Logo do Site - Banco de Questões

Questões Sobre Psicologia Social - Psicologia - concurso

Continua após a publicidade..

501) No que diz respeito aos processos grupais, estudados pela psicologia social, analise as afirmativas abaixo assinalando a que apresenta informação INCORRETA.

  • A) Coesão pode ser definida como a quantidade de pressão exercida sobre os integrantes de um grupo a fim de que continuem nele.

  • B) Para que o grupo possa permanecer sólido necessita estabelecer normas. A formação de normas emerge em todos os grupos sociais, não importando o seu tamanho.

  • C) Nos grupos é possível se estabelecer o status de cada integrante bem como o papel que lhe cabe desempenhar.

  • D) a liderança é um processo interacional, com características próprias, sendo impossível estabelecer, a princípio, com certeza absoluta, qual a pessoa mais preparada para comandar determinado grupo.

  • E) Decisões tomadas em grupo, por serem menos conservadoras que as decisões tomadas individualmente, tendem a ser menos arriscadas e são mais coerentes por refletirem a opinião do todo.

FAZER COMENTÁRIO
Resposta:

A alternativa E é incorreta. Decisões tomadas em grupo podem ser mais arriscadas do que decisões individuais, um fenômeno conhecido como "polarização de grupo". Isso ocorre porque a dinâmica grupal pode levar a um reforço mútuo de opiniões, resultando em decisões mais extremas. Além disso, a responsabilidade compartilhada entre os membros do grupo pode reduzir as inibições individuais, levando a escolhas que cada membro pode considerar muito arriscadas se tomadas sozinho.

502) “O Conselho Federal de Psicologia assume representação no Conselho Nacional dos Direitos da Mulher” (CNDM). analisando este informe do CFP e refletindo sobre a questão das políticas públicas no país, destaque a afirmativa INCORRETA.

  • A) O Conselho Federal de Psicologia foi eleito como membro titular no CNDM, que comemora 33 anos na luta pelo fortalecimento da política de mulheres. o CFP ocupou anteriormente uma vaga de suplente.

  • B) Em um país com a quinta maior taxa de assassinatos de mulheres do mundo, de acordo com o Mapa da Violência de 2015, é preciso discutir a questão da violência de gênero e do feminicídio.

  • C) O CNDM resulta das lutas dos movimentos feministas, que começaram a ganhar força há, pelo menos, 10 anos antes de sua criação, em 1985.

  • D) O CNDM É um órgão colegiado de natureza consultiva e deliberativa, responsável por propor políticas públicas promotoras da igualdade entre mulheres e homens, que combatam algumas formas de discriminação, e do controle social.

  • E) O CNDM, criado pela Lei 7.353/1985, desde 2003 integra a estrutura da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres (SPM), atualmente vinculada ao Ministério dos Direitos Humanos.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) O CNDM É um órgão colegiado de natureza consultiva e deliberativa, responsável por propor políticas públicas promotoras da igualdade entre mulheres e homens, que combatam algumas formas de discriminação, e do controle social.

   

“O Conselho Federal de Psicologia assume representação no Conselho Nacional dos Direitos da Mulher” (CNDM). analisando este informe do CFP e refletindo sobre a questão das políticas públicas no país, destaque a afirmativa INCORRETA.

  

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"O Conselho Federal de Psicologia foi eleito como membro titular no CNDM, que comemora 33 anos na luta pelo fortalecimento da política de mulheres

(...)

Em um país com a quinta maior taxa de assassinatos de mulheres do mundo, de acordo com o Mapa da Violência de 2015, é preciso discutir a questão da violência de gênero e do feminicídio.  Para Jureuda Guerra, o Brasil ainda não promove o debate sobre a igualdade de gênero e não reconhece a existência de uma estrutura machista e patriarcal no país. 'É necessário promover o debate por uma sociedade melhor, mais justa, para que não exista o estupro coercitivo de mulheres lésbicas, assim como o estupro e o assassinato de mulheres trans.'

(...)

O CNDM resulta das lutas dos movimentos feministas, que começaram a ganhar força há, pelo menos, 10 anos antes de sua criação, em 1985.

 

É um órgão colegiado de natureza consultiva e deliberativa, responsável por propor políticas públicas promotoras da igualdade entre mulheres e homens, que combatam toda a forma de discriminação, e do controle social.

 

O CNDM, criado pela Lei 7.353/1985, desde 2003 integra a estrutura da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres (SPM), atualmente vinculada ao Ministério dos Direitos Humanos.

 

Fonte: "CFP assume representação no Conselho dos Direitos da Mulher" (Notícias do CFP)

 

Portanto, encontramos a alternativa incorreta na Letra D.

 

a) O Conselho Federal de Psicologia foi eleito como membro titular no CNDM, que comemora 33 anos na luta pelo fortalecimento da política de mulheres. o CFP ocupou anteriormente uma vaga de suplente.

 

b) Em um país com a quinta maior taxa de assassinatos de mulheres do mundo, de acordo com o Mapa da Violência de 2015, é preciso discutir a questão da violência de gênero e do feminicídio.

 

c) O CNDM resulta das lutas dos movimentos feministas, que começaram a ganhar força há, pelo menos, 10 anos antes de sua criação, em 1985.

 

d) O CNDM É um órgão colegiado de natureza consultiva e deliberativa, responsável por propor políticas públicas promotoras da igualdade entre mulheres e homens, que combatam algumas formas de discriminação, e do controle social.

 

e) O CNDM, criado pela Lei 7.353/1985, desde 2003 integra a estrutura da Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres (SPM), atualmente vinculada ao Ministério dos Direitos Humanos.

503) O psicólogo social é aquele que entende o sujeito desde uma perspectiva histórica considerando a permanente integração entre indivíduo e o social. Neste sentido operar como psicólogo social significa desenvolver um trabalho desde esta perspectiva de homem e da sociedade, possibilitando atuar em qualquer área da Psicologia.

  • A)  Elabora, executa e avalia, em equipe multiprofissional, programas de treinamento e formação de mão-de-obra,  visando a otimização de recursos humanos.
  • B)  Promover estudos sobre características psicossociais de grupos étnicos, religiosos, classes e segmentos sociais nacionais, culturais, intra e interculturais.
  • C)  Atuar junto a organizações comunitárias, em equipe multiprofissional no diagnóstico, planejamento, execução e avaliação de programas comunitários, no âmbito da saúde, lazer, educação, trabalho e segurança.
  • D)  Assessorar órgãos públicos e particulares, organizações de objetivos políticos ou comunitários, na elaboração e implementação de programas de mudança de caráter social e técnico, em situações planejadas ou não.
  • E)  Atuar junto aos meios de comunicação, assessorando quanto aos aspectos psicológicos nas técnicas de comunicação e propaganda.

FAZER COMENTÁRIO

Resposta: A alternativa correta é letra A)  Elabora, executa e avalia, em equipe multiprofissional, programas de treinamento e formação de mão-de-obra,  visando a otimização de recursos humanos.

Explicação: A alternativa A é considerada incorreta no contexto da questão porque, embora o psicólogo social possa trabalhar em equipe multiprofissional e contribuir para a otimização de recursos humanos, a principal ênfase do trabalho do psicólogo social não é a formação de mão-de-obra, mas sim a compreensão e intervenção nas relações entre indivíduos e sociedade. O foco está em entender como os fatores sociais influenciam o comportamento individual e grupal, e não apenas na otimização de recursos humanos para fins de treinamento e formação profissional.

504) São categorias importantes de análise da Psicologia Social?

  • A)  Identidade, atividade e grupos sociais
  • B)  Identidade, inconsciente e comportamento respondentes
  • C)  Grupos operativos, inconsciente coletivo, identidade
  • D)  Inconsciente, Id e Ego
  • E)  Ancestralidade, atividade e Ego

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A)  Identidade, atividade e grupos sociais

Gabarito: Letra A
 

São categorias importantes de análise da Psicologia Social?
a)  Identidade, atividade e grupos sociais

Certo! Todos esses são objetos de estudo da psicologia social.

“E, superando esse conceitual da antiga Psicologia social, a nova irá propor, como conceitos básicos de análise, a atividade, a consciência e a identidade, que são as propriedades ou características essenciais do homem e expressam o movimento humano. Esses conceitos e concepções foram e vêm sendo desenvolvidos por vários autores. Citamos, entre eles: Vigotski, Alexis Leontiev e Luria, autores soviéticos que produziram até a década de 60; Silvia Lane e Antônio Ciampa, que são brasileiros e trabalham ativamente na PUC-SP”


b)  Identidade, inconsciente e comportamento respondentes

Errado. Inconsciente é um conceito da psicanálise e comportamento respondente do behaviorismo.


c)  Grupos operativos, inconsciente coletivo, identidade

Errado. Inconsciente coletivo é um conceito da psicologia analítica de Jung.


d)  Inconsciente, Id e Ego

Errado. Todos esses são conceitos da psicanálise.


e)  Ancestralidade, atividade e Ego

Errado. Ancestralidade está bem presente da teoria de Jung, e o ego faz parte da psicanálise.

 

Nosso gabarito é Letra A

 

Referência

BOCK, a. m. et al. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. são Paulo: saraiva, 2001.

505) Vulnerabilidades são as dificuldades internas, mentais, vivenciadas ao longo da vida. De acordo com Koller, a vulnerabilidade

  • A) desenvolve atributos pessoais, laços afetivos e rede social.
  • B) altera respostas pessoais a determinados riscos.
  • C) só opera na presença de fatores de risco.
  • D) implica o enfrentamento de uma situação de risco.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) só opera na presença de fatores de risco.

 

Vulnerabilidades são as dificuldades internas, mentais, vivenciadas ao longo da vida. De acordo com Koller, a vulnerabilidade

 

Essa questão pode ser respondida com o seguinte trecho do livro "Avaliação psicológica aplicada a contextos de vulnerabilidade psicossocial" de Borsa (org.):

 

"Vulnerabilidade é um termo geralmente empregado em referência à predisposições a desordens ou à suscetibilidade ao estresse biológico e ao psicossocial (Sapienza & Pedromônico, 2005). Pode ser compreendida como alterações aparentes no desenvolvimento físico e/ou psicológico de uma pessoa que se submeteu a situações de risco, tornando-a mais suscetível e propensa a apresentar sintomas e doenças (Rutter, 1987; Sapienza & Pedromônico, 2005; Yunes & Szymanski, 2001).

 

Muitas vezes, o conceito de vulnerabilidade é aplicado erroneamente no lugar do de risco. Vulnerabilidade e risco são conceitos distintos. Vulnerabilidade está associada mais estritamente ao indivíduo e às suas suscetibilidades ou predisposições a respostas ou consequências negativas (e.g., dificuldades de aprendizagem, psicopatologias), enquanto risco está intimamente ligado a grupos, populações e contextos. Contudo, a vulnerabilidade opera apenas quando o risco está presente; sem risco, a vulnerabilidade não tem efeito (Janczura, 2012; Rutter, 1987; Yunes & Szymanski, 2001)."

 

"Avaliação psicológica aplicada a contextos de vulnerabilidade psicossocial" (Borsa - org.)

 

Com base nisso, encontramos a resposta na Letra C.


a)  desenvolve atributos pessoais, laços afetivos e rede social.


b)  altera respostas pessoais a determinados riscos.


c)  só opera na presença de fatores de risco.


d)  implica o enfrentamento de uma situação de risco.

506) De acordo com Aquino (2005), “Psicologia Social é o espaço de interseção entre duas premissas. Pensar o indivíduo separado da sociedade ou a sociedade sem os indivíduos é um exercício de impossibilidade ou de vazio da realidade.” Que perspectivas são essas?

  • A) Perspectivas comportamental e cognitiva.
  • B) Perspectivas interacionistas e construcionista.
  • C) Perspectivas sociológica e psicológica.
  • D) Perspectivas comportamental e sócio histórica.
  • E) Perspectivas Vertentes construtivista e sócio histórica.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) Perspectivas sociológica e psicológica.

Gabarito Letra C

De acordo com Aquino (2005), “Psicologia Social é o espaço de interseção entre duas premissas. Pensar o indivíduo separado da sociedade ou a sociedade sem os indivíduos é um exercício de impossibilidade ou de vazio da realidade.” Que perspectivas são essas?
a)  Perspectivas comportamental e cognitiva.
b)  Perspectivas interacionistas e construcionista.
c)  Perspectivas sociológica e psicológica.
d)  Perspectivas comportamental e sócio histórica.
e)  Perspectivas Vertentes construtivista e sócio histórica.

 

O trecho foi retirado do artigo de Aquino cujo título é “Psicología social: perspectivas psicológicas y sociológicas”. Ou seja, as perspectivas de que trata o autor são as psicológicas e sociológicas.

“"A psicologia, cuja pretensão inicial foi o estudo científico da mente, teve que assumir de súbito que a mente humana não surge nem se desenvolve num vazio social, se não que é produto da interseção da pessoa dentro de uma coletividade. O mesmo se pode dizer da conduta individual. A sociologia, por sua parte, que surgiu com a pretensão de converter-se no estudo científico da sociedade, tampouco pode ignorar em suas análises a existência de fatores psicológicos ou individuais que influem no comportamento social". (Álvaro & Garrido, 2004, p. 7). [Tradução livre]

Ora, a Psicologia Social é o espaço de interseção entre essas duas premissas. Pensar o indivíduo separado da sociedade ou a sociedade sem os indivíduos é um exercício de impossibilidade ou de vazio da realidade.

A forma como as idéias estão colocadas no texto permite uma assimilação do que pretendem os autores, ou seja, lançar mão das premissas epistemológicas e metodológicas para dar sentido à Psicologia Social. O livro mostra a cara das diversas teorias que desvelam o espaço da Psicologia Social e - o que é um aditivo - mostra também a cara – literalmente – dos teóricos que as preconizam. É sem dúvida uma mostra de trabalho sério e de qualidade realizado pelos professores Álvaro e Garrido. Um convite àqueles que queiram desvelar também sua vinculação com a Psicologia Social, seja na perspectiva psicológica, seja sociológica ou na independente.”

 

Nosso gabarito é Letra C.

Fonte: Aquino, Cássio Adriano Braz dePsicología social: perspectivas psicológicas y sociológicas. Psicologia em Estudo [online]. 2005, v. 10, n. 2 [Acessado 25 Outubro 2022] , pp. 327-329.

507) Moscovici (1978) defende que a representação social deve ser encarada “tanto na medida em que ela possui uma contextura psicológica autônoma, como na medida em que é própria de nossa sociedade e de nossa cultura”. São características da Teoria das Representações Sociais, proposta por Moscovici:

  • A) Somente a afirmativa I está incorreta
  • B) Somente as afirmativas II e III estão incorretas
  • C) Somente as afirmativas IV e V estão incorretas
  • D) Somente a afirmativa V está incorreta
  • E) Todas as afirmativas estão corretas

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) Todas as afirmativas estão corretas

Gabarito Letra E

 

Certo! Veja:

“Desse modo, a Teoria das Representações Sociais proposta pelo psicólogo social francês SergeMoscovici e apresentada por ele na obra intitulada A representação social da psicanálise preocupa-se fundamentalmente com a inter-relação entre sujeito e objeto e como se dá o processo de construçãodo conhecimento, ao mesmo tempo individual e coletivo na construção das Representações Sociais,um conhecimento de senso comum” 

 

Certo! Veja:

“De  acordo  com  Moscovici  (1978,  p.  41),  as  relações  sociais  que  estabelecemos  no  cotidianosão fruto de representações que são facilmente apreendidas. Portanto, a Representação Social, paraMoscovici,  possui  uma  dupla  dimensão,  Sujeito  e  Sociedade,  e  situa-se  no  limiar  de  uma  série  deconceitos sociológicos  e psicológicos.”

 

Certo! Veja:

 “Nesse sentido, a Teoria das Representações Sociais elaborada por Moscovici é uma teoria quepode ser abordada em termos de produto e em termos de processo, pois a representação é, ao mesmotempo, o produto e o processo de uma atividade mental pela qual um indivíduo ou um grupo reconstituio real, confrontando e atribuindo uma significação específica (ABRIC, 1994,  p. 188).

 

Certo! Veja:

 “O  processo  de  ancoragem  envolve,  para  Moscovici,  “a  integração  cognitiva  do  objetorepresentado no sistema de pensamento preexistente”, ou seja, “sua inserção orgânica em um repertóriode  crenças  já  constituído”  (ALVES-MAZZOTI,  2000,  p.  60).  Nesse  sentido,  através  da  ancoragemtornamos familiar o conceito ou objeto representado.Uma  outra  questão  que  Durkheim  aponta  e  que  é  retomada  e  ampliada  por  Moscovici,  aoelaborar  a  Teoria  das  Representações  Sociais,  se  refere  ao  peso  que  a  opinião  tem  no  processo  dedesenvolvimento  da  ciência.  Para  Durkheim,[...]o  valor que  atribuímos à  ciência, como  aliás, nas  religiões, depende,  em suma,  da idéia  quefazemos coletivamente da sua natureza e do seu papel na vida; quer dizer, ela exprime um estadode  opinião.  É  que,  de  fato,  tudo  na  vida  social,  inclusive  a  própria  ciência,  assenta  na  opinião(MOSCOVICI, 1978, p. 45)”

 

Certo! Veja:

“Logo, para Moscovici, a Representação Social é uma construção que o sujeito faz para entendero mundo e para se comunicar, é uma Teoria.

O  estudo  das representações  sociais  traz  em  seu  bojo algumas  preocupações  importantes.  Aprimeira delas refere-se à discussão do senso comum no ambiente acadêmico que, em geral, é vistocom suspeição ou descrédito, mesmo estando no cerne de algumas das mais importantes descobertasda  humanidade.  Para  Moscovici  (1978),  o  senso  comum,  “com  sua  inocência,  suas  técnicas,  suasilusões, seus arquétipos e estratagemas”, comporta uma série de informações e impressões significativasquando se procura um referencial acerca de determinado tipo de conhecimento, e ressalta: “o volumeinflacionado de conhecimentos e realidades indiretas sobrepuja de todos os lados o volume cada vezmais  limitado  dos  conhecimentos  e  realidades  diretas”  (MOSCOVICI,  1978,  p.  20-21)”

   

Assim, todas estão corretas.

Nosso gabarito é Letra E

508) Para Corga (1998, p.75-183), citada por Calegari (2010), existem “tradições” em Psicologia Social que se sobressaíram não apenas nas origens da disciplina, mas que até hoje têm fortes influências, tanto no ensino quanto nas pesquisas. São elas, EXCETO:

  • A) A tradição sociológica americana do interacionismo simbólico.
  • B) A tradição do experimentalismo psicológico.
  • C) A tradição dos "estudos de grupos sociais".
  • D) A tradição sociológica europeia das representações sociais.
  • E) A tradição institucional.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) A tradição institucional.

Gabarito Letra E

Para Corga (1998, p.75-183), citada por Calegari (2010), existem "tradições" em Psicologia Social que se sobressaíram não apenas nas origens da disciplina, mas que até hoje têm fortes influências, tanto no ensino quanto nas pesquisas. São elas, EXCETO:

 

Relembre o que a autora diz sobre as tradições da psicologia social:

“Para Corga (1998, p.75-183), existem quatro principais “tradições” em Psicologia Social, que se sobressaíram não apenas nas origens da disciplina, mas que até hoje têm fortes influências tanto no ensino quanto nas pesquisas. São elas:

A) a tradição sociológica americana do interacionismo simbólico, iniciada por George Herbert Mead (1934/1962) nos EUA, entre 1900 e 1931, e desenvolvido por seus discípulos, entre eles, Blumer (1969), que alcunha o termo “interacionismo simbólico”. Posteriormente, dentro desta tradição, Sarbin (1968) desenvolve a teoria do papel e Stryker a teoria da identidade (Styker & Burke, 2000). As teorizações de Mead continuam influenciando teóricos contemporâneos, como por exemplo Habermas (1990), que afirma que “a única tentativa promissora de apreender conceitualmente o conteúdo pleno do significado da individualização social encontra-se na Psicologia Social de G. H. Mead” (p. 185).

B) a tradição do experimentalismo psicológico (Psicologia Social experimental), ocorrida nos EUA também no início do século XX, com seu desenvolvimento e transformações por meio das influências do Behaviorismo (Allport, 1924), Neobehaviorismo (Hull, 1952; Skinner, 1938), Gestalt (Lewin, 1951, 19702; Asch, 1952/1977), e Psicologia Cognitiva. A Psicologia Social ganhou visibilidade principalmente pelos autores provenientes desta tradição. Farr (1998) aponta Asch como um dos precursores da Psicologia Social cognitiva, nos EUA. No entanto, por ter boa parte de suas idéias inspiradas na Gestalt, Corga (1998) o localiza ainda sob as influências desta última, e não da Psicologia Cognitiva.

C) a tradição dos “estudos de grupos sociais”. Corga localiza vários autores que contribuem para a edificação desta tradição, nos primeiros anos de produção acadêmica norte-americana: 1) os estudos de Mayo (1933/1945), com pequenos grupos de trabalhadores da Western Electric Company em Hawthorne, Chicago, entre 1924 e 1932; 2) os estudos sociológicos da Escola de Sociologia de Chicago, nos anos 1930, em ambientes naturais; 3) alguns trabalhos de F. H. Allport, sobre “facilitação social” e “conformismo”; 4) as inovações de J. L. Moreno no trabalho de psicoterapia de grupo; 5) as contribuições de Sherif (1948, 1962), que em 1936 publica “A psicologia das normas sociais”, na qual aponta como os sujeitos se aproximam no grupo para criar normas para situações ainda não estruturadas. Posteriormente, na década de 1960, com o prosseguimento das pesquisas, elabora um modelo explicativo das relações intergrupais para a questão do conflito e cooperação intergrupo. 6) as contribuições de Lewin, que mesmo considerado como consolidador da Psicologia Social experimental, tem em sua obra importante marco para as pesquisas nesta “tradição”. Além do Centro de Pesquisas em Dinâmica de Grupo, Lewin também funda um outro centro, nomeado “comissão para inter-relações comunitárias”, no qual guiou estudos sobre as raízes do anti-semitismo, práticas de socialização para a conscientização coletiva da discriminação social e sobre o preconceito de forma global. 7) os trabalhos de Festinger (1957/1975, 1974; Festinger et al., 1950/1963), com sua teoria de “comparação social” e “dissonância cognitiva”; a “teoria do intercâmbio social”, de Thibaut e Kelley (1959/1967); as pesquisas sobre a “Personalidade Autoritária”, de Adorno et al. (1950/1965); os trabalhos do sociólogo Homans (1951), com a teoria do intercâmbio e a proposta de uma análise sociológica alternativa ao funcionalismo; e as contribuições de Asch nas investigações sobre as minorias.

Os estudos a respeito de grupos sociais diminuíram consideravelmente nos anos 1960, nos EUA, devido aos contextos sócio-político-econômicos. Entretanto, o interesse dos psicólogos sociais a respeito de processos grupais e intergrupais é retomado no final dos anos 1970 (Corga, 1998). Desta vez, com força na Europa, perdurando e tendo produção expressiva até hoje. Algumas escolas (grupos universitários) representam tal “tradição”, como a Escola de Bristol, com estudos da compreensão das relações intergrupais, seus conflitos e discriminações, por meio de conceitos como identidade social, categorização social e comparação social. As figuras proeminentes são seu precursor Tajfel (1972, 1978, 1981) e seu discípulo Turner (1987), este último com a teoria da auto-categorização, entre outros autores. Além da Escola de Bristol, existe também a Escola de Genebra e outros grupos de pesquisadores ingleses, americanos, canadenses e alemães, todos dedicando-se ao estudos de grupos sociais.

D) a tradição sociológica européia das representações sociais, iniciada por Serge Moscovici (1978), a partir dos anos 1960 na França, com a publicação do livro “A representação social da psicanálise”. Moscovici se inspira na obra de Émile Durkheim (com seus conceitos de representação individual e coletiva), que critica duramente a Psicologia, mas que acrescenta:

não temos nenhuma objeção a que se caracterize a Sociologia como um tipo de Psicologia, desde que tenhamos o cuidado de acrescentar que a Psicologia Social tem suas próprias leis, que não são as mesmas da Psicologia individual (Durkheim, 1898 citado por Farr, 1998, p. 152-3).”


a)  A tradição sociológica americana do interacionismo simbólico.
b)  A tradição do experimentalismo psicológico.
c)  A tradição dos "estudos de grupos sociais".
d)  A tradição sociológica europeia das representações sociais.
e)  A tradição institucional.

 

A única que não aparece como uma tradição descrita pela autora é a Letra E, tradição institucional.

509) Segundo Guareschi (2008), a Psicologia Social crítica surge trazendo como um dos seus principais pressupostos de pesquisa o de mostrar a falsa neutralidade do experimentalismo e o de buscar desenvolver uma produção de conhecimento em que o sujeito seja um agente ativo dessa produção, mostrando, portanto, que não há separação entre sujeito e objeto e pesquisador/pesquisado. Sobre a pesquisa em Psicologia Social, podemos afirmar:

  • A) Somente a afirmativa II está incorreta.
  • B) Somente a afirmativa III está incorreta.
  • C) Somente as afirmativas I e II estão incorretas.
  • D) Somente as afirmativas I e IV estão incorretas.
  • E) Todas as afirmativas estão corretas.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) Todas as afirmativas estão corretas.

   

Gabarito Letra E

 

Certo! Veja:

 “Se adotarmos a perspectiva de que a ciência é uma prática social, isto significa dizer que a ciência é uma produção histórica e cultural que está permanentemente criando e se recriando a ela própria. Isto também quer dizer que a ciência não é absoluta e, portanto, não possui verdades, mas está continuamente em busca da compreensão do ser humano nos diferentes contextos que envolvem suas interações sociais. Assim, a Psicologia Social crítica deixou para traz os métodos experimentais dedutivos que haviam produzido os conhecimentos dessa área da Psicologia até então, e se lançou a novos desafios metodológicos na área de pesquisa que têm sido inovados e transformados continuamente.

 

Certo! Veja:

“Podemos citar como uma das formas de pesquisa que iniciou essa relação de novas abordagens metodológicas a pesquisa participante e pesquisa ação. Temos como exemplo da utilização dessa metodologia na área da Psicologia Social crítica o respeitável trabalho de Bader Sawaia 4 em sua tese de doutoramento. A metodologia participante/ação se fundamenta nos princípios do materialismo histórico, tendo a hermenêutica dialética como sua principal ferramenta de análise. Essa abordagem filosófica – materialismo histórico – junto com a teoria interacionista de Vigotski, foi também o que fundamentou a discussão teórica e metodológica que a Psicologia Social passou a fazer sobre alguns de seus tradicionais conceitos como: comportamento, identidade, pensamento, linguagem, consciência, e a gerar um debate sobre o papel de algumas das instituições sociais na sociedade e na construção dos indivíduos, entendidos aqui como sujeitos históricos sociais, como a família, a escola, o trabalho, a comunicação social, etc,. Os trabalhos de Silvia Lane, Vanderlei Codo, Antonio Ciampa, Pedrinho Guareschi, são alguns dos que podem ilustrar esse novo debate na história da Psicologia Social.”

 

Certo! Veja:

“Outras tradições filosóficas também passaram a fazer parte dos métodos de investigação na Psicologia Social. A abordagem fenomenológica foi trazida para a Psicologia Social como uma metodologia que busca compreender o significado que os acontecimentos e as interações possuem para as pessoas no seu cotidiano, ou em situações particulares. A fenomenologia enfatiza a compreensão e explicação do fenômeno dada pelas pessoas através de seus componentes subjetivos. Compatível com a perspectiva fenomenológica, o interacionismo simbólico visa compreender como as pessoas interpretam suas experiências, situações e acontecimentos através das mediações que se estabelecem nas suas interações sociais. “” 

 

Errado. A etnografia é pouco usada pela psicologia social.

“Outros enfoques metodológicos que privilegiam a cultura como a etnografia e a etnometodologia foram pouco utilizados nas pesquisas em Psicologia Social. A explicação dos comportamentos pelos diferentes contextos culturais, no caso da etnografia, e o modo como as pessoas percebem, descrevem e explicam o mundo cultural em que vivem, no caso da etnometodologia, pode contribuir enormemente para a pesquisa em Psicologia Social que visa compreender o ser humano por inteiro na produção de suas relações sociais e históricas.”

 

Assim, mesmo que a questão diga que I e IV estão incorretos, apenas IV está contrário a bibliografia.

Continua após a publicidade..

510) Guareschi (2005), tratando da relação entre comunicação e Psicologia Social, destaca quatro pontos em relação à mídia:

  • A) Somente a afirmativa III está incorreta.
  • B) Somente as afirmativas I e II estão incorretas.
  • C) Somente as afirmativas I e IV estão incorretas.
  • D) Somente a afirmativa IV está incorreta.
  • E) Todas as afirmativas estão corretas.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) Todas as afirmativas estão corretas.

Gabarito Letra E

 

Sobre as ideias de Guareschi sobre a mídia, relembre:

“Guareschi (2005), tratando da relação entre comunicação e Psicologia Social, destaca quatro pontos em relação à mídia: a comunicação constrói a realidade, posto que só o que é falado pode ser pensado; além de dizer o que existe e o que não existe (o que não é veiculado), a mídia dá uma dimensão valorativa positiva às informações que transmite, formando opiniões; a mídia propõe o que deve ser discutido pela sociedade, através da seleção de informações; e a televisão está dentro das casas, de forma que é com ela que as pessoas passam grande parte do seu tempo, recebendo informações prontas, que não permitem nem a crítica nem a criatividade.”

 

 

 

 

 

A questão traz na integra e na literalidade os pontos apresentados. Assim, todas estão corretas.

Gabarito Letra E

1 49 50 51 52 53 97