Questões Sobre Psicologia Social - Psicologia - concurso
361) Um psicólogo que trabalha em um serviço de atendimento psicossocial precisa entrevistar os moradores de uma comunidade, inscritos nos programas sociais de sua unidade, para identificar as demandas mais urgentes para realização de trabalhos em grupos. Visando cumprir essa tarefa, ele pode eleger a técnica da entrevista
- A) aberta, porque esta permite que se estabeleça uma relação mais simétrica entre entrevistador e entrevistado, facilitando a coleta de dados.
- B) grupal, porque nesse tipo de entrevista o entrevistador não precisa informar os entrevistados em relação aos objetivos propostos para o encontro.
- C) individual, porque, nesse caso, o entrevistador pode permitir que o campo da entrevista seja definido pelas variáveis da personalidade do entrevistado.
- D) fechada, porque nesse tipo de entrevista o entrevistador adota um roteiro de perguntas, o que permite uma maior sistematização dos dados coletados.
- E) semiaberta, porque essa estrutura de entrevista exime o entrevistador de definir um foco para o encontro, o que estimula a espontaneidade dos entrevistados.
A alternativa correta é letra D) fechada, porque nesse tipo de entrevista o entrevistador adota um roteiro de perguntas, o que permite uma maior sistematização dos dados coletados.
Conseguimos responder essa questão com base no livro de Bleger (2007). Segundo o autor, na entrevista fechada, as perguntas já estão previstas, assim como a ordem e a maneira de formulá-las e o entrevistador não pode alterar nenhuma destas disposições. Por isso, permite uma melhor comparação sistemática de dados, porém a investigação mais ampla e profunda da personalidade do entrevistado é feita pela entrevista aberta.
Apoiados nessa literatura, selecionamos a ALTERNATIVA D como resposta.
Erros das demais:
a) aberta, porque esta permite que se estabeleça uma relação mais simétrica entre entrevistador e entrevistado, facilitando a coleta de dados.
b) grupal, porque nesse tipo de entrevista o entrevistador não precisa informar os entrevistados em relação aos objetivos propostos para o encontro.
c) individual, porque, nesse caso, o entrevistador pode permitir que o campo da entrevista seja definido pelas variáveis da personalidade do entrevistado.
e) semiaberta, porque essa estrutura de entrevista exime o entrevistador de definir um foco para o encontro, o que estimula a espontaneidade dos entrevistados.
Fonte: BLEGER, José. Temas de psicologia: entrevista e grupos. In: Temas de psicologia: entrevista e grupos. Martins Fontes, 2007.
362) Um grupo de oito mulheres de famílias monoparentais comparece a uma instituição, para participar de seu primeiro encontro em um grupo operativo, e conhecer o psicólogo que vai coordenar os encontros. O grupo tem como objetivo discutir as dificuldades que enfrentam no seu cotidiano. O psicólogo observa, na primeira sessão, reações paranoides. De acordo com as concepções de José Bleger, essas reações
- A) indicam que a sociabilidade sincrética não se estabeleceu entre essas mulheres.
- B) significam medo da experiência nova e do desconhecido, uma situação normal.
- C) demonstram que o funcionamento do grupo tem um padrão esquizoide.
- D) sugerem que já aconteceu uma identificação entre as integrantes do grupo.
- E) revelam um padrão no grupo que precisa ser interpretado imediatamente.
A alternativa correta é letra B) significam medo da experiência nova e do desconhecido, uma situação normal.
A banca praticamente transcreveu o trecho do livro de Bleger na formulação da questão. Veja o trecho no qual o autor menciona tais reações:
Quando um conjunto de pessoas que foram convocadas, enquanto pessoas, para um grupo terapêutico se encontram pela primeira vez no consultório do terapeuta ou num lugar desconhecido de todos até esse momento, qualquer terapeuta observa imediatamente fenômenos que catalogamos como reações paranóides; acredito que concordaremos em considerar que essas reações paranóides se produzem regularmente no começo de qualquer grupo e que se lhes pode atribuir o significado de medo diante de uma experiência nova, medo do desconhecido ou medo cujo objeto pode ser formulado diversamente, mas que podem todos ser reduzidos à experiência que acabo de enunciar.
O conteúdo apresentado pelo trecho acima foi apresentado pela ALTERNATIVA B.
As demais alternativas mencionam aspectos que não condizem com a justificativa aceita para a presença das reações paranóides no início de um grupo operativo.
Fonte: VIDAL, JW BAUTISTA et al. Instituicao E as Instituicoes: Estudos Psicanalíticos. Casa do Psicólogo.
363) Um profissional que atende em uma das unidades de referência em serviços socioassistenciais recebe uma família na qual se identificou um caso de violência física e negligência. Nesse caso, o profissional deve encaminhar essa família para atendimento e para providências que caracterizam o serviço de
- A) convivência e fortalecimento de vínculos.
- B) proteção e atendimento integral à família (PAIF).
- C) proteção básica no domicílio.
- D) proteção e atendimento especializado a famílias e indivíduos (PAEFI).
- E) acolhimento institucional.
A alternativa correta é letra D) proteção e atendimento especializado a famílias e indivíduos (PAEFI).
Gabarito: Letra D.
A análise das alternativas pode ser feita com base em uma pesquisa rápida no site do governo, especificamente na página do Ministério do Desenvolvimento Social. Todas as informações abaixo foram retiradas de lá:
a) convivência e fortalecimento de vínculos.
INCORRETA. Este serviço realiza atendimentos em grupo: atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras. Podem ser ofertados no CRAS e nos Centros de Convivência.
b) proteção e atendimento integral à família (PAIF).
INCORRETA. Este serviço tem como objetivo apoiar as famílias, prevenindo rompimento de laços e promovendo o acesso aos direitos, contribuindo para uma melhor qualidade de vida dos pacientes.
c) proteção básica no domicílio.
INCORRETA. Foi encontrada uma cartilha explicativa do programa, que pode ser acessada pelo link - http://www.mds.gov.br/webarquivos/assistencia_social/caderno_PSB_idoso_pcd_1.pdf. Não se enquadra nas características mencionadas pela questão.
d) proteção e atendimento especializado a famílias e indivíduos (PAEFI).
CORRETA. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, o PAEFI é um serviço voltado para famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados. Oferece apoio, orientação e acompanhamento para a superação dessas situações por meio da promoção de direitos, da preservação e do fortalecimento das relações familiares e sociais. Portanto, este será o programa que o profissional deverá encaminhar a família.
e) acolhimento institucional.
INCORRETA. O acolhimento é um serviço que acolhe crianças e adolescentes em medidas protetivas por determinação judicial, em decorrência de violação de direitos ou pela impossibilidade de cuidado e proteção por sua família.
364) A oferta pública de uma rede continuada de serviços, que garanta oportunidades e ação profissional para a construção, a restauração e o fortalecimento de laços de pertencimento, de natureza geracional, intergeracional, familiar, de vizinhança e interesses comuns e societários à população é
- A) uma diretriz estruturante da gestão do Sistema Único de Assistência Social.
- B) um princípio organizativo do Sistema Único de Assistência Social.
- C) um objetivo do Sistema Único de Assistência Social.
- D) um princípio ético para proteção social do Sistema Único de Assistência Social.
- E) uma segurança afiançada pelo Sistema Único de Assistência Social.
A alternativa correta é letra E) uma segurança afiançada pelo Sistema Único de Assistência Social.
Gabarito Letra E
A oferta pública de uma rede continuada de serviços, que garanta oportunidades e ação profissional para a construção, a restauração e o fortalecimento de laços de pertencimento, de natureza geracional, intergeracional, familiar, de vizinhança e interesses comuns e societários à população é
a) uma diretriz estruturante da gestão do Sistema Único de Assistência Social.
b) um princípio organizativo do Sistema Único de Assistência Social.
c) um objetivo do Sistema Único de Assistência Social.
d) um princípio ético para proteção social do Sistema Único de Assistência Social.
e) uma segurança afiançada pelo Sistema Único de Assistência Social.
Esses elementos aparecem nas Normas Operacionais Básicas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), veja:
“Art. 4º São seguranças afiançadas pelo SUAS:
I - acolhida: provida por meio da oferta pública de espaços e serviços para a realização 17 da proteção social básica e especial, devendo as instalações físicas e a ação profissional conter:
a) condições de recepção;
b) escuta profissional qualificada;
c) informação;
d) referência;
e) concessão de benefícios;
f) aquisições materiais e sociais;
g) abordagem em territórios de incidência de situações de risco;
h) oferta de uma rede de serviços e de locais de permanência de indivíduos e famílias sob curta, média e longa permanência.
II - renda: operada por meio da concessão de auxílios financeiros e da concessão de benefícios continuados, nos termos da lei, para cidadãos não incluídos no sistema contributivo de proteção social, que apresentem vulnerabilidades decorrentes do ciclo de vida e/ou incapacidade para a vida independente e para o trabalho;
III - convívio ou vivência familiar, comunitária e social: exige a oferta pública de rede continuada de serviços que garantam oportunidades e ação profissional para:
a) a construção, restauração e o fortalecimento de laços de pertencimento, de natureza geracional, intergeracional, familiar, de vizinhança e interesses comuns e societários;
b) o exercício capacitador e qualificador de vínculos sociais e de projetos pessoais e sociais de vida em sociedade.
IV - desenvolvimento de autonomia: exige ações profissionais e sociais para:
a) o desenvolvimento de capacidades e habilidades para o exercício do protagonismo, da cidadania;
b) a conquista de melhores graus de liberdade, respeito à dignidade humana, protagonismo e certeza de proteção social para o cidadão e a cidadã, a família e a sociedade;
c) conquista de maior grau de independência pessoal e qualidade, nos laços sociais, para os cidadãos e as cidadãs sob contingências e vicissitudes.
V - apoio e auxílio: quando sob riscos circunstanciais, exige a oferta de auxílios em bens materiais e em pecúnia, em caráter transitório, denominados de benefícios eventuais para as famílias, seus membros e indivíduos.”
Percebemos que os elementos trazidos pela questão são abordados como Seguranças afiançadas pelo SUAS, como traz a Letra E.
Deixo as outras seguranças afiançadas pelo SUAS para que você revise e relembre-as.
Gabarito Letra E.
Referência
BRASIL. Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome. Norma Operacional Básica do SUAS, de 2012. Aprovada pela Resolução nº 33, de 12 de dezembro de 2012, do CNAS. Disponível em: < https://www.mds.gov.br/webarquivos/public/NOBSUAS_2012.pdf> Acesso em 13 de novembro de 2019.
365) O cotidiano das famílias que enfrentam situação de vulnerabilidade social é constituído por uma série de vínculos que pressupõem obrigações mútuas, que não têm caráter legal, mas caráter simbólico e afetivo. Esses arranjos constituem uma rede social de apoio que
- A) impede o fortalecimento dos vínculos na família nuclear, diluindo o impacto negativo das figuras de autoridade familiar de crianças e adolescentes pobres.
- B) promove, entre seus integrantes, relações de cuidado que se revelam mais fortes e importantes para a sobrevivência cotidiana do que muitos vínculos de parentesco.
- C) substitui, com qualidade, os vínculos estabelecidos entre os membros de uma família, eliminando situações de negligência e violência doméstica.
- D) assegura que as crianças e adolescentes receberão os cuidados e a orientação apropriados para cumprirem com sucesso seu papel na sociedade.
- E) elimina a necessidade de mobilização dos serviços socioassistenciais, atuando como um fator protetivo junto às famílias que enfrentam situação de pobreza.
A alternativa correta é letra B) promove, entre seus integrantes, relações de cuidado que se revelam mais fortes e importantes para a sobrevivência cotidiana do que muitos vínculos de parentesco.
Gabarito Letra B
O cotidiano das famílias que enfrentam situação de vulnerabilidade social é constituído por uma série de vínculos que pressupõem obrigações mútuas, que não têm caráter legal, mas caráter simbólico e afetivo. Esses arranjos constituem uma rede social de apoio que
a) impede o fortalecimento dos vínculos na família nuclear, diluindo o impacto negativo das figuras de autoridade familiar de crianças e adolescentes pobres.
b) promove, entre seus integrantes, relações de cuidado que se revelam mais fortes e importantes para a sobrevivência cotidiana do que muitos vínculos de parentesco.
c) substitui, com qualidade, os vínculos estabelecidos entre os membros de uma família, eliminando situações de negligência e violência doméstica.
d) assegura que as crianças e adolescentes receberão os cuidados e a orientação apropriados para cumprirem com sucesso seu papel na sociedade.
e) elimina a necessidade de mobilização dos serviços socioassistenciais, atuando como um fator protetivo junto às famílias que enfrentam situação de pobreza.
Sobre esses vínculos, o Plano Nacional de Proteção e defesa do direito de crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária traz:
“Além destas definições, o cotidiano das famílias é constituído por outros tipos de vínculos que pressupõem obrigações mútuas, mas não de caráter legal e sim de caráter simbólico e afetivo. São relações de apadrinhamento, amizade e vizinhança e outras correlatas. Constam dentre elas, relações de cuidado estabelecidas por acordos espontâneos e que não raramente se revelam mais fortes e importantes para a sobrevivência cotidiana do que muitas relações de parentesco. Aos diversos arranjos constituídos no cotidiano para dar conta da sobrevivência, do cuidado e da socialização de crianças e adolescentes, daremos o nome de “rede social de apoio”, para diferenciá-la de “família” e de “família extensa”. É preciso lembrar, nestes casos, que se as obrigações mútuas construídas por laços simbólicos e afetivos podem ser muito fortes, elas não são necessariamente constantes, não contam com reconhecimento legal e nem pressupõem obrigações legais.”
A alternativa de acordo com a referência do conselho nacional dos direitos da criança e do adolescente é a Letra B.
Referência
BRASIL. Presidência da República. Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária. Brasília, DF: CONANDA, 2006. Disponível em: < https://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/Cadernos/Plano_Defesa_CriancasAdolescentes%20.pdf> Acesso em 13 de novembro de 2019
366) Uma mulher, que mora na rua com dois filhos, de quatro e dois anos, procurou um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que realiza o cadastramento de famílias para receber benefícios sociais, solicitando auxílio financeiro para cuidar de sua família. Ela informou ao profissional que a atendeu que nenhum dos membros da família possui documentos, pois estes foram perdidos durante as constantes mudanças de locais onde se abrigou com os filhos. Nesse caso, o profissional deve
- A) liberar para essa mulher todos os benefícios que estão disponíveis para famílias em situação de rua, que são: o Programa Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida.
- B) informar essa mulher que ela não pode ser cadastrada nos programas sociais disponíveis enquanto não apresentar a documentação de todos os membros da família.
- C) realizar o cadastro único dessa família e orientar essa mulher sobre como tirar os documentos de todos, para que ela possa ter direito aos benefícios disponíveis.
- D) encaminhar essa mulher aos abrigos disponibilizados pelos serviços socioassistenciais, pois o caso caracteriza uma situação de vulnerabilidade social.
- E) conduzir as crianças para um abrigo, pois a situação relatada caracteriza um caso de negligência, e a mãe das crianças para um programa de qualificação profissional.
A alternativa correta é letra C) realizar o cadastro único dessa família e orientar essa mulher sobre como tirar os documentos de todos, para que ela possa ter direito aos benefícios disponíveis.
Gabarito Letra C
Uma mulher, que mora na rua com dois filhos, de quatro e dois anos, procurou um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que realiza o cadastramento de famílias para receber benefícios sociais, solicitando auxílio financeiro para cuidar de sua família. Ela informou ao profissional que a atendeu que nenhum dos membros da família possui documentos, pois estes foram perdidos durante as constantes mudanças de locais onde se abrigou com os filhos. Nesse caso, o profissional deve
a) liberar para essa mulher todos os benefícios que estão disponíveis para famílias em situação de rua, que são: o Programa Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida.
Errado. Para receber os benefícios, os membros da família devem ter os documentos pessoais.
b) informar essa mulher que ela não pode ser cadastrada nos programas sociais disponíveis enquanto não apresentar a documentação de todos os membros da família.
Errado. De fato, a mulher não poderá ser cadastrada nos programas sociais enquanto não apresentar a documentação, porém, informar isso não é a única obrigação do profissional que atendê-la.
c) realizar o cadastro único dessa família e orientar essa mulher sobre como tirar os documentos de todos, para que ela possa ter direito aos benefícios disponíveis.
Certo! No site do ministério da cidadania temos:
“Cadastramento de pessoas sem documento
Se alguém da família ou se todos integrantes não tiverem documentos, não tem problema. O entrevistador do Cadastro Único deve fazer a entrevista, orientar e encaminhar a família ou a pessoa para tirar os documentos. Se a pessoa nunca foi registrada, a primeira via da certidão de nascimento é de graça. O cadastramento é um direito da família de baixa renda.
Mas, enquanto o(a) Responsável Familiar não apresentar um dos documentos obrigatórios ao entrevistador e um documento para cada membro da família, o cadastro ficará incompleto e a família não poderá participar de programas sociais. Ainda assim, é importante que o cadastramento seja feito, pois isso permite ao governo saber que precisa realizar ações de mobilização para o registro civil de nascimento e a documentação básica dos cidadãos.”
d) encaminhar essa mulher aos abrigos disponibilizados pelos serviços socioassistenciais, pois o caso caracteriza uma situação de vulnerabilidade social.
Errado. As informações que a questão oferece não são suficientes para fazer essa afirmação.
e) conduzir as crianças para um abrigo, pois a situação relatada caracteriza um caso de negligência, e a mãe das crianças para um programa de qualificação profissional.
Errado. De novo, as informações que a questão oferece não são suficientes para fazer essa afirmação.
Dessa forma, nosso gabarito é Letra C.
Referência
BRASIL. [2015] Ministério da Cidadania. Como se cadastrar? Disponivel em: < http://mds.gov.br/assuntos/cadastro-unico/o-que-e-e-para-que-serve/como-se-cadastrar> Acesso em 14 de novembro de 2019.
367) Uma família composta por avó, mãe e três filhos menores de dezesseis anos, que foi beneficiada pelo programa Bolsa Família, deve ser informada de que
- A) será punida com a perda do benefício se não cumprir certas condições que reforçam o acesso à educação, à saúde e à assistência social.
- B) deve cumprir alguns compromissos (condicionalidades), que oferecem condições para que as gerações futuras rompam o ciclo de pobreza.
- C) o benefício não envolve valores financeiros transferidos à família, mas benfeitorias oferecidas na forma de alimentos e vale-transporte.
- D) a falta de atualização dos dados familiares que constam no cadastro único, para inclusão no programa, não provoca a suspensão do benefício.
- E) quando a renda da família sobe para mais de meio salário-mínimo por pessoa, o benefício será imediatamente suspenso, para favorecer quem mais necessita.
A alternativa correta é letra B) deve cumprir alguns compromissos (condicionalidades), que oferecem condições para que as gerações futuras rompam o ciclo de pobreza.
Gabarito Letra B
Uma família composta por avó, mãe e três filhos menores de dezesseis anos, que foi beneficiada pelo programa Bolsa Família, deve ser informada de que
a) será punida com a perda do benefício se não cumprir certas condições que reforçam o acesso à educação, à saúde e à assistência social.
b) deve cumprir alguns compromissos (condicionalidades), que oferecem condições para que as gerações futuras rompam o ciclo de pobreza.
c) o benefício não envolve valores financeiros transferidos à família, mas benfeitorias oferecidas na forma de alimentos e vale-transporte.
d) a falta de atualização dos dados familiares que constam no cadastro único, para inclusão no programa, não provoca a suspensão do benefício.
e) quando a renda da família sobe para mais de meio salário-mínimo por pessoa, o benefício será imediatamente suspenso, para favorecer quem mais necessita.
No site do Ministério da Cidadania, encontramos três eixos principais do Bolsa Família, veja:
“Complemento da renda — todos os meses, as famílias atendidas pelo Programa recebem um benefício em dinheiro, que é transferido diretamente pelo governo federal. Esse eixo garante o alívio mais imediato da pobreza.
Acesso a direitos — as famílias devem cumprir alguns compromissos (condicionalidades), que têm como objetivo reforçar o acesso à educação, à saúde e à assistência social. Esse eixo oferece condições para as futuras gerações quebrarem o ciclo da pobreza, graças a melhores oportunidades de inclusão social.Importante — as condicionalidades não têm uma lógica de punição; e, sim, de garantia de que direitos sociais básicos cheguem à população em situação de pobreza e extrema pobreza. Por isso, o poder público, em todos os níveis, também tem um compromisso: assegurar a oferta de tais serviços.
Articulação com outras ações — o Bolsa Família tem capacidade de integrar e articular várias políticas sociais a fim de estimular o desenvolvimento das famílias, contribuindo para elas superarem a situação de vulnerabilidade e de pobreza.”
A alternativa de acordo com o apresentado oficialmente é a Letra B
Nosso gabarito é, então, Letra B.
Referência
BRASIL. [2015] Ministério da cidadania. O que é. Disponível em: < http://mds.gov.br/assuntos/bolsa-familia/o-que-e> Acesso em 14 de novembro de 2019.
368) Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, associando os centros de referência aos respectivos serviços socioassistenciais, conforme previsto pelas políticas públicas no Brasil.
(1) Centro de Referência de Assistência Social-CRAS
(2) Centro de Referência Especializado de Assistência Social-CREAS
( ) Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI).
( ) Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
( ) Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC).
( ) Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias.
( ) Serviço de Proteção Social Básica no domicílio para pessoas com deficiência e idosas.
A sequência numérica correta de preenchimento dos parênteses da segunda coluna, de cima para baixo, é
- A) 2 – 2 – 2 – 1 – 1.
- B) 1 – 1 – 2 – 1 – 1.
- C) 2 – 1 – 2 – 2 – 1.
- D) 1 – 2 – 1 – 1 – 2.
- E) 2 – 2 – 2 – 2 – 1.
A alternativa correta é letra C) 2 – 1 – 2 – 2 – 1.
Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, associando os centros de referência aos respectivos serviços socioassistenciais, conforme previsto pelas políticas públicas no Brasil.
A questão pode ser respondida com o seguinte texto:
"11 – QUAIS SERVIÇOS SÃO OFERTADOS NA PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA, NO CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS)?
- PAIF – Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família
O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida;- SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
Serviço realizado em grupos, organizado a partir de percursos, de modo à garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com o seu ciclo de vida (criança, adolescente, adultos e idosos), a fim de complementar o trabalho social com famílias realizado no CRAS através do PAIF e no CREAS através do PAEFI, objetivando prevenir a ocorrência de situações de risco social;- Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas
Tem por finalidade a prevenção de agravos que possam provocar o rompimento de vínculos familiares e sociais dos usuários. Visa a garantia de direitos, o desenvolvimento de mecanismos para a inclusão social, a equiparação de oportunidades e a participação e o desenvolvimento da autonomia das pessoas com deficiência e pessoas idosas, a partir de suas necessidades e potencialidades individuais e sociais, prevenindo situações de risco, a exclusão e o isolamento.13 – QUAIS SERVIÇOS SÃO OFERTADOS NA PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL DE MÉDIA COMPLEXIDADE, NO CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (CREAS)?
- PAEFI – Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos
Serviço de apoio, orientação e acompanhamento a famílias, a um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos. Compreende atenções e orientações direcionadas para a promoção de direitos, a preservação e o fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais e para o fortalecimento da função protetiva das famílias diante do conjunto de condições que as vulnerabilizam e/ou as submetem a situações de risco pessoal e social.- ABORDAGEM SOCIAL – Serviço Especializado em Abordagem Social
Serviço ofertado, de forma continuada e programada, com a finalidade de assegurar trabalho social de abordagem e busca ativa que identifique, nos territórios, a incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, dentre outras. Deverão ser consideradas praças, entroncamento de estradas, fronteiras, espaços públicos onde se realizam atividades laborais, locais de intensa circulação de pessoas e existência de comércio, terminais de ônibus, trens, metrô e outros.- Medida Socioeducativa em meio aberto – Serviço de Proteção Social a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviço à Comunidade (PSC)
O serviço tem por finalidade prover atenção socioassistencial e acompanhamento a adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, determinadas judicialmente. Deve contribuir para o acesso a direito e para a ressignificação de valores na vida pessoal e social dos adolescentes e jovens. Para a oferta do serviço faz-se necessário à observância da responsabilização face ao ato infracional praticado, cujos direitos e obrigações devem ser assegurados de acordo com as legislações e normativas específicas para o cumprimento da medida.- PSE – PESSOA COM DEFICIÊNCIA E IDOSA – Serviço de Proteção Social Especial para pessoas com deficiência, idosas e suas famílias
Serviço para a oferta de atendimento especializado a famílias com pessoas com deficiência e idosos com algum grau de dependência, que tiveram suas limitações agravadas por violações de direitos, tais como: exploração da imagem, isolamento, confinamento, atitudes discriminatórias e preconceituosas no seio da família, falta de cuidados adequados por parte do cuidador, alto grau de estresse do cuidador, desvalorização da potencialidade/capacidade da pessoa, dentre outras que agravam a dependência e comprometem o desenvolvimento da autonomia.- Serviço Especializado para pessoas em Situação de Rua, ofertado no Centro Pop
Serviço ofertado para pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência. Tem a finalidade de assegurar atendimento e atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, na perspectiva de fortalecimento de vínculos interpessoais e/ou familiares que oportunizem a construção de novos projetos de vida.Fonte: "Perguntas Frequentes" (Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social - Sergipe)
Agora podemos relacionar as colunas abaixo.
( 1 ) Centro de Referência de Assistência Social-CRAS
( 2 ) Centro de Referência Especializado de Assistência Social-CREAS
( 2 ) Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI).
( 1 ) Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
( 2 ) Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC).
( 2 ) Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias.
( 1 ) Serviço de Proteção Social Básica no domicílio para pessoas com deficiência e idosas.
Com isso, a sequência ficou 2 1 2 2 1. Encontramos a resposta na Letra C.
A sequência numérica correta de preenchimento dos parênteses da segunda coluna, de cima para baixo, é
a) 2 – 2 – 2 – 1 – 1.
b) 1 – 1 – 2 – 1 – 1.
c) 2 – 1 – 2 – 2 – 1.
d) 1 – 2 – 1 – 1 – 2.
e) 2 – 2 – 2 – 2 – 1.
369) Silva e Koller (2001, p. 208), a fim de caracterizar os adolescentes em situação de rua, identificam cinco aspectos principais que, ainda que não sejam considerados critérios rígidos, podem ser entendidos como “características que devem ser consideradas em toda a sua complexidade e analisadas de forma aprofundada no contato face a face com os adolescentes”.
Assinale a alternativa que apresenta esses aspectos.
- A) Vinculação com o grupo de iguais, atividade escolar, aparência pessoal, local em que se encontra o adolescente e ausência de normas sociais internalizadas.
- B) Vinculação com a família, atividade exercida no contexto da rua, uso de entorpecentes, local em que nasceu o adolescente e ausência de um adulto responsável pelo mesmo.
- C) Vinculação com a família, atividade exercida no contexto da rua, uso de entorpecentes, local em que se encontra o adolescente e ausência de um adulto responsável pelo mesmo.
- D) Vinculação com a família, atividade exercida no contexto da rua, aparência pessoal, local em que se encontra o adolescente e ausência de um adulto responsável pelo mesmo.
- E) Vinculação com os pares, crenças e valores internalizados, aparência pessoal, local em que se encontra o adolescente e ausência de um adulto responsável pelo mesmo.
A alternativa correta é letra D) Vinculação com a família, atividade exercida no contexto da rua, aparência pessoal, local em que se encontra o adolescente e ausência de um adulto responsável pelo mesmo.
Silva e Koller (2001, p. 208), a fim de caracterizar os adolescentes em situação de rua, identificam cinco aspectos principais que, ainda que não sejam considerados critérios rígidos, podem ser entendidos como “características que devem ser consideradas em toda a sua complexidade e analisadas de forma aprofundada no contato face a face com os adolescentes”.
Assinale a alternativa que apresenta esses aspectos.
A questão pode ser respondida com o seguinte texto:
"Recentemente, foram desenvolvidos diversos trabalhos que resultaram em grande contribuição à caracterização de crianças e adolescentes em situação de rua no Brasil (Alves, 1998; Aptekar, 1996; Correia, 2001; Cosgrove, 1990; Craidy, 1999; Earls & Carlson, 1999; Forster, Barros, Tannhauser & Tannhauser, 1992; Hutz & Koller, 1999; Koller & Hutz, 1996; Lusk, 1989, 1992; Lusk & Mason, 1993; Maciel, Brito & Camino, 1997; Martins, 1996a, 1996b; Menezes & Brasil, 1998; Raffaeli, 1996; Rosemberg, 1996; Silva e cols., 1998; Smollar, 1999). É possível observar que o processo de seleção de critérios foi, gradualmente, tornando-se mais complexo, abordando um número maior de fatores e considerando cada um deles de forma mais aprofundada. A partir da revisão dos critérios levantados nestes estudos, a criança ou adolescente em situação de rua será identificada, neste capítulo, tomando-se por base cinco aspectos principais: 1) a vinculação com a família; 2) a atividade exercida; 3) a aparência; 4) o local em que se encontra a criança ou adolescente; e, 5) a ausência de um adulto responsável junto à mesma. Antecipadamente, faz-se necessário ressaltar que estes não são critérios rígidos a serem identificados, mas características que devem ser consideradas em toda a sua complexidade e analisadas de forma aprofundada no contato face-a-face com as crianças."
Fonte: "A rua como contexto de desenvolvimento" (Neiva-Silva e Koller)
Com isso, encontramos a resposta na Letra D.
a) Vinculação com o grupo de iguais, atividade escolar, aparência pessoal, local em que se encontra o adolescente e ausência de normas sociais internalizadas.
b) Vinculação com a família, atividade exercida no contexto da rua, uso de entorpecentes, local em que nasceu o adolescente e ausência de um adulto responsável pelo mesmo.
c) Vinculação com a família, atividade exercida no contexto da rua, uso de entorpecentes, local em que se encontra o adolescente e ausência de um adulto responsável pelo mesmo.
d) Vinculação com a família, atividade exercida no contexto da rua, aparência pessoal, local em que se encontra o adolescente e ausência de um adulto responsável pelo mesmo.
e) Vinculação com os pares, crenças e valores internalizados, aparência pessoal, local em que se encontra o adolescente e ausência de um adulto responsável pelo mesmo.
370) De acordo com as Referências Técnicas para o Trabalho do Psicólogo nos CRAS/SUAS (Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas, 2008), o Psicólogo deverá atuar
- A) para atender os encaminhamentos, feitos pelas escolas e pela rede de saúde, de crianças com problemas de aprendizagem, sendo essa uma ação intersetorial essencial da Assistência Social.
- B) priorizando as ferramentas de trabalho consagradas na Psicologia, a exemplo dos testes psicológicos, da psicoterapia, da anamnese e da ludoterapia.
- C) propiciando apoio e orientação psicológica aos indivíduos que buscam o CRAS em razão de situações de trabalho infantil, desemprego, evasão escolar e violência contra a mulher.
- D) para identificar e potencializar os recursos psicossociais, tanto individuais como coletivos, realizando intervenções nos âmbitos individual, familiar, grupal e comunitário.
A alternativa correta é letra D) para identificar e potencializar os recursos psicossociais, tanto individuais como coletivos, realizando intervenções nos âmbitos individual, familiar, grupal e comunitário.
Segundo documento Referências Técnicas para o Trabalho do Psicólogo nos CRAS/SUAS. São princípios que devem orientar a prática do psicólogo no CRAS:
1. Atuar em consonância com as diretrizes e objetivos da PNAS e da Proteção Social Básica (PSB), cooperando para a efetivação das políticas públicas de desenvolvimento social e para a construção de sujeitos cidadãos;
2. Atuar de modo integrado à perspectiva interdisciplinar, em especial nas interfaces entre a Psicologia e o Serviço Social, buscando a interação de saberes e a complementação de ações, com vistas à maior resolutividade dos serviços oferecidos;
3. Atuar de forma integrada com o contexto local, com a realidade municipal e territorial, fundamentada em seus aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais;
4. Atuar baseado na leitura e inserção no tecido comunitário, para melhor compreendê-lo, e intervir junto aos seus moradores;
5. Atuar para identificar e potencializar os recursos psicossociais, tanto individuais como coletivos, realizando intervenções nos âmbitos individual, familiar, grupal e comunitário;
6. Atuar a partir do diálogo entre o saber popular e o saber científico da Psicologia, valorizando as expectativas, experiências e conhecimentos na proposição de ações;
7. Atuar para favorecer processos e espaços de participação social, mobilização social e organização comunitária, contribuindo para o exercício da cidadania ativa, autonomia e controle social, evitando a cronificação da situação de vulnerabilidade;
8. Manter-se em permanente processo de formação profissional, buscando a construção de práticas contextualizadas e coletivas;
9. Atuar com prioridade de atendimento aos casos e situações de maior vulnerabilidade e risco psicossocial;
10. Atuar para além dos settings convencionais, em espaços adequados e viáveis ao desenvolvimento das ações, nas instalações do CRAS, da rede socioassistencial e da comunidade em geral. Desde o ponto de vista conceitual, a ação do psicólogo e do assistente social e as diretrizes do Ministério de Desenvolvimento Social unem-se na reabilitação psicossocial de um lado e de outro, na promoção da cidadania e do protagonismo político.
A resposta correta foi apresentada pela ALTERNATIVA D.
As demais opções estão incorretas. Logo, podemos descartá-las.
Fonte: http://www.crpsp.org.br/portal/comunicacao/artes-graficas/arquivos/2008-CREPOP-CRAS-SUAS.pdf