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Questões Sobre Psicologia Social - Psicologia - concurso

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391) A família, nos últimos tempos, assumiu diferentes configurações em termos de tamanho e composição.

 

Nesse contexto, a família

  • A) deve delegar sua função socializadora a outras agências como a escola e trabalho.

  • B) preserva sua função como agência socializadora do indivíduo em sua comunidade.

  • C) deve compor junto com a religião a função de transmissão de ideologia.

  • D) deve manter sua função de transmitir e reprimir expressões individuais.

  • E) preserva seu papel menos importante na socialização do que o trabalho.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) preserva sua função como agência socializadora do indivíduo em sua comunidade.

 

Gabarito Letra B

A família, nos últimos tempos, assumiu diferentes configurações em termos de tamanho e composição.

 

Nesse contexto, a família

a)  deve delegar sua função socializadora a outras agências como a escola e trabalho.

b)  preserva sua função como agência socializadora do indivíduo em sua comunidade.

c)  deve compor junto com a religião a função de transmissão de ideologia.

d)  deve manter sua função de transmitir e reprimir expressões individuais.

e)  preserva seu papel menos importante na socialização do que o trabalho.

 

Sobre a família, Ana Bock (1999) apresenta:

Não podemos nos esquecer de que a família — lugar reconhecido como de procriação — é responsável pela sobrevivência física e psíquica das crianças, constituindo-se no primeiro grupo de mediação do indivíduo — daquele bebê, que está ali no berço — com a sociedade. É na família que ocorrem os primeiros aprendizados dos hábitos e costumes da cultura. (...) A família, do ponto de vista do indivíduo e da cultura, é um grupo tão  importante que, na sua ausência, dizemos que a criança ou o adolescente precisam de uma “família substituta” ou devem ser abrigados em uma instituição que cumpra as funções materna e paterna, isto é, as funções de cuidado e de transmissão dos valores e normas culturais — condição para a posterior participação na coletividade. (...)

Lacan define assim a família: “Entre todos os grupos humanos, a família desempenha um papel primordial na transmissão de cultura. Se as tradições espirituais, a manutenção dos ritos e dos costumes, a conservação das técnicas e do patrimônio são com ela disputados poroutros grupos sociais, a família prevalece na primeira educação, na repressão dos instintos, na aquisição da língua acertadamente chamada de materna. Com isso, ela preside os processos fundamentais do desenvolvimento psíquico”.”

 

Percebemos que a família tem mudado suas configurações e cada vez mais outras agências socializadoras, como a escola e até mesmo a mídia, tem feito mais parte do processo de socialização, porém, a família ainda tem papel primordial nesse processo.

 

A família não deve delegar essa função, então nosso gabarito não é Letra A.

 

Sua função é de socialização, e não de transmissão de ideologia, então nossa resposta também não é Letra C.

 

Sua função também não é de reprimir expressões individuais, logo, excluímos também a Letra D.

 

E seu papel é bem mais importante na socialização que no trabalho, excluímos a Letra E.

 

Resta-nos a Letra B, que traz corretamente que a família preserva sua função como agência socializadora do indivíduo em sua comunidade.

 

Gabarito Letra B

 

Referência

BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEXEIRA, Maria de Lurdes. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 13 ed. São Paulo: Saraiva, 1999.

392) As representações sociais são consideradas extremamente importantes e, por vezes, pouco investigadas pelos estudos.

 

As representações sociais são

  • A) crenças, ideias e valores socialmente compartilhados, suposições e ideologias culturais.

  • B) crenças e valores construídos por um indivíduo, relacionados a suas ideologias mais íntimas.

  • C) ideologias culturais e inferências típicas de uma família.

  • D) crenças, ideias e valores historicamente determinados pelo indivíduo.

  • E) crenças e ideias sociais que fazem parte da ideologia de um determinado indivíduo.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) crenças, ideias e valores socialmente compartilhados, suposições e ideologias culturais.

Gabarito Letra A
 

As representações sociais são consideradas extremamente importantes e, por vezes, pouco investigadas pelos estudos.

 

As representações sociais são:

 

David Myers, em seu livro Psicologia Social (2014) trás, como definição do conceito de representações sociais:

 

“crenças socialmente compartilhadas – ideias e valores amplamente disseminados, inclusive nossas suposições e ideologias culturais. Nossas representações sociais nos ajudam a entender nosso mundo.”

 

A alternativa que está de acordo com esse conceito é a Letra A, crenças, ideias e valores socialmente compartilhados, suposições e ideologias culturais. Este é nosso gabarito.

 

Entretanto, mesmo que você não conheça esse conceito, a questão é possível de ser feita por exclusão, vejamos:

 

b)  crenças e valores construídos por um indivíduo, relacionados a suas ideologias mais íntimas.

c)  ideologias culturais e inferências típicas de uma família.

d)  crenças, ideias e valores historicamente determinados pelo indivíduo.

e)  crenças e ideias sociais que fazem parte da ideologia de um determinado indivíduo.

 

Todas as outras alternativas falam de coisas particulares de um individuo ou uma família, e não socialmente compartilhados.

 

Dessa forma, reiteramos nosso gabarito como Letra A.

 

Referência

MYERS, David E. Psicologia Social. Porto Alegre: Artmed, 2014.

393) A Psicologia Social tem suas raízes em pesquisas clássicas sobre o comportamento humano.

 

A fase inicial dessa área passou a ser criticada por

  • A) ser baseada em um método descritivo, mas sem organizar nem dar nomes aos processos.

  • B) ter seu desenvolvimento comprometido com as sociedades latino-americanas no período de ditadura militar.

  • C) ter uma noção ampliada dos relacionamentos, desconsiderando os aspectos descritivos.

  • D) ter seu desenvolvimento comprometido com a sociedade americana do pós-guerra, com a intenção de ter instrumentos que aumentassem a produtividade econômica.

  • E) ser uma psicologia política que desconsidera os aspectos individuais dos sujeitos.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) ter seu desenvolvimento comprometido com a sociedade americana do pós-guerra, com a intenção de ter instrumentos que aumentassem a produtividade econômica.

Gabarito Letra D

 

A questão pergunta porque a fase inicial da psicologia social foi criticada. Sobre o assunto, Ana Bock em seu livro Psicologias (1999) trás:

 

"A teoria da Psicologia social, que orientou o nosso encontro anterior, tem recebido, hoje em dia, inúmeras críticas. Apontamos agora as principais:

 

a. É uma Psicologia social baseada em um método descritivo, ou seja, um método que se propõe a descrever aquilo que é observável, fatual. É uma psicologia que organiza e dá nome aos processos observáveis dos encontros sociais.

 

b. É uma Psicologia social que tem seu desenvolvimento comprometido com os objetivos da sociedade norte-americana do pós-guerra, que precisava de conhecimentos e de instrumentos que possibilitassem a intervenção na realidade, de forma a obter resultados imediatos, com a intenção de recuperar uma nação, garantindo o aumento da produtividade econômica. Não é para menos que os temas mais desenvolvidos foram a comunicação persuasiva, a mudança de atitudes, a dinâmica grupal etc., voltados sempre para a procura de “fórmulas de ajustamento e adequação de comportamentos individuais ao contexto social”.

 

c. É uma Psicologia social que parte de uma noção estreita do social, este é considerado apenas como a relação entre pessoas — a interação social —, e não como um conjunto de produções humanas capazes de, ao mesmo tempo em que vão construindo a realidade social, construir também o indivíduo. Esta concepção será a referência para a construção de uma nova Psicologia social.”

 

A única alternativa que trás informação de acordo com o apresentado é a Letra D, ter seu desenvolvimento comprometido com a sociedade americana do pós-guerra, com a intenção de ter instrumentos que aumentassem a produtividade econômica.

 

Letra D é, então, nosso gabarito.

 

Referência

BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEXEIRA, Maria de Lurdes. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 13 ed. São Paulo: Saraiva, 1999.

394) De acordo com a Psicologia Social, a denominação dada às representações e aos sentimentos que o indivíduo desenvolve a respeito de si próprio, envolvendo dados pessoais, biografia e atributos que os outros lhe conferem, permitindo-lhe uma representação de si é

  • A) identidade.
  • B) personalidade.
  • C) estereótipo.
  • D) subjetividade.
  • E) estigma.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) identidade.

Gabarito Letra A

 

De acordo com a Psicologia Social, a denominação dada às representações e aos sentimentos que o indivíduo desenvolve a respeito de si próprio, envolvendo dados pessoais, biografia e atributos que os outros lhe conferem, permitindo-lhe uma representação de si é
 

a)  identidade.
b)  personalidade.
c)  estereótipo.
d)  subjetividade.
e)  estigma.

 

Vamos fazer uma revisão breve de cada um dos conceitos apresentados:

 

Identidade: conjunto de traços e atributos próprios do indivíduo

Personalidade: elemento relativamente estável da vida psíquica do indivíduo, que distinguem uma pessoa.

Estereótipo: ideia pré-concebida sobre algo ou alguém.

Subjetividade: modo como o indivíduo compreende a si mesmo, seus pensamentos e sentimentos.

Estigma: marca ou sinal que indica que seu portador é desvalorizado.

 

O que mais se aproxima do que a questão pede é o conceito de identidade, certo?

 

Pra confirmar, vejamos esse trecho do livro Psicologias, de Ana Bock:

 

“Identidade é a denominação dada às representações e sentimentos que o indivíduo desenvolve a respeito de si próprio, a partir do conjunto de suas vivências. A identidade é a síntese pessoal sobre o si-mesmo, incluindo dados pessoais (cor, sexo, idade), biografia (trajetória pessoal), atributos que os outros lhe conferem, permitindo uma representação a respeito de si.

Este conceito supera a compreensão do homem enquanto conjunto de papéis, de valores, de habilidades, de atitudes etc., pois compreende todos estes aspectos integrados — o homem como totalidade — e busca captar a singularidade do indivíduo, produzida no confronto com o outro.”

 

Igualzinho no enunciado!

 

Dessa forma, nosso gabarito é Letra A.

 

Referência

BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEXEIRA, Maria de Lurdes. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 13 ed. São Paulo: Saraiva, 1999.

395) Pedro, 16 anos, usuário de drogas em processo de recuperação, matriculou-se na escola do seu bairro e soube que alguns pais o rotularam como jovem problemático e reivindicaram à escola que sua matricula não fosse efetivada.


Os atributos ou marcas sociais pejorativas, como os vivenciados por Pedro, que também podem ser atribuídos a um grupo ou povo, colocando-os como diferentes das demais pessoas, excluindo-os, são denominados de

  • A) estigmas.
  • B) arquétipos.
  • C) distorções.
  • D) padronizações.
  • E) discriminações.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) estigmas.

Gabarito Letra A

 

Pedro, 16 anos, usuário de drogas em processo de recuperação, matriculou-se na escola do seu bairro e soube que alguns pais o rotularam como jovem problemático e reivindicaram à escola que sua matricula não fosse efetivada.


Os atributos ou marcas sociais pejorativas, como os vivenciados por Pedro, que também podem ser atribuídos a um grupo ou povo, colocando-os como diferentes das demais pessoas, excluindo-os, são denominados de
 

Para responder, vamos relembrar os conceitos de cada uma das alternativas:

 

a)  estigmas. –

“Estigma social é definido enquanto marca ou sinal que designa o seu portador como desqualificado ou menos valorizado, ou segundo a definição de Erving Goffman: “a situação do indivíduo que está inabilitado para aceitação social plena” (GOFFMAN, 2004, P.4). Para a sociologia o estigma está relacionado com a identidade social dos sujeitos e dos grupos sociais.” (ARAÚJO)
 

b)  arquétipos. –

“Na psicologia analítica, criada por Carl Gustav Jung, este conceito se refere às imagens primitivas inseridas no inconsciente coletivo desde os primórdios do ser humano. São moldes inerentes ao ser desde o princípio da existência, os quais têm a função de atuar como fonte primordial para o amadurecimento da mente.” (SANTANA)


c)  distorções. –

"Alteração da forma ou de outras características estruturais" (Dicionário)


d)  padronizações. –

“adoção de uma medida, especificação, paradigma ou tipo para uniformizar a produção ou avaliação de qualquer coisa.” (Dicionário)


e)  discriminações. –

Tratamento desigual ou injusto dado a uma pessoa ou grupo, com base em preconceitos de alguma ordem, nomeadamente sexual, religiosa, étnica, etc.” (Dicionário)

 

Pedro está vivenciando uma situação de discriminação, devido aos atributos ou marcas sociais pejorativas que lhe foram atribuídos, marca essa que o designa como desqualificado ou de menos valor, o que significa que a resposta que estamos procurando é Letra A, estigmas.

 

Referência

ARAÚJO, Ana Lucia. Arquétipos. Disponível em: < https://www.infoescola.com/psicologia/arquetipos/> Acesso em 17 de julho de 2019.

SANTANA, Marcele Juliane Frossard. Estigma social. Disponível em: < https://www.infoescola.com/sociologia/estigma-social/> Acesso em 17 de julho de 2019.

396) A Psicologia Social tem por objeto de estudo a interação social, a interdependência entre os indivíduos e o encontro social.


De acordo com a perspectiva do encontro social, atitude é

  • A) o processo que vai desde a emissão e elaboração do estímulo pelos órgãos dos sentidos até a atribuição de significado ao estímulo.
  • B) o desenvolvimento de crenças, valores e opiniões a partir da percepção do meio social e da afetividade atribuída a essa percepção.
  • C) o surgimento de comportamentos positivos em relação a determinada pessoa ou grupo, que nos predispõe a uma ação favorável em relação a eles.
  • D) o repertório de habilidades sociais aprendidas que envolvem interações sociais favoráveis ao desenvolvimento do indivíduo.
  • E) o hábito de usar uma impressão generalizada de um grupo de pessoas para influenciar a percepção de um indivíduo em particular.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) o desenvolvimento de crenças, valores e opiniões a partir da percepção do meio social e da afetividade atribuída a essa percepção.

 

A Psicologia Social tem por objeto de estudo a interação social, a interdependência entre os indivíduos e o encontro social.

De acordo com a perspectiva do encontro social, atitude é

 

Considerando a perspectiva da Psicologia Social em relação a noção de ATITUDE, Leal & Cols., (2007, pp. 2-3) destacam:

 

“Para a psicologia social, diferentemente do que se pensa no senso comum, o ser humano, não toma atitudes (ação, comportamento), mas sim desenvolvemos atitudes (crenças, valores) em relação aos objetos do meio social. As atitudes são aprendidas no processo de socialização, no meio social onde o sujeito está inserido.”

  

Com base no que traz a literatura vamos a análise das alternativas:

 

a)  o processo que vai desde a emissão e elaboração do estímulo pelos órgãos dos sentidos até a atribuição de significado ao estímulo.

Alternativa INCORRETA. Tal afirmação faz alusão ao conceito de PERCEPÇÃO SOCIAL. Acompanhe o que destaca Bock & Cols., (1999):

“A percepção é, pois, um processo que vai desde a recepção do estímulo pelos órgãos dos sentidos até a atribuição de significado ao estímulo.”

 

b)  o desenvolvimento de crenças, valores e opiniões a partir da percepção do meio social e da afetividade atribuída a essa percepção.

Alternativa CORRETA. O entendimento preconizado pela assertiva é compatível com a perspectiva sobra atitude, mencionada na literatura acima.

 

c)  o surgimento de comportamentos positivos em relação a determinada pessoa ou grupo, que nos predispõe a uma ação favorável em relação a eles.

Alternativa INCORRETA. Tanto o surgimento de comportamento positivos, como negativos estão relacionados a maneira como o indivíduo elabora a sua percepção do meio social. Acompanhe sobre o assunto, o que preconiza Bock & Cols., (1999):

“partir da percepção do meio social e dos outros, o indivíduo vai organizando estas informações, relacionando-as com afetos (positivos ou negativos) e desenvolvendo uma predisposição para agir (favorável ou desfavoravelmente) em relação às pessoas e aos objetos presentes no meio social. À essas informações com forte carga afetiva, que predispõem o indivíduo para uma determinada ação (comportamento), damos o nome de atitudes.”

 
 

d)  o repertório de habilidades sociais aprendidas que envolvem interações sociais favoráveis ao desenvolvimento do indivíduo.

Alternativa INCORRETA. Note que “atitudes” para a Psicologia Social são aprendidas no processo de socialização, no meio social onde o sujeito está inserido, estando o conceito de “atitudes” interligado a questão da “percepção social”, e nesta a predisposição não é entendida apenas sob aspectos favoráveis, mas também considerando aspectos desfavoráveis relacionados.

 

e)  o hábito de usar uma impressão generalizada de um grupo de pessoas para influenciar a percepção de um indivíduo em particular.

Alternativa INCORRETA. Na realidade, a Psicologia Social não recomenda este tipo de generalização preconizada, antes compreende que distintos papéis sociais levam a possibilidades de responder de forma contextualizada em diferentes situações. Sobre isso, Bock & Cols., (1999) mencionam:

“Os diferentes papéis sociais e a nossa enorme plasticidade como seres humanos permitem que nos adaptemos às diferentes situações sociais e que sejamos capazes de nos comportar diferentemente em cada uma delas.”

 

______________

Fonte consultada:

LEAL, V. C., ANDRADE, É. F., & QUEIROZ, J. T. (2007). A influência das experiências sociais na atitude dos idosos em relação ao envelhecimento. Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social14.

 

BOCK, A. M., FURTADO, O., & Teixeira, M. L. T. (1999). A psicologia e as psicologias. ______ Psicologias: uma introdução ao estudo da Psicologia. Saraiva, 14-29.

397) O processo de socialização em que as crianças, ainda em tenra idade, aprendem o comportamento que sua cultura considera apropriado para os sexos feminino e masculino é chamado de:

  • A) Padronização.
  • B) Tipificação de gênero.
  • C) Imitação induzida.
  • D) Identificação de gênero.
  • E) Alienação de gênero.

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Resposta: B) Tipificação de gênero.

Explicação: A tipificação de gênero é o processo pelo qual as crianças aprendem as características, valores, comportamentos e papéis sociais que uma sociedade associa ao sexo feminino ou masculino. Esse aprendizado ocorre desde cedo na vida das crianças, através da observação e imitação dos modelos de comportamento apresentados pelos pais, familiares, mídia e outros agentes de socialização. A tipificação de gênero é fundamental para a compreensão de como as normas culturais e as expectativas de gênero são transmitidas e internalizadas, influenciando a identidade de gênero e o comportamento social ao longo da vida.

398) A respeito da Psicologia Social Contemporânea apresentada por Jacques I, et al. (2010), analise as afirmativas identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS, assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:


(   ) Com a crise de paradigma dominante, há um evidenciamento do papel criativo da desordem a da auto-organização. Contudo, os estudos relacionados à Psicologia Social Crítica apontam para a existência de fluxos previsíveis, lineares, no que tange ao seu objeto de estudo.


(   ) O discurso científico passa a estar permeado daquilo que se denomina processo de segunda ordem: a reflexividade sobre a reflexividade, o duvidar sobre a dúvida, a perda das certezas meta-narrativas.


(   ) Sobre a interação mente e cultura: esta é pautada pela existência de uma dicotomia. A mente funciona como um processador interno, porém esta é afetada pela cultura em todos os seus processos.


(   ) É importante considerar que, apesar de o individuo ser concebido como um produto da história e da cultura, é também um ser intencional e criativo, em constante transformação e que, coletivamente, pode mudar o próprio processo cultural que o constitui.


(    ) A ciência revela-se auto evidente e não contingente e a busca por uma neutralidade científica é necessária para que não haja deslizes éticos nas pesquisas realizadas.

  • A) F – F – V – F – F.
  • B) V – V – V – V – F.
  • C) V – F – F – V – V.
  • D) F – V – F – V – F.
  • E) V – V – V – F – F

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A alternativa correta é letra D) F – V – F – V – F.

 

A respeito da Psicologia Social Contemporânea apresentada por Jacques I, et al. (2010), analise as afirmativas identificando com “V” as VERDADEIRAS e com “F” as FALSAS, assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:


( F ) Com a crise de paradigma dominante, há um evidenciamento do papel criativo da desordem a da auto-organização. Contudo, os estudos relacionados à Psicologia Social Crítica apontam para a existência de fluxos previsíveis, lineares, no que tange ao seu objeto de estudo.

 

Essa afirmativa distorce o seguinte texto:

 

"A crise do paradigma dominante que acabo de descrever é o resultado interativo de uma pluralidade de condições, dentre elas as de ordem teórica.

(...)

A consciência crescente do papel criativo da desordem (PRIGOGINE, 1996), da auto-organização (MATURANA & VARELA, 1990) e da não linearidade fazem reconhecer que o mundo é rico em evoluções imprevisíveis, cheio de formas complexas e fluxos turbulentos, caracterizado por relações não lineares entre causas e efeitos, e fraturado entre escalas múltiplas de diferente magnitude que tornam precária a globalização (SCHNITMAN, 1996)."

 

Fonte: "Psicologia Social Contemporânea" (Jacques et al.)

 

Assertiva Falsa.


( V ) O discurso científico passa a estar permeado daquilo que se denomina processo de segunda ordem: a reflexividade sobre a reflexividade, o duvidar sobre a dúvida, a perda das certezas meta-narrativas.

 

Essa afirmativa está de acordo com o texto abaixo:

 

"Vive-se uma espécie de apogeu do instituinte, mesmo que se saiba do peso das determinações do já instituído. O novo discurso científico é um convite à busca antes do que a certeza e privilegia, como nunca dantes o fizera, a multiplicidade, a polifonia, a descentralização do sujeito e da razão. O duvidar sobre a dúvida, a perda das certezas e das meta-narrativas, introduzem aquilo que se pode chamar de processos de segunda ordem, ou seja, a reflexividade sobre a reflexividade. O pensamento se constitui como potencialmente relativista, relacionante e autocognoscitivo (SCHNITMAN, 1996) e a ciência reconhece-se como não suficiente se tomada como referência à legitimação do conhecer. É olhada e olha-se como constituída e constituinte nas/das redes de poder, reconhecendo-se como efeito de regimes de verdade antes do que fonte de verdades. A ciência revela-se contingente e não autoevidente; mostra-se como construção social."

 

Fonte: "Psicologia Social Contemporânea" (Jacques et al.)

 

Assertiva Correta.


F ) Sobre a interação mente e cultura: esta é pautada pela existência de uma dicotomia. A mente funciona como um processador interno, porém esta é afetada pela cultura em todos os seus processos.

 

Essa é uma visão antiga. Veja:

 

"a) Nas décadas de 1960/1970, as relações entre cultura e cognição eram pesquisadas em formas tradicionais como estudos-relações entre variáveis. A cultura era considerada como variável independente e a atividade mental e prática como variável dependente. Nesta época certas pesquisas de alfabetização em determinadas culturas eram relacionadas a testes de memória e outras atividades cognitivas. Só posteriormente é que surgiu uma outra perspectiva que procurava desvendar como se processam a cognição e a aprendizagem num contexto cultural. Mas, inicialmente, a cultura era vista como separada da mente, ou seja, supunha-se um dualismo ou dicotomia entre mente e cultura. O mental era concebido como um processador interno de alguma coisa que poderia ser pensamento abstrato, raciocínio, etc., que era afetado de fora pela cultura, mas não por ela constituído, ainda que parcialmente."

 

​​​​​​​Fonte: "Psicologia Social Contemporânea" (Jacques et al.)

 

Assertiva Falsa.​​​​​​​


V ) É importante considerar que, apesar de o individuo ser concebido como um produto da história e da cultura, é também um ser intencional e criativo, em constante transformação e que, coletivamente, pode mudar o próprio processo cultural que o constitui.

 

Essa afirmativa cita corretamente o texto do livro de Jacques et al.

 

Assertiva Correta.


( F ) A ciência revela-se auto evidente e não contingente e a busca por uma neutralidade científica é necessária para que não haja deslizes éticos nas pesquisas realizadas.

 

Essa afirmativa distorce o texto abaixo:

 

"Vive-se uma espécie de apogeu do instituinte, mesmo que se saiba do peso das determinações do já instituído. O novo discurso científico é um convite à busca antes do que a certeza e privilegia, como nunca dantes o fizera, a multiplicidade, a polifonia, a descentralização do sujeito e da razão. O duvidar sobre a dúvida, a perda das certezas e das metanarrativas, introduzem aquilo que se pode chamar de processos de segunda ordem, ou seja, a reflexividade sobre a reflexividade. O pensamento se constitui como potencialmente relativista, relacionante e autocognoscitivo (SCHNITMAN, 1996) e a ciência reconhece-se como não suficiente se tomada como referência à legitimação do conhecer. É olhada e olha-se como constituída e constituinte nas/das redes de poder, reconhecendo-se como efeito de regimes de verdade antes do que fonte de verdades. A ciência revela-se contingente e não autoevidente; mostra-se como construção social."

 

Fonte: "Psicologia Social Contemporânea" (Jacques et al.)

 

Assertiva Falsa.​​​​​​​

 

Portanto, a sequência ficou F V F V F. Encontramos a resposta na Letra D.


a)  F – F – V – F – F.
b)  V – V – V – V – F.
c)  V – F – F – V – V.
d)  F – V – F – V – F.
e)  V – V – V – F – F

399) Sobre as concepções relacionadas à Pesquisa em Psicologia Social Contemporânea, assinale a alternativa INCORRETA:


(JACQUES, M. G. et al. Psicologia Social contemporânea.)

  • A) A pesquisa pode ser considerada um recurso ligado a diferentes modos de produzir conhecimento e a história de suas legitimações.
  • B) A psicologia, social tem a particularidade de “ dialogar” com as ciências sociais, por vezes de modo mais íntimo do que com a psicologia, na medida em que as duas primeiras têm em comum o estudo dos processos e fenômenos sociais.

  • C) Nem sempre são os procedimentos estatísticos que pautam a escolha da amostra, pois os indivíduos estudados podem ser escolhidos em função de aspectos ou condições consideradas significativas aos propósitos do estudo.
  • D) A metodologia da pesquisa participante e da pesquisa-ação afastam-se, sobremaneira, dos procedimentos propostos pela pesquisa tradicional, sendo que a população interessada (ou seus representantes) participa, junto com os investigadores, da definição de objeto de pesquisa, dos seus objetivos e do seu planejamento.
  • E) O conhecimento científico, buscando objetividade, tem o poder de ultrapassar concepções ideológicas e construir uma verdade sobre aquilo que constitui o real.

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A alternativa correta é letra E) O conhecimento científico, buscando objetividade, tem o poder de ultrapassar concepções ideológicas e construir uma verdade sobre aquilo que constitui o real.

   

Sobre as concepções relacionadas à Pesquisa em Psicologia Social Contemporânea, assinale a alternativa INCORRETA:

(JACQUES, M. G. et al. Psicologia Social contemporânea.)

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Até o século XVIII, a discussão sobre a ciência moderna tinha como centralidade tornar o conhecimento o mais objetivo possível, cultivando uma ideia de que o conhecimento científico detinha o poder de construir uma verdade sobre a vida “real”. A problemática da verdade, da aproximação maior ou menor do conhecimento com o real, instalou-se como questão principal de confronto entre os diferentes pontos de vista sobre quem melhor garantiria o domínio deste real, através do conhecimento produzido.

 

O século XX instaura todo um questionamento a respeito do critério de verdade enquanto “Verdade-Absoluta”, relativizando a noção de verdade e instaurando a importância da dúvida e dos erros na produção do conhecimento científico (BACHELARD, 1968). Esta relativização instaura uma crítica importante ao modelo de ciência dominante na época e vai influenciar autores contemporâneos de diferentes perspectivas epistemológicas como Foucault (1987), Morin (1986) e Kuhn (1989). Consequentemente, a busca do conhecimento e não da verdade seria o objetivo da ciência.

 

É importante frisar que a forma como se pesquisa em psicologia social, sobretudo nas suas vertentes mais críticas, é uma forma de pesquisa científica. É uma forma de pesquisa que se orienta por uma epistemologia crítica que tem seus fundamentos no pensamento de Bachelard (1968), entre outros autores mais contemporâneos. Assim, não se pode buscar na pesquisa em psicologia social os pressupostos de uma concepção de ciência que tenha por base a neutralidade, a objetividade ou a generalização e experimentação, pois são outros seus fundamentos. Do mesmo modo, não se pode buscar uma metodologia que se oriente para a análise das causas e dos resultados, pois neste modo de pesquisar se tem por objetivo interpretar os processos, os movimentos, as relações. Trata-se, portanto, de uma epistemologia de suporte e de uma forma de pesquisar que inscreve-se em outra concepção de ciência e de produção de conhecimento científico.

 

A pesquisa em psicologia social também implica no ponto de vista ético, ou seja, na relação do pesquisador com o(os) pesquisado(os), na relação com os outros pesquisadores, na relação com a sociedade."

 

Fonte: "Psicologia Social contemporânea" (Jacques)

 

Portanto, encontramos a alternativa incorreta na Letra E.

 

As outras alternativas estão integralmente de acordo com o livro de Jacques.


a)  A pesquisa pode ser considerada um recurso ligado a diferentes modos de produzir conhecimento e a história de suas legitimações.


b)  A psicologia, social tem a particularidade de “ dialogar” com as ciências sociais, por vezes de modo mais íntimo do que com a psicologia, na medida em que as duas primeiras têm em comum o estudo dos processos e fenômenos sociais.

 

c) Nem sempre são os procedimentos estatísticos que pautam a escolha da amostra, pois os indivíduos estudados podem ser escolhidos em função de aspectos ou condições consideradas significativas aos propósitos do estudo.


d)  A metodologia da pesquisa participante e da pesquisa-ação afastam-se, sobremaneira, dos procedimentos propostos pela pesquisa tradicional, sendo que a população interessada (ou seus representantes) participa, junto com os investigadores, da definição de objeto de pesquisa, dos seus objetivos e do seu planejamento.


e)  O conhecimento científico, buscando objetividade, tem o poder de ultrapassar concepções ideológicas e construir uma verdade sobre aquilo que constitui o real.

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400) Considerando as informações sobre a Psicologia Social discutidas no livro de Bock, Furtado e Teixeira (2002) ”Psicologias: uma introdução ao estudo de Psicologia”, responda a questão.

 

Considere as seguintes afirmativas sobre as principais características da Psicologia Social.

 

I. Procura aprofundar o conhecimento da natureza social do fenômeno psíquico.

 

II. Busca compreender como se dá a construção do psiquismo humano a partir das relações sociais vividas pelo homem.

 

III. Estuda o desenvolvimento afetivo – emocional do ser humano.

 

IV. Estuda o comportamento humano de acordo com suas aprendizagens significativas.

 

V. Interessa-se pela história de reforçamento presente no ambiente do ser humano.

 

Quantas estão corretas?

  • A) Uma,somente.

  • B) Duas,somente

  • C) Três,somente.

  • D) Quatro,somente.

  • E) Todas.

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A alternativa correta é letra B) Duas,somente

 

Considerando as informações sobre a Psicologia Social discutidas no livro de Bock, Furtado e Teixeira (2002) ”Psicologias: uma introdução ao estudo de Psicologia”, responda a questão.

 

Considere as seguintes afirmativas sobre as principais características da Psicologia Social.

 

I. Procura aprofundar o conhecimento da natureza social do fenômeno psíquico.

 

Essa afirmativa está de acordo com Bock, Furtado e Teixeira:

 

"A Psicologia social mantém-se aqui como uma área de conhecimento da Psicologia, que procura aprofundar o conhecimento da natureza social do fenômeno psíquico." 

 

Assertiva Correta.

 

II. Busca compreender como se dá a construção do psiquismo humano a partir das relações sociais vividas pelo homem.

 

A afirmativa também está de acordo com Bock, Furtado e Teixeira:

 

"A Psicologia social como área de conhecimento, passa a estudar o psiquismo humano, objeto da Psicologia, buscando compreender como se dá a construção desse mundo interno a partir das relações sociais vividas pelo homem."

 

Assertiva Correta.

 

III. Estuda o desenvolvimento afetivo - emocional do ser humano.

 

De acordo com Bock, Furtado e Teixeira, essa é uma característica da Psicologia do Desenvolvimento.

 

Assertiva Falsa.

 

IV. Estuda o comportamento humano de acordo com suas aprendizagens significativas.

 

Segundo o livro citado acima, essa afirmativa refere-se às teorias da aprendizagem.

 

Assertiva Falsa.​​​​​​​

 

V. Interessa-se pela história de reforçamento presente no ambiente do ser humano.

 

Segundo Bock, Furtado e Teixeira, isso é característica das abordagens comportamentais.

 

Assertiva Falsa.​​​​​​​

 

Portanto, apenas duas afirmativas estão corretas. Encontramos a resposta na Letra B.

 

Quantas estão corretas?

 

a)  Uma,somente.

b)  Duas,somente

c)  Três,somente.

d)  Quatro,somente.

e)  Todas.

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