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Questões Sobre Psicologia Social - Psicologia - concurso

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341) Sobre os movimentos que buscam a igualdade de gênero, é correto afirmar que:

  • A) iniciaram-se no século XVII, com a conquista do direito de voto para mulheres.
  • B) não tem representação no governo federal, sob o formato de secretarias ou ministérios.
  • C) contrariam a constituição federal.
  • D) o feminismo de terceira onda relativiza algumas das críticas de correntes feministas anteriores sobre a pornografia e prostituição.
  • E) não garantiram conquistas para as mulheres.

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A alternativa correta é letra D) o feminismo de terceira onda relativiza algumas das críticas de correntes feministas anteriores sobre a pornografia e prostituição.

Análise das alternativas:

 

a) Incorreta. Os movimentos que buscam igualdade de gênero, particularmente, o que se refere ao feminismo iniciou-se no século XV. 

 

b) Incorreta. No governo federal, foi criada uma Secretaria de Políticas para as Mulheres, que auxiliou na elaboração do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres - http://www.mulheres.ba.gov.br/arquivos/File/Publicacoes/PlanoNacionaldePoliticasparaasMulheres20132015.pdf

 

c) Incorreta. NÃO contrariam a constituição federal, pelo contrário, os movimentos que buscam a igualdade de gênero legitimam parte dos direitos individuais e coletivos.

 

d) Correta. A terceira onda feminista surgiu a partir da metade dos anos 80 em resposta aos ideais e iniciativas trazidos pela segunda onda. Esta correto o que se afirma e, portanto, será nossa resposta. 

 

e) Incorreta. Pelo contrário, estes movimentos garantiram conquistas para as mulheres.

 


Fonte: NEGREIROS, Maria J. Discriminação de gênero no Brasil e os mecanismos internacionais de proteção aos direitos humanos. Departamento de Direito PUC-RIO, 2008.

342) “A psicologia social é o estudo das manifestações comportamentais suscitadas pela interação de uma pessoa com outras pessoas, ou pela mera expectativa de tal interação.”

 

(Aroldo Rodrigues – Psicologia Social.)


Sobre os objetivos investigados por essa área da Psicologia, analise.


I. A interação social.
II. O encontro social.
III. A interdependência entre os indivíduos.


Estão corretas as alternativas

  • A) I, II e III.

  • B) I e II, apenas.

  • C) I e III, apenas.

  • D) II e III, apenas.

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A alternativa correta é letra A) I, II e III.

Conseguimos julgar os itens utilizando como referência o livro "Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia" de Bock e colaboradores (2001). Os autores explicam que, segundo Aroldo Rodrigues:

a Psicologia social é o estudo das “manifestações comportamentais suscitadas pela interação de uma pessoa com outras pessoas, ou pela mera expectativa de tal interação”. A interação social, a interdependência entre os indivíduos, o encontro social são os objetos investigados por essa área da Psicologia.


Portanto, estão corretos os itens I, II e III.

 

 

Fonte: BOCK, A. M. M.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. T. Psicologias: Uma Introdução ao Estudo de Psicologia. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2001.

343) Por toda carreira de 30 anos, Lewin dedicou-se à área amplamente definida da motivação humana, descrevendo o comportamento humano no total contexto social e físico. Seu conceito geral de psicologia era prático, concentrado nas questões sociais que afetam a nossa vida pessoal e profissional. Buscava humanizar as fábricas da época, de modo que o trabalho se tornasse mais uma fonte de satisfação pessoal do que apenas uma forma de ganhar a vida. De acordo com a Topologia de Lewin, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


(  ) O espaço vital consiste na necessidade de as pessoas interagirem com o ambiente psicológico e exibe diversos graus de desenvolvimento em função da quantidade e do tipo de experiência acumulados.


(  ) No mapa topológico, usado para criar o diagrama de algumas formas de comportamento e de fenômenos psicológicos, Lewin usava vetores para representar a direção do movimento do indivíduo em busca da meta. Todavia, não usava a noção de peso para se referir à valência positiva ou negativa.


(  ) O conhecimento a respeito da teoria de campo da física fez com que ele imaginasse que as atividades psicológicas de um indivíduo também ocorrem em uma espécie de campo psicológico, chamado espaço vital – que compreende todos os acontecimentos do passado, do presente e do futuro que nos afetam.


(  ) Lewin tentou criar um modelo matemático para representar esse conceito teórico de processos psicológicos. Escolheu a topologia, uma forma de geometria, para criar um diagrama do espaço vital, mostrando objetivos possíveis de uma pessoa e os caminhos que conduziam a essas metas em qualquer momento determinado.


A sequência está correta em

  • A) V, V, V, V.

  • B) V, F, V, F.

  • C) V, V, F, F.

  • D) V, F, V, V.

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A alternativa correta é letra D) V, F, V, V.

Dentre os itens apresentados, todos estão corretos, exceto o segundo. Vejamos os itens corretos para relembrar a teoria de Lewin

  • O espaço vital consiste na necessidade de as pessoas interagirem com o ambiente psicológico e exibe diversos graus de desenvolvimento em função da quantidade e do tipo de experiência acumulados.
  • O conhecimento a respeito da teoria de campo da física fez com que ele imaginasse que as atividades psicológicas de um indivíduo também ocorrem em uma espécie de campo psicológico, chamado espaço vital – que compreende todos os acontecimentos do passado, do presente e do futuro que nos afetam.
  • Lewin tentou criar um modelo matemático para representar esse conceito teórico de processos psicológicos. Escolheu a topologia, uma forma de geometria, para criar um diagrama do espaço vital, mostrando objetivos possíveis de uma pessoa e os caminhos que conduziam a essas metas em qualquer momento determinado.

Análise do item incorreto:

  • No mapa topológico, usado para criar o diagrama de algumas formas de comportamento e de fenômenos psicológicos, Lewin usava vetores para representar a direção do movimento do indivíduo em busca da meta. Todavia, não usava a noção de peso para se referir à valência positiva ou negativa.

Diferente do que se afirma, Lewin usava a noção de peso para se referir à valência positiva ou negativa. 

 

Portanto, a sequência correta é V, F, V, V

 

 

Fonte: LEWIN, Kurt. Princípios de psicologia topológica. Editora da Universidade de Sao Paolo, 1973.

344) As experiências de “psicologia comunitária”, no Brasil, tiveram seu início em bairros populares, favelas, associações de bairro, comunidades eclesiais de base, movimentos populares em geral. Deste modo, a produção teórica e prática da psicologia social comunitária é marcada pela busca do desenvolvimento da consciência crítica, da ética da solidariedade e de práticas cooperativas ou mesmo autogestionárias, a partir da análise dos problemas

  • A) gerais.

  • B) macrossociais.

  • C) macroeconômicos.

  • D) cotidianos.

  • E) sazonais.

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A alternativa correta é letra D) cotidianos.

A questão foi baseada no livro de Campos (1996), no qual a autora salienta que:

Tipicamente, os trabalhos comunitários partem de um levantamento das necessidades e carências vividas pelo grupo-cliente, sobretudo no que se refere às condições de saúde, educação e saneamento básico. [...] procura-se trabalhar com os grupos populares para que eles assumam progressivamente seu papel de sujeitos de sua própria história [...]

Assim, aponta que a marca da psicologia social comunitária é a busca da consciência crítica e tudo o mais que foi citado pelo enunciado por meio da análise dos problemas cotidianos da comunidade.

 


Com base nos escritos da autora, ficamos com a ALTERNATIVA D como resposta.

 

 

Fonte: CAMPOS, Regina Helena de Freitas. A psicologia Social Comunitária In.: CAMPOS, Regina Helena de Freitas. Psicologia Social Comunitária: da solidariedade à autonomia. Petrópolis: Vozes, 1996. 

345) A perspectiva da psicologia social comunitária enfatiza, em termos de metodologia, a utilização sobretudo da

  • A) medida de ética da solidariedade, enfatizando os direitos humanos fundamentais e a busca da melhoria da qualidade de vida da população, por meio de questionários autodirigidos.

  • B) pesquisa participante, na qual o pesquisador e os sujeitos da pesquisa trabalham juntos na busca de explicações para os problemas colocados, e no planejamento e execução de programas de transformação da realidade vivida.

  • C) pesquisa quantitativa, método que busca por resultados que possam ser quantificados, pelo meio da coleta de dados sem instrumentos formais e estruturados de uma maneira mais organizada e intuitiva.

  • D) pesquisa exploratória objetiva, que busca constatar algo em um organismo ou em determinado fenômeno de maneira a se familiarizar com o fenômeno investigado de modo que no próximo passo, a pesquisa possa ser melhor compreendida e realizada com maior precisão.

  • E) pesquisa laboratorial, que necessita de um ambiente possível de ser controlado, estabelecido de forma prévia de acordo com o estudo a ser desenvolvido, sendo que o que é denominado como laboratorial é o fato de que a pesquisa ocorre em situações controladas.

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A alternativa correta é letra B) pesquisa participante, na qual o pesquisador e os sujeitos da pesquisa trabalham juntos na busca de explicações para os problemas colocados, e no planejamento e execução de programas de transformação da realidade vivida.

Análise das alternativas:

 

a)  medida de ética da solidariedade, enfatizando os direitos humanos fundamentais e a busca da melhoria da qualidade de vida da população, por meio de questionários autodirigidos.

 

INCORRETA. Em termos de valores, a psicologia social comunitária enfatiza a ética da solidariedade. Porém, em termos de metodologia, não necessariamente utiliza questionários autodirigidos.

 

b)  pesquisa participante, na qual o pesquisador e os sujeitos da pesquisa trabalham juntos na busca de explicações para os problemas colocados, e no planejamento e execução de programas de transformação da realidade vivida.

 

CORRETA. A alternativa apresenta exatamente o conteúdo descrito no livro de Campos (1996) - referência abaixo. Logo, será nossa resposta.

 

c)  pesquisa quantitativa, método que busca por resultados que possam ser quantificados, pelo meio da coleta de dados sem instrumentos formais e estruturados de uma maneira mais organizada e intuitiva.

 

INCORRETA. A partir da afirmação correta, conseguimos eliminar esta. Não foi citada interação pesquisador-sujeitos na busca de explicações. 

 

d)  pesquisa exploratória objetiva, que busca constatar algo em um organismo ou em determinado fenômeno de maneira a se familiarizar com o fenômeno investigado de modo que no próximo passo, a pesquisa possa ser melhor compreendida e realizada com maior precisão.

 

INCORRETA. Mesma justificativa da anterior.

 

e)  pesquisa laboratorial, que necessita de um ambiente possível de ser controlado, estabelecido de forma prévia de acordo com o estudo a ser desenvolvido, sendo que o que é denominado como laboratorial é o fato de que a pesquisa ocorre em situações controladas.

 

INCORRETA. Não é esta a metodologia utilizada pela psicologia social comunitária.

 


Fonte: CAMPOS, Regina Helena de Freitas. Psicologia Social Comunitária: da solidariedade à autonomia. Petrópolis: Vozes, 1996. 

346) NÃO representa uma das principais pautas do CONANDA:

  • A) Criação de parâmetros de funcionamento e ação para as diversas partes integrantes do sistema de garantia de direitos.

  • B) O combate à violência e exploração sexual praticada contra crianças e adolescentes.

  • C) A prevenção e erradicação do trabalho infantil e proteção do trabalhador adolescente.

  • D) A promoção e a defesa dos direitos de crianças e adolescentes indígenas, quilombolas, crianças e adolescentes com deficiência.

  • E) O acompanhamento de mulheres e jovens diretamente encaminhados às Delegacias de Defesa e Interesse das Mulheres Vítimas de Violência

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A alternativa correta é letra E) O acompanhamento de mulheres e jovens diretamente encaminhados às Delegacias de Defesa e Interesse das Mulheres Vítimas de Violência

Dentre as principais pautas do CONANDA estão:

  • o combate à violência e exploração sexual praticada contra crianças e adolescentes; (ALTERNATIVA B)
  • a prevenção e erradicação do trabalho infantil e proteção do trabalhador adolescente; (ALTERNATIVA C)
  • a promoção e a defesa dos direitos de crianças e adolescentes indígenas, quilombolas, crianças e adolescentes com deficiência; (ALTERNATIVA D)
  • criação de parâmetros de funcionamento e ação para as diversas partes integrantes do sistema de garantia de direitos; (ALTERNATIVA A)
  • o acompanhamento de projetos de lei em tramitação no CN referentes aos direitos de crianças e adolescentes;

Como podem ver, a última pauta foi modificada pela banca para confundir o candidato. Sua redação correta foi apresentada acima. Portanto, ficamos com a ALTERNATIVA E como resposta, pois é a única que não representa uma das principais pautas do CONANDA.

 

 

Fonte: http://www.sdh.gov.br/sobre/participacao-social/conselho-nacional-dos-direitos-da-crianca-e-do-adolescente-conanda

347) Sobre as abordagens, modelos de intervenção e dinâmica de grupo, analise as seguintes proposições:

 

I. Kurt Lewin desenvolveu, em seu laboratório social, estudos sobre o modo de funcionamento dos grandes grupos e criou dinâmicas grupais que são amplamente utilizadas em seleções de pessoal.

 

II. Grupo pode ser definido pelo grau de vinculação e interdependência existente entre seus membros.

 

III. A saúde de um grupo é reconhecida pela capacidade de coesão, sinergia e eliminação de divergências e conflitos.

 

IV. A dinâmica de grupo é uma estratégia útil para intervenção nas relações interpessoais dos grupos por possibilitar mobilizar e trabalhar temas conflitantes.

 

V. Os estudos sobre grupos operativos, de Enrique Pichon-Rivière, possibilitam a compreensão sobre a distribuição e funcionalidade de papeis nas interrelações grupais; além do papel do líder e do bode expiatório, há o porta-voz que pode anunciar o seu sofrimento e o do grupo.

 

Está correto o que se afirma APENAS em:

  • A) I, II e V.

  • B) I, III e IV.

  • C) II, IV e V.

  • D) II, III e IV.

  • E) II e IV.

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A alternativa correta é letra C) II, IV e V.

Análise dos itens incorretos:

 

I. Kurt Lewin desenvolveu, em seu laboratório social, estudos sobre o modo de funcionamento dos grandes grupos e criou dinâmicas grupais que são amplamente utilizadas em seleções de pessoal.

INCORRETO. Lewin estudou os pequenos grupos. 

II. Grupo pode ser definido pelo grau de vinculação e interdependência existente entre seus membros. CORRETO.

III. A saúde de um grupo é reconhecida pela capacidade de coesão, sinergia e eliminação de divergências e conflitos.

INCORRETO. Segundo a abordagem interacionista, o grupo precisa possuir um grau mínimo de conflitos para se tornar viável e criativo. Portanto, não seria desejável a eliminação completa deles.

IV. A dinâmica de grupo é uma estratégia útil para intervenção nas relações interpessoais dos grupos por possibilitar mobilizar e trabalhar temas conflitantes. CORRETO.

V. Os estudos sobre grupos operativos, de Enrique Pichon-Rivière, possibilitam a compreensão sobre a distribuição e funcionalidade de papeis nas interrelações grupais; além do papel do líder e do bode expiatório, há o porta-voz que pode anunciar o seu sofrimento e o do grupo. CORRETO.


Está correto o que se afirma apenas em: II, IV e V.

 

 

Fonte: Robbins, S. P. (2002). Comportamento Organizacional. São Paulo: Pearson Prentice Hall

 

348) As representações sociais são definidas como uma “rede” de ideias, metáforas e imagens sociais mais fluidas, são processos cognitivos e afetivos inacabados de apreensão do mundo, sendo constituídas pela comunicação com outros. Portanto, a criação das representações sociais se dá por:


I. Influência de outros ao tomarmos uma decisão no cotidiano.
II. Distorções de pensamento pautado no discurso de outros.
III. Processos científicos de pesquisa qualitativa da realidade.
IV. Comportamentos e emoções ancorados no cotidiano.
V. Processos de ancoragem e objetivação que circulam no cotidiano.


Está correto o que se afirma APENAS em

  • A) I, II e IV.
  • B) III e V.
  • C) II e IV.
  • D) I, III e V.
  • E) I, II, IV e V.

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A alternativa correta é letra E) I, II, IV e V.

A questão requer um conhecimento sobre a Teoria das Representações Sociais, postulada por Moscovici (1961). Segundo o autor, a origem das representações sociais se dá por meio de dois processos:

  • Ancoragem: inserir algo desconhecido em representações já existentes (refere-se ao que foi apontado pelos itens I, II e IV);
  • Objetivação: basicamente, a cristalização de uma representação. Um processo pelo qual o abstrato se transforma em concreto (item V).

De posse das informações acima, percebemos que o único item que não se refere a nenhum desses processos é o III. Logo, sobre as representações sociais, está correto o que se afirma apenas em I, II, IV e V.

 

 

Fonte: SPINK, Mary Jane P. O conceito de representação social na abordagem psicossocial. Cadernos de Saúde Pública, v. 9, n. 3, p. 300-308, 1993.

349) Conforme Ferreira e Oliveira (2010), a psicologia latino – americana ou a sócio-histórica tem contribuído consideravelmente para a compreensão dos processos geradores de exclusão no Brasil.

 

Acerca da psicologia social crítica (a terceira vertente), sabe-se que ela é

  • A)  influenciada fortemente pela psicologia social americana, de base cognitivista.

  • B)  peculiarmente social sociológica e marxista.

  • C)  dinamicamente sócio-histórica e com base marxista, pois considera a capacidade de transformação dos agentes sociais sem levar em considerações as questões psicológicas.

  • D)  plural e de base cognitivista.

  • E)  sócio-histórica, com base marxista e com o intuito de propor transformações nas estruturas sociais que mantêm o status quo.

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A alternativa correta é letra E)  sócio-histórica, com base marxista e com o intuito de propor transformações nas estruturas sociais que mantêm o status quo.

Em artigo, Gruda (2016) discorre sobre as características da psicologia social crítica. Nas considerações finais, o autor pontua:

Psicologia Social Crítica [...] trata-se fundamentalmente de uma Psicologia que se vincula ao pensamento do materialismo histórico-dialético propagado pelas ideias marxistas (Parker, 2003, 2009a) e por um entendimento de que o sujeito é constituído e se constitui de modo sócio-histórico (Abrantes, Silva & Martins, 2005; Lane, 1985) e por meio dos tensionamentos e contradições ao se relacionar com os outros (Guareschi, 2012), com a cultura e com a linguagem (Íbañez & Iñiguez, 1997; Parker, 2015).


Com base no trecho acima, podemos dizer que a ALTERNATIVA E é a mais coerente com as características da psicologia social crítica.

Erros das demais alternativas:

a)  influenciada fortemente pela psicologia social americana, de base cognitivista.

b)  peculiarmente social sociológica e marxista.

c)  dinamicamente sócio-histórica e com base marxista, pois considera a capacidade de transformação dos agentes sociais sem levar em considerações as questões psicológicas.

d)  plural e de base cognitivista.

 


Fonte: GRUDA, Mateus Pranzetti Paul. Breves considerações, comentários e ideias acerca de uma Psicologia Social Crítica. Pesqui. prát. psicossociais,  São João del-Rei ,  v. 11, n. 2, p. 514-526, dez.  2016

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350) Guareschi (2013) considera que as teorias das representações sociais são um marco na construção do pensamento da psicologia social contemporânea. Um dos conceitos-chave da referida teoria é o de representações sociais.

 

Assim sendo, pode-se afirmar:

  • A)  A teoria das RS é importante para conhecer como os processos psíquicos são constituídos, pois dificilmente eles são modificados no decorrer da história humana.

  • B)  A subjetividade é o principal conceito que esta teoria objetiva discutir, tendo em vista que ela se constitui a primeira e a segunda infância.

  • C)  As representações sociais são saberes oriundos do senso comum e não se limitam apenas a processos cognitivos.

  • D)  Conhecer as representações sociais implica descortinar a construção social da realidade, tendo em vista que os atores sociais são capazes de não transformação da realidade, visto ser ela estruturada culturalmente.

  • E)  A vida social é marcada por representações sociais imagéticas que impedem os sujeitos de tornar o estranho familiar, bem como não alteração da tradição.

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A alternativa correta é letra C)  As representações sociais são saberes oriundos do senso comum e não se limitam apenas a processos cognitivos.

Polli e Kuhnen (2011) explicam sobre as representações sociais:

As representações sociais são ativadas na vida social, e seus elementos constituem um saber que diz algo sobre a realidade, resultam em um saber do senso comum, que apesar de diferenciado do conhecimento científico pode ser influenciado por este (Jodelet, 2001).


Segundo o trecho acima, podemos selecionar a ALTERNATIVA C como resposta.

Demais alternativas:

a)  A teoria das RS é importante para conhecer como os processos psíquicos são constituídos, pois dificilmente eles são modificados no decorrer da história humana.

 

INCORRETA. Pelo contrário, as representações sociais podem ser modificadas no decorrer da história.

 

b)  A subjetividade é o principal conceito que esta teoria objetiva discutir, tendo em vista que ela se constitui a primeira e a segunda infância.

 

INCORRETA. A subjetividade não termina seu desenvolvimento na segunda infância.

 

d)  Conhecer as representações sociais implica descortinar a construção social da realidade, tendo em vista que os atores sociais são capazes de não transformação da realidade, visto ser ela estruturada culturalmente.

 

INCORRETA. Pelo contrário, os atores sociais são capazes da transformação da realidade.

 

e)  A vida social é marcada por representações sociais imagéticas que impedem os sujeitos de tornar o estranho familiar, bem como não alteração da tradição.

 

INCORRETA. As representações sociais são formadas a partir dos processos de objetivação e ancoragem, os quais permitem a familiarização do não familiar.

 


Fonte: POLLI, Gislei Mocelin; KUHNEN, Ariane. Possibilidades de uso da teoria das representações sociais para os estudos pessoa-ambiente. Estudos de Psicologia (Natal), v. 16, n. 1, p. 57-64, 2011.

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