Questões Sobre Psicologia Social - Psicologia - concurso
351) Boiko e Zamberlan (2001) consideram que um dos pressupostos da psicologia escolar é o pensamento socioconstrutivista que tem como um de seus principais autores Vygotsky.
Para o construtivismo, deve-se considerar que
- A) a construção do pensamento e da racionalidade infantil passa por fases ou estágios que são semelhantes em várias culturas.
- B) o psiquismo humano, nessa perspectiva, é oriundo das relações estabelecidas entre os humanos, sua cultura e a linguagem.
- C) a aprendizagem é um processo adaptativo e tem, nos primeiros anos de vida, a sua estrutura elaborada e que pouco sofrerá mudanças no estágio operatório formal.
- D) a psicologia cognitiva e o modelo positivista de ciência são os alicerces epistemológicos do socioconstrutivismo.
- E) O professor na perspectiva construtivista deve deixar a criança plenamente livre na construção de seu saber.
A alternativa correta é letra B) o psiquismo humano, nessa perspectiva, é oriundo das relações estabelecidas entre os humanos, sua cultura e a linguagem.
Gabarito: Letra B.
Análise das alternativas:
a) a construção do pensamento e da racionalidade infantil passa por fases ou estágios que são semelhantes em várias culturas.
INCORRETA. De acordo com o construtivismo, as culturas influenciam na construção do pensamento e da racionalidade infantil.
b) o psiquismo humano, nessa perspectiva, é oriundo das relações estabelecidas entre os humanos, sua cultura e a linguagem.
CORRETA. Basta que tenhamos uma noção dos conceitos construtivistas para selecionarmos esta como resposta.
c) a aprendizagem é um processo adaptativo e tem, nos primeiros anos de vida, a sua estrutura elaborada e que pouco sofrerá mudanças no estágio operatório formal.
INCORRETA. A aprendizagem sofre mudanças durante os estágios de desenvolvimento.
d) a psicologia cognitiva e o modelo positivista de ciência são os alicerces epistemológicos do socioconstrutivismo.
INCORRETA. Para a abordagem socioconstrutivista, as funções superiores (pensamento, linguagem, etc) são constituídas pelas práticas sociais e posteriormente internalizadas pelo indivíduo.
e) O professor na perspectiva construtivista deve deixar a criança plenamente livre na construção de seu saber.
INCORRETA. De acordo com Boiko e Zamberlan (2001), o professor é o "mediador da relação que seus alunos estabelecem com o conhecimento produzido pela humanidade." Logo, não deixa a criança totalmente livre na construção de seu saber.
Fonte: BOIKO, Vanessa Alessandra Thomaz; ZAMBERLAN, Maria Aparecida Trevisan. A perspectiva sócio-construtivista na psicologia e na educação: o brincar na pré-escola. Psicologia em Estudo, v. 6, n. 1, p. 51-58, 2001.
352) Segundo Moraes (2009), uma das temáticas discutidas em psicologia refere-se à construção da identidade. Tomando-se a adolescência como um dos períodos demarcadores dessa construção, pode-se afirmar:
- A) A adolescência é um dos períodos delineadores da construção identitária em todas as civilizações humanas.
- B) O conceito de identidade é complexo e a ideia de uma identidade fixa e rígida não se adequa à contemporaneidade.
- C) Stuart Hall e Moreno são pensadores que contribuíram, consideravelmente, para os estudos sobre identidade e adolescência.
- D) A identidade pouco se transforma nos períodos posteriores à adolescência, já que as alterações podem se dar em períodos de crise relacional.
- E) A identidade é permanentemente dialética e de metamorfose, sobremaneira, na cena contemporânea.
A alternativa correta é letra B) O conceito de identidade é complexo e a ideia de uma identidade fixa e rígida não se adequa à contemporaneidade.
Segundo Moraes (2009):
[...] a idéia de uma identidade que se caracterize como fixa e rígida não se aplica à contemporaneidade. O que presenciamos é um processo constante de transformação que permite ao indivíduo construir e reconstruir sua identidade permanentemente durante toda a sua vida.
A partir do trecho acima, podemos selecionar a ALTERNATIVA B como resposta:
Análise das demais alternativas:
a) A adolescência é um dos períodos delineadores da construção identitária em todas as civilizações humanas.
INCORRETA. O conceito relacionado à construção da identidade passou por mudanças a depender das civilizações humanas.
c) Stuart Hall e Moreno são pensadores que contribuíram, consideravelmente, para os estudos sobre identidade e adolescência.
INCORRETA. No artigo utilizado como referência pela banca foram citados: Costa Ciampa (1990), Zygmunt Bauman (2005), Stuart Hall (1999) e Erik Erikson (1972)
d) A identidade pouco se transforma nos períodos posteriores à adolescência, já que as alterações podem se dar em períodos de crise relacional.
INCORRETA. Em citação à Ciampa (1990), Moraes (2009) afirma que "a identidade vai se concretizando nas e pelas relações sociais que o indivíduo estabelece."
e) A identidade é permanentemente dialética e de metamorfose, sobremaneira, na cena contemporânea.
INCORRETA. Porém com ressalvas. O texto dá margem para assinalarmos essa alternativa como verdadeira, o que seria um possível motivo para anulação da questão.
Fonte: MORAES, Luciene Aparecida Souza Silva. Identidade do adolescente na contemporaneidade: contribuições da escola. TransForm. Psicol. (Online), São Paulo , v. 2, n. 1, p. 86-98, 2009
353) De uma perspectiva psicossocial, alguns pressupostos são utilizados para legitimar, sacralizar e reproduzir as relações de exclusão social. Um desses pressupostos é a
- A) herança genética.
- B) culpabilização.
- C) flexibilização.
- D) globalização.
- E) racionalização.
A alternativa correta é letra B) culpabilização.
A questão foi retirada do livro "As artimanhas da exclusão", organizado por Sawaia.
Um dos pressupostos utilizados para legitimar a exclusão social, segundo o autor, é da "Culpabilização".
Há um trecho em que fica clara tal associação. Vejamos:
[...] De concepções como essas derivam práticas atuais de culpabilização psicológica [...] o desemprego planejado e sistêmico dos dias de hoje, que leva à exclusão de milhões de pessoas, é legitimado por teorias psicossociais. As pessoas são, individualmente, responsabilizadas, por uma situação econômica adversa e injusta. Para tais teorias o social não existe.
Além do pressuposto da culpabilização, o autor também cita o pressuposto da "Competição".
Fonte: SAWAIA, Bader et al. As artimanhas da exclusão. Petrópolis: Vozes, p. 8, 1999.
354) A violência doméstica ou intrafamiliar é um fenômeno
- A) que atinge especialmente as classes sociais menos favorecidas e expostas mais frequentemente a uma série de riscos sociais.
- B) verificado entre famílias com número elevado de filhos, situação que fragiliza os vínculos estabelecidos entre pais e filhos.
- C) causado pelo desemprego, pela exposição à violência urbana e pela falta de segurança nas grandes cidades.
- D) complexo e multideterminado em que podem interagir características do agressor, conflitos relacionais e fatores externos.
- E) gerado pela simetria nas relações de poder estabelecida entre os membros de um grupo familiar.
A alternativa correta é letra D) complexo e multideterminado em que podem interagir características do agressor, conflitos relacionais e fatores externos.
Encontramos a resposta para essa questão na cartilha do Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária.
Lá está especificado:
A violência doméstica ou intrafamiliar é um fenômeno complexo e multideterminado em que podem interagir e potencializar-se mutuamente características pessoais do agressor, conflitos relacionais e, por vezes, transgeracionais, fatores relacionados ao contexto sócio-econômico da família e elementos da cultura.
A descrição é compatível, portanto, com o que foi colocado pela ALTERNATIVA D.
Fonte: http://www.sdh.gov.br/assuntos/criancas-e-adolescentes/programas/pdf/plano-nacional-de-convivencia-familiar-e.pdf
355) Pesquisas recentes identificaram que indivíduos desempregados têm, invariavelmente, relações mais distantes com os membros de sua família, e ficam mais expostos a um enfraquecimento dos vínculos sociais. O enfraquecimento dos vínculos sociais está relacionado às duas primeiras fases da desqualificação social, que são: a
- A) apatia e a agressividade.
- B) alienação e a dissimulação.
- C) fragilidade e a dependência.
- D) onipotência e a violência.
- E) impulsividade e a labilidade de humor.
A alternativa correta é letra C) fragilidade e a dependência.
A resposta pode ser encontrada no livro "As artimanhas da exclusão", organizado por Sawaia.
Vejamos o trecho que trata sobre o assunto:
[...] Ao enfrentar tais situações, o desempregado perde rapidamente seus principais pontos de referência e atravessa uma profunda crise de identidade que, ao se prolongar, pode conduzir à dependência dos serviços sociais.
A fragilidade pode levar a uma fase de dependência, já que a precariedade profissional, particularmente quando é durável, acarreta uma diminuição da renda e uma degradação das condições de vida que pode ser em parte compensada pelos serviços sociais.
As duas primeiras fases da desqualificação social, portanto, são: fragilidade e dependência.
Fonte: SAWAIA, Bader et al. As artimanhas da exclusão. Petrópolis: Vozes, p. 8, 1999.
356) As teorias adotadas pelo Plano Nacional de Assistência Social concebem a vulnerabilidade social como
- A) sinônimo de pobreza, condição que provoca a fragilidade dos vínculos familiares em um determinado território social.
- B) um estado, uma condição que atinge a maioria da população, e que precisa da interferência externa para ser modificada.
- C) um fenômeno universal, que se manifesta segundo alguns padrões, claramente definidos e passíveis de serem enfrentados.
- D) uma tendência à dependência, manifestada pela população sem recursos de um determinado território social.
- E) uma zona instável que as famílias podem atravessar, nela recair, ou nela permanecer ao longo de sua história.
A alternativa correta é letra E) uma zona instável que as famílias podem atravessar, nela recair, ou nela permanecer ao longo de sua história.
Podemos encontrar a resposta no Caderno de Orientações do PAIF (2012):
http://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/Cadernos/Orientacoes_PAIF_1.pdf
Segundo esse documento, "A vulnerabilidade não é um estado, uma condição dada, mas uma zona instável que as famílias podem atravessar, nela recair ou nela permanecer ao longo de sua história;"
Erros das demais alternativas:
a) sinônimo de pobreza, condição que provoca a fragilidade dos vínculos familiares em um determinado território social.
b) um estado, uma condição que atinge a maioria da população, e que precisa da interferência externa para ser modificada.
c) um fenômeno universal, que se manifesta segundo alguns padrões, claramente definidos e passíveis de serem enfrentados.
d) uma tendência à dependência, manifestada pela população sem recursos de um determinado território social.
Concluímos que está correto o que se afirma na ALTERNATIVA E.
357) A realização de ações culturais pelos profissionais responsáveis pelos serviços de proteção e atendimento integral à família – PAIF – tem como um de seus objetivos
- A) contribuir para uma formação mais qualificada para os jovens e crianças de ambientes carentes, compensando sua educação deficitária.
- B) diminuir os riscos de situações de violência e conflito nas comunidades carentes, pela sublimação e expressão adequada de impulsos agressivos.
- C) explorar a identidade cultural do território, a fim de fortalecer o sentimento de pertencimento da comunidade e estreitar os laços sociais.
- D) apresentar os elementos da cultura dominante aos excluídos sociais, para modificar a situação de marginalidade à qual foram renegados.
- E) diminuir, por meio da ação psicoterapêutica associada às manifestações culturais, os riscos da ocorrência de transtornos mentais.
A alternativa correta é letra C) explorar a identidade cultural do território, a fim de fortalecer o sentimento de pertencimento da comunidade e estreitar os laços sociais.
Vejamos o trecho em que foram especificados esses aspectos:
Imprimir caráter cultural às ações do PAIF significa explorar a identidade cultural do território, a fim de fortalecer o sentimento de pertencimento da comunidade ali residente, estreitando seus laços sociais. O resgate da história sociocultural, a partir das biografias das famílias e dos grupos do território bem como de personalidades oriundas destas localidades, contribui para o reconhecimento dos valores e da cultura popular [...]
A partir do trecho acima, podemos dizer que está correto o que se afirma na ALTERNATIVA C.
Erros das demais opções:
a) contribuir para uma formação mais qualificada para os jovens e crianças de ambientes carentes, compensando sua educação deficitária.
b) diminuir os riscos de situações de violência e conflito nas comunidades carentes, pela sublimação e expressão adequada de impulsos agressivos.
d) apresentar os elementos da cultura dominante aos excluídos sociais, para modificar a situação de marginalidade à qual foram renegados.
e) diminuir, por meio da ação psicoterapêutica associada às manifestações culturais, os riscos da ocorrência de transtornos mentais.
Os elementos culturais incorporados pelo PAIF tem como aspecto central o desenvolvimento da tolerância, da consciência e do respeito às diferentes culturas.
Fonte: http://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/Cadernos/Orientacoes_PAIF_1.pdf
358) A perspectiva da psicologia social comunitária
- A) discrimina produção teórica de aplicação do conhecimento, pois parte do pressuposto de que o saber popular é mais importante do que o saber científico.
- B) repudia todas as formas de organização política e de dominação, buscando uma organização popular independente e espontânea.
- C) utiliza a metodologia de pesquisa experimental, na qual pesquisador e sujeitos de pesquisa trabalham juntos na busca de explicações para os problemas.
- D) enfatiza a ética da solidariedade, os direitos humanos fundamentais e a busca da melhoria da qualidade de vida da população.
- E) convida o psicólogo a tomar a iniciativa de solucionar os problemas com os quais a população excluída se depara no seu cotidiano.
A alternativa correta é letra D) enfatiza a ética da solidariedade, os direitos humanos fundamentais e a busca da melhoria da qualidade de vida da população.
Podemos achar a resposta no artigo de Pereira (2009), que cita Campos (2003). Vejamos o trecho que trata sobre o assunto:
Em termos de valores, os trabalhos de psicologia comunitária enfatizam, especialmente, a ética da solidariedade, os direitos humanos fundamentais e a busca da melhoria da qualidade de vida da população. Ou seja, questiona-se a visão da ciência como atividade não-valorativa, e assume-se ativamente o compromisso ético e político.
Está correto, portanto, o que se afirma na ALTERNATIVA D.
Erros das demais opções:
a) discrimina produção teórica de aplicação do conhecimento, pois parte do pressuposto de que o saber popular é mais importante do que o saber científico.
b) repudia todas as formas de organização política e de dominação, buscando uma organização popular independente e espontânea.
c) utiliza a metodologia de pesquisa experimental, na qual pesquisador e sujeitos de pesquisa trabalham juntos na busca de explicações para os problemas.
e) convida o psicólogo a tomar a iniciativa de solucionar os problemas com os quais a população excluída se depara no seu cotidiano.
Fonte: PEREIRA, Eleonora. Tecendo diálogos entre socionomia e psicologia comunitária. Revista Brasileira de Psicodrama, v. 17, n. 1, p. 69-85, 2009.
359) Quando um psicólogo presta serviços em programas socioassistenciais, ele pode desenvolver diferentes atividades em espaços institucionais e comunitários. Uma dessas atividades é
- A) discutir proposições de políticas e ações relacionadas à comunidade em geral e movimentos da população, com vistas à realização de projetos sociais.
- B) diagnosticar a população de crianças e adolescentes de um território, identificando as dificuldades escolares e os transtornos mentais prevalentes.
- C) desenvolver ações de promoção, prevenção, proteção e reabilitação social, priorizando o atendimento psicoterapêutico e individualizado.
- D) coordenar e determinar ações de toda a equipe do serviço socioassistencial, uma vez que cabe ao psicólogo o cuidado com a saúde dos profissionais da equipe.
- E) realizar atendimentos domiciliares com vistas à fiscalização das condições de renda e moradia de todos os indivíduos da comunidade por ele atendida.
A alternativa correta é letra A) discutir proposições de políticas e ações relacionadas à comunidade em geral e movimentos da população, com vistas à realização de projetos sociais.
Mais um trecho do Manual de Referências técnicas para atuação dos psicólogos no CRAS/SUAS:
Os trabalhadores sociais, organizados em equipes, devem, sistematicamente, desenvolver atividades de reflexão sobre as práticas em grupos e fortalecer os laços sociais. A troca de experiências e a interlocução entre pares possibilitam promover o entendimento, buscar alternativas e soluções, acompanhar o trabalho desenvolvido pelos colegas e discutir obstáculos enfrentados, uma vez que não se encontram respostas fechadas sobre a condução da prática.
A opção que mais se aproxima do conteúdo acima é a ALTERNATIVA A.
Erros das demais:
b) diagnosticar a população de crianças e adolescentes de um território, identificando as dificuldades escolares e os transtornos mentais prevalentes.
c) desenvolver ações de promoção, prevenção, proteção e reabilitação social, priorizando o atendimento psicoterapêutico e individualizado.
d) coordenar e determinar ações de toda a equipe do serviço socioassistencial, uma vez que cabe ao psicólogo o cuidado com a saúde dos profissionais da equipe.
e) realizar atendimentos domiciliares com vistas à fiscalização das condições de renda e moradia de todos os indivíduos da comunidade por ele atendida.
360) De acordo com a perspectiva da psicologia sócio-histórica, o fenômeno psicológico
- A) pertence à natureza humana e é preexistente ao homem.
- B) deve ser entendido como construção coletiva, independentemente da subjetividade.
- C) reflete a condição social e econômica em que vivem os homens.
- D) está pronto para desabrochar se um indivíduo é tratado com afeto.
- E) habita o homem em estado embrionário e se atualiza com o amadurecimento.
A alternativa correta é letra C) reflete a condição social e econômica em que vivem os homens.
Bock (2011) discorre sobre as concepções de Fenômeno Psicológico existentes, porém foca na concepção da psicologia sócio-histórica. Segundo a autora:
[...] para a Sócio-Histórica, falar do fenômeno psicológico é obrigatoriamente falar da sociedade. Falar da subjetividade humana é falar da objetividade em que vivem os homens. A compreensão do “mundo interno” exige a compreensão do “mundo externo”, pois são dois aspectos de um mesmo movimento, de um processo no qual o homem atua e constrói/modifica o mundo e este, por sua vez, propicia os elementos para a constituição psicológica do homem.
A opção mais coerente com o trecho acima é a ALTERNATIVA C. As outras alternativas citam características que não condizem a visão da psicologia sócio-histórica.
Erros das demais opções:
a) pertence à natureza humana e é preexistente ao homem.
b) deve ser entendido como construção coletiva, independentemente da subjetividade.
d) está pronto para desabrochar se um indivíduo é tratado com afeto.
e) habita o homem em estado embrionário e se atualiza com o amadurecimento.
Fonte: JUNQUEIRA, Wanda Maria et al. Psicologia sócio-histórica: uma perspectiva crítica em psicologia. 2011.