposto pelas abordagens da Sociologia.


e)  defendem a existência de uma subjetividade coletiva que explica condutas sociais primitivas como o comportamento de horda.

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