Questões Sobre Psicologia Social - Psicologia - concurso
641) A proteção Social Especial (PSE) destina-se a proteger as famílias e indivíduos cujos direitos tenham sido violados e/ou que já tenha ocorrido rompimento dos laços familiares e comunitários. Sobre o assunto, julgue as afirmativas seguintes:
- A) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
- B) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
- C) Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
- D) Todas as afirmativas estão corretas.
A alternativa correta é letra B) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
Gabarito Letra B
I - A PSE é desenvolvida no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) por meio do serviço de proteção e atendimento integral à família (PAIF)
Errado. A proteção social especial é realizada no CREAS.
II - A garantia da segurança de convívio é fundamental para que a família se sinta protegida, acolhida e fortalecida para o enfrentamento de riscos e para o desenvolvimento de potencialidades que fortaleçam vínculos familiares e sociais mais amplos, necessários ao exercício de cidadania.
Certo!
“A segurança de convívio, garantida aos usuários pela PNAS, diz respeito à efetivação do direito à convivência familiar e à proteção da família, com vistas ao enfrentamento de situações de isolamento social, enfraquecimento ou rompimento de vínculos familiares e comunitários, situações discriminatórias e estigmatizantes. O enfrentamento a essas situações é realizado por meio de ações centradas no fortalecimento da autoestima, dos laços de solidariedade e dos sentimentos de pertença e coletividade”
III - A alta complexidade do PSE oferta serviços de acolhimento a indivíduos afastados temporariamente do núcleo familiar e/ou comunitário.
Certo!
“A Proteção Social Especial (PSE) organiza a oferta de serviços, programas e projetos de caráter especializado, que tem por objetivo contribuir para a reconstrução de vínculos familiares e comunitários, o fortalecimento de potencialidades e aquisições e a proteção de famílias e indivíduos para o enfrentamento das situações de risco pessoal e social, por violação de direitos. Na organização das ações de PSE é preciso entender que o contexto socioeconômico, político, histórico e cultural pode incidir sobre as relações familiares, comunitárias e sociais, gerando conflitos, tensões e rupturas, demandando, assim, trabalho social especializado. (...)
A Proteção Social Especial é destinada a todas as pessoas e famílias que vivenciem situações de risco pessoal e social ou que tiverem seus direitos violados e/ou ameaçados por vivências de violência física, psicológica, negligência, abandono, violência sexual (abuso e exploração), situação de rua, trabalho infantil, práticas de ato infracional, fragilização ou rompimento de vínculos, afastamento do convívio familiar, dentre outras.”
IV - A alta complexidade do PSE enfraquece a função protetiva da família; negando a possibilidade de convívio, restringindo os vínculos familiares e mantendo o idoso isolado da comunidade.
Errado. O objetivo é sempre proteger os direitos do idoso de convívio com a família e com a comunidade.
Assim, apenas II e III estão corretas.
Gabarito Letra B
Fonte
http://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/perguntas_e_respostas/PerguntasFrequentesSCFV_032017.pdf
https://crianca.mppr.mp.br/arquivos/File/suas/creas/pse_institucional.pdf
642) Leia o caso que segue:
- A) o conceito de intersetorialidade.
- B) o conceito de integralidade não-sistêmica.
- C) o modo de organização dos serviços configurados em redes privadas.
- D) a transversalidade nas experiências coletivas de serviços privados de saúde.
A alternativa correta é letra A) o conceito de intersetorialidade.
Gabarito Letra A
"Um município do interior do Pará implemento desde 2017 o programa "Lazer e Saúde". O programa surgiu de uma parceria firmada entre a secretaria municipal e a secretaria municipal de esporte e lazer do município. O programa enfatiza as práticas corporais, visando garantir estratégias que efetivamente respondam às necessidade de saúde da população. Em entrevista para a rádio local, a população descreve como sendo um sucesso a iniciativa, gestores do lazer e da saúde destacam que, em seu início, o grande desafio foi formalizar a pactuação e alinhar conceitos, objetivos, diretrizes, metas e avaliação dos projetos, programas e políticas; constituição de redes de trabalho e comunicação entre os diversos atores. Segundo o prefeito, o programa potencializa os recursos financeiros, tecnológicos, materiais e humanos disponíveis evitando duplicidade de meios para fins idênticos."
O texto exemplifica:
a) o conceito de intersetorialidade.
Certo! O que aconteceu nesse município foi a união de diversos atores políticos em prol de um objetivo benéfico para a população local, é caracterizado aí uma intersetorialidade. Sobre o assunto, veja:
“O conceito de intersetorialidade surge como uma estratégia possível para integrar políticas públicas e responder efetivamente aos problemas e às vulnerabilidades de um determinado território.
A intersetorialidade é a “articulação de saberes e experiências no planejamento, realização e avaliação de ações para alcançar efeito convergente em situações complexas visando ao desenvolvimento, superando a exclusão social”.
Esse modo de ver o fenômeno na sua totalidade, embora exigente, pois lida diretamente com a soma de potencialidades e não com a divisão, revela-se como estratégia social de superação de problemas complexos, cuja resolução depende da conjunção de esforços de diversos atores sociais e do compartilhamento de suas competências.
Trata-se, em seu sentido mais rico, de um “atrevimento” de romper com posturas reducionistas na resolução de situações complexas e com a presunção de achar que um setor sozinho dá conta de questões tão multicausais como as que se apresentam na atualidade: violência, desigualdade social, desemprego e outras.”
“Nessa perspectiva, as ações intersetoriais têm se mostrado como uma estratégia importante na busca de novos modelos organizacionais e pode ser entendida como uma articulação de saberes e experiências no planejamento, realização e avaliação de políticas, programas e projetos dirigidos a comunidades e a grupos populacionais específicos, num dado espaço geográfico, com o objetivo de atender as suas necessidades e expectativas de forma sinérgica e integral (Junqueira, R., 2000; Junqueira e col., 1997). É um processo de aprendizagem e de determinação dos sujeitos, que resulta também na gestão integrada das políticas sociais e que procura responder com eficácia aos problemas da população de um determinado território. Para tanto, é necessário considerar os interesses em jogo e os processos que privilegiam determinada política setorial (Nascimento, 2010) e permear as organizações por uma nova lógica, que exige compromisso e vontade política dos dirigentes para mudar suas práticas e oferecer aos cidadãos uma vida com qualidade (Junqueira, 1997).”
b) o conceito de integralidade não-sistêmica.
Errado. A integralidade é um princípio que rege a saúde pública que busca garantir ao indivíduo uma assistência à saúde que transcenda a prática curativa, contemplando o indivíduo em todos os níveis de atenção. Integralidade não-sistêmica, entretanto, não é um conceito utilizado nesse contexto.
c) o modo de organização dos serviços configurados em redes privadas.
Errado. O programa exemplificado na questão envolve agentes públicos, e não privados.
d) a transversalidade nas experiências coletivas de serviços privados de saúde.
Errado. Como dissemos, o texto não traz serviços privados. Para aprofundamento, vamos relembrar o conceito do princípio da transversalidade:
“O princípio da transversalidade vem justamente propor o desafio do diálogo entre as fronteiras do saber e poder, de uma permanente e cooperativa reinvenção das linhas dessas fronteiras, em que se criem novos modos de se produzir saúde e, portanto, da produção de novos sujeitos.”
Nosso gabarito é Letra A.
Fonte: Pedroso, Raquel Turci e Vieira, Maria Edna MouraHumanização das práticas de saúde: transversalizar em defesa da vida. Interface - Comunicação, Saúde, Educação [online]. 2009, v. 13, suppl 1 [Acessado 7 Janeiro 2022] , pp. 695-700.
Warschauer, Marcos e Carvalho, Yara Maria deO conceito “Intersetorialidade”: contribuições ao debate a partir do Programa Lazer e Saúde da Prefeitura de Santo André/SP11 Este artigo é parte da dissertação de mestrado: “Lazer e Saúde: as práticas corporais no sistema público de Santo André”, aprovada no Programa de Pós-Graduação em Pedagogia do Movimento da Faculdade de Educação Física e Esporte da USP, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).. Saúde e Sociedade [online]. 2014, v. 23, n. 1
643) A violência no espaço familiar constituiu um processo complexo e multidimensional, que, muitas vezes, é indevidamente legitimado pela violência social. Pode-se dizer que a violência no espaço familiar inclui a violência:
- A) Somente as afirmativas I e III estão corretas.
- B) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
- C) Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
- D) Todas as afirmativas estão corretas.
A alternativa correta é letra D) Todas as afirmativas estão corretas.
Gabarito Letra D
A violência no espaço familiar constituiu um processo complexo e multidimensional, que, muitas vezes, é indevidamente legitimado pela violência social. Pode-se dizer que a violência no espaço familiar inclui a violência:
I - sobre crianças.
II - sobre idosos.
III - entre parceiros íntimos.
IV - sobre jovens.
No ambiente familiar, todas essas violências podem acontecer. Seja marido contra esposa, ou esposa contra marido, pais contra filhos, jovens ou crianças, ou contra os membros mais velhos da família.
“b) Violência Interpessoal - Violência doméstica/intrafamiliar: Considera-se violência doméstica/intrafamiliar a que ocorre entre os parceiros íntimos e entre os membros da família, principalmente no ambiente da casa, mas não unicamente. É toda ação ou omissão que prejudique o bem-estar, a integridade física, psicológica ou a liberdade e o direito ao pleno desenvolvimento de outra pessoa da família. Pode ser cometida dentro ou fora de casa por algum membro da família, incluindo pessoas que passam a assumir função parental, ainda que sem laços de consanguinidade, e que tenha relação de poder. A violência doméstica/intrafamiliar não se refere apenas ao espaço físico onde a violência ocorre, mas também, às relações em que se constrói e efetua. Este tipo de violência também inclui outros membros do grupo, sem função parental, que convivam no espaço doméstico. Incluem-se aí empregados(as), pessoas que convivem esporadicamente, agregados.”
Assim, todas estão corretas.
Gabarito Letra D
Fonte: https://www.cevs.rs.gov.br/tipologia-da-violencia
644) A violência social constitui um processo complexo e multidimensional que pode ser associado à vida no coletivo, também complexo, de forma de discriminação cruzada, em que as dimensões de etnia, deficiência, falta de reconhecimento cultural, falta de recursos sociais e econômicos frequentemente se combinam, dando corpo a formas de opressão estrutural e naturalizando diversas expressões de violência social.
- A) A hipersexualização das mulheres pode ser entendida como forma de violência social que pode gerar a invisibilização de muitas formas de exercício de uma cidadania participativa num quadro de ativismo com as comunidades.
- B) O assédio sexual no local de trabalho constitui violência social sobre as mulheres, contribuindo para a invisibilização da mitigação das suas cidadanias.
- C) O "dever moral" das mulheres para o trabalho reprodutivo, no contexto familiar, nas suas diferentes dimensões de procriação e cuidado, pode ser compreendido como uma violência.
- D) Devido à tradição do patriarcado, a sociedade brasileira deve aceitar a violência contra a mulher como natural e legitimar a violência como uma prática típica da nossa cultura.
A alternativa correta é letra D) Devido à tradição do patriarcado, a sociedade brasileira deve aceitar a violência contra a mulher como natural e legitimar a violência como uma prática típica da nossa cultura.
Gabarito Letra D
A violência social constitui um processo complexo e multidimensional que pode ser associado à vida no coletivo, também complexo, de forma de discriminação cruzada, em que as dimensões de etnia, deficiência, falta de reconhecimento cultural, falta de recursos sociais e econômicos frequentemente se combinam, dando corpo a formas de opressão estrutural e naturalizando diversas expressões de violência social.
Considerando esses aspectos, assinale a assertiva incorreta.
a) A hipersexualização das mulheres pode ser entendida como forma de violência social que pode gerar a invisibilização de muitas formas de exercício de uma cidadania participativa num quadro de ativismo com as comunidades.
Certo!
“Também a hipersexualização, como forma de violência social, além do propósito claro de posicionamento e objetificação das mulheres, como seres capazes de provocar e satisfazer desejo (mas cujo direito ao desejo e ao prazer não é ainda integralmente reconhecido) resulta da e na negação de representações das mulheres como seres capazes de profissionalidade e de participação na vida pública, no sentido convencional, e nos espaços ‘novos’ de participação que têm sido desbravados por algumas mulheres e homens. Pode assim dizer-se que a hipersexualização é também geradora da invisibilização de muitas formas de exercício de uma cidadania participativa pelas mulheres (MACEDO; COSTA, 2006) num quadro de ativismo com as comunidades, e como seres capazes de desejo e de provocar ação, num quadro de realização e de felicidade pessoal.”
b) O assédio sexual no local de trabalho constitui violência social sobre as mulheres, contribuindo para a invisibilização da mitigação das suas cidadanias.
Certo!
“O assédio sexual no local de trabalho, “como forma de discriminação baseada no sexo […] que envolve comportamentos indesejados pelas pessoas que deles são alvo e, consequentemente, atentatórios da sua dignidade e liberdade” (CIG, 2014, p. 175) constitui ainda violência social sobre as mulheres, contribuindo também para a invisibilização da mitigação das suas cidadanias. O mesmo resulta da sujeição exacerbada ao desgaste pelo trabalho (demasiado) árduo e da alocação das mulheres numa perspectiva de produção e reprodução que mais não faz do que proceder à exploração da sua força de trabalho, situando-as muitas vezes num quadro de desumanização (FREIRE, 1981) e obstaculizando a construção de relações dialógicas, de escuta mútua, colaborativa entre mulheres e homens como parceiros nesse - e noutros – contextos, seja ao nível do trabalho po litico formal ou informal, na prestação de serviços, ou em contexto rural, apenas para referir alguns.”
c) O "dever moral" das mulheres para o trabalho reprodutivo, no contexto familiar, nas suas diferentes dimensões de procriação e cuidado, pode ser compreendido como uma violência.
Certo!
“Por sua vez, como tem sido estudado em perspectivas distintas, a prevalência de uma racionalidade instrumental à execução de tarefas interiorizadas como “dever moral” pelas mulheres sob influência social e cultural constitui também violência. Pode entender-se que, ao expulsar […] o desejo, a afetividade e a necessidade, a razão deontológica os reprime e estabelece a moralidade em oposição à felicidade. A função do dever é comandar a natureza interna, não de a formar nas melhores direções. Já que todo o desejo é igualmente suspeito, não temos forma de distinguir quais os desejos que são bons, que irão expandir as capacidades da pessoa e as suas relações com os outros, e os que vão restringir a pessoa e implementar a violência. […] O objetivo da razão é em consequência controlar e censurar o desejo. (YOUNG, 1987, p. 63).
d) Devido à tradição do patriarcado, a sociedade brasileira deve aceitar a violência contra a mulher como natural e legitimar a violência como uma prática típica da nossa cultura.
Errado. Nenhuma forma de violência deve jamais ser encarada como natural.
Nosso gabarito é Letra D.
645) A Psicologia Comunitária, que emerge nos anos 60, traz contribuições interessantes para a ampliação da atuação da Psicologia. Seu alcance amplo permite outras formas de intervenção.
- A) Assistencialismo
- B) Versatilidade
- C) Institucionalização
- D) Comunicação
- E) Empoderamento
A alternativa correta é letra E) Empoderamento
Gabarito Letra E
A Psicologia Comunitária, que emerge nos anos 60, traz contribuições interessantes para a ampliação da atuação da Psicologia. Seu alcance amplo permite outras formas de intervenção.
Qual é um dos principais pilares conceituais da Psicologia Comunitária para desenvolver intervenções?
a) Assistencialismo
b) Versatilidade
c) Institucionalização
d) Comunicação
e) Empoderamento
Os quatro pilares da psicologia comunitária são: o empoderamento, a cidadania, a luta contra a
pobreza e a saúde mental.
A única alternativa que traz um desses pilares é a Letra E.
646) Segundo MYERS, sobre o desenvolvimento do self social, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:
- A) autoesquema
- B) autoconceito
- C) papel que desempenhamos
- D) autoconhecimento
A alternativa correta é letra B) autoconceito
Gabarito Letra B
Segundo MYERS, sobre o desenvolvimento do self social, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:
O _______________________ se tornou um foco psicossocial importante porque ajuda a organizar nosso pensamento e guiar nosso comportamento social.
Veja o que o autor mencionado diz sobre o desenvolvimento do self social:
“Desenvolvimento do self social O autoconceito se tornou um foco psicossocial importante porque ajuda a organizar nosso pensamento e guiar nosso comportamento social. Mas o que determina nossos autoconceitos? Estudos de gêmeos apontam para influências genéticas sobre personalidade e autoconceito, mas a experiência social também desempenha um papel. Entre essas influências estão as seguintes:
• papéis que desempenhamos;
• identidades sociais que formamos;
• comparações que fazemos com os outros;
• nossos êxitos e fracassos;
• como outras pessoas nos julgam;
• cultura circundante.”
a) autoesquema
b) autoconceito
c) papel que desempenhamos
d) autoconhecimento
Segundo o autor, o que se tornou um foco psicossocial importante foi o autoconceito, como diz a Letra B.
Referência
MYERS, David. Psicologia. Rio de Janeiro: LTC, 2015.
647) Observe as três afirmativas a seguir, que versam sobre os estudos históricos e antropológicos sobre família, interdisciplinares ao campo da psicologia, é correto afirmar:
- A) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
- B) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
- C) Apenas a afirmativa II está correta.
- D) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
A alternativa correta é letra B) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Gabarito Letra B
I. Sobre famílias, há de se afirmar sua naturalidade, enquanto condição humana imutável, quando se observa relações muitas vezes coincidentes que conhecemos atualmente entre grupo conjugal, rede de parentesco, unidade doméstica/residencial.
Errado. A família é uma construção social e cultural, e sua estrutura se altera conforme o contexto. Não é uma condição humana imutável.
“A família também é tema discutido por Elizabeth Jelin que utiliza o conceito clássico ligado à sexualidade e à procriação. Para esta autora, a família “es la institución social que regula, canaliza y confiere significado social y cultural a estas dos necessidades” (JELIN, 1998, p.15). Assim, as responsabilidades familiares são sancionadas por instituições sociais como a escola e o Estado, por exemplo. No entanto a instituição familiar possui significados diversos, dependendo da classe social, da idade e do sexo dos indivíduos. Possui também desigualdades no seu interior, como as diferentes hierarquias e as relações de poder entre os membros”
II. Sobre famílias, a história mostra que esta, em séculos anteriores, não tinha função afetiva e socializadora, mas era constituída visando à transmissão da vida, a conservação dos bens, a prática de um ofício, a ajuda mútua e a proteção da honra e da vida em caso de crise.
Certo! Como vimos, a estrutura familiar acompanha o contexto cultural e social, e nos séculos passados essas eram as funções da família.
“Conforme observa, na aristocracia dos séculos XVI e XVII não havia separação entre o público e o privado, as famílias viviam nas ruas, nas festas, não se isolavam. Não havia um sentimento de infância, nem tampouco a família estava organizada da forma como está hoje. A família não tinha as funções afetivas socializadora, mas se constituía visando à transmissão da vida, a conservação dos bens, a prática de um ofício, a ajuda mútua e a proteção da honra e da vida em caso de crise.”
III. Sobre modos mais ocidentalizados e contemporâneos de apresentação da família, podem-se identificar processos de revisão do poder patriarcal e de alguns abusos nesse poder cometidos, que uma vez considerados na contramão com o contrato social, coloca a família, paulatinamente, mais complementada e organizada pelo Estado.
Certo! O modelo patriarcal não é mais unânime nas estruturas familiares, que são, no Brasil, protegidas pela legislação.
“Em termos subjetivos, a sociedade em geral demonstra também ter flexibilizado a compreensão do que é, como se estrutura e como funciona a família contemporânea. Configurações familiares nem imaginadas há poucas décadas hoje são cada vez mais aceitas com maior naturalidade. Sem dúvida, em pouco mais de duas décadas, o Brasil e o brasileiro comum mudaram suas expectativas em relação à família, mas sem deixarem de ser uma sociedade fundamentalmente familista. A família patriarcal, que nossa legislação civil tomou como modelo, ao longo do século XX entrou em crise, culminando com sua derrocada, no plano jurídico, pelos valores introduzidos na Constituição de 1988. A família atual está matrizada em um fundamento que explica sua função atual: a afetividade. Assim, enquanto houver affectio haverá família, unida por laços de liberdade e responsabilidade, desde que consolidada na simetria, na colaboração, na comunhão de vida não-hierarquizada. A família é o núcleo natural e fundamental da sociedade e tem direito à proteção da sociedade e do Estado. (Lobo, 1989) Assim, a partir de 1988, a instituição família no Brasil não apenas ganha um significado totalmente novo, em especial pela sua independência de modelos preestabelecidos e idealizados de uma “famíliapadrão”, como também recebe, por força de lei, prioridade na garantia de proteção. A instituição, reconhecidamente base estrutural de nossa sociedade, precisa, a partir de então, não só ser respeitada em seu movimento de transformação e flexibilidade constituinte, como também protegida, o que é, sem dúvida, uma verdadeira “revolução” para nossa sociedade.”
Assim, apenas I e III estão corretas.
Gabarito Letra B
Referência
OSORIO, Luiz Carlos; VALLE, Maria Elizabeth Pascual do. Manual de terapia familiar. Porto Alegre: Artmed, 2009.
http://www.uel.br/revistas/lenpes-pibid/pages/arquivos/1%20Edicao/1ordf.%20Edicao.%20Artigo%20PIZZI%20M.%20L.%20G.pdf
https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/98537/stamato_jst_me_fran.pdf?sequence=1
648) Os psicólogos sociais costumam distinguir diferentes tipos ou formas de agressão humana em função dos motivos ou intenções que, presume-se, estão subjacentes a tais comportamentos. Nesse sentido, referem-se à agressão ________________, que deriva de estados emocionais fortes, como a raiva, e tem por objetivo básico causar dano a uma pessoa ou objeto a fim de satisfazer impulsos hostis. A agressão________________, por sua vez, visa prejudicar, ferir ou magoar alguém apenas como meio de atingir um outro objetivo. Essas formas de agressão não se excluem mutuamente, podendo haver comportamentos agressivos duplamente motivados.
- A) dolosa – sancionada.
- B) hostil – instrumental.
- C) sancionada – dolosa.
- D) hostil – sancionada.
- E) dolosa – instrumental.
A alternativa correta é letra B) hostil – instrumental.
Gabarito Letra B
Os psicólogos sociais costumam distinguir diferentes tipos ou formas de agressão humana em função dos motivos ou intenções que, presume-se, estão subjacentes a tais comportamentos. Nesse sentido, referem-se à agressão ________________, que deriva de estados emocionais fortes, como a raiva, e tem por objetivo básico causar dano a uma pessoa ou objeto a fim de satisfazer impulsos hostis. A agressão________________, por sua vez, visa prejudicar, ferir ou magoar alguém apenas como meio de atingir um outro objetivo. Essas formas de agressão não se excluem mutuamente, podendo haver comportamentos agressivos duplamente motivados.
Assinale os dois termos corretos que, sequencialmente, completam as definições do trecho de texto extraído de Rodrigues, Assmar e Jablonski.
a) dolosa – sancionada.
b) hostil – instrumental.
c) sancionada – dolosa.
d) hostil – sancionada.
e) dolosa – instrumental.
Veja o trecho na bibliografia indicada:
“Os psicóogos sociais costumam distinguir diferentes tipos ou formas de agressão em função dos motivos ou que, presume-se, estão subjacentes a tais comportamentos. Nesse sentido, referem-se a agressão hostil, que deriva de estados emocionais fortes, como a raiva, e tem por objetivo básico causar dano a uma pessoa ou objeto a fim de satisfazer impulsos hostis. A agressão instrumental, por sua vez, visa prejudicar, ferir ou magoar alguém apenas como meio de atingir um outro objetivo. Essas formas de agressão não se excluem mutuamente, podendo haver comportamentos agressivos
duplamente motivados. Quando Baruch Goldstein, em 1994, matou cerca de 30 palestinos em uma mesquita, foi movido provavelmente pelo ódio intenso aos palestinos por tirarem as terras que, ao seu modo de ver, pertenciam por direito aos judeus e pela esperança de desfazer as negociações que se iniciavam entre os dois governos.”
Assim, percebemos que a questão trata da agressão hostil e da agressão instrumental.
Nosso gabarito é Letra B.
Referência
RODRIGUES, Aroldo; ASSMAR, Eveline; JABLONSKI, Bernardo. Psicologia Social. Petrópolis: Vozes, 2009.
649) Segundo o modelo de paradigmas da relação da sociedade com as pessoas com deficiência e a inclusão da pessoa com deficiência, é correto afirmar:
- A) O paradigma de suporte às pessoas com deficiência foi criado na década de 1970, no bojo dos movimentos sociais brasileiros, com o objetivo de promover a integração da pessoa com deficiência.
- B) A inclusão social é um processo que diz respeito à pessoa com deficiência, devendo esta ser equiparada aos demais cidadãos, por via da normalização das condições dessa pessoa, o que se obtém dando a ela acesso aos serviços que viabilizam a construção dessa condição.
- C) A inclusão da pessoa com deficiência supõe um processo de investimento tanto no desenvolvimento do indivíduo quanto na criação imediata de condições que garantam o acesso e a participação dessa pessoa na vida comunitária, por meio da provisão de suportes físicos, psicológicos, sociais e instrumentais.
- D) A pessoa com deficiência é um cidadão como qualquer outro, que possui direitos e deve poder usufruir das oportunidades disponíveis na sociedade, a depender do tipo de deficiência e de seu grau de comprometimento.
- E) O papel da psicologia na inclusão da pessoa com deficiência é avaliar, diagnosticar e preparar o plano terapêutico e psicopedagógico para a melhor adaptação dessa pessoa, reconhecendo o outro em sua diferença.
A alternativa correta é letra C) A inclusão da pessoa com deficiência supõe um processo de investimento tanto no desenvolvimento do indivíduo quanto na criação imediata de condições que garantam o acesso e a participação dessa pessoa na vida comunitária, por meio da provisão de suportes físicos, psicológicos, sociais e instrumentais.
Segundo o modelo de paradigmas da relação da sociedade com as pessoas com deficiência e a inclusão da pessoa com deficiência, é correto afirmar:
a) O paradigma de suporte às pessoas com deficiência foi criado na década de 1970, no bojo dos movimentos sociais brasileiros, com o objetivo de promover a integração da pessoa com deficiência.
Essa questão está baseada no texto "Paradigmas da relação da sociedade com as pessoas com deficiência" de Aranha.
O texto faz uma diferença entre "integração" e "inclusão". O paradigma de suporte está ligado à inclusão, e não à integração. Veja:
"Já o paradigma de suportes, onde se contextualiza a idéia da inclusão, prevê intervenções decisivas e incisivas, em ambos os lados da equação: no processo de desenvolvimento do sujeito e no processo de reajuste da realidade social."
Assertiva Falsa.
b) A inclusão social é um processo que diz respeito à pessoa com deficiência, devendo esta ser equiparada aos demais cidadãos, por via da normalização das condições dessa pessoa, o que se obtém dando a ela acesso aos serviços que viabilizam a construção dessa condição.
Essa afirmativa distorce o seguinte texto de Aranha:
"A inclusão social, portanto, não é processo que diga respeito somente à pessoa com deficiência, mas sim a todos os cidadãos. Não haverá inclusão da pessoa com deficiência enquanto a sociedade não for inclusiva, ou seja, realmente democrática, onde todos possam igualmente se manifestar nas diferentes instâncias de debate e de tomada de decisões da sociedade, tendo disponível o suporte que for necessário para viabilizar essa participação."
Assertiva Falsa.
c) A inclusão da pessoa com deficiência supõe um processo de investimento tanto no desenvolvimento do indivíduo quanto na criação imediata de condições que garantam o acesso e a participação dessa pessoa na vida comunitária, por meio da provisão de suportes físicos, psicológicos, sociais e instrumentais.
Essa é a afirmativa que está de acordo com Aranha. Veja:
"A grande diferença de significação entre os termos integração e inclusão reside no fato de que enquanto que no primeiro se procura investir no 'aprontamento' do sujeito para a vida na comunidade, no outro, além de se investir no processo de desenvolvimento do indivíduo, busca-se a criação imediata de condições que garantam o acesso e a participação da pessoa na vida comunitária, através da provisão de suportes físicos, psicológicos, sociais e instrumentais."
Assertiva Correta.
d) A pessoa com deficiência é um cidadão como qualquer outro, que possui direitos e deve poder usufruir das oportunidades disponíveis na sociedade, a depender do tipo de deficiência e de seu grau de comprometimento.
Essa afirmativa distorce o seguinte texto:
"Em função de tal debate, a idéia da normalização começou a perder força. Ampliou-se a discussão sobre o fato da pessoa com deficiência ser um cidadão como qualquer outro, detentor dos mesmos direitos de determinação e usofruto das oportunidades disponíveis na sociedade, independente do tipo de deficiência e de seu grau de comprometimento."
Assertiva Falsa.
e) O papel da psicologia na inclusão da pessoa com deficiência é avaliar, diagnosticar e preparar o plano terapêutico e psicopedagógico para a melhor adaptação dessa pessoa, reconhecendo o outro em sua diferença.
Aranha, em seu texto, não fala especificamente sobre o papel da psicologia. Contudo, essa afirmativa traz uma ação mais ligada ao que a autora chama de paradigma de serviços (integração), pois o foco está no indivíduo. Veja:
"A inclusão parte do mesmo pressuposto da integração, que é o direito da pessoa com deficiência ter igualdade de acesso ao espaço comum da vida em sociedade. Diferem, entretanto, no sentido de que o paradigma de serviços, onde se contextualiza a idéia da integração, pressupõe o investimento principal na promoção de mudanças do indivíduo, na direção de sua normalização. Obviamente que no paradigma de serviços também se atua junto a diferentes instâncias da sociedade (família, escola, comunidade). (...) Já o paradigma de suportes, onde se contextualiza a idéia da inclusão, prevê intervenções decisivas e incisivas, em ambos os lados da equação: no processo de desenvolvimento do sujeito e no processo de reajuste da realidade social."
A afirmativa está falsa por ter citado uma ação do paradigma de serviços e ter chamado isso de inclusão.
Assertiva Falsa.
A alternativa correta é, portanto, a Letra C.
650) De acordo com a publicação do Ministério da Saúde, Caderno de Atenção Básica nº 18 – HIV/Aids, Hepatites e outras DST, o trabalho de equipe tem sido proposto com base na realidade da comunidade e orientado a partir dos conceitos- chave de risco e vulnerabilidade. Em relação a esses conceitos, assinalar a alternativa CORRETA:
- A) Vulnerabilidade social é a exposição de indivíduos ou grupo de pessoas a situações que os tornam suscetíveis às infecções e ao adoecimento.
- B) Risco está relacionado, principalmente, com os comportamentos adotados pelo indivíduo e que podem favorecer sua infecção.
- C) Vulnerabilidade individual diz respeito à incidência de fatores sociais e econômicos na exposição ao risco de infecção pelo HIV de determinados segmentos populacionais.
- D) Vulnerabilidade institucional se relaciona à ausência de políticas públicas que tenham por objetivo o controle da epidemia em grupos populacionais e/ou localidades, envolvendo instituições governamentais, não governamentais e sociedade civil.
A alternativa correta é letra D) Vulnerabilidade institucional se relaciona à ausência de políticas públicas que tenham por objetivo o controle da epidemia em grupos populacionais e/ou localidades, envolvendo instituições governamentais, não governamentais e sociedade civil.
Gabarito Letra D
De acordo com a publicação do Ministério da Saúde, Caderno de Atenção Básica nº 18 - HIV/Aids, Hepatites e outras DST, o trabalho de equipe tem sido proposto com base na realidade da comunidade e orientado a partir dos conceitos- chave de risco e vulnerabilidade. Em relação a esses conceitos, assinalar a alternativa CORRETA:
Vamos ver o conceito de vulnerabilidade e risco, de acordo com o documento mencionado:
“O que é risco? É a exposição de indivíduos ou grupo de pessoas a situações que os tornam suscetíveis às infecções e ao adoecimento.Três dimensões principais de vulnerabilidade devem ser consideradas:
• A individual, que está relacionada, principalmente com os comportamentos adotados pelo indivíduo e que podem favorecer sua infecção. Por exemplo, a falta de informação de medidas educativas sobre as formas de transmissão e prevenção das DST/HIV, a pouca motivação ou sensibilização pessoal para aceitar que se encontra em situação(ões) de risco de infecção e o baixo poder de confiança ou estima para adotar medidas preventivas, como o uso sistemático de preservativos nas relações sexuais.
• A social, que diz respeito à incidência de fatores sociais e econômicos na exposição ao risco de infecção pelo HIV de determinados segmentos populacionais. As situações de pobreza, o desemprego, a falta de moradia, a baixa escolaridade, a violência, o preconceito e a discriminação expõem alguns grupos a situações de risco muito mais freqüentemente do que outros.
• A institucional, que se relaciona à ausência de políticas públicas que tenham por objetivo o controle da epidemia em grupos populacionais e/ou localidades, envolvendo instituições governamentais, não-governamentais e sociedade civil, buscando a integração desses serviços na promoção da saúde do indivíduo. Exemplos de vulnerabilidade institucional são serviços de saúde que não disponibilizam preservativo e a descentralização insuficiente da testagem antiHIV para os serviços de atenção básica.
Vejamos agora as alternativas:
a) Vulnerabilidade social é a exposição de indivíduos ou grupo de pessoas a situações que os tornam suscetíveis às infecções e ao adoecimento.
Errado. Essa é a vulnerabilidade individual.
b) Risco está relacionado, principalmente, com os comportamentos adotados pelo indivíduo e que podem favorecer sua infecção.
Errado. Nem sempre o risco está relacionado com comportamentos do indivíduo, como é possível perceber pelas dimensões da vulnerabilidade.
c) Vulnerabilidade individual diz respeito à incidência de fatores sociais e econômicos na exposição ao risco de infecção pelo HIV de determinados segmentos populacionais.
Errado. Essa é a vulnerabilidade social.
d) Vulnerabilidade institucional se relaciona à ausência de políticas públicas que tenham por objetivo o controle da epidemia em grupos populacionais e/ou localidades, envolvendo instituições governamentais, não governamentais e sociedade civil.
Certo!
Dessa forma, nosso gabarito é Letra D.
Fonte: http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/cadernos_ab/abcad18.pdf