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Questões Sobre Psicologia Social - Psicologia - concurso

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491) A expressão política pública é usada para se referir a medidas e a ações do governo dirigidas a uma determinada população na tentativa de gerir soluções, relacionada ao Estado Democrático moderno (Conselho Federal de Psicologia, 2007). Souza (2006, p. 37) ressalta que, dentre as várias definições e modelos de políticas públicas, podemos encontrar os seguintes elementos:

 

I – a política pública permite distinguir entre o que o governo pretende fazer e o que, de fato, faz.

 

II – a política pública envolve vários atores e níveis de decisão, não necessariamente se restringe a participantes formais, já que os informais são também importantes.

 

III – a política pública é uma ação intencional, com objetivos previamente definidos.

 

IV – a política pública, embora tenha impactos no médio prazo, é uma política de longo prazo.

 

V – a política pública envolve processos subsequentes após sua decisão e proposição, ou seja, implica também implementação, execução e avaliação.

 

É correto apenas o que se afirma em:

  • A) I e V.

  • B) II e IV.

  • C) III e IV.

  • D) III e V.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) I e V.

(passível de anulação)

   

A expressão política pública é usada para se referir a medidas e a ações do governo dirigidas a uma determinada população na tentativa de gerir soluções, relacionada ao Estado Democrático moderno (Conselho Federal de Psicologia, 2007). Souza (2006, p. 37) ressalta que, dentre as várias definições e modelos de políticas públicas, podemos encontrar os seguintes elementos:

  

A questão está baseada no seguinte trecho do artigo de Souza:

 

"Das diversas definições e modelos sobre políticas públicas, podemos extrair e sintetizar seus elementos principais: 

  • A política pública permite distinguir entre o que o governo pretende fazer e o que, de fato, faz. 

  • A política pública envolve vários atores e níveis de decisão, embora seja materializada através dos governos, e não necessariamente se restringe a participantes formais, já que os informais são também importantes. 

  • A política pública é abrangente e não se limita a leis e regras. 

  • A política pública é uma ação intencional, com objetivos a serem alcançados

  • A política pública, embora tenha impactos no curto prazo, é uma política de longo prazo. 

  • A política pública envolve processos subseqüentes após sua decisão e proposição, ou seja, implica também implementação, execução e avaliação."

Fonte: "Políticas públicas: uma revisão da literatura" (Souza)

 

Com base nisso, nota-se que as afirmativas I, II e V estão corretas.

 

I - a política pública permite distinguir entre o que o governo pretende fazer e o que, de fato, faz.

 

II - a política pública envolve vários atores e níveis de decisão, não necessariamente se restringe a participantes formais, já que os informais são também importantes.

 

III - a política pública é uma ação intencional, com objetivos previamente definidos.

 

IV - a política pública, embora tenha impactos no médio prazo, é uma política de longo prazo.

 

V - a política pública envolve processos subsequentes após sua decisão e proposição, ou seja, implica também implementação, execução e avaliação.

 

Contudo, não há alternativa que contemple as afirmativas corretas. É uma questão passível de anulação.

 

É correto apenas o que se afirma em:

 

a)  I e V.

b)  II e IV.

c)  III e IV.

d)  III e V.

492) A temática relacionada à exploração sexual de crianças e adolescentes tem sido abordada muitas vezes de modo genérico, porém é necessário atentar-se às diferenças entre essas populações e realizar reflexões teóricas acerca do assunto. Considere as assertivas abaixo.


I. Há quatro modalidades da exploração comercial de crianças e adolescentes (prostituição, turismo sexual, pornografia e tráfico para fins sexuais).


II. Para explicar esse fenômeno tem-se que levar em consideração os tipos de violências envolvidas, sejam elas estruturais, interpessoais, sociais.


III. As relações de desigualdade se estabelecem em relação ao gênero, classe e raça/etnia, não diretamente implicadas com relações de poder.


Está correto o que se afirma APENAS em

  • A) I.
  • B) I e III.
  • C) I e II.
  • D) III.
  • E) II e III.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) I e II.

   

A temática relacionada à exploração sexual de crianças e adolescentes tem sido abordada muitas vezes de modo genérico, porém é necessário atentar-se às diferenças entre essas populações e realizar reflexões teóricas acerca do assunto. Considere as assertivas abaixo.

  

Essa questão pode ser respondida com base no seguinte trecho do artigo "Adolescentes em situação de prostituição: uma análise sobre a exploração sexual comercial na sociedade contemporânea" (Libório):

 

"A fundamentação teórica do presente trabalho está alicerçada no referencial bibliográfico localizado, cuja leitura permitiu a definição das categorias explicativas que serviram para seu embasamento: a violência estrutural, social e interpessoal, aspectos psicológicos, compreendidos pelo prisma dos direitos humanos e inseridos nas discussões sobre a vivência da sexualidade durante a adolescência. A violência estrutural deve ser entendida como a violência inerente à própria forma de organização sócio-econômica e política de uma determinada sociedade. Ela pode ser caracterizada pela existência de um sistema social desigual produtor de exclusão social.

(...)

O Instituto Interamericano del Niño estipulou, em 1998, que as quatro modalidades da exploração sexual comercial de crianças e adolescentes são a prostituição, o turismo sexual, a pornografia e o tráfico para fins sexuais (Leal, 1999).

(...)

O contexto da violência estrutural interfere no fenômeno da exploração sexual, pois enquanto o Estado não tiver condições de cumprir seu papel como promotor dos direitos da população em situação de exclusão social, permitindo o acesso às políticas públicas de qualidade em diversas áreas e o acesso a benefícios sociais, esta população estará sujeita a violações de várias naturezas. Inserida no contexto da violência estrutural e refletindo-se a partir dos valores culturais contemporâneos, a violência social - dirigida a determinados grupos sociais detentores de menor poder político, econômico e social no seio da sociedade - é outra grande protagonista nas histórias de vida de crianças e adolescentes envolvidas na exploração sexual. Inter-relacionadas, a violência estrutural e a violência social, expressa nas dimensões de raça-etnia, gênero e geração, pavimentam o caminho para a manifestação da violência interpessoal."

 

"Adolescentes em situação de prostituição: uma análise sobre a exploração sexual comercial na sociedade contemporânea" (Libório)

 

Nota-se que apenas as afirmativas I e II estão de acordo com o texto acima.


I. Há quatro modalidades da exploração comercial de crianças e adolescentes (prostituição, turismo sexual, pornografia e tráfico para fins sexuais).


II. Para explicar esse fenômeno tem-se que levar em consideração os tipos de violências envolvidas, sejam elas estruturais, interpessoais, sociais.


III. As relações de desigualdade se estabelecem em relação ao gênero, classe e raça/etnia, não diretamente implicadas com relações de poder.

 

Portanto, encontramos a resposta na Letra C.


Está correto o que se afirma APENAS em


a)  I.
b)  I e III.
c)  I e II.
d)  III.
e)  II e III.

493) Para a Psicologia Social, nós desenvolvemos atitudes, como crenças, valores e opiniões, em relação aos objetos do meio social, Bock (1999) afirma que “As atitudes do ser humano são importantes, pois são elas que norteiam nosso comportamento. Há a influência dos motivos, interesses e necessidades com que nos apresentamos na situação. Este conjunto de aspectos psicológicos permite-nos entender, atribuir significado e responder ao outro”. Sendo assim é ERRADO afirmar que:

  • A) A socialização secundária tem valor mais importante para o indivíduo; a estrutura básica de toda a socialização primária deve assemelhar-se à da socialização secundária.
  • B) A formação do conjunto de nossas crenças, valores e significações dão-se no processo de socialização, em que o indivíduo torna-se membro de um determinado conjunto social, aprendendo seus códigos, suas normas e regras básicas de relacionamento, apropriando-se do conjunto de conhecimentos já sistematizados e acumulados por um determinado conjunto social.
  • C) A partir da percepção do meio social e dos outros, o indivíduo vai organizando as informações, relacionando-as com afetos (positivos ou negativos) e desenvolvendo uma predisposição para agir (favorável ou desfavoravelmente) em relação às pessoas e aos objetos presentes no meio social.
  • D) Todos os comportamentos que manifestamos no nosso encontro são chamados, na Psicologia social, de papel desempenhado. Tais comportamentos, por sua vez, podem ou não estar de acordo com a prescrição social, isto é, as normas prescritas socialmente para o desempenho de um determinado papel.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) A socialização secundária tem valor mais importante para o indivíduo; a estrutura básica de toda a socialização primária deve assemelhar-se à da socialização secundária.

Gabarito: Letra A

Para a Psicologia Social, nós desenvolvemos atitudes, como crenças, valores e opiniões, em relação aos objetos do meio social, Bock (1999) afirma que “As atitudes do ser humano são importantes, pois são elas que norteiam nosso comportamento. Há a influência dos motivos, interesses e necessidades com que nos apresentamos na situação. Este conjunto de aspectos psicológicos permite-nos entender, atribuir significado e responder ao outro”. Sendo assim é ERRADO afirmar que:

a)  A socialização secundária tem valor mais importante para o indivíduo; a estrutura básica de toda a socialização primária deve assemelhar-se à da socialização secundária.

Errado. Em geral, a socialização primária é que tem valor mais importante, e a estrutura de toda a socialização secundária se deve assemelhar à socialização primária.


b)  A formação do conjunto de nossas crenças, valores e significações dão-se no processo de socialização, em que o indivíduo torna-se membro de um determinado conjunto social, aprendendo seus códigos, suas normas e regras básicas de relacionamento, apropriando-se do conjunto de conhecimentos já sistematizados e acumulados por um determinado conjunto social.

Certo! Essa é uma definição correta de socialização.

“Nesse nosso encontro, vimos que nossas atitudes são importantes, pois, em certo sentido, são elas que norteiam nosso comportamento. Ainda há a influência dos motivos, interesses e necessidades com que nos apresentamos na situação. Este conjunto de aspectos psicológicos permite-nos compreender, atribuir significado e responder ao outro. E você deve estar então se perguntando: “De onde vem este conjunto de aspectos tão importantes?”. A formação do conjunto de nossas crenças, valores e significações dá-se no processo que a Psicologia social denominou socialização. Nesse processo, o indivíduo torna-se membro de um determinado conjunto social, aprendendo seus códigos, suas normas e regras básicas de relacionamento, apropriando-se do conjunto de conhecimentos já sistematizados e acumulados por esse conjunto.”


c)  A partir da percepção do meio social e dos outros, o indivíduo vai organizando as informações, relacionando-as com afetos (positivos ou negativos) e desenvolvendo uma predisposição para agir (favorável ou desfavoravelmente) em relação às pessoas e aos objetos presentes no meio social.

Certo! Essas informações são as atitudes.

“A partir da percepção do meio social e dos outros, o indivíduo vai organizando estas informações, relacionando-as com afetos (positivos ou negativos) e desenvolvendo uma predisposição para agir (favorável ou desfavoravelmente) em relação às pessoas e aos objetos presentes no meio social. A essas informações com forte carga afetiva, que predispõem o indivíduo para uma determinada ação (comportamento), damos o nome de atitudes. Portanto, para a Psicologia social, diferentemente do senso comum, nós não tomamos atitudes (comportamento, ação), nós desenvolvemos atitudes (crenças, valores, opiniões) em relação aos objetos do meio social.”


d)  Todos os comportamentos que manifestamos no nosso encontro são chamados, na Psicologia social, de papel desempenhado. Tais comportamentos, por sua vez, podem ou não estar de acordo com a prescrição social, isto é, as normas prescritas socialmente para o desempenho de um determinado papel.

Certo!

“Entendida a sociedade como um conjunto de posições sociais (como a posição de médico, de professor, de aluno, de filho, de pai), todas as expectativas de comportamento estabelecidas pelo conjunto social para os ocupantes das diferentes posições sociais determinam o chamado papel prescrito. Assim, sabemos o que esperar de alguém que ocupa uma determinada posição. Portanto, no nosso encontro, ao sabermos que você é um estudante, saberemos também alguns comportamentos que deveremos esperar de você, e, por sua vez, você saberá o que esperar de nós, professores. Todos os comportamentos que manifestamos no nosso encontro são chamados, na Psicologia social, de papel desempenhado. Tais comportamentos, por sua vez, podem ou não estar de acordo com a prescrição social, isto é, as normas prescritas socialmente para o desempenho de um determinado papel.”

Nosso gabarito é Letra A

 

Referência

BOCK, a. m. et al. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. são Paulo: saraiva, 2001.

494) O CRAS tem como objetivo o desenvolvimento local, buscando potencializar o território de modo geral. O foco da atuação do CRAS é a prevenção e promoção da vida, por isso o trabalho do psicólogo deve priorizar as potencialidades, assim é CORRETO afirmar que:

  • A) O importante, no entanto, é compreender a demanda espontânea dos usuários, em seu aspecto contextual, para se realizar uma intervenção psicológica mais efetiva.
  • B) Atuar de modo integrado à perspectiva interdisciplinar, em especial nas interfaces entre a Psicologia e a Medicina, buscando a interação de saberes e a complementação de ações, com vistas à maior resolutividade dos serviços oferecidos.
  • C) Os psicólogos no CRAS devem promover e fortalecer vínculos sócio-afetivos, de forma que as atividades de atendimento gerem progressivamente independência dos benefícios oferecidos e promovam a autonomia na perspectiva da cidadania.
  • D) Atuar de forma integrada com o contexto local, com a realidade municipal e territorial, fundamentada em apenas aspectos sociais e políticos.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) Os psicólogos no CRAS devem promover e fortalecer vínculos sócio-afetivos, de forma que as atividades de atendimento gerem progressivamente independência dos benefícios oferecidos e promovam a autonomia na perspectiva da cidadania.

Gabarito: Letra C

O CRAS tem como objetivo o desenvolvimento local, buscando potencializar o território de modo geral. O foco da atuação do CRAS é a prevenção e promoção da vida, por isso o trabalho do psicólogo deve priorizar as potencialidades, assim é CORRETO afirmar que:


a)  O importante, no entanto, é compreender a demanda espontânea dos usuários, em seu aspecto contextual, para se realizar uma intervenção psicológica mais efetiva.
Errado. O importante é compreender as demandas em seus aspectos históricos, sociais, pessoais e contextuais, para que a intervenção seja mais efetiva, se baseando na demanda planejada.

“Num modelo assistencialista, os profissionais são os ‘salvadores’ que fazem de tudo para aliviar a miséria. O problema é que, quando se colocam nesse lugar, invertem a demanda e acham que sabem o que é melhor para o usuário. O importante, no entanto, é compreender a demanda dos usuários, em seus aspectos históricos, sociais, pessoais e contextuais, para se realizar uma intervenção psicológica mais efetiva e resolutiva, com base na demanda planejada (construída pelo diálogo entre o saber do técnico e do população referenciada), e não só na demanda espontânea”

b)  Atuar de modo integrado à perspectiva interdisciplinar, em especial nas interfaces entre a Psicologia e a Medicina, buscando a interação de saberes e a complementação de ações, com vistas à maior resolutividade dos serviços oferecidos.
Errado. O psicólogo deve atuar de modo integrado à perspectiva interdisciplinar em especial nas interfaces entre a psicologia e o serviço social.

“Atuar de modo integrado à perspectiva interdisciplinar, em especial nas interfaces entre a Psicologia e o Serviço Social, buscando a interação de saberes e a complementação de ações, com vistas à maior resolutividade dos serviços oferecidos;”

c)  Os psicólogos no CRAS devem promover e fortalecer vínculos sócio-afetivos, de forma que as atividades de atendimento gerem progressivamente independência dos benefícios oferecidos e promovam a autonomia na perspectiva da cidadania.

Certo!

“As atividades desenvolvidas no CRAS estão voltadas para o alívio imediato da pobreza, para a ruptura com o ciclo intergeracional da pobreza e o desenvolvimento das famílias. Os psicólogos no CRAS devem promover e fortalecer vínculos sócio-afetivos, de forma que as atividades de atendimento gerem progressivamente independência dos benefícios oferecidos e promovam a autonomia na perspectiva da cidadania. Atuar numa perspectiva emancipatória, em um país marcado por desigualdades sociais, e construir uma rede de proteção social é um grande desafio. Temos o compromisso de oferecer serviços de qualidade, diminuir sofrimentos, evitar a cronificação dos quadros de vulnerabilidade, defender o processo democrático e favorecer a emancipação social. Para isso, é importante compreender a demanda e suas condições históricas, culturais, sociais e políticas de produção, a partir do conhecimento das peculiaridades das comunidades e do território (inserção comunitária) e do seu impacto na vida dos sujeitos.”
 

d)  Atuar de forma integrada com o contexto local, com a realidade municipal e territorial, fundamentada em apenas aspectos sociais e políticos.

Errado. A atuação deve ser fundamentada também em aspectos econômicos e culturais, além de sociais e políticos.

“Atuar de forma integrada com o contexto local, com a realidade municipal e territorial, fundamentada em seus aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais;”

Nosso gabarito é Letra C

 

Fonte: Referências Técnicas para atuação do/a Psicólogo/a no CRAS/SUAS. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2007/08/cartilha_crepop_cras_suas.pdf

495) Segundo a Psicologia Social é ERRADO afirmar que a institucionalização:

  • A) A institucionalização determina os tipos de relações afetivas e subjetivas que o indivíduo irá desenvolver, assim refere-se ao processo por meio do qual o indivíduo é inserido em determinado contexto social e cultural.

  • B) O processo de institucionalização começa com o estabelecimento de regularidades comportamentais. As pessoas aos poucos descobrem a forma mais rápida, simples e econômica de realizar tarefas do cotidiano. A instituição é um valor ou regra social reproduzida no cotidiano com estatuto de verdade, que serve como guia básico de comportamento e de padrão ético para as pessoas, em geral.
  • C) Começa com o estabelecimento de regularidades comportamentais, assim através do cotidiano as pessoas vão descobrindo a forma de realizar suas coisas.
  • D) Num sentido mais amplo, institucionalização refere-se a um processo de cristalização de procedimentos, de comportamentos, quer tenham ou não importância social relevante: aqui não se trata apenas de normas, mas também de significados, valores ou conhecimentos.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) A institucionalização determina os tipos de relações afetivas e subjetivas que o indivíduo irá desenvolver, assim refere-se ao processo por meio do qual o indivíduo é inserido em determinado contexto social e cultural.

Gabarito: Letra A

Segundo a Psicologia Social é ERRADO afirmar que a institucionalização:
 

a)  A institucionalização determina os tipos de relações afetivas e subjetivas que o indivíduo irá desenvolver, assim refere-se ao processo por meio do qual o indivíduo é inserido em determinado contexto social e cultural.

Erado. O processo pelo qual o indivíduo é inserido em determinado contexto é a socialização, e não a institucionalização.

 

b)  O processo de institucionalização começa com o estabelecimento de regularidades comportamentais. As pessoas aos poucos descobrem a forma mais rápida, simples e econômica de realizar tarefas do cotidiano. A instituição é um valor ou regra social reproduzida no cotidiano com estatuto de verdade, que serve como guia básico de comportamento e de padrão ético para as pessoas, em geral.
Certo! Essa é uma definição de Bleger e Luckmann:

“O processo de institucionalização, de acordo com Berger e Luckmann — autores muito usados para definir como se dá a construção social da nossa realidade — começa com o estabelecimento de regularidades comportamentais. As pessoas vão, aos poucos, descobrindo a forma mais rápida, simples e econômica de desempenhar as tarefas do cotidiano. Vamos imaginar o homem primitivo: no momento em que começou a ter consciência da realidade que o cercava, ele passou a estabelecer essas regularidades. Um grupo social que vivesse, fundamentalmente, da pesca, estabeleceria formas práticas que garantissem a maior eficiência possível na realização da tarefa.”

c)  Começa com o estabelecimento de regularidades comportamentais, assim através do cotidiano as pessoas vão descobrindo a forma de realizar suas coisas.
Certo! Essas informações estão tanto na alternativa anterior quanto na bibliografia apresentada para justifica-la.

d)  Num sentido mais amplo, institucionalização refere-se a um processo de cristalização de procedimentos, de comportamentos, quer tenham ou não importância social relevante: aqui não se trata apenas de normas, mas também de significados, valores ou conhecimentos.

Certo! Essa é também uma definição correta de institucionalização.

“É o processo mediante o qual um conjunto de normas de comportamento que orientam uma atividade social considerada importante, adquire regulamentação jurídica formal. Num sentido mais amplo e sociológico, institucionalização refere-se a um processo de cristalização de procedimentos, de comportamentos, quer tenham ou não importância social relevante: aqui não se trata apenas de normas, mas também de significados, valores e/ou conhecimentos.”

 

Nosso gabarito é Letra A

 

Referência

BOCK, a. m. et al. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. são Paulo: saraiva, 2001.

496) A psicologia social surgiu para estabelecer uma ponte entre a psicologia e a sociologia. O seu objeto de estudo é o comportamento dos indivíduos quando estão em interação. Ela também pode ser definida como o estudo do condicionamento que os processos mentais impõem à vida social do homem, ao mesmo tempo que as diversas formas da convivência social influem na manifestação concreta dos mesmos. Assinale qual a afirmativa CORRETA referente ao papel do psicólogo social e sua atuação.

  • A) Seu campo de atuação se baseia no comportamento analisado em todos os contextos do processo de influência social: - interação pessoa/grupo; - interação grupo/grupo.
  • B) Seu campo de atuação se baseia no comportamento analisado em todos os contextos do processo de influência social: - interação pessoa/pessoa; - interação pessoa/grupo; - interação grupo/grupo.
  • C) Seu campo de atuação se baseia no comportamento analisado em todos os contextos do processo de influência social: - interação pessoa/pessoa; - interação pessoa/grupo.
  • D) Atua avaliando apenas o comportamento do ser humano sem levar em consideração nenhum outro contexto.

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A alternativa correta é letra B) Seu campo de atuação se baseia no comportamento analisado em todos os contextos do processo de influência social: - interação pessoa/pessoa; - interação pessoa/grupo; - interação grupo/grupo.

Gabarito: Letra B

Assinale qual a afirmativa CORRETA referente ao papel do psicólogo social e sua atuação.
 

a)  Seu campo de atuação se baseia no comportamento analisado em todos os contextos do processo de influência social: - interação pessoa/grupo; - interação grupo/grupo.

Errado. A questão está incompleta: omite a interação pessoa/pessoa como contexto do processo de influência social.


b)  Seu campo de atuação se baseia no comportamento analisado em todos os contextos do processo de influência social: - interação pessoa/pessoa; - interação pessoa/grupo; - interação grupo/grupo.

Certo!


c)  Seu campo de atuação se baseia no comportamento analisado em todos os contextos do processo de influência social: - interação pessoa/pessoa; - interação pessoa/grupo.
Errado. Essa afirmativa omite a interação grupo/grupo.

 

d)  Atua avaliando apenas o comportamento do ser humano sem levar em consideração nenhum outro contexto.

Errado. Os contextos do processo de influência social são de grande relevância para a psicologia social.

 

Nosso gabarito é Letra B

497) A socialização é o processo através do qual o indivíduo se integra no grupo em que nasceu adquirindo os seus hábitos e valores característicos. É através da socialização que o indivíduo pode desenvolver a sua personalidade e ser admitido na sociedade. Referente ao processo de socialização assinale a alternativa CORRETA:

  • A) Na socialização secundária o indivíduo se torna consciente de sua própria ação e representação, estruturados no processo de socialização primária. A partir da socialização secundária, o indivíduo inicia sua vivência subjetiva, marcada pela ideologia.
  • B) A socialização primária determina os tipos de relações afetivas e subjetivas que o indivíduo irá desenvolver, e a socialização secundária refere-se ao processo por meio do qual o indivíduo é inserido em determinado contexto social e cultural
  • C) Na socialização primária, os aspectos internalizados são aqueles decorrentes da inserção da família numa classe social, através da percepção que seus pais possuem do mundo, e do próprio caráter institucional da família. Em nossa sociedade este processo ocorre dentro da familia.
  • D) A socialização primária refere-se à função familiar e não necessariamente às relações familiares propriamente ditas; os aspectos internalizados são aqueles decorrentes das relações afetivas estabelecidas na primeira infância, determinantes para a constituição subjetiva do indivíduo

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A alternativa correta é letra C) Na socialização primária, os aspectos internalizados são aqueles decorrentes da inserção da família numa classe social, através da percepção que seus pais possuem do mundo, e do próprio caráter institucional da família. Em nossa sociedade este processo ocorre dentro da familia.

Gabarito: Letra C

A socialização é o processo através do qual o indivíduo se integra no grupo em que nasceu adquirindo os seus hábitos e valores característicos. É através da socialização que o indivíduo pode desenvolver a sua personalidade e ser admitido na sociedade. Referente ao processo de socialização assinale a alternativa CORRETA:

Antes de ver as afirmativas, vamos ver como Silvia Lane, autora referência em psicologia social, define a socialização:

 “O ponto inicial do processo se dá a partir do nascimento do homem, sem condições físicas que permitam a sua sobrevivência isoladamente, o que exige uma disponibilidade para a sociabilidade, para tornar-se membro de uma sociedade. A introdução do homem na sociedade é realizada pela socialização, inicialmente a primária e posteriormente a secundária. Na nossa sociedade, a socialização primária ocorre dentro da família. e os aspectos internalizados serão aqueles decorrentes da inserção da família numa classe social, através da percepção que seus pais possuem do mundo, e do próprio caráter institucional da família. A socialização secundária decorre da própria complexidade existente nas relações de produção, levando o indivíduo a internalizar as funções mais específicas das instituições, as subdivisões do mundo concreto e as representações ideológicas da sociedade, de forma a incorporar uma visão de mundo que o mantenha “ajustado” e, conseqüentemente, alienado das determinações concretas que definem suas relações sociais. Podemos então verificar que toda análise que se fizer do indivíduo terá de se remeter ao grupo a que ele pertence, à classe social, enfocando a relação dialética homem-sociedade, atentando para os diversos momentos dessa relação.”

Agora, vejamos as afirmativas:

a)  Na socialização secundária o indivíduo se torna consciente de sua própria ação e representação, estruturados no processo de socialização primária. A partir da socialização secundária, o indivíduo inicia sua vivência subjetiva, marcada pela ideologia.
b)  A socialização primária determina os tipos de relações afetivas e subjetivas que o indivíduo irá desenvolver, e a socialização secundária refere-se ao processo por meio do qual o indivíduo é inserido em determinado contexto social e cultural
c)  Na socialização primária, os aspectos internalizados são aqueles decorrentes da inserção da família numa classe social, através da percepção que seus pais possuem do mundo, e do próprio caráter institucional da família. Em nossa sociedade este processo ocorre dentro da familia.
d)  A socialização primária refere-se à função familiar e não necessariamente às relações familiares propriamente ditas; os aspectos internalizados são aqueles decorrentes das relações afetivas estabelecidas na primeira infância, determinantes para a constituição subjetiva do indivíduo

 

Perceba que a Letra C traz exatamente o que traz a bibliografia.

Nosso gabarito é Letra C

 

Referência

Lane, S. T. M., & Codo, W. (Orgs.). (1984). Psicologia social: o homem em movimento. São Paulo: Brasiliense.

498) Silvia Lane é um dos grandes referenciais brasileiros ao se tratar da Psicologia. Sua contribuição é marcante e expressiva para qual ramo da psicologia?

  • A) Psicologia da Educação

  • B) Psicologia da saúde

  • C) Psicologia das Organizações

  • D) Psicologia Ambiental

  • E) Psicologia Social

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Resposta: E) Psicologia Social

Explicação: Silvia Lane foi uma psicóloga brasileira notável que contribuiu significativamente para o desenvolvimento da Psicologia Social no Brasil. Ela é reconhecida por seu trabalho pioneiro que integrou questões sociais e políticas na compreensão da psicologia humana, enfatizando a relação entre o indivíduo e a sociedade. Lane defendia que a psicologia deveria considerar os aspectos sociais e culturais que influenciam o comportamento humano, o que é um princípio central da Psicologia Social.

499) Tomando como base a Psicologia Social, analise as afirmativas a seguir:


I- “A Psicologia Socia l é a ciência que estuda o comportamento, preocupa -se com comportamentos que individualizam o ser humano, porém, busca leis gerais que , a partir das características da espécie dentro de determinadas condições ambientai se , preveem os comportamentos decorrentes.” (LANE , 1981).


II- A psicologia social é o estudo da dependência e da interdependência entre as pessoas. (ZAJONC, 1969) .


III- A representação social torna -se um instrumento da Psicologia Social, na medida em que articulação social e o psicológico como u m processo dinâmico , permitindo compreender a formação do pensamento social e antecipar as condutas humanas.


IV- “A psicologia social é o estudo científico dos efeitos dos processos sociais e cognitivos no modo como os indivíduos percebem, influenciam e se relacionam com os o outros. (SMITH & MACKI e, 1995, p. 3).

 

Marque a opção que apresenta todos os itens corretos:

  • A) I,II e IV
  • B) I, III e IV
  • C) II, III e IV
  • D) I, II, III e IV
  • E) III, IV

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Resposta:

A alternativa correta é letra D) I, II, III e IV.

Explicação:

I- A Psicologia Social, conforme Lane (1981), busca compreender o comportamento humano não apenas em sua individualidade, mas também em busca de leis gerais que preveem comportamentos a partir das características da espécie e do ambiente, o que é uma descrição acurada da área.

II- Zajonc (1969) define a Psicologia Social como o estudo da dependência e interdependência entre as pessoas, o que reflete a natureza das relações sociais e seu impacto no comportamento individual.

III- As representações sociais são fundamentais na Psicologia Social pois elas conectam o social e o psicológico, permitindo a compreensão da formação do pensamento social e a antecipação das condutas humanas.

IV- Smith & Mackie (1995) destacam que a Psicologia Social é o estudo científico dos efeitos dos processos sociais e cognitivos na percepção, influência e relações interpessoais, o que é uma visão abrangente da influência social no comportamento individual.

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500) De acordo com Lane (2006), O enfoque da Psicologia Social é estudar o comportamento de indivíduos no que ele é influenciado socialmente. Nesta perspectiva é INCORRETO afirmar que:

  • A) Esta influência acontece desde o momento em que nascemos, ou mesmo antes do nascimento, enquanto condições históricas que deram origem a uma família.
  • B) A Psicologia Social brasileira, em resposta a outras áreas da Psicologia, traz desde o princípio, a preocupação em compreender o indivíduo na relação com o meio em que vive, com sua história e cultura.
  • C) O ser humano ao nascer necessita de outras pessoas para a sua sobrevivência, no mínimo de mais uma pessoa, o que já faz dele membro de um grupo.
  • D) A consciência de si poderá alterar a identidade social, na medida em que, dentro dos grupos que nos definem, questionamos os papéis quanto à sua determinação e funções históricas.
  • E) O trabalho cooperativo, planejado, que submete a natureza ao homem, só foi possível através do desenvolvimento da linguagem pelos grupos sociais humanos.

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Resposta: A alternativa correta é letra B.

Explicação: A Psicologia Social, como campo de estudo, preocupa-se com a maneira como os indivíduos são influenciados por e interagem com o meio social. A alternativa B é incorreta porque a Psicologia Social brasileira não se limita a responder a outras áreas da Psicologia, mas sim contribui com uma perspectiva única que enfatiza a compreensão do indivíduo dentro de seu contexto social, histórico e cultural. Isso significa que a Psicologia Social brasileira reconhece a importância do contexto social na formação do comportamento e da identidade individual, indo além de uma resposta a outras áreas da Psicologia.

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