Questões Sobre Psicologia Social - Psicologia - concurso
481) Com relação à atuação do psicólogo em programas de medidas sócio educativas, seu compromisso fundamental na proteção social da criança é promover a interrupção do ciclo da violência mediante o que se segue:
I- Serão necessárias medidas jurídicas de responsabilização do autor da agressão.
II- Medidas sociais de proteção às crianças.
III- Reinserção escolar ou laboral.
IV– Medidas médicas de tratamento das consequências.
V – Medidas psicossociais.
Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
- A) Somente a proposição I está correta.
- B) Somente as proposições III e IV estão corretas.
- C) Todas as proposições estão corretas.
- D) Somente as proposições I e II estão corretas.
- E) Somente a proposição V está correta.
A alternativa correta é letra C) Todas as proposições estão corretas.
Gabarito Letra C
Com relação à atuação do psicólogo em programas de medidas sócio educativas, seu compromisso fundamental na proteção social da criança é promover a interrupção do ciclo da violência mediante o que se segue:
I- Serão necessárias medidas jurídicas de responsabilização do autor da agressão.
Certo. É importante, para interromper o ciclo da violência, que o autor seja responsabilizado e punido adequadamente pelos seus atos, de forma a compreender a dimensão deles e ter condições de se ressocializar.
II- Medidas sociais de proteção às crianças.
Certo. O nosso sistema jurídico preza pela proteção das crianças e dos adolescentes como responsabilidade de todos, em especial em situação de violência.
III- Reinserção escolar ou laboral.
Certo. Para romper com o ciclo da violência e proteger as vítimas, é importante que sua vida normal seja reestabelecida, com a reinserção escolar ou laboral.
IV- Medidas médicas de tratamento das consequências.
Certo. A violência pode trazer consequências físicas que não podem ser negligenciadas.
V - Medidas psicossociais.
Certo.
Vejamos o que a cartilha “Serviço de Proteção Social a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência, Abuso e Exploração Sexual e suas Famílias: referências para a atuação do psicólogo”, do CFP, diz sobre o assunto:
“O compromisso fundamental é a interrupção do ciclo da violência. Para isso, serão necessárias medidas jurídicas de responsabilização do autor da agressão, medidas sociais de proteção às crianças e de reinserção escolar ou laboral, medidas médicas de tratamento das consequências e medidas psicossociais.
O serviço deve desenvolver acolhimento, escuta, atendimento especializado, em rede, interdisciplinar, encaminhamento e acompanhamento de crianças, adolescentes e famílias em situação de violência sexual (inclusive os autores da agressão sexual), criando condições que possibilitem a garantia dos direitos, o acesso aos serviços de assistência social, saúde, educação, justiça e segurança, esporte, lazer, cultura, geração de renda e qualificação profissional, garantindo compromisso ético, político e multidisciplinariedade das ações.”
Assim, Todas as proposições estão corretas.
Gabarito Letra C.
Referência
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Serviço de Proteção Social a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência, Abuso e Exploração Sexual e suas Famílias: referências para a atuação do psicólogo. Brasília: CFP, 2009.
482) O atendimento do psicólogo na proteção social a crianças e adolescentes vítimas de violência, abuso e exploração sexual, deve compor a , que é operacionalizada por um conjunto de procedimentos técnicos especializados, com o de estruturar ações de atendimento e de proteção a crianças e adolescentes, proporcionando-lhes condições para o fortalecimento da , o restabelecimento de seu direito à convivência familiar e em condições dignas de vida e possibilitando a superação da situação de violação de direitos, além da reparação da violência sofrida.
Complete os espaços com:
- A) atenção psicossocial, objetivo, autoestima, comunitária
- B) autoestima, objetivo, atenção psicossocial, comunitária
- C) atenção básica, objetivo, saúde, escolar
- D) atenção básica, objetivo, autoestima, atenção psicossocial
- E) atenção psicossocial, objetivo, comunidade, autoestima
A alternativa correta é letra A) atenção psicossocial, objetivo, autoestima, comunitária
Gabarito Letra A
O atendimento do psicólogo na proteção social a crianças e adolescentes vítimas de violência, abuso e exploração sexual, deve compor a atenção psicossocial , que é operacionalizada por um conjunto de procedimentos técnicos especializados, com o objetivo de estruturar ações de atendimento e de proteção a crianças e adolescentes, proporcionando-lhes condições para o fortalecimento da autoestima , o restabelecimento de seu direito à convivência familiar e comunitária em condições dignas de vida e possibilitando a superação da situação de violação de direitos, além da reparação da violência sofrida.
O primeiro espaço a ser preenchido traz as opções atenção básica, atenção psicossocial e autoestima. De cara já podemos eliminar esta última, uma vez que o atendimento do psicólogo não compõe a autoestima. Considerando o contexto apresentado, de atendimento psicológico na proteção social de vítimas de violência, esse atendimento compõe a atenção psicossocial.
O segundo espaço não tem segredo, todas as alternativas trazem “objetivo” como opção de preenchimento.
O terceiro espaço tem como resposta o que o atendimento psicológico proporciona condições para fortalecer, e tem como opções: atenção psicossocial, saúde, comunidade e autoestima. Atenção psicossocial já pode ser cortado de cara, assim como saúde, uma vez que em sentido amplo abarca também a saúde física, que foge da competência do psicólogo. O atendimento psicológico também não é capaz, sozinho, de fortalecer a comunidade, mas é capaz sim de fortalecer a autoestima dessas crianças e adolescentes.
Por fim, há o reestabelecimento do direito à convivência familiar e comunitária.
Essa frase foi retirada da cartilha Serviço de Proteção Social a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência, Abuso e Exploração Sexual e suas Famílias: referências para a atuação do psicólogo, do CFP.
Referência
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Serviço de Proteção Social a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência, Abuso e Exploração Sexual e suas Famílias: referências para a atuação do psicólogo. Brasília: CFP, 2009.
483) Política que aborda as questões individuais e coletivas, que contém políticas públicas através do desenvolvimento de ações conjuntas destinadas a proteção, inclusão e promoção da família vítima do processo de exclusão social. Sobre qual política estamos abordando?
- A) Instituições governamentais
- B) Integralidade
- C) Intersetorialidade
- D) Equidade
- E) Inclusão
A alternativa correta é letra C) Intersetorialidade
Gabarito Letra C
Política que aborda as questões individuais e coletivas, que contém políticas públicas através do desenvolvimento de ações conjuntas destinadas a proteção, inclusão e promoção da família vítima do processo de exclusão social. Sobre qual política estamos abordando?
a) Instituições governamentais
Errado. Instituições governamentais são instituições mantidas pelo governo para exercer atividades relacionadas a ele, como o ministério publico, os tribunais de contas, as defensorias públicas, etc.
b) Integralidade
Errado. Integralidade, como o nome sugere, se refere ao atendimento e compreensão integral do indivíduo.
“Um dos princípios do SUS, a integralidade está presente tanto nas discussões quanto nas práticas na área da saúde e está relacionada à condição integral, e não parcial, de compreensão do ser humano. Ou seja: o sistema de saúde deve estar preparado para ouvir o usuário, entendê-lo inserido em seu contexto social e, a partir daí, atender às demandas e necessidades desta pessoa.”
c) Intersetorialidade
Errado. A intersetorialidade é a integração e articulação da rede socioassistencial com outras políticas e órgãos.
“A intersetorialidade é a articulação entre as políticas públicas por meio do desenvolvimento de ações conjuntas destinadas à proteção social, inclusão e enfrentamento das expressões da questão social. Supõe a implementação de ações integradas que visam à superação da fragmentação da atenção às necessidades sociais da população. Para tanto, envolve a articulação de diferentes setores sociais em torno de objetivos comuns, e deve ser o princípio norteador da construção das redes municipais.”
d) Equidade
Errado. Equidade significa tratar os iguais com igualdade e os desiguais com desigualdade, na medida da sua desigualdade, ou seja, dar mais para quem tem menos e menos para quem tem mais, objetivando diminuir as diferenças de condições entre eles.
e) Inclusão
Errado. Ações de inclusão são ações que visam combater a exclusão de grupos sociais.
Nosso gabarito é Letra C.
Fonte: https://online.unisc.br/acadnet/anais/index.php/snpp/article/viewFile/14264/2708
484) Psicologia social é a área da Psicologia que procura estudar a interação social. Quanto a isso, é correto afirmar:
I- A psicologia social surgiu para estabelecer uma ponte entre a psicologia e a sociologia.
II– O homem é guiado pela busca do equilíbrio entre as necessidades biológicas fundamentais de sobrevivência e as agressões ou restrições colocadas pelo meio para a satisfação destas necessidades.
III- Ela também pode ser definida como o estudo do condicionamento que os processos mentais impõem à vida social do homem, ao mesmo tempo em que as diversas formas da convivência social influem na manifestação concreta dos mesmos.
IV- Para que a Psicologia social possa alcançar a sua maturidade como campo de conhecimento e prática, os psicólogos atuantes na área, tanto em nível terciário, quanto em nível primário, devem buscarcontextualizar socio-historicamente as questões sociais, procurando favorecer ações integradas, em nível intra e interdisciplinar.
V- O seu objeto de estudo é o comportamento dos indivíduos quando estão em interação.
Diante do exposto, assinale a alternativa correta:
- A) Somente a proposição IV está incorreta.
- B) Somente as proposições I, II, III e V estão incorretas.
- C) Somente a proposição II está correta.
- D) Somente as proposições I, III e V estão corretas.
- E) Somente as proposições I e V estão corretas.
A alternativa correta é letra D) Somente as proposições I, III e V estão corretas.
Gabarito Letra D
I- A psicologia social surgiu para estabelecer uma ponte entre a psicologia e a sociologia.
Verdadeiro!
“A Psicologia Social pode ser entendida como o estudo das relações humanas a partir de um viés individual até uma perspectiva mais ampla, ou social, sendo que este ramo enfoca mais o indivíduo. Como escreve Sousa (2011), trata-se de uma ponte entre a Psicologia e a Sociologia, agregando valores dessas duas áreas científicas. Assim sendo, este ramo considera o indivíduo como influenciado pelo meio que o forma e também o sujeito como elemento que altera o ambiente em que vive.”
II- O homem é guiado pela busca do equilíbrio entre as necessidades biológicas fundamentais de sobrevivência e as agressões ou restrições colocadas pelo meio para a satisfação destas necessidades.
Falso. Este é o modelo biológico utilizado por Piaget na construção de suas ideias, não é uma afirmação referente à psicologia social.
III- Ela também pode ser definida como o estudo do condicionamento que os processos mentais impõem à vida social do homem, ao mesmo tempo em que as diversas formas da convivência social influem na manifestação concreta dos mesmos.
Verdadeiro! Essa também é uma definição possível para a psicologia social.
“Ela também pode ser definida como o estudo do condicionamento que os processos mentais impõem à vida social do homem, ao mesmo tempo que as diversas formas da convivência social influem na manifestação concreta dos mesmos.
Segundo Aroldo Rodrigues, psicólogo brasileiro, a psicologia social é o estudo das "manifestações comportamentais suscitadas pela interação de uma pessoa com outras pessoas, ou pela mera expectativa de tal interação".”
IV- Para que a Psicologia social possa alcançar a sua maturidade como campo de conhecimento e prática, os psicólogos atuantes na área, tanto em nível terciário, quanto em nível primário, devem buscar contextualizar socio-historicamente as questões sociais, procurando favorecer ações integradas, em nível intra e interdisciplinar.
Falso. Essa é uma afirmação de Mary Jane Spink sobre a psicologia da saúde, não sobre a psicologia social.
V- O seu objeto de estudo é o comportamento dos indivíduos quando estão em interação.
Verdadeiro!
Estão corretas apenas I, III e IV.
Gabarito Letra D.
Referência
BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEXEIRA, Maria de Lurdes. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 13 ed. São Paulo: Saraiva, 1999
http://www.portaldapsique.com.br/Artigos/Psicologia_Social.htm#:~:text=A%20psicologia%20social%20surgiu%20para,a%20psicologia%20e%20a%20sociologia.&text=Ela%20tamb%C3%A9m%20pode%20ser%20definida,na%20manifesta%C3%A7%C3%A3o%20concreta%20dos%20mesmos.
485) A relação juventude e violência é percebida como o produto de dinâmicas sociais, pautadas por desigualdades de oportunidades, segregações, uma inserção deficitária na educação e no mercado de trabalho, entre outros elementos. A violência juvenil, nesse contexto, tem representado uma forma de:
- A) escapar da violência familiar presente em certos setores da população.
- B) os jovens quebrarem com sua invisibilidade.
- C) evitar da estigmatização dos principais canais juvenis.
- D) acesso a bens e equipamentos de lazer, esporte e cultura.
- E) mobilidade social.
A alternativa correta é letra B) os jovens quebrarem com sua invisibilidade.
Gabarito Letra B
A relação juventude e violência é percebida como o produto de dinâmicas sociais, pautadas por desigualdades de oportunidades, segregações, uma inserção deficitária na educação e no mercado de trabalho, entre outros elementos. A violência juvenil, nesse contexto, tem representado uma forma de:
a) escapar da violência familiar presente em certos setores da população.
b) os jovens quebrarem com sua invisibilidade.
c) evitar da estigmatização dos principais canais juvenis.
d) acesso a bens e equipamentos de lazer, esporte e cultura.
e) mobilidade social.
A violência juvenil representa, nesse contexto, uma forma de quebrar a invisibilidade dos jovens. Veja:
“O acesso negado dos jovens latino-americanos a processos básicos como os analisados restringe a capacidade de formação, uso e reprodução dos recursos materiais e simbólicos; torna-se fonte de vulnerabilidade, contribuindo para a precária integração desses jovens às estruturas de oportunidades, quer provenientes do Estado, do mercado ou da sociedade. Ademais, diversas modalidades de separação do espaço e das oportunidades sociais, que incluem a segregação residencial, a separação dos espaços públicos de sociabilidade e a segmentação dos serviços básicos – em especial, da educação – concorrem para ampliar a situação de desigualdades sociais e a segregação de muitos jovens latino-americanos. A partir da associação da vulnerabilidade com a desigual dade social e a segregação juvenil, tem-se conseguido esclarecer cenários das complexas nuances da relação juventude e violência. Essa relação é percebida como o produto de dinâmicas sociais, pautadas por desigualdades de oportunidades, segregações, uma inserção deficitária na educação e no mercado de trabalho, de ausência de oportunidades de lazer, formação ética e cultural em valores de solidariedade e de cultura de paz e de distanciamento dos modelos que vinculam esforços a êxitos. A combinação desses fatores tem sido responsável por situar os jovens à margem da participação democrática que colabore na construção de identidades sensíveis à diversidade cultural e à solidariedade por compromissos de cidadania, assim como no fortalecimento de auto-estima e de um sentimento de pertencimento comunitário. Em decorrência, muitos ficam relegados às influências que nascem de sua interação cotidiana nas ruas, com outros que partilham das mesmas carências quando não são atraídos pelo mundo do crime e das drogas, inclusive por seus símbolos e práticas autoritárias de imposição de poder, ou de protagonismo negativo.
A violência juvenil, nesse contexto, tem emergido sob diversas lógicas. Por um lado, tem representado uma forma de os jovens quebrarem com sua invisibilidade e mostrarem-se capazes de influir nos processos sociais e políticos da América Latina. Diante de uma sociedade que manipula canais de mobilidade social e segrega socialmente setores da população, e que, além de não reconhecer, estigmatiza os principais canais de participação juvenil – tais como grupos de rappers – a violência vem servindo, em alguns casos, para colocá-los nos meios de comunicação e chamar a atenção para sua difícil vida”
Nosso gabarito é Letra B.
Fonte: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000127138
486) O emprego de um vocábulo tem o objetivo de destacar o caráter ativo e transformador do indivíduo na sua relação com o contexto sociohistórico, resultante da ação humana enquanto externalização do seu psiquismo que volta a se interiorizar transformado, num processo contínuo de articulação entre o individual e o social. (Jacques, Maria da Graça – Identidade. In: Strey, Marlene Neves et al – Psicologia Social Contemporânea. Petrópolis, Vozes, 1998, P. 161-162).
O vocábulo em questão é:
- A) Apropriação.
- B) Introjeção.
- C) Adaptação.
- D) Identidade.
A apropriação é um conceito central na Psicologia Social, referindo-se ao processo pelo qual os indivíduos assimilam e fazem uso de elementos do contexto sociohistórico em que estão inseridos. Este processo é ativo e transformador, pois não se trata apenas de receber passivamente influências externas, mas sim de internalizar e recriar essas influências de maneira que se tornem parte do psiquismo do indivíduo. A apropriação é, portanto, uma via de mão dupla: o indivíduo é influenciado pelo social e, ao mesmo tempo, exerce influência sobre ele, num ciclo contínuo de interação e transformação.
487) A Psicologia Social rompe com a oposição entre o indivíduo e a sociedade, enquanto objetos dicotômicos que se auto excluem, procurando analisar as relações entre indivíduos, as relações entre categorias ou grupos sociais e as relações entre o simbólico e a cognição. Os indivíduos são objeto de estudo e as explicações são analisadas em quatro níveis:
A combinação correta entre as colunas é:
- A) i d ii c iii b iv a.
- B) i d ii a iii b iv c.
- C) i a ii b iii c iv d.
- D) i c ii d iii a iv b.
Resposta: A alternativa correta é letra B) i d ii a iii b iv c.
Explicação: A Psicologia Social busca compreender como os indivíduos interagem e são influenciados pelo contexto social em que estão inseridos. Ela não vê o indivíduo e a sociedade como entidades separadas, mas sim como elementos que se influenciam mutuamente. Os quatro níveis de análise na Psicologia Social são:
- i d: As relações entre indivíduos são estudadas no nível interpessoal, considerando como as pessoas se influenciam e são influenciadas nas suas interações diretas.
- ii a: As relações entre categorias ou grupos sociais são analisadas no nível intergrupal, onde se observa como os grupos se comportam entre si e como os estereótipos e preconceitos podem surgir e ser mantidos.
- iii b: As relações entre o simbólico e a cognição são examinadas no nível ideológico, onde se estuda como as ideias e crenças sociais afetam a maneira como pensamos e processamos informações.
- iv c: Finalmente, no nível sociocultural, são consideradas as relações entre a sociedade mais ampla e os padrões de pensamento e comportamento, observando como a cultura e as normas sociais moldam nossas ações e crenças.
488) NÃO pode ser considerada uma crítica à teoria da Psicologia Social:
- A) baseia-se num método que se propõe a descrever aquilo que é observável.
- B) tem seu desenvolvimento comprometido com a produção de conhecimento e instrumentos que possibilitassem a intervenção na realidade.
- C) busca compreender como se dá a construção do psiquismo humano a partir das relações sociais vividas pelo homem.
- D) parte de uma noção estreita do social.
A alternativa correta é letra C) busca compreender como se dá a construção do psiquismo humano a partir das relações sociais vividas pelo homem. Esta alternativa não representa uma crítica à teoria da Psicologia Social, mas sim um dos seus objetivos fundamentais. A Psicologia Social, como campo de estudo, investiga como os pensamentos, sentimentos e comportamentos dos indivíduos são influenciados pela presença real, imaginada ou implícita de outros. Portanto, a compreensão da construção do psiquismo humano em um contexto social é central para a disciplina, e não uma crítica a ela.
489) Nas últimas décadas, a preocupação com a cidadania tem sido uma constante da psicologia, trazendo à tona a Psicologia Social voltada para as ações comunitárias. Nesse contexto, a perspectiva da Psicologia Social comunitária, enfoca:
- A) em termos teóricos, a problematização da relação, entre produção teórica e aplicação do conhecimento: parte-se do pressuposto de que conhecimento se produz na interação entre o profissional e os sujeitos da investigação. Em termos de metodologia, utiliza-se, sobretudo, a metodologia da pesquisa participante, na qual o pesquisador e os sujeitos da pesquisa trabalham juntos na busca de explicações para os problemas colocados. Em termos de valores, enfatizam a ética, a solidariedade, os direitos humanos fundamentais e a busca da melhoria da qualidade de vida.
- B) consiste em organizações que são entidades sociais, dirigidas por metas e desenhadas como sistemas de atividades deliberadamente estruturados e coordenados, ligados ao ambiente externo, no qual um conjunto de profissionais trabalha para chegar a um objetivo comum.
- C) principalmente a área hospitalar, mas também pode ser vista em campanhas de “promoção da saúde” nas comunidades carentes, fora do contexto hospitalar, por exemplo. Todo psicólogo social comunitário também é um psicólogo da saúde, mas nem todo psicólogo da saúde é um psicólogo social.
- D) interações entre as emoções, pensamentos, comportamentos e estados fisiológicos. Caracteriza-se por postular a não-existência da mente, tendo uma concepção monista do ser humano. Tem como unidade básica de estudo a tríplice contingência.
A alternativa correta é a letra A. A Psicologia Social comunitária enfoca a interação entre a produção teórica e a aplicação do conhecimento. Isso significa que o conhecimento é visto como algo que se desenvolve na relação entre os profissionais da psicologia e os indivíduos participantes da pesquisa ou intervenção. A metodologia empregada é a da pesquisa participante, onde pesquisadores e participantes colaboram ativamente na identificação e compreensão dos problemas sociais, buscando soluções conjuntas.
Essa abordagem valoriza princípios éticos, a solidariedade, os direitos humanos e a melhoria da qualidade de vida. Ela se distingue por sua ênfase na aplicação prática do conhecimento teórico em contextos reais da comunidade, promovendo a cidadania ativa e o empoderamento dos indivíduos dentro de suas comunidades.
490) As atividades do psicólogo no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) NÃO devem estar voltadas para:
- A) atenção e prevenção a situações de risco, objetivando atuar nas situações de vulnerabilidade por meio do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.
- B) garantia da autonomia, o protagonismo e a participação social dos indivíduos.
- C) categorização, patologização e objetificação da classe trabalhadora.
- D) compreensão dos processos sociais, estudando suas particularidades e circunstâncias em que ocorrem.
A alternativa correta é letra C) categorização, patologização e objetificação da classe trabalhadora.
As atividades do psicólogo no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) NÃO devem estar voltadas para:
A questão está baseada no seguinte texto:
"Uma Psicologia comprometida com a transformação social toma como foco as necessidades, potencialidades, objetivos e experiências dos oprimidos. Nesse sentido, a Psicologia pode oferecer, para a elaboração e execução de políticas públicas de Assistência Social - preocupadas em promover a emancipação social das famílias e fortalecer a cidadania junto a cada um de seus membros, contribuições no sentido de considerar e atuar sobre a dimensão subjetiva dos indivíduos, favorecendo o desenvolvimento da autonomia e cidadania. Dessa maneira, as práticas psicológicas não devem categorizar, patologizar e objetificar as pessoas atendidas, mas buscar compreender e intervir sobre os processos e recursos psicossociais, estudando as particularidades e circunstâncias em que ocorrem. Tais processos e recursos devem ser compreendidos de forma indissociada aos aspectos histórico-culturais da sociedade em que se verificam, posto que se constituem mutuamente.
(...)
As atividades do psicólogo no CRAS devem estar voltadas para a atenção e prevenção a situações de risco, objetivando atuar nas situações de vulnerabilidade por meio do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições pessoais e coletivas."
Fonte: "Referências Técnicas para atuação do/a Psicólogo/a no CRAS/SUAS" (CFP)
Com base nisso, encontramos a alternativa incorreta na Letra C.
a) atenção e prevenção a situações de risco, objetivando atuar nas situações de vulnerabilidade por meio do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.
b) garantia da autonomia, o protagonismo e a participação social dos indivíduos.
c) categorização, patologização e objetificação da classe trabalhadora.
d) compreensão dos processos sociais, estudando suas particularidades e circunstâncias em que ocorrem.