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Questões Sobre Psicologia Social - Psicologia - concurso

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521) Analise os conceitos da Psicologia Social que estão implicados nas questões abaixo e marque a alternativa correta.

  • A) O conceito de Gestalt envolve a relação entre o todo e suas partes, promovendo interconexões harmoniosas e coerentes, formando uma unidade significativa.
  • B) Kurt Koffka iniciara a Psicologia da Gestalt, direcionando-se primeiramente às áreas da percepção, aprendizagem e solução de problemas, com ênfase na existência de leis da organização e da experiência individual.
  • C) L. S. Vigotski é reconhecido como o pioneiro da psicologia do desenvolvimento.
  • D) O aprendizado das crianças começa muito antes de elas frequentarem a escola.
  • E) Todas as alternativas estão corretas.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) Todas as alternativas estão corretas.

 

Analise os conceitos da Psicologia Social que estão implicados nas questões abaixo e marque a alternativa correta.


a)  O conceito de Gestalt envolve a relação entre o todo e suas partes, promovendo interconexões harmoniosas e coerentes, formando uma unidade significativa.

 

Correto. Essa afirmativa está de acordo com o texto abaixo:

 

"Gestalt é totalidade, configuração, plenitude. O conceito de totalidade envolve a relação entre o todo e suas partes, cujas interconexões harmoniosas e coerentes formam uma unidade significativa. A Gestalt-Terapia originou-se com Fritz Perls (1893-1970) que fundou uma abordagem reunindo pressupostos teóricos e filosóficos que representam um modo específico de observar o desenvolvimento humano na sua relação com o meio. A Psicologia da Gestalt, a Teoria Organísmica e a do Campo, aliadas aos pressupostos filosóficos do Humanismo, Existencialismo e Fenomenologia, permitem uma análise do processo de crescimento e das relações do indivíduo com o mundo na construção de si."

 

Fonte: "Abordagem Gestáltica e Psicopedagogia: um olhar compreensivo para a totalidade criança-escola" (Dusi et al.)

 


b)  Kurt Koffka iniciara a Psicologia da Gestalt, direcionando-se primeiramente às áreas da percepção, aprendizagem e solução de problemas, com ênfase na existência de leis da organização e da experiência individual.

 

Correto. Essa alternativa está de acordo com o texto abaixo:

 

"A Psicologia da Gestalt foi iniciada por Max Wertheimer juntamente com Wolfgang Köhler e Kurt Koffka. Seus primeiros estudos direcionaram-se, sobretudo, às áreas da percepção, aprendizagem e solução de problemas, enfatizando a existência de leis da organização da experiência individual."

 

Fonte: "Abordagem Gestáltica e Psicopedagogia: um olhar compreensivo para a totalidade criança-escola" (Dusi et al.)

 


c)  L. S. Vigotski é reconhecido como o pioneiro da psicologia do desenvolvimento.

 

Correto. Essa afirmativa também está correta. Veja:

 

"Nota da contra-capa:

 

Desenvolvimento das funções psicológicas superiores. Há muito tempo o grande psicólogo russo L. S. Vygotski é reconhecido como um pioneiro da psicologia do desenvolvimento. No entanto, sua teoria do desenvolvimento nunca foi bem compreendida no Ocidente. A Formação Social da Mente vem suprir grande parte desta falha. Trata-se de uma seleção cuidadosa dos ensaios mais importantes de Vygotski, editada por um grupo de eminentes estudiosos da sua obra."

 

Fonte: "A Formação Social da Mente" (Vygotski)

 


d)  O aprendizado das crianças começa muito antes de elas frequentarem a escola.

 

Correto. Outra afirmativa correta. Observe:

 

"O ponto de partida dessa discussão é o fato de que o aprendizado das crianças começa muito antes delas frequeentarem a escola. Qualquer situação de aprendizado com a qual a criança se defronta na escola tem sempre uma história prévia. Por exemplo, as crianças começam a estudar aritmética na escola, mas muito antes elas tiveram alguma experiência com quantidades elas tiveram que lidar com operações de divisão, adição, subtração, e determinação de tamanho."

 

Fonte: "A Formação Social da Mente" (Vygotski)

 


e)  Todas as alternativas estão corretas.

 

Correto. Como não há alternativa incorreta, essa é a alternativa a ser escolhida.

 

Portanto, é a Letra E que deve ser escolhida.

 

Observação: o enunciado fala sobre Psicologia Social. A gestalt pode não ser considerada dentro do campo da psicologia social. Isso abre margem para recursos.

522) Na contemporaneidade, considerando a caracterização da família nuclear, especialmente no âmbito das relações de gênero, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A) Compartilhamento entre homem e mulher nas tarefas educativas dos filhos

  • B) Uma maior e essencial participação da mulher no sistema financeiro familiar

  • C) Substituição, progressiva e gradativa, do sistema patriarcal pelo matriarcal

  • D) A determinação legal da relação igualitária no âmbito da sociedade conjugal

  • E) Associação, ainda significativa, da mulher-mãe à ideia do amor incondicional

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) Substituição, progressiva e gradativa, do sistema patriarcal pelo matriarcal

Gabarito Letra C

 

A questão pede a incorreta sobre família nuclear e relações de gênero. Vamos analisar as alternativas uma a uma.


 

a)  Compartilhamento entre homem e mulher nas tarefas educativas dos filhos

 

Apesar de, muitas vezes, ainda não existir uma divisão exata de tarefas entre homens e mulheres, é possível perceber que hoje já há um maior compartilhamento de responsabilidades educacionais entre pai e mãe. Vejamos este trecho do artigo “Aspectos psicossociais da parentalidade: O papel de homens e mulheres na família nuclear” de Borsa e Nunes (2011):

“Com a consolidação das mulheres no mercado de trabalho e sua maior participação no sistema financeiro familiar, já é possível perceber uma relativa divisão de tarefas, na qual pais e mães compartilham aspectos referentes às tarefas educativas dos filhos e à organização do dia a dia da família”

 

Dessa forma, esta alternativa está correta, e não pode ser nosso gabarito.

 

b)  Uma maior e essencial participação da mulher no sistema financeiro familiar

 

A partir do mesmo trecho consultado na alternativa anterior, podemos encontrar a resposta para esta. A mulher tem participado cada vez mais do mercado de trabalho e, consequentemente, aumentado sua relevância no sistema financeiro familiar. Alternativa correta.

 

c)  Substituição, progressiva e gradativa, do sistema patriarcal pelo matriarcal

 

Apesar do sistema patriarcal clássico estar em declínio, isso não significa que o matriarcal seja seu substituto. A força do pai na família, na educação extremamente rígida em que a única lei era o desejo do homem da família tem perdido força, mas o que entra em seu lugar não é o matriarcado e sim um modelo mais flexível e racional, mas que não tira completamente o homem do lugar de poder. Alternativa incorreta, nosso gabarito.

 

d)  A determinação legal da relação igualitária no âmbito da sociedade conjugal

 

Essa é tranquila. Já superamos o tempo em que havia previsões legais para a supremacia do poder masculino nas relações domésticas. Atualmente, em nossa constituição, é determinado que as relações conjugais são igualitárias:

 

“Art. 226. A família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado

§ 5º Os direitos e deveres referentes à sociedade conjugal são exercidos igualmente pelo homem e pela mulher.”

 

e)  Associação, ainda significativa, da mulher-mãe à ideia do amor incondicional

 

Apesar de ser notório o aumento da importância do pai na relação familiar, ainda existe no imaginário coletivo a idéia da mãe como detentora de um amor incondicional e único, não compartilhado pelo pai. “Amor de mãe” é uma expressão utilizada corriqueiramente, em referência a esse amor que só a mãe pode oferecer. Vejamos outro trecho do artigo de Borsa e Nunes sobre este assunto:

“Esses autores ilustram a concepção de que é esperada uma dedicação intensa ao bebê por parte da mãe, construída a partir de um amor incondicional, e que serve como base para um desenvolvimento saudável da criança ao longo de toda a vida.

Os argumentos de Badinter (1985) mostram que o mito do amor materno é recente. Anteriormente, a mãe possuía uma função mais biológica que afetiva, ficando as crianças a cargo de outros cuidadores que lhes garantiam a sobrevivência física e emocional. A crença do amor materno instintivo e incondicional trouxe importantes consequências no exercício da convivência entre pais e filhos(as) que persistem até os dias de hoje. Por diferentes razões, ainda hoje, pais e mães encontram dificuldades em abdicar da ideia da figura materna centralizadora e onipresente”

 

Este item está, então, correto.

 

Reiteramos então, afinal, que nosso gabarito é letra C.

 

Referência

 

BORSA, Juliane Callegaro; NUNES, Maria Lucia Tiellet. Aspectos psicossociais da parentalidade: O papel de homens e mulheres na família nuclear. Psicol. Argum., Curitiba, v. 29, n. 64, p. 31-39 jan./mar. 2011;

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Art. 226. Brasília, DF: Senado Federal. Disponível em: < https://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/con1988_14.12.2017/art_226_.asp> Acesso em 30 de maio de 2019.

523) Muitas críticas têm sido feitas à utilização do modelo clássico de realização de pesquisas empíricas no campo dos fenômenos sociais. Segundo essa visão, para se chegar a resultados socialmente relevantes, alguns modelos alternativos de pesquisa vêm sendo propostos. Dentre esses modelos alternativos, os mais divulgados são

  • A) a pesquisa exploratória e a pesquisa experimental.

  • B) a pesquisa-ação e a pesquisa participante.

  • C) a pesquisa descritiva e a pesquisa transversal.

  • D) a pesquisa documental e a pesquisa bibliográfica.

  • E) a pesquisa quase experimental e a pesquisa ex-post-facto.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) a pesquisa-ação e a pesquisa participante.

Gabarito Letra B

 

Muitas críticas têm sido feitas à utilização do modelo clássico de realização de pesquisas empíricas no campo dos fenômenos sociais. Segundo essa visão, para se chegar a resultados socialmente relevantes, alguns modelos alternativos de pesquisa vêm sendo propostos. Dentre esses modelos alternativos, os mais divulgados são:

 

O trecho da questão foi parafraseado do livro "Métodos e técnicas de Pesquisa social” de Antônio Carlos Gil, que trás:

 

“Muitas críticas têm sido feitas ao modelo clássico de pesquisa empírica. (...) As críticas aos procedimentos clássicos de pesquisa, afora os emocionais, têm sido motivadas por razões de ordem prática ou ideológica. As primeiras ressaltam os vultuosos custos da pesquisa e os comparam com seus resultados, nem sempre significativos. (...) As críticas mais veementes contra as pesquisas rigorosamente empíricas têm sido, entretanto, determinadas por razões de ordem ideológica. Os argumentos mais fortes têm sido os que identificam a pesquisa social empírica com formas de controle social.

Com a finalidade de possibilitar a obtenção de resultados socialmente mais relevantes, alguns modelos alternativos de pesquisa vêm sendo propostos, sendo a "pesquisa-ação" e a "pesquisa participante" os mais divulgados.”

 

Dessa forma, nosso gabarito é Letra B, a "pesquisa-ação" e a "pesquisa participante".

 

Referência

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de Pesquisa Social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

524) Com relação à Justiça Restaurativa, analise as afirmativas a seguir.


I. É uma técnica de solução de conflitos que prima pela criatividade e sensibilidade na escuta das vítimas e dos ofensores.


II. O mediador determina a melhor solução do litígio a partir de prévia escuta das partes envolvidas.


III. Não pode ser aplicada em crimes mais graves.


Está correto o que se afirma em:

  • A) somente I;
  • B) somente II;
  • C) somente I e II;
  • D) somente II e III;
  • E) I, II e III.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) somente I;

Gabarito  Letra A

 

Para responder essa questão, vamos analisar as afirmativas sobre Justiça Restaurativa:

 

I. É uma técnica de solução de conflitos que prima pela criatividade e sensibilidade na escuta das vítimas e dos ofensores.

 

Correto! É exatamente isso que Bittencourt (2017) trás em seu artigo “Justiça restaurativa”:

 

“Justiça restaurativa é uma técnica de solução de conflito e violência que se orienta pela criatividade e sensibilidade a partir da escuta dos ofensores e das vítimas. Esse é o conceito institucional, adotado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e a sua prática apresenta iniciativas cada vez mais diversificadas e já apresentou muitos resultados positivos.”

 

Sabendo que essa primeira afirmativa está correta, já podemos eliminar as letras B e D.


II. O mediador determina a melhor solução do litígio a partir de prévia escuta das partes envolvidas.

 

Incorreto. Na justiça restaurativa, há participação direta das partes envolvidas que, auxiliadas por um mediador, buscam a melhor forma de reparação do dano causado pela infração, veja:

 

“O professor Damásio de Jesus, por sua vez, explica que na seara criminal a justiça restaurativa é um processo colaborativo em que as partes, agressor e vítima, afetadas mais diretamente por um crime, determinam a melhor forma de reparar o dano causado pela transgressão.” (BITTENCOURT, 2017)

 

A Justiça Restaurativa é um modelo não punitivo de resolução de conflitos, que busca, preferencialmente, a restauração dos conflitos sociais experimentados pelo autor, vítima e comunidade afetada pelo crime, oportunizando às partes o protagonismo no que concerne à elaboração de propostas restaurativas a partir de método e escuta qualificados.(GARCIA, 2011)

 

Assim, podemos excluir também C e E, restando somente nosso gabarito. Mas, vamos analisar a ultima afirmativa também.


III. Não pode ser aplicada em crimes mais graves.

 

Incorreta. Vários estudos recentes demonstram que a aplicação da Justiça restaurativa em crimes mais graves não somente é possível como é desejável.

“Os resultados positivos da Justiça Restaurativa aos crimes de maior potencial ofensivo são tão expressivos que,durante o Fórum Europeu para Mediação Vítima- Ofensor e Justiça Restaurativa ocorrido em 2002, firmou-se posição no sentido de que o modelo restaurativo deve se direcionar a esses crimes mais graves, e não aos crimes menores, que usualmente apresentam pouca ou nenhuma relevância penal.”

 
 

Referência

BITTENCOURT, Ila Barbosa. Justiça restaurativa. Tomo Teoria Geral e Filosofia do Direito, Edição 1, Maio de 2017. Disponível em < https://enciclopediajuridica.pucsp.br/verbete/138/edicao-1/justica-restaurativa> Acesso em 3 de junho de 2019.

GARCIA, Bárbara Lara. Uma análise crítica acerca da extensão da justiça restaurativa aos crimes de maior potencial ofensivo no Brasil. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XX, n. 157, fev 2017. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=18529>. Acesso em 3 de jun 2019.

525) Segundo Michel Foucault, a prisão não objetiva apenas corrigir indivíduos, mas, principalmente, fabricar a delinquência, ou seja, forjar o “sujeito delinquente”.


Para Foucault, a prisão como aparato punitivo é um dos símbolos do poder:

  • A) soberano;
  • B) pastoral;
  • C) biopolítico;
  • D) ubuesco;
  • E) disciplinar.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) disciplinar.

Gabarito Letra E

 

Segundo Michel Foucault, a prisão não objetiva apenas corrigir indivíduos, mas, principalmente, fabricar a delinquência, ou seja, forjar o “sujeito delinquente”.

 

Foucault, em seu livro “Vigiar e Punir”, trás que o “Poder disciplinar” é um poder sutil, cuja função é adestrar os indivíduos e torná-los dóceis, e pode agir em diversas instituições sociais, como as igrejas, as escolas, as prisões.

 

O jeito mais fácil de resolver essa questão é lembrando que as prisões estão intimamente ligadas ao poder disciplinar. Entretanto, vamos pegar um trecho do livro “Vigiar e Punir” para irmos mais a fundo:

 

Esta prisão vem de outro lado – dos mecanismos específicos de um poder disciplinar. Ora, apesar desta heterogeneidade, os mecanismos e os efeitos da prisão difundiram-se por toda a justiça criminal moderna; a delinquência e os delinquentes parasitaram-na por completo. Temos de procurar a razão desta temível «eficácia» da prisão. Mas podemos já observar uma coisa: a justiça penal definida no século xviii pelos reformadores traçava duas linhas possíveis de objetivação do criminoso, mas duas linhas divergentes: uma era a série dos «monstros», morais ou políticos, que saíram do pacto social; a outra era a do sujeito jurídico requalificado pela punição. Ora, o «delinquente» permite justamente juntar as duas linhas e constituir, com a caução da medicina, da psicologia ou da criminologia, um indivíduo no qual o infrator da lei e o objeto de uma técnica científica se sobrepõem – ou quase. O facto de o domínio da prisão sobre o sistema penal não ter provocado uma rejeição violenta deve-se, sem dúvida, a muitas razões. Uma delas é que, ao fabricar delinquência, deu à justiça criminal um campo de objetos unitário, autentificado por «ciências», e permitiu-lhe assim funcionar num horizonte universal de «verdade».”

 

Dessa forma, nosso gabarito é Letra E.

 

Referência

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: Nascimento da prisão. Lisboa: Edições 70, 2013.

526) De acordo com os teóricos do Labeling Approach, como Baratta e Zaffaroni, a compreensão do que seja desvio ou crime deriva de processos formais e informais de definição e seleção de condutas de determinados sujeitos, e não de qualidades intrínsecas de condutas anteriores à reação social e penal. Assim, na tarefa impossível de punir todos os que cometem crimes, a política criminal opta por escolher alguns, dentre todos os que praticam um crime, que serão punidos.

Essa prática é conhecida como:

  • A) criminalização primária;
  • B) criminalização secundária;
  • C) criminalização terciária;
  • D) midiatização criminal;
  • E) qualificação desviante.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) criminalização secundária;

Gabarito letra B

 

A questão traz o seguinte cabeçalho:

 

 

Para os teóricos do Labeling Approach, há no processo de criminalização a criminalização primária, secundária e terciária. Para saber de qual delas a questão trata, vamos revisá-las:

 

Criminalização primária – Diz respeito à legislação criminal, que trás uma intolerância maior com conduta dos mais pobres.

"Ao criar leis, portanto, há um processo de criminalização primária, resultante da intolerância legislativa com a conduta dos mais pobres. Quando falamos de criminalização primária, falamos, em síntese, de duas coisas:

 

a) O crime não é uma realidade natural, descoberta e declarada pelo Direito, mas uma invenção do legislador, algo é crime não necessariamente porque represente um conduta socialmente intolerável, mas porque os legisladores desejaram que assim fosse;

 

b) E essa invenção segue critérios de preferência legislativa, cujos balizamentos não costumam respeitar princípios de razoabilidade ou proporcionalidade, gerando leis penais duríssimas contra as condutas dos mais pobres e rarefeitas em se tratando de crimes típicos dos estratos sociais elevados". (SELL, 2007)

 

Criminalização secundária – A criminalização secundária se refere ao plano concreto. Nela, se os órgãos responsáveis pelas investigações criminais partem do princípio que os mais pobres são mais suspeitos, então investigarão com mais freqüência e afinco este grupo e consequentemente encontrarão mais casos a serem punidos.

 

“Se mais vezes os pobres são tidos como suspeitos, se condições como possuir emprego e residência fixa influenciam nos rumos do processo penal, se muitos dos advogados que defendem os mais pobres chegam tarde às audiências e demonstram pouco interesse nessas causas, se não ter um modelo familiar idêntico ao das classes de onde provêm os juízes e seus auxiliares facilita, sobremaneira, o rótulo de" proveniente de família desestruturada ", se ter um passado tortuoso é capaz de suprir a ausência de provas na presente acusação, então, não há outra saída: os marginalizados serão facilmente convertidos em marginais. A etiqueta penal lhes aderirá à pelé, e dela jamais sairá" (SELL, 2007)

 

Criminalização terciária

“A criminalização terciária ou interacionismo simbólico, significa que existem agentes estigmatizantes que vão desde o mercado de trabalho até o próprio sistema penitenciário que rotula o indivíduo em seu interno.”

 

Voltando ao cabeçalho, o texto fala em: “processos formais e informais de definição e seleção de condutas de determinados sujeitos, e não de qualidades intrínsecas de condutas anteriores à reação social e penal.”

 

O texto está falando de casos concretos, em que o indivíduo é criminalizado não pelas qualidades intrínsecas de suas condutas anteriores, e sim pela seleção de condutas de determinados sujeitos. Dessa forma, percebemos que está se referindo então à criminalização secundária. Gabarito letra B.

 

Se estivesse falando de forma mais geral do processo legislativo, então estaríamos falando da criminalização primária. Não é o caso aqui.

   

Referência

CARDOSO, Fábio Fettuccia. O criminoso segundo a teoria do "labelling approach". 2015. Disponível em <https://fabiofettuccia.jusbrasil.com.br/artigos/175496748/o-criminoso-segundo-a-teoria-do-labelling-approach> Acesso em 02 de junho de 2019.

SELL, Sandro César. A etiqueta do crime:. Jus Navigandi, Teresina, ano 12, n. 1507, 17 ago. 2007. Disponível em <http://jus.com.br/artigos/10290> Acesso em 02 de junho de 2019.

527) Para autores do movimento teórico e metodológico conhecido como interacionismo simbólico, o processo de socialização pode ser dividido em

  • A) inicial e complexo.

  • B) infantil e adulto.

  • C) primordial e essencial.

  • D) simbólico e material.

  • E) primário e secundário.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) primário e secundário.

 

Para autores do movimento teórico e metodológico conhecido como interacionismo simbólico, o processo de socialização pode ser dividido em

 

Segundo Zanelli, Borges-Andrade & Bittencourt Bastos

"A perspectiva do interacionismo simbólico e do construtivismo social acrescenta a intervenção do indivíduo no ambiente, sua atividade e os aspectos subjetivos de geração de sentidos e/ou significados. Nessa ótica entendemos a socialização como um processo contínuo, que acompanha a vida sem se esgotar. (...)

 

Podemos diferenciar entre processo de socialização primário e secundário (Berger; Luckmann, 1985). O primeiro se refere ao processo por meio do qual a criança se transforma em um membro participante da sociedade. O segundo refere-se aos processos posteriores de introdução em um mundo social específico."

 

Podemos concluir que, segundo o interacionismo simbólico, o processo de socialização pode ser dividido em primário e secundário.

 

Vamos buscar a alternativa correta.

 

a)  inicial e complexo.

 

O interacionismo simbólico não divide o processo de socialização em inicial e complexo.

 

Alternativa Falsa.

 

b)  infantil e adulto.

 

O interacionismo simbólico não divide o processo de socialização em infantil e adulto.

 

Alternativa Falsa.

 

c)  primordial e essencial.

 

O interacionismo simbólico não divide o processo de socialização em primordial e essencial.

 

Alternativa Falsa.

 

d)  simbólico e material.

 

O interacionismo simbólico não divide o processo de socialização em simbólico e material.

 

Alternativa Falsa.

 

e)  primário e secundário.

 

Conforme vimos acima, esta é a alternativa Correta.

 

A alternativa correta, portanto, é a Letra E.

528) O trabalho do psicólogo no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) pode ocorrer em diversas esferas, com diferentes públicos e variadas demandas. Importantes dispositivos técnicos do SUAS são os Centros de Referência Especializados para a População em Situação de Rua (Centros POP). Neles, são desenvolvidas diversas atividades que são materializadas por equipes multiprofissionais das quais fazem parte os profissionais da psicologia. As ações deles, atuando no referido dispositivo, devem estar em consonância com os objetivos definidos por essa política. Acerca do exposto, assinale a alternativa que indica objetivos de trabalho nos Centros POP.

  • A) Retirar as pessoas da rua, viabilizando moradias dignas e acesso às fontes legais de renda.

  • B) Inserir as pessoas em situação de rua em programas habitacionais vinculados ao governo federal.

  • C) Contribuir para restaurar e preservar a integridade e a autonomia da população em situação de rua.

  • D) Inserir as pessoas em situação de rua em programas de enfrentamento ao uso de drogas, a exemplo das comunidades terapêuticas.

  • E) Possibilitar condições de acolhida na rede socio-assistencial, desde que a pessoa em situação de rua esteja vinculada a serviços oferecidos por Centros de Atenção Psicossocial – Álcool e outras Drogas (CAPS AD).

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) Contribuir para restaurar e preservar a integridade e a autonomia da população em situação de rua.

 

O trabalho do psicólogo no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) pode ocorrer em diversas esferas, com diferentes públicos e variadas demandas. Importantes dispositivos técnicos do SUAS são os Centros de Referência Especializados para a População em Situação de Rua (Centros POP). Neles, são desenvolvidas diversas atividades que são materializadas por equipes multiprofissionais das quais fazem parte os profissionais da psicologia. As ações deles, atuando no referido dispositivo, devem estar em consonância com os objetivos definidos por essa política. Acerca do exposto, assinale a alternativa que indica objetivos de trabalho nos Centros POP.

 

 

a)  Retirar as pessoas da rua, viabilizando moradias dignas e acesso às fontes legais de renda.

 

O Centro Pop, segundo o Ministério da Cidadania, deve

 

"ofertar, obrigatoriamente, o Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua, que realiza atendimentos individuais e coletivos, oficinas e atividades de convívio e socialização, além de ações que incentivem o protagonismo e a participação social das pessoas em situação de rua"

 

O objetivo do Centro Pop não é retirar as pessoas da rua, oferecer moradia ou fonte de renda, mas ofertar acolhimento e suporte para que o sujeito possa ser protegido em sua integridade e para que possa desenvolver autonomia para agir de acordo com suas diferentes necessidades.

 

Assertiva Falsa. 

 

b)  Inserir as pessoas em situação de rua em programas habitacionais vinculados ao governo federal.

 

Como vimos na alternativa "a", o objetivo do Centro Pop não é inserir essas pessoas em programas habitacionais. Esses é um dos objetivos de outros programas do governo, não do Centro Pop.

 

Assertiva Falsa. 

 

c)  Contribuir para restaurar e preservar a integridade e a autonomia da população em situação de rua.

 

Esses são objetivos do Centro Pop. Segundo o Ministério da Cidadania:

 

"Este serviço tem como objetivos:

- Possibilitar condições de acolhida (atendimento inicial que identifica as necessidades do cidadão) na rede socioassistencial;

-  Contribuir para a construção de novos projetos de vida, respeitando as escolhas da pessoa em situação de rua;

Contribuir para resgatar e preservar a integridade e a autonomia da população em situação de rua;

-  Promover ações para reintegrar a pessoa em situação de rua à família e à comunidade."

 

Resgata-se e preserva-se, assim, a integridade e a autonomia dos sujeitos. 

 

Assertiva Correta. 

 

d)  Inserir as pessoas em situação de rua em programas de enfrentamento ao uso de drogas, a exemplo das comunidades terapêuticas.

 

O programa de comunidade terapêutica iria retirar o sujeito do local onde se encontra para interná-lo em um outro espaço. O Centro Pop cuida do sujeito onde ele está. Portanto, não tem esse objetivo.

 

Assertiva Falsa.

 

e)  Possibilitar condições de acolhida na rede socio-assistencial, desde que a pessoa em situação de rua esteja vinculada a serviços oferecidos por Centros de Atenção Psicossocial – Álcool e outras Drogas (CAPS AD).

 

Não há uma condição de que o sujeito esteja vinculado a nenhuma outra instituição para ser atendido pelo Centro Pop.

 

Assertiva Falsa. 

 

A alternativa correta, portanto, é a Letra C. 

529) As intervenções do profissional da psicologia, no enfrentamento da exploração sexual comercial de crianças e adolescentes, podem ser voltadas para as prevenções que podem ocorrer em nível

  • A) primário, aprimorando o já existente Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.

  • B) secundário, com base em campanhas de conscientização locais comunitárias.

  • C) secundário, produzindo assistência integral às vítimas, como também aos ofensores.

  • D) terciário, aprimorando o já existente Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.

  • E) terciário, encaminhando as vítimas dessa violência a serviços assistenciais que promovam um cuidado integral.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) terciário, encaminhando as vítimas dessa violência a serviços assistenciais que promovam um cuidado integral.

 

As intervenções do profissional da psicologia, no enfrentamento da exploração sexual comercial de crianças e adolescentes, podem ser voltadas para as prevenções que podem ocorrer em nível

 

Antes de verificarmos as alternativas, vamos conferir os níveis definidos em um manual de informações sobre abuso e exploração sexual do MEC:

 

Nível Primário:

 

"Têm por objetivo eliminar ou reduzir os fatores sociais , culturais e ambientais que propiciam os maus-tratos. As ações propostas buscam atingir as causas da violência sexual . Juntamente com a implementação de políticas sociais básicas, destacam-se aqui as ações de caráter informativo geral. Assim, as ações educativas devem ser dirigidas a toda população: grupos de mães, pais, adolescentes, escolas e igrejas de todos os credos."

 

Nível Secundário:

 

"Identificação precoce de crianças em 'situação de risco,' impedindo que atos de violência aconteçam e/ou se repitam. As ações desenvolvidas devem incidir sobre situações de maus-tratos já existentes. (...)

 

Ao notificar um caso de abuso e acompanhar os desdobramentos da denúncia, os educadores passam a interagir com esse conjunto de instituições, o que contribui para estimular o funcionamento do sistema e o fortalecimento da rede de proteção a crianças e adolescentes"

 

Nível Terciário:

 

"Tem como objetivo o acompanhamento integral da vítima e do agressor. Diante do fato consumado, deve-se trabalhar para que o ato não se repita. As ações a ser desenvolvidas nessa área devem priorizar o imediato encaminhamento da criança/adolescente ao serviço educacional, médico, psicológico, jurídico-social."

 

a)  primário, aprimorando o já existente Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.

 

Conforme diz o manual, o profissional pode aprimorar o Sistema quando faz a denuncia e o acompanhamento. Isso ocorre no nível secundário de prevenção.

 

Assertiva Falsa.

 

b)  secundário, com base em campanhas de conscientização locais comunitárias.

 

Campanhas informativas e de conscientização são realizadas no nível primário.

 

Assertiva Falsa.

 

c)  secundário, produzindo assistência integral às vítimas, como também aos ofensores.

 

A assistência integral ocorre no nível terciário.

 

Assertiva Falsa.

 

d)  terciário, aprimorando o já existente Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.

 

Como comentamos acima, o aprimoramento se dá no nível secundário.

 

Assertiva Falsa.

 

e)  terciário, encaminhando as vítimas dessa violência a serviços assistenciais que promovam um cuidado integral.

 

De acordo com o que vimos, a assistência integral ocorre no nível terciário.

 

Esta é a Correta. 

 

A alternativa correta, portanto, é a Letra E. 

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530) O trabalho com famílias, no âmbito da Política Nacional de Assistência Social, pode ser desenvolvido pelo profissional da psicologia por meio de metodologias grupais. Essas podem se adequar a diversas demandas e formatos. Um exemplo bastante utilizado atualmente é o trabalho com os chamados grupos reflexivos. Essa metodologia pode ser desenvolvida com questões relacionadas a direitos violados (violência doméstica e sexual, entre outras), bem como servir como dispositivo de construção de conhecimento e enfrentamento a questões do cotidiano de uma família, como o uso e abuso de substâncias químicas. Os grupos reflexivos são embasados pela

  • A) psicanálise compreensiva de Melanie Klein e pela autopoises de maturana.

  • B) teoria sistêmica e pela educação popular de Paulo Freire.

  • C) educação popular de base freireana e pela reflexologia.

  • D) sociologia da educação de Darcy Ribeiro e pela educação popular de Paulo Freire.

  • E) sociologia comunitária de Weber e pela teoria sistêmica.

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A alternativa correta é letra B) teoria sistêmica e pela educação popular de Paulo Freire.

 

O trabalho com famílias, no âmbito da Política Nacional de Assistência Social, pode ser desenvolvido pelo profissional da psicologia por meio de metodologias grupais. Essas podem se adequar a diversas demandas e formatos. Um exemplo bastante utilizado atualmente é o trabalho com os chamados grupos reflexivos. Essa metodologia pode ser desenvolvida com questões relacionadas a direitos violados (violência doméstica e sexual, entre outras), bem como servir como dispositivo de construção de conhecimento e enfrentamento a questões do cotidiano de uma família, como o uso e abuso de substâncias químicas. Os grupos reflexivos são embasados pela

 

Antes de irmos em direção às alternativas, vamos ver um pouco de teoria.

 

Magna Araújo, ao falar sobre Grupos Reflexivos de Gênero, comenta sobre a referência teórica que embasa a técnica:

 

"A fundamentação teórica baseia-se no pensamento sistêmico, através da proposta reflexiva de Tom Andersen a fim de reconstruir significados a partir das ações do cotidiano; na Pedagogia da Pergunta de Paulo Freire, que através de perguntas geradores de diálogo sugere uma nova forma de refletir coletivamente sobre eixos temáticos presentes na vida cotidiana dos participantes; no construtivismo, o qual defende que nada está pronto e acabado, tudo está em construção na interação do indivíduo com o meio físico e social."

 

De acordo com a referência acima, percebemos, então, quais são as teorias que fundamentam o processo de facilitação dos Grupos Reflexivos, a saber: teoria sistêmica, construtivismo e a teoria de Paulo Freire. 

 

Agora, vamos buscar a alternativa correta.

 

a)  psicanálise compreensiva de Melanie Klein e pela autopoises de maturana.

 

Na referência acima não há menção à utilização da teoria de Melanie Klein ou de Maturana para trabalhar com Grupo Reflexivo.

 

Assertiva Falsa.

 

b)  teoria sistêmica e pela educação popular de Paulo Freire.

 

Esta alternativa está de acordo com o que expomos acima, quando cita a teoria sistêmica e Paulo Freire.

 

Assertiva Correta.

 

c)  educação popular de base freireana e pela reflexologia.

 

A primeira parte da afirmativa está correta, mas fica equivocada quando cita a reflexologia.

 

Assertiva Falsa. 

 

d)  sociologia da educação de Darcy Ribeiro e pela educação popular de Paulo Freire.

 

A primeira parte da assertiva está falsa quando cita Darcy Ribeiro, porém a segunda parte está verdadeira.

 

Contudo, a primeira parte deixa a alternativa Falsa.

 

e)  sociologia comunitária de Weber e pela teoria sistêmica

 

Novamente a primeira parte está falsa e a segunda verdadeira.

 

Assertiva Falsa. 

 

A alternativa correta, portanto, é a Letra B. 

1 51 52 53 54 55 97