Questões Sobre Psicologia Social - Psicologia - concurso
601) Para a elaboração do Plano de Assistência Social de um município, uma das condições é a realização de um diagnóstico socioterritorial. Esse diagnóstico tem como objetivo
- A) analisar as demandas com as quais se deparam os profissionais das equipes de assistência no cotidiano de seu trabalho.
- B) transformar dados obtidos nos atendimentos de um determinado território em critérios para a distribuição de recursos financeiros.
- C) justificar a liberação dos recursos financeiros necessários para a concessão de benefícios previstos na legislação.
- D) mapear, dentro de um município, zonas de maior vulnerabilidade e risco social e a cobertura da rede prestadora de serviços.
- E) fornecer dados estatísticos sobre os fatores de proteção da população do município contra situações de violência e de risco.
A alternativa correta é letra D) mapear, dentro de um município, zonas de maior vulnerabilidade e risco social e a cobertura da rede prestadora de serviços.
Para a elaboração do Plano de Assistência Social de um município, uma das condições é a realização de um diagnóstico socioterritorial. Esse diagnóstico tem como objetivo
Observe o que o "Ministério do Desenvolvimento social e Combate à fome" diz sobre isso:
"O segundo objetivo da assistência social é a materialização da Vigilância Socioassistencial. A Vigilância consiste na realização de diagnósticos territorializados para mapear, dentro de um município, as zonas de maior vulnerabilidade e risco social e a cobertura da rede prestadora de serviços, sobretudo, os de assistência social. Dessa forma, é por meio da Vigilância Socioassitencial que o gestor conhece a realidade concreta do município, de modo a melhor planejar as ações de assistência social. A Vigilância comporta também o monitoramento, a avaliação e os sistemas de informação"
Essa é uma questão que busca o texto exato do Ministério, que encontramos na Letra D.
Apesar das outras alternativas poderem fazer sentido e, inclusive, abrirem margem para recurso, a questão aponta como verdadeira apenas a alternativa que traz literalmente o texto utilizado como referência.
a) analisar as demandas com as quais se deparam os profissionais das equipes de assistência no cotidiano de seu trabalho.
b) transformar dados obtidos nos atendimentos de um determinado território em critérios para a distribuição de recursos financeiros.
c) justificar a liberação dos recursos financeiros necessários para a concessão de benefícios previstos na legislação.
d) mapear, dentro de um município, zonas de maior vulnerabilidade e risco social e a cobertura da rede prestadora de serviços.
e) fornecer dados estatísticos sobre os fatores de proteção da população do município contra situações de violência e de risco.
602) De acordo com a Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do SUAS, a capacitação dos trabalhadores da Assistência Social tem por fundamento a educação permanente e deve ser realizada
- A) independentemente da necessidade de avaliação quanto aos seus resultados.
- B) com suporte de um sistema informatizado e com garantia do controle social.
- C) de forma centralizada, para padronização das capacidades técnicas dos servidores.
- D) para atender às necessidades específicas de cada uma das unidades capacitadas.
- E) segundo as diretrizes determinadas pelos gestores das diversas unidades da rede.
A alternativa correta é letra B) com suporte de um sistema informatizado e com garantia do controle social.
De acordo com a Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do SUAS, a capacitação dos trabalhadores da Assistência Social tem por fundamento a educação permanente e deve ser realizada
Veja o texto da Norma Operacional Básica:
"5. A capacitação dos trabalhadores da Assistência Social tem por fundamento a educação permanente e deve ser feita de forma:
a) sistemática e continuada: por meio da elaboração e implementação de planos anuais de capacitação;
b) sustentável: com a provisão de recursos financeiros, humanos, tecnológicos e materiais adequados;
c) participativa: com o envolvimento de diversos atores no planejamento, execução, monitoramento e avaliação dos planos de capacitação, aprovados por seus respectivos conselhos;
d) nacionalizada: com a definição de conteúdos mínimos, respeitando as diversidades e especificidades;
e) descentralizada: executada de forma regionalizada, considerando as características geográficas dessas regiões, Estados e municípios.
f) avaliada e monitorada: com suporte de um sistema informatizado e com garantia do controle social."
a) independentemente da necessidade de avaliação quanto aos seus resultados.
Como vimos acima, a capacitação é avaliada e monitorada.
Assertiva Falsa.
b) com suporte de um sistema informatizado e com garantia do controle social.
Essa é a alternativa coerente com o texto citado acima.
Assertiva Correta.
c) de forma centralizada, para padronização das capacidades técnicas dos servidores.
A capacitação deve ser feita de forma descentralizada.
Assertiva Falsa.
d) para atender às necessidades específicas de cada uma das unidades capacitadas.
Isso não foi citado no texto acima.
Assertiva Falsa.
e) segundo as diretrizes determinadas pelos gestores das diversas unidades da rede.
Como vimos, a capacitação deve ser participativa. Portanto, não é feita apenas com as diretrizes de gestores.
Assertiva Falsa.
A alternativa correta é, portanto, a Letra B.
603) O trabalho com adolescentes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) ou adolescentes egressos ou vinculados a programas de combate à violência e ao abuso e à exploração sexual, que tem como foco o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, contribuindo para o retorno ou permanência desses adolescentes na escola, por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social e a participação cidadã, é atribuição do
- A) Serviço de Proteção Social Especial de Média Complexidade.
- B) Serviço de Proteção Social Especial de Alta Complexidade.
- C) Serviço Especializado em Abordagem Social.
- D) Serviço de Acolhimento Institucional.
- E) Serviço de Proteção Social Básica.
A alternativa correta é letra E) Serviço de Proteção Social Básica.
O trabalho com adolescentes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) ou adolescentes egressos ou vinculados a programas de combate à violência e ao abuso e à exploração sexual, que tem como foco o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, contribuindo para o retorno ou permanência desses adolescentes na escola, por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social e a participação cidadã, é atribuição do
O trabalho citado pela questão faz parte da Proteção Social Básica. Mais especificamente, a questão fala de um serviço de Proteção Social Básica realizado nos CRAS. Conheça mais no seguinte texto:
"A Proteção Social Básica tem como objetivo a prevenção de situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Presta atendimento e acompanhamento socioassistencial a famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social decorrente da fragilização de vínculos familiares, da pobreza, ausência de renda e acesso precário ou nulo aos serviços públicos.
(...)
Serviços oferecidos nos CRAS:
(...)
SCFV - Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é um serviço complementar ao PAIF e desenvolve atividades voltadas à prevenção de situações de vulnerabilidade e risco social.
(...)
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para jovens de 15 a 17 anos tem por foco o fortalecimento da convivência familiar e comunitária e contribui para o retorno ou permanência dos adolescentes e jovens na escola, por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho."
Com base nisso, nota-se que a alternativa correta é a Letra E.
a) Serviço de Proteção Social Especial de Média Complexidade.
b) Serviço de Proteção Social Especial de Alta Complexidade.
c) Serviço Especializado em Abordagem Social.
d) Serviço de Acolhimento Institucional.
e) Serviço de Proteção Social Básica.
604) Uma criança de quatro anos foi vítima de violência por parte dos pais, que são usuários de crack, e foi socorrida em um hospital geral, por causa de múltiplas fraturas. A equipe do hospital denunciou o fato ao Conselho Tutelar, que acionou um serviço socioassistencial para que as providências cabíveis fossem tomadas. A criança foi, então, acolhida em um serviço de proteção social. Após a sua recuperação, ela manifestou o desejo de voltar a viver na companhia dos pais.
Nesse caso,
- A) a vontade da criança de retornar ao convívio com os pais deve ser atendida de imediato, pois esta constitui a prioridade da intervenção.
- B) a intervenção proposta deve ser mantida, uma vez que, no momento da aplicação da medida, a criança se encontrava em situação de perigo.
- C) a intervenção inicialmente adotada não se justifica, pois as medidas de proteção devem preservar os vínculos e a reintegração familiar.
- D) a medida adotada tem caráter permanente, pois envolveu situação de grave violência que autoriza a perda do poder familiar.
- E) a medida deve ser mantida, e a família deve ser atendida em um programa de prevenção contra a comunicação violenta, para que não volte a agredir a criança.
A alternativa correta é letra B) a intervenção proposta deve ser mantida, uma vez que, no momento da aplicação da medida, a criança se encontrava em situação de perigo.
Uma criança de quatro anos foi vítima de violência por parte dos pais, que são usuários de crack, e foi socorrida em um hospital geral, por causa de múltiplas fraturas. A equipe do hospital denunciou o fato ao Conselho Tutelar, que acionou um serviço socioassistencial para que as providências cabíveis fossem tomadas. A criança foi, então, acolhida em um serviço de proteção social. Após a sua recuperação, ela manifestou o desejo de voltar a viver na companhia dos pais.
Nesse caso,
Observe o texto do ECA sobre essa temática:
"§ 1º O acolhimento institucional e o acolhimento familiar são medidas provisórias e excepcionais, utilizáveis como forma de transição para reintegração familiar ou, não sendo esta possível, para colocação em família substituta, não implicando privação de liberdade. (Incluído pela Lei nº 12.010, de 2009) Vigência
§ 2º Sem prejuízo da tomada de medidas emergenciais para proteção de vítimas de violência ou abuso sexual e das providências a que alude o art. 130 desta Lei, o afastamento da criança ou adolescente do convívio familiar é de competência exclusiva da autoridade judiciária e importará na deflagração, a pedido do Ministério Público ou de quem tenha legítimo interesse, de procedimento judicial contencioso, no qual se garanta aos pais ou ao responsável legal o exercício do contraditório e da ampla defesa.
(...)
§ 4º Imediatamente após o acolhimento da criança ou do adolescente, a entidade responsável pelo programa de acolhimento institucional ou familiar elaborará um plano individual de atendimento, visando à reintegração familiar, ressalvada a existência de ordem escrita e fundamentada em contrário de autoridade judiciária competente, caso em que também deverá contemplar sua colocação em família substituta, observadas as regras e princípios desta Lei.
(...)
§ 8 o Verificada a possibilidade de reintegração familiar, o responsável pelo programa de acolhimento familiar ou institucional fará imediata comunicação à autoridade judiciária, que dará vista ao Ministério Público, pelo prazo de 5 (cinco) dias, decidindo em igual prazo.
§ 9º Em sendo constatada a impossibilidade de reintegração da criança ou do adolescente à família de origem, após seu encaminhamento a programas oficiais ou comunitários de orientação, apoio e promoção social, será enviado relatório fundamentado ao Ministério Público, no qual conste a descrição pormenorizada das providências tomadas e a expressa recomendação, subscrita pelos técnicos da entidade ou responsáveis pela execução da política municipal de garantia do direito à convivência familiar, para a destituição do poder familiar, ou destituição de tutela ou guarda."
a) a vontade da criança de retornar ao convívio com os pais deve ser atendida de imediato, pois esta constitui a prioridade da intervenção.
A vontade da criança é considerada, segundo ECA:
"XII - oitiva obrigatória e participação: a criança e o adolescente, em separado ou na companhia dos pais, de responsável ou de pessoa por si indicada, bem como os seus pais ou responsável, têm direito a ser ouvidos e a participar nos atos e na definição da medida de promoção dos direitos e de proteção, sendo sua opinião devidamente considerada pela autoridade judiciária competente, observado o disposto nos §§ 1 oe 2 o do art. 28 desta Lei."
Contudo, há um trabalho a ser feito para que não haja mais violação dos direitos dela, podendo, inclusive, ocorrer a destituição do poder familiar.
Assertiva Falsa.
b) a intervenção proposta deve ser mantida, uma vez que, no momento da aplicação da medida, a criança se encontrava em situação de perigo.
Não basta que a criança se recupere da violência sofrida. Por isso, a intervenção deve ser mantida para que não haja nova violação dos seus direitos.
Assertiva Correta.
c) a intervenção inicialmente adotada não se justifica, pois as medidas de proteção devem preservar os vínculos e a reintegração familiar.
O caso citado mostra que a criança estava em risco. Portanto, a intervenção foi pertinente.
Assertiva Falsa.
d) a medida adotada tem caráter permanente, pois envolveu situação de grave violência que autoriza a perda do poder familiar.
Não necessariamente haverá perda do poder familiar. É preciso realizar um trabalho com esses pais e há possibilidade de reintegração.
Assertiva Falsa.
e) a medida deve ser mantida, e a família deve ser atendida em um programa de prevenção contra a comunicação violenta, para que não volte a agredir a criança
O que deverá ser feito é um Plano Individual de Atendimento. Veja o que diz o ECA:
"Imediatamente após o acolhimento da criança ou do adolescente, a entidade responsável pelo programa de acolhimento institucional ou familiar elaborará um plano individual de atendimento, visando à reintegração familiar, ressalvada a existência de ordem escrita e fundamentada em contrário de autoridade judiciária competente, caso em que também deverá contemplar sua colocação em família substituta, observadas as regras e princípios desta Lei."
Assertiva Falsa.
A alternativa correta é, portanto, a Letra B.
605) A negligência é uma das situações de risco enfrentadas por crianças que é alvo de especial atenção por parte dos serviços socioassistenciais. Pode ser considerado um ato negligente
- A) o descaso com a educação dos filhos, descumprindo o dever de encaminhá-los às instituições de ensino obrigatório.
- B) a falha de uma família no atendimento às necessidades básicas de seus filhos, em função da falta de condições financeiras.
- C) a utilização de insultos verbais que desqualifiquem a imagem da criança e de termos grosseiros para se referir aos filhos.
- D) a exposição dos filhos a comportamentos que podem resultar em abalo emocional ou vivência traumática.
- E) a utilização de força ou castigos físicos para educar ou para corrigir comportamentos inadequados dos filhos.
A alternativa correta é letra A) o descaso com a educação dos filhos, descumprindo o dever de encaminhá-los às instituições de ensino obrigatório.
A negligência é uma das situações de risco enfrentadas por crianças que é alvo de especial atenção por parte dos serviços socioassistenciais. Pode ser considerado um ato negligente
Veja o texto do "Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária":
"Segundo Azevedo e Guerra 'a negligência se configura quando os pais (ou responsáveis) falham em termos de atendimento às necessidades dos seus filhos (alimentação, vestir, etc.) e quando tal falha não é o resultado das condições de vida além do seu controle” (grifo nosso).
A negligência assume formas diversas, que podem compreender descasos: com a saúde da criança, por exemplo ao deixar de vaciná-la; com a sua higiene; com a sua educação, descumprindo o dever de encaminhá-la ao ensino obrigatório; com a sua supervisão, deixando-a sozinha e sujeita a riscos; com a sua alimentação; com o vestuário; dentre outras. Pode-se dizer que o abandono, deixando a criança à própria sorte, e por conseguinte, em situação de extrema vulnerabilidade, seria a forma mais grave de negligência'."
Agora vamos analisar as alternativas.
a) o descaso com a educação dos filhos, descumprindo o dever de encaminhá-los às instituições de ensino obrigatório.
Esse é um ato de negligência, conforme vimos.
Assertiva Correta.
b) a falha de uma família no atendimento às necessidades básicas de seus filhos, em função da falta de condições financeiras.
Como a falta de condições financeiras é uma condição de vida que pode estar além do controle dos pais, o ato não necessariamente se caracterizará como negligência.
Assertiva Falsa.
c) a utilização de insultos verbais que desqualifiquem a imagem da criança e de termos grosseiros para se referir aos filhos.
Esses insultos podem se caracterizar como uma forma de violência, mas não negligência.
Assertiva Falsa.
d) a exposição dos filhos a comportamentos que podem resultar em abalo emocional ou vivência traumática.
Essa é uma alternativa que não delimita o tipo de abalo emocional ou vivência traumática. Um abalo emocional pode vir de uma situação de violência, de negligência ou de outra vivência que não se caracteriza como as primeiras, como, por exemplo, uma mudança de cidade.
A banca considerou a alternativa falsa. Contudo, há possibilidade de recursos.
Assertiva Falsa.
e) a utilização de força ou castigos físicos para educar ou para corrigir comportamentos inadequados dos filhos.
Isso pode ser caracterizado como violência física. É diferente, portanto, de negligência.
Assertiva Falsa.
A alternativa correta é, portanto, a Letra A.
606) Uma articulação com a política de educação é fundamental para o sucesso do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Uma das estratégias para garantir o acesso, a permanência e o bom desempenho na escola de crianças e adolescentes, identificados em situação de trabalho infantil, é a
- A) obrigatoriedade de que seus pais prestem serviços comunitários na escola, como forma de punição por obrigarem seus filhos a trabalhar.
- B) designação de um representante de cada escola como responsável pela verificação das denúncias de trabalho infantil.
- C) limitação do convívio das crianças e adolescentes retirados de trabalho infantil com seus pais, para realização de atividades extracurriculares nas escolas.
- D) realização de visitas ao domicílio das famílias cujos filhos estão em situação de trabalho infantil, para realização de ações psicoeducativas.
- E) inclusão prioritária de crianças e adolescentes retirados do trabalho infantil em escolas de tempo integral.
A alternativa correta é letra E) inclusão prioritária de crianças e adolescentes retirados do trabalho infantil em escolas de tempo integral.
Uma articulação com a política de educação é fundamental para o sucesso do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Uma das estratégias para garantir o acesso, a permanência e o bom desempenho na escola de crianças e adolescentes, identificados em situação de trabalho infantil, é a
a) obrigatoriedade de que seus pais prestem serviços comunitários na escola, como forma de punição por obrigarem seus filhos a trabalhar.
O texto "Orientações Técnicas Gestão do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil no SUAS", que foi utilizado como referência para a questão, não estabelece formas de punição aos pais. Além disso, a punição não é garantia de bom desempenho na escola.
Assertiva Falsa.
b) designação de um representante de cada escola como responsável pela verificação das denúncias de trabalho infantil.
As denúncias não são verificadas pela escola, mas pelos órgãos que têm competência para investigar.
Assertiva Falsa.
c) limitação do convívio das crianças e adolescentes retirados de trabalho infantil com seus pais, para realização de atividades extracurriculares nas escolas.
A proposta, presente no documento supracitado, não é limitar o convívio com os pais, mas buscar uma alternativa ao trabalho infantil, ofertando um espaço seguro para o desenvolvimento.
Assertiva Falsa.
d) realização de visitas ao domicílio das famílias cujos filhos estão em situação de trabalho infantil, para realização de ações psicoeducativas.
O documento utilizado como referência para esta questão não cita ações psicoeducativas.
Assertiva Falsa.
e) inclusão prioritária de crianças e adolescentes retirados do trabalho infantil em escolas de tempo integral.
Essa alternativa está coerente com o seguinte texto do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome ("Orientações Técnicas Gestão do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil no SUAS"):
"A articulação com a política de educação tem como horizonte a garantia de acesso, permanência e sucesso na escola das crianças e adolescentes identificados em situação de trabalho infantil. Nesse sentido, destaca-se como de fundamental importância a inclusão prioritária de crianças e adolescentes retirados do trabalho infantil em escola de tempo integral, onde houver."
A alternativa correta é, portanto, a Letra E.
607) Os profissionais da psicologia, no âmbito de atuação nos Centros de Referência em Assistência Social – CRAS – devem adotar como um de seus objetivos:
- A) diagnosticar todos usuários dos serviços de assistência social em relação ao seu perfil psicológico.
- B) assumir a responsabilidade pelos atendimentos psicoterapêuticos necessários ao trabalho da equipe.
- C) proteger os usuários dos serviços de atenção psicossocial de situações de risco ou estigmatização.
- D) contribuir para a prevenção de situações que possam gerar a ruptura dos vínculos familiares e comunitários.
- E) assumir o atendimento dos casos encaminhados à sua unidade para diagnóstico e intervenção.
A alternativa correta é letra D) contribuir para a prevenção de situações que possam gerar a ruptura dos vínculos familiares e comunitários.
Os profissionais da psicologia, no âmbito de atuação nos Centros de Referência em Assistência Social – CRAS – devem adotar como um de seus objetivos:
A atuação dos psicólogos e de outros profissionais da equipe vai se relacionar com o objetivo dos serviços oferecidos no SUAS. De acordo com o Ministério da Cidadania, os objetivos do PAIF, que faz parte do nível de Proteção Social Básica do SUAS, são os seguintes:
"Quais são os objetivos do PAIF?
Ofertar ações socioassistenciais de prestação continuada, por meio do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade social e tem como objetivos:
• Fortalecer a função protetiva da família, contribuindo na melhoria da sua qualidade de vida;
• Prevenir a ruptura dos vínculos familiares e comunitários, possibilitando a superação de situações de fragilidade social vivenciadas;
• Promover aquisições sociais e materiais às famílias, potencializando o protagonismo e a autonomia das famílias e comunidades;
• Promover o acesso a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais, contribuindo para a inserção das famílias na rede de proteção social de assistência social;
• Promover acesso aos demais serviços setoriais, contribuindo para o usufruto de direitos;
• Apoiar famílias que possuem, dentre seus membros, indivíduos que necessitam de cuidados, por meio da promoção de espaços coletivos de escuta e troca de vivências familiares."
Agora, vamos analisar as alternativas.
a) diagnosticar todos usuários dos serviços de assistência social em relação ao seu perfil psicológico.
Não é objetivo do psicólogo no SUAS diagnosticar todos os usuários.
Assertiva Falsa.
b) assumir a responsabilidade pelos atendimentos psicoterapêuticos necessários ao trabalho da equipe.
A psicoterapia não é uma atividade que deveria ser feita no SUAS. Veja o que diz o CFP:
"Muitas psicólogas (os) acreditam que esse vínculo que estabelecem com o público deve ser trabalhado através da psicoterapia. Na pesquisa realizada pelo CREPOP, a psicoterapia aparece como atividade no CREAS, por um lado, porque alguns psicólogos crêem que essa é a sua função, e por outro, por que não conseguem vagas ou encaminhamentos para a política de saúde e, percebendo a importância deste tratamento, se propõem elas mesmas a realizá-los. Destaca-se que esta não deve ser uma atividade desenvolvida no SUAS . Ela deve ser ofertada pela política de saúde, e por outros serviços, como clinicas-escolas ligadas às Universidades, clinicas sociais, etc"
Assertiva Falsa.
c) proteger os usuários dos serviços de atenção psicossocial de situações de risco ou estigmatização.
Esse não é um objetivo exposto nas referências utilizadas para fundamentar essa questão.
Assertiva Falsa.
d) contribuir para a prevenção de situações que possam gerar a ruptura dos vínculos familiares e comunitários.
Essa é a alternativa que está de acordo com o texto citado acima.
Assertiva Correta.
e) assumir o atendimento dos casos encaminhados à sua unidade para diagnóstico e intervenção.
As unidades do SUAS não são unidades de referência para realização de diagnóstico.
Assertiva Falsa.
A alternativa correta é, portanto, a Letra D.
608) Nos Serviços de Atendimento à População de rua, crianças e adolescentes
- A) podem ser atendidos somente quando estiverem em situação de rua acompanhados de familiar ou pessoa responsável.
- B) têm prioridade de atendimento, pois são os indivíduos que correm os maiores riscos quando em situação de rua.
- C) são recusados em qualquer circunstância, pois as instalações e a equipe do serviço só estão capacitados para atenção aos adultos.
- D) são acolhidos e atendidos somente quando os técnicos constatam o consumo abusivo de substâncias.
- E) ficam sob proteção especial, para que sejam protegidos de situações que caracterizam trabalho infantil.
A alternativa correta é letra A) podem ser atendidos somente quando estiverem em situação de rua acompanhados de familiar ou pessoa responsável.
Nos Serviços de Atendimento à População de rua, crianças e adolescentes
a) podem ser atendidos somente quando estiverem em situação de rua acompanhados de familiar ou pessoa responsável.
Essa alternativa está adequada ao texto do Ministério da Cidadania:
"Público Atendido
São jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência. Destaca-se que crianças e adolescentes podem ser atendidos pelo Serviço somente quando estiverem em situação de rua acompanhados de familiar ou pessoa responsável."
Assertiva Correta.
b) têm prioridade de atendimento, pois são os indivíduos que correm os maiores riscos quando em situação de rua.
O texto acima não fala de prioridade, apenas cita que crianças e adolescentes só podem ser atendidos quando estiverem em situação de rua acompanhados de familiar ou pessoa responsável.
Assertiva Falsa.
c) são recusados em qualquer circunstância, pois as instalações e a equipe do serviço só estão capacitados para atenção aos adultos.
Como vimos, crianças e adolescentes fazem parte do público atendido.
Assertiva Falsa.
d) são acolhidos e atendidos somente quando os técnicos constatam o consumo abusivo de substâncias.
Essa não é uma condição exposta no texto acima.
Assertiva Falsa.
e) ficam sob proteção especial, para que sejam protegidos de situações que caracterizam trabalho infantil.
A orientação do Ministério da Cidadania não faz referência a algo específico sobre trabalho infantil, conforme vimos.
Assertiva Falsa.
A alternativa correta é, portanto, a Letra A.
609) A Equipe de Referência definida pela Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do Sistema Único de Assistência Social – SUAS – precisa contar, obrigatoriamente, nos Serviços de Proteção
- A) Especial de Alta Complexidade, com um assistente social, um psicólogo, um sociólogo e um antropólogo.
- B) Social Básica, com um assistente social, um psicólogo e um médico generalista.
- C) Social Especial de Média Complexidade, com um advogado, um psicólogo e um assistente social.
- D) Social Básica, com um assistente social e um advogado.
- E) Especial de Média Complexidade, com um advogado, um psicólogo, um assistente social e um pedagogo.
A alternativa correta é letra C) Social Especial de Média Complexidade, com um advogado, um psicólogo e um assistente social.
A Equipe de Referência definida pela Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do Sistema Único de Assistência Social – SUAS – precisa contar, obrigatoriamente, nos Serviços de Proteção
De acordo com a Resolução Nº 17, de 20 de Junho de 2011:
"Parágrafo Único. Compõem obrigatoriamente as equipes de referência:
I - da Proteção Social Básica: Assistente Social; Psicólogo.
II - da Proteção Social Especial de Média Complexidade: Assistente Social; Psicólogo; Advogado.
III - da Proteção Social Especial de Alta Complexidade: Assistente Social; Psicólogo."
A única alternativa que está de acordo com o texto acima é a Letra C.
a) Especial de Alta Complexidade, com um assistente social, um psicólogo, um sociólogo e um antropólogo.
b) Social Básica, com um assistente social, um psicólogo e um médico generalista.
c) Social Especial de Média Complexidade, com um advogado, um psicólogo e um assistente social.
d) Social Básica, com um assistente social e um advogado.
e) Especial de Média Complexidade, com um advogado, um psicólogo, um assistente social e um pedagogo.
610) A função de atuar na recepção de usuários dos serviços socioassistenciais, possibilitando uma ambiência acolhedora, cabe
- A) ao cuidador social e ao orientador social do serviço.
- B) a todos os servidores do serviço, independentemente de sua função.
- C) aos servidores que desempenham exclusivamente funções administrativas.
- D) unicamente aos orientadores ou educadores sociais.
- E) aos técnicos com ensino superior, independentemente de sua formação.
A alternativa correta é letra A) ao cuidador social e ao orientador social do serviço.
A função de atuar na recepção de usuários dos serviços socioassistenciais, possibilitando uma ambiência acolhedora, cabe
De acordo com a Resolução Nº 9, de 15 de Abril de 2014, essa função cabe ao Cuidador Social e ao Orientador Social ou Educador Social. Veja:
"I – Cuidador Social, com as seguintes funções:
a) desenvolver atividades de cuidados básicos essenciais para a vida diária e instrumentais de autonomia e participação social dos usuários, a partir de diferentes formas e metodologias, contemplando as dimensões individuais e coletivas;
b) desenvolver atividades para o acolhimento, proteção integral e promoção da autonomia e autoestima dos usuários;
c) atuar na recepção dos usuários possibilitando uma ambiência acolhedora;
d) identificar as necessidades e demandas dos usuários;
e) apoiar os usuários no planejamento e organização de sua rotina diária;
(...)
II – Orientador Social ou Educador Social, com as seguintes funções:
a) desenvolver atividades socioeducativas e de convivência e socialização visando à atenção, defesa e garantia de direitos e proteção aos indivíduos e famílias em situações de vulnerabilidade e, ou, risco social e pessoal, que contribuam com o fortalecimento da função protetiva da família;
b) desenvolver atividades instrumentais e registro para assegurar direitos, (re)construção da autonomia, autoestima, convívio e participação social dos usuários, a partir de diferentes formas e metodologias, contemplando as dimensões individuais e coletivas, levando em consideração o ciclo de vida e ações intergeracionais;
c) assegurar a participação social dos usuários em todas as etapas do trabalho social;
d) apoiar e desenvolver atividades de abordagem social e busca ativa;
e) atuar na recepção dos usuários possibilitando ambiência acolhedora;
f) apoiar na identificação e registro de necessidades e demandas dos usuários, assegurando a privacidade das informações;
g) apoiar e participar no planejamento das ações;
(...)".
Com base nisso, a alternativa correta é a Letra A.
a) ao cuidador social e ao orientador social do serviço.
b) a todos os servidores do serviço, independentemente de sua função.
c) aos servidores que desempenham exclusivamente funções administrativas.
d) unicamente aos orientadores ou educadores sociais.
e) aos técnicos com ensino superior, independentemente de sua formação.