Questões Sobre Psicologia Social - Psicologia - concurso
581) Mériti de Souza et all (2018), em artigo sobre intervenção com população em situação de rua em um centro de referência, relatam terem lançado mão de atividade lúdica com desenho e pintura. Entendem que o sucesso da atividade se deu por possibilitar uma:
- A) distração e entretenimento para os usuários
- B) abertura para as histórias de vida dos usuários
- C) interpretação psicológica do grafismo do usuário
- D) substituição para o álcool e outras drogas
A alternativa correta é letra B) abertura para as histórias de vida dos usuários
Gabarito Letra B
Mériti de Souza et all (2018), em artigo sobre intervenção com população em situação de rua em um centro de referência, relatam terem lançado mão de atividade lúdica com desenho e pintura. Entendem que o sucesso da atividade se deu por possibilitar uma:
a) distração e entretenimento para os usuários
b) abertura para as histórias de vida dos usuários
c) interpretação psicológica do grafismo do usuário
d) substituição para o álcool e outras drogas
O artigo mencionado pela questão é “População de rua: intervenção no âmbito da psicologia em um Centro de Referência para População em Situação de Rua.”, de Mériti de Souza, Rafael Kim e Ana Lúcia Cintra. Veja o resumo do artigo:
“Os moradores de rua constituem um dos principais alvos das políticas de assistência no Brasil por estarem expostos a inúmeras vulnerabilidades. Este fato levou à criação de políticas públicas e ao desenvolvimento do Centro de Referência para População em Situação de Rua. O presente estudo tem como objetivo analisar uma pesquisa intervenção realizada em um Centro de Referência para População em Situação de Rua. Com a pesquisa buscamos elaborar e implantar estratégias de intervenção calcadas em aportes teóricos da psicologia e da psicanálise direcionadas a pessoas em situação de rua. Descrevemos e analisamos atividades como oficinas de desenho e de filmes desenvolvidas para problematizar as condições subjetivas e sociais dos usuários de um Centro. Destacamos a importância do trabalho na atenção desta população em específico e como os processos de conhecer são intrínsecos para possibilidades de mudanças nos estilos de vida destas pessoas.”
Mesmo sem conhecer o artigo, a questão já indica que não é uma pesquisa de avaliação psicológica dos moradores de rua, nem uma intervenção específica sobre álcool e outras drogas, então seria extrapolar pensar que estes seriam os objetivos de usar os recursos lúdicos.
Desenho e pintura até podem ser utilizados como um recurso para distração, mas não seria feito como uma intervenção, e sim como uma ação recorrente da equipe.
Neste caso, os recursos são utilizados de forma a incentivar os indivíduos a compartilharem suas histórias, interagindo com os pesquisadores a partir de seus desenhos, como diz a Letra B.
Fonte: http://eduemojs.uem.br/ojs/index.php/Urutagua/article/view/43274
582) Cecília Coimbra e Maria Lívia do Nascimento (2008) observam que, no Brasil, dispositivos sociais produzem subjetividades onde “emprego fixo” e “família organizada” são critérios de visibilidade e legitimação social. Os jovens que não se encaixam nessa expectativa são considerados:
- A) preguiçosos
- B) deficientes
- C) desempregados
- D) perigosos
A alternativa correta é letra D) perigosos
Cecília Coimbra e Maria Lívia do Nascimento (2008) observam que, no Brasil, dispositivos sociais produzem subjetividades onde “emprego fixo” e “família organizada” são critérios de visibilidade e legitimação social. Os jovens que não se encaixam nessa expectativa são considerados:
Veja o texto de Coimbra e Nascimento:
"Em nosso país, desde o início do século XX, diferentes dispositivos sociais vêm produzindo subjetividades onde o 'emprego fixo' e uma 'família organizada' tornam-se padrões de reconhecimento, aceitação, legitimação social e direito à vida. Ao fugir a esses territórios modelares entra-se para a enorme legião dos 'perigosos', daqueles que são olhados com desconfiança e, no mínimo, evitados, afastados, enclausurados e mesmo exterminados."
De acordo com o texto acima, os que não seguem o modelo são considerados perigosos. Encontramos a resposta na Letra D.
a) preguiçosos
b) deficientes
c) desempregados
d) perigosos
583) Alguns autores, como Ana Bock (1999), vêm convocando o “compromisso social” da Psicologia enquanto ciência e profissão. Do ponto de vista da autora, para estar eticamente comprometido com a sociedade, entre outras coisas, o psicólogo precisa se desvencilhar da ideia historicamente construída de que:
- A) o sofrimento psíquico é resultado de relações sociais
- B) o trabalho do psicólogo exige um posicionamento político
- C) o sofrimento psíquico não tem a ver com as condições objetivas de vida do sujeito
- D) o trabalho do psicólogo deve apontar para mudanças nas condições de vida do sujeito
A alternativa correta é letra C) o sofrimento psíquico não tem a ver com as condições objetivas de vida do sujeito
Alguns autores, como Ana Bock (1999), vêm convocando o "compromisso social" da Psicologia enquanto ciência e profissão. Do ponto de vista da autora, para estar eticamente comprometido com a sociedade, entre outras coisas, o psicólogo precisa se desvencilhar da ideia historicamente construída de que:
Confira o texto de Bock:
"O psicólogo não pode mais ter uma visão estreita de sua intervenção, pensando-a como um trabalho voltado para um indivíduo, como se este vivesse isolado, não tivesse a ver com a realidade social, construindo-a e sendo construído por ela. É preciso ver qualquer intervenção, mesmo que no nível individual, como uma intervenção social e, neste sentido, posicionada.
Vamos acabar com a idéia de que mundo psicológico não tem nada a ver com mundo social. Que sofrimento psíquico não tem nada a ver com condições objetivas de vida. Os psicólogos precisam ter clareza de que, ao fazer ou saber Psicologia, estão com sua prática e seu conhecimento interferindo na sociedade.
Temos exemplos de como nossos conceitos serviram para acobertar as desigualdades sociais. Diferenças individuais, perspectivas classificatórias, noções abstratas de ser humano e de mundo psicológico nas quais a noção de potencialidades estava dada de forma apriorística à vida, a própria noção de desenvolvimento, permitiram que as condições sociais que facilitam ou impedem o 'desenvolvimento' do sujeito ficassem camufladas por detrás de discursos abstratos e ideológicos.
Na área da educação existe um exemplo bem evidente: falamos de fracasso escolar e de dificuldades de aprendizagem nos referindo sempre ao aluno. Como podemos acreditar que uma parte apenas de um processo (a criança) fracasse sozinha? O processo de ensino-aprendizagem fracassou, não o aluno. Não temos dúvida, hoje, de que a Psicologia contribuiu para ocultar as condições desiguais de vida no decorrer da História.
Agora, vamos analisar as alternativas.
a) o sofrimento psíquico é resultado de relações sociais
A ideia da qual se quer desvencilhar é a de que a psicologia não está relacionada com as questões sociais e as condições objetivas de vida.
Assertiva Falsa.
b) o trabalho do psicólogo exige um posicionamento político
Esse não é um pensamento ao qual o texto vai contra.
Assertiva Falsa.
c) o sofrimento psíquico não tem a ver com as condições objetivas de vida do sujeito
Essa alternativa apresenta a ideia que Bock refuta, conforme vimos.
Assertiva Correta.
d) o trabalho do psicólogo deve apontar para mudanças nas condições de vida do sujeito
O texto não se posiciona contra a essa ideia.
Assertiva Falsa.
A alternativa correta é, portanto, a Letra C.
584) Lurdes Oberg e Maria Helena Zamora (2013), em artigo intitulado “A psicologia comunitária e a conquista das políticas públicas”, observam que alguns sujeitos não são reconhecidos pela sociedade como cidadãos. Nesses casos, o psicólogo deve considerar que o sofrimento psíquico vem principalmente da:
- A) vida interna do sujeito
- B) vida instável e incerta
- C) opção pessoal pela não cidadania
- D) opção pessoal por não entrar no mercado de trabalho
A alternativa correta é letra B) vida instável e incerta
Lurdes Oberg e Maria Helena Zamora (2013), em artigo intitulado "A psicologia comunitária e a conquista das políticas públicas", observam que alguns sujeitos não são reconhecidos pela sociedade como cidadãos. Nesses casos, o psicólogo deve considerar que o sofrimento psíquico vem principalmente da:
Observe o texto de Oberg e Zamora:
"É necessário um exame sobre aqueles que se encontram fora dos dispositivos de individualização totalitária do capitalismo globalizado (NARDI, op. cit.). Existem sujeitos que, embora habitem nossa cidade e tenham nascido no Brasil, não são reconhecidos como cidadãos. A questão não é apenas a da pobreza, do não ter, mas do sofrimento causado pelo próprio viver permanentemente na instabilidade e na incerteza."
Com base no texto, percebe-se que a alternativa correta é a que fala sobre o viver instável e incerto. Encontramos a resposta na Letra B.
a) vida interna do sujeito
b) vida instável e incerta
c) opção pessoal pela não cidadania
d) opção pessoal por não entrar no mercado de trabalho
585) O trabalho com famílias e políticas públicas exige do psicólogo um atendimento psicossocial, e não um atendimento clínico tradicional. Para Fabiani Lima e Daniela Schneider (2018), um atendimento psicossocial deve ter como foco:
- A) dois atendimentos complementares: o psicológico e o social
- B) os contextos produtores de vulnerabilidade
- C) as práticas psicoterapêuticas
- D) o sofrimento no sentido ontológico
A alternativa correta é letra B) os contextos produtores de vulnerabilidade
O trabalho com famílias e políticas públicas exige do psicólogo um atendimento psicossocial, e não um atendimento clínico tradicional. Para Fabiani Lima e Daniela Schneider (2018), um atendimento psicossocial deve ter como foco:
Segundo Lima e Schneider:
"Consequentemente, a atuação da Psicologia deve superar a tradição subjetivista de visão do mundo e de compreensão do fenômeno psi.
Ela parte, assim, do pressuposto de que, apesar de o sofrimento ser vivido pelo indivíduo em sua singularidade, sua gênese é social, o que exige uma clareza na forma de compreender a desigualdade social e a maneira como o psicólogo atua sobre ela (CFP, 2011).
Dessa forma, sua atuação no SUAS não deve ter foco no indivíduo, mas nos contextos produtores de vulnerabilidade. Sendo assim, não cabe uma atuação no modelo clínico clássico, mas sim uma ação com foco social comunitário."
Com base no texto acima, percebe-se que o foco da atuação deve ser nos contextos produtores de vulnerabilidade. Encontramos a resposta na Letra B.
a) dois atendimentos complementares: o psicológico e o social
b) os contextos produtores de vulnerabilidade
c) as práticas psicoterapêuticas
d) o sofrimento no sentido ontológico
586) Inspirada em Espinosa e Vygotsky, Bader Sawaia (2009) entende os afetos e a imaginação como:
- A) dimensões ético-políticas da ação transformadora
- B) dimensões não abarcadas pela psicologia social
- C) estetização das questões sociais
- D) solipcismo
A alternativa correta é letra A) dimensões ético-políticas da ação transformadora
Inspirada em Espinosa e Vygotsky, Bader Sawaia (2009) entende os afetos e a imaginação como:
Veja o texto de Sawaia:
"Apresentar a contribuição de cada um desses brilhantes pensadores (Vigotski, Marx e Espinosa) à análise da relação entre subjetividade e desigualdade, no espaço do presente texto, é impossível. Mas vou destacar duas dimensões da subjetividade, justamente as mais esquecidas e discriminadas como perturbadoras da ordem social, do comportamento virtuoso e do conhecimento: os afetos e a imaginação.
Inspirada em Vigotski e Espinosa, defenderei que a emoção e a criatividade são dimensões ético-políticas da ação transformadora, de superação da desigualdade, e que trabalhar com elas não é cair na estetização das questões sociais, ou solipcismo, mas sim um meio de atuar no que há de mais singular da ação política emancipadora."
Com base no texto de Sawaia, é possível concluir que a resposta correta está na Letra A.
a) dimensões ético-políticas da ação transformadora
b) dimensões não abarcadas pela psicologia social
c) estetização das questões sociais
d) solipcismo
587) Silvia Lane (1999) entende a família como uma socialização primária. Já a socialização secundária se dá no convívio com:
- A) a vizinhança
- B) os primos de segundo grau
- C) indivíduos de laços familiares não sanguíneos
- D) colegas da escolarização e profissionalização
A alternativa correta é letra D) colegas da escolarização e profissionalização
Silvia Lane (1999) entende a família como uma socialização primária. Já a socialização secundária se dá no convívio com:
Observe o texto de Lane:
"Vamos analisar como o grupo familiar atua sobre ele durante o processo denominado, geralmente, de socialização primária. (...) É assim que se formam aqueles valores que sentimos tão arraigados em nós, que até parece termos nascido com eles.
Esta visão única do mundo e de um sistema de valores só irá ser confrontada no processo de socialização secundária, isto é, através da escolarização e profissionalização, principalmente na adolescência, época em que o jovem questiona os 'outros significativos', não por ser uma fase natural, como muitos pretendem, mas porque através de outros laços afetivos e através do seu pensamento e experiências sociais e/ou intelectuais o jovem se depara com outras alternativas, com outras visões de mundo, que o levam a questionar aquela que ele construiu como sendo a única possível."
De acordo com a autora supracitada, o processo de socialização secundária acontece através da escolarização e profissionalização. Portanto, encontramos a resposta na Letra D.
a) a vizinhança
b) os primos de segundo grau
c) indivíduos de laços familiares não sanguíneos
d) colegas da escolarização e profissionalização
588) Irene Rizzini e Renata Couto (2019), em artigo de revisão bibliográfica sobre população infantil e adolescente em situação de rua no Brasil, relatam que o afastamento de casa é um dos temas recorrentes nas pesquisas sobre o tema. Sobre o motivo mais frequente que impulsiona crianças e adolescentes para as ruas, esses textos costumam citar:
- A) transtornos mentais
- B) questões religiosas
- C) violência e negligência no contexto familiar
- D) laços de amizades e outras relações afetivas no contexto da rua
A alternativa correta é letra C) violência e negligência no contexto familiar
Irene Rizzini e Renata Couto (2019), em artigo de revisão bibliográfica sobre população infantil e adolescente em situação de rua no Brasil, relatam que o afastamento de casa é um dos temas recorrentes nas pesquisas sobre o tema. Sobre o motivo mais frequente que impulsiona crianças e adolescentes para as ruas, esses textos costumam citar:
De acordo com Rizzini e Couto:
"Compreender o contexto econômico, social, político e cultural no qual se inserem crianças e adolescentes é fundamental para o debate acerca dos motivos que as impulsionam para as ruas. Há uma ampla gama de fatores relacionados a essa questão, no entanto, estudos apontam que condições socioeconômicas precárias podem acarretar problemas de natureza psicossocial, afetando a saúde física e mental dos indivíduos.
Esses fatores podem gerar, inclusive, o afastamento de crianças e adolescentes de sua família e de sua comunidade, como já apontava Winnicott (1996) décadas atrás. Infelizmente, a pobreza urbana e os fatores a ela associados, como a violência, os abusos e a negligência, inclusive no contexto familiar, permanecem sendo as principais causas do afastamento de crianças e adolescentes de suas casas."
Com base no texto, é possível concluir que a alternativa correta é a que fala sobre violência, abusos e/ou negligência. Encontramos a resposta na Letra C.
a) transtornos mentais
b) questões religiosas
c) violência e negligência no contexto familiar
d) laços de amizades e outras relações afetivas no contexto da rua
589) O atendimento psicossocial de crianças e adolescentes em situação de violência, no âmbito do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS,
- A) deve ser realizado individualmente, em função do tipo de problemática que é alvo do serviço.
- B) tem caráter emergencial e assistencialista, para evitar situações de conflito e revitimização.
- C) adota especialmente as práticas psicoterapêuticas com as vítimas, para potencializar a sua autonomia.
- D) envolve ações psicoeducativas, de apoio e especializadas, realizadas prioritariamente em pequenos grupos.
- E) busca a interrupção do ciclo da violência por meio de orientações sobre as medidas jurídicas punitivas aos casos denunciados.
A alternativa correta é letra D) envolve ações psicoeducativas, de apoio e especializadas, realizadas prioritariamente em pequenos grupos.
O atendimento psicossocial de crianças e adolescentes em situação de violência, no âmbito do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS,
Observe o que diz a cartilha do CREPOP:
"O atendimento psicossocial é um instrumento fundamental para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes, que tem como referência básica os princípios de prioridade absoluta, por ser sujeitos de direitos e em condição peculiar de desenvolvimento.
Configura conjunto de atividades e ações psicossocioeducativas, de apoio e especializadas, desenvolvidas individualmente e em pequenos grupos (prioritariamente), de caráter disciplinar e interdisciplinar, de cunho terapêutico – não confundir com psicoterapêutico –, com níveis de verticalização e planejamento (início, meio e fim), de acordo com o plano de atendimento desenvolvido pela equipe.
Agora, vamos analisar as alternativas.
a) deve ser realizado individualmente, em função do tipo de problemática que é alvo do serviço.
De acordo com o texto acima, as atividades e ações devem ser prioritariamente em pequenos grupos.
Assertiva Falsa.
b) tem caráter emergencial e assistencialista, para evitar situações de conflito e revitimização.
Segundo a cartilha do CREPOP:
"Em um âmbito mais específico, o psicólogo deve atentar ainda para atender aos seguintes princípios legais e técnicos:
- Identificar e problematizar a realidade na qual está inserido, desvinculando-se de olhares normatizantes e prescritivos ou ainda de visões assistencialistas e tutelares"
Assertiva Falsa.
c) adota especialmente as práticas psicoterapêuticas com as vítimas, para potencializar a sua autonomia.
O texto citado acima fala sobre práticas psicossocioeducativas de cunho terapêutico, o que é diferente de psicoterapia.
Assertiva Falsa.
d) envolve ações psicoeducativas, de apoio e especializadas, realizadas prioritariamente em pequenos grupos.
Conforme vimos, essa é a alternativa que está coerente com o texto da cartilha do CREPOP.
Assertiva Correta.
e) busca a interrupção do ciclo da violência por meio de orientações sobre as medidas jurídicas punitivas aos casos denunciados.
Observe o texto do CREPOP:
"O compromisso fundamental é a interrupção do ciclo da violência. Para isso, serão necessárias medidas jurídicas de responsabilização do autor da agressão, medidas sociais de proteção às crianças e de reinserção escolar ou laboral, medidas médicas de tratamento das consequências e medidas psicossociais."
Assertiva Falsa.
A alternativa correta é, portanto, a Letra D.
590) Ao conduzir o atendimento psicossocial de uma criança vítima de violência, uma equipe realiza intervenções com todos os membros de sua família, pois respeita a singularidade dessa criança e concebe a sua família como um espaço fundamental para o seu acolhimento. Essa perspectiva de atuação caracteriza uma intervenção
- A) terapêutica primária.
- B) psicoeducativa.
- C) primária protetora.
- D) assistencialista.
- E) contingencial.
A alternativa correta é letra A) terapêutica primária.
Ao conduzir o atendimento psicossocial de uma criança vítima de violência, uma equipe realiza intervenções com todos os membros de sua família, pois respeita a singularidade dessa criança e concebe a sua família como um espaço fundamental para o seu acolhimento. Essa perspectiva de atuação caracteriza uma intervenção
Observe o que diz a cartilha do CREPOP:
"A intervenção punitiva primária refere-se a toda intervenção cujo foco esteja voltado para o autor da agressão com o objetivo exclusivo de puni-lo. Esse modelo compreende a violência como fenômeno monocausal, ou seja, a explicação se concentra apenas nas características individuais do agressor.
A intervenção primária protetora da criança tem como foco a criança/ vítima, com o claro objetivo de proteger seu desenvolvimento físico, emocional e moral.
Já a intervenção terapêutica primária considera a singularidade do sujeito e o contexto em que está inserido; considera a família como o espaço privilegiado de acolhimento e que a intervenção deve se dar com todos os seus membros."
Com base no texto, é possível concluir que a questão está falando sobre a intervenção terapêutica primária. Encontramos a alternativa correta na Letra A.
a) terapêutica primária.
b) psicoeducativa.
c) primária protetora.
d) assistencialista.
e) contingencial.