Questões Sobre Psicologia Social - Psicologia - concurso
241) Conforme estabelece a Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do SUAS (NOB-RH/ SUAS), atuam, no CRAS, assistentes sociais, psicólogos e, em alguns casos, também outros profissionais (BRASIL, 2006). Esse espaço de atuação traz para o psicólogo alguns desafios. Dentre eles, é INCORRETO afirmar que cabe ao psicólogo:
- A) integrar a equipe multidisciplinar com o Assistente Social sem recorrer aos marcos legais e normativos operacionais da política pública em geral e, em especial, das políticas de Assistência Social, pois esta atuação é exclusivamente da competência do Assistente Social.
- B) apropriar-se dos fundamentos éticos legais, teóricos e metodológicos para o trabalho com e para as famílias, seus membros e indivíduos, considerando, sobretudo, as necessidades e possibilidades objetivas e subjetivas existentes no território onde estes atores vivem.
- C) apropriar-se de conhecimentos sobre indicadores de vulnerabilidade e risco sociopsicológico; especificidades étnicas e culturais da população brasileira; trabalho social com famílias, seus membros e indivíduos; trabalho com grupos e redes sociais; dialética exclusão/inclusão social; dentre outros.
- D) manter relação com a equipe e o usuário pautando-se pela parceria, pela socialização e pela construção do conhecimento, respeitando o caráter ético, conforme determina o Código de Ética Profissional.
- E) desenvolver modalidades interventivas coerentes com os objetivos do trabalho social desenvolvido pela Proteção Social Básica e pela Proteção Social Especial (média e alta).
A alternativa correta é letra A) integrar a equipe multidisciplinar com o Assistente Social sem recorrer aos marcos legais e normativos operacionais da política pública em geral e, em especial, das políticas de Assistência Social, pois esta atuação é exclusivamente da competência do Assistente Social.
Conforme estabelece a Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do SUAS (NOB-RH/ SUAS), atuam, no CRAS, assistentes sociais, psicólogos e, em alguns casos, também outros profissionais (BRASIL, 2006). Esse espaço de atuação traz para o psicólogo alguns desafios. Dentre eles, é INCORRETO afirmar que cabe ao psicólogo:
a) integrar a equipe multidisciplinar com o Assistente Social sem recorrer aos marcos legais e normativos operacionais da política pública em geral e, em especial, das políticas de Assistência Social, pois esta atuação é exclusivamente da competência do Assistente Social.
É preciso, sim, que o Psicólogo se aproprie dos marcos legais. Veja o que diz a Cartilha do CREPOP (Referências Técnicas para atuação do/a Psicólogo/a no CRAS/SUAS):
"O psicólogo passou a integrar as equipes de trabalhadores do SUAS e vem contribuindo para que o CRAS cumpra seus objetivos dentro da política de Assistência Social. Esse local de atuação traz para o psicólogo alguns desafios, dentre eles:
- apropriar-se dos marcos legais e normativos operacionais da política pública em geral e, em especial, das políticas de Assistência Social, dentre outras: Constituição Federal – 1988; Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS/1993; Estatuto da Criança e Adolescente – ECA/1990; Plano Nacional de Assistência Social – PNAS/2004; Política Nacional do Idoso – PNI/1994; Política Nacional de Integração da Pessoa com Deficiência – NOB-SUAS/2005; Novo Código Civil; leis, decretos e portarias do Ministério do Desenvolvimento Social, que possam ser pertinentes à ação dos profissionais;"
Assertiva Falsa.
b) apropriar-se dos fundamentos éticos legais, teóricos e metodológicos para o trabalho com e para as famílias, seus membros e indivíduos, considerando, sobretudo, as necessidades e possibilidades objetivas e subjetivas existentes no território onde estes atores vivem.
A alternativa está de acordo com a Cartilha do CREPOP (Referências Técnicas para atuação do/a Psicólogo/a no CRAS/SUAS):
"Esse local de atuação traz para o psicólogo alguns desafios, dentre eles:
(...)
- apropriar-se dos fundamentos ético legais, teóricos e metodológicos para o trabalho com e para as famílias, seus membros e indivíduos, considerando, sobretudo, as necessidades e possibilidades objetivas e subjetivas existentes no território onde estes atores vivem;"
Alternativa Correta.
c) apropriar-se de conhecimentos sobre indicadores de vulnerabilidade e risco sociopsicológico; especificidades étnicas e culturais da população brasileira; trabalho social com famílias, seus membros e indivíduos; trabalho com grupos e redes sociais; dialética exclusão/inclusão social; dentre outros.
A alternativa também está de acordo com a cartilha do CREPOP:
"Esse local de atuação traz para o psicólogo alguns desafios, dentre eles:
(...)
- apropriar-se de conhecimentos sobre: indicadores de vulnerabilidade e risco sócio-psicológico; especificidades étnicas e culturais da população brasileira; trabalho social com famílias, seus membros e indivíduos; trabalho com grupos e redes sociais; dialética exclusão/inclusão social; leitura sócio-psicológica da realidade, como pesquisa-ação-participante; políticas públicas, dentre outros;"
Alternativa Correta.
d) manter relação com a equipe e o usuário pautando-se pela parceria, pela socialização e pela construção do conhecimento, respeitando o caráter ético, conforme determina o Código de Ética Profissional.
Outra alternativa coerente com a Cartilha:
"A relação com a equipe e o usuário deve pautar-se pela parceria, pela socialização e pela construção do conhecimento, respeitando o caráter ético conforme determina o Código de Ética Profissional do psicólogo".
Alternativa Correta.
e) desenvolver modalidades interventivas coerentes com os objetivos do trabalho social desenvolvido pela Proteção Social Básica e pela Proteção Social Especial (média e alta).
Por fim, mais uma alternativa de acordo com a Cartilha:
"Apontam-se, a seguir, algumas diretrizes para a atuação do psicólogo nos serviços, benefícios e programas do CRAS:
- desenvolver modalidades interventivas coerentes com os objetivos do trabalho social desenvolvido pela Proteção Social Básica e Proteção Social Especial (média e alta), considerando que o objetivo da intervenção em cada uma difere-se, assim como o momento em que ele ocorre na família, em seus membros ou indivíduos";
Alternativa Correta.
A alternativa incorreta é, portanto, a Letra A.
242) A Psicologia Social latino-americana, até o final dos anos 1970, importava modelos estrangeiros para fundamentar sua prática. Havia, então, uma adesão grande ao modelo norte-americano, também conhecido como Psicologia Social Psicológica; e em menor grau a um modelo europeu, conhecido também por Psicologia Social Sociológica.
A partir da intensificação do movimento pela redemocratização, uma nova forma de se pensar a Psicologia Social ganha força. Em todo o subcontinente surge o que ficou conhecido como a Psicologia Social Crítica, que tem como alguns de seus principais expoentes Silvia Lane, no Brasil, Martin-Baró, espanhol radicado em El-Salvador, e Maritza Montero, na Venezuela.
Assinale a opção que melhor explicita em que aspecto a Psicologia Social Crítica difere dos modelos norte-americano e europeu:
- A) Enquanto o modelo norte-americano tende a tratar dos aspectos intrapsíquicos da interação do sujeito com o meio, e o europeu tende a focar-se em fenômenos macrossociais, o latino-americano centra-se em fenômenos de porte intermediário.
- B) Ao contrário dos modelos norte-americano e europeu, a Psicologia Social Crítica enfatiza o papel da transformação social a partir dos conhecimentos gerados pela disciplina, rompendo com ideais tradicionais de neutralidade científica.
- C) A diferença entre os três modelos é essencialmente metodológica. Enquanto os modelos norte-americano e europeu utilizam-se basicamente de uma metodologia qualitativa, o modelo latino- americano emprega metodologia quantitativa.
- D) Apesar de algumas diferenças superficiais, podemos dizer que a Psicologia Social Crítica é apenas um caso específico e particular da Psicologia Social Psicológica, devendo sua idiossincrasia a motivos relativos ao contexto socioeconômico.
- E) A Psicologia Social Crítica no Brasil alcançou um grau tão alto de diferenciação e independência dos demais modelos que hoje ela é a única forma de Psicologia Social praticada no país.
A alternativa correta é letra B) Ao contrário dos modelos norte-americano e europeu, a Psicologia Social Crítica enfatiza o papel da transformação social a partir dos conhecimentos gerados pela disciplina, rompendo com ideais tradicionais de neutralidade científica.
A Psicologia Social latino-americana, até o final dos anos 1970, importava modelos estrangeiros para fundamentar sua prática. Havia, então, uma adesão grande ao modelo norte-americano, também conhecido como Psicologia Social Psicológica; e em menor grau a um modelo europeu, conhecido também por Psicologia Social Sociológica.
A partir da intensificação do movimento pela redemocratização, uma nova forma de se pensar a Psicologia Social ganha força. Em todo o subcontinente surge o que ficou conhecido como a Psicologia Social Crítica, que tem como alguns de seus principais expoentes Silvia Lane, no Brasil, Martin-Baró, espanhol radicado em El-Salvador, e Maritza Montero, na Venezuela.
Assinale a opção que melhor explicita em que aspecto a Psicologia Social Crítica difere dos modelos norte-americano e europeu:
a) Enquanto o modelo norte-americano tende a tratar dos aspectos intrapsíquicos da interação do sujeito com o meio, e o europeu tende a focar-se em fenômenos macrossociais, o latino-americano centra-se em fenômenos de porte intermediário.
Não é coerente falar que o modelo latino-americano centra-se em fenômenos de porte intermediário, porém é possível afirmar que esse modelo preocupa-se com os problemas sociais. Veja o que Ferreira comenta:
"A revisão sobre a evolução e estado atual da Psicologia Social no Brasil e no exterior evidencia que, na América do Norte, a disciplina tem sido dominada pela Psicologia Social Psicológica, de base eminentemente cognitivista e experimental, que se focaliza prioritariamente nos eventos e processos intrapsíquicos que intervêm na relação do indivíduo com seu meio social.
Já na Europa, prevalece a Psicologia Social Sociológica, que faz uso de metodologias experimentais e não experimentais, com o intuito de desvendar sobretudo os processos subjacentes às relações que se passam no interior dos grupos sociais e entre grupos.
A América Latina, por seu turno, tem aderido cada vez mais à Psicologia Social Crítica, que se preocupa basicamente com os problemas sociais, procurando assim desenvolver um saber autônomo e capaz de compreender tais fenômenos".
Assertiva Falsa.
b) Ao contrário dos modelos norte-americano e europeu, a Psicologia Social Crítica enfatiza o papel da transformação social a partir dos conhecimentos gerados pela disciplina, rompendo com ideais tradicionais de neutralidade científica.
A alternativa está de acordo com o posicionamento da Psicologia Social Crítica. Ferreira diz que:
"É nesse contexto que os anos de 1970 irão assistir ao surgimento da chamada “crise da Psicologia Social”, motivada pela excessiva individualização da Psicologia Social Psicológica e dos movimentos sociais ocorridos nos anos de 1970 (como o feminismo, por exemplo).
Nesse sentido, a crise da Psicologia Social se caracterizou, sobretudo, pelo questionamento das bases conceituais e metodológicas da Psicologia Social Psicológica até então dominante, no que tange à sua validade, relevância e capacidade de generalização (Apfelbaum, 1992).
Os questionamentos se dirigiam principalmente à sua relevância social, isto é, ao fato dessa vertente da Psicologia Social usar uma linguagem científica cada vez mais neutra e afastada dos problemas sociais reais e, consequentemente, desenvolver modelos e teorias que não eram capazes de contribuir para a explicação da nova realidade social que surgia.
Adicionalmente, criticava-se a artificialidade dos experimentos conduzidos em laboratório, a falta de compromisso ético de seus mentores e a excessiva fragmentação dos modelos teóricos (Jones, 1985).
(...)
Em revisão recente sobre a Psicologia Social Crítica em seu país, Montero e Montenegro (2006) assinalam que ela se caracteriza principalmente por questionar os modos de produção de conhecimento e prática da Psicologia e perseguir a transformação social e a relevância social da pesquisa e intervenção sobre os problemas sociais que assolam o país.
Para tanto, coloca-se contra as abordagens positivistas e experimentais, a neutralidade científica e as perspectivas individualistas de abordagem dos fenômenos psicossociais, defendendo, ao contrário, a produção de um conhecimento contextualizado, participante e coconstruído por pesquisadores e atores sociais, como forma de contribuir para a solução dos problemas sociais que vivenciam e transformar sua realidade social."
Assertiva Correta.
c) A diferença entre os três modelos é essencialmente metodológica. Enquanto os modelos norte-americano e europeu utilizam-se basicamente de uma metodologia qualitativa, o modelo latino- americano emprega metodologia quantitativa.
De acordo com o artigo de Ferreira, o modelo latino-americano (Psic. Social Crítica) conduziu mais estudos de natureza qualitativa do que quantitativa. Veja:
"O exame da produção brasileira em Psicologia Social veiculada em seis dos principais periódicos nacionais nos últimos 10 anos permite a conclusão de que as três vertentes atuais da Psicologia Social encontram-se representadas nessa produção, com maior preferência por estudos de natureza teórica ou de natureza empírico-qualitativa conduzidos na perspectiva da Psicologia Social Crítica.
Já entre os estudos orientados pela Psicologia Social Psicológica predominam aqueles eminentemente quantitativos e, entre os apoiados na Psicologia Social Sociológica, aqueles de cunho qualititativo-quantitativo".
Assertiva Falsa.
d) Apesar de algumas diferenças superficiais, podemos dizer que a Psicologia Social Crítica é apenas um caso específico e particular da Psicologia Social Psicológica, devendo sua idiossincrasia a motivos relativos ao contexto socioeconômico.
Como vimos acima, a Psicologia Social Crítica questionou as bases conceituais e metodológicas da Psicologia Social Psicológica. Portanto, não podemos dizer que as diferenças são superficiais.
Assertiva Falsa.
e) A Psicologia Social Crítica no Brasil alcançou um grau tão alto de diferenciação e independência dos demais modelos que hoje ela é a única forma de Psicologia Social praticada no país.
A Psicologia Social Crítica não é a única forma de Psicologia Social no país. Veja o que diz Ferreira:
"Cumpre registrar, porém, que a Psicologia Social Crítica não é a única tendência dominante na América Latina, na medida em que nela coexistem múltiplas tendências, havendo, assim, vários psicólogos sociais na região que vêm desenvolvendo seus trabalhos com o apoio de referenciais da Psicologia Social norte-americana ou da Psicologia Social europeia".
Assertiva Falsa.
A alternativa correta é, portanto, a Letra B.
243) Pode-se dizer que o rápido processo de mudanças ocorridas nas relações e nos valores familiares nas últimas décadas
- A) alterou o modo como o desenvolvimento psicossexual ocorre nos diferentes estágios do ciclo vital.
- B) reforçou a hierarquia tradicional de papéis e as funções desempenhadas pelos diferentes membros do grupo familiar.
- C) favoreceu o desenvolvimento de princípios de educação coerentes e alinhados às demandas sociais atuais.
- D) manteve a função de continência, da família, para as ansiedades existenciais de seus membros durante o desenvolvimento.
- E) limitou a importância da família ao desempenho de funções biológicas em relação aos seus membros.
A alternativa correta é letra D) manteve a função de continência, da família, para as ansiedades existenciais de seus membros durante o desenvolvimento.
Gabarito Letra D
Pode-se dizer que o rápido processo de mudanças ocorridas nas relações e nos valores familiares nas últimas décadas:
a) alterou o modo como o desenvolvimento psicossexual ocorre nos diferentes estágios do ciclo vital.
Errado. As fases do desenvolvimento psicossexual, fase oral, anal, fálica, de latência e genital se mantém as mesmas.
b) reforçou a hierarquia tradicional de papéis e as funções desempenhadas pelos diferentes membros do grupo familiar.
Errado. Cada vez mais a hierarquia e as funções tradicionais delegadas a cada membro da família tem se transformado.
c) favoreceu o desenvolvimento de princípios de educação coerentes e alinhados às demandas sociais atuais.
Errado. Ainda estamos vivendo esse rápido processo de mudanças e sentindo seus efeitos, as famílias e a sociedade como um todo ainda procura encontrar quais são os princípios de educação que sejam mais adequados e alinhados as demandas sociais.
d) manteve a função de continência, da família, para as ansiedades existenciais de seus membros durante o desenvolvimento.
Certo!
“A função dos pais, enquanto educadores sociais, é a de estimular a confiança da criança, dando continência as suas angústias, estruturando sua mente. Desse modo, a função dos pais, além de transmitir a cultura, permite que a criança (ao longo do seu desenvolvimento) passe também a distinguir o certo do errado. Mas, para que isso ocorra, são necessárias evidentemente certas premissas, entre elas, a proibição do incesto” (Cohen, 1999)
Essa função, mesmo com as mudanças ocorridas nas relações e valores familiares, não foi transferida e se mantém como sendo da família.
e) limitou a importância da família ao desempenho de funções biológicas em relação aos seus membros.
Errado. Apesar de todas as transformações na estrutura familiar, esta ainda exerce importantes funções sociais, culturais e econômicas em seus membros.
Nosso gabarito é Letra D.
Referência
COHEN, Claudio. Bioética e sexualidade nas relações profissionais. São Paulo, Associação Paulista de Medicina, 1999.
244) Dentro dos grupos de trabalho, costuma existir um fenômeno chamado de diversidade cultural, que é definido como a representação, em um sistema social, de pessoas com diferentes identidades grupais. Caso a diversidade cultural não seja bem trabalhada, alguns fenômenos prejudiciais podem ocorrer, tais como
- A) a estereotipia, que é consequência do preconceito e refere-se a uma ação, ao comportamento em si.
- B) os esquemas, que são redes de informações organizadas mentalmente e interconectadas, baseadas em experiências pessoais.
- C) a discriminação, que são generalizações de crenças sobre características de um determinado grupo para todos os membros desse grupo.
- D) o preconceito, uma atitude negativa com grande carga afetiva perante integrantes de um grupo.
A alternativa correta é letra D) o preconceito, uma atitude negativa com grande carga afetiva perante integrantes de um grupo.
Dentro dos grupos de trabalho, costuma existir um fenômeno chamado de diversidade cultural, que é definido como a representação, em um sistema social, de pessoas com diferentes identidades grupais. Caso a diversidade cultural não seja bem trabalhada, alguns fenômenos prejudiciais podem ocorrer, tais como
De acordo com Leal & Cols., (2013, p. 950):
“...o preconceito se configura como o aspecto afetivo de uma atitude negativa frente a um grupo, ou a membros de um grupo estereotipado com base nas crenças acerca de atributos a ele associadas, o preconceito, conforme Allport (1954) será definido como uma atitude hostil e, portanto, negativa. Não raro, o preconceito e o estereótipo caminham juntos, e as pessoas utilizam suas crenças estereotipadas para justificar seu preconceito em relação a integrantes de determinados grupos”
Com base na literatura destacada, vamos a análise das alternativas:
a) a estereotipia, que é consequência do preconceito e refere-se a uma ação, ao comportamento em si.
Alternativa INCORRETA. Na realidade, o estereótipo não é entendido como consequência do preconceito, mas como a base ou matéria-prima do mesmo, até porque, sem a existência do estereótipo, muito possivelmente não haveria o preconceito.
b) os esquemas, que são redes de informações organizadas mentalmente e interconectadas, baseadas em experiências pessoais.
Alternativa INCORRETA. Os esquemas enquanto redes organizadas e interconectadas não são apenas baseadas em experiências pessoais, mas também em experiências sociais. Sobre isso, acompanhe o que destaca Leal & Cols., (2013, p. 45):
“As pessoas desenvolvem esquemas, ou redes de informação que são organizadas e mentalmente interconectadas, baseadas nas experiências pessoais e sociais anteriores e, então, usam tais esquemas para julgar situações atuais.”
c) a discriminação, que são generalizações de crenças sobre características de um determinado grupo para todos os membros desse grupo.
Alternativa INCORRETA. O estereótipo e não a discriminação, é que tem em sua essência crenças compartilhadas de forma genérica sobre determinada representação coletiva. Considerando isto destaca-se a colocação de Leal & Cols., 2013, p. 223:
“Estereótipo refere -se, portanto, a crenças e atributos compartilhados sobre um grupo. Essas crenças compartilhadas são generalizações que se fazem sobre os grupos.”
d) o preconceito, uma atitude negativa com grande carga afetiva perante integrantes de um grupo.
Alternativa CORRETA. De acordo com a literatura supracitada, o preconceito está conjugado ao estereótipo, encontrando-se nesse significativo aspecto afetivo de uma atitude negativa frente a uma determinada coletividade, portanto, está CERTO o que preconiza a alternativa.
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Fontes consultadas:
Leal, Noêmia Soares Barbosa, Soares, Mário Florentino, Rocha, Ivania Tavares da, & Ribeiro, Cristiane Galvão. (2013). A atitude dos universitários em relação ao profissional de limpeza urbana. Psicologia: Ciência e Profissão, 33(4), 946-963. https://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932013000400013
Psicologia social: principais temas e vertentes. Cláudio Vaz Torres, Elaine Rabelo Neiva [organizadores]. Porto Alegre : Artmed, 2011.
245) Dadas as afirmativas abaixo sobre a psicologia social, a qual se dedica a estudar o processo de trabalho,
I. A psicologia social do trabalho aborda temas como desemprego, vida do trabalhador fora do trabalho, saúde do trabalhador e as relações de trabalho.
II. A psicologia social do trabalho dialoga com a psicologia comunitária e com a psicologia política.
III. A questão de gênero é negligenciada pela psicologia social do trabalho.
verifica-se que está(ão) correta(s)
- A) I, apenas.
- B) I e II, apenas.
- C) I e III, apenas.
- D) II e III, apenas.
- E) I, II e III.
A alternativa correta é letra B) I e II, apenas.
Gabarito Letra B
Dadas as afirmativas abaixo sobre a psicologia social, a qual se dedica a estudar o processo de trabalho,
I. A psicologia social do trabalho aborda temas como desemprego, vida do trabalhador fora do trabalho, saúde do trabalhador e as relações de trabalho.
Certo! Esses são temas de interesse da psicologia social.
II. A psicologia social do trabalho dialoga com a psicologia comunitária e com a psicologia política.
Certo! Essas são áreas da psicologia fortemente interrelacionadas. As dimensões sociais da psicologia devem estar associadas com as dimensões comunitárias e políticas.
III. A questão de gênero é negligenciada pela psicologia social do trabalho.
Errado. A questão de gênero é um dos temas de grande relevância para a psicologia social do trabalho.
Assim, apenas I e II estão corretas.
Gabarito Letra B.
246) Segundo Sennet (2006, p. 12), “a revolução tecnológica da última geração tem florescido, sobretudo nas instituições menos presas a formas centralizadas de controle. Esse crescimento certamente tem um preço alto: desigualdades econômicas cada vez maiores e instabilidade social”. Esse argumento está presente nas análises da Psicologia Social Crítica do Trabalho e é correto afirmar que
- A) as mudanças tecnológicas pouco interferiram no cotidiano dos trabalhadores.
- B) as desigualdades sociais influenciam positivamente e minimizam o sofrimento psíquico no mundo do trabalho.
- C) estamos frente a novas formas de sofrimento psíquico relacionadas a revolução tecnológica no mundo do trabalho.
- D) a revolução tecnológica pouco influencia nas desigualdades sociais e instabilidade sociais.
- E) momentos de instabilidade social em um país impedem a evolução da revolução tecnológica.
A alternativa correta é letra C) estamos frente a novas formas de sofrimento psíquico relacionadas à revolução tecnológica no mundo do trabalho.
Esta resposta é apoiada pelo argumento de que as rápidas mudanças tecnológicas têm remodelado o ambiente de trabalho, introduzindo novos desafios e pressões. A Psicologia Social Crítica do Trabalho examina como essas mudanças afetam os trabalhadores, destacando que, embora a tecnologia possa trazer eficiência e novas oportunidades, também pode levar a uma maior precarização do trabalho, insegurança no emprego e uma sensação de alienação. Esses fatores contribuem para o surgimento de novas formas de sofrimento psíquico, como o estresse relacionado ao trabalho, a ansiedade e a depressão, que são consequências diretas da revolução tecnológica e das suas implicações sociais e econômicas.
247) Dadas as afirmativas abaixo quanto à pressuposição de que a categoria trabalho seja construtora da subjetividade e da sociedade,
I. um processo histórico-social;
II. uma relação de dinamicidade e interdependência biológica, psicológica e social;
III. uma relação entre a ordem fisiológica, psicológica e social;
IV. uma relação indeterminada entre indivíduo e sociedade.
verifica-se que está(ão) correto(s) apenas
- A) I.
- B) II e III.
- C) IV.
- D) III e IV.
- E) I, II e III.
Resposta: A alternativa correta é letra E) I, II e III.
Explicação:
- I. O trabalho é um processo histórico-social porque é através do trabalho que as sociedades se desenvolvem, criam cultura e história.
- II. O trabalho é uma relação de dinamicidade e interdependência biológica, psicológica e social, pois não se trata apenas de uma atividade econômica, mas também envolve aspectos da biologia humana (como o esforço físico), da psicologia (como a motivação) e da interação social (como a cooperação).
- III. O trabalho é uma relação entre a ordem fisiológica, psicológica e social, indicando que ele influencia e é influenciado por nosso corpo, mente e a sociedade em que vivemos.
As afirmativas I, II e III estão corretas pois reconhecem o trabalho como um elemento fundamental na construção da subjetividade e da sociedade, enquanto a afirmativa IV é descartada por sugerir uma relação indeterminada, o que não condiz com a natureza construtiva e determinante do trabalho na formação do indivíduo e da sociedade.
248) A representação social reúne algumas características básicas abaixo relacionadas, EXCETO
- A) Possui um caráter autônomo e criativo.
- B) Apresenta-se de forma construtiva.
- C) Apresenta o objeto concreto.
- D) Tem a propriedade de deixar intercambiáveis a sensação e a ideia.
Resposta: A alternativa correta é letra C) Apresenta o objeto concreto.
Explicação: As representações sociais são formas de conhecimento compartilhado que facilitam a comunicação entre os membros de uma comunidade ou grupo social. Elas são abstratas e simbólicas, não se referindo diretamente a objetos concretos, mas à maneira como esses objetos são percebidos e compreendidos dentro de um contexto social. Portanto, a alternativa C é a única que não se alinha com o conceito de representações sociais, pois sugere uma apresentação direta do objeto, o que não é característico desse tipo de representação.
249) A psicologia social surgiu no século XX como uma área de aplicação da psicologia estabelecendo uma ponte entre a psicologia e as ciências sociais (sociologia, antropologia, geografia, história, ciência política). Observe as afirmativas abaixo:
I) A Psicologia Social é a ciência que procura compreender os “como” e “porquês” do comportamento social. A interação social, a interdependência entre os indivíduos e o encontro social.
II) Seu campo de ação é o comportamento analisado em todos os contextos do processo de influência social.
III) A psicologia social é uma ciência que tem como objeto o estudo das manifestações comportamentais suscitadas pela interação de uma pessoa com outras pessoas, ou pela mera expectativa de tal interação.
IV) A influência dos fatores situacionais no comportamento do indivíduo frente aos estímulos sociais são percebidos pela psicologia social.
Sobre tais afirmativas podemos classificar como (F = Falsa; V = Verdadeira):
- A) V, V, V, V
- B) F. V, F, V
- C) V, F, F, F
- D) V, V, V, F
Explicação:
I) Verdadeira: A Psicologia Social realmente busca entender os processos sociais e as razões por trás do comportamento social, focando na interação e interdependência entre indivíduos.
II) Verdadeira: O campo de ação da Psicologia Social é amplo e inclui o comportamento em diversos contextos sociais, analisando como as pessoas são influenciadas pelo seu entorno social.
III) Verdadeira: O objeto de estudo da Psicologia Social são as manifestações comportamentais que surgem da interação entre pessoas, ou mesmo pela expectativa dessa interação.
IV) Verdadeira: A Psicologia Social considera os fatores situacionais e como eles influenciam o comportamento individual em resposta a estímulos sociais.
250) São campos de ações da Psicologia Social:
- A) Relações interpessoais: autoridade, hierarquias, poder e transtornos mentais.
- B) Fatores psicológicos da vida social: estereótipos, estigmas, alienação e capacidades cognitivas dos indivíduos.
- C) Saúde mental dos indivíduos, de maneira isolada
- D) Fatores sociais da Psicologia Humana:motivação, processo de socialização e estatuto (status) social.
ESTA QUESTÃO FOI ANULADA, NÃO POSSUI ALTERNATIVA CORRETA.
A Psicologia Social é um campo vasto que abrange diversos aspectos das interações humanas e dos processos sociais. As opções apresentadas na questão tocam em diferentes elementos que podem ser associados à Psicologia Social, mas nenhuma das alternativas é completamente abrangente ou precisa o suficiente para ser considerada correta isoladamente.
Por exemplo, a opção A menciona relações interpessoais e poder, que são temas relevantes, mas inclui transtornos mentais, que geralmente são estudados pela Psicologia Clínica. A opção B fala sobre estereótipos e alienação, que são importantes na Psicologia Social, mas a capacidade cognitiva dos indivíduos é um tema mais amplo que pode se estender para outras áreas da Psicologia. A opção C é inadequada porque a Psicologia Social não se concentra na saúde mental de maneira isolada, mas sim no contexto das interações sociais. Finalmente, a opção D aborda motivação e socialização, que são relevantes, mas o 'estatuto social' é apenas um dos muitos fatores sociais considerados pela Psicologia Social.