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Questões Sobre Psicologia Social - Psicologia - concurso

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541) Com relação ao racismo, analise as afirmativas a seguir.

 

I. A prática de racismo institucional é marcada pelo tratamento diferenciado e desigual, efetivada em estruturas públicas e privadas, indicando a falha do Estado em prover assistência igualitária aos diferentes grupos sociais.

 

II. A dimensão do racismo interpessoal versa sobre os processos de desigualdade política com base na raça, que ocorrem entre os sujeitos em interação, perpassando relações verticais e horizontais, amorosas ou não.

 

III. É um erro conceitual falar de racismo às avessas ou de racismo de negro contra branco.

 

Está correto o que se afirma em

  • A) I, apenas.

  • B) II, apenas.

  • C) I e II, apenas.

  • D) II e III, apenas.

  • E) I, II e III.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) I, II e III.

Gabarito Letra E

Com relação ao racismo, analise as afirmativas a seguir.

 

I. A prática de racismo institucional é marcada pelo tratamento diferenciado e desigual, efetivada em estruturas públicas e privadas, indicando a falha do Estado em prover assistência igualitária aos diferentes grupos sociais.

 Certo! Na cartilha sobre Relações raciais: referências técnicas para atuação do psicólogo, do CFP encontramos:

 

“O termo racismo institucional foi cunhado e divulgado pelos ativistas integrantes do grupo Panteras Negras, Stokely Carmichael e Charles Hamilton, em 1967. Refere-se ao nível político-programático das instituições, a ações amplas, voltadas à coletividade, cujo impacto no sujeito é posterior à ação maior, como consequência desta.

Em outros termos, às prioridades e escolhas de gestão que privilegiam ou negligenciam determinados aspectos, infligindo condições desfavoráveis de vida à população negra e indígena e/ou corroborando o imaginário social acerca de inferioridade dessa população, e, na contramão, atua como principal alavanca social para os(as) brancos(as). A prática de racismo institucional pode ser considerada a principal responsável pelas violações de direitos dos grupos raciais subalternizados. Efetivada em estruturas públicas e privadas do país, essa prática é marcada pelo tratamento diferenciado, desigual. Indica, pois, a falha do Estado em prover assistência igualitária aos diferentes grupos sociais.”

 

II. A dimensão do racismo interpessoal versa sobre os processos de desigualdade política com base na raça, que ocorrem entre os sujeitos em interação, perpassando relações verticais e horizontais, amorosas ou não.

 Certo! Sobre o racismo interpessoal, a cartilha traz:

 

“Como o nome diz, a dimensão do racismo interpessoal versa sobre os processos de desigualdade política com base na raça/cor que ocorrem entre os sujeitos em interação. Inclui, por exemplo, as relações que acontecem no interior das organizações, as quais envolvem gestores e profissionais, profissionais e usuárias(os), entre os próprios profissionais e entre os próprios usuários; assim como os laços estabelecidos entre familiares, casais, amigos, colegas ou, quem sabe, entre inimigos.

 

Perpassa, portanto, relações verticais e horizontais, amistosas ou não. Ademais, a relação de descrédito e humilhação pode ser efetivada entre um sujeito que desempenha um papel social hierarquicamente superior (como um chefe ou um pai branco versus funcionário ou filho negro/indígena), mas também pode ocorrer entre aquele que, do ponto de vista do papel social, ocupa formalmente um lugar de subordinação, mas que, da perspectiva do racismo, assume ou almeja assumir uma situação de vantagem, como, por exemplo, entre um funcionário branco que desmerece seu chefe pelo simples fato de ele ser negro(a).”

 

III. É um erro conceitual falar de racismo às avessas ou de racismo de negro contra branco.

Certo!

 

“O estabelecimento de critérios de elegibilidade para essa superioridade ou inferioridade é histórico, arbitrário e determinado pelo racismo, pela discriminação de classe e pelo sexismo. Invariavelmente, no topo da hierarquia estão os homens brancos e na base estão as mulheres negras (e indígenas).

Posto isso, é um erro conceitual falar de racismo às avessas ou de racismo de negro contra branco. Se, para que haja racismo há de haver hierarquia histórica entre as raças, sabemos que, historicamente, o grupo racial negro não ocupou status de superioridade em relação ao branco. A exceção não desconfirma a regra, isso é, um(a) negro(a) em destaque maior do que um(a) branco(a) não representa desmantelamento do racismo, pois, ele (o racismo) não diz respeito apenas a uma experiência singular e afetiva de uma pessoa em relação à outra, trata-se de um fenômeno que ocorre há longa data e que é concernente à identidade grupal racial

 

Concluímos então que Está correto o que se afirma em I, II e III, gabarito Letra E.

 

Referência

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Relações Raciais – referências técnicas para a atuação de psicólogos. Brasília: CFP, 2017. Disponível em: < https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2017/09/relacoes_raciais_baixa.pdf> Acesso em 30 de agosto de 2019.

542) No contexto atual, o termo gênero é usado em contraste com os termos sexo e diferença sexual com o objetivo de criar um espaço no qual as diferenças de comportamento entre homens e mulheres, mediadas socialmente, possam ser

  • A) exploradas independentemente das diferenças biológicas.

  • B) eliminadas, para o surgimento de um padrão único de conduta.

  • C) desvinculadas das ordens social, econômica e política estabelecidas.

  • D) atribuídas às características determinadas pela bagagem genética.

  • E) entendidas como uma inabilidade para o desempenho dos papéis sociais.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) exploradas independentemente das diferenças biológicas.

Gabarito Letra A

 

No contexto atual, o termo gênero é usado em contraste com os termos sexo e diferença sexual com o objetivo de criar um espaço no qual as diferenças de comportamento entre homens e mulheres, mediadas socialmente, possam ser

 

Esse trecho pode ser encontrado em vários livros, cada um referenciando um autor diferente. Vamos ver um deles:

 

“Gênero é usado em contraste com os termos sexo e diferença sexual com o propósito explicito de criar um espaço no qual as diferenças socialmente mediadas entre homens e mulheres possam ser exploradas independentemente das diferenças biológicas. (UNGER, 1979, apud MUSTIN e MARECK, 1990, p.29)

 

Daí a construção de gênero como significante categoria da realidade social; fala-se de masculidade, feminilidade como modos de agir independentemente do sexo biológico

De acordo com tal epistemologia o contexto adquire importância capital, pois como diz Bateson (1976), sem contexto não há significado, portanto, nossos significados emergem de nossas interações com o mundo, com os outros, em contextos, situações as mais diversas, e nelas vão sendo construídos. Daí a diversidade de comportamentos femininos e masculinos e de expectativas sociais em relação a eles.

 

Assim, quando usamos a categoria gênero para falar das relações homem/mulher, estamos nos referindo à ampla gama relacional que implica questões culturais de ordem social, econômica, política, religiosa, responsabilidades no trabalho, na família.”

 

Vamos, agora, dar uma olhada nas alternativas:

 

a)  exploradas independentemente das diferenças biológicas.

Certo! É isso que encontramos no texto.

 

b)  eliminadas, para o surgimento de um padrão único de conduta.

Errado! O conceito de gênero, pelo contrário, busca diversidade de comportamentos independentemente do sexo biológico, e não a padronização completa, o que seria o extremo oposto.

 

c)  desvinculadas das ordens social, econômica e política estabelecidas.

Errado! De novo, pelo contrário, o conceito de gênero considera que o contexto é fundamental para entender o significado que atribuímos às coisas.

 

d)  atribuídas às características determinadas pela bagagem genética.

Errado! Pelo contrário.

 

e)  entendidas como uma inabilidade para o desempenho dos papéis sociais.

Errado! Essa alternativa é até politicamente incorreta.

Dessa forma, nosso gabarito é Letra A.

 

Referência

CERVENY, Ceneide Maria de Oliveira. Familia E... Narrativas, Filhos Nos Divorcios, Genealogia, História, Estrutura, Violência, Intervenção Sistêmica, Rede Social. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006.

543) São princípios norteadores das práticas do psicólogo no Centro de Referência de Assistência Social-CRAS, EXCETO:

  • A) Atuar a partir do diálogo entre o saber popular e o saber científico da Psicologia, valorizando as expectativas, as experiências e os conhecimentos, pro-pondo ações e intervenções.

  • B) Atuar dentro da perspectiva interdisciplinar, em especial nas interfaces entre a Psicologia e o Serviço Social, buscando o intercâmbio de saberes e a complementação de ações, objetivando a maior agilidade dos serviços oferecidos.

  • C) Atuar em conformidade com as diretrizes e os objetivos da PNAS e da Proteção Social Básica (PSB), colaborando para a efetivação das políticas públicas de desenvolvimento social e para a construção de sujeitos cidadãos.

  • D) Atuar fundamentado na leitura e na inserção no tecido comunitário, para melhor compreendê-lo, e intervir junto aos seus moradores.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) Atuar dentro da perspectiva interdisciplinar, em especial nas interfaces entre a Psicologia e o Serviço Social, buscando o intercâmbio de saberes e a complementação de ações, objetivando a maior agilidade dos serviços oferecidos.

 

São princípios norteadores das práticas do psicólogo no Centro de Referência de Assistência Social-CRAS, EXCETO:

 

a)  Atuar a partir do diálogo entre o saber popular e o saber científico da Psicologia, valorizando as expectativas, as experiências e os conhecimentos, pro-pondo ações e intervenções.

 

Os princípios podem ser encontrados na Cartilha do CFP: "Referências Técnicas para atuação do/a Psicólogo/a no CRAS/SUAS".

 

A alternativa traz corretamente um dos princípios. Veja:

 

"6. Atuar a partir do diálogo entre o saber popular e o saber científico da Psicologia, valorizando as expectativas, experiências e conhecimentos na proposição de ações;"

 

Assertiva Correta.  

 

b)  Atuar dentro da perspectiva interdisciplinar, em especial nas interfaces entre a Psicologia e o Serviço Social, buscando o intercâmbio de saberes e a complementação de ações, objetivando a maior agilidade dos serviços oferecidos.

 

O que se busca é uma maior resolutividade e não agilidade. Veja:

 

"2. Atuar de modo integrado à perspectiva interdisciplinar, em especial nas interfaces entre a Psicologia e o Serviço Social, buscando a interação de saberes e a complementação de ações, com vistas à maior resolutividade dos serviços oferecidos;"

 

 Assertiva Falsa.

 

c)  Atuar em conformidade com as diretrizes e os objetivos da PNAS e da Proteção Social Básica (PSB), colaborando para a efetivação das políticas públicas de desenvolvimento social e para a construção de sujeitos cidadãos.

 

Esse princípio está presente na Cartilha:

 

"1. Atuar em consonância com as diretrizes e objetivos da PNAS e da Proteção Social Básica (PSB), cooperando para a efetivação das políticas públicas de desenvolvimento social e para a construção de sujeitos cidadãos"

 

Assertiva Correta. 

 

d)  Atuar fundamentado na leitura e na inserção no tecido comunitário, para melhor compreendê-lo, e intervir junto aos seus moradores.

 

Mais um princípio coerente com a Cartilha:

 

"4. Atuar baseado na leitura e inserção no tecido comunitário, para melhor compreendê-lo, e intervir junto aos seus moradores;" 

 

Assertiva Correta.  

 

A alternativa incorreta é, portanto, a Letra B. 

544) Com relação à Psicologia Social, NÃO é correto afirmar:

  • A) A análise das interações sociais se baseia na tentativa de construção teórica de leis sobre o comportamento ou a percepção dos indivíduos na sociedade, apostando na ideia de que a psicologia do indivíduo explica a psicologia da sociedade.

  • B) Busca compreender como se dá a construção do mundo interno a partir das relações sociais vividas pelo homem. O mundo objetivo passa a ser visto não como fator de influência para o desenvolvimento da subjetividade, mas como fator constitutivo.

  • C) O behaviorismo tornou-se hegemônico por volta dos anos 30, e proporcionou o surgimento de uma compreensão individualizante do socius, por entender que a psicologia dos indivíduos serviria para compreender a sociedade.

  • D) Um dos pressupostos mais distintivos da psicologia social é a crença na experimentação empírica como melhor forma de conhecimento da realidade.

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A alternativa correta é letra D) Um dos pressupostos mais distintivos da psicologia social é a crença na experimentação empírica como melhor forma de conhecimento da realidade.

 

Com relação à Psicologia Social, NÃO é correto afirmar:

 

a)  A análise das interações sociais se baseia na tentativa de construção teórica de leis sobre o comportamento ou a percepção dos indivíduos na sociedade, apostando na ideia de que a psicologia do indivíduo explica a psicologia da sociedade.

 

A alternativa está de acordo com o artigo de Almeida:

 

"A análise das interações sociais se baseia na tentativa de construção teórica de leis sobre o comportamento ou a percepção dos indivíduos na sociedade, apostando na ideia de que a psicologia do indivíduo explica a psicologia da sociedade.

Poderíamos acrescentar à reflexão de Cartwright (1979) que não foi tão somente a imigração dos gestaltistas que aponta a marca das consequências da Segunda Guerra na psicologia social moderna, pois também muitos de seus objetos de análise decorrem de preocupações sublinhadas socialmente pela ascensão do nazismo, como o exame do papel da obediência à autoridade, do poder social, do conformismo e da agressão.

No entanto, podemos assinalar que a análise das atitudes se tornou um dos focos principais da psicologia social norte-americana (Reich & Adcock, 1976; Rodrigues, 1979)"

 

Assertiva Correta.

 

b)  Busca compreender como se dá a construção do mundo interno a partir das relações sociais vividas pelo homem. O mundo objetivo passa a ser visto não como fator de influência para o desenvolvimento da subjetividade, mas como fator constitutivo.

 

Essa alternativa está de acordo com o texto de Silvia Lane:

 
"Busca compreender como se dá a construção do mundo interno a partir das relações sociais vividas pelo homem. O mundo objetivo é fator constitutivo da subjetividade humana."
 

Assertiva Correta.

 

c)  O behaviorismo tornou-se hegemônico por volta dos anos 30, e proporcionou o surgimento de uma compreensão individualizante do socius, por entender que a psicologia dos indivíduos serviria para compreender a sociedade.

 

 Alternativa coerente com o artigo de Almeida:

"A Psicologia social teve sua emergência em solo norte-americano no século XX. O behaviorismo tornou-se hegemônico por volta dos anos 30, e proporcionou o surgimento de uma compreensão individualizante do socius, por entender que a psicologia dos indivíduos serviria para compreender a sociedade.

A imigração dos pensadores gestaltistas, em decorrência da ascensão de Hitler, foi o estopim para o surgimento de uma psicologia social cognitivista que, como a behaviorista, mantinha uma postura individualizante, experimentalista e a-histórica, mantendo uma distinção entre indivíduo e sociedade."

 

Assertiva Correta.

 

d)  Um dos pressupostos mais distintivos da psicologia social é a crença na experimentação empírica como melhor forma de conhecimento da realidade.

 

Não é possível fazer essa generalização, pois existem teorias da psicologia social que criticam as abordagens experimentais:

 

"as psicologias sociais sociológicas brasileiras, aqui analisadas, revelam um comprometimento político, cada uma à sua maneira, tendo como foco de semelhança a crítica ao positivismo, à assepsia experimental, à a-historicidade e à neutralidade do investigador."

 

Assertiva Falsa.

 

A alternativa incorreta é, portanto, a Letra D. 

545) De acordo com Bader Sawaia, a exclusão representa um sofrimento ético-político, considerando que

  • A) quem está excluído está totalmente isolado da sociedade.

  • B) a exclusão não permite a inclusão do indivíduo na sociedade.

  • C) a exclusão produz sentimentos que estão associados à condição social, econômica e cultural do sujeito.

  • D) o sofrimento é uma condição individual do excluído.

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A alternativa correta é letra C) a exclusão produz sentimentos que estão associados à condição social, econômica e cultural do sujeito.

 

De acordo com Bader Sawaia, a exclusão representa um sofrimento ético-político, considerando que

 

a)  quem está excluído está totalmente isolado da sociedade.

 

Bader Sawaia fala sobre a dor que surge da situação social de ser considerado como inferior. Portanto, nessa perspectiva, não há um completo isolamento, mas sofrimento que surge de vivências de injustiças, desigualdade social, etc.

 

Assertiva Falsa. 

 

b)  a exclusão não permite a inclusão do indivíduo na sociedade.

 

Segundo Sawaia, a exclusão e inclusão são pares indissociáveis:

 

"o que queremos enfatizar ao optar pela expressão dialética exclusão/inclusão é para marcar que ambas não constituem categorias em si, cujo significado é dado por qualidades específicas invariantes, contidas em cada um dos termos, mas que são da mesma substância e formam um par indissociável, que se constitui na própria relação. A dinâmica entre elas demonstra a capacidade de uma sociedade existir como um sistema. Essa linha de raciocínio permite concluir, parafraseando Castel ( 1998) que a dialética exclusão/ inclusão é a aporia fundamental sobre a qual nossa sociedade experimenta o "enigma de sua coesão e tenta conjurar os riscos de sua fratura""

 

Portanto, a exclusão se relaciona com a inclusão, fortalecendo a sociedade como sistema.

 

Assertiva Falsa. 

 

c)  a exclusão produz sentimentos que estão associados à condição social, econômica e cultural do sujeito.

 

Essa é a alternativa que está de acordo com Sawaia.

 

Assertiva Correta. 

 

d)  o sofrimento é uma condição individual do excluído.

 

De acordo com Sawaia:

 

"Na sua fala, fica claro que a emoção vivida não diz respeito ao eu individual, mas ao sofrimento do excluído, portanto, aos fundamentos da coesão social e da legitimidade social."

 

Assertiva Falsa.  

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra C. 

546) A identidade é uma categoria política, porque

  • A) o importante é defender os interesses individuais.

  • B) o grupo social é que determina a identidade individual de forma homogênea.

  • C) a constituição da identidade se dá de forma individualizada.

  • D) a produção da diferença pessoal não se desvincula do pertencimento social.

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A alternativa correta é letra D) a produção da diferença pessoal não se desvincula do pertencimento social.

Gabarito Letra D

 

a)  o importante é defender os interesses individuais.

Errado. O importante não é defender os interesses individuais em qualquer circunstâncias. Muitas vezes, precisamos defender os interesses coletivos.

 

b)  o grupo social é que determina a identidade individual de forma homogênea.

Errado. O grupo social influencia fortemente a identidade individual, mas não faz isso de forma homogênea, uma vez que não é o único fator presente no processo de formação de identidade.

 

c)  a constituição da identidade se dá de forma individualizada.

Errado. A constituição da identidade de fato se dá de forma individualizada, mas não exclusivamente por essa forma, sendo influenciada pelo meio, pelo contexto social, político, econômico, etc, e são esses fatores que a fazem ser uma categoria política. A identidade está intrinsecamente ligada à forma como os indivíduos se percebem e são percebidos dentro de uma sociedade ou grupo específico. Essa percepção de identidade influencia fortemente como os indivíduos se relacionam com as estruturas de poder, as instituições sociais e os sistemas políticos.

 

d)  a produção da diferença pessoal não se desvincula do pertencimento social.

Certo! Os grupos sociais muitas vezes se organizam em torno de questões relacionadas à sua identidade compartilhada, buscando afirmar sua voz política e lutar contra formas de discriminação, marginalização ou exclusão que possam surgir. Isso pode incluir demandas por políticas públicas específicas, legislação antidiscriminatória, representação equitativa em instituições governamentais, entre outras formas de ação política.

“A identidade seria, portanto, resultado de um trabalho permanente de renovável construção social e política, mas também geográfica, que leva em conta a extrema mobilidade dos agentes sociais” (JORGE, 2009, p. 240).

 

Gabarito Letra D.

 

Referência

JORGE, Rogério Ribeiro. Território, identidade e desenvolvimento: uma outra leitura dos arranjos produtivos locais de serviços no rural. São Paulo 2010.

547) A prática profissional da psicologia tem contribuído para a ocultação da desigualdade social no Brasil, devido a visões

  • A) individualizantes que contribuem para a criminalização da pobreza no Brasil.

  • B) articuladas que integram os contextos socioeconômicos aos sentidos subjetivos.

  • C) críticas que contextualizam o sujeito, no seu âmbito psicossocial, frente às contradições sociais e históricas.

  • D) integradas que conectam as interseções de gênero, classe social e questões étnico-raciais.

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A alternativa correta é letra A) individualizantes que contribuem para a criminalização da pobreza no Brasil.

Gabarito Letra A

 

A prática profissional da psicologia tem contribuído para a ocultação da desigualdade social no Brasil, devido a visões:

 

a)  individualizantes que contribuem para a criminalização da pobreza no Brasil.

Certo! Essa é uma prática que contribui para a ocultação da desigualdade social.

 

b)  articuladas que integram os contextos socioeconômicos aos sentidos subjetivos.

Errado. Essa articulação não contribuiria para a ocultação da desigualdade social, pelo contrário.

 

c)  críticas que contextualizam o sujeito, no seu âmbito psicossocial, frente às contradições sociais e históricas.

Errado. Mais uma vez, práticas críticas não contribuem para a ocultação da desigualdade, e sim a revelam.

 

d)  integradas que conectam as interseções de gênero, classe social e questões étnico-raciais.

Errado. Essa alternativa comete o mesmo erro das anteriores.

 

Nosso gabarito é Letra A.

548) O questionamento da patologização das transidentidades de gênero na psicologia foi produzido a partir de visões críticas que

  • A) refutam a defesa da heteronormatividade como única possibilidade identitária na expressão de gênero.

  • B) defendem o modelo patriarcal como padrão de normalidade.

  • C) propõem uma perspectiva binária na expressão de gênero.

  • D) acreditam que há uma correspondência direta entre genitália e produção da identidade.

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A alternativa correta é letra A) refutam a defesa da heteronormatividade como única possibilidade identitária na expressão de gênero.

 

O questionamento da patologização das transidentidades de gênero na psicologia foi produzido a partir de visões críticas que

 

a)  refutam a defesa da heteronormatividade como única possibilidade identitária na expressão de gênero.

 

A alternativa está correta ao falar sobre a refutação da defesa da heteronormatividade. Veja o que Reis, Teixeira e Mendes falam sobre heteronormatividade:

 

"A heteronormatividade é uma padronização de sexualidade e regula o modo como a sociedade contemporânea está organizada, segundo um padrão de normalidade heterossexual, prescrevendo como os sujeitos devem viver seus desejos e expressar suas sexualidades, e além de tudo, como devem habitar seus corpos.

 

Costa (2012) explica que, o termo heteronormatividade foi instituído na década de 1990 pelo teórico social Michael Warner, para determinar o sistema de ideias que constitui a heteronormatividade como padrão. O termo parte de definições dicotômicas dos sexos biológicos (vagina/pênis) para determinar representações de gênero (feminino/masculino) e em subsequência, as orientações sexuais (heterossexual/homossexual)."

 

Assertiva Correta.

 

b)  defendem o modelo patriarcal como padrão de normalidade.

 

As visões críticas questionam o modelo patriarcal como padrão.

 

Assertiva Falsa.

 

c)  propõem uma perspectiva binária na expressão de gênero.

 

A perspectiva binária também é questionada. Veja o que Louro fala sobre essa temática:

 

Um ponto importante em sua argumentação é a ideia de que é preciso desconstruir o 'caráter permanente da oposição binária' masculino-feminino. Em outras palavras: Joan Scott observa que é constante nas análises e na compreensão das sociedades um pensamento dicotômico e polarizado sobre os gêneros; usualmente se concebem homem e mulher como polos opostos que se relacionam dentro de uma lógica invariável de dominação-submissão. Para ela seria indispensável implodir essa lógica.

 

Assertiva Falsa.

 

d)  acreditam que há uma correspondência direta entre genitália e produção da identidade.

 

As críticas apontam que uma pessoa pode nascer com uma vagina e se identificar como homem. Ou seja, não há correspondência direta.

 

Assertiva Falsa.

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra A.

549) A invisibilidade das questões étnico-raciais que incluem afrodiaspóricos e indígenas no contexto brasileiro, dentro do campo da psicologia, NÃO foi produzida por concepções que

  • A) acreditam que a ciência psicológica deve ser asséptica diante de aspectos socioeconômicos e raciais.

  • B) defendem que a formação acadêmica dos nossos pesquisadores deve seguir o padrão eurocêntrico.

  • C) sempre buscaram dialogar com as cosmologias e epistemologias dos afrodiaspóricos e indígenas na produção do conhecimento.

  • D) seguem a matriz colonial de origem ocidental moderna.

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A alternativa correta é letra C) sempre buscaram dialogar com as cosmologias e epistemologias dos afrodiaspóricos e indígenas na produção do conhecimento.

 

A invisibilidade das questões étnico-raciais que incluem afrodiaspóricos e indígenas no contexto brasileiro, dentro do campo da psicologia, NÃO foi produzida por concepções que

 

a)  acreditam que a ciência psicológica deve ser asséptica diante de aspectos socioeconômicos e raciais.

 

As perspectivas que acreditam em um psicologia dissociada de aspectos socioeconômicos e raciais contribuíram com a invisibilidade das questões étnico-raciais.

 

Assertiva Falsa.

 

b)  defendem que a formação acadêmica dos nossos pesquisadores deve seguir o padrão eurocêntrico.

 

O eurocentrismo também contribuiu para a invisibilidade das questões étnico-raciais.

 

Assertiva Falsa. 

 

c)  sempre buscaram dialogar com as cosmologias e epistemologias dos afrodiaspóricos e indígenas na produção do conhecimento.

 

Essa é a alternativa que fala sobre algo que não produziu a invisibilidade das questões étnico-raciais. Se houvesse esse diálogo, provavelmente não haveria a invisibilidade.

 

Assertiva Correta.

 

d)  seguem a matriz colonial de origem ocidental moderna.

 

A matriz colonial ocidental, que é eurocêntrica, fez parte da produção da invisibilidade das questões étnico-raciais.

 

Assertiva Falsa.

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra C. 

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550) Estudos revelam que 75% da população carcerária brasileira, em média, é constituída por pessoas pardas e negras.

 

A esse respeito, é INCORRETO afirmar que

  • A) esses indicadores apontam um quadro de segregação racial das pessoas negras e pardas no nosso país.

  • B) o racismo contribui para a criminalização da população negra e parda no Brasil.

  • C) esses dados refletem o cenário de desigualdade racial na realidade brasileira.

  • D) a democracia racial no Brasil contribui para a justiça social no nosso país.

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A alternativa correta é letra D) a democracia racial no Brasil contribui para a justiça social no nosso país.

 

Estudos revelam que 75% da população carcerária brasileira, em média, é constituída por pessoas pardas e negras.

 

A esse respeito, é INCORRETO afirmar que

 

As três primeiras alternativas abaixo estão corretas ao falar sobre segregação racial, criminalização e desigualdade racial. A última está falsa, pois a democracia racial não contribui para a justiça social no Brasil. De acordo com Guimarães:

 

"Afinal, o que é a democracia racial brasileira? Depois de denunciada como mito (cf. Fernandes, 1965) e transformada, nos anos de 1980, no principal alvo dos ataques do movimento negro, como sendo uma ideologia racista, a 'democracia racial' passou na última década a ser objeto de investigação mais sistemática de cientistas sociais e historiadores.

 

A princípio, prevaleceu a compreensão de que se tratava realmente de um mito fundador da nacionalidade. Afinal, o Brasil teria sido percebido historicamente como um país onde os brancos tinham uma fraca, ou quase nenhuma, consciência de raça (cf. Freyre, 1933); onde a miscigenação era, desde o período colonial, disseminada e moralmente consentida; onde os mestiços, desde que bem-educados, seriam regularmente incorporados às elites; enfim, onde o preconceito racial nunca fora forte o suficiente para criar uma 'linha de cor'."

 

A alternativa incorreta é, portanto, a Letra D. 

 

a)  esses indicadores apontam um quadro de segregação racial das pessoas negras e pardas no nosso país.

b)  o racismo contribui para a criminalização da população negra e parda no Brasil.

c)  esses dados refletem o cenário de desigualdade racial na realidade brasileira.

d)  a democracia racial no Brasil contribui para a justiça social no nosso país.

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