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Questões Sobre Psicologia Social - Psicologia - concurso

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471) Cristiane, 18 anos, é mãe de uma menina de 2 anos e está grávida novamente de um ex-namorado de quem se separou após sofrer agressões. Mãe e filha estão vivendo em um serviço de acolhimento para famílias. Cristiane confidenciou à psicóloga que havia tentado abortar e perguntou à profissional se ela conhecia alguém a quem ela pudesse entregar o bebê.


Deverá a psicóloga nesse caso:

  • A) encaminhar Cristiane sem constrangimento para a Justiça da Infância e da Juventude para a garantia de seus direitos;

  • B) atender Cristiane em psicoterapia para minimizar os efeitos do estado gestacional e puerperal;

  • C) advertir Cristiane quanto aos riscos de perder a guarda da filha mais velha por conta do abandono do nascituro;

  • D) acolher o pedido de Cristiane sem julgamento moral e ajudá-la a encontrar uma nova família para o bebê;

  • E) encaminhar Cristiane para o PAIF para que ela fortaleça os vínculos com o bebê e desista da entrega.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) encaminhar Cristiane sem constrangimento para a Justiça da Infância e da Juventude para a garantia de seus direitos;

Gabarito Letra A

Cristiane, 18 anos, é mãe de uma menina de 2 anos e está grávida novamente de um ex-namorado de quem se separou após sofrer agressões. Mãe e filha estão vivendo em um serviço de acolhimento para famílias. Cristiane confidenciou à psicóloga que havia tentado abortar e perguntou à profissional se ela conhecia alguém a quem ela pudesse entregar o bebê.


Deverá a psicóloga nesse caso:

a)  encaminhar Cristiane sem constrangimento para a Justiça da Infância e da Juventude para a garantia de seus direitos;

b)  atender Cristiane em psicoterapia para minimizar os efeitos do estado gestacional e puerperal;

c)  advertir Cristiane quanto aos riscos de perder a guarda da filha mais velha por conta do abandono do nascituro;

d)  acolher o pedido de Cristiane sem julgamento moral e ajudá-la a encontrar uma nova família para o bebê;

e)  encaminhar Cristiane para o PAIF para que ela fortaleça os vínculos com o bebê e desista da entrega.

 

Segundo o ECA, quando a mãe ou gestante deseja entregar seu filho para adoção, o profissional obrigatoriamente deve encaminha-la sem constrangimento a justiça da infância e da juventude, como diz a Letra A. Veja:

“§ 1 As gestantes ou mães que manifestem interesse em entregar seus filhos para adoção serão obrigatoriamente encaminhadas, sem constrangimento, à Justiça da Infância e da Juventude

 

Letra A é nosso gabarito.

 

Referência

BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente [recurso eletrônico] : Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990, e legislação correlata. – 16. ed. – Brasília : Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2017. Disponível em: < https://central3.to.gov.br/arquivo/463644/> Acesso em 21 de fevereiro de 2020.

472) A psicóloga Suzana atua no CREAS no atendimento a mães de crianças em acolhimento institucional.


Quanto ao exercício de suas funções, analise as intervenções a seguir.

 

I. Proporcionar apoio e acompanhamento especializado de forma individualizada ou em grupo a famílias e indivíduos;

 

II. Emitir laudos e pareceres sempre que solicitado pelo Sistema de Garantia de Direitos dentro do seu nível de proteção;

 

III. Promover a reintegração familiar através do deferimento de guarda provisória a membro da família extensa;

 

IV. Operar a referência e a contrarreferência com a rede de serviços socioassistenciais da proteção básica e especial.

 

No exercício de suas funções, Suzana poderá desenvolver:

  • A) somente I, II e III;

  • B) somente I, II e IV;

  • C) somente I, III e IV;

  • D) somente II, III e IV;

  • E) I, II, III e IV.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) somente I, II e IV;

Gabarito Letra B

A psicóloga Suzana atua no CREAS no atendimento a mães de crianças em acolhimento institucional.


Quanto ao exercício de suas funções, analise as intervenções a seguir.

 

I. Proporcionar apoio e acompanhamento especializado de forma individualizada ou em grupo a famílias e indivíduos;

Certo!  Esse é o objetivo do CREAS. 

 

II. Emitir laudos e pareceres sempre que solicitado pelo Sistema de Garantia de Direitos dentro do seu nível de proteção;

 Certo!  Essa também é uma atribuição do CREAS.

 

III. Promover a reintegração familiar através do deferimento de guarda provisória a membro da família extensa;

Errado. A guarda provisória é deferida por meio judicial, ou seja, realizada pelo juiz. Psicólogos e outros funcionários do CREAS não tem essa competência.

 

IV. Operar a referência e a contrarreferência com a rede de serviços socioassistenciais da proteção básica e especial.

Certo! Essa também é competência do CREAS.

 

Vamos ver algumas outras competências do CREAS, de acordo com a legislação municipal de Niterói:

“Compete ao CREAS:

- proporcionar apoio e acompanhamento especializado de forma individualizada ou em grupo a famílias e indivíduos;

II - atender às famílias com crianças, adolescentes e outros membros em acolhimento institucional e familiar;

III - acompanhar os adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de Liberdade Assistida - LA e/ou de Prestação de Serviços à Comunidade - PSC;

IV - organizar e operar a vigilância social no município garantindo atenção e encaminhamentos a famílias e indivíduos com direitos violados;

V - contribuir para o envolvimento e participação dos usuários nos movimentos de defesa e promoção de direitos;

VI - organizar encontros de famílias usuárias, fortalecendo-as enquanto espaço de proteção social;

VII - operar a referência e a contrarreferência com a rede de serviços socioassistenciais da proteção básica e especial;

VIII - promover a articulação com as demais políticas públicas, com as instituições que compõem o Sistema de Garantia de Direitos e com os movimentos sociais;

IX - emitir laudos e pareceres sempre que solicitado pelo Sistema de Garantia de Direitos dentro do seu nível de proteção;

X - acionar os órgãos do Sistema de Garantia de Direitos sempre que necessário visando à responsabilização por violações de direitos.”

 

Assim, no exercício de suas funções, Suzana poderá desenvolver somente I, II e IV;

Gabarito Letra B.

 

Fonte: https://leismunicipais.com.br/a/rj/n/niteroi/lei-ordinaria/2017/326/3263/lei-ordinaria-n-3263-2017-dispoe-sobre-o-sistema-unico-de-assistencia-social-do-municipio-de-niteroi-suas-niteroi-e-da-outras-providencias

473) Dentre os objetivos das medidas socioeducativas, segundo o SINASE, encontra-se:

  • A) a integração social do adolescente e a garantia de seus direitos individuais e sociais, por meio do cumprimento de seu plano individual de atendimento;

  • B) a primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias e precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública;

  • C) o acesso integral às linhas de cuidado voltadas à criança e ao adolescente, por intermédio do Sistema Único de Saúde;

  • D) a preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas;

  • E) a destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) a integração social do adolescente e a garantia de seus direitos individuais e sociais, por meio do cumprimento de seu plano individual de atendimento;

Gabarito Letra A

 

Dentre os objetivos das medidas socioeducativas, segundo o SINASE, encontra-se:

a)  a integração social do adolescente e a garantia de seus direitos individuais e sociais, por meio do cumprimento de seu plano individual de atendimento;

b)  a primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias e precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública;

c)  o acesso integral às linhas de cuidado voltadas à criança e ao adolescente, por intermédio do Sistema Único de Saúde;

d)  a preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas;

e)  a destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.

 

Vejamos os objetivos das medidas socioeducativas, como apresenta o SINASE:

“§ 2º Entendem-se por medidas socioeducativas as previstas no art. 112 da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), as quais têm por objetivos:

I - a responsabilização do adolescente quanto às consequências lesivas do ato infracional, sempre que possível incentivando a sua reparação;

II - a integração social do adolescente e a garantia de seus direitos individuais e sociais, por meio do cumprimento de seu plano individual de atendimento; e

III - a desaprovação da conduta infracional, efetivando as disposições da sentença como parâmetro máximo de privação de liberdade ou restrição de direitos, observados os limites previstos em lei.”

 

A alternativa que traz um objetivo é a Letra A. Todas as outras trazem elementos do Estatuto da Criança e do Adolescente, veja:

Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

Parágrafo único. A garantia de prioridade compreende:

a) primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias;

b) precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública;

c) preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas;

d) destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.”

“Art. 11.  É assegurado acesso integral às linhas de cuidado voltadas à saúde da criança e do adolescente, por intermédio do Sistema Único de Saúde, observado o princípio da equidade no acesso a ações e serviços para promoção, proteção e recuperação da saúde”

 

Nosso gabarito é Letra A.

 

Referência

BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente [recurso eletrônico] : Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990, e legislação correlata. – 16. ed. – Brasília : Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2017. Disponível em: < https://central3.to.gov.br/arquivo/463644/> Acesso em 21 de fevereiro de 2020.

BRASIL. Lei n° 12.594 de 18 de janeiro de 2012. Institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), regulamenta a execução das medidas socioeducativas destinadas a adolescente que pratique ato infracional. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2012/Lei/L12594.htm> Acesso em 21 de fevereiro de 2020.

474) No campo da assistência social, podemos nos deparar com o emprego de categorias rígidas de classificação de sujeitos tipificados como criminosos, drogados, vagabundos, etc.


Em face de tais classificações, cabe lançar mão do pensamento crítico de Foucault, segundo o qual a subjetividade:

  • A) está situada de forma absoluta no centro do sistema de conhecimento;

  • B) se articula no intervalo da cadeia dos significantes, portanto, ligada ao campo da linguagem;

  • C) possui uma substância idêntica a si mesma, independente do mundo sensível;

  • D) está alienada à condição de classe, num contexto de exploração capitalista;

  • E) é efeito de práticas de poder que se agenciam de forma periférica e capilar.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) é efeito de práticas de poder que se agenciam de forma periférica e capilar.

Gabarito Letra E

No campo da assistência social, podemos nos deparar com o emprego de categorias rígidas de classificação de sujeitos tipificados como criminosos, drogados, vagabundos, etc.


Em face de tais classificações, cabe lançar mão do pensamento crítico de Foucault, segundo o qual a subjetividade:

a)  está situada de forma absoluta no centro do sistema de conhecimento;

b)  se articula no intervalo da cadeia dos significantes, portanto, ligada ao campo da linguagem;

c)  possui uma substância idêntica a si mesma, independente do mundo sensível;

d)  está alienada à condição de classe, num contexto de exploração capitalista;

e)  é efeito de práticas de poder que se agenciam de forma periférica e capilar.

 

De acordo com Foucault, a produção dessa “subjetividade criminosa” está relacionada com o poder biopolítico, que através da sensação de perigo e insegurança que esses sujeitos “criminosos” causam, favorece o controle da população geral. É através de mecanismos de regulação sutis e capilarizados que esses indivíduos recebem essa classificação. Veja:

Biopolítica, dispositivo de segurança e ‘sujeito-criminoso’

Foucault (2002) afirma ainda que, complementando e assim modificando os poderes de soberania e disciplina apresentados acima, surgiu, a partir do final do século XVIII, o poder sobre a vida, o poder de ‘fazer viver e deixar morrer’. A biopolítica está voltada ao homem-espécie (e não ao homem-corpo), à massa global e busca atuar sobre fenômenos aleatórios, em série, que afetam os processos típicos de todo ser vivente: nascimento, morte, doença, entre outros. Essa atuação acontece na forma de intervenções que regulam a vida, a maneira como se vive, procurando controlar seus acidentes. E os mecanismos de regulação usados são particularmente mais sutis e capilarizados. O controle passa a ser exercido sobre a população – “corpo múltiplo com inúmeras cabeças” (Foucault, 2002, p. 292) – e pela população, essa que é então tratada simultaneamente como uma questão científica, biológica e política. É ainda importante destacar que a biopolítica ocupa-se da instalação de mecanismos reguladores que visam à manutenção de um equilíbrio entre a massa global sobre a qual atua. E para que essa homeostase seja alcançada há intensa preocupação com “a segurança do conjunto em relação aos perigos internos” (Foucault, 2002, p. 297). Dessa forma é possível afirmar que a racionalidade política na qual se baseia essa modalidade de poder tem no dispositivo de segurança um dos seus mais importantes pilares de sustentação. Afinal, um dos aspectos diferenciadores da biopolítica em relação aos poderes soberano e disciplinar é a construção do desejo de ser governado que se pauta justamente na idéia (que também é uma fabricação) da existência de perigos, riscos, contra os quais a população anseia por proteção (Foucault, 2008). Nesse contexto de exercício biopolítico um importante instrumento de produção de ‘sujeitos-criminoso’ chama-se racismo de Estado. Para Foucault (2002) até o surgimento dessa modalidade de poder a sociedade ainda não havia experimentado aquilo que denominou racismo de Estado, mecanismo por meio do qual é introduzida uma separação entre os grupos da população e que tem como grande propósito disseminar a idéia da existência de um perigo social interno que deve ser combatido para que assim a população viva cada vez mais forte e saudável. Em outras palavras pode-se definir o racismo de Estado a partir de suas duas funções: executar uma distinção entre a massa populacional, elegendo assim aqueles que ‘fará viver’ e os outros que ‘deixará morrer’; e propagar a idéia que é preciso ‘deixar morrer’ uma parte da população, a parte mais fraca, os anormais, os inferiores, para que a população – como um todo – viva cada vez mais forte e saudável.

 

Nosso gabarito é Letra E.

 

Referência

Barbosa, R.P.B., & Bicalho, P.P.G. (2013). ‘Sujeito-Criminoso': mecanismos de produção de subjetividade operantes em policiais em moradores de favelas no Rio de Janeiro, Brasil. Revista Latinoamericana de Psicología Social Ignacio Martin-Baró, 2(1), pp.83-110.

475) O construcionismo social tem sido utilizado nos estudos da Psicologia Social, especificamente na área da sexualidade, e refere-se a uma

  • A) abordagem de Foucault sobre a história da normalidade e sexualidade.
  • B) abordagem clínica que analisa como os comportamentos foram construídos a partir dos valores morais e religiosos.
  • C) construção da ideologia de gênero, que pressupõe a criação de outros tipos de sexo e práticas sexuais.
  • D) explicação clínica da história da homossexualidade e do feminismo.
  • E) abordagem histórica e culturalmente orientada para a compreensão dos padrões de normalidade, tendo impacto nas noções do que é natural, essencial e universal.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) abordagem histórica e culturalmente orientada para a compreensão dos padrões de normalidade, tendo impacto nas noções do que é natural, essencial e universal.

Gabarito Letra E

 

O construcionismo social tem sido utilizado nos estudos da Psicologia Social, especificamente na área da sexualidade, e refere-se a uma
 

a)  abordagem de Foucault sobre a história da normalidade e sexualidade.

Errado. O construcionismo não é uma abordagem de Foucault.


b)  abordagem clínica que analisa como os comportamentos foram construídos a partir dos valores morais e religiosos.

Errado. Apesar de ter aplicações clínicas, o construcionismo não se restringe a essa aplicação. Além disso, analisa o comportamento como construído histórica e socialmente, através de muitos atores, não só os valores morais e religiosos.


c)  construção da ideologia de gênero, que pressupõe a criação de outros tipos de sexo e práticas sexuais.

Errado. “Ideologia de gênero” é um termo pejorativo.


d)  explicação clínica da história da homossexualidade e do feminismo.

Errado. O construcionismo traz essas questões através de análises históricas e culturais, pensando-as como construções sociais.


e)  abordagem histórica e culturalmente orientada para a compreensão dos padrões de normalidade, tendo impacto nas noções do que é natural, essencial e universal.

Certo! O construcionismo busca encarar os padrões de normalidade a partir da sua construção histórica, retirando o caráter determinista desses padrões.

“Construcionismo social

Produz explicações sobre os processos que as pessoas utilizam para descrever, explicar e interpretar o mundo onde vivem. Os critérios objetivos para identificar comportamentos, eventos ou entidades são altamente circunscritos pela cultura, pela história, pelo contexto social, ou simplesmente não existem. O processo de compreensão do mundo não é automaticamente conduzido pelas forças da natureza, mas resultado de um  empreendimento ativo, cooperativo, de pessoas em relação. Por exemplo, as definições de inveja, raiva e flerte flutuam em um oceano de trocas. Portanto, o locus explicativo da ação da região interior da mente

humana muda para os processos e a estrutura de interação humana (Gergen, 2009).”

 

“A abordagem construcionista definiu como questão compreender a sexualidade como fenômeno social, a desigualdade entre os sexos, a subordinação das mulheres, a discriminação sexual; nas últimas três décadas dedicou-se fortemente a compreender a epidemia da Aids e a violação de direitos sexuais.

Como discutiu C. Vance (1991/1995) no texto clássico que inspirou o título desse artigo, de 1975 a 1990 o discurso construcionista1 re-definiu o gênero e a identidade sexual, separou a identidade das práticas sexuais, questionou o determinismo biológico, construiu a história da homossexualidade e da origem da dominação masculina. A etnografia do período expunha a evidência da diversidade dos sentidos atribuídos aos sexos e à atividade sexual, observada em todos os continentes. Além disso, a experiência visível das mulheres emancipadas da reprodução como único destino feminino e os experimentos urbanos que produziam sociabilidades e sexualidades homossexuais, também no Brasil, validavam a noção de que a vida cotidiana, histórica e socialmente construída, era re-inventável.

Jeffrey Weeks (2000) usa o termo construcionismo social para descrever essa abordagem, historicamente orientada, que pretende compreender atitudes em relação ao corpo e à sexualidade, apreendendo as relações de poder que modelam o que se define como normal e anormal. Chama de "Sexo" (maiúscula) o termo descritivo para as diferenças anatômicas básicas, internas e externas, que diferenciam o homem da mulher; chama de "gênero" a diferenciação social entre homens e mulheres; de "sexualidade" uma "descrição geral para série de crenças, comportamentos, relações e identidades socialmente construídas e historicamente modeladas relacionadas ao que Foucault denominou "o corpo e seus prazeres" (Foucault, 1984). Weeks definiu o construcionismo social em oposição ao essencialismo que pretende explicar as propriedades de um todo complexo por referência a uma suposta essência anterior.””

 

Nosso gabarito é Letra E.

 

Referência

ZANELLI, José Carlos e cols. Psicologia, Organizações e Trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artmed, 2014

Paiva, Vera. (2008). A psicologia redescobrirá a sexualidade?. Psicologia em Estudo13(4), 641-651.

476) Um importante aspecto a ser conhecido pelos psicólogos que orientam famílias trata do fato de que a violência manifestada por negligência, abandono, maus-tratos físicos e psicológicos ou abuso sexual, é encontrada com mais frequência em grupos familiares

  • A) com diferenciação rígida de papéis e ausência de figura de autoridade.

  • B) que apresentam distribuição rígida e desigual de autoridade e poder.

  • C) com dificuldades para manifestação de conflitos e dificuldades financeiras.

  • D) que apresentam excesso de diálogo e elevado senso de autossuficiência.

  • E) com baixo nível de autonomia e estrutura permeável ao contato externo.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) que apresentam distribuição rígida e desigual de autoridade e poder.

Gabarito Letra B

 

Um importante aspecto a ser conhecido pelos psicólogos que orientam famílias trata do fato de que a violência manifestada por negligência, abandono, maus-tratos físicos e psicológicos ou abuso sexual, é encontrada com mais frequência em grupos familiares:

 

Antes de ver as alternativas, vamos ver os Fatores de risco da família para violência que são apresentados pelo Ministério da Saúde no caderno de atenção básica sobre violência intrafamiliar:

“Fatores de risco da família

♦ famílias baseadas numa distribuição desigual de autoridade e poder, conforme papéis de gênero, sociais ou sexuais, idade, etc., atribuídos a seus membros

♦ famílias cujas relações são centradas em papéis e funções rigidamente definidos

♦ famílias em que não há nenhuma diferenciação de papéis, levando ao apagamento de limites entre seus membros

♦ famílias com nível de tensão permanente, que se manifesta através da dificuldade de diálogo e descontrole da agressividade

♦ famílias com estrutura de funcionamento fechada, onde não há abertura para contatos externos, levando a padrões repetitivos de conduta

♦ famílias que se encontram em situação de crise, perdas (separação do casal, desemprego, morte, migração e outros)

♦ baixo nível de desenvolvimento da autonomia dos membros da família

♦ presença de um modelo familiar violento na história de origem das pessoas envolvidas (maus-tratos, abuso na infância e abandono)

♦ maior incidência de abuso de drogas

♦ história de antecedentes criminais ou uso de armas

♦ comprometimento psicológico/psiquiátrico dos indivíduos

♦ dependência econômica/emocional e baixa auto-estima da parte de algum(ns) de seus membros, levando à impotência e/ou fracasso em lidar com a situação de violência”

 

a)  com diferenciação rígida de papéis e ausência de figura de autoridade.

Errado. Ausência de figura de autoridade não é considerado um fator de risco.

 

b)  que apresentam distribuição rígida e desigual de autoridade e poder.

Certo! Tanto a distribuição desigual de autoridade quanto a definição rígida de papéis são considerados fatores de risco para violência.

 

c)  com dificuldades para manifestação de conflitos e dificuldades financeiras.

Errado. Situações de crise são considerados fatores de risco, mas dificuldades financeiras não necessariamente.

 

d)  que apresentam excesso de diálogo e elevado senso de autossuficiência.

Errado. Um fator de risco é a falta de diálogo.

 

e)  com baixo nível de autonomia e estrutura permeável ao contato externo.

Errado. A estrutura que representa um fator de risco é a com funcionamento fechado, e não permeável.

 

Dessa forma, nosso gabarito é Letra B.

 

Referência

BRASIL. Ministério da saúde. Violência intrafamiliar: orientações para prática em serviço / Secretaria de Políticas de Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2001.

477) O Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) produziu as referências técnicas para a atuação do (a) psicólogo(a) no CRAS/SUAS.


Esse documento orienta que as atividades do psicólogo no CRAS devem estar voltadas para atenção e prevenção a situações

  • A) de violência, objetivando atuar nas situações de violações de direitos por meio do fortalecimentodos vínculos familiares e comunitários já gravemente violados.
  • B) de risco, objetivando atuar nas situações de vulnerabilidade por meio do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições pessoais e coletivas.
  • C) de violência, objetivando atuar nas situações de vulnerabilidade por meio do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários rompidos pelos vários tipos de violações de direitos humanos esociais.
  • D) de risco, objetivando atuar nas situações de vulnerabilidade e rompimento dos vínculos familiares e comunitários disfuncionais que causam o adoecimento psíquico do indivíduo.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) de risco, objetivando atuar nas situações de vulnerabilidade por meio do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições pessoais e coletivas.

 

O Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) produziu as referências técnicas para a atuação do (a) psicólogo(a) no CRAS/SUAS.


Esse documento orienta que as atividades do psicólogo no CRAS devem estar voltadas para atenção e prevenção a situações


Vamos trazer o trecho literal da cartilha do CREPOP:

 

"As atividades do psicólogo no CRAS devem estar voltadas para a atenção e prevenção a situações de risco, objetivando atuar nas situações de vulnerabilidade por meio do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições pessoais e coletivas".

 

Vamos analisar as alternativas.

 

a)  de violência, objetivando atuar nas situações de violações de direitos por meio do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários já gravemente violados.

 

De acordo com o que vimos acima, nesta alternativa a banca trocou várias palavras da frase original. Como exemplo, houve a troca de "situações de risco" por "situações de violência", tornando a frase errada. 

 

Alternativa Falsa.


b)  de risco, objetivando atuar nas situações de vulnerabilidade por meio do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições pessoais e coletivas.

 

Nesta alternativa, a banca trouxe a cópia literal do texto que vimos acima. Por isso, está certa.

 

Assertiva Correta.


c)  de violência, objetivando atuar nas situações de vulnerabilidade por meio do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários rompidos pelos vários tipos de violações de direitos humanos e sociais.

 

Houve trocas de palavras nesta alternativa também. Novamente a banca trocou "situações de risco" por "situações de violência".

 

Alternativa Falsa.


d)  de risco, objetivando atuar nas situações de vulnerabilidade e rompimento dos vínculos familiares e comunitários disfuncionais que causam o adoecimento psíquico do indivíduo.

 

O CREPOP fala sobre fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, não sobre rompimento.

 

Alternativa Falsa.

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra B. 

478) Leia atentamente a frase de Ana Mercês Bahia Bock e marque a alternativa que está relacionada com os conceitos da psicologia social.

 

“A subjetividade é a síntese singular que cada um de nós vai constituindo conforme vamos nos desenvolvendo e vivenciando as experiências da vida social e cultural.”

  • A) A subjetividade é formada pela relação entre o indivíduo e seu meio familiar.

  • B) O ser humano está em constante processo de subjetivação a partir de sua relação com o mundo.

  • C) A subjetividade é a própria personalidade do indivíduo que, estabelecida, determina pelos seus instintos e por todos os seus comportamentos ao longo da vida.

  • D) A formação da subjetividade é um processo passivo. O indivíduo apenas absorve os estímulos do ambiente social e físico.

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A alternativa correta é letra B) O ser humano está em constante processo de subjetivação a partir de sua relação com o mundo.

 

Leia atentamente a frase de Ana Mercês Bahia Bock e marque a alternativa que está relacionada com os conceitos da psicologia social.

 

“A subjetividade é a síntese singular que cada um de nós vai constituindo conforme vamos nos desenvolvendo e vivenciando as experiências da vida social e cultural.”

 

a)  A subjetividade é formada pela relação entre o indivíduo e seu meio familiar.

 

A relação entre o sujeito e a família é apenas uma parte do processo de subjetivação. A subjetividade é construída também na escola, no trabalho, na vizinhança, enfim, em todas as formas de interação do sujeito.

 

Assertiva Falsa.

 

b)  O ser humano está em constante processo de subjetivação a partir de sua relação com o mundo.

 

A assertiva está correta ao falar sobre a constância do processo de subjetivação. A construção de subjetividade é permanente ao longo da vida do sujeito. Veja o que Bock e colab. falam:

 

"A subjetividade é a síntese singular e individual que cada um de nós vai constituindo conforme vamos nos desenvolvendo e vivenciando as experiências da vida social e cultural; é uma síntese que nos identifica, de um lado, por ser única, e nos iguala, de outro lado, na medida em que os elementos que a constituem são experienciados no campo comum da objetividade social.

 

(...)

 

A síntese que a subjetividade representa não é inata ao indivíduo. Ele a constrói aos poucos, apropriando-se do material do mundo social e cultural, e faz isso ao mesmo tempo em que atua sobre este mundo, ou seja, é ativo na sua construção. Criando e transformando o mundo (externo), o homem constrói e transforma a si próprio"

 

Assertiva Correta.

 

c)  A subjetividade é a própria personalidade do indivíduo que, estabelecida, determinada pelos seus instintos e por todos os seus comportamentos ao longo da vida.

 

Veja que a alternativa restringe muito o conceito de subjetividade ao falar sobre determinismo de instintos e comportamentos. Segundo Bock:

 

"Esta síntese — a subjetividade — é o mundo de idéias, significados e emoções construído internamente pelo sujeito a partir de suas relações sociais, de suas vivências e de sua constituição biológica; é, também, fonte de suas manifestações afetivas e comportamentais"

 

Além disso, Bock não fala que a subjetividade é igual a personalidade.

 

Assertiva Falsa.

 

d)  A formação da subjetividade é um processo passivo. O indivíduo apenas absorve os estímulos do ambiente social e físico.

 

Ao contrário do que a diz a assertiva, a formação de subjetividade é um processo ativo. Segundo Bock:

 

"Ele a constrói aos poucos, apropriando-se do material do mundo social e cultural, e faz isso ao mesmo tempo em que atua sobre este mundo, ou seja, é ativo na sua construção. Criando e transformando o mundo (externo), o homem constrói e transforma a si próprio".

 

Assertiva Falsa.

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra B.

479) Enrique Pichon-Rivière em muito contribuiu para a compreensão das dificuldades de aprendizagem resultantes de ansiedades vividas pelo estudante no momento em que este se vê colocado diante de uma nova situação de aprendizagem muitas vezes indadequada do ponto de vista pedagógico. Segundo ele, quando isso ocorre, o aprendente experimenta dois medos básicos que cooperam para desencadear estados de não aprendizagem. Os medos aos quais se refere Enrique Pichon-Rivière são classificados como:

  • A) “Medo latente” e “Medo manifesto”.

  • B) “Medo à perda” e “Medo ao ataque”.

  • C) “Medo concreto” e “Medo abstrato”.

  • D) “Medo funcional” e Medo disfuncional”.

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A alternativa correta é letra B) “Medo à perda” e “Medo ao ataque”.

 

Enrique Pichon-Rivière em muito contribuiu para a compreensão das dificuldades de aprendizagem resultantes de ansiedades vividas pelo estudante no momento em que este se vê colocado diante de uma nova situação de aprendizagem muitas vezes indadequada do ponto de vista pedagógico. Segundo ele, quando isso ocorre, o aprendente experimenta dois medos básicos que cooperam para desencadear estados de não aprendizagem. Os medos aos quais se refere Enrique Pichon-Rivière são classificados como:

 

Uma das influências da Psicologia Social Pichoniana foi Melanie Klein e a sua abordagem sobre ansiedade depressiva e paranóide. Isso influenciou a teorização de Pichon sobre os medos. Segundo Okamoto:

 

"Segundo Pichon-Rivière, a tarefa consiste na elaboração de duas ansiedades básicas: medo da perda das estruturas existentes, e medo do ataque na nova situação por considerar que não se tem os instrumentos para enfrentá-la. Estas duas ansiedades, coexistentes e cooperantes, configuram a situação básica de resistência à mudança".

 

Vemos, portanto, que os 2 medos descritos por Pichon-Rivière são o medo da perda e o medo do ataque.

 

a)  “Medo latente” e “Medo manifesto”.

 

Esta afirmativa, como vimos, não está de acordo com a teoria pichoniana.

 

Assertiva Falsa. 

 

b)  “Medo à perda” e “Medo ao ataque”.

 

De acordo com o que vimos, esta é a correta.

 

Assertiva Correta.

 

c)  “Medo concreto” e “Medo abstrato”.

 

Pichon não fala sobre medo concreto e medo abstrato.

 

Assertiva Falsa. 

 

d)  “Medo funcional” e Medo disfuncional”.

 

Pichon também não falou sobre medo funcional e medo disfuncional.

 

Assertiva Falsa. 

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra B. 

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480) A formação do conjunto de nossas crenças, valores e significações dá-se no processo que a Psicologia Social denominou de?

  • A) Sociodrama
  • B) Grupo social
  • C) Papel social
  • D) Psicodrama
  • E) Socialização

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A alternativa correta é letra E) Socialização

Gabarito Letra E

 

A formação do conjunto de nossas crenças, valores e significações dá-se no processo que a Psicologia Social denominou de?
 

a)  Sociodrama

Errado. O sociodrama é uma forma de trabalho em grupo proposta por Moreno, veja:

“Enfim, existem três formas de trabalho em grupos: o psicodrama é o tratamento através da ação dramática do protagonista em grupo, o sociodrama tem como protagonista sempre o próprio grupo e a psicoterapia de grupo que prioriza o tratamento das relações interpessoais, inseridas na dinâmica do grupo.”


b)  Grupo social

Errado. Um grupo social é um conjunto de pessoas que interagem entre si e tem um objetivo comum.


c)  Papel social

Errado. Papel social são as normas, direitos e deveres e expectativas que condicionam o comportamento dos indivíduos. Por exemplo papel social de pai, de aluno, de professor, etc.


d)  Psicodrama

Errado. O psicodrama também é uma forma de trabalho com grupos proposta por Moreno.


e)  Socialização

Certo!

“A formação do conjunto de nossas crenças, valores e significações dá-se no processo que a Psicologia social denominou socialização. Nesse processo, o indivíduo torna-se membro de um determinado conjunto social, aprendendo seus códigos, suas normas e regras básicas de relacionamento, apropriando-se do conjunto de conhecimentos já sistematizados e acumulados por esse conjunto.”

 

Nosso gabarito é Letra E.

 

Referência

BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEXEIRA, Maria de Lurdes. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 13 ed. São Paulo: Saraiva, 1999.

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