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Questões Sobre Psicologia Social - Psicologia - concurso

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531) Um dos autores mais influentes para a psicologia social comunitária brasileira é Ignácio Martín-Baró (1942-1969). Em um dos mais clássicos textos desse autor O papel do psicólogo (1996), ele defende que psicologia deve ser feita de maneira comprometida com o contexto no qual se situa, em harmonia com as demandas e as necessidades dos povos que historicamente foram subalternizados. Para tanto, Martín-Baró defende que o fazer profissional de psicólogos e psicólogas seja guiado por processos de

  • A) aprendizagem de novos comportamentos.

  • B) subjetivação.

  • C) adaptação.

  • D) conscientização.

  • E) insubordinação.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) conscientização.

 

Um dos autores mais influentes para a psicologia social comunitária brasileira é Ignácio Martín-Baró (1942-1969). Em um dos mais clássicos textos desse autor O papel do psicólogo (1996), ele defende que psicologia deve ser feita de maneira comprometida com o contexto no qual se situa, em harmonia com as demandas e as necessidades dos povos que historicamente foram subalternizados. Para tanto, Martín-Baró defende que o fazer profissional de psicólogos e psicólogas seja guiado por processos de

 

Martin-Baró, no artigo citado, comenta sobre o que ele considera que deve ser o horizonte da prática dos psicólogos, que é a conscientização. Veja o resumo do artigo:

 

"O trabalho profissional do psicólogo deve ser definido em função das circunstâncias concretas da população a que deve atender. A situação atual dos povos centro-americanos pode ser caracterizada por:

 

(a) a injustiça estrutural,

(b) as guerras ou quase-guerras revolucionárias, e

(c) a perda da soberania nacional.

 

Ainda que o psicólogo não seja chamado para resolver tais problemas, ele deve contribuir, a partir de sua especificidade, para buscar uma resposta. Propõe-se como horizonte do seu quefazer a conscientização, isto é, ele deve ajudar as pessoas a superarem sua identidade alienada, pessoal e social, ao transformar as condições opressivas do seu contexto.

 

Aceitar a conscientização como horizonte não exige tanto mudar o campo de trabalho, mas a perspectiva teórica e prática a partir da qual se trabalha. Pressupõe que o psicólogo centro-americano recoloque seu conhecimento e sua práxis, assuma a perspectiva das maiorias populares e opte por acompanhá-las no seu caminho histórico em direção à libertação"

 

Vamos observar agora as alternativas.

 

a)  aprendizagem de novos comportamentos.

 

Martin-Baró não propõe a aprendizagem de novos comportamentos, mas a conscientização.

 

Assertiva Falsa.

 

b)  subjetivação.

 

Esta assertiva também está errada ao falar de subjetivação. Martin-Baró fala sobre conscientização no artigo.

 

Assertiva Falsa.

 

c)  adaptação.

 

Martin-Baró propõe a conscientização para transformar as condições de opressão. Não tem relação com adaptação.

 

Assertiva Falsa.

 

d)  conscientização.

 

Conforme expomos acima, esta é a alternativa Correta.

 

e)  insubordinação.

 

Segundo Martin-Baró, a prática dos psicólogos deve ter como horizonte a conscientização e não a insubordinação.

 

Assertiva Falsa.

 

A alternativa correta, portanto, é a Letra D.

532) Uma importante ferramenta de intervenção e investigação em psicologia social comunitária é a investigação-ação participante (IAP). As influências dessa ferramenta guardam diálogo com a psicologia de grupos de Kurt Lewin, com a sociologia de Berger e Luckman e com a educação popular de Paulo Freire. Quanto às diversas características do IAP, assinale a alternativa correta.

  • A) Não finaliza com a realização de determinada ação. Há sempre um novo questionamento que suscitará novas investigações e intervenções, de maneira espiralar.

  • B) Caracteriza-se como uma técnica/metodologia neutra.

  • C) Corresponde exatamente à pesquisa-ação clássica proposta por Kurt Lewin.

  • D) Obedece ao modo clássico de intervenção: problema, investigação, intervenção, avaliação.

  • E) Tem bases filosóficas ancoradas na psicologia positiva.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) Não finaliza com a realização de determinada ação. Há sempre um novo questionamento que suscitará novas investigações e intervenções, de maneira espiralar.

 

Uma importante ferramenta de intervenção e investigação em psicologia social comunitária é a investigação-ação participante (IAP). As influências dessa ferramenta guardam diálogo com a psicologia de grupos de Kurt Lewin, com a sociologia de Berger e Luckman e com a educação popular de Paulo Freire. Quanto às diversas características do IAP, assinale a alternativa correta.

 

Antes de vermos as alternativas, vamos revisar um pouco a teoria.

 

De acordo com Selener, a Investigação-Ação Participante (IAP) é

 

“um processo pelo qual membros de um grupo ou uma comunidade oprimida, coletam e analisam informação, e atuam sobre os seus problemas com o propósito de encontrar soluções e promover transformações políticas e sociais”

 

O investigador, na IAP, está implicado junto com o grupo na redução da injustiça social. Conforme Beatriz Padilla diz

 

"Em consequência, a IAP gera consciência sociopolítica entre os investigadores e entre os membros da comunidade, permitindo o envolvimento de todos no processo de investigação, não meramente como objetos de estudo mas como agentes de mudança" 

 

A IAP difere de outros métodos de investigação, pois o investigador não tem a pretensão de ser neutro e apenas coletar informações. Na IAP o investigador e os membros são protagonistas no processo de pesquisa e intervenção.

 

O modo como é feita a IAP assemelha-se a uma espiral, onde o ponto de chegada da investigação torna-se um novo ponto de partida. Veja o que Carvalho da Silva comenta:

 

"A IAP assenta numa abordagem cíclica e recursiva, tal como foi inicialmente concebida pelo seu precursor, Kurt Lewin (1946). Este processo cíclico, que liga ação e reflexão, compreende momentos de planejamento, ação, observação e reflexão recorrentes ao longo da investigação, traduzindo-se numa avaliação constante dos resultados da investigação que conduzem a uma readequação da estratégia de ação."

 

Agora, vamos observar as alternativas. 

 

a)  Não finaliza com a realização de determinada ação. Há sempre um novo questionamento que suscitará novas investigações e intervenções, de maneira espiralar.

 

Como vimos acima, a IAP funciona como uma espiral. 

 

Assertiva Correta.

 

b)  Caracteriza-se como uma técnica/metodologia neutra.

 

Como falamos acima, na IAP, o investigador também participa. Portanto, não é uma técnica neutra.

 

Assertiva Falsa.

 

c)  Corresponde exatamente à pesquisa-ação clássica proposta por Kurt Lewin.

 

Segundo Novaes & Gil, o termo Pesquisa-Ação foi cunhado primeiramente por Lewin, porém houve uma série de transformações a partir deste início. Eles citam uma diferença entre a pesquisa-ação e o modo de pesquisa participante:

 

"Existem semelhanças entre a PP (pesquisa participante) e a PA (pesquisa-ação), pois ambas caracterizam-se pela interação entre os pesquisadores e as pessoas envolvidas nas situações investigadas. Mas há uma grande diferença, que está no caráter emancipatório da PP.

 

Enquanto a PA supõe alguma forma de ação, que pode ser de caráter social, educativo, técnico ou outro, a PP tem como propósito fundamental a emancipação das pessoas ou das comunidades que a realizam. Ou seja, a PA pode, dependendo de quem a pratica, ter um caráter emancipatório. Já a pesquisa participante só é escolhida por quem de antemão se propõe a lutar junto a comunidades excluídas."

 

Percebemos que uma diferença entre a perspectiva original de Lewin e a da IAP está no caráter emancipatório proposto pela IAP.

 

Assertiva Falsa. 

 

d)  Obedece ao modo clássico de intervenção: problema, investigação, intervenção, avaliação.

 

A IAP não segue um modelo clássico. É um modelo cíclico de planejamento, ação, observação e reflexão. Como se fosse uma espiral.

 

Assertiva Falsa.

 

e)  Tem bases filosóficas ancoradas na psicologia positiva.

 

A IAP teve influência dos pensamentos de Paulo Freire, Orlando Fals-Borda, das ciencias sociais e da filosofia crítica. Não foi fundamentada na psicologia positiva.

 

Assertiva Falsa.

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra A.

533) Sobre a ideia de pertencimento racial, assinale a alternativa correta.

  • A) Essa ideia é pertinente apenas à população negra e tem como objetivo somente permitir aos negros que eles saibam se pertencem a uma dada raça.
  • B) Essa ideia envolve apenas a ideia de construção da identidade enquanto sujeito.
  • C) O pertencimento racial aponta o lugar que determinada população deve ocupar no seio da sociedade.
  • D) O pertencimento racial é a consequência indelével da reconstrução da identidade negra positiva que busca desassociar a construção identitária negra com atributos desqualificadores.
  • E) Deixar de falar em raça é uma das maneiras que se busca para combater o racismo e a ideia de pertencimento racial.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) O pertencimento racial é a consequência indelével da reconstrução da identidade negra positiva que busca desassociar a construção identitária negra com atributos desqualificadores.

 

Sobre a ideia de pertencimento racial, assinale a alternativa correta.


a)  Essa ideia é pertinente apenas à população negra e tem como objetivo somente permitir aos negros que eles saibam se pertencem a uma dada raça.

 

Essa ideia não é pertinente apenas à população negra. Veja o que Neves & Amaral falam:

"Mas não só aos negros este pertencimento racial permanece sendo um instrumento psicológico e psicossocial. Também aos brancos este trabalho cabe. Aos brancos é necessário fazer o trabalho de se reconhecer racialmente também, e que ocupam um lugar de privilégios sociorracial".

 

Assertiva Falsa. 


b)  Essa ideia envolve apenas a ideia de construção da identidade enquanto sujeito.

 

Não apenas a construção de identidade enquanto sujeito. Veja o que dizem Neves & Amaral:

 

"E, sim, aos negros e negras é importante que seja feito o trabalho de se saber pertencente a uma dada raça, para poder entender, com maior magnitude, não apenas a sua identidade enquanto sujeito, como também enquanto reconhecimento do lugar que está destinado a ocupar no seio da sociedade".

 

Assertiva Falsa. 


c)  O pertencimento racial aponta o lugar que determinada população deve ocupar no seio da sociedade.

 

Com base em Neves & Amaral, não é que o pertencimento racial aponte o lugar que deva ser ocupado, mas viabiliza perceber-se pertencente a uma raça e entender os lugares que a sociedade destina às pessoas pertencentes àquela raça.

 

Assertiva Falsa. 


d)  O pertencimento racial é a consequência indelével da reconstrução da identidade negra positiva que busca desassociar a construção identitária negra com atributos desqualificadores.

 

Esta alternativa está de acordo com o texto de Neves & Amaral. Veja:

 

"O pertencimento racial é a consequência indelével da reconstrução da identidade negra positiva. Se ao longo da história brasileira a construção identitária negra foi negativamente apontada, com atributos desqualificadores deste pertencimento, é rigorosamente necessário fazer esta reconstrução, que traga para a pauta do dia, de todas as pessoas negras, os qualificadores de cada pessoa. É preciso dissociar a cor da pele, a tipagem capilar, assim como outros atributos fenotípicos, de características negativas, tal como o racismo atribui".

 

Assertiva Correta. 


e)  Deixar de falar em raça é uma das maneiras que se busca para combater o racismo e a ideia de pertencimento racial.

 

Ao contrário do que a assertiva afirma, Neves & Amaral comentam que 

 

"Importante salientar que não será deixando de falar em raça que o racismo será combalido".

 

Assertiva Falsa. 

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra D. 

534) O desenvolvimento buscado pela Psicologia Comunitária inclui o sujeito da comunidade dentro de uma perspectiva de mudança da situação social de uma forma libertadora. Essa concepção permite que se estabeleça uma ligação entre a prática comunitária e a psicologia, na medida em que relaciona o indivíduo aos problemas psicossociais da comunidade (Góis, 205). Com base nesse referencial, assinale a alternativa CORRETA.

  • A) O sujeito da comunidade atrela-se, cada vez mais, à ideologia de submissão e resignação, à identidade de oprimido e explorado e à cultura da pobreza.

  • B) É importante estudar o sujeito inserido na sua própria comunidade onde se desenvolve a atividade comunitária e, com isso, são construídos exclusivamente os significados relacionados à vida na comunidade.

  • C) O que distingue o sujeito da comunidade do indivíduo submisso e dependente que ali vive é que o segundo tem uma consciência transitiva que lhe permite melhor compreender o modo de vida de sua comunidade e de si mesmo.

  • D) A comunidade surge com as relações psicossociais indiretas dos moradores de um determinado lugar, e a psicologia comunitária busca

    a dimensão psicossocial da dinâmica que é estabelecida na comunidade a partir dessas relações entre as pessoas.

  • E) A psicologia comunitária estuda o modo como as pessoas vivem e atuam na sua realidade cotidiana, o que remete à necessidade de o profissional da área comprometer-se com o estudo das condições de vida da comunidade que influenciam, positiva ou negativamente, a construção de sujeitos comunitários.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) A psicologia comunitária estuda o modo como as pessoas vivem e atuam na sua realidade cotidiana, o que remete à necessidade de o profissional da área comprometer-se com o estudo das condições de vida da comunidade que influenciam, positiva ou negativamente, a construção de sujeitos comunitários.

 

O desenvolvimento buscado pela Psicologia Comunitária inclui o sujeito da comunidade dentro de uma perspectiva de mudança da situação social de uma forma libertadora. Essa concepção permite que se estabeleça uma ligação entre a prática comunitária e a psicologia, na medida em que relaciona o indivíduo aos problemas psicossociais da comunidade (Góis, 205). Com base nesse referencial, assinale a alternativa CORRETA.

 

a)  O sujeito da comunidade atrela-se, cada vez mais, à ideologia de submissão e resignação, à identidade de oprimido e explorado e à cultura da pobreza.

 

O sujeito da comunidade rompe com essa lógica. Veja o que Góis:

 

"O que distingue o sujeito da comunidade do individuo submisso e dependente que ali vive, é que o primeiro tem uma consciência transitiva que lhe permite compreender o modo de vida de sua comunidade e de si mesmo, além de reconhecer seu valor e poder para desenvolvê-la e desenvolver-se numa perspectiva dialógica e solidária, rompendo cada vez mais uma ideologia de submissão e resignação (Góis, 1984) e uma cultura da pobreza (Martín-Baró, 1998), construída por séculos de opressão e exploração."

 

Assertiva Falsa.

 

b)  É importante estudar o sujeito inserido na sua própria comunidade onde se desenvolve a atividade comunitária e, com isso, são construídos exclusivamente os significados relacionados à vida na comunidade.

 

Na verdade, são construídos significados, sentidos e sentimentos. Observe o que Góis fala:

 

 "A Psicologia Comunitária estuda os significados e sentidos (Vygotski, 1991; Leontiev, 1982; Luria, 1977), assim como os sentimentos pessoais e coletivos acerca da vida na comunidade. Além disso, estuda o modo como esse sistema de significados, sentidos e sentimentos, se encontra nas atividades comunitárias e nas condições gerais da vida dos moradores na comunidade, no município e no conjunto da sociedade.

 

Assertiva Falsa.

 

c)  O que distingue o sujeito da comunidade do indivíduo submisso e dependente que ali vive é que o segundo tem uma consciência transitiva que lhe permite melhor compreender o modo de vida de sua comunidade e de si mesmo.

 

Segundo Góis, é o sujeito da comunidade que tem uma consciência transitiva. 

 

Assertiva Falsa. 

 

d)  A comunidade surge com as relações psicossociais indiretas dos moradores de um determinado lugar, e a psicologia comunitária busca a dimensão psicossocial da dinâmica que é estabelecida na comunidade a partir dessas relações entre as pessoas.

 

A alternativa está incorreta ao falar sobre relações psicossociais indiretas. 

 

Assertiva Falsa. 

 

e)  A psicologia comunitária estuda o modo como as pessoas vivem e atuam na sua realidade cotidiana, o que remete à necessidade de o profissional da área comprometer-se com o estudo das condições de vida da comunidade que influenciam, positiva ou negativamente, a construção de sujeitos comunitários.

 

A alternativa está coerente com o texto de Góis.

 

Góis comenta:

 

"Podemos dizer que a Psicologia Comunitária estuda o modo-de-vida da comunidade e de como este se reflete e muda na mente de seus moradores, para de novo surgir, transformado, singularizado, em suas atividades concretas no cotidiano da comunidade. Isto significa, também, compreender as necessidades dos moradores e a importância do compromisso que o Psicólogo Comunitário tem com a comunidade que estuda e/ou atua." 

 

De acordo com o autor, a Psicologia Comunitária 

 

"Tem por objetivo o desenvolvimento do sujeito da comunidade, mediante o aprofundamento da consciência dos moradores com relação ao modo-de-vida da comunidade" 

 

Assertiva Correta. 

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra E. 

535) Segundo Góis (2008), a Saúde Comunitária apresenta dois principais âmbitos de atuação a partir da formação de pontes ativas entre as políticas públicas, os profissionais e a comunidade. Dentre eles, destaca-se:

  • A) o âmbito de atuação na comunidade.

  • B) os tipos de facilitação em instituições.

  • C) a articulação indivíduo-família-comunidade.

  • D) as fases de facilitação da dinâmica comunitária.

  • E) a ação diferencial tomando como referência o ciclo de vida, as minorias e os portadores de necessidades especiais.

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A alternativa correta é letra C) a articulação indivíduo-família-comunidade.

 

A banca escolheu como correta a Letra C. Contudo, com base no texto do teórico abordado, nota-se que a alternativa correta é a Letra E. É um caso que deveria ser pleiteada a alteração de gabarito.

 

Segundo Góis (2008), a Saúde Comunitária apresenta dois principais âmbitos de atuação a partir da formação de pontes ativas entre as políticas públicas, os profissionais e a comunidade. Dentre eles, destaca-se:

 

Observe o texto de Góis:

 

"ÂMBITO DE ATUAÇÃO NA COMUNIDADE

 

Consideramos dois os principais âmbitos de atuação em Saúde Comunitária a partir da formação de pontes ativas entre as políticas públicas, os profissionais e a comunidade. São eles: participação dos profissionais de saúde no processo de desenvolvimento comunitário e ação diferencial tomando como referência o ciclo vital, a questão de gênero e outras opções sexuais, as minorias étnicas e os portadores de necessidades especiais."

 

Vemos que abaixo a única alternativa que contempla um dos âmbitos é a Letra E:  a ação diferencial tomando como referência o ciclo de vida, as minorias e os portadores de necessidades especiais.

 

a)  o âmbito de atuação na comunidade.

b)  os tipos de facilitação em instituições.

c)  a articulação indivíduo-família-comunidade.

d)  as fases de facilitação da dinâmica comunitária.

e)  a ação diferencial tomando como referência o ciclo de vida, as minorias e os portadores de necessidades especiais. 

536) De acordo com a Psicologia Social analise as afirmativas a seguir, no que se refere ao contexto brasileiro:

 

I. A psicologia social é “o estudo científico de como as pessoas pensam, influenciam e se relacionam umas com as outras”. (Myers, 2014)

 

II. “É dentro do materialismo histórico e da lógica dialética que vamos encontrar os pressupostos epistemológicos para a reconstrução de um conhecimento que atenda à realidade social e ao cotidiano de cada indivíduo e que permita uma intervenção efetiva na rede de relações sociais que define cada indivíduo.” (Lane, 1984)

 

III. “O que mais importa aos psicólogos sociais contemporâneos explicar são as condutas humanas modificadas pela presença atual ou implicada de outras pessoas.” (Krüger, 1986)

 

IV. “Toda a psicologia é social.” (Lane, 1984).

 

Com a análise das afirmativas, é CORRETO afirmar que:

  • A) diferentemente do contexto europeu e norteamericano, a psicologia social no Brasil, desde sua consolidação, possui objeto claro como visto nas afirmativas I e III, assumindo que o homem é sujeito da própria história (afirmativa II) e agente transformador da sociedade (afirmativa IV).

  • B) embora a psicologia social no Brasil inicialmente apresentasse afinidades com a psicologia norte-americana, conforme sinalizam as

    afirmativas I e III, as demais afirmações evidenciam que essa disciplina assume a natureza sóciohistórica do homem sem reduzir ou destituir a psicologia de suas especificidades.

  • C) próxima ao contexto europeu, a psicologia social no Brasil possui clareza de objeto e de compreensão da sua função no âmbito da psicologia (afirmativas I e III), diferentemente do contexto norteamericano, que, mesmo com a clareza de objeto, assume caráter ora reducionista, ora generalista, como nas afirmativas II e IV.

  • D) embora a psicologia social no Brasil apresente afinidades tanto com a escola européia, quanto com a americana (afirmativas I e IV), destitui-se de clareza de objeto e de compreensão como pode ser observado nas afirmativas II e III, mesmo assumindo a natureza sócio-histórica e de agente de transformação social do homem.

  • E) A evolução da Psicologia Social, nas diferentes partes de mundo, vem ocorrendo, de certa forma, associada às várias modalidades ou vertentes da disciplina. Assim é que, na América do Norte, e mais especialmente nos Estados Unidos da América, a Psicologia Social Sociológica foi e continua sendo a tendência predominante o que influencia diretamente a psicologia social no Brasil.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) embora a psicologia social no Brasil inicialmente apresentasse afinidades com a psicologia norte-americana, conforme sinalizam as

afirmativas I e III, as demais afirmações evidenciam que essa disciplina assume a natureza sóciohistórica do homem sem reduzir ou destituir a psicologia de suas especificidades.

 

De acordo com a Psicologia Social analise as afirmativas a seguir, no que se refere ao contexto brasileiro:

 

I. A psicologia social é “o estudo científico de como as pessoas pensam, influenciam e se relacionam umas com as outras”. (Myers, 2014) 

 

II. “É dentro do materialismo histórico e da lógica dialética que vamos encontrar os pressupostos epistemológicos para a reconstrução de um conhecimento que atenda à realidade social e ao cotidiano de cada indivíduo e que permita uma intervenção efetiva na rede de relações sociais que define cada indivíduo.” (Lane, 1984)

 

III. “O que mais importa aos psicólogos sociais contemporâneos explicar são as condutas humanas modificadas pela presença atual ou implicada de outras pessoas.” (Krüger, 1986)

 

IV. “Toda a psicologia é social.” (Lane, 1984).

 

Com a análise das afirmativas, é CORRETO afirmar que:

 

a)  diferentemente do contexto europeu e norteamericano, a psicologia social no Brasil, desde sua consolidação, possui objeto claro como visto nas afirmativas I e III, assumindo que o homem é sujeito da própria história (afirmativa II) e agente transformador da sociedade (afirmativa IV).

 

Essa visão crítica no Brasil só surge posteriormente, com grande importância de Silvia Lane (Afirmativa IV). No início, o Brasil utilizava o modelo americano e europeu.

 

Para compreender melhor a história, veja o texto presente no livro "Psicologia Social: O homem em movimento" de Lane e Codo:

 

"À relação entre Psicologia e Psicologia Social deve ser entendida em sua perspectiva histórica, quando^ na década de 50 se iniciam sistematizações em termos de Psicologia Social, dentro de duas tendências predominantes: uma, na tradição pragmática dos Estados Unidos, visando alterar e/ou criar atitudes, interferir nas relações grupais para harmonizá-las e assim garantir a produtividade do grupo — é uma atuação que se caracteriza pela euforia de uma intervenção que minimizaria conflitos, tornando os homens 'felizes' recorstrutores da humanidade que acabava de sair da destruição de uma II Guerra Mundial.

 

A outra tendência, que também procura conhecimentos que evitem novas catástrofes mundiais, segue a tradição filosófica européia, com raízes na fenomenologia, buscando modelos científicos totalizantes, como Lewin e sua teoria de Campo. A euforia deste ramo científico denominado Psicologia Social dura relativamente pouco, pois sua eficácia começa a ser questionada em meados da década de 60, quando as análises criticas apontavam para uma 'crise' do conhecimento psicossocial que não conseguia intervir nem explicar, muito menos prever comportamentos sociais.

 

As réplicas de pesquisas e experimentos não permitiam formular leis, os estudos interculturais apontavam para uma complexidade de variáveis que desafiavam os pesquisadores e estatísticos — é o retorno às análises fatoriais e novas técnicas de análise de multivariância, que afirmam sobre relações existentes, mas nada em termos de 'como' e 'por quê' .

(...)

Na América Latina, Terceiro Mundo, dependente econômica e culturalmente, a Psicologia Social oscila entre o pragmatismo norte-americano e a visão abrangente de um homem que só era compreendido filosófica ou sociologicamente — ou seja, um homem abstrato. Os congressos interamericanos de Psicologia são excelentes termômetros dessa oscilação e que culminam em 1976 (Miami), com críticas mais sistematizadas e novas propostas, principalmente pelo grupo da Venezuela, que se organiza numa Associação Venezuelana de Psicologia Sovial (AVEPSO) coexistindo com a Associação Latino-Americana de Psicologia Social (ALAPSO). Nessa ocasião, psicólogos brasileiros também faziam suas críticas, procurando novos rumos para uma Psicologia Social que atendesse à nossa realidade, Esses movimentos culminam em 1979 (SIP — Lima, Peru) com propostas concretas de uma Psicologia Social em bases materialista-históricas e voltadas para trabalhos comunitários, agora com a participação de psicólogos peruanos, mexicanos e outros."

 

Assertiva Falsa.

 

b)  embora a psicologia social no Brasil inicialmente apresentasse afinidades com a psicologia norte-americana, conforme sinalizam as afirmativas I e III, as demais afirmações evidenciam que essa disciplina assume a natureza sócio-histórica do homem sem reduzir ou destituir a psicologia de suas especificidades.

 

Essa afirmativa está correta. Conforme vimos no texto supracitado, inicialmente o Brasil seguia um modelo de Psicologia Social desconectado de sua realidade. Posteriormente, junto com um movimento de países latino-americanos, o Brasil desenvolve um modelo sócio-histórico.

 

Assertiva Correta. 

 

c)  próxima ao contexto europeu, a psicologia social no Brasil possui clareza de objeto e de compreensão da sua função no âmbito da psicologia (afirmativas I e III), diferentemente do contexto norteamericano, que, mesmo com a clareza de objeto, assume caráter ora reducionista, ora generalista, como nas afirmativas II e IV.

 

Conforme vimos acima, inicialmente a Psicologia Social no Brasil estava próxima ao modelo norte-americano e europeu.

 

Assertiva Falsa.

 

d)  embora a psicologia social no Brasil apresente afinidades tanto com a escola européia, quanto com a americana (afirmativas I e IV), destitui-se de clareza de objeto e de compreensão como pode ser observado nas afirmativas II e III, mesmo assumindo a natureza sócio-histórica e de agente de transformação social do homem.

 

Silvia Lane (afirmativa IV) não está de acordo com as escolas europeias e americanas, mas faz uma crítica a elas.

 

Assertiva Falsa.

 

e)  A evolução da Psicologia Social, nas diferentes partes de mundo, vem ocorrendo, de certa forma, associada às várias modalidades ou vertentes da disciplina. Assim é que, na América do Norte, e mais especialmente nos Estados Unidos da América, a Psicologia Social Sociológica foi e continua sendo a tendência predominante o que influencia diretamente a psicologia social no Brasil

 

Nos Estados Unidos predomina a Psicologia Social Psicológica.

 

Assertiva Falsa.

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra B. 

537) A crise na Psicologia Social ocorrida no hemisfério norte a partir da década de sessenta refletiu-se na Psicologia recém-desenvolvida. A “crise da psicologia social” dos anos 70, nos Estados Unidos (Perspectiva psicológica), produziu também repercussões transformadoras no Brasil. Os principais movimentos de contraposição à psicologia social cognitiva nessa época foram: a perspectiva de Silvia Lane, procurando compreender um homem como ser em movimento. Em decorrência disso surge a psicologia social comunitária e a teoria das representações sociais como caminhos que a psicologia social pôde tomar após o período de crise. Tratava-se também de formular teorias que permitissem uma articulação entre dimensões cognitivas, afetivas e comportamentais e aquelas de natureza mais sociológica, antropológica, política.


Analise as proposições como verdadeiras ou falsas:


I. Algumas dificuldades foram sentidas no ensino da Psicologia nas décadas de setenta e oitenta no que tange à orientação dos grupos de professores da disciplina. Esse quadro envolveu principalmente os professores de Psicologia Social com orientação política de esquerda.


II. Na época da ditadura militar, quando o currículo do curso de Psicologia estava sendo estruturado, a disciplina “Psicologia Comunitária” estava presente; contudo, naquela época, seus objetivos foram manipulados pelo governo, que pretendia, com isso, o desenvolvimento de técnicas que possibilitassem a manipulação de massas.

 

III. Desde a década de oitenta a disciplina Psicologia Comunitária tem sido reivindicada, tendo em vista seu crescimento expressivo nos anos oitenta, sinalizando um novo compromisso com segmentos sociais excluídos. Tal iniciativa fez a psicologia social no Brasil ficar dividida numa perspectiva psicológica e outra sociológica.


IV. Atualmente, a área de psicologia social vive uma situação de dúvida e ampliação de busca de recortes de objeto a considerar, de formulações teóricas a serem feitas, de métodos de trabalho e modos de inserção profissional. Assim, da crise de relevância ao fim do regime militar, houve uma retomada de contribuições vindas das ciências sociais para a Psicologia Social, até então consideradas suspeitas ou desconsideradas. Com a ampliação da democracia política no país, cresceu o reconhecimento acadêmico em relação aos potenciais dos fatores psicossociais e psicossociológicos para a compreensão humana.

  • A) I, II e IV são verdadeiras
  • B) I, II e III são verdadeiras
  • C) I e II são verdadeiras
  • D) II, III e IV são verdadeiras
  • E) III e IV são verdadeiras

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) I, II e IV são verdadeiras

 

A crise na Psicologia Social ocorrida no hemisfério norte a partir da década de sessenta refletiu-se na Psicologia recém-desenvolvida. A “crise da psicologia social” dos anos 70, nos Estados Unidos (Perspectiva psicológica), produziu também repercussões transformadoras no Brasil. Os principais movimentos de contraposição à psicologia social cognitiva nessa época foram: a perspectiva de Silvia Lane, procurando compreender um homem como ser em movimento. Em decorrência disso surge a psicologia social comunitária e a teoria das representações sociais como caminhos que a psicologia social pôde tomar após o período de crise. Tratava-se também de formular teorias que permitissem uma articulação entre dimensões cognitivas, afetivas e comportamentais e aquelas de natureza mais sociológica, antropológica, política.


Analise as proposições como verdadeiras ou falsas:


I. Algumas dificuldades foram sentidas no ensino da Psicologia nas décadas de setenta e oitenta no que tange à orientação dos grupos de professores da disciplina. Esse quadro envolveu principalmente os professores de Psicologia Social com orientação política de esquerda.

 

A afirmativa está de acordo com o texto de Souza e Souza Filho:

 

"Algumas dificuldades foram sentidas no ensino da Psicologia nas décadas de setenta e oitenta no que tange à orientação dos grupos de professores da disciplina. Esse quadro envolveu principalmente os professores de Psicologia Social com orientação política de esquerda. Tem-se como exemplo o fato de que, na época da ditadura militar, quando o currículo do curso de Psicologia estava sendo estruturado, a disciplina 'Psicologia Comunitária' estava presente; contudo, naquela época, seus objetivos foram manipulados pelo governo, que pretendia, com isso, o desenvolvimento de técnicas que possibilitassem a manipulação de massas."

 

Assertiva Correta. 


II. Na época da ditadura militar, quando o currículo do curso de Psicologia estava sendo estruturado, a disciplina “Psicologia Comunitária” estava presente; contudo, naquela época, seus objetivos foram manipulados pelo governo, que pretendia, com isso, o desenvolvimento de técnicas que possibilitassem a manipulação de massas.

 

De acordo com a citação que vimos acima, essa afirmativa também está correta.

 

Assertiva Correta.

 

III. Desde a década de oitenta a disciplina Psicologia Comunitária tem sido reivindicada, tendo em vista seu crescimento expressivo nos anos oitenta, sinalizando um novo compromisso com segmentos sociais excluídos. Tal iniciativa fez a psicologia social no Brasil ficar dividida numa perspectiva psicológica e outra sociológica.

 

 A afirmativa distorce o seguinte trecho:

 

"Desde a década de oitenta a disciplina Psicologia Comunitária tem sido reivindicada, tendo em vista seu crescimento expressivo nos anos oitenta, sinalizando um novo compromisso com segmentos sociais excluídos. Tal iniciativa aumentou a capacidade do profissional de transitar por diferentes locais de trabalho."

 

Assertiva Falsa.


IV. Atualmente, a área de psicologia social vive uma situação de dúvida e ampliação de busca de recortes de objeto a considerar, de formulações teóricas a serem feitas, de métodos de trabalho e modos de inserção profissional. Assim, da crise de relevância ao fim do regime militar, houve uma retomada de contribuições vindas das ciências sociais para a Psicologia Social, até então consideradas suspeitas ou desconsideradas. Com a ampliação da democracia política no país, cresceu o reconhecimento acadêmico em relação aos potenciais dos fatores psicossociais e psicossociológicos para a compreensão humana.

 

Alternativa coerente com o texto de Souza e Souza Filho:

 

"Atualmente, a área de psicologia social vive uma situação de dúvida e ampliação de busca de recortes de objeto a considerar, de formulações teóricas a serem feitas, de métodos de trabalho e modos de inserção profissional. Assim, da crise de relevância ao fim do regime militar, houve uma retomada de contribuições vindas das ciências sociais para a Psicologia Social, até então consideradas suspeitas ou desconsideradas. Com a ampliação da democracia política no país, cresceu o reconhecimento acadêmico em relação aos potenciais dos fatores psicossociais e psicossociológicos para a compreensão humana.

 

Mas os grupos de pesquisa e ensino de Psicologia Social ainda estão numa fase de consolidação de suas atividades, com poucas revistas especializadas no país e uma influência fora do ambiente acadêmico menor do que se poderia esperar. (...)" 

 

Assertiva Correta. 

 

As afirmativas corretas são: I, II e IV. Encontramos isso na Letra A. 

538) João e Maria, ambos de 20 anos, costumam dormir sob um viaduto onde se reúnem outros usuários de crack. João vive nas ruas desde criança e Maria iniciou o uso de drogas com amigos da escola particular que frequentava. Sua família desconhece seu paradeiro atual.

 

Após abordar o jovem casal e identificar a questão do uso de crack, a equipe deverá

  • A) promover a imediata reintegração familiar de Maria e orientar sua internação involuntária para desintoxicação em uma comunidade terapêutica.

  • B) mobilizar o Conselho Tutelar e/ou o Juizado da Infância e Juventude para um atendimento conjunto dos jovens, menores de 21 anos.

  • C) diagnosticar as condições de saúde e agravos de cada um dos jovens para as intervenções especializadas, de acordo com suas necessidades individuais.

  • D) planejar ações do serviço em conjunto e em articulação com a área de saúde, de acordo com a rede instalada no território, como os consultórios de rua.

  • E) oferecer a João a alternativa de aderir à Justiça Terapêutica e aceitar a redução de danos no lugar da pena convencional por uso de entorpecentes.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) planejar ações do serviço em conjunto e em articulação com a área de saúde, de acordo com a rede instalada no território, como os consultórios de rua.

Gabarito Letra E

 

João e Maria, ambos de 20 anos, costumam dormir sob um viaduto onde se reúnem outros usuários de crack. João vive nas ruas desde criança e Maria iniciou o uso de drogas com amigos da escola particular que frequentava. Sua família desconhece seu paradeiro atual.

 

Após abordar o jovem casal e identificar a questão do uso de crack, a equipe deverá

a)  promover a imediata reintegração familiar de Maria e orientar sua internação involuntária para desintoxicação em uma comunidade terapêutica.

b)  mobilizar o Conselho Tutelar e/ou o Juizado da Infância e Juventude para um atendimento conjunto dos jovens, menores de 21 anos.

c)  diagnosticar as condições de saúde e agravos de cada um dos jovens para as intervenções especializadas, de acordo com suas necessidades individuais.

d)  planejar ações do serviço em conjunto e em articulação com a área de saúde, de acordo com a rede instalada no território, como os consultórios de rua.

e)  oferecer a João a alternativa de aderir à Justiça Terapêutica e aceitar a redução de danos no lugar da pena convencional por uso de entorpecentes.

 

Adquirir, guardar, ter em depósito, transportar ou trazer consigo drogas ilícitas para consumo próprio é um crime, com penas específicas, saber:

“Art. 28. Quem adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal, drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar será submetido às seguintes penas:

I - advertência sobre os efeitos das drogas;

II - prestação de serviços à comunidade;

III - medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo.”

 

Essas penas podem ser substituídas por medidas da Justiça terapêutica, que é um programa de medidas terapêuticas que objetivam oferecer recursos para modificação de comportamentos, partindo de um princípio que muitas vezes o cumprimento de penas, mesmo que alternativas, não levam a uma reflexão por parte do usuário sobre seu vício.

 

A Letra A está incorreta pois não há mecanismos legais que obriguem Maria à reintegração familiar, considerando que é um individuo legalmente capaz. Também não há no trecho nada que justifique internação involuntária de nenhum dos dois envolvidos.

 

A Letra B está incorreta pois a responsabilidade do conselho tutelar é para indivíduos até 18 anos de idade, excepcionalmente até 21 quando esses indivíduos já vinham sendo atendidos pelo órgão, o que não é o caso de João e Maria.

 

A Letra C está incorreta porque, primeiramente, fazer um diagnóstico não seria a primeira coisa que a equipe faria. Além disso, é preciso que os envolvidos concordem com esse tipo de intervenção.

 

A Letra D comete um erro parecido. O Estado pode obrigar os indivíduos a cumprirem as penas mencionadas na lei citadas aqui anteriormente, mas não pode obriga-los a aderir a um tratamento. Essas ações devem ser planejadas a partir da anuência dos envolvidos.

 

A Letra E é nosso gabarito. João e Maria teriam que cumprir as penas previstas pela lei, ou poderiam aceitar tratamento através da justiça terapêutica.

 

Dessa forma, Letra E é nosso gabarito.

539) Em termos de estratégia para o enfrentamento da violência doméstica contra mulheres, o sistema de saúde é fundamental para identificar e referir tais vítimas. Para tanto, é essencial que os profissionais de saúde se sirvam dos estudos de gênero, que, por questionarem a ideia de determinismo biológico, demonstram que os estereótipos de masculinidade e de feminilidade são construídos socialmente, denotando as relações de poder entre homens e mulheres.

 

A partir desses estudos, é correto afirmar que

  • A) a violência de gênero ocorre nos grupos socioeconômicos mais baixos.

  • B) a violência no ambiente doméstico é menos séria que a agressão de desconhecidos.

  • C) embora as mulheres também possam ser violentas, a maioria das lesões físicas é de homens contra mulheres.

  • D) dentro de relações estabelecidas no lar doméstico, a violência tende a refrear com o tempo.

  • E) o abuso emocional e psicológico causa menos dano que o abuso físico, na experiência das mulheres.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) embora as mulheres também possam ser violentas, a maioria das lesões físicas é de homens contra mulheres.

 

Gabarito Letra C

 

A partir desses estudos [de gênero], é correto afirmar que

 

a)  a violência de gênero ocorre nos grupos socioeconômicos mais baixos.

Errado. A violência de gênero ocorre em todos os grupos socioeconômicos.

 

b)  a violência no ambiente doméstico é menos séria que a agressão de desconhecidos.

Errado. A violência no ambiente doméstico é tão ou mais séria que a agressão de desconhecidos.

 

c)  embora as mulheres também possam ser violentas, a maioria das lesões físicas é de homens contra mulheres.

Certo! As mulheres são as vitimas mais frequentes de violência sexual.

 

d)  dentro de relações estabelecidas no lar doméstico, a violência tende a refrear com o tempo.

Errado.  Pelo contrário, tende a piorar.

 

e)  o abuso emocional e psicológico causa menos dano que o abuso físico, na experiência das mulheres.

Errado. Pode causar tanto dano quanto, podendo ser considerado até pior por algumas mulheres.

 

Essas informações foram retiradas de Heise (1994) apud Giffin (1994):

“Heise (1994) apresenta uma relação dos pontos que resumem qualitativamente sua análise:

1. As mulheres estão sob risco de violência, principalmente por parte de homens conhecidos por elas;

2. A violência de gênero ocorre em todos os grupos sócio-econômicos;

3. A violência doméstica é tão ou mais séria que a agressão de desconhecidos;

4. Embora as mulheres também sejam violentas, a maioria das violências que resultam em lesões físicas é de homens contra mulheres, isto é, a violência sexual é exercida contra o gênero feminino;

5. Dentro de relações estabelecidas, a violência muitas vezes é multifacetada e tende a piorar com o tempo;

6. Em sua maioria, os homens violentos não são doentes mentais;

7. O abuso emocional e psicológico pode ser tão danificante quanto o abuso físico, sendo muitas vezes considerado pior, na experiência das mulheres;

8. O uso de álcool exacerba a violência, mas não é causa da mesma;

9. Existem sociedades onde a violência contra a mulher não existe.”

 

Dessa forma, nosso gabarito é Letra C.

 

Referência

GIFFIN, Karen. Violência de gênero, sexualidade e saúde. Rio de Janeiro: Cadernos de saúde pública, vol. 10 sppl 1, 1994. 146-155

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540) O aumento da desigualdade social vem acompanhado por um amento das teorias que tendem a justificar o fenômeno. Enquanto a pobreza ou a condição assalariada, no modelo capitalista tradicional, podiam ser percebidas como consequências de uma ordem social injusta, no novo capitalismo tendem a ser associadas à natureza das coisas e, em última instância, à responsabilidade pessoal.

 

Com relação aos processos de segregação e exclusão sociais, assinale a afirmativa correta.

  • A) A exclusão tende a substituir a relação de exploração, pois as novas formas de organização de trabalho indicam que só uma minoria de trabalhadores seria incorporada de maneira estável, enquanto a maioria se submeteria a condições de extrema precariedade laborativa.

  • B) A sociedade horizontal, baseada na exploração dos que ocupam posições superiores aos que estão em posições inferiores, está em transição para uma sociedade vertical, em que o importante é a distância em relação ao centro da sociedade.

  • C) A tomada de consciência da exclusão gera uma reação de mobilização coletiva e de conflito organizado das instituições representativas, como os sindicatos, partidos políticos etc.

  • D) A exploração implica atualmente na fixação de metas e resultados que são, geralmente, superiores às capacidades reais e obrigam a produzir muito mais do que o habitual.

  • E) A mobilidade profissional na sociedade contemporânea atende à lógica da exploração, produzindo movimentos ambiguamente laterais, em que as pessoas têm pouca informação confiável sobre novas posições, o que pode conduzir a decisões equivocadas.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) A exclusão tende a substituir a relação de exploração, pois as novas formas de organização de trabalho indicam que só uma minoria de trabalhadores seria incorporada de maneira estável, enquanto a maioria se submeteria a condições de extrema precariedade laborativa.

Gabarito Letra A

 

Com relação aos processos de segregação e exclusão sociais, assinale a afirmativa correta.

 

a)  A exclusão tende a substituir a relação de exploração, pois as novas formas de organização de trabalho indicam que só uma minoria de trabalhadores seria incorporada de maneira estável, enquanto a maioria se submeteria a condições de extrema precariedade laborativa.

Certo! Veja esse trecho de Tedesco (2002):

“as transformações na organização do trabalho estão provocando não só o aumento nos níveis de desigualdade como a aparição de um novo fenômeno social: a exclusão da participação no ciclo produtivo. Nesse sentido, os estudos sobre as possibilidades oferecidas pelas novas formas de organização do trabalho indicam que elas poderiam incorporar de maneira estável só uma minoria de trabalhadores, para os quais haveria garantias de segurança no emprego em troca de uma identificação total com a empresa e com suas exigências de reconversão permanente. Para o resto, em compensação, seriam criadas condições de extrema precariedade, expressas por formas tais como contratos temporários, trabalhos interinos, trabalhos de tempo parcial e, no extremo destas situações, o desemprego. (...)

A exclusão tende, dessa maneira, a substituir a relação de exploração. A comparação entre ambos os modelos de relações permite notar que os vínculos entre exploradores e explorados são completamente diferentes dos que se estabelecem entre incluídos e excluídos.”

 

b)  A sociedade horizontal, baseada na exploração dos que ocupam posições superiores aos que estão em posições inferiores, está em transição para uma sociedade vertical, em que o importante é a distância em relação ao centro da sociedade.

Errado. Na verdade, a sociedade vertical está em transição para uma sociedade horizontal:

“O fenômeno da exclusão social provoca, deste ponto de vista, uma modificação fundamental na estrutura da sociedade. Segundo esse enfoque, estaríamos vivendo um momento de transição:

a. de uma sociedade vertical, baseada em relações sociais de exploração entre os que ocupam posições superiores, em face dos que ocupam as posições inferiores;

b. a uma sociedade horizontal, em que o importante não é tanto a hierarquia como a distância em relação ao centro da sociedade”

 

c)  A tomada de consciência da exclusão gera uma reação de mobilização coletiva e de conflito organizado das instituições representativas, como os sindicatos, partidos políticos etc.

Errado. Quem gera essa reação é a tomada de consciência da exploração.

“Exploradores e explorados pertencem à mesma esfera econômica e social, já que os explorados são necessários para manter o sistema. A tomada de consciência da exploração pode provocar, além disso, uma reação de mobilização coletiva e de conflito organizado pelas instituições representativas dos explorados, como os sindicatos, os partidos políticos etc. A tomada de consciência da exclusão não gera uma reação organizada de mobilização. Na exclusão não há grupo contestador, nem objeto preciso de reivindicação, nem instrumentos concretos para impô-la. Como resumiu recentemente um analista desses fenômenos, enquanto a exploração é um conflito, a exclusão é uma ruptura”

 

d)  A exploração implica atualmente na fixação de metas e resultados que são, geralmente, superiores às capacidades reais e obrigam a produzir muito mais do que o habitual.

Vamos ver o trecho do artigo que fala sobre isso, antes de responder este item:

“A transformação das pirâmides hierárquicas tradicionais, no entanto, não implica a desaparição da desigualdade nem das relações de poder no interior das organizações. A maior flexibilidade está provocando a aparição de novas e mais complexas formas de relações de trabalho, em que a tensão mais importante é a que se produz entre as demandas de lucro em curto prazo, por parte dos acionistas, e as demandas de planejamento, compromisso e confiança que reclamam as pessoas que investem todas suas capacidades pessoais no processo produtivo. Richard Sennett, em um livro recente sobre as conseqüências das transformações na organização do trabalho sobre a personalidade, apresentou alguns desses problemas de maneira muito acentuada. A respeito do tema que mais nos interessa neste texto, o tema da equidade, Sennett sustenta que, nos atuais processos de descentralização das unidades produtivas, o poder central age através de outros mecanismos igualmente poderosos, mas amorfos. Um dos mecanismos é a fixação de metas e resultados que, geralmente, são superiores às capacidades reais e obrigam a produzir muito mais do que o habitual.”

 

A banca considerou este item como errado, provavelmente considerando que essa fixação de metas surge em um contexto de alteração das pirâmides hierárquicas, relacionado a mudança da paradigma de exploração para exclusão. Entretanto, o texto afirma que isso não implica desaparição das relações de poder nas organizações, ou seja, relações de exploração. Dessa forma, considero que essa alternativa pode ser considerada certa, mas a letra A está mais correta, considerando a bibliografia utilizada.

 

e)  A mobilidade profissional na sociedade contemporânea atende à lógica da exploração, produzindo movimentos ambiguamente laterais, em que as pessoas têm pouca informação confiável sobre novas posições, o que pode conduzir a decisões equivocadas.

Errado. A mobilidade profissional na sociedade contemporânea atende à lógica da exclusão, considerando que nessa passagem de sociedade vertical para sociedade horizontal há uma flexibilização das estruturas hierárquicas.

 

Dessa forma, a banca considerou o gabarito como Letra A.

Acredito que a questão poderia ser anulada.

 

Referência

TEDESCO, Juan Carlos. Os fenômenos de segregação e exclusão social na sociedade do conhecimento. São Paulo: Cadernos de pesquisa, n° 117, 2002.

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