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Questões Sobre Psicologia Social - Psicologia - concurso

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411) “O otimismo é um tema que vem sendo abordado nos estudos da interação humana no âmbito dos comportamentos pró-sociais.” Considerando essa afirmativa e o trecho referenciado, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


(  ) Encarar uma situação com realismo significa empregar defesas frente aos perigos do otimismo exagerado.


(  ) Um estilo atribucional pessimista leva os indivíduos a atribuírem fracassos a causas internas, estáveis e globais.


(  ) Nossas emoções e comportamentos são influenciados pelas atribuições que fazemos a nossos sucessos e fracassos experimentados.


(  ) Quando se reconhece a falta de controle sobre uma determinada situação que se apresente desagradável, experimenta-se o que é denominado por otimismo irrealista.


A sequência está correta em

  • A) F, V, F, V.

  • B) V, F, V, F.

  • C) F, F, F, V.

  • D) V, V, V, F.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) V, V, V, F.

Gabarito: Letra D

(V) Encarar uma situação com realismo significa empregar defesas frente aos perigos do otimismo exagerado.

Verdadeiro. Se você for uma pessoa otimista, talvez tenderá a marcar essa afirmativa como falsa, mas, na verdade, isso está em um livro importante de psicologia social:

um traço de realismo – ou o que Julie Norem (2000) chama de pessimismo defensivo – pode nos salvar dos perigos do otimismo irrealista. O pessimismo defensivo antecipa problemas e motiva o enfrentamento. Como diz um provérbio chinês, “Esteja preparado para o perigo enquanto estás em paz”. Estudantes que demonstram excesso de otimismo (como acontece com muitos estudantes fadados a notas baixas) podem se beneficiar de ter alguma dúvida a seu próprio respeito, o que os motiva a estudar (Prohaska, 1994; Sparrell & Shrauger, 1984). Estudantes superconfiantes tendem a não se preparar o suficiente, ao passo que seus colegas igualmente aptos, mas menos confiantes, estudam mais e obtêm notas mais altas (Goodhart, 1986; Norem & Cantor, 1986; Showers & Ruben, 1987). Ver as coisas de um modo mais realista imediato com frequência ajuda. Estudantes em um experimento mostraram-se exageradamente otimistas ao prever seu desempenho em provas quando a prova era hipotética, mas surpreendentemente certeiros quando a prova era iminente (Armor & Sackett, 2006). Crer que você é ótimo quando nada é capaz de provar que você está errado é uma coisa, mas com uma avaliação aproximando-se rápido, melhor não parecer um bobo vaidoso.”
 

(V) Um estilo atribucional pessimista leva os indivíduos a atribuírem fracassos a causas internas, estáveis e globais.

Verdadeiro.

“Seligman mostrou inequivocamente que um estilo atribucional pessimista leva a pessoa a atribuir a seus fracassos causalidade interna, estável e global (generalizável a outras esferas de atividade) e, a seus sucessos, causalidade externa, instável e específica (capaz de ocorrer apenas na situação específica considerada). A conseqüência de um estilo atribuicional pessimista é a depressão, o desinteresse do aluno pela atividade acadêmica ou - se for o caso - desportiva e, eventualmente, o abandono da escola.” 


(V) Nossas emoções e comportamentos são influenciados pelas atribuições que fazemos a nossos sucessos e fracassos experimentados.

Verdadeiro. Se, por exemplo, um indivíduo acredita que foi bem sucedido em uma prova porque estudou muito, ele tenderá a estudar muito para uma prova futura.


(F) Quando se reconhece a falta de controle sobre uma determinada situação que se apresente desagradável, experimenta-se o que é denominado por otimismo irrealista.

Falso. O otimista irrealista não reconhece essa falta de controle, acredita sempre estar seguro ou ser menos propenso a passar por situações desagradáveis.

“Sem dúvida, muitos de nós têm o que o pesquisador Neil Weinstein (1980, 1982) chama de “um otimismo irrealista sobre os futuros eventos da vida”. Em parte por causa de seu relativo pessimismo sobre os destinos dos outros (Hoorens et al., 2008; Shepperd, 2003), os estudantes percebem a si mesmos como muito mais propensos do que seus colegas a conseguir um bom emprego, ganhar um bom salário e possuir uma casa. Eles também veem a si mesmos como muito menos propensos a experimentar eventos negativos, tais como desenvolver um problema com bebida, ter um infarto antes dos 40 ou ser demitido. Os pais estendem seu otimismo irrealista a seus filhos, presumindo que sua criança é menos propensa a abandonar a escola, ficar deprimida ou ter câncer de pulmão do que a média, mas mais propensa a terminar a faculdade, manter-se saudável e permanecer feliz (Lench et al., 2006). O otimismo ilusório aumenta nossa vulnerabilidade. Acreditando-nos imunes ao azar, não tomamos medidas sensatas.”

Assim, a sequência correta é V V VF

Gabarito Letra D

Referência

MICHENER, H. Andrew; DELAMATER, John D.; MYERS Daniel J. Psicologia social. São Paulo: pioneira, 2005. (761p.)

Rodrigues, A; Assmar, E. M. L.; Jablonski, B. (2000). Psicologia Social. Petrópolis, Vozes

412) Em meados da década de 1970, a psicologia social, por parte da escola Americana, enfrentou uma crise de paradigmas. Com isso, ganhou um novo status e constituiu sua própria identidade ao demonstrar maior preocupação com as configurações e estruturas sociais, em detrimento de uma concepção do indivíduo em sociedade pautada em pesquisas com métodos experimentais, como ocorreu na América Latina e no Brasil. A referida preocupação explicita a articulação com a psicologia de grupos e com a psicologia comunitária. Em relação à interface psicologia social com a psicologia de grupos, assinale a afirmativa correta.

  • A) Um grupo é caracterizado coeso quando seus integrantes se desprendem de maneiras comuns de seguirem as regras previamente estabelecidas.
  • B) Por meio da modalidade operativa, os grupos podem ser compreendidos como sendo uma interface das teorias propostas por autores como, por exemplo, Lewin e Freud.
  • C) Um grupo se configura pela união e reunião de pessoas com objetivo comum, compartilhado por todos os seus membros, os quais podem desempenhar diferentes papéis para a efetivação desse objetivo.
  • D) Por meio da avalição do clima grupal das influências de lideranças sobre a atmosfera de um grupo é possível propor um clima democrático, autoritário ou de laissez-faire, os quais não dependem da vocação do grupo e do estabelecimento de lideranças que o viabiliza.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) Um grupo se configura pela união e reunião de pessoas com objetivo comum, compartilhado por todos os seus membros, os quais podem desempenhar diferentes papéis para a efetivação desse objetivo.

Gabarito: Letra C

Em relação à interface psicologia social com a psicologia de grupos, assinale a afirmativa correta.
a)  Um grupo é caracterizado coeso quando seus integrantes se desprendem de maneiras comuns de seguirem as regras previamente estabelecidas.

Errado. Pelo contrário, em um grupo coeso os integrantes seguem regras comuns.

“A coesão grupal é definida por Rodrigues et al. como “[…] a quantidade de pressão exercida sobre os membros de um grupo a fim de que nele permaneçam”. As fontes de coesão são variadas: atração pessoal entre os componentes, atração pela tarefa do grupo e/ou pela positividade de seus resultados, tempo de permanência junto dos membros do grupo, possibilidade de proteção oferecida pelo grupo ou, ainda, atração pelo prestígio que adquirem os seus membros por fazerem parte dele. Qualquer que seja a fonte, a coesão permite que o grupo se mantenha, e grupos coesos têm demonstrado, em variados resultados de pesquisas, índices altos de satisfação dos membros, maior quantidade de comunicação, maior produtividade do grupo e maior quantidade de influência do grupo sobre seus membros. A coesão grupal também tem sido vista como aspecto que facilita a produção de uma cultura própria para o grupo. São linguagens próprias, formas de conduta ou vestimentas e hábitos comuns aos membros do grupo que acabam por gerar uma identidade grupal. Por exemplo, os emos, os hackers, os militantes de um grupo ecológico. A coesão de um grupo tem sido tomada como meta nas intervenções em que se busca produtividade do grupo. São as empresas que passam a denominar seu conjunto de trabalhadores por “família”, na busca da produção de fontes de atração que garantam a permanência das pessoas e, ao mesmo tempo, sua dedicação à tarefa do grupo.”


b)  Por meio da modalidade operativa, os grupos podem ser compreendidos como sendo uma interface das teorias propostas por autores como, por exemplo, Lewin e Freud.

Errado. Os grupos operativos foram propostos por Pichon Rivière.


c)  Um grupo se configura pela união e reunião de pessoas com objetivo comum, compartilhado por todos os seus membros, os quais podem desempenhar diferentes papéis para a efetivação desse objetivo.

Certo!

““Um grupo consiste de duas ou mais pessoas que interagem e partilham objetivos comuns, possuem uma relação estável, são mais ou menos independentes e percebem que fazem, de fato, parte de um grupo”.


d)  Por meio da avalição do clima grupal das influências de lideranças sobre a atmosfera de um grupo é possível propor um clima democrático, autoritário ou de laissez-faire, os quais não dependem da vocação do grupo e do estabelecimento de lideranças que o viabiliza.

Errado. É o líder que adota uma postura democrática, autoritária ou laissez-faire.

“Transportando a noção de campo psicológico para a Psicologia social, Lewin criou o conceito de campo social, formado pelo grupo e seu ambiente. Outra característica do grupo é o clima social, onde uma liderança autocrática, democrática ou laissez-faire irá determinar o desempenho do grupo. Através de um minucioso trabalho experimental, Lewin pesquisou a dinâmica grupal e foi, sem dúvida alguma, um dos psicólogos que mais contribuições trouxeram para a área da Psicologia, contribuições que estão presentes até hoje, embasando as teorias e as técnicas de trabalho com os grupos.”

Nosso gabarito é Letra C

Referência

BOCK, a. m. et al. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. são Paulo: saraiva, 2001.

BOCK, a. m. et al. Psicologia fácil. são Paulo: saraiva, 2011.

413) A família é uma instituição social que tem passado por mudanças aceleradas em sua estrutura, organização e funções de seus membros, a partir da segunda metade do século XX. Ao modelo tradicional de família somam-se muitos outros e não há como afirmar se são piores, ou melhores; são diferentes. Diferentes principalmente da família monogâmica – que serve, de fato, como um ponto de partida histórico. Pesquisas realizadas pelo antropólogo  americano L. H. Morgan (1818-1881) demonstraram que, desde a origem da humanidade, houve, sucessivamente, alguns tipos de classificação de família; assinale-os.

  • A) Consanguínea, patriarcal e, finalmente, monogâmica.
  • B) Consanguínea, punaluana, patriarcal e, finalmente, monogâmica.
  • C) Consanguínea, sindiásmica, patriarcal e, finalmente, monogâmica.
  • D) Consanguínea, punaluana, sindiásmica, patriarcal e, finalmente, monogâmica.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) Consanguínea, punaluana, sindiásmica, patriarcal e, finalmente, monogâmica.

Gabarito: Letra D

Pesquisas realizadas pelo antropólogo  americano L. H. Morgan (1818-1881) demonstraram que, desde a origem da humanidade, houve, sucessivamente, alguns tipos de classificação de família; assinale-os.
a)  Consanguínea, patriarcal e, finalmente, monogâmica.
b)  Consanguínea, punaluana, patriarcal e, finalmente, monogâmica.
c)  Consanguínea, sindiásmica, patriarcal e, finalmente, monogâmica.
d)  Consanguínea, punaluana, sindiásmica, patriarcal e, finalmente, monogâmica.

As etapas da família podem ser divididas em: consanguinea, punaluana, pré-monogâmica e monogâmica, ou em consanguinea, punaluana, sindiásmica, patriarcal e, finalmente, monogâmica. Vamos ver primeiro a primeira divisão:

 

“A família, primeira célula de organização social e formada por indivíduos com ancestrais em comum ou ligada pelos laços afetivos, surgiu há aproximadamente 4.600 anos. Este termo nasceu do latim famulus, que significa “escravo doméstico” e foi criado na Roma antiga para servir de base para designação de grupos que eram submetidos à escravidão agrícola. Essencialmente a família firmou sua organização no patriarcado, originado no sistema de mulheres, filhos e servos sujeitos ao poder limitador e intimidador do pai, que assumia a direção desta entidade e dos bens e a sua evolução, segundo Friedrick Engels, subdivide-se em quatro etapas: família consanguínea, família punaluana, pré-monogâmica e a monogâmica, tendo cada uma suas características e particularidades. Esta última etapa foi adotada como forma de manter para si uma esposa, já que eram raras; etapa caracterizada pelo casamento e pela procriação.”

Agora, vamos ver a segunda com a definição de cada etapa:

“Considerada a primeira etapa da família, na família consanguínea os grupos conjugais classificavam-se por gerações, e as relações de matrimônio eram realizadas entre esses grupos, sendo considerados todos os avós e avôs, por exemplo, nos limites da família, maridos e mulheres entre si, e assim sucessivamente. Os ascendentes e descendestes eram os únicos excluídos dessas relações, ou seja, irmãos, irmãs, primos, primas e demais colaterais - relações horizontais - eram considerados casais mutuamente, excluindo as relações entre pais e filhos - relações verticais (ENGELS, 1984, p. 37-39).

Com a evolução da família consanguínea, surge a punaluana. Esse modelo familiar manteve o casamento entre grupos, sendo entre eles considerados comuns maridos e mulheres, no entanto, passou a excluir as relações conjugais mantidas entre irmãos. Naturalmente, esse regime de matrimônio gerou uniões em que o homem tinha uma mulher “principal”, entre as outras várias mulheres, e vice-versa (ENGELS, 1984, p. 39-48).

Esses tipos de matrimônio por grupos são característicos do estado selvagem, e nesta etapa histórica da família era dada grande importância ao reconhecimento da filiação materna, pois por questões naturais, somente à mãe era possível distinguir a filiação.

Além disso, como era difícil distinguir quem traía quem, passou a ser condenado o adultério, e, entre alguns povos, fora proibido o matrimônio entre parentes consanguíneos, o que tornou ainda mais difícil as relações conjugais entre grupos, acabando por substituir a família punaluana pela família sindiásmica. 

A família sindiásmica é característica do estado da barbárie, sendo marcada pela redução do círculo conjugal. A união conjugal deixou de se dar entre pares dentro de um grupo conjugal sem compromisso de permanência e passou a se dar entre pares singularizados. A exclusão progressiva, primeiro dos parentes próximos, depois dos parentes distantes, fez com que se tornasse impossível a prática de matrimônio por grupos (ENGELS, 1984, p. 48-66).

A mulher ainda era detentora de um grande apreço em virtude de ser certa apenas a filiação materna. Porém, é importante destacar que os bens e riquezas adquiridos eram do homem, e não poderiam ser passados aos filhos - justamente por não serem reconhecidos como tal -, por esta razão, o direito de filiação materno foi abolido e ficou conhecido como “a grande derrota do sexo feminino em todo o mundo” (ENGELS, 1984, p. 61). 

Como forma de garantir a paternidade e posterior direito à herança pela filiação paterna, ocorreu a transição para a família patriarcal, típica da civilização. Antes a mulher era o centro, agora, o homem passa a desempenhar papel fundamental na família, sendo conferido a ele o pátrio poder (poder de vida e de morte) sobre toda sua família. 

A família patriarcal era hierarquizada, com o predomínio da figura do homem, era constituída essencialmente por laços biológicos e buscava o poder econômico, político e religioso, tendo como função primordial a manutenção do status social. Cláudia Maria da Silva (2004, p. 128-129), retrata com exímia propriedade a característica da estrutura familiar patriarcal, realçando seu caráter salutar: 

O elo familiar era voltado apenas para a coexistência, sendo imperioso para o “chefe” a manutenção da família como espelho de seu poder, como condutor ao êxito nas esferas política e econômica. Os casamentos e as filiações não se fundavam no afeto, mas na necessidade de exteriorização do poder, ao lado – e com a mesma conotação e relevância – da propriedade. [...] Os vínculos jurídicos e os laços de sangue eram mais importantes e prevaleciam sobre os vínculos de amor. O afeto, na concepção da família patriarcal, era presumido, tanto na formação do vínculo matrimonial e na sua manutenção como nas relações entre pais e filhos. Quando presente, não era exteriorizado, o que levava a uma convivência formal, distante, solene, substanciada quase que unicamente numa coexistência diária.

Muitos estudiosos afirmam que a família como é conhecida atualmente teve sua origem na civilização romana, tomando como ponto de partida o modelo familiar patriarcal hierarquizado. Segundo Engels (1984, p. 61), a origem etimológica da palavra família, vem do latim famulus, quer dizer escravo doméstico, e então, família é o conjunto dos escravos pertencentes e dependentes de um chefe ou senhor. Assim era a família greco-romana, formada por um patriarca e seus famulus: esposa, filhos, servos livres e escravos. (...)

É óbvio que o patriarcalismo ainda não está superado, porém, é latente a despatrimonialização da família, tendo agora como enfoque o sujeito de direitos. Desse modo, desenvolveu-se a família monogâmica e nuclear, e a partir desse momento, as famílias deixaram de ser grandes extensões e passaram a constituir-se cada uma em seu próprio núcleo. 

A constitucionalização da família teve início com a queda do império romano e expansão portuguesa no Brasil Colônia, o arcabouço legislativo Corpus Juris Civilis foi introduzido em diversos ordenamentos jurídicos, e passou a vigorar as Ordenações Filipinas até 1916, quando nasce então o primeiro Código Civil brasileiro. 

O Código Civil de 1916 foi produzido tendo como seu pilar o patrimonialismo e o individualismo. A família era caracterizada pela figura do pai detentor do poder patriarcal - semelhante ao do pater famílias no direito romano -, como consequência, as relações familiares eram baseadas nos mesmos princípios, em que pai, mãe e filhos tinham papéis específicos.”

 

Como não há uma alternativa com essa primeira opção de divisão, entendemos que nossa resposta é consanguínea, punaluana, sindiásmica, patriarcal e, finalmente, monogâmica, Letra D.

 

Fonte: O conceito de família: origem e evolução. Christiane Torres de Azeredo. Disponível em: https://ibdfam.org.br/index.php/artigos/1610/O+conceito+de+fam%C3%ADlia:+origem+e+evolu%C3%A7%C3%A3o

Evolução Histórica E Legislativa Da Família. Luciano Silva Barreto. Disponível em: https://www.emerj.tjrj.jus.br/serieaperfeicoamentodemagistrados/paginas/series/13/volumeI/10anosdocodigocivil_205.pdf

 

414) Dois pressupostos dos estudos do cotidiano parecem ter influência sobre a psicologia social do trabalho. Primeiro, o pressuposto da não coincidência entre os sistemas sociais, com suas formas de generalização, homogeneização e controle, e o vivido, aquilo que é experienciado pelas pessoas, sua vida real. Esse hiato permite com que o sujeito recupere algum poder sobre sua vida, alguma margem de experimentação e inventividade. Outro pressuposto é de que a ação humana não repousa exclusivamente nas estruturas sociais, em seus scripts e codificações

  • A) inconscientes.
  • B) psíquicas.
  • C) mentais.
  • D) racionais.
  • E) legitimadas.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) legitimadas.

Gabarito: Letra E
Dois pressupostos dos estudos do cotidiano parecem ter influência sobre a psicologia social do trabalho. Primeiro, o pressuposto da não coincidência entre os sistemas sociais, com suas formas de generalização, homogeneização e controle, e o vivido, aquilo que é experienciado pelas pessoas, sua vida real. Esse hiato permite com que o sujeito recupere algum poder sobre sua vida, alguma margem de experimentação e inventividade. Outro pressuposto é de que a ação humana não repousa exclusivamente nas estruturas sociais, em seus scripts e codificações
a)  inconscientes.
b)  psíquicas.
c)  mentais.
d)  racionais.
e)  legitimadas.

 

Por interpretação de texto: a questão apresenta dicotomias, a homogeneização e controle e a vida real, o que permite margem para inventividade. Continuando o raciocínio, a questão afirma que a ação humana vai além das estruturas sociais, dos scripts, que são roteiros, conjuntos de instruções pré-determinadas e de codificações que estão na mesma categoria desses outros dois elementos. São as codificações legitimadas socialmente que seguem o mesmo sentido das estruturas sociais e dos scripts, que devem ser superadas para o sujeito conseguir margem para experimentar e inventar.

 

Nosso gabarito é Letra E.

415) Leia a citação a seguir.

 

“A violência ou abuso físico intrafamiliar está relacionado ao uso de força física contra a criança ou adolescente por parte de seus cuidadores, sejam pais adotivos ou biológicos ou ainda outros, que devam zelar por seu bem-estar e integridade física e emocional.”

 

(Cecconello, De Antoni e Koller, 2003, apud De Antoni e Koller in: Habigzang et al., 2012, p. 43.)

 

A partir do contexto da violência intrafamiliar, avalie as afirmações a seguir.


I. Pais abusivos demonstram menos preocupação com os filhos e mais desconforto frente a experiências negativas de outros, incluindo seus próprios filhos.


II. A falta de habilidade dos pais, bem como a precariedade de estratégias para lidar com os desafios advindos do desenvolvimento dos filhos, podem gerar ainda mais conflitos.


III. Pais com alto potencial para o abuso físico demonstram limitações empáticas.


IV. Pais abusivos expressam menos compaixão e solidariedade, além de demonstrarem sentimento de culpa pelos erros e atitudes tomadas para com seus filhos.


V. O fato de os filhos serem vistos pelos pais como causadores de conflitos pode estar associado ao comportamento desafiador da criança e do adolescente.


Estão CORRETAS somente as afirmações

  • A) II, III, IV e V.
  • B) I, II, III e V.
  • C) I, III e IV.
  • D) I, II e III.
  • E) IV e V.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) I, II, III e V.

Questão passível de anulação.

 

Leia a citação a seguir.

 

“A violência ou abuso físico intrafamiliar está relacionado ao uso de força física contra a criança ou adolescente por parte de seus cuidadores, sejam pais adotivos ou biológicos ou ainda outros, que devam zelar por seu bem-estar e integridade física e emocional.”

 

(Cecconello, De Antoni e Koller, 2003, apud De Antoni e Koller in: Habigzang et al., 2012, p. 43.)

 

A partir do contexto da violência intrafamiliar, avalie as afirmações a seguir.


I. Pais abusivos demonstram menos preocupação com os filhos e mais desconforto frente a experiências negativas de outros, incluindo seus próprios filhos.

 

A banca colocou essa como correta, contudo, de acordo com o texto de Habigzang e Koller, os pais também mostram menos desconforto:

 

"Pais com alto potencial para o abuso físico demonstram um déficit na empatia disposicional. A empatia disposicional está relacionada à capacidade de se preocupar e de sentir ansiedade ou desconforto frente às experiências negativas dos outros."

 

Assertiva Falsa.

 

II. A falta de habilidade dos pais, bem como a precariedade de estratégias para lidar com os desafios advindos do desenvolvimento dos filhos, podem gerar ainda mais conflitos.

 

Está de acordo com as autoras supracitadas:

 

"O fato dos filhos serem vistos como causadores ou motivadores de conflitos pode estar associado a dois fatores preponderantes. O primeiro diz respeito ao comportamento desafiador da criança e do adolescente, que enfrenta a autoridade dos pais, as regras estabelecidas (organização da casa, p. ex.) e os limites impostos. Esse comportamento é, de certa forma, esperado no desenvolvimento, pois auxilia na busca de autonomia da criança e em seu processo de socialização, ao conhecer as fronteiras interpessoais e, de autoconhecimento, ao impor sua vontade. O segundo aspecto está relacionado à falta de habilidade dos pais e à precariedade de recursos ou estratégias destes para lidar com os desafios advindos do desenvolvimento dos filhos." 

 

Assertiva Correta. 


III. Pais com alto potencial para o abuso físico demonstram limitações empáticas.

 

As autoras dizem que:

 

"Pais com alto potencial para o abuso físico demonstram um déficit na empatia disposicional."

 

Assertiva Correta. 


IV. Pais abusivos expressam menos compaixão e solidariedade, além de demonstrarem sentimento de culpa pelos erros e atitudes tomadas para com seus filhos.

 

Os pais abusivos não demonstram sentimento de culpa, pois culpabilizam a vítima. 

 

Assertiva Falsa.


V. O fato de os filhos serem vistos pelos pais como causadores de conflitos pode estar associado ao comportamento desafiador da criança e do adolescente.

 

 Afirmativa correta, segundo as autoras:

 

"O fato dos filhos serem vistos como causadores ou motivadores de conflitos pode estar associado a dois fatores preponderantes. O primeiro diz respeito ao comportamento desafiador da criança e do adolescente, que enfrenta a autoridade dos pais, as regras estabelecidas (organização da casa, p. ex.) e os limites impostos. Esse comportamento é, de certa forma, esperado no desenvolvimento, pois auxilia na busca de autonomia da criança e em seu processo de socialização, ao conhecer as fronteiras interpessoais e, de autoconhecimento, ao impor sua vontade. O segundo aspecto está relacionado à falta de habilidade dos pais e à precariedade de recursos ou estratégias destes para lidar com os desafios advindos do desenvolvimento dos filhos."  

 

Assertiva Correta.  

 

Estão corretas as assertivas II, III e V. Não há alternativa para essa sequência. Por isso, é uma questão passível de anulação. 

416) A maior parte dos casos de abuso sexual ocorre no seio das famílias, apesar das proibições biológicas e culturais do incesto.


Sendo assim, analise as seguintes proposições:


I. A família é uma instituição caracterizada como “sagrada” pela Religião e como “a base da sociedade” pelo Direito.


II. Para a Psicologia, a família é uma instituição na qual as relações se estabelecem independentemente do escopo social.


III. As relações familiares podem tanto promover o desenvolvimento saudável quanto desencadear desajustes, violências e psicopatologias.


IV. O abuso sexual infantil pode ocorrer em qualquer família e não somente naqueles consideradas “desestruturadas”.


V. A falta de comunicação é uma característica importante na dinâmica das famílias abusivas.


No que tange aos padrões, características e dinâmicas familiares no abuso sexual infantil, é CORRETO o que se afirma apenas em

  • A) I e II.
  • B) I, III, IV e V.
  • C) II e III.
  • D) I e IV.
  • E) V.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) I, III, IV e V.

 

A maior parte dos casos de abuso sexual ocorre no seio das famílias, apesar das proibições biológicas e culturais do incesto.


Sendo assim, analise as seguintes proposições:


I. A família é uma instituição caracterizada como “sagrada” pela Religião e como “a base da sociedade” pelo Direito.

 

A afirmativa está de acordo com o texto de Santos, Pelisoli e Dell'Aglio:

 

"A família é uma instituição caracterizada como 'sagrada' pela Religião e como 'a base da sociedade' pelo Direito (Brasil, Constituição Federal, 1998). Esses conceitos, por mais que se tenha avançado em termos de ciência e por mais que se tome conhecimento de inúmeras situações e casos que contrariem essas atribuições, continuam a existir em nossos padrões ideais."

 

Assertiva Correta. 


II. Para a Psicologia, a família é uma instituição na qual as relações se estabelecem independentemente do escopo social.

 

Como veremos abaixo, para a Psicologia, a família é uma instituição social.

 

Assertiva Falsa. 


III. As relações familiares podem tanto promover o desenvolvimento saudável quanto desencadear desajustes, violências e psicopatologias.

 

A afirmativa está coerente com Santos, Pelisoli e Dell'Aglio:

 

"Para a Psicologia, a família é uma instituição social, investida de muitas funções e que estabelece relações de intercâmbio, cooperação e conflito (Giberti, 2005). Essas relações, portanto, podem se estabelecer tanto promovendo o desenvolvimento saudável, quanto desencadeando desajustes, violências e psicopatologias."

 

Assertiva Correta.


IV. O abuso sexual infantil pode ocorrer em qualquer família e não somente naqueles consideradas “desestruturadas”.

 

A alternativa está de acordo com Santos, Pelisoli e Dell'Aglio:

 

"Segundo Sanderson (2005) não são as famílias que abusam de crianças, mas sim os indivíduos. Por isso, esse fenômeno pode ocorrer em qualquer família e não somente naquelas consideradas 'desestruturadas'."

 

Assertiva Correta.


V. A falta de comunicação é uma característica importante na dinâmica das famílias abusivas.

 

As autoras supracitadas dizem:

 

"Associada a essa questão do poder, outra característica importante da dinâmica da família abusiva é a falta de comunicação. Os membros não expressam livremente seus sentimentos, podendo utilizar outros padrões de comunicação como mentira, segredos, mensagens de duplo sentido e discurso confuso (Scodelario, 2002)."

 

Assertiva Correta.

 

Estão corretas as afirmativas I, III, IV e V. Encontramos isso na Letra B.

417) O abuso sexual praticado contra crianças e adolescentes se caracteriza por ações de conteúdo sexualizado impostas às vítimas.


Em alusão à temática, é CORRETO afirmar que

  • A) os casos em que “padrinhos”, vizinhos ou amigos da família cometem o abuso sexual, são considerados extrafamiliares.
  • B) os casos menos frequentes são aqueles em que pais e padrastos são os perpetradores.
  • C) pode ser um abuso sexual extrafamiliar, quando envolve pessoas estranhas ao núcleo familiar, ou intrafamiliar, quando é perpetrado por alguém com laços significativos com a vítima.
  • D) a relação de poder é um fator característico das relações abusivas, levando a vítima a seduzir o abusador.
  • E) o agressor se utiliza de um discurso sedutor, carregado de elogios e palavras carinhosas, o que desperta a desconfiança dos membros da família.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) pode ser um abuso sexual extrafamiliar, quando envolve pessoas estranhas ao núcleo familiar, ou intrafamiliar, quando é perpetrado por alguém com laços significativos com a vítima.

 

O abuso sexual praticado contra crianças e adolescentes se caracteriza por ações de conteúdo sexualizado impostas às vítimas.


Em alusão à temática, é CORRETO afirmar que


a)  os casos em que “padrinhos”, vizinhos ou amigos da família cometem o abuso sexual, são considerados extrafamiliares.

 

De acordo com as autoras em que esta questão se baseia (Santos, Pelisoli e Dell'Aglio), as pessoas que têm um laço afetivo com a vítima, como padrinhos, vizinhos ou amigos, são consideradas intrafamiliares. Veremos abaixo mais detalhes.

 

Assertiva Falsa. 


b)  os casos menos frequentes são aqueles em que pais e padrastos são os perpetradores.

 

Conforme Santos, Pelisoli e Dell'Aglio, esses são os casos mais frequentes. Observe:

 

"Por outro lado, há aqueles perpetrados por pais e padrastos, que parecem ser a maior parte dos abusos intrafimiliares, conforme encontrado nas estatísticas recentes (Habigzang, Koller, Azevedo e Machado, 2005). Esses agressores são aqueles que têm um acesso facilitado à criança e que permanecem boa parte do tempo sozinhos com a vítima."

 

Assertiva Falsa. 


c)  pode ser um abuso sexual extrafamiliar, quando envolve pessoas estranhas ao núcleo familiar, ou intrafamiliar, quando é perpetrado por alguém com laços significativos com a vítima.

 

A alternativa está de acordo com o texto de Santos, Pelisoli e Dell'Aglio:

 

"O abuso sexual praticado contra crianças e adolescentes se caracteriza por ações de conteúdo sexualizado impostas às vítimas e tem tido uma prevalência relativamente constante ao longo do tempo (Pereda, Guilera, Forns e Gómez-Benito, 2009). Pode ser um abuso sexual extrafamiliar, quando envolve pessoas estranhas o núcleo familiar, ou intrafamiliar, quanto é perpetrado por alguém com laços significativos com a vítima, sejam consanguíneos ou afetivos (Forward e Buck, 1989; Habigzang e Caminha, 2004)."

 

Assertiva Correta.


d)  a relação de poder é um fator característico das relações abusivas, levando a vítima a seduzir o abusador.

 

Não é a vítima que é responsável. Veja o que as autoras supracitadas dizem:

 

"A relação de poder é um fator característico das relações abusivas, na qual o perpetrador faz uso de uma vantagem que pode ser de diferentes ordens, como econômica, cronológica ou física, para tirar proveito de uma situação e obter prazer sexual a partir de uma vítima que não apresenta condições psicológicas nem físicas para tal prática. As vítimas são seduzidas e envolvidas nessas ações."

 

Assertiva Falsa.


e)  o agressor se utiliza de um discurso sedutor, carregado de elogios e palavras carinhosas, o que desperta a desconfiança dos membros da família.

 

Na verdade, esse discurso, segundo as autoras, confunde a família. Veja:

 

"O agressor se utiliza de um discurso sedutor, carregado de elogios e palavras carinhosas, que confundem os demais membros da família e as vítimas, fazendo-as acreditar que são especiais, gerando, portanto, falsas impressões a seu respeito. Como consequência, pode ser difícil para a vítima revelar e para a família acreditar."

 

Assertiva Falsa.

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra C.

418) Uma das formas de melhor compreender o contexto familiar onde ocorre o abuso sexual contra crianças e/ou adolescentes, é direcionar o foco da análise para os personagens principais dessa história: a mãe, o abusador e a vítima.


Considerando tal perspectiva, é CORRETO afirmar:

  • A) A vítima de abuso sofre o rompimento de uma relação de afeto e confiança, sente medo do próximo episódio abusivo e de que a mãe concretize suas ameaças.
  • B) Quando as vítimas revelam o abuso sofrido, enfrentando os medos e os riscos que correm ao fazer isso, sentem-se, de alguma forma, culpadas pela conivência com as ações de seu abusador.
  • C) Ao tomar conhecimento do abuso sofrido por sua criança, a mãe passa, inevitavelmente, a reviver a própria história abusiva, e não consegue dar o apoio necessário à criança.
  • D) Os abusadores sexuais apresentam comportamentos suspeitos, tanto na presença de outras pessoas como frente à própria vítima.
  • E) As mães de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual intrafamiliar já foram repetidamente descritas como cúmplices silenciosas, enquanto os abusadores sexuais, em sua maioria, foram caracterizados por saberem distinguir o que é certo e o que é errado com relação às crianças.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) As mães de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual intrafamiliar já foram repetidamente descritas como cúmplices silenciosas, enquanto os abusadores sexuais, em sua maioria, foram caracterizados por saberem distinguir o que é certo e o que é errado com relação às crianças.

 

Uma das formas de melhor compreender o contexto familiar onde ocorre o abuso sexual contra crianças e/ou adolescentes, é direcionar o foco da análise para os personagens principais dessa história: a mãe, o abusador e a vítima.


Considerando tal perspectiva, é CORRETO afirmar:


a)  A vítima de abuso sofre o rompimento de uma relação de afeto e confiança, sente medo do próximo episódio abusivo e de que a mãe concretize suas ameaças.

 

A criança tem medo que o abusador concretize suas ameaças.

 

Assertiva Falsa.


b)  Quando as vítimas revelam o abuso sofrido, enfrentando os medos e os riscos que correm ao fazer isso, sentem-se, de alguma forma, culpadas pela conivência com as ações de seu abusador.

 

De acordo com Habigzang e Koller:

 

"Quando as vítimas revelam o abuso sofrido, enfrentando os medos e os riscos que correm ao fazer isso, sentem-se, de alguma forma, aliviadas do peso do segredo."

 

Assertiva Falsa.


c)  Ao tomar conhecimento do abuso sofrido por sua criança, a mãe passa, inevitavelmente, a reviver a própria história abusiva, e não consegue dar o apoio necessário à criança.

 

Não necessariamente ela não conseguirá dar apoio. Veja o que Habigzang e Koller falam:

 

"A revelação do abuso de suas crianças é um momento delicado para essas mães. Sentem-se confusas, desamparadas, com vergonha e culpa (Narvaz, 2005), sem saber o que pensar e em quem acreditar. Ao tomar conhecimento do abuso, podem manifestar intenso sofrimento e, inclusive, psicopatologias, como: depressão, ansiedade, transtorno de estresse pós-traumático, entre outras (...). É nesse momento que essas mães têm a possibilidade de romper com esse ciclo de violência, quando notificam, buscam ajuda ou alguma orientação."

 

Assertiva Falsa.


d)  Os abusadores sexuais apresentam comportamentos suspeitos, tanto na presença de outras pessoas como frente à própria vítima.

 

Veja este trecho do texto das autoras supracitadas que comenta sobre os comportamentos suspeitos apenas frente à vítima:

 

Segundo Sanderson (2005), os abusadores sexuais são confiáveis e apresentam um espectro de comportamentos esperados socialmente, portanto, não se comportam de maneira suspeita na presença de outras pessoas, apenas frente à vítima. O estudo de Moura e Koller (2008) demonstrou que os abusadores sexuais distinguem o que é certo e o que é errado com relação às crianças e, quando avaliados, exibem respostas segundo o que é socialmente esperado.

 

Assertiva Falsa.


e)  As mães de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual intrafamiliar já foram repetidamente descritas como cúmplices silenciosas, enquanto os abusadores sexuais, em sua maioria, foram caracterizados por saberem distinguir o que é certo e o que é errado com relação às crianças.

 

A alternativa está de acordo com o texto de Santos e Dell'Aglio:

 

"Ao analisarem a dinâmica das relações no abuso intrafamiliar, Forward e Buck (1989) descreveram a figura materna como uma cúmplice silenciosa ou como uma pessoa ativamente envolvida" 

 

Na alternativa anterior, vimos o texto que fala sobre o abusador distinguir o que é certo e errado com relação às crianças.

 

Alternativa Correta. 

 

 A alternativa correta é, portanto, a Letra E.

419) Leia o texto a seguir:

 

As instituições são manifestações e concretizações das realidades da vida em sociedade. Não precisam de estabelecimentos para existirem, mas sempre se estabelecem, criam suas leis, suas regras, seus códigos, suas ideologias. Impõem costumes, prêmios e punições, transmitem valores e estabelecem limites. Produzem coisas ou pessoas, mas também protegem, dão garantias; alimentam egos e ilusões e servem como projeção para as fraquezas e anseios da alma humana. São espaços de mediação, como dissemos, entre a vida individual e a vida coletiva.

 

NASCIUTTI, Jacyara C. Rochael. A instituição como via de

acesso à comunidade. (p.110) In: Psicologia Social Comunitária.

 

Tendo como base o texto acima apresentado, infere-se que as instituições e a psicologia comunitária:


I. As relações que se estruturam entre o individual e o coletivo não são estáticas pois, existe uma dinâmica institucional.


PORQUE


II. A Psicologia Comunitária, na atualidade, demonstra a luta pelos direitos humanos e contra a violência.


A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

  • A) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I
  • B) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II não é uma justificativa correta da I
  • C) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa
  • D) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira
  • E) As asserções I e II são proposições falsas

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II não é uma justificativa correta da I

 

Tendo como base o texto acima apresentado, infere-se que as instituições e a psicologia comunitária:


I. As relações que se estruturam entre o individual e o coletivo não são estáticas pois, existe uma dinâmica institucional.


A afirmativa está de acordo com o texto de Nasciutti:

 

"Falar da dinâmica institucional é falar dessas reações que se tecem entre indivíduo e instituição e que, longe de serem estáticas, se movem em todas as direções".

 

Assertiva Correta.


II. A Psicologia Comunitária, na atualidade, demonstra a luta pelos direitos humanos e contra a violência.

 

 Afirmativa de acordo com Freitas e colab.:

 

"A psicologia comunitária aparece como resultado da luta pelos Direitos Humanos e contra a violência em suas diferentes facetas e expressões. Daí a importância de apontarmos o viés (incipiente em termos doutrinários), da Psicologia Comunitária e seu vínculo com o direito no âmbito internacional (especialmente por meio das Instituições e Cortes Internacionais de Direitos Humanos)."

 

Assertiva Correta. 

 

As afirmativas, no entanto, versam sobre situações diferentes e uma não justifica a outra. A alternativa correta é, portanto a Letra B.

 

a)  As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I
b)  As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II não é uma justificativa correta da I
c)  A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa
d)  A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira
e)  As asserções I e II são proposições falsas 

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420) O Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, instituído pelo governo federal em 2010, visando à prevenção do uso, ao tratamento e à reinserção social de usuários e ao enfrentamento do tráfico de crack e outras drogas ilícitas, é composto de ações imediatas e estruturantes.


Assinale a alternativa que apresenta uma das ações estruturantes:

  • A) fortalecimento e articulação das polícias estaduais para o enfrentamento qualificado ao tráfico do crack em áreas de maior vulnerabilidade ao consumo.
  • B) criação de sitio eletrônico no Portal Brasil, na rede mundial de computadores, que funcione como centro de referência das melhores práticas de prevenção ao uso do crack e outras drogas, de enfrentamento ao tráfico e de reinserção social do usuário.
  • C) formação de recursos humanos e desenvolvimento de metodologias, envolvendo a criação de programa de especialização e mestrado profissional em gestão do tratamento de usuários de crack e outras drogas.
  • D) ampliação do número de leitos para tratamento de usuários de crack e outras drogas.
  • E) ação permanente de comunicação de âmbito nacional sobre o crack e outras drogas, envolvendo profissionais e veículos de comunicação.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) formação de recursos humanos e desenvolvimento de metodologias, envolvendo a criação de programa de especialização e mestrado profissional em gestão do tratamento de usuários de crack e outras drogas.

Gabarito Letra C

 

O Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, instituído pelo governo federal em 2010, visando à prevenção do uso, ao tratamento e à reinserção social de usuários e ao enfrentamento do tráfico de crack e outras drogas ilícitas, é composto de ações imediatas e estruturantes.


Assinale a alternativa que apresenta uma das ações estruturantes:

a)  fortalecimento e articulação das polícias estaduais para o enfrentamento qualificado ao tráfico do crack em áreas de maior vulnerabilidade ao consumo.
b)  criação de sitio eletrônico no Portal Brasil, na rede mundial de computadores, que funcione como centro de referência das melhores práticas de prevenção ao uso do crack e outras drogas, de enfrentamento ao tráfico e de reinserção social do usuário.
c)  formação de recursos humanos e desenvolvimento de metodologias, envolvendo a criação de programa de especialização e mestrado profissional em gestão do tratamento de usuários de crack e outras drogas.
d)  ampliação do número de leitos para tratamento de usuários de crack e outras drogas.
e)  ação permanente de comunicação de âmbito nacional sobre o crack e outras drogas, envolvendo profissionais e veículos de comunicação.

 

Vamos relembrar todas as ações estruturantes deste plano:

“§ 2o  As ações estruturantes do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas contemplam:

I - ampliação da rede de atenção à saúde e assistência social para tratamento e reinserção social de usuários de crack e outras drogas;

II - realização de estudos e diagnóstico para o acúmulo de informações destinadas ao aperfeiçoamento das políticas públicas de prevenção do uso, tratamento e reinserção social do usuário e enfrentamento do tráfico de crack e outras drogas ilícitas;

III - implantação de ações integradas de mobilização, prevenção, tratamento e reinserção social nos Territórios de Paz do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania - PRONASCI, e nos territórios de vulnerabilidade e risco;

IV - formação de recursos humanos e desenvolvimento de metodologias, envolvendo a criação de programa de especialização e mestrado profissional em gestão do tratamento de usuários de crack e outras drogas;

V - capacitação de profissionais e lideranças comunitárias, observando os níveis de prevenção universal, seletiva e indicada para os diferentes grupos populacionais;

VI - criação e fortalecimento de centros colaboradores no âmbito de hospitais universitários, que tenham como objetivos o ensino, a pesquisa e o desenvolvimento de metodologia de tratamento e reinserção social para dependentes de crack e outras drogas;

VII - criação de centro integrado de combate ao crime organizado, com ênfase no  narcotráfico, em articulação com o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia - CENSIPAM, com apoio das Forças Armadas;

VIII - capacitação permanente das polícias civis e militares com vistas ao enfrentamento do narcotráfico nas regiões de fronteira; e

IX - ampliação do monitoramento das regiões de fronteira com o uso de tecnologia de aviação não tripulada. “

 

A única que aparece como alternativa é a IV, que aparece na Letra C, nosso gabarito.

 

Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Decreto/D7179.htm

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