Questões Sobre Psicologia Social - Psicologia - concurso
401) é um ramo da psicologia que estuda como as pessoas pensam, influenciam e se relacionam umas com as outras. Surgiu no século XX como uma- área de atuação da psicologia para estabelecer uma ponte entre a psicologia e as ciências sociais (sociologia, antropologia, geografia, história, ciência política). Sua formação acompanhou os movimentos ideológicos e conflitos do século, a ascensão do nazifascismo, as grandes guerras, a luta do capitalismo contra o socialismo, entre outros. Quanto ao objeto de estudo, a
procura explicar os sentimentos,pensamentos e comportamentos do indivíduo na presença real ou imaginada de outras pessoas.
A partir do fragmento acima, estamos falando da:
- A) Psicologia Jurídica.
- B) Psicologia Social.
- C) Psicologia Clínica.
- D) Psicologia do esporte.
- E) Psicologia Hospitalar.
A alternativa correta é letra B) Psicologia Social.
Gabarito Letra B
é um ramo da psicologia que estuda como as pessoas pensam, influenciam e se relacionam umas com as outras. Surgiu no século XX como uma área de atuação da psicologia para estabelecer uma ponte entre a psicologia e as ciências sociais (sociologia, antropologia, geografia, história, ciência política). Sua formação acompanhou os movimentos ideológicos e conflitos do século, a ascensão do nazifascismo, as grandes guerras, a luta do capitalismo contra o socialismo, entre outros. Quanto ao objeto de estudo, a
procura explicar os sentimentos,pensamentos e comportamentos do indivíduo na presença real ou imaginada de outras pessoas.
A partir do fragmento acima, estamos falando da:
a) Psicologia Jurídica.
b) Psicologia Social.
c) Psicologia Clínica.
d) Psicologia do esporte.
e) Psicologia Hospitalar.
O que a questão traz é a definição de psicologia social que aparece na wikipédia:
“Psicologia social é um ramo da psicologia que estuda como as pessoas pensam, influenciam e se relacionam umas com as outras.
Surgiu no século XX como uma área de atuação da psicologia para estabelecer uma ponte entre a psicologia e as ciências sociais (sociologia, antropologia, geografia, história, ciência política). Sua formação acompanhou os movimentos ideológicos e conflitos do século, a ascensão do nazifascismo, as grandes guerras, a luta do capitalismo contra o socialismo, entre outros.
Quanto ao objeto de estudo, a Psicologia Social Psicológica procura explicar os sentimentos, pensamentos e comportamentos do indivíduo na presença real ou imaginada de outras pessoas. Já a Psicologia Social Sociológica tem como foco o estudo da experiência social que o indivíduo adquire a partir de sua participação nos diferentes grupos sociais com os quais convive. Em outras palavras, os psicólogos sociais da primeira vertente tendem a enfatizar principalmente os processos intraindividuais responsáveis pelo modo pelo qual os indivíduos respondem aos estímulos sociais, enquanto os últimos tendem a privilegiar os fenômenos que emergem dos diferentes grupos e sociedades.”
A psicologia jurídica se dedica a temas relacionados ao direito e à justiça.
A psicologia clínica estuda transtornos psíquicos, aspectos psíquicos de transtornos físicos, além de aspectos sadios e de desenvolvimento individual.
A psicologia do esporte estuda formas de utilizar o conhecimento psicológico para aumentar o desempenho e a qualidade de vida de pessoas que praticam esportes.
Já a psicologia hospitalar tem como objetivo oferecer suporte ao sujeito adoecido e sua família.
Nosso gabarito é Letra B.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Psicologia_social
402) Momento em que ocorre a formação do conjunto de nossas crenças, valores e significações. Este é um dos principais conceitos da Psicologia social, chamado:
- A) Mudança de atitude.
- B) Atitude.
- C) Grupo sociais.
- D) Processo de socialização.
- E) Papéis sociais.
O processo de socialização é fundamental na Psicologia Social, pois é através dele que os indivíduos aprendem e internalizam as normas, valores, comportamentos e crenças que são essenciais para a convivência em sociedade. Esse processo ocorre ao longo da vida do indivíduo, começando desde o nascimento e continuando através de várias fases da vida, como a infância, adolescência e idade adulta.
É durante o processo de socialização que as pessoas desenvolvem sua identidade social e pessoal e aprendem o papel que devem desempenhar em diferentes grupos sociais. A família, a escola, os amigos e a mídia são alguns dos agentes de socialização que influenciam a formação do conjunto de crenças, valores e significações de um indivíduo.
403) Diz-se que houve uma crise da Psicologia Social no Brasil por volta das décadas de 1960-1970. Como resultado desse processo, surge uma nova visão de homem para a Psicologia Social no Brasil. Sobre essa nova concepção, assinale a afirmação verdadeira.
- A) Nessa nova perspectiva, a linguagem passa a ser vista como algo relevante para o entendimento do pensar e agir humanos.
- B) Para os teóricos da época, os aspectos biológicos do ser humano são entendidos como fatores completamente irrelevantes para o entendimento de seu comportamento e das relações sociais que estabelece em sociedade.
- C) Para a Psicologia Social Crítica, a dinâmica histórica e cultural, que permitiu, por exemplo, a emergência de certas instituições sociais, está envolvida na construção da subjetividade dos indivíduos.
- D) Diferenciando-se da tradição em Psicologia, o “novo homem” é entendido à parte de seu grupo social, fora das relações sociais às quais possa estar vinculado.
404) Considere o trecho a seguir:
“O contexto da contemporaneidade configurado pelo estado de fragmentação, pelo pluralismo e peloindividualismo reflete nas ações e intervenções do cotidiano de trabalho dentro dos CRAS. Os usuários, ao buscar os serviços nas unidades, sejam elas de saúde, da assistência social ou alguma outra, tornam-se sujeitos compartimentados. Cada serviço o atende naquilo que é específico das atribuições dos especialistas e da unidade que o acolhe, e os próprios especialistas muitas vezes separam o que é da Psicologia, o que é do Serviço Social, o que é da Saúde e assim por diante”. (A atuação dos psicólogos no CRAS – Revista Diálogos – CPF, ed. 7, julho de 2010)
A respeito da inserção dos psicólogos no âmbito das políticas públicas, é correto afirmar que:
- A) a despeito do chamado “estado de fragmentação e individualismo” evidenciado no texto, o psicólogo atuando nas políticas públicas deve exercer atividades que privilegiem a atuação individual, voltada para normatização dos usuários.
- B) a atuação interdisciplinar proposta em várias políticas públicas, a exemplo do SUS e SUAS, tem por objetivo a chamada compartimentalização evidenciada pelo texto, e, por isso, é uma possibilidade de modo de atuação do psicólogo nestes contextos.
- C) são atividades previstas para a atuação do psicólogo na Atenção Social Básica da Política Nacional de Assistência Social as Visitas Domiciliares, Atendimentos Descontínuos, a Psicoterapia tradicional e Serviços de ordem burocrática.
- D) é vedado ao psicólogo, de acordo com a portaria 021/2011 do Conselho Federal de Psicologia, a atuação em níveis de gestão das Políticas Públicas, pelo entendimento de que as competências para atuação nesta área fogem aos chamados “saberes psicológicos”.
- E) a “compartimentalização” dos usuários nos serviços de psicologia das diversas políticas públicas pode ser entendida como uma consequência do modelo de gestão neoliberal adotado pelo Estado brasileiro a partir da década de 1990.
A alternativa correta é letra E) a “compartimentalização” dos usuários nos serviços de psicologia das diversas políticas públicas pode ser entendida como uma consequência do modelo de gestão neoliberal adotado pelo Estado brasileiro a partir da década de 1990.
Gabarito Letra E
“O contexto da contemporaneidade configurado pelo estado de fragmentação, pelo pluralismo e peloindividualismo reflete nas ações e intervenções do cotidiano de trabalho dentro dos CRAS. Os usuários, ao buscar os serviços nas unidades, sejam elas de saúde, da assistência social ou alguma outra, tornam-se sujeitos compartimentados. Cada serviço o atende naquilo que é específico das atribuições dos especialistas e da unidade que o acolhe, e os próprios especialistas muitas vezes separam o que é da Psicologia, o que é do Serviço Social, o que é da Saúde e assim por diante”. (A atuação dos psicólogos no CRAS – Revista Diálogos - CPF, ed. 7, julho de 2010)
A respeito da inserção dos psicólogos no âmbito das políticas públicas, é correto afirmar que:
a) a despeito do chamado “estado de fragmentação e individualismo” evidenciado no texto, o psicólogo atuando nas políticas públicas deve exercer atividades que privilegiem a atuação individual, voltada para normatização dos usuários.
Errado. As atividades do psicólogo nas políticas públicas devem privilegiar a atuação coletiva, considerando a subjetividade dos usuários, não buscando normatiza-los.
b) a atuação interdisciplinar proposta em várias políticas públicas, a exemplo do SUS e SUAS, tem por objetivo a chamada compartimentalização evidenciada pelo texto, e, por isso, é uma possibilidade de modo de atuação do psicólogo nestes contextos.
Errado. Pelo contrário, a atuação interdisciplinar deve objetivar um encontro de saberes, ao invés dessa compartimentalização.
“Entretanto, no manual de orientações técnicas para o CRAS as funções dos psicólogos e dos assistentes sociais são as mesmas, apontando a realização de um trabalho interdisciplinar ou mesmo trandisciplinar. Para a efetivação desses modos de trabalho, bem como da conexão entre os serviços de atenção ao usuário, é necessário abandonar a hiperespecialização, o individualismo e o corporativismo, para promover encontros entre os diferentes saberes. Além disso, é preciso que as práticas se conectem e refaçam seus campos com outros objetivos: o da implicação dos usuários e a “devolução”, a eles, do saber que lhes foi destituído. Para isso, é preciso desenvolver a capacidade da comunidade em descobrir suas demandas e se organizar de forma que ela própria construa os dispositivos necessários para a melhoria de suas vidas. Nessa recuperação do saber comunitário, as relações horizontais entre usuários e especialistas propiciam ações reinventivas da vida.”
c) são atividades previstas para a atuação do psicólogo na Atenção Social Básica da Política Nacional de Assistência Social as Visitas Domiciliares, Atendimentos Descontínuos, a Psicoterapia tradicional e Serviços de ordem burocrática.
Errado. Na assistência social o psicólogo é colocado em um lugar diferente do lugar da psicoterapia tradicional.
“O trabalho no CRAS é constituído por serviços burocráticos, visitas domiciliares, atendimentos descontínuos, dificuldade em obter recursos e repasse de verbas e intervenções feitas em locais inusitados que convocam os psicólogos para “fora” do setting tradicional dos consultórios. Os psicólogos são arremessados num espaço que pode gerar incompreensão do seu fazer, pois outros profissionais ainda esperam da Psicologia a manutenção do seu modelo instituído, como uma prática liberal e privada, responsável pelo diagnóstico e acompanhamento psicoterápico.”
d) é vedado ao psicólogo, de acordo com a portaria 021/2011 do Conselho Federal de Psicologia, a atuação em níveis de gestão das Políticas Públicas, pelo entendimento de que as competências para atuação nesta área fogem aos chamados “saberes psicológicos”.
Errado. Ao psicólogo é permitido a atuação em níveis de gestão de políticas públicas.
e) a “compartimentalização” dos usuários nos serviços de psicologia das diversas políticas públicas pode ser entendida como uma consequência do modelo de gestão neoliberal adotado pelo Estado brasileiro a partir da década de 1990.
Certo!
Nosso gabarito é Letra E.
Fonte: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2012/03/OK_-_Dixlogos_ed_7_FINAL_-_BAIXA.pdf
405) A discussão acerca do chamado “Compromisso Social da Psicologia” é bastante presente nos espaços acadêmicos e de debates político/representacionais da profissão. A respeito dessa discussão, é correto afirmar que:
- A) a atual preocupação da categoria com a questão do Compromisso Social diz respeito à construção de um projeto Ético- Político para a profissão.
- B) por Compromisso Social entende-se a inserção cada vez maior de psicólogos nas áreas das políticas sociais/públicas.
- C) por Compromisso Social entende-se o incremento quantitativo de alcance populacional atendido pelos psicólogos, em quaisquer áreas de atuação.
- D) o Compromisso Social da psicologia é um debate/movimento que nasceu com a psicologia social comunitária, no Brasil, na década de 1970.
- E) pode-se considerar, nos dias de hoje, o debate do Compromisso Social como superado.
A alternativa correta é letra A) a atual preocupação da categoria com a questão do Compromisso Social diz respeito à construção de um projeto Ético- Político para a profissão.
Gabarito Letra A
A discussão acerca do chamado “Compromisso Social da Psicologia” é bastante presente nos espaços acadêmicos e de debates político/representacionais da profissão. A respeito dessa discussão, é correto afirmar que:
a) a atual preocupação da categoria com a questão do Compromisso Social diz respeito à construção de um projeto Ético- Político para a profissão.
b) por Compromisso Social entende-se a inserção cada vez maior de psicólogos nas áreas das políticas sociais/públicas.
c) por Compromisso Social entende-se o incremento quantitativo de alcance populacional atendido pelos psicólogos, em quaisquer áreas de atuação.
d) o Compromisso Social da psicologia é um debate/movimento que nasceu com a psicologia social comunitária, no Brasil, na década de 1970.
e) pode-se considerar, nos dias de hoje, o debate do Compromisso Social como superado.
É difícil pensar em um contexto em que não seja necessário um debate sobre o Compromisso Social de uma profissão, e definitivamente o que vivemos não comporta essa superação, deste tema que se consolidou na academia na década de 1980. Considerar que apenas os psicólogos inseridos nas áreas de políticas públicas e sociais tem um compromisso social é negligenciar as nuances de outras áreas e abordagens de atuação. Também não são os números alcançados que representam o compromisso social.
O compromisso social é a construção de um projeto ético-político para a profissão como um todo, tal como faz o serviço social.
“A revisão histórica da Psicologia como profissão é condição para a compreensão do movimento do compromisso social do psicólogo (Lopes, 2005). A atuação do psicólogo tem sido tema de debates desde os estudos clássicos de avaliação da profissão. Já nos anos 1980, com o questionamento de Campos (1983) à função social do psicólogo, a discussão sobre esse tema se consolidou na academia. A partir de preocupações com a profissão, apontadas por Bonfim (1989/1990), Bock (1989/1990) e Campos (1989/1990), o tema do compromisso social do psicólogo voltou à cena de vez e, desde então, tem marcado a produção cientifica em Psicologia. Esse decurso histórico é determinado, dentre outros eventos, pelas mudanças sociopolíticas no Brasil, especialmente as marcas do periodo autocrático-burguês e da reabertura politica em meados da década de 1980, historiadas por Alves (2005),
A função social do psicólogo aludia ao lugar do psicólogo na divisão social do trabalho e a uma preocupação ética de sua prática concernente a uma sociedade dividida em classes. Dizia respeito a uma "contrapsicologia" tomando como referência a Psicologia realizada por meio de atividades tradicionais. Essa conceituação referendava a reconstituição histórica de uma Psicologia que acontecia em brechas, com denúncias à dominação (Campos, 1983). Campos (1989/1990), ao retomar seus questionamentos, indagou-se sobre a possibilidade de a Psicologia fugir à sua função geradora (lidar com as questões pertencentes à burguesia) e assinalou as mudanças no mercado de trabalho, especificamente, a prestação de serviços a classes subalternas, como a saída para práticas de "contradominação" - mesmo que em âmbitos tradicionais, como o hospital psiquiátrico, a escola ou a indústria.
É preciso, então, avaliar se a reedição da função para o compromisso social tem assumido apenas o discurso político de finalidade da prática profissional, sem operacionalizá-lo e, tão crucial quanto isso, sem realizar a critica ao lugar do psicólogo na divisão social do trabalho - preocupação importante nos estudos de Campos (1983,1989/1990).”
“Do exposto é possível compreender que, a partir deste momento, o Compromisso Social da Psicologia passa a ser a perspectiva ético-política a partir da qual todos os temas são abordados. Ou seja, que passa a ser defendida pelo Sistema Conselhos e, portanto, para a profissão, a perspectiva de uma Psicologia que coloca suas práticas a serviço da transformação social, de uma ética voltada para a emancipação humana, da defesa da democracia e das políticas públicas e da inserção em espaços de debate e conquista de direitos de cidadania. A Psicologia que toma como objeto a garantia de direitos da população – conforme evidenciado mais tarde no tema do VIII CNP (Conselho Federal de Psicologia, 2013): “Psicologia, Ética e Cidadania: práticas profissionais a serviço da Garantia de Direitos”. Esse processo ocorre não porque o discurso do Compromisso Social seja verdade universal, mas porque construído enquanto discurso verdadeiro em um determinado momento da profissão do país, através de diferentes mecanismos de regulação que se convertem em teses e propostas debatidas e votadas pela categoria profissional representada.”
Nosso gabarito é Letra A.
Referência
Miron, Alessandra Xavier, & Guareschi, Neuza Maria de Fátima. (2017). Compromisso Social da Psicologia e Sistema Único de Assistência Social: Possíveis Articulações. Psicologia: Ciência e Profissão, 37(2), 349-362. https://dx.doi.org/10.1590/1982-3703000952014
Compromisso social do psicólogo em artigos publicados em periódicos científicos no Brasil. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/17488/1/KeylaMOA_DISSERT.pdf
406) A distinção entre Psicologia Social e Antropologia é bem mais nítida que a distinção entre Psicologia Social e Sociologia. Assinale a opção que contém o único objeto de investigação típico unicamente da Psicologia Social:
- A) Instituições Sociais
- B) Classes Sociais
- C) Comportamento Grupal
- D) Relações interpessoais
A Psicologia Social é uma área da psicologia que estuda como os pensamentos, sentimentos e comportamentos das pessoas são influenciados pela presença real, imaginada ou implícita de outras pessoas. Dentre as opções apresentadas, 'Relações interpessoais' é o único objeto de investigação que é típico unicamente da Psicologia Social. Isso porque, enquanto a Antropologia pode se concentrar em instituições sociais e classes sociais, e a Sociologia em comportamento grupal e estruturas sociais, a Psicologia Social foca especificamente na interação entre indivíduos e os processos psicológicos que essas interações engendram.
407) NÃO faz parte dos tipos de pesquisa e de aplicações em Psicologia Social:
- A) Pesquisa centrada num problema
- B) Pesquisa de avaliação
- C) Pesquisa in vitro
- D) Pesquisa de réplica
408) A respeito da crise da Psicologia Social na América do Norte, leia as seguintes assertivas:
I. A breve descrição da evolução teórica e temática da Psicologia Social norte-americana evidencia que, com o passar do tempo, o modelo de pesquisa-ação orientado para a comunidade e para o estudo dos grupos, introduzido por Lewin ainda nos anos de 1930, foi sendo paulatinamente abandonado e substituído pela investigação de fenômenos e processos eminentemente intraindividuais, de natureza cognitiva.
II. Tendo como meta última a investigação das leis universais capazes de explicar o comportamento social, a Psicologia Social Psicológica estrutura-se progressivamente como uma ciência natural e empírica, que desconsidera o papel que as estruturas sociais e os sistemas culturais exercem sobre os indivíduos.
III. A chamada “crise da Psicologia Social” foi motivada pela excessiva individualização da Psicologia Social Psicológica e dos movimentos sociais ocorridos nos anos de 1970 (como o feminismo, por exemplo).
Assinale a opção VERDADEIRA:
- A) Apenas a assertivas III está correta.
- B) Apenas as assertivas I e II estão corretas.
- C) Apenas as assertivas II e III estão corretas.
- D) Todas as assertivas estão corretas.
Resposta: A alternativa correta é letra D) Todas as assertivas estão corretas.
Explicação:
- Assertiva I: Esta assertiva é verdadeira. A Psicologia Social na América do Norte passou por uma mudança significativa desde os anos 1930, quando Kurt Lewin introduziu o modelo de pesquisa-ação. Com o tempo, houve um deslocamento para o estudo de processos cognitivos intraindividuais, afastando-se dos estudos comunitários e grupais.
- Assertiva II: Também é verdadeira. A Psicologia Social Psicológica buscou se estabelecer como uma ciência natural e empírica, focada em descobrir leis universais do comportamento social. Nesse processo, muitas vezes negligenciou-se o impacto das estruturas sociais e sistemas culturais sobre o comportamento individual.
- Assertiva III: É verdadeira. A crise da Psicologia Social, que se acentuou nos anos 1970, foi em parte devido à individualização da disciplina, que se distanciou dos problemas sociais mais amplos que eram enfatizados pelos movimentos sociais da época, como o feminismo.
409) A pesquisa deste autor foi voltada para fenômenos marcados pelo subjetivo, captados indiretamente, cujo estudo se baseava em metodologias inabituais na psicologia da época e dependia da interpretação do pesquisador, fugia aos cânones da ciência psicológica normal de então. Como outras contribuições importantes, ela surge antes do seu tempo, contrariando o paradigma dominante na época, na Psicologia e nas Ciências Sociais. O objetivo da sua teoria, intitulada “Teoria das Representações Sociais” é explicar os fenômenos do homem a partir de uma perspectiva coletiva, sem perder de vista a individualidade. Marque a opção que contém o nome do autor em questão.
- A) Francisco Varela
- B) Humberto Maturana
- C) Serge Moscovici
- D) Gilles Deleuze
410) O processo de globalização na sociedade contemporânea impacta a construção do conhecimento e influencia instituições e espaços sociais. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
- A) A globalização é um fenômeno linear e irremediável do qual a escola se apropria para impor padrões de comportamento necessários para que os estudantes se tornem cidadãos.
- B) A entrada de novas mídias na sala de aula não é resultado da globalização, e sim do desenvolvimento tecnológico em si.
- C) A substituição de culturas e valores particulares por uma cultura universal é um aspecto positivo da globalização, a ser considerado nas práticas pedagógicas como estratégia de amenizar desigualdades sociais.
- D) Com a globalização, ideias, valores e costumes passaram a ser mais divulgados e conhecidos. Todos se beneficiam de igual modo dos avanços que a globalização tem proporcionado mundialmente, inclusive no que se refere à construção formal do conhecimento.
- E) A globalização não é um fenômeno recente, mas tem se intensificado neste século, seguindo a evolução da tecnologia e da produção do conhecimento em diversas áreas.
A alternativa correta é letra E) A globalização não é um fenômeno recente, mas tem se intensificado neste século, seguindo a evolução da tecnologia e da produção do conhecimento em diversas áreas.
O processo de globalização na sociedade contemporânea impacta a construção do conhecimento e influencia instituições e espaços sociais. Acerca desse assunto:
e) A globalização não é um fenômeno recente, mas tem se intensificado neste século, seguindo a evolução da tecnologia e da produção do conhecimento em diversas áreas.
CORRETA. Justificativa:
"Nesse caso, cabe um destaque especial para a última delas, também chamada de Revolução Técnico-Científica-Informacional, iniciada a partir de meados do século XX e que ainda se encontra em fase de ocorrência. Nesse processo, intensificaram-se os avanços técnicos no contexto dos sistemas de informação, com destaque para a difusão dos aparelhos eletrônicos e da internet, além de uma maior evolução nos meios de transporte."
Erros das demais alternativas:
a) A globalização é um fenômeno linear e irremediável do qual a escola se apropria para impor padrões de comportamento necessários para que os estudantes se tornem cidadãos.
b) A entrada de novas mídias na sala de aula não é resultado da globalização, e sim do desenvolvimento tecnológico em si.
c) A substituição de culturas e valores particulares por uma cultura universal é um aspecto positivo da globalização, a ser considerado nas práticas pedagógicas como estratégia de amenizar desigualdades sociais.
d) Com a globalização, ideias, valores e costumes passaram a ser mais divulgados e conhecidos. Todos se beneficiam de igual modo dos avanços que a globalização tem proporcionado mundialmente, inclusive no que se refere à construção formal do conhecimento.
Fonte: http://brasilescola.uol.com.br/geografia/globalizacao.htm