Questões Sobre Psicologia Social - Psicologia - concurso
251) São influenciadores da Psicologia Social no Brasil, EXCETO:
- A) Ponciano Ribeiro
- B) Nina Rodrigues
- C) Silvia Lane
- D) Aroldo Rodrigues
A alternativa correta é letra A) Ponciano Ribeiro.
Explicação:
Ponciano Ribeiro não é reconhecido como um dos influenciadores da Psicologia Social no Brasil. Os demais nomes listados - Nina Rodrigues, Silvia Lane e Aroldo Rodrigues - são figuras notáveis na história da Psicologia Social no país. Nina Rodrigues é conhecida por seus trabalhos pioneiros sobre raça e racismo no Brasil, Silvia Lane contribuiu significativamente para o desenvolvimento da Psicologia Social crítica e Aroldo Rodrigues é reconhecido por suas pesquisas em atitudes sociais e mudança de comportamento.
252) A representação social reúne algumas características básicas descritas abaixo. Analise as afirmativas a seguir e marque F para falsa ou V para verdadeira.
( ) É sempre representação de um objeto.
( ) Apresenta constantemente um caráter imagético e a propriedade de deixar intercambiáveis a sensação e a ideia, a percepção e o conceito.
( ) Há um caráter simbólico e significante.
( ) Tem um caráter construtivo.
Assinale a sequência CORRETA, de cima para baixo.
- A) V, V, V, V.
- B) V, V, F, V.
- C) F, F, V, V.
- D) F, F, F, F.
A alternativa correta é letra A) V, V, V, V.
A representação social reúne algumas características básicas descritas abaixo. Analise as afirmativas a seguir e marque F para falsa ou V para verdadeira.
A representação social, segundo Jodelet (SÊGA, 2000, p. 129), possui cinco características fundamentais:
a) é sempre representação de um objeto;
b) tem sempre um caráter imagético e a propriedade de deixar intercambiáveis a sensação e a ideia, a percepção e o conceito;
c) tem um caráter simbológico e significante;
d) tem um caráter construtivo;
e) tem um caráter um caráter autônomo e criativo
Decompondo o que destaca a literatura supracitada, vamos a análise das proposições apresentadas;
( C ) É sempre representação de um objeto.
CORRETA. A representação é a produção de sentido por meio da linguagem, vide item “a”.
( C ) Apresenta constantemente um caráter imagético e a propriedade de deixar intercambiáveis a sensação e a ideia, a percepção e o conceito.
CORRETA. Os sistemas imagéticos são dependentes de conhecimentos anteriores. A afirmativa apresentada nesta proposição pode ser conferida no item “b”.
( C ) Há um caráter simbólico e significante.
CORRETA. Simbólico e significante pois faz utilização da linguagem, confira no item “c”.
( C ) Tem um caráter construtivo.
CORRETA. A representação social tem caráter construtivo pois procura refletir a partir de uma realidade. O que traz a assertiva pode ser conferido no item
Considerando a análise das proposições apresentadas, ratifica-se que a sequência correta de cima para baixo é “V, V, V, V”, portanto, a alternativa LETRA “A” configura o GABARITO da questão analisada.
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Fonte consultada:
SÊGA, Rafael Augustos. O conceito de representação social nas obras de Denise Jodelet e Serge Moscovici. Revista Anos 90, Porto Alegre, n. 13, julho de 2000.
253) A respeito das relações sociais, podemos afirmar que, de acordo com Davidoff (2006), todas as afirmativas abaixo estão corretas, exceto:
- A) As pessoas tendem a concordar suas opiniões com a de grupos com poderes especiais, tais como família ou grupos de pares com longa história de interação pessoal.
- B) Conformidade é uma mudança nos comportamentos ou crenças resultantes da pressão do grupo, seja real ou imaginada.
- C) Quando a atitude considerada apoia-se em um componente de pensamento relativamente simples e rígido e diz respeito a pessoas ou grupos sociais, é chamada de persuasão.
- D) Um preconceito é uma atitude que transmite sentimentos negativos ou positivos sobre uma pessoa ou grupo de pessoas, com base em um estereótipo, uma crença que exagera as características de grupo.
- E) As pessoas selecionam algumas de suas atitudes, por meio dos princípios de aprendizagem comportamental, visto que uma forma de influência é a aprendizagem por observação.
A alternativa correta é letra C) Quando a atitude considerada apoia-se em um componente de pensamento relativamente simples e rígido e diz respeito a pessoas ou grupos sociais, é chamada de persuasão.
Gabarito: Letra C
A respeito das relações sociais, podemos afirmar que, de acordo com Davidoff (2006), todas as afirmativas abaixo estão corretas, exceto:
a) As pessoas tendem a concordar suas opiniões com a de grupos com poderes especiais, tais como família ou grupos de pares com longa história de interação pessoal.
Certo!
“As pessoas tendem a ceder a grupos com poderes e atributos especiais (Asch, 1951; Carron & Chelladurai, 1981; Festinger, 1950; French et al., 1960): (1) capacidade de discer- nimento, a habilidade de descobrir quem está e quem não está concordando; (2) capacidade coercitiva, o poder de impor penalidades para a não-concordância: (3) coesão, a noção de pertencer e de i intimidade, como em-uma família ou em grupos de pares com longa história de interação pessoal; (4) uma grande maioria em oposição. Em todos esses casos, a não-concordância tem custos altos: desa. provação, rejeição e punição. Ao mesmo tempo, a concordância traz aprovação, respeito, honra e pro- moções. A concordância para ganhar o apoio do grupo ou evitar a rejeição do grupo é chamada con- formidade normativa. A posição de uma pessoa em um grupo é outra forte influência na conformidade normativa. Se as pessoas sentem-se excepcionalmente seguras, ficam à vontade para falar abertamente, Aquelas que são apenas marginalmente aceitas também são diretas, talvez porque haja pouco a perder. Os indivíduos com posição moderada, que mais têm a perder ou a ganhar, provavelmente se conformam (Dittes & Kelley, 1956).”
b) Conformidade é uma mudança nos comportamentos ou crenças resultantes da pressão do grupo, seja real ou imaginada.
Certo!
“Definimos conformidade como uma mudança nos comportamentos e/ou nas crenças resultantes da pressão do grupo, seja real ou imaginada. Os psicólogos distinguem entre comportamento conformista (concordância) e crenças conformistas (aceitação). Em qualquer situação isolada, um dos quatro padrões possíveis emergirá: concordância e aceitação, concordância sem aceitação, aceitação sem concordância e ausência de aceitação e de concordância.”
c) Quando a atitude considerada apoia-se em um componente de pensamento relativamente simples e rígido e diz respeito a pessoas ou grupos sociais, é chamada de persuasão.
Errado. O que a questão descreve é o estereótipo.
“O que é um estereótipo? Quando a atitude considerada apóia-se em um componente de pensamento - relativamente simples e rígido e diz respeito a pessoas ou grupos sociais, é chamada de estereótipo Embora a palavra “estereótipo” tenha associações desagradáveis, os estereótipos não são necessariamente prejudiciais. Na vida diária, os seres humanos estão sempre generalizando, com base em suas experiências. porque não podem lidar individualmente com todas as pessoas (McCauley et al., 1980).”
d) Um preconceito é uma atitude que transmite sentimentos negativos ou positivos sobre uma pessoa ou grupo de pessoas, com base em um estereótipo, uma crença que exagera as características de grupo.
Certo!
“Os preconceitos são relacionados tanto com atitudes quanto com estereótipos. Um preconceito é uma atitude que transmite sentimentos negativos (ou positivos) sobre uma pessoa ou grupo de pessoas, com base em um estereótipo, uma crença que exagera as características de grupo. Frequentemente, os preconceitos são ligados à discriminação, conduta tendenciosa contra (ou a favor de) uma pessoa ou grupo, pelo fato de participar do grupo, e não por méritos individuais.”
e) As pessoas selecionam algumas de suas atitudes, por meio dos princípios de aprendizagem comportamental, visto que uma forma de influência é a aprendizagem por observação.
Certo!
“As pessoas selecionam aigumas atitudes por meio dos princípios de aprendizagem comportamental, sem ter ciência de estar aprendendo alguma coisa. Uma forma de influência é a aprendizagem por observação, simplesmente observar e imitar os outros. Também as recompensas e punições (condicionamento operante) provavelmente têm um papel influente. À aprovação e o apoio de pais e ou- ) tras figuras importantes são motivadores significativos para que se adotem as atitudes deles A crítica e a rejeição, entretanto, podem enfraquecer as atitudes. Mesmo que as consequências de uma questão não sejam importantes, a aprovação ou a desaprovação de pessoas totalmente estranhas pode influenciar as atitudes de uma pessoa (Insko, 1965).”
Nosso gabarito é Letra C
Fonte: DAVIDOFF, Linda. Introdução a psicologia. 3. ed. São Paulo, McGraw Hill do Brasil, 1985,
254) As abordagens críticas ao modelo dominante de Psicologia Social no Brasil até a década de 70:
- A) Têm por base o modelo científico das Ciências Naturais.
- B) Privilegiam o olhar especialista na leitura dos fenômenos humanos.
- C) Entendem que a pesquisa experimental é essencial para o estudo das relações indivíduo e sociedade.
- D) Consideram que a ciência não é isenta ao estudar a realidade social.
- E) Consideram que o empírico é o lugar de legitimação e produção de conhecimento.
A alternativa correta é letra D) Consideram que a ciência não é isenta ao estudar a realidade social.
Gabarito: Letra D
As abordagens críticas ao modelo dominante de Psicologia Social no Brasil até a década de 70:
a) Têm por base o modelo científico das Ciências Naturais.
Errado. Esse é o modelo dominante, e não as abordagens críticas.
b) Privilegiam o olhar especialista na leitura dos fenômenos humanos.
Errado. Esse é o modelo dominante, e não as abordagens críticas.
c) Entendem que a pesquisa experimental é essencial para o estudo das relações indivíduo e sociedade.
Errado. Esse é o modelo dominante, e não as abordagens críticas.
d) Consideram que a ciência não é isenta ao estudar a realidade social.
Certo! Esse é um fundamento das abordagens críticas.
e) Consideram que o empírico é o lugar de legitimação e produção de conhecimento.
Errado. Esse é o modelo dominante, e não as abordagens críticas.
Nosso gabarito é Letra D
255) Na perspectiva de Luckmann & Berger (1973), “a socialização secundária pressupõe a socialização primária”. Sobre essa afirmativa, é possível dizer que:
- A) A socialização primária precede a socialização secundária, sendo esta última a internalização de características da personalidade.
- B) A socialização secundária ocorre na infância em substituição ao processo de socialização primária.
- C) A socialização secundária é o processo subsequente à socialização primária, que introduz conhecimentos e funções específicas próprias às instituições sociais.
- D) O processo de socialização, primário e secundário, ocorre unicamente em grupo, por meio das instituições sociais.
- E) O indivíduo já nasce membro da sociedade, e não se torna membro da sociedade.
A alternativa correta é letra C) A socialização secundária é o processo subsequente à socialização primária, que introduz conhecimentos e funções específicas próprias às instituições sociais.
Gabarito: Letra C
Na perspectiva de Luckmann & Berger (1973), “a socialização secundária pressupõe a socialização primária”. Sobre essa afirmativa, é possível dizer que:
a) A socialização primária precede a socialização secundária, sendo esta última a internalização de características da personalidade.
Errado. A socialização secundária não é internalização de características de personalidade.
“Sobre a teorização de Berger e Luckmann (96), Dubar escreve que “o interesse essencial” da obra A Construção Social da Realidade “reside na tentativa de construir uma teoria operatória da socialização secundária que não é uma simples reprodução dos mecanismos da socialização primária” [97]. A socialização secundária é, segundo Dubar, provisoriamente definida por aqueles autores como “interiorização de submundos institucionais especializados” e “aquisição de saberes específicos e de papéis directa ou indirectamente enraizados na divisão do trabalho” (DUBAR, 1997, p. 189). E este sociólogo do trabalho (98) entende que, antes de mais, se trata da “incorporação de saberes especializados -- que chamaremos saberes profissionais -- que constituem saberes de um novo género”. Também eles têm subjacentes um vocabulário, receitas (ou fórmulas, proposições, procedimentos), um programa formalizado e um verdadeiro “universo simbólico” veiculando uma concepção do mundo (Weltsanschauung) ( 99) mas que, “contrariamente aos saberes de base da socialização primária, são definidos e construídos por referência a um campo especializado de actividades e são, portanto, ‘situados diversamente no interior do universo simbólico enquanto globalidade’ (idem, p. 191).”
b) A socialização secundária ocorre na infância em substituição ao processo de socialização primária.
Errado. A socialização secundária não substitui a primária.
c) A socialização secundária é o processo subsequente à socialização primária, que introduz conhecimentos e funções específicas próprias às instituições sociais.
Certo!
d) O processo de socialização, primário e secundário, ocorre unicamente em grupo, por meio das instituições sociais.
Errado.
“A socialização é definida, por estes autores, pela imersão dos indivíduos naquilo que Schütz chama “mundo vivido”, o qual é, simultaneamente, um “universo simbólico e cultural” e um “saber sobre este mundo” [Schütz, citado em DUBAR, 1997). A criança tomaria conhecimento (representaria) o mundo social no qual vive “não como um universo possível entre outros, mas como o mundo, o único mundo existente e concebível, o mundo tout court” (idem), e fá-lo-ia a partir de um “saber de base”, “préreflexivo” e “pré-dado”. Este ‘saber de base’ é adquirido, segundo Berger e Luckmann, com a aprendizagem da linguagem (falar, depois ler e escrever), a partir de “campos semânticos” em que estão organizadas as categorias, com base nas quais “[...] objectiva o mundo exterior no interior de uma linguagem e de um aparelho cognitivo nela fundado; ordena, a partir do interior da linguagem, objectos que são apreendidos enquanto realidades; fornece a estrutura no interior da qual tudo aquilo que ainda não é conhecido acabará por ser mais tarde conhecido (BERGER e LUCKMANN, 1973, p. 94) . A aprendizagem ‘primária’ da linguagem constituiria o processo fundamental da socialização primária “porque assegura em simultâneo ‘a posse subjectiva de um eu e de um mundo’ e, portanto, a consolidação dos papéis sociais” (DUBAR citando Berger e uckmann).”
e) O indivíduo já nasce membro da sociedade, e não se torna membro da sociedade.
Errado. O indivíduo se torna membro da sociedade.
Nosso gabarito é Letra C
256) Um estranho fala sobre uma pessoa que é baixa, magra e gosta de ler poesia, e depois lhe pede para adivinhar se é mais provável que essa pessoa seja um professor de literatura clássica numa tradicional universidade do país, motorista de caminhão, vendedor de livros ou balconista de lanchonete. A maioria das pessoas responderia: professor. Este tipo de resposta estaria associado a qual conceito da psicologia social?
- A) Heurística da disponibilidade.
- B) Heurística da representatividade.
- C) Heurística da ancoragem.
- D) Heurística da facilitação.
- E) Heurística lógica formal.
A alternativa correta é letra B) Heurística da representatividade.
Essa heurística é um atalho mental que nos ajuda a tomar decisões rápidas ao avaliar a probabilidade de um evento com base em quão similar ele é a um protótipo que temos em mente. No caso da questão, as características descritas da pessoa (baixa, magra e que gosta de ler poesia) são mais facilmente associadas ao estereótipo de um professor de literatura clássica do que às outras profissões listadas, levando a maioria das pessoas a escolher essa opção sem considerar dados estatísticos reais sobre a distribuição dessas profissões na população.
257) Estudos sobre a influência social mostram algumas técnicas utilizadas pelas pessoas. Numa delas o menino que precisa de dois reais para comprar balas pede a sua mãe 100 reais, o que obviamente ela lhe nega. Ele então diz: “está bem, 100 é muito mesmo, será que você pode me dar então dez reais?”
A qual tática estuda pela Psicologia Social, o exemplo se refere?
- A) “Bola baixa”.
- B) Reciprocidade.
- C) “Pé na porta”.
- D) Contraste perceptivo.
- E) “Porta na cara”.
A alternativa correta é letra E) “Porta na cara”.
Essa técnica é conhecida como "door-in-the-face" (porta na cara). É uma estratégia de persuasão em que uma pessoa começa com um grande pedido que será recusado e, em seguida, segue com um pedido menor que parece mais razoável em comparação. A técnica funciona porque o segundo pedido menor parece muito mais acessível após a recusa do grande pedido inicial, e a pessoa que nega o grande pedido pode se sentir compelida a aceitar o menor como uma concessão.
258) Considere as afirmativas a seguir sobre conceitos da Psicologia Social e assinale a alternativa correta.
I – Pela teoria da contingência, os líderes pouco aceitos pelo grupo são mais eficazes em situações em que as tarefas a serem realizadas pelo grupo são muito favoráveis ou muito desfavoráveis.
II – A liderança é um processo interacional, com características emergentistas, o que torna possível estabelecer-se a priori e com segurança qual a pessoa mais indicada para liderar um determinado grupo.
III – Os líderes, embora não nasçam feitos, são iguais na maioria das pessoas.
- A) São corretas as três afirmativas.
- B) É correta apenas a afirmativa II.
- C) É correta apenas a afirmativa I.
- D) São corretas apenas as afirmativas II e III.
- E) São corretas apenas as afirmativas I e III.
Resposta: A alternativa correta é letra E) São corretas apenas as afirmativas I e III.
Explicação:
Afirmativa I: A teoria da contingência sugere que a eficácia da liderança é dependente do contexto e das condições sob as quais a liderança é exercida. Isso significa que em situações extremas, onde as tarefas são muito favoráveis ou desfavoráveis, líderes pouco aceitos podem ser mais eficazes porque o contexto demanda uma liderança mais diretiva e menos dependente da aceitação do grupo.
Afirmativa II: Esta afirmativa é incorreta porque a liderança é um processo complexo e não é possível determinar a priori quem será um líder eficaz em todas as situações. A liderança emergentista sugere que as características de liderança podem surgir em diferentes indivíduos dependendo das circunstâncias específicas e interações dentro do grupo.
Afirmativa III: Esta afirmativa é correta ao sugerir que os líderes não nascem prontos, mas se desenvolvem, e que há um potencial de liderança na maioria das pessoas. A liderança pode ser aprendida e desenvolvida com experiência e educação.
259) A proposta de Martín-Baró (1989) de uma teoria dialética sobre o grupo humano se constrói a partir de uma análise crítica sobre as teorias grupais. O autor compreende que na sociedade atual, o grupo na sua singularidade expressa múltiplas determinações e as contradições presentes no capitalismo; ele aponta três grandes problemas da maioria dos modelos utilizados pela psicologia social tradicional:
- A) a perspectiva generalista, a ideia de neutralidade científica e o a-historicismo.
- B) a perspectiva universalista, a ideia de neutralidade científica e o a-historicismo.
- C) o a-historicismo, a pseudoneutralidade científica e política e a perspectiva universalista.
- D) a parcialidade dos paradigmas predominantes, a perspectiva individualista e o a-historicismo.
- E) a parcialidade dos paradigmas predominantes, a perspectiva generalista e a ideia de neutralidade científica.
Resposta: A alternativa correta é letra D) a parcialidade dos paradigmas predominantes, a perspectiva individualista e o a-historicismo.
Explicação: Martín-Baró criticava a tendência da psicologia social tradicional de ignorar as condições históricas e sociais que moldam o comportamento humano. Ele argumentava que muitos modelos psicológicos falham ao adotar uma perspectiva individualista que isola o indivíduo do seu contexto social e histórico. Além disso, ele apontava que a pretensa neutralidade científica muitas vezes esconde uma parcialidade que favorece os paradigmas predominantes, os quais podem perpetuar as estruturas de poder existentes. Portanto, a resposta D é a correta, pois reflete essas críticas ao destacar a parcialidade dos paradigmas, a perspectiva individualista e o a-historicismo.
260) Para Martín-Baró (1989) a identidade do grupo; o poder de que dispõe o grupo em suas relações com os demais grupos; e a atividade grupal são dimensões para diferenciar três tipos de grupos:
- A) primários, funcionais e estruturais.
- B) primários, funcionais e operacionais.
- C) inatos, socializadores e organizativos.
- D) inatos, socializadores e segregadores.
- E) primários, secundários e organizativos.
Segundo Martín-Baró, as dimensões de identidade do grupo, poder grupal e atividade grupal são essenciais para diferenciar tipos de grupos sociais. Grupos primários são caracterizados por relações pessoais e diretas, como família e amigos. Grupos funcionais são formados com objetivos específicos, como equipes de trabalho. Grupos estruturais têm uma organização e hierarquia definidas, como empresas e instituições governamentais.