Questões Sobre Psicologia Social - Psicologia - concurso
571) No Brasil, constatamos o crescimento dos casos de feminicídio a cada ano. Por vezes, é comum que a vítima já tenha sofrido violência doméstica anteriormente e tenha sido atendida em uma emergência hospitalar. Não é raro, o psicólogo participar do acolhimento da vítima após o atendimento médico. Nessas situações, o profissional deve realizar o acolhimento e, fazer a comunicação externa, mesmo sem o consentimento da mulher, EXCETO quando:
- A) há gravidade concreta da violência noticiada;
- B) há violência física grave e crônica associada a uma passividade ou dificuldade da mulher em romper a situação de violência;
- C) o agressor possui instabilidade profissional ou está desempregado;
- D) há separação ou tentativa de separação recente da mulher em relação ao agressor;
- E) há possibilidade de acolhimento, orientação e fortalecimento da autonomia.
A alternativa correta é letra E) há possibilidade de acolhimento, orientação e fortalecimento da autonomia.
Gabarito Letra E
No Brasil, constatamos o crescimento dos casos de feminicídio a cada ano. Por vezes, é comum que a vítima já tenha sofrido violência doméstica anteriormente e tenha sido atendida em uma emergência hospitalar. Não é raro, o psicólogo participar do acolhimento da vítima após o atendimento médico. Nessas situações, o profissional deve realizar o acolhimento e, fazer a comunicação externa, mesmo sem o consentimento da mulher, EXCETO quando:
a) há gravidade concreta da violência noticiada;
Errado. Se há gravidade concreta, essa mulher está em risco, então a comunicação deve ser feita, buscando protege-la.
b) há violência física grave e crônica associada a uma passividade ou dificuldade da mulher em romper a situação de violência;
Errado. Mesmo erro da alternativa anterior, essa mulher está em risco e não realizar a comunicação a deixará mais uma vez vulnerável ao seu agressor.
c) o agressor possui instabilidade profissional ou está desempregado;
Errado. Esse é um fator de risco para a violência, e por isso nesse caso a situação deve ser notificada.
d) há separação ou tentativa de separação recente da mulher em relação ao agressor;
Errado. Com os casos de feminicídio pós separação ficando cada vez mais frequentes, a separação não é um fator de proteção, pelo contrário.
e) há possibilidade de acolhimento, orientação e fortalecimento da autonomia.
Certo! Essa alternativa apresenta um fator de proteção, que pode fazer com que seja desnecessária a notificação.
Dessa forma, nosso gabarito é Letra E.
572) A pesquisa sobre psicologia social e intimidade interpessoal distingue quatro componentes do fenômeno amor. Segundo Rodrigues, Assmar e Jablonski, estes componentes são:
- A) precisar do outro / o cuidado / a confiança / a tolerância.
- B) o provimento de bens / o cuidado / a confiança / a tolerância.
- C) precisar do outro / o provimento de bens / a confiança / a tolerância.
- D) precisar do outro / a geratividade / o provimento de bens.
- E) precisar do outro / o cuidado / a confiança / a geratividade.
A alternativa correta é letra A) precisar do outro / o cuidado / a confiança / a tolerância.
Gabarito Letra A
A pesquisa sobre psicologia social e intimidade interpessoal distingue quatro componentes do fenômeno amor. Segundo Rodrigues, Assmar e Jablonski, estes componentes são:
a) precisar do outro / o cuidado / a confiança / a tolerância.
b) o provimento de bens / o cuidado / a confiança / a tolerância.
c) precisar do outro / o provimento de bens / a confiança / a tolerância.
d) precisar do outro / a geratividade / o provimento de bens.
e) precisar do outro / o cuidado / a confiança / a geratividade.
Vejamos o que os autores pedidos dizem sobre o fenômeno Amor:
Amor foi inicialmente conceituado como uma "atitude mantida por uma pessoa em a uma outra pessoa particular, a qual envolve para pensar, sentir e comportar-se de determinadas maneiras relativamente aquela pessoa". Sendo esta uma definição ainda muito próxima do que geralmente tem sido concebido como atração/gostar tentou-se determinar em que medida os dois conceitos se distinguem, ou seja, em que medida os pensamentos e expectativas que derivam de atitudes do amor diferem daqueles pensamentos e expectativas associados a esta outra atitude positiva frente a outra pessoa que é o gostar. Através de uma pesquisa sobre as concepções populares e teóricas sobre amor e sobre e de alguns procedimentos estatísticos, conseguiu-se distinguir os dois conceitos. A partir desta importante etapa no estudo cientifico do amor, chegou-se a quatro possíveis componentes do fenômeno amor: o precisar do outro- um forte desejo de estar em e ser cuidado pelo outro; o cuidado – um desejo de ajudar o outro, de fazer as coisas por ele; a confiança e a tolerância às suas faltas, tudo isso sem deixar de levar em conta um avassalador conjunto de sentimentos mais ou menos descritíveis como de embevecimento, adoração, felicidade (ou infelicidade, dependendo se o amor é correspondido ou não) flutuação de humor, perda de apetite, e, como dizem os poetas, a difusa sensação de estar acima do bem e do mal.”
Os quatro componentes são, então: o precisar do outro, o cuidado, a confiança e a tolerância.
Gabarito Letra A.
Referência
A. Rodrigues, E. M. L. Assmar & B. Jablonski (Orgs), Psicologia Social. Petrópolis: Vozes, 2005
573) A violência afeta a saúde individual e coletiva, provoca mortes, lesões, e traumas, diminuindo a qualidade de vida das pessoas e das comunidades. Segundo Minayo, esse fenômeno evidencia:
- A) somente I, II e III.
- B) somente I, III e IV.
- C) somente II, III e IV.
- D) somente I, II e IV.
- E) I, II, III, IV.
A alternativa correta é letra A) somente I, II e III.
Gabarito Letra A
A violência afeta a saúde individual e coletiva, provoca mortes, lesões, e traumas, diminuindo a qualidade de vida das pessoas e das comunidades. Segundo Minayo, esse fenômeno evidencia:
I. a necessidade de uma atuação de prevenção e tratamento de base interdisciplinar, multiprofissional, intersetorial e socialmente engajada.
Certo! A questão se refere ao artigo “Institucionalização do tema da violência no SUS: avanços e desafios”, de Maria Cecília Minayo, então veremos os trechos que correspondem a cada afirmativa:
“A violência afeta a saúde individual e coletiva, provoca mortes, lesões, traumas físicos e mentais; diminui a qualidade de vida das pessoas e das comunidades; coloca novos problemas para o atendimento médico e para os serviços; e evidencia a necessidade de uma atuação de prevenção e tratamento de base interdisciplinar, multiprofissional, intersetorial e socialmente engajada. No entanto, é recente a emergência do tema na área de conhecimento e de práticas do setor saúde.”
II. que os prejuízos ocorrem no crescimento, no desenvolvimento e na saúde física e mental.
Certo!
“A violência contra crianças e adolescentes entrou na agenda do setor pelas mãos dos pediatras, psiquiatras e outros profissionais de saúde e de assistência social que lidavam com esse grupo etário. Esse conjunto de atores, seguindo os passos de Kempe et al.5 chamaram atenção para os prejuízos ao crescimento, ao desenvolvimento e à saúde física e mental que a violência proporciona, podendo levar até ao comportamento suicida”
III. que a violência pode levar até ao comportamento suicida.
Certo! Também presente no último parágrafo.
IV. que os indicadores estatísticos recentes demonstram uma diminuição de assassinatos de jovens negros no Brasil.
Errado! A autora apresenta dados de aumento de morbidade e mortalidade, mas não especifica grupos raciais e etários.
“No Gráfico 1 pode-se verificar a ascensão das taxas de mortalidade e de morbidade por causas externas no Brasil no período de 2001 a 2015. As taxas referentes aos óbitos passam de 68,6 para 74,4 por 100.000 habitantes nos anos extremos da série (de 120.954 para 152.136 mortes nos anos sinalizados). As taxas de morbidade, expressas através das internações hospitalares, mostram aumento mais significativo: passam de 396,2 para 547,2 por 100.000 habitantes nos mesmos anos e o número de pessoas internadas por causas externas, que era de 696.866 em 2001, chega a 1.118.717 em 2015.”
Assim, estão corretos somente I, II e III.
Gabarito Letra A.
Referência
Minayo, Maria Cecilia de Souza et al. Institucionalização do tema da violência no SUS: avanços e desafios. Ciência & Saúde Coletiva [online]. 2018, v. 23, n. 6 [Acessado 27 Dezembro 2019] , pp. 2007-2016. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1413-81232018236.04962018>. Acesso em 27 de dezembro de 2019.
574) A interdisciplinaridade é um processo dinâmico, consciente e ativo, de reconhecimento das diferenças e de articulação de objetos e instrumentos de conhecimento distintos, que contribui para a superação do isolamento dos saberes. Quanto à atuação do psicólogo no enfoque multidisciplinar no CRAS, assinale a alternativa incorreta.
- A) Apenas I e II estão corretas.
- B) Apenas II, III e IV estão corretas.
- C) Apenas I, III e IV estão corretas.
- D) Todas estão corretas
A alternativa correta é letra C) Apenas I, III e IV estão corretas.
Gabarito Letra C
I. A perspectiva multidisciplinar é adotada a partir da compreensão de que o principal objeto de ação da política de assistência social é a vulnerabilidade e os riscos sociais.
Certo!
“O enfoque interdisciplinar é adotado como processo de trabalho no âmbito do SUAS, a partir da compreensão de que o principal objeto de ação da política de assistência social - as vulnerabilidades e riscos sociais - não são fatos homogêneos e simples, mas complexos e multifacetados, que exigem respostas diversificadas alcançadas por meio de ações contextualizadas e para as quais concorrem contribuições construídas coletivamente e não apenas por intermédio do envolvimento individualizado de técnicos com diferentes formações.”
II. O trabalho em equipe pode sempre substituir ou omitir a definição de responsabilidades individuais e competências já que todo trabalho é feito em grupo não havendo identificação de papéis ou atribuições específicas para cada profissional envolvido.
Errado! O trabalho em equipe não substitui a definição de responsabilidades individuais!
“Salienta-se que o trabalho em equipe não pode negligenciar a definição de responsabilidades individuais e competências. Deve-se buscar identificar papéis, atribuições, de modo a estabelecer objetivamente quem, dentro da equipe interdisciplinar, encarrega-se de determinadas tarefas.”
III. Os profissionais da psicologia não devem adotar o atendimento psicoterapêutico no CRAS. Em caso de necessidade, devem fazer encaminhamentos psicológicos para os serviços de saúde.
Certo! Essa é uma orientação presente nas Orientações Técnicas Centro de Referência de Assistência Social – CRAS:
“Os profissionais da psicologia não devem adotar o atendimento psicoterapêutico no CRAS. Assim, esses profissionais não devem “patologizar” ou categorizar os usuários do CRAS nos seus atendimentos, mas intervir de forma a utilizar dos seus recursos teóricos e técnicos para: a) compreender os processos subjetivos que podem gerar ou contribuir para a incidência de vulnerabilidade e risco social de famílias e indivíduos; b) contribuir para a prevenção de situações que possam gerar a ruptura dos vínculos familiares e comunitários, e c) favorecer o desenvolvimento da autonomia dos usuários do CRAS. Esses profissionais devem fazer encaminhamentos psicológicos para os serviços de saúde, quando necessários.”
IV. O trabalho interdisciplinar exige que uma equipe multiprofissional supere a abordagem tecnicista, a fim de organizar as linhas de ação dos profissionais em torno de um projeto comum.
Certo! Perfeito.
Dessa forma, apenas I, III e IV estão corretas.
Gabarito Letra C.
Referência
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Orientações Técnicas: Centro de Referência de Assistência Social – CRAS – Brasília: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, 2009.
575) Segundo Goffman (2013), a sociedade estabelece os meios de categorizar as pessoas e o total de atributos considerados comuns e naturais para os membros de cada uma dessas categorias. Os ambientes sociais estabelecem as categorias de pessoas que têm probabilidade de serem nelas encontradas. Goffman afirma que, quando um estranho nos é apresentado, os primeiros aspectos nos permitem prever a sua categoria e os seus atributos, a sua identidade social.
- A) Implica uma rotulação que torna mais difícil para o estranho levar adiante as rotinas normais da vida cotidiana, incitando-o a ações anormais.
- B) Pressupõe um defeito, uma fraqueza, uma desvantagem e constitui uma discrepância específica entre a identidade social virtual e a identidade social real.
- C) É um termo usado em referência a um atributo profundamente depreciativo, sendo que um atributo que estigmatiza alguém pode confirmar a normalidade de outrem.
- D) Está relacionado ao estranho, cujo atributo o torna diferente de outros que se encontram em uma categoria que pudesse ser incluído, sendo até uma espécie menos desejável.
A alternativa correta é letra A) Implica uma rotulação que torna mais difícil para o estranho levar adiante as rotinas normais da vida cotidiana, incitando-o a ações anormais.
Gabarito Letra A
Assinale a alternativa com a definição de estigma que NÃO corresponde àquela dada por Goffman.
a) Implica uma rotulação que torna mais difícil para o estranho levar adiante as rotinas normais da vida cotidiana, incitando-o a ações anormais.
Errado. Essa afirmação não faz parte do conceito de estigma de Goffman.
b) Pressupõe um defeito, uma fraqueza, uma desvantagem e constitui uma discrepância específica entre a identidade social virtual e a identidade social real.
Certo! Veja:
“Enquanto o estranho está à nossa frente, podem surgir evidências de que ele tem um atributo que o torna diferente de outros que se encontram numa categoria em que pudesse ser incluído, sendo, até, de uma espécie menos desejável - num caso extremo, uma pessoa completamente má, perigosa ou fraca. Assim, deixamos de considerá-lo criatura comum e total, reduzindo-o a uma pessoa estragada e diminuída. Tal característica é um estigma, especialmente quando o seu efeito de descrédito é muito grande - algumas vezes ele também é considerado um defeito, uma fraqueza, uma desvantagem - e constitui uma discrepância específica entre a identidade social virtual e a identidade social real.”
c) É um termo usado em referência a um atributo profundamente depreciativo, sendo que um atributo que estigmatiza alguém pode confirmar a normalidade de outrem.
Certo!
“O termo estigma, portanto, será usado em referência a um atributo profundamente depreciativo, mas o que é preciso, na realidade, é uma linguagem de relações e não de atributos. Um atributo que estigmatiza alguém pode confirmar a normalidade de outrem, portanto ele não é, em si mesmo, nem horroroso nem desonroso. Por exemplo, alguns cargos nos Estados Unidos obrigam seus ocupantes que não tenham a educação universitária esperada a esconder isso; outros cargos, entretanto, podem levar os que os ocupam e que possuem uma educação superior a manter isso em segredo para não serem considerados fracassados ou estranhos.”
d) Está relacionado ao estranho, cujo atributo o torna diferente de outros que se encontram em uma categoria que pudesse ser incluído, sendo até uma espécie menos desejável.
Certo! Informação presente no trecho apresentado na Letra B.
Dessa forma, nosso gabarito é Letra A.
Referência
GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: LTC, 2008.
576) Philippe Ariès (1986) assinala que até por volta do século XII não se discriminava a infância como um lugar distinto do mundo do adulto, sendo as crianças caracterizadas nas artes como “homens de tamanho reduzido”. No fim do século XVI e ao longo do século XVII, passa a acontecer uma grande reforma nos costumes, que disciplinou a sociedade burguesa, trazendo um interesse inédito pela infância e introduzindo o que Ariès nomeia de “o sentimento moderno de infância”. Foi nessa época que emergiu uma concepção moral da infância, uma “verdadeira doutrina” que dominou a literatura pedagógica da época e culminou na multiplicação das instituições educacionais em direção a uma disciplina.
- A)
o recato, a grande modéstia do comportamento não se deve deixar nunca as crianças sozinhas deve-se evitar mimar as crianças extinguir a antiga familiaridade e substituí-la por uma grande reserva nas maneiras e na linguagem, mesmo na vida cotidiana - B)
o recato, a grande modéstia do comportamento repugnância dos caracteres sexuais das crianças nuas não se deve deixar nunca as crianças sozinhas sentimento de pudor dos adultos em relação às crianças - C)
surgimento de uma inocência infantil sentimento de independência da criança em relação ao adulto sentimento de pudor dos adultos em relação às crianças o recato, a grande modéstia do comportamento - D)
deve-se priorizar mimar as crianças surgimento de uma inocência infantil surgimento de uma fragilidade e debilidade infantil extinguir a antiga familiaridade e substituí-la por uma grande reserva nas maneiras e na linguagem, mesmo na vida cotidiana
A alternativa correta é letra A)
o recato, a grande modéstia do comportamento | não se deve deixar nunca as crianças sozinhas | deve-se evitar mimar as crianças | extinguir a antiga familiaridade e substituí-la por uma grande reserva nas maneiras e na linguagem, mesmo na vida cotidiana |
Gabarito Letra A
Neste livro, Ariès descreve quatro princípios gerais, decorrentes dessa nova concepção moral da infância, que são:
Vejamos esses princípios, como aparecem na bibliografia indicada:
“Alguns princípios gerais decorrentes dessa doutrina figuravam como lugares-comuns na literatura da época. Por exemplo, não se deve nunca deixar as crianças sozinhas: este principio remontava ao século XV, e se originava na experiência monástica, mas só começou realmente a ser aplicada no século XVII, porque sua necessidade se revelou então ao grande público, e não mais apenas a um punhado de religiosos ou de "pedantes". "Tanto quanto possível, devem-se fechar todas as aberturas da gaiola... mas algumas barras devem ser deixadas abertas para que as crianças vivam e gozem de boa saúde; é assim que se faz com os rouxinóis para que eles cantem, e com os papagaios para que aprendam a falar. (...)
O segundo principio rezava que se deveria evitar mimar as crianças, habituando-as desde cedo à seriedade: "Não me digas que são apenas crianças e que é preciso ter paciência. Pois os efeitos da concupiscência já aparecem bastante nessa idade". Tratava-se de uma reação contra a "paparicação" das crianças de menos de oito anos, e contra a opinião de que elas ainda eram muito pequenas para serem repreendidas. (...)
Terceiro principio: o recato, a "grande modéstia" do comportamento. Em Port-Royal, "logo que se deitam, as crianças são fielmente visitadas em cada cama em particular, para se verificar se estão deitadas com a modéstia requerida e também para ver se estão bem cobertas no inverno. Uma verdadeira campanha de propaganda tentava extirpar o hábito enraizado de deitar várias crianças na mesma cama. (...)
O quarto principio era apenas uma outra aplicação da preocupação com a decência e com a "modéstia": extinguir a antiga familiaridade e substituí-la por uma grande reserva nas maneiras e na linguagem, mesmo na vida quotidiana. Essa politica se traduziu pela luta contra o emprego do pronome tu. No pequeno colégio jansenista de Chesnay, "Havia-se de tal forma habituado as crianças a se tratarem com respeito umas às outras, que elas nunca se tratavam por tu, e nunca diziam qualquer palavra que pudessem considerar desagradável a alguns de seus companheiros' “
A alternativa que traz esses princípios de forma correta é a Letra A.
Referência
ARIÈS, P. História social da infância e da família. Tradução: D. Flaksman. Rio de Janeiro: LCT, 1978.
577) Através da LOAS, foram criadas diversas iniciativas para o aprimoramento da assistência enquanto política. Dentre os objetivos descritos, ainda se encontra a preocupação com a integração familiar e comunitária, caracterizando como: (Gomes e Gonçalves, 2018, pags 4 e 5)
- A) A importância do fortalecimento de vínculos na assistência, justificando, assim, alguns programas que foram realizados posteriormente e que regem a base de muitos serviços prestados atualmente.
- B) A importância do papel da família para o desenvolvimento de um sujeito mais comprometido com ações comunitárias.
- C) Através do LOAS, o foi possível complementar a renda dos usuários do serviço, com vistas no poder aquisitivo da comunidade.
- D) O SUAS define todas as regras do LOAS, tem em vista a liberdade financeira do sujeito, com vistas no desenvolvimento pessoa enquanto provedor.
A alternativa correta é letra A) A importância do fortalecimento de vínculos na assistência, justificando, assim, alguns programas que foram realizados posteriormente e que regem a base de muitos serviços prestados atualmente.
Gabarito Letra A
Através da LOAS, foram criadas diversas iniciativas para o aprimoramento da assistência enquanto política. Dentre os objetivos descritos, ainda se encontra a preocupação com a integração familiar e comunitária, caracterizando como: (Gomes e Gonçalves, 2018, pags 4 e 5)
a) A importância do fortalecimento de vínculos na assistência, justificando, assim, alguns programas que foram realizados posteriormente e que regem a base de muitos serviços prestados atualmente.
b) A importância do papel da família para o desenvolvimento de um sujeito mais comprometido com ações comunitárias.
c) Através do LOAS, o foi possível complementar a renda dos usuários do serviço, com vistas no poder aquisitivo da comunidade.
d) O SUAS define todas as regras do LOAS, tem em vista a liberdade financeira do sujeito, com vistas no desenvolvimento pessoa enquanto provedor.
Veja o que dizem as autoras referenciadas:
“Em seus objetivos, estão descritas as preocupações principais da assistência, juntamente com o público a quem os serviços assistenciais estão destinados: a criança, a mulher, o adolescente, a família, o idoso, pessoas com deficiência e quem mais necessitar desses serviços. Ao idoso e à pessoa com deficiência, é assegurado o benefício mensal de um salário mínimo, no caso de o indivíduo não possuir condições para seu sustento e nem sua família. Além disso, a Lei garante proteção a todas as pessoas que fazem parte dos grupos citados acima, bem como o amparo à criança e ao adolescente carente. A preocupação com o desemprego também faz parte do objetivo da assistência, o que possibilita uma integração com o mercado de trabalho, através de projetos de geração de renda. Dentre os objetivos descritos, ainda se encontra a preocupação com a integração familiar e comunitária. A partir deste último, é possível compreender a importância do fortalecimento de vínculos na assistência, justificando, assim, alguns programas que foram realizados posteriormente e que regem a base de muitos serviços prestados atualmente.”
A alternativa de acordo com a bibliografia indica é a Letra A, nosso gabarito.
Referência
Gomes, N.S.; Gonçalves, S.M.M. A psicologia na assistência social: considerações sobre o percurso histórico deste “novo” campo. Revista Mosaico. 2018 jan./jun.; 09 (1): 02-09
578) O psicólogo vem se envolvendo a cada dia mais na Política Pública de Assistência Social, sendo gradativamente respeitado neste campo enquanto técnicos de referência. Contudo, sabemos que historicamente, a Assistência Social Brasileira passou por grandes transformações para então a psicologia tornar-se uma profissão indispensável neste campo, tornando acessível aos usuários do Sistema Único de Assistência Social – SUAS. Desse modo, podemos afirmar que:
- A) O início das Políticas Sociais Públicas se deu em 1988, tendo como prioridade a família, fato este que norteia as Políticas Públicas atuais bem como o Sistema Único de Assistência Social - SUAS.
- B) O início das Políticas Sociais Públicas se deu em 1988, devido à forte pressão dos usuários do Sistema Único de Assistência Social - SUAS.
- C) Com a estruturação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, em 1990, modificou todo o percurso do assistencialismo no Brasil.
- D) A partir da nova constituição de 1982, as leis da assistência social tiveram que ser modificadas para encaixar no novo padrão da sociedade.
A alternativa correta é letra A) O início das Políticas Sociais Públicas se deu em 1988, tendo como prioridade a família, fato este que norteia as Políticas Públicas atuais bem como o Sistema Único de Assistência Social - SUAS.
Gabarito Letra A
a) O início das Políticas Sociais Públicas se deu em 1988, tendo como prioridade a família, fato este que norteia as Políticas Públicas atuais bem como o Sistema Único de Assistência Social - SUAS.
Certo. Foi a partir da constituição federal de 1988 que a organização da assistência social passou a ser uma diretriz do estado brasileiro.
b) O início das Políticas Sociais Públicas se deu em 1988, devido à forte pressão dos usuários do Sistema Único de Assistência Social - SUAS.
Errado. O início das políticas sociais públicas se deu em 1988, muito antes do estabelecimento do SUAS. Ou seja, não tem como falar que foi a pressão dos usuários dele que incentivou o inicio das políticas sociais públicas.
c) Com a estruturação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, em 1990, modificou todo o percurso do assistencialismo no Brasil.
Errado. O SUAS foi aprovado em 2003.
d) A partir da nova constituição de 1982, as leis da assistência social tiveram que ser modificadas para encaixar no novo padrão da sociedade.
Errado. A constituição é de 1988.
Dessa forma, nosso gabarito é Letra A.
579) Gesser (2013) afirma que a Psicologia tem um lugar importante no campo das políticas públicas, devendo contribuir para:
- A) a ampliação de práticas medicalizantes
- B) a superação do sofrimento ético-político dos sujeitos
- C) a superação do subdiagnóstico de problemas psicológicos
- D) a ampliação de práticas assistencialistas
A alternativa correta é letra B) a superação do sofrimento ético-político dos sujeitos
Gesser (2013) afirma que a Psicologia tem um lugar importante no campo das políticas públicas, devendo contribuir para:
a) a ampliação de práticas medicalizantes
Gesser faz uma crítica ao processo de medicalização:
"A discussão acerca da normalidade no âmbito da Psicologia é necessária para que essa área do conhecimento construa subsídios teórico-metodológicos politicamente posicionados contra o processo de biologização e de medicalização das questões sociais, cada vez mais intenso no contexto social contemporâneo."
Assertiva Falsa.
b) a superação do sofrimento ético-político dos sujeitos
Essa é a alternativa que está de acordo com o texto de Gesser:
"As questões apresentadas ao longo do texto apontam a necessidade de a Psicologia ter um posicionamento voltado para o rompimento da noção de políticas públicas como uma assistência às pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade e a incorporação da noção dessas políticas como um direito da população legitimado pela constituição. Esse posicionamento transcende a questão legalista, abrangendo também a dimensão ética, da potencialização do sujeito para a promoção da autonomia e da superação do sofrimento ético-político"
Assertiva Correta.
c) a superação do subdiagnóstico de problemas psicológicos
Gesser, no artigo citado, não fala sobre subdiagnóstico de problemas psicológicos.
Assertiva Falsa.
d) a ampliação de práticas assistencialistas
De acordo com Gesser:
"Defende-se o rompimento com as práticas assistencialistas e medicalizantes, promotoras de processos de exclusão/inclusão social perversa e do sofrimento ético-político."
Assertiva Falsa.
A alternativa correta é, portanto, a Letra B.
580) Helena Scarparo e Neuza Guareschi (2007) observam que, historicamente, algumas práticas da Psicologia têm se colocado distante dos contextos históricos e culturais nos quais estão imersos os seus objetos de estudo. Como consequência, essas práticas se apresentam de forma:
- A) comprometidas com os direitos humanos
- B) comprometidas com o contexto social
- C) emancipatórias
- D) elitistas
A alternativa correta é letra D) elitistas
Helena Scarparo e Neuza Guareschi (2007) observam que, historicamente, algumas práticas da Psicologia têm se colocado distante dos contextos históricos e culturais nos quais estão imersos os seus objetos de estudo. Como consequência, essas práticas se apresentam de forma:
Observe o texto de Scarparo e Guareschi:
"A psicologia, como profissão tem sido caracterizada pela prevalência de modelos característicos da sociedade ocidental moderna e, em muitas ocasiões, posiciona-se com distanciamento dos contextos históricos e culturais nos quais se processam os fenômenos de interesse para a área.
Como decorrência, são muitas as contradições entre os modelos e estratégias profissionais disponíveis e as propostas ou demandas advindas das diferentes circunstâncias de vida. Um dos exemplos de tais contradições é a discrepância entre a necessidade de trabalho no âmbito das políticas sociais e o despreparo dos profissionais para enfrentar os desafios relativos a esse campo de trabalho.
Esse enfrentamento implica em assumir o compromisso de compreender a magnitude das questões abordadas ao planejar, gerir e avaliar ações. Para tanto, é urgente que a formação favoreça o conhecimento e a crítica dos pressupostos das políticas sociais e da amplitude do espaço público. Caso contrário podem se multiplicar práticas elitistas e inacessíveis às pessoas para as quais se supõe igualdade de direitos."
A consequência, portanto, é a multiplicação de práticas elitistas. Encontramos a resposta na Letra D.
a) comprometidas com os direitos humanos
b) comprometidas com o contexto social
c) emancipatórias
d) elitistas