Questões Sobre Psicologia Social - Psicologia - concurso
311) A respeito da história e dos fundamentos teóricos da Psicologia Social e da Psicologia Social Crítica, é correto afirmar que:
- A) As práticas hegemônicas da Psicologia Social brasileira, nas décadas de 1960 e 1970, estavam voltadas para os estudos das interações grupais, sob forte influência do modelo da Psicologia Social europeia.
- B) A Psicologia Social moderna, com o fenômeno da “individualização do social”, tem como representantes as teorias das Representações Sociais.
- C) A Psicologia Social brasileira, em oposição a outras áreas da Psicologia, desde seu início, tem como tradição os estudos do indivíduo na relação com o meio em que vive, com sua história e cultura.
- D) A Psicologia Social iniciou os estudos sobre preconceito, discriminação racial e exclusão social a partir do aumento dos chamados “crimes de ódio” na atualidade e da necessidade de explicar esses fenômenos sociais.
- E) A Psicologia Social Crítica questiona a compreensão dos fenômenos sociais como sendo naturais e a-históricos; estuda as relações sociais, as relações de poder e dominação e as práticas libertárias.
A alternativa correta é letra E) A Psicologia Social Crítica questiona a compreensão dos fenômenos sociais como sendo naturais e a-históricos; estuda as relações sociais, as relações de poder e dominação e as práticas libertárias.
Análise das alternativas:
a) As práticas hegemônicas da Psicologia Social brasileira, nas décadas de 1960 e 1970, estavam voltadas para os estudos das interações grupais, sob forte influência do modelo da Psicologia Social europeia.
INCORRETA. Na década de 60, a teorização da psicologia social brasileira estava centrada no cognitivismo, experimentalismo como método de pesquisa, individualismo, ou seja, análise dos fenômenos sociais a partir da perspectiva do indivíduo.
b) A Psicologia Social moderna, com o fenômeno da “individualização do social”, tem como representantes as teorias das Representações Sociais.
INCORRETA. A teoria das representações sociais estuda o conhecimento do senso comum com o propósito de descrever, explicar e interpretar os fenômenos sociais que ocorrem na vida cotidiana. Portanto, não é representante da individualização do social.
c) A Psicologia Social brasileira, em oposição a outras áreas da Psicologia, desde seu início, tem como tradição os estudos do indivíduo na relação com o meio em que vive, com sua história e cultura.
INCORRETA. Na década de 60, como dito anteriormente, a psicologia social brasileira baseava suas teorias em uma perspectiva a-histórica, já que o "homem" considerado nesses estudos seria uma ser humano presente em todos os tempos e espaços.
d) A Psicologia Social iniciou os estudos sobre preconceito, discriminação racial e exclusão social a partir do aumento dos chamados “crimes de ódio” na atualidade e da necessidade de explicar esses fenômenos sociais.
INCORRETA. Os estudos nessa área concentram-se principalmente na Europa e nos Estados Unidos, que são polos econômicos com muita imigração. No Brasil, o preconceito se expressa em atitudes cotidianas e também por meio das estrutura social que efetivamente exclui parte da população.
e) A Psicologia Social Crítica questiona a compreensão dos fenômenos sociais como sendo naturais e a-históricos; estuda as relações sociais, as relações de poder e dominação e as práticas libertárias.
CORRETA. A psicologia social crítica surge em um contexto em que as investigações começam a se estender do individual para o social, levando em conta os fatores políticos e econômicos, no sentido de se obter uma compreensão apropriada da vida social.
Fonte: TORRES, Cláudio Vaz; NEIVA, Elaine Rabelo. Psicologia social: principais temas e vertentes. Porto Alegre: Artmed, 2011.
312) […] a complexidade envolvida na definição e operacionalização do conceito de pobreza ganha maior alcance com o de vulnerabilidade social que apresenta uma noção multidimensional, considerando diversos fatores para sua definição, como o bem estar de indivíduos, grupos e comunidades, referindo-se a suas diferentes formas e graus de intensidade.
(Cartilha da Defensoria Pública de São Paulo sobre Vulnerabilidade Social, p.2).
Em relação à vulnerabilidade social e às intervenções realizadas pela psicologia e equipe nos Centros de Atendimento Multidisciplinar − CAM, considere:
I. O CAM avalia vulnerabilidade social com base nas situações de fragilidade identificadas e na classificação do tipo de vulnerabilidade social em que as pessoas se encontram, de acordo com o Índice Paulista de Vulnerabilidade Social − IPVS.
II. A intervenção junto à população em situação de rua, pela psicologia e pelo serviço social, está centrada na busca ativa da
família de origem para reinserção da pessoa no contexto familiar.
III. No CAM, a psicologia não tem possibilidade de realizar uma escuta atenta para a subjetividade da pessoa atendida em função dos limites de ação próprios da Defensoria, que visa prestar assessoria jurídica nos casos de violação de direitos.
IV. A pessoa em situação de rua pode apresentar situação criminal que demande atendimento pelo Centro de Atendimento Multidisciplinar Criminal (CAMCrim), problemas de saúde que necessite de atendimento no Consultório de Rua do SUS, problemas socioassistenciais que demandem atendimento pelo SUAS.
Está correto o que se afirma APENAS em:
- A) I e III.
- B) I e IV.
- C) II e IV.
- D) I, II e IV.
- E) I e III.
ESTA QUESTÃO FOI ANULADA, NÃO POSSUI ALTERNATIVA CORRETA
QUESTÃO ANULADA
O gabarito preliminar era ALTERNATIVA D, cuja afirmação considera corretos os itens I, II e IV.
Provavelmente, o que propiciou a anulação foi a redação do ITEM I, que prejudicou seu julgamento. Vejamos:
I. O CAM avalia vulnerabilidade social com base nas situações de fragilidade identificadas e na classificação do tipo de vulnerabilidade social em que as pessoas se encontram, de acordo com o Índice Paulista de Vulnerabilidade Social − IPVS.
Se basearmos nossa resposta na cartilha de vulnerabilidade social da Defensoria Pública, perceberemos a existência de um equívoco na afirmação. O trecho que o denuncia é o seguinte:
A Fundação Seade, a partir de uma demanda da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, elaborou um sistema de indicadores da responsabilidade social de cada município. Com referido sistema, desenvolveu-se o Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS). Este indicador configurou-se em importante instrumento para subsidiar a definição de prioridades e estratégias para a ação pública, visando o combate à pobreza.
[...] Diante de situações em que a demanda central encaminhada ao CAM refere-se à situação de vulnerabilidade social, temos como diretrizes oferecer ao usuário a escuta qualificada e facilitar o acesso às Políticas Sociais.
Repare que em nenhum momento foi dito que o CAM utiliza o Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS).
Logo, não se pode dizer que a afirmação do ITEM I esteja correta.
Fonte: http://www.defensoria.sp.gov.br/dpesp/repositorio/0/documentos/cam/Vulnerabilidade%20Social.pdf
313) Na Psicologia, a pesquisa científica tem sido fundamental para produção de novos conhecimentos. A este respeito, considere as afirmações a seguir.
I. Nas Ciências Humanas e Sociais, durante a elaboração do projeto de pesquisa, a formulação de hipóteses é fundamental para explicitar o rigor científico na construção do conhecimento.
II. A pesquisa-ação, como pensada por Kurt Lewin, rompe com os pressupostos epistemológicos do pensamento positivista de neutralidade e de dicotomia entre sujeito e objeto. Visa ao estudo, e intervenção, do fenômeno em seu contexto social.
III. Na perspectiva da relevância social, entende-se que toda pesquisa científica deve resultar em intervenções junto à população estudada.
IV. Segundo o referencial teórico-metodológico do construcionismo social, a entrevista é uma interação conversacional que deve acontecer em uma relação menos assimétrica, pois as informações não são objetos prontos a serem coletados ou obtidos, mas são produzidas em conjunto por quem pesquisa e por quem participa voluntariamente da pesquisa.
Está correto o que se afirma APENAS em
- A) I e III.
- B) II e IV.
- C) III.
- D) I.
- E) I e IV.
A alternativa correta é letra B) II e IV.
Análise dos itens incorretos:
I. Nas Ciências Humanas e Sociais, durante a elaboração do projeto de pesquisa, a formulação de hipóteses é fundamental para explicitar o rigor científico na construção do conhecimento.
INCORRETO. As hipóteses são as respostas prováveis ao problema, assumindo o caráter de indagações a serem investigadas durante a pesquisa. Já a metodologia é fundamental para explicitar o rigor científico na construção do conhecimento.
II. A pesquisa-ação, como pensada por Kurt Lewin, rompe com os pressupostos epistemológicos do pensamento positivista de neutralidade e de dicotomia entre sujeito e objeto. Visa ao estudo, e intervenção, do fenômeno em seu contexto social. CORRETO.
III. Na perspectiva da relevância social, entende-se que toda pesquisa científica deve resultar em intervenções junto à população estudada.
INCORRETO. Não necessariamente a pesquisa científica deve resultar em intervenções junto à população para a perspectiva da relevância social.
IV. Segundo o referencial teórico-metodológico do construcionismo social, a entrevista é uma interação conversacional que deve acontecer em uma relação menos assimétrica, pois as informações não são objetos prontos a serem coletados ou obtidos, mas são produzidas em conjunto por quem pesquisa e por quem participa voluntariamente da pesquisa. CORRETO.
Logo, está correto o que se afirma apenas em II e IV.
314) Pichon-Riviere, trouxe grande contibuição a compreensão sobre a estrutura e o funcionamento dos grupos, bem como para a intervenção no campo grupal, por meio da teoria e da técnica de Grupo Operativo, cujos pilares teóricos fundamentam-se na psicanálise e na psicologia social. Atualmente profissionais, das diversas especializações, usam o termo grupo operativo para designar grupos de psicoeducação ou grupos de aprendizagem, contrapondo-se a grupo psicoterápico. Considerando o pensamento de Pichon esta divisão entre educação e saúde não se aplica porque:
I. A técnica de grupos operativos se conecta com a atuação do psicólogo e do padagogo, pois ambos se voltam à promoçãoa da saúde, independente das diferenças e características do meio em que os sujeitos estejam inseridos.
II. A técnica de grupo operativo aplica-se preferencialmente à área da educação, segundo Pichon, pois seu principal objetivo é promover processos interativos de aprendizagem para os sujeitos envolvidos.
III. Para Pichon, saúde mental e aprendizagem são sinônimos na medida em que há uma apropriação ativa da realidade que integra uma experiência nova e um estilo próprio de aprender.
IV. Considerando a formação, atuação clínica e estudos empreendidos por Pichon, somente o profissional de psicologia detém as técnicas e conhecimento necessários para atuar com grupos operativos.
Indique a afirmativa correta:
- A) Afirmativa I e II estão corretas.
- B) Afirmativa II e III estão corretas.
- C) Afirmativa I e IV estão corretas.
- D) Afirmativa I e III estão corretas.
A alternativa correta é letra D) Afirmativa I e III estão corretas.
Análise dos itens:
I. A técnica de grupos operativos se conecta com a atuação do psicólogo e do padagogo, pois ambos se voltam à promoção da saúde, independente das diferenças e características do meio em que os sujeitos estejam inseridos. CORRETO.
II. A técnica de grupo operativo aplica-se preferencialmente à área da educação, segundo Pichon, pois seu principal objetivo é promover processos interativos de aprendizagem para os sujeitos envolvidos.
INCORRETO. Segundo Pichon Riviere, a técnica operativa do grupo, sejam quais forem os objetivos propostos no grupo (diagnóstico institucional, aprendizagem, criação artística, planejamento, etc.), tem como finalidade que seus integrantes aprendam a pensar numa co-participação do objeto de conhecimento, entendendo-se que pensamento e conhecimento não são fatos individuais, mas produções sociais. Portanto, seu objetivo é mais amplo do que foi descrito pelo item.
III. Para Pichon, saúde mental e aprendizagem são sinônimos na medida em que há uma apropriação ativa da realidade que integra uma experiência nova e um estilo próprio de aprender. CORRETO.
IV. Considerando a formação, atuação clínica e estudos empreendidos por Pichon, somente o profissional de psicologia detém as técnicas e conhecimento necessários para atuar com grupos operativos.
INCORRETO. Não somente o profissional de psicologia é capacitado para trabalhar com grupos operativos. O autor afirma que grupos operativos heterogêneos de aprendizagem são uma garantia de eficiência, pois incluem, em níveis que alternam funcionalmente, psiquiatras, psicólogos, sociólogos, economistas, etc.
Portanto, as afirmativas I e III estão corretas.
Fonte: PICHON-RIVIERI, Enrique. O processo grupal. Martins Fontes, 1988.
315) No Brasil, a proteção à criança e ao adolescente é garantida por lei, por meio do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Porém, nas instituições, a defesa de seus direitos costuma se apoiar em referenciais tradicionalmente criminalizadores da família. Quando a criança ou o adolescente não se encontra em condições tidas por especialistas como “normais”, o Estado reserva-lhes abrigos ou estabelecimentos de medida socioeducativa, procedimento visto como proteção, embora lhes seja imposto um modelo instituído de assistência. Em nome da proteção, encontramos, assim, uma racionalidade política que, segundo Foucault, ocorre às expensas do sistema jurídico da lei e que procura regular a vida humana, cujo foco é a população vista enquanto fonte de riqueza. Tal lógica é chamada por Foucault de:
- A) disciplina;
- B) panoptismo;
- C) repressão;
- D) biopolítica;
- E) exclusão social.
A alternativa correta é letra D) biopolítica;
Para respondermos a presente questão, é fundamental entendermos o trecho apresentado, particularmente, as últimas linhas dele. Vamos ler novamente:
"Em nome da proteção, encontramos, assim, uma racionalidade política que, segundo Foucault, ocorre às expensas do sistema jurídico da lei e que procura regular a vida humana, cujo foco é a população vista enquanto fonte de riqueza."
Acima está a ideia central da questão. O texto fornecido é relativamente extenso e até um pouco prolixo em vista do que foi pedido. Destacar as principais linhas costuma auxiliar na seleção da melhor resposta.
Basicamente, temos que nos perguntar: sobre o que essas últimas linhas estão falando?
Silveira (2005) discorre sobre as ideias de Foucault sobre o conceito descrito:
[...] a biopolítica é uma forma de poder, que intervém, sobretudo, para aumentar a vida, controlando seus acidentes, suas eventualidades, suas deficiências globais. Ela age tentando regular a população. [...] também pratica uma normalização, mas, diferentemente das disciplinas, ocorre por meio de mecanismos de regulação ou de mecanismos de segurança, que atuam sobre os processos de vida de uma dada população.
Como podem ver, a biopolítica procura regular a vida humana, o que está de acordo com a descrição apresentada no enunciado.
As demais opções não combinam com tal descrição. Logo, podemos eliminá-las.
Fonte: SILVEIRA, Rafael. Michel Foucault: poder e análise das organizações. Rio de Janeiro: FGV, 2005.
316) Segundo Philippe Ariès, o sentimento moderno de infância, que corresponde à ideia de que a criança é portadora de particularidades distintas do adulto, surgiu a partir do movimento de escolarização iniciado no século XVII. O aprendizado da criança passaria a não mais ocorrer através da convivência direta dos adultos, ao mesmo tempo em que a família foi chamada a se transformar num espaço de afeição em relação aos filhos. Os responsáveis por esse movimento foram fundamentalmente:
- A) pequeno-burgueses;
- B) médicos higienistas e puericulturistas;
- C) nobres e aristocratas;
- D) reformadores católicos e protestantes;
- E) famílias camponesas e proletárias.
A alternativa correta é letra D) reformadores católicos e protestantes;
Cauvilla (1999) cita Ariès em seu artigo "Sobre um momento da constituição da ideia de infância: ponto de vista de um historiador".
Ariès explica que:
"a criança foi separada dos adultos e mantida à distância numa espécie de quarentena, antes de ser solta no mundo. Essa quarentena foi a escola, o colégio. [...] Essa separação - e essa chamada à razão - das crianças deve ser interpretada como uma das faces do grande movimento de moralização dos homens promovido pelos reformadores católicos ou protestantes ligados à Igreja, às leis ou ao Estado".
O movimento citado mantém relação com o processo de escolarização, que se estende até os nossos dias.
Considerando o trecho destacado, pode-se dizer que os responsáveis foram os reformadores católicos e protestantes.
As demais alternativas mencionam grupos de população que não tem relação com o processo. Dessa forma, podemos descartá-las.
Fonte: CAUVILLA, Waldir. Sobre um momento da constituição da idéia de infância: ponto de vista de um historiador. Estilos clin. São Paulo, v. 4, n. 6, p. 72-79, jul.1999.
317) Leia o fragmento de texto a seguir.
“A atuação da Psicologia e da Psicologia Social no Brasil teve início bem antes de se apresentarem como disciplinas autônomas, portanto, anteriormente à regulamentação da profissão, que se deu através da Lei nº 4.119, de 27 de agosto de 1962. Da mesma maneira, os primeiros cursos de Psicologia, criados na Pontifícia Universidade Católica do Rio de janeiro (1953), na Universidade de São Paulo (1958) e na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1962), antecederam a regulamentação e a delimitação do currículo mínimo de Psicologia, ambas ocorridas em 1962. De acordo com Bomfim (1991), a Psicologia Social iniciou sua construção na década de 30, com o primeiro curso de Psicologia Social ministrado por Raul Briquet (1887–1953) na Escola Livre de Sociologia e Política de São Paulo. Desse curso resultou o livro Psicologia Social, em 1935. Cabe salientar que se trata do segundo livro de autor brasileiro com tal título, o primeiro foi publicado em 1922 por Oliveira Viana. No ano de 1935, Artur Ramos de Araújo Pereira (1903–1949) ministra na Escola de Economia e Direito da Universidade do Distrito Federal, o curso de Psicologia Social e, em 1936, edita o seu livro Introdução à Psicologia Social.”
(Molon, 2001, p. 43.)
Tendo em vista o breve histórico da psicologia social no Brasil, assinale a alternativa que evidencia características do período marcado pela crise da psicologia social no Brasil.
- A) As décadas de 1950 e 1960 no Brasil são marcadas pelas tendências pragmáticas das relações e produtividade grupal desenvolvida nos Estados Unidos e fenomenológica do contexto europeu.
- B) Em 1972, Aroldo Rodrigues publica Psicologia Social, marcando o nascimento da Associação Latino‐Americana de Psicologia Social – Alapso, o que o elege principal representante da Psicologia Social Crítica.
- C) Em 1971, com a criação da Pós‐Graduação em Psicologia Social em São Paulo, formam‐se os pesquisadores que disseminam linhas de estudo sobre a identidade social, aliando teoria e prática, além de reforçar a perspectiva estadunidense.
- D) A década de 1970 é dissidente no curso da Psicologia Social Brasileira por romper com a importação de conhecimentos, principalmente dos Estados Unidos, trabalhando criticamente temas como dependência e interdependência, atração interpessoal, tendências à associação com outros, agressão, violência e altruísmo.
A alternativa correta é letra A) As décadas de 1950 e 1960 no Brasil são marcadas pelas tendências pragmáticas das relações e produtividade grupal desenvolvida nos Estados Unidos e fenomenológica do contexto europeu.
Utilizando a mesma referência do enunciado, Molon (2001) discorre sobre o histórico da psicologia social citando Lane (1986):
[...] as primeiras sistematizações em termos da Psicologia Social iniciam orientadas por duas tendências predominantes: a tradição pragmática dos Estados Unidos, que pretendia alterar e/ou criar atitudes objetivando a harmonização das relações grupais e a produtividade grupal.
A partir do trecho acima, concluímos que está correta a ALTERNATIVA A.
Demais alternativas:
b) Em 1972, Aroldo Rodrigues publica Psicologia Social, marcando o nascimento da Associação Latino‐Americana de Psicologia Social – Alapso, o que o elege principal representante da Psicologia Social Crítica.
INCORRETA. Aroldo Rodrigues foi um dos fundadores da ALAPSO, porém esta associação só foi criada em 1973, um ano após a publicação do livro.
c) Em 1971, com a criação da Pós‐Graduação em Psicologia Social em São Paulo, formam‐se os pesquisadores que disseminam linhas de estudo sobre a identidade social, aliando teoria e prática, além de reforçar a perspectiva estadunidense.
INCORRETA. Os pesquisadores e professores dessa pós-graduação tinham como diferencial a capacidade de atuação na realidade brasileira e eram insatisfeitos com os resultados de pesquisas advindas dos Estados Unidos.
d) A década de 1970 é dissidente no curso da Psicologia Social Brasileira por romper com a importação de conhecimentos, principalmente dos Estados Unidos, trabalhando criticamente temas como dependência e interdependência, atração interpessoal, tendências à associação com outros, agressão, violência e altruísmo.
INCORRETA. Esses temas são próprios dos países de primeiro mundo, como os Estados Unidos. Os autores críticos desse tipo de psicologia social abordam outros temas, como ideologia, e se contrapõem à psicologia positivista.
Fonte: MOLON, Susana Inês. A Psicologia Social Abrapsiana: apontamentos históricos. 2002.
318) De acordo com Rodrigues (2000, p. 21), “a distinção, pois, entre psicologia social e outros setores da psicologia, parece‐nos suficientemente clara, desde que atentemos para o fato de que o que identifica uma determinada área da psicologia é a ênfase posta no estudo de certos fenômenos psicológicos. No caso da psicologia social, o que a caracteriza é a ênfase colocada na influência de fatores situacionais do comportamento interpessoal”.
De acordo com o exposto, a referida ênfase sinaliza que a psicologia social guarda relação tanto com os conhecimentos do senso comum, quanto com o conhecimento científico. Nesse sentido, assinale a alternativa que evidencia, simultaneamente, a relação da psicologia social com o senso comum e com o conhecimento científico.
- A) A relação causal entre indivíduos com condutas estáveis e indivíduos com condutas instáveis é a única que pode ser obtida pela sistematização do conhecimento existente no cotidiano desses indivíduos.
- B) É no estudo da atribuição de causalidade dos comportamentos internos (particularidades dos sujeitos) ou externos aos indivíduos (ambiente), que se pode verificar a relação causal entre essas condutas.
- C) A relação causal entre indivíduos amigos porque possuem valores comuns, e indivíduos menos amigos porque possuem valores conflitivos é dada somente pela sistematização do conhecimento existente no cotidiano desses indivíduos.
- D) É mais provável que indivíduos com valores comuns tendam a ser mais amigos, do que aqueles com valores conflitivos. A confirmação da validade desse conhecimento é possível por meio de sistematizações que irão predizer um novo conhecimento.
Alternativa D: É mais provável que indivíduos com valores comuns tendam a ser mais amigos, do que aqueles com valores conflitivos. A confirmação da validade desse conhecimento é possível por meio de sistematizações que irão predizer um novo conhecimento.
A psicologia social estuda como os indivíduos são influenciados por seu contexto social e como isso afeta seu comportamento interpessoal. A alternativa D reflete essa relação, pois sugere que valores compartilhados (um aspecto situacional) podem influenciar a formação de amizades (um comportamento interpessoal). Além disso, a alternativa reconhece a importância da sistematização do conhecimento, que é uma característica do método científico, para validar e prever fenômenos sociais, ligando assim o senso comum ao conhecimento científico.
319) Segundo Bock, “a nossa vida cotidiana é demarcada pela vida em grupo. Estamos o tempo todo nos relacionando com outras pessoas. Mesmo quando ficamos sozinhos, a referência de nossos devaneios são os outros: pensamos em nossos amigos, na próxima atividade que vamos realizar, pensamos no nosso namoro, em nossa família (2008, p. 220)”.
Ainda, segundo a autora, sobre o que seja grupo, é INCORRETO afirmar que
- A) realiza as regras e promove os valores da sociedade.
- B) atravessa, de forma invisível, todo tipo de organização social.
- C) é o sujeito da transformação, da rebeldia, da produção do novo.
- D) é o elemento que completa a dinâmica da construção social da realidade.
A alternativa correta é letra B) atravessa, de forma invisível, todo tipo de organização social.
A questão solicita a escolha da alternativa INCORRETA.
Vejamos as opções que podemos descartar, pois estão CORRETAS:
Sobre o grupo é possível afirmar que:
- realiza as regras e promove os valores da sociedade;
- é o sujeito da transformação, da rebeldia, da produção do novo;
- é o elemento que completa a dinâmica da construção social da realidade.
NÃO podemos afirmar que o grupo:
b) atravessa, de forma invisível, todo tipo de organização social.
Essa descrição, segundo Bock (2001), refere-se ao conceito de instituição, não de grupo.
Fonte: BOCK, A. M. M.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. T. Psicologias: Uma Introdução ao Estudo de Psicologia. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2001.
320) Sobre grupos, de acordo com Bock; Furtado & Teixeira (2008, p. 227), associe adequadamente as colunas a seguir.
1. Argumentos reais ou imaginários, manifestos ou velados que seus membros utilizam para garantir a fidelidade dos demais aos objetivos do grupo.
2. Condição necessária para manutenção do grupo e que, de acordo com suas características, apresenta maior ou menor.
3. Modos de comunicação grupal, desempenho de papéis, relações de poder vividas no grupo.
4. Força de convencimento – carisma – exercida por um ou mais indivíduos sobre os outros e o tipo de atividade desenvolvida no grupo.
( ) Propriedades estruturais do grupo.
( ) Liderança e realização do grupo.
( ) Padrão do grupo.
( ) Coesão do grupo.
A sequência está correta em
- A) 4, 3, 2, 1.
- B) 2, 1, 3, 4.
- C) 3, 4, 1, 2.
- D) 1, 2, 4, 3.
A alternativa correta é letra C) 3, 4, 1, 2.
Para associar corretamente as colunas devemos nos ligar em palavras-chave que nos ajudam na relação entre descrição do conceito e denominação deste. Veja:
(3) Propriedades estruturais do grupo: modos de comunicação grupal, desempenho de papéis, relações de poder vividas no grupo.
(4) Liderança e realização do grupo: força de convencimento – carisma – exercida por um ou mais indivíduos sobre os outros e o tipo de atividade desenvolvida no grupo.
(1) Padrão do grupo: argumentos reais ou imaginários, manifestos ou velados que seus membros utilizam para garantir a fidelidade dos demais aos objetivos do grupo.
(2) Coesão do grupo: condição necessária para manutenção do grupo e que, de acordo com suas características, apresenta maior ou menor.
De acordo com os autores, as definições acima foram originadas dos estudos sobre grupos feitos por Lewin.
Fonte: BOCK, A. M. M.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. T. Psicologias: Uma Introdução ao Estudo de Psicologia. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2001.