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Questões Sobre Psicologia Social - Psicologia - concurso

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551) De acordo com o autor cubano, Fernando González Rey, os significados sociais são

  • A) desvinculados dos sentidos subjetivos.

  • B) produções lineares que caracterizam grupos semelhantes.

  • C) produções homegêneas que demarcam um grupo social.

  • D) produções mais estáveis que identificam a singularidade de um grupo social.

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A alternativa correta é letra D) produções mais estáveis que identificam a singularidade de um grupo social.

Gabarito: Letra D
 

De acordo com o autor cubano, Fernando González Rey, os significados sociais são

a)  desvinculados dos sentidos subjetivos.

Errado. Pelo contrário, os significados sociais são carregados de sentidos subjetivos.

“O sentido subjetivo permitiu-me compreender a personalidade com a forma de organização da subjetividade individual, mas, no percurso de meu trabalho, não reduzi o conceito de subjetividade ao individual, pois defini a subjetividade social como aquelas produções sociais carregadas de sentido subjetivo que estão configuradas por processos emocionais e simbólicos produzidos nas mais diferentes esferas da sociedade. Essa forma de compreender os sentidos subjetivos e as configurações subjetivas permitiram-me compreender o caráter social das produções subjetivas sem reduzir uma à outra, assim como superar a visão linear e determinista com que essa relação tinha sido compreendida através do conceito de interiorização, tanto em Vygotsky como em Leontiev, o que foi um dos elementos que levaram à representação de uma forte associação entre a teoria histórico-cultural e a teoria da atividade”

 

b)  produções lineares que caracterizam grupos semelhantes.

Errado. Os significados sociais não são lineares.

“Em decorrência da análise que Vygotsky nos traz em Pensamento e Linguagem, é possível concluir que, em sua compreensão, o sentido e o significado são processos diferentes, capazes de se articularem de formas diferentes no funcionamento psíquico do sujeito. Os significados, mesmo que com grande freqüência representem vias de expressão dos sentidos, não expressam de forma direta nem linear o sentido associado ao conteúdo significado. Por essa razão, o significado desdobra-se de diferentes formas na linguagem e aparece no pensamento sempre associado a determinados sentidos. Nos meus trabalhos, tenho enfatizado essa relação, assumindo o pensamento não como uma função cognitiva, mas como uma função de sentido do sujeito. Daí, a importância das reflexões dos sujeitos para os estudos dos sentidos subjetivos (González Rey, 2000, 2002, 2004a, 2004b, 2005)”

 

c)  produções homegêneas que demarcam um grupo social.

Errado. Também não são homogêneos.

“A relação entre subjetividade social e individual é bem mais complexa e contraditória, por meio da qual o comportamento do indivíduo se expressa com diversas contradições entre suas necessidades individuais e sociais, nas quais deve atribuir sentido para manter seu desenvolvimento pessoal no meio de sua expressão social. Entre o social e o individual, não há uma relação linear nem homogênea. ( p. 132) Assim, para o autor, o sistema de relações de cada sujeito, que se apresenta com um caráter vivo, multidimensionado e até contraditório, é mediador e constituidor das configurações subjetivas que ele assume diante de cada situação social. O elo social e individual se ata nos sentidos psicológicos produzidos nos distintos momentos e contextos da sua vida social: “o sentido que cada momento tem para o sujeito individual é um elemento dinamizador, permanente, dos distintos sujeitos sociais em um momento histórico concreto” (Gonzalez Rey, 1996, p. 104).”
 

d)  produções mais estáveis que identificam a singularidade de um grupo social.

Certo!

“O sentido de uma palavra é o agregado de todos os fatos psicológicos que aparecem em nossa consciência como resultado da palavra. O sentido é uma formação dinâmica, fluida e complexa, que tem várias zonas que variam na sua estabilidade. O significado é apenas uma dessas zonas do sentido que a palavra adquire no contexto da fala. Ele é o mais estável, unificado e preciso dessas zonas. Em contextos diferentes, o sentido da palavra muda. Em contraste, o significado é comparativamente um ponto fixo e estável, ele se mantém estável com todas as mudanças do sentido da palavra que estão associados ao seu uso em diferentes contextos. (Vygotsky, 1987, pp. 275-276)”

 

Nosso gabarito é Letra D

 

Fonte: Produção de Sentido Subjetivo: As Singularidades dos Alunos no Processo de Aprender. Disponível em: http://www.fernandogonzalezrey.com/images/PDFs/producao_biblio/fernando/artigos/teoria_da_subjetividade/Producao_de_sentido.pdf

As categorias de sentido, sentido pessoal e sentido subjetivo: sua evolução e diferenciação na teoria histórico-cultural. Disponível em: https://www.fernandogonzalezrey.com/images/PDFs/producao_biblio/fernando/artigos/teoria_da_subjetividade/As_categoridas_de_sentido_pessoal.pdf

552) Segundo estudo realizado por Tavares; Oliveira e Lages (2013), a percepção dos profissionais de psicologia, no campo da saúde, acerca do racismo institucional, revelou que

  • A) a formação dos profissionais de psicologia apresenta uma discussão relevante acerca do racismo institucional.

  • B) os profissionais de psicologia discutem questões étnico-raciais.

  • C) a crença dos profissionais de psicologia, na ideologia da igualdade social, contribui para a manutenção da segregação social no país.

  • D) foi verificado forte compromisso com o enfrentamento do racismo institucional.

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A alternativa correta é letra C) a crença dos profissionais de psicologia, na ideologia da igualdade social, contribui para a manutenção da segregação social no país.

  

Essa foi a conclusão realizada no estudo:

 

"Apesar disso, pode-se afirmar que este estudo apontou para uma total ausência de percepção do racismo institucional nos centros de saúde em que os profissionais psicólogos trabalham. A existência do racismo no país foi um dado confirmado por todos os entrevistados, mas não foi possível localizá-lo nas relações de trabalho, salvo pelas pequenas observações apontadas.

 

Essa situação pode ser pensada a partir da formação dos cursos de psicologia, que só muito recentemente têm colocado o tema em pauta; na falta de diálogo da psicologia social com a psicanálise; na psicanálise, que, de forma geral, insiste em reduzir os sujeitos a questões psíquicas, tratando a subjetividade de maneira individualista; na antiga e persistente dificuldade dos profissionais psicólogos de marcar posições fortes dentro dos centros de saúde.

 

Por outro lado, o que se percebe na fala dos entrevistados é a reprodução da naturalização de ideologias que foram construídas para manter as relações interétnicas e raciais sem conflitos, propositoras de igualdade que na realidade não existe.

 

Dessa forma, a proposta se direciona para os Conselhos de Psicologia, em todos os âmbitos, no sentido de implementar ações que sensibilizem a categoria que atua no sistema de saúde com o objetivo se criar instrumentos concretos de superação da iniquidade nesse campo."

 

a)  a formação dos profissionais de psicologia apresenta uma discussão relevante acerca do racismo institucional.

 

O estudo mostra que o racismo institucional apenas muito recentemente tem sido discutido na formação.

 

Assertiva Falsa.

 

b)  os profissionais de psicologia discutem questões étnico-raciais.

 

De acordo com as autoras:

 

"O estudo apontou para uma total ausência de percepção do racismo institucional nos centros de saúde em que os profissionais psicólogos trabalham"

 

Assertiva Falsa.

 

c)  a crença dos profissionais de psicologia, na ideologia da igualdade social, contribui para a manutenção da segregação social no país.

 

Esse foi um dos pontos discutidos no artigo, conforme vimos na citação acima.

 

Assertiva Correta.

 

d)  foi verificado forte compromisso com o enfrentamento do racismo institucional.

 

De acordo com o que vimos, não foi essa conclusão que o estudo teve.

 

Assertiva Falsa.

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra C.

553) A emergência de uma Teoria da Subjetividade, na perspectiva de Fernando González Rey, concebe o Sujeito como aquele que

  • A) está em consonância com as determinações sociais de modo harmônico.

  • B) responde às prescrições sociais sem questioná-las.

  • C) se posiciona de forma ativa, crítica, interativa, consciente e atual.

  • D) segue os padrões prescritos para atender as instituições sociais.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) se posiciona de forma ativa, crítica, interativa, consciente e atual.

Gabarito Letra C

 

A emergência de uma Teoria da Subjetividade, na perspectiva de Fernando González Rey, concebe o Sujeito como aquele que

 

a)  está em consonância com as determinações sociais de modo harmônico.

b)  responde às prescrições sociais sem questioná-las.

c)  se posiciona de forma ativa, crítica, interativa, consciente e atual.

d)  segue os padrões prescritos para atender as instituições sociais.

 

Fernando González Rey, no livro “Sujeito e subjetividade” traz:

“Ao empregar a categoria de sujeito em momentos anteriores de nossos próprios trabalhos, definíamos o sujeito como o indivíduo consciente, intencional, atual e interativo, condições permanentes de sua expressão vital e social. Em todos esses atributos, o sujeito aparece como sujeito de pensamento e de linguagem, processos pelos quais se compromete em suas relações com os outros dentro dos espaços sociais em que atua.”

 

A resposta que mais se aproxima da referência bibliográfica é a Letra C, se posiciona de forma ativa, crítica, interativa, consciente e atual.

 

Letra C é nosso gabarito.

 

Referência

GONZÁLEZ REY, F. L. Sujeito e subjetividade: uma aproximação histórico-cultural. 1. reim. da 1.ed. 2003. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.  

554) A naturalização das relações de gênero se fundamenta em pressupostos que

  • A) acreditam que toda representação tem um fundamento histórico-cultural.

  • B) articulam aspectos da natureza e da cultura.

  • C) integram cultura, classe social, aspectos socioeconômicos e natureza.

  • D) defendem o essencialismo biológico e cultural da construção de gênero.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) defendem o essencialismo biológico e cultural da construção de gênero.

 

A naturalização das relações de gênero se fundamenta em pressupostos que

 

a)  acreditam que toda representação tem um fundamento histórico-cultural.

 

A perspectiva histórica-cultural questiona a naturalização das relações de gênero.

 

Assertiva Falsa.

 

b)  articulam aspectos da natureza e da cultura.

 

A naturalização das relações de gênero se fundamenta em teorias que dão ênfase à essência biológica.

 

Assertiva Falsa.

 

c)  integram cultura, classe social, aspectos socioeconômicos e natureza.

 

Como vimos, não há essa integração.

 

Assertiva Falsa.

 

d)  defendem o essencialismo biológico e cultural da construção de gênero.

 

Esses são os pressupostos da naturalização das relações de gênero. Observe o que Tilio discute sobre isso:

 

"Tal proposição, explanada por Citellli (2001) e Parisotto (2003), denominada essencialismo biológico (de essência, qualidade inerente de um ser) e que muito influenciou a Psicologia Evolutiva (WRIGTH, 1996), seria justificada da seguinte maneira: os machos/homens, por possuírem biologicamente mais massa muscular que as mulheres, seriam os principais responsáveis pela caça e pelo sustento do lar; e das suas características físicas decorreriam características psicológicas, como maior capacidade de organização grupal (necessária para a caça, e depois para a ocupação do espaço público) e de dominação das fêmeas.

 

Já as fêmeas/mulheres, possuidoras de características físicas específicas (menos fortes fisicamente do que os homens e responsáveis pela gestação biológica dos descendentes durante um extenso período de tempo), também teriam específicas características psicológicas, tais como a predisposição para o cuidado da prole e do parceiro que as sustenta.

 

Em suma, as mulheres seriam mães por excelência, portadoras de um instinto materno, e os homens seriam viris, proativos por natureza, devendo sustentar o lar (BADINTER, 1993)."

 

Assertiva Correta.

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra D. 

555) A “doença como projeto” para alguns indivíduos se constitui dentro de um quadro social que

  • A) a doença pode ser um modo de emancipação.

  • B) faz parte de uma estrutura que permite tornar-se cidadão.

  • C) se transforma num processo de inclusão marginal para quem vive situações de extrema vulnerabilidade.

  • D) a doença é a melhor saída para a liberdade individual.

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A alternativa correta é letra C) se transforma num processo de inclusão marginal para quem vive situações de extrema vulnerabilidade.

 

A “doença como projeto” para alguns indivíduos se constitui dentro de um quadro social que

 

a)  a doença pode ser um modo de emancipação.

 

De acordo com Carreteiro, o projeto-doença não serve como emancipação. Ele fornece condições de sobrevida. 

 

Assertiva Falsa.

 

b)  faz parte de uma estrutura que permite tornar-se cidadão.

 

O tipo de cidadania que o projeto-doença oferece é, como veremos abaixo, mais uma espécie de inclusão marginal.

 

Assertiva Falsa.

 

c)  se transforma num processo de inclusão marginal para quem vive situações de extrema vulnerabilidade.

 

Essa é a perspectiva que está de acordo com Carreteiro:

 

"Para sujeitos que pertencem a categorias que têm um acúmulo de desafiliações sociais (habitação, educação etc.), muitas vezes o nível 'trabalho legalizado' é o único que lhes possibilita manter atuante um vínculo operatório com a cidadania. Neste sentido eles encontram no corpo doente um modo de ter a cidadania reconhecida, ao experimentarem grande sofrimento de origem social.

 

Esta passagem do mal-estar para a doença, se por um lado encontra reconhecimento institucional, por outro, busca calar as angústias do sofrimento de origem social. O aspecto social fica abafado e o que sobressai é o individual; não é mais o sofrimento gerado na esfera social que aparece, mas o indivíduo doente. Pode-se dizer que as instituições podem oferecer aos indivíduos 'projetos-doença' e estes podem aceitá-los para ter legitimada a cidadania e certas condições de sobrevida.

 

Quando isto ocorre as instituições estão sendo mais trabalhadas pelo imaginário heterônomo, ou seja, pelas pulsões mortíferas que desqualificam a força dos sujeitos. Estes, aceitando o 'projeto-doença', escapam da possibilidade de serem considerados como 'extranumerários'. Se passam a ser incluídos no sistema de seguridade, como pertencendo ao seu disfuncionamento, é para continuar a fazer parte do mesmo."

 

Assertiva Correta.

 

d)  a doença é a melhor saída para a liberdade individual.

 

Não é isso que Carreteiro aponta em seu texto.

 

Assertiva Falsa.

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra C.

556) As críticas à psicologia clássica, moderna e eurocêntrica, apontam que

  • A) o modelo eurocêntrico deve ser seguido por representar uma cultura superior.

  • B) a matriz eurocêntrica representa a nossa formação identitária.

  • C) o modelo familiar patriarcal deve sempre ser considerado como padrão de relações saudáveis.

  • D) a visão eurocêntrica representa um modelo colonial que negligencia nossas matrizes afrodiaspóricas e indígenas.

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A alternativa correta é letra D) a visão eurocêntrica representa um modelo colonial que negligencia nossas matrizes afrodiaspóricas e indígenas.

 

As críticas à psicologia clássica, moderna e eurocêntrica, apontam que

 

a)  o modelo eurocêntrico deve ser seguido por representar uma cultura superior.

 

A crítica à psicologia clássica é feita justamente por ela seguir um modelo eurocêntrico. 

 

Assertiva Falsa. 

 

b)  a matriz eurocêntrica representa a nossa formação identitária.

 

A formação identitária brasileira não vem apenas de matrizes europeias.

 

Assertiva Falsa. 

 

c)  o modelo familiar patriarcal deve sempre ser considerado como padrão de relações saudáveis.

 

Essa é uma outra perspectiva da psicologia clássica que é criticada.

 

Assertiva Falsa. 

 

d)  a visão eurocêntrica representa um modelo colonial que negligencia nossas matrizes afrodiaspóricas e indígenas.

 

Essa é uma das críticas apresentadas à psicologia clássica.

 

Assertiva Correta.

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra D. 

557) Nas relações entre a orientação sexual e a identidade de gênero, entende-se que

  • A) há uma relação direta entre a genitália e a identidade de gênero.

  • B) a orientação sexual determina uma única identidade de gênero.

  • C) a orientação sexual se expressa dentro de uma configuração na diversidade de gênero.

  • D) a orientação sexual segue uma determinação biológica.

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A alternativa correta é letra C) a orientação sexual se expressa dentro de uma configuração na diversidade de gênero.

 

Nas relações entre a orientação sexual e a identidade de gênero, entende-se que

 

a)  há uma relação direta entre a genitália e a identidade de gênero.

 

Uma pessoa pode nascer com um pênis e se identificar como mulher. Portanto, não há uma relação direta entre genitália e identidade de gênero.

 

Veja um pouco mais sobre esse tema, com o texto de Jaqueline Gomes de Jesus:

 

"Gênero se refere a formas de se identificar e ser identificada como homem ou como mulher.

 

Orientação sexual se refere à atração afetivossexual por alguém de algum/ns gênero/s.

 

Uma dimensão não depende da outra, não há uma norma de orientação sexual em função do gênero das pessoas, assim, nem todo homem e mulher é 'naturalmente' heterossexual. O mesmo se pode dizer da identidade de gênero: não corresponde à realidade pensar que toda pessoa é naturalmente cisgênero.

 

Tal qual as demais pessoas, uma pessoa trans pode ser bissexual, heterossexual ou homossexual, dependendo do gênero que adota e do gênero com relação ao qual se atrai afetivossexualmente: mulheres transexuais que se atraem por homens são heterossexuais, tal como seus parceiros; homens transexuais que se atraem por mulheres também o são."

 

Assertiva Falsa.

 

b)  a orientação sexual determina uma única identidade de gênero.

 

Como vimos acima a orientação sexual não depende do gênero e vice-versa.

 

Assertiva Falsa. 

 

c)  a orientação sexual se expressa dentro de uma configuração na diversidade de gênero.

 

De acordo com o que vimos acima, há uma diversidade de orientações sexuais e gêneros que podem se combinar.

 

Assertiva Correta.

 

d)  a orientação sexual segue uma determinação biológica.

 

Veja o que Menezes et al. falam:

 

"Defende-se aqui, portanto que se pode considerar que a orientação sexual não seria resultante diretamente nem de fatores biológicos nem de culturais, mas que suas múltiplas formas de manifestação decorreriam de diferentes interações entre esses elementos e, consequentemente, de diferentes percursos de desenvolvimento ontogenético."

 

Assertiva Falsa. 

 

A alternativa correta é, portanto, Letra C. 

558) No trabalho da psicologia, nos distintos campos de atuação, frente às relações de gênero

  • A) não se deve incluir esse conteúdo, pois temos que ser neutros na nossa postura.

  • B) o sofrimento individual do sujeito não é afetado.

  • C) as famílias analisadas sempre seguem o modelo patriarcal.

  • D) as construções de gênero atravessam as relações sociais e necessitam ser consideradas nas nossas atuações clínicas e comunitárias.

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A alternativa correta é letra D) as construções de gênero atravessam as relações sociais e necessitam ser consideradas nas nossas atuações clínicas e comunitárias.

 

No trabalho da psicologia, nos distintos campos de atuação, frente às relações de gênero

 

a)  não se deve incluir esse conteúdo, pois temos que ser neutros na nossa postura.

 

Esse tema é pertinente para o trabalho da psicologia e precisa ser incluído. Além disso, não há neutralidade em não incluir esse conteúdo.

 

Veja o que Araújo fala sobre esse tema:

 

"O termo 'gênero', na sua acepção gramatical, designa indivíduos de sexos diferentes (masculino/feminino) ou coisas sexuadas, mas, na forma como vem sendo usado, nas últimas décadas, pela literatura feminista, adquiriu outras características: enfatiza a noção de cultura, situa-se na esfera social, diferentemente do conceito de 'sexo', que se situa no plano biológico, e assume um caráter intrinsecamente relacional do feminino e do masculino.

 

Segundo a historiadora Joan Scott (1995), as feministas americanas começaram a usar o conceito de gênero para se referir à organização social entre os sexos e só mais tarde passaram a usá-lo para enfatizar o caráter fundamentalmente social das distinções fundadas sobre sexo e rejeitar o determinismo biológico implícito nos termos 'sexo' ou 'diferença sexual'.

 

A introdução do caráter relacional do gênero levou a uma revisão dos estudos centrados nas mulheres e apontou para a necessidade de estudos sobre as relações de gênero, uma vez que a história das mulheres não pode ser vista separada da história dos homens.

 

O mundo das mulheres faz parte do mundo dos homens, não são esferas separadas. Tomá-los como esferas separadas reforça o mito de que a experiência de um sexo tem muito pouco ou nada a ver com o outro sexo. Além disso, acrescenta Scott (1995), o uso do termo 'gênero' para designar relações sociais entre os sexos rejeita radicalmente explicações biológicas que encontram um denominador comum para diversas formas de subordinação feminina."

 

Assertiva Falsa.

 

b)  o sofrimento individual do sujeito não é afetado.

 

Pode, sim, haver sofrimento devido a questões de gênero.

 

Assertiva Falsa. 

 

c)  as famílias analisadas sempre seguem o modelo patriarcal.

 

Nem sempre seguem o modelo patriarcal. Existem diversos modelos familiares que são analisados no trabalho da psicologia.

 

Assertiva Falsa. 

 

d)  as construções de gênero atravessam as relações sociais e necessitam ser consideradas nas nossas atuações clínicas e comunitárias.

 

Essas construções de gênero precisam ser consideradas na teoria e prática da psicologia.

 

Assertiva Correta.

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra D.

559) A medida socioeducativa para o adolescente necessita ser compreendida na perspectiva de que

  • A) ele é o único responsável pelo seu ato infracional e deve ser punido.

  • B) a redução da maioridade penal seria uma solução para a criminalidade.

  • C) há uma criminalização da juventude pobre e negra para ocultar a desigualdade social.

  • D) o adolescente é na sua natureza um ser turbulento e em constante crise.

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A alternativa correta é letra C) há uma criminalização da juventude pobre e negra para ocultar a desigualdade social.

 

A medida socioeducativa para o adolescente necessita ser compreendida na perspectiva de que

 

a)  ele é o único responsável pelo seu ato infracional e deve ser punido.

 

Existe um contexto para o cometimento do ato infracional. Não é pertinente individualizar essa questão.

 

Assertiva Falsa. 

 

b)  a redução da maioridade penal seria uma solução para a criminalidade.

 

Os textos que falam sobre as medidas socioeducativas não consideram que a redução da maioridade penal vai resolver a criminalidade. 

 

Assertiva Falsa. 

 

c)  há uma criminalização da juventude pobre e negra para ocultar a desigualdade social.

 

Veja o que Bonalume e Jacinto falam sobre isso:

 

"Olhando para esse cenário, ao invés de perspectiva de futuro temos a ausência de direitos. Ao invés de políticas públicas efetivas de educação, temos planos de encarceramento massivo. Ao invés de liberdade temos um contínuo das algemas da escravização. Opera-se, portanto, a criminalização da juventude, sobretudo da juventude pobre e negra."

 

Esse é um fato que precisa ser levado em consideração.

 

Assertiva Correta.

 

d)  o adolescente é na sua natureza um ser turbulento e em constante crise.

 

Nesse contexto de medidas socioeducativas, pensar dessa forma pode contribuir para continuar individualizando uma questão social.

 

Assertiva Falsa. 

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra C. 

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560) Em termos da dialética exclusão/inclusão, entende-se que

  • A) as relações entre a exclusão e a inclusão são complementares e antagônicas, de forma simultânea.

  • B) a inclusão necessita ser compreendida de forma isolada.

  • C) exclusão e inclusão apresentam relações dicotômicas.

  • D) a exclusão é anterior à inclusão.

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A alternativa correta é letra A) as relações entre a exclusão e a inclusão são complementares e antagônicas, de forma simultânea.

 

Em termos da dialética exclusão/inclusão, entende-se que

 

a)  as relações entre a exclusão e a inclusão são complementares e antagônicas, de forma simultânea.

 

Como, de acordo com Sawaia, a exclusão e inclusão formam um par indissociável e que são da mesma substância, não podemos ver esse par apenas como antagônicos, mas também como complementares. Veja o que a autora diz:

 

"Enfim, o que queremos enfatizar ao optar pela expressão dialética exclusão/inclusão é para marcar que ambas não constituem categorias em si, cujo significado é dado por qualidades específicas invariantes, contidas em cada um dos termos, mas que são da mesma substância e formam um par indissociável, que se constitui na própria relação.

 

A dinâmica entre elas demonstra a capacidade de uma sociedade existir como um sistema. Essa linha de raciocínio permite concluir, parafraseando Castel ( 1998) que a dialética exclusão/ inclusão é a aporia fundamental sobre a qual nossa sociedade experimenta o 'enigma de sua coesão e tenta conjurar os riscos de sua fratura'."

 

Assertiva Correta.

 

b)  a inclusão necessita ser compreendida de forma isolada.

 

Como vimos acima, a inclusão e exclusão não constituem categorias em si. Portanto, não podem ser compreendidas de forma isolada.

 

Assertiva Falsa.

 

c)  exclusão e inclusão apresentam relações dicotômicas.

 

Esse é um par que apresenta relação dialética, sendo complementar e antagônico.

 

Assertiva Falsa.

 

d)  a exclusão é anterior à inclusão.

 

Nessa relação dialética, não se pode afirmar qual dos pares surgiu primeiro.

 

Assertiva Falsa.

 

A alternativa correta é, portanto, a Letra A. 

1 54 55 56 57 58 97