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Questões Sobre Psicologia Social - Psicologia - concurso

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651) Um policial numa abordagem manda encostar um veículo que circulava, porque identificou, que o condutor e a esposa eram negros. Sem qualquer razão ordena-os para saírem do carro, tratando-os como se fossem criminosos. Humilhados vêm-se ainda obrigados a pedir desculpa e só depois regressam a casa (Rodrigues, Assmar, & Jabonski, 2001). Podemos perceber que estamos diante de:

  • A) preconceito

  • B) estereótipo

  • C) discriminação

  • D) racismo

  • E) Todas estão corretas

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) Todas estão corretas

 

Um policial numa abordagem manda encostar um veículo que circulava, porque identificou, que o condutor e a esposa eram negros. Sem qualquer razão ordena-os para saírem do carro, tratando-os como se fossem criminosos. Humilhados vêm-se ainda obrigados a pedir desculpa e só depois regressam a casa (Rodrigues, Assmar, & Jabonski, 2001). Podemos perceber que estamos diante de:

 

Essa questão utiliza como referência o livro "Psicologia Social" de Rodrigues, Assmar e Jablonski. Veja o trecho:

 

"6

Preconceito, estereótipos e discriminação

 

Poderíamos incluir no título acima as palavras racismo, sexismo ou segregacionismo. Todos estes termos referem-se, de uma forma ou de outra, a atitudes ou comportamentos negativos direcionados a indivíduos ou grupos, baseados num julgamento prévio que é mantido mesmo diante de fatos que o contradigam. 

(...)

O preconceito parece ser tão velho quanto a própria humanidade, e de difícil erradicação. Sua base cognitiva ancora-se nos estereótipos, conjunto de crenças corretas ou não - que atribuímos a indivíduos ou a grupos. De forma similar, atribuir rótulos a uma pessoa nos leva a pressupor comportamentos compatíveis com o rótulo imputado. No caso dos papéis de gênero, por exemplo, isto pode conduzir a erros de julgamento no que diz respeito à manutenção de desigualdades entre homens e mulheres. Além de sua base cognitiva, representada pelos estereótipos, os preconceitos possuem um componente comportamental, também chamado discriminação."

 

Com base nisso, percebe-se que o caso citado traz uma vivência de racismo, preconceito, discriminação e estereótipo.

 

Encontramos a resposta na Letra E.

 

a)  preconceito

b)  estereótipo

c)  discriminação

d)  racismo

e)  Todas estão corretas

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652) A afirmativa de que o positivismo, na procura da objetividade dos fatos, perdera o ser humano decorreu de uma análise crítica de um conhecimento minucioso enquanto descrição de comportamentos que, no entanto, não dava conta do ser humano agente de mudança, sujeito da história. O homem ou era socialmente determinado ou era causa de si mesmo: socio-logismo vs biologismo? Se por um lado a psicanálise enfatizava a história do indivíduo, a sociologia recuperava, através do materialismo histórico, a especificidade de uma totalidade histórica concreta na análise de cada sociedade. Portanto, caberia à Psicologia Social recuperar o indivíduo na intersecção de sua história com a história de sua sociedade apenas este conhecimento nos permitiria compreender o homem como produtor da história. (Lane, 1984, p. 13).

 

Segundo a afirmativa, pode-se verificar que as abordagens críticas ao modelo dominante de Psicologia Social no Brasil até a década de 1970:

  • A) têm por base o modelo científico das ciências naturais, com ênfase positivista.

  • B) privilegiam o olhar especialista na leitura dos fenômenos humanos.

  • C) consideram que a ciência não é isenta ao estudar a realidade social, logo deve buscar compreender o homem como ser em movimento.

  • D) entendem que a pesquisa experimental é essencial para o estudo das relações indivíduo e sociedade.

  • E) consideram que o empírico é o lugar de legitimação e produção de conhecimento, tão logo deve-se privilegiar estudos de natureza positivista.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) têm por base o modelo científico das ciências naturais, com ênfase positivista.

Gabarito: Letra A

 

Segundo a afirmativa, pode-se verificar que as abordagens críticas ao modelo dominante de Psicologia Social no Brasil até a década de 1970:

 

Para responder essa questão, vamos ver mais um trecho do que vem em seguida ao apresentado no enunciado:

 

“Na medida em que o conhecimento positivista descrevia comportamentos restritos no espaço e no tempo, sem considerar a inter-relaçào infra e superestrutural, estes comportamentos, mediados pelas instituições sociais, reproduziam a ideologia dominante, em termos de freqüência observada, levando a considerá-los como “naturais” e, muitas vezes, "universais” . A ideologia, como produto histórico que se cristaliza nas instituições, traz consigo uma concepção de homem necessária para reproduzir relações sociais, que por sua vez são fundamentais para a manutenção das relações de produção da vida material da sociedade como tal.

Na medida em que a história se produz dialeticamente, cada sociedade, na organização da produção de sua vida material, gera uma contradição fundamental, que ao ser superada produz uma nova sociedade, qualitativamente diferente da anterior. Porém, para que esta contradição não negue a todo momento a sociedade que se produz, é necessária a mediação ideológica, ou seja, valores, explicações tidas como verdadeiras que reproduzam as relações sociais necessárias para a manutenção das relações de produção.

Deste modo, quando as ciências humanas se atêm apenas na descrição, seja macro ou microssocial, das relações entre os homens e das instituições sociais, sem considerar a sociedade como produto histórico-dialético, elas não conseguem captar a mediação ideológica e a reproduzem como fatos inerentes à “natureza” do homem. E a Psicologia não foi exceção, principalmente, dada a sua origem biológica naturalista, onde o comportamento humano decorre de um organismo fisiológico que responde a estímulos. Lembramos aqui Wundt e seu laboratório, que, objetivando construir uma psicologia científica, que se diferenciasse da especulação filosófica, se preocupa em descrever processos psicofisiológicos em termos de estímulos e respostas, de causas-e-efeitos. Nesta tradição e no entusiasmo de descrever o homem enquanto um sistema nervoso complexo que o permitia dominar e transformar a natureza, criando condições sui-generis para a sobrevivência da espécie, os psicólogos se esqueceram de que este homem, junto com outros, ao transformar a natureza, se transformava ao longo da história. (...)

Não negamos a psicobiologia nem as grandes contribuições da psiconeurologia. Afinal, elas descrevem a materialidade do organismo humano que se transforma através de sua própria atividade, mas elas pouco contribuem para entendermos o pensamento humano e que se desenvolve através das relações entre os homens, para compreendermos o homem criativo, transformador — sujeito da história social do seu grupo. Se a Psicologia apenas descrever o que -é observado ou enfocar o Indivíduo como causa e efeito de sua individualidade, ela terá uma ação conservadora, estatizante — ideológica — quaisquer que sejam as práticas decorrentes. Se o homem não for visto como produto e produtor, não só de sua história pessoal mas da história de sua sociedade, a Psicologia estará apenas reproduzindo as condições necessárias para impedir a emergência das contradições e a transformação social.”

 

Percebemos pela bibliografia que tradicionalmente a psicologia usava o modelo científico das ciências naturais e consideravam o empirismo e a pesquisa experimental como única forma legítima de produção do conhecimento, mas as abordagens críticas da psicologia social, que tem Lane como um expoente, criticam essa visão.

A abordagem crítica da psicologia social considerava que a ciência não poderia ser isenta ao estudar a realidade social, e deveria buscar compreender o homem como ser em movimento. Inclusive, o livro de que são tiradas essas passagens se chama “Psicologia social: o homem em movimento.”

 

Assim, o gabarito diz que a resposta é Letra A, mas entendemos que a resposta correta é Letra C.

 

Referência

Lane, S. T. M., & Codo, W. (Orgs.). (1984). Psicologia social: o homem em movimento. São Paulo: Brasiliense.

653) “A psicologia social da saúde configura-se como um campo de conhecimento e prática que trata das questões psicológicas com enfoque mais social, coletivo e comunitário voltado para a saúde.” (Aguiar, 2007.) Considerando a definição da psicologia social da saúde, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

 

( ) Todas as atividades da psicologia social da saúde devem se centrar tanto na busca de saúde integral quanto na busca da saúde mental.

 

( ) De acordo com a visão da autora Spink, a psicologia social da saúde é como um campo ampliado de atuação do psicólogo nas instituições de saúde.

 

( ) A psicologia social da saúde reconhece a saúde como um fenômeno multidimensional em que interagem aspectos biológicos, psicológicos e sociais; sendo assim, ela não tem como objetivo trabalhar dentro de um modelo integrado, apenas busca caminhar para uma compreensão mais holística do processo saúde-doença-cuidado.

 

A sequência está correta em

  • A) F, F, V.

  • B) V, V, F.

  • C) F, V, F.

  • D) V, F, V.

  • E) V, V, V

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) V, V, F.

Gabarito: Letra B

 

 (V) Todas as atividades da psicologia social da saúde devem se centrar tanto na busca de saúde integral quanto na busca da saúde mental.

Verdadeiro. A psicologia social da saúde pensa na saúde como um todo, e não apenas na saúde mental.

“A Psicologia Social da Saúde configura-se como um campo de conhecimento e prática que trata das questões psicológicas com enfoque mais social, coletivo e comunitário voltado para a saúde. Segundo Marín (1995, apud Camargo-Borges e Cardoso, 2005), caracteriza-se pela interlocução da Psicologia Social – com seus conhecimentos e técnicas – com o âmbito da saúde e destaca a interação como ponto fundamental do processo saúde-doença. A interação refere-se tanto ao homem e seu ambiente quanto aos diversos atores sociais presentes no cuidado com saúde. O autor ainda salienta que todas as atividades da Psicologia Social da Saúde centram-se mais na busca de uma saúde integral e não somente na saúde mental.

 

(V) De acordo com a visão da autora Spink, a psicologia social da saúde é como um campo ampliado de atuação do psicólogo nas instituições de saúde.

Verdadeiro. Veja o que diz a bibliografia:

“Para Spink (2003), a psicologia social da saúde é como um campo ampliado de atuação do psicólogo nas instituições de saúde. Essa ampliação ocorreria, principalmente, em relação ao referencial de trabalho utilizado e exercido, pois, segundo a autora, a intervenção deve ser contextualizada, ou seja, é importante compreender toda a história e o contexto da instituição na qual será implementada uma ação, assim como as pessoas que compõem essa instituição. Faz-se necessário compreender que cada organização tem sua realidade local, sua cultura de relações e as histórias específicas das pessoas que recorrem a esses serviços.”

 

(F) A psicologia social da saúde reconhece a saúde como um fenômeno multidimensional em que interagem aspectos biológicos, psicológicos e sociais; sendo assim, ela não tem como objetivo trabalhar dentro de um modelo integrado, apenas busca caminhar para uma compreensão mais holística do processo saúde-doença-cuidado.

Falso.  A psicologia social da saúde tem sim como objetivo trabalhar dentro de um modelo mais integrado, justamente por reconhecer a saúde como fenômeno multidimensional.

A Psicologia Social da Saúde objetiva trabalhar dentro de um modelo mais integrado, reconhece a saúde como um fenômeno multidimensional em que interagem aspectos biológicos, psicológicos e sociais e caminha para uma compreensão mais holística do processo saúde-doença-cuidado. Dessa maneira sua inserção na atenção primária pode ser útil para contribuir na transformação das práticas em saúde rumo à integralidade (Camargo-Borges e Cardoso, 2005). Traz conceitos potentes e propostas de ação que muito se aproximam aos pressupostos de trabalho da atenção primária. Vemos que os dois discursos se organizam em torno de eixos que apostam na construção do fazer conjunto, coletivo e valorizam a localidade e as interações dela decorrentes.” 

 

Assim, a sequência correta é V V F

 

Nosso gabarito é Letra B

 

Referência

Aguiar, Silvia Gomes, & Ronzani, Telmo Mota. (2007). Psicologia social e saúde coletiva: reconstruindo identidades. Psicologia em Pesquisa1(2), 11-22. Recuperado em 07 de maro de 2021, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-12472007000200003&lng=pt&tlng=pt.

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654) Segundo MYERS, considerando a sabedoria e as ilusões da autoanálise, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

 

(1) Negligência da imunidade.

 

(2) Atitudes duais.

 

(3) Autoestima.

 

(  ) Autoavaliação global ou senso de valor próprio de uma pessoa.

 

(  ) Atitudes implícitas e explícitas diferentes ante o mesmo objeto.

 

(  ) Tendência humana de subestimar a rapidez e a força do sistema imune psicológico, o qual permite recuperação e resiliência emocional depois que coisas ruins acontecem.

  • A) 1 - 2 - 3.

  • B) 3 - 2 - 1.

  • C) 2 - 3 - 1.

  • D) 2 - 1 - 3.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) 3 - 2 - 1.

Gabarito Letra B

 

Segundo MYERS, considerando a sabedoria e as ilusões da autoanálise, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

 

(1) Negligência da imunidade.

Segundo Myers, a negligência da imunidade é:

“A tendência humana de subestimar a rapidez e a força do “sistema imune psicológico”, o qual permite recuperação e resiliência emocional depois que coisas ruins acontecem”

 

(2) Atitudes duais.

A definição apresentada para atitudes duais é:

“Atitudes implícitas (automáticas) e explícitas (conscientemente controladas) diferentes ante o mesmo objeto. Atitudes explícitas verbalizadas podem mudar com educação e persuasão; atitudes implícitas mudam lentamente, com prática que forma novos hábitos.”

 

(3) Autoestima.

Myers define autoestima como:

“Autoavaliação global ou senso de valor próprio de uma pessoa.”

 

(3) Autoavaliação global ou senso de valor próprio de uma pessoa.

 

(2) Atitudes implícitas e explícitas diferentes ante o mesmo objeto.

 

(1) Tendência humana de subestimar a rapidez e a força do sistema imune psicológico, o qual permite recuperação e resiliência emocional depois que coisas ruins acontecem.

 

Assim, a sequência correta é 321.

Gabarito Letra B.

 

Referência

MYERS, David E. Psicologia Social. Porto Alegre: Artmed, 2014.

655) Leia as afirmativas a seguir:

 

I. O psicólogo deve trabalhar visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades.

 

II. No atendimento à mulher em situação de violência doméstica e familiar, a autoridade policial não deverá acompanhar a ofendida para assegurar a retirada de seus pertences do local da ocorrência ou do domicílio familiar.

 

Marque a alternativa CORRETA:

  • A) As duas afirmativas são verdadeiras.

  • B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

  • C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa. 

  • D) As duas afirmativas são falsas.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

Gabarito Letra B

 

I. O psicólogo deve trabalhar visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades.

Certo! Esse é um princípio fundamental do código de ética profissional do psicólogo.

 

II. No atendimento à mulher em situação de violência doméstica e familiar, a autoridade policial não deverá acompanhar a ofendida para assegurar a retirada de seus pertences do local da ocorrência ou do domicílio familiar.

Errado. A lei Maria da Penha afirma que, se necessário, a autoridade policial deve acompanhar a ofendida para assegurar a retirada de seus pertences do local da ocorrência ou do domicílio.

“Art. 11.  No atendimento à mulher em situação de violência doméstica e familiar, a autoridade policial deverá, entre outras providências:

I - garantir proteção policial, quando necessário, comunicando de imediato ao Ministério Público e ao Poder Judiciário;

II - encaminhar a ofendida ao hospital ou posto de saúde e ao Instituto Médico Legal;

III - fornecer transporte para a ofendida e seus dependentes para abrigo ou local seguro, quando houver risco de vida;

IV - se necessário, acompanhar a ofendida para assegurar a retirada de seus pertences do local da ocorrência ou do domicílio familiar;

V - informar à ofendida os direitos a ela conferidos nesta Lei e os serviços disponíveis.”

 

Assim, a afirmativa I é verdadeira, mas a II é falsa.

Gabarito Letra B.

 

Referência:

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução n° 010, de 21 de julho de 2005. Aprova o Código de Ética Profissional do Psicólogo. Disponível em: <https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2012/07/Co%CC%81digo-de-%C3%89tica.pdf> Acesso em 17 de agosto de 2020.

Lei nº. 11.340, de 7 de ago. de 2006. Lei Maria da Penha. Cria Mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11340.htm. Acesso em: 17 de agosto de 2020.

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656) Garantir proteção social envolve:

 

I– Prevenir/ reduzir situações de risco social e pessoal;

II– Proteger pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade, considerando a multidimensionalidade da pobreza;

III– Monitorar as exclusões e riscos sociais da população.

 

Dos itens acima:

  • A) Apenas o item I está correto.

  • B) Apenas os itens I e II estão corretos.

  • C) Apenas os itens I e III estão corretos.

  • D) Apenas os itens II e III estão corretos.

  • E) Todos os itens estão corretos.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) Apenas os itens I e II estão corretos.

 

Garantir proteção social envolve:

 

Observe um trecho do texto "Atenção à saúde de crianças e adolescentes em situação de violência" de Delziovo:

 

"A Assistência Social tem como funções: garantir proteção social, prevenindo ou reduzindo situações de risco social e pessoal; proteger pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade, considerando a multidimensionalidade da pobreza, e criar medidas e possibilidades de socialização e inclusão social. Também tem por função efetuar vigilância socioassistencial, monitorando as exclusões e os riscos sociais da população, assegurando direitos socioassistenciais."

 

Nota-se que apenas as duas primeiras fazem parte da garantia de proteção social, enquanto que o monitoramento das exclusões e riscos sociais fazem parte da vigilância socioassistencial.

 

I- Prevenir/ reduzir situações de risco social e pessoal;

II- Proteger pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade, considerando a multidimensionalidade da pobreza;

III- Monitorar as exclusões e riscos sociais da população.

 

Portanto, estão corretas as afirmativas I e II. Encontramos a resposta na Letra B.

 

Dos itens acima:

 

a)  Apenas o item I está correto.

b)  Apenas os itens I e II estão corretos.

c)  Apenas os itens I e III estão corretos.

d)  Apenas os itens II e III estão corretos.

e)  Todos os itens estão corretos.

657) De acordo com Lane (1984), todo e qualquer grupo exerce uma função histórica de manter ou transformar as relações sociais desenvolvidas em decorrência das relações de produção e, sob este aspecto, o grupo, tanto na sua forma de organização como nas suas ações:

  • A) Determina espaço e tempo, fruto das relações que vão ocorrendo no cotidiano.

  • B) Reproduz ideologia, que, sem um enfoque histórico, não é captada.

  • C) Produz a compreensão da experiência grupal enquanto processo.

  • D) Garante a produtividade dos indivíduos e grupos através da manutenção e harmonia das relações sociais.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) Reproduz ideologia, que, sem um enfoque histórico, não é captada.

Gabarito Letra B

De acordo com Lane (1984), todo e qualquer grupo exerce uma função histórica de manter ou transformar as relações sociais desenvolvidas em decorrência das relações de produção e, sob este aspecto, o grupo, tanto na sua forma de organização como nas suas ações:

a)  Determina espaço e tempo, fruto das relações que vão ocorrendo no cotidiano.

b)  Reproduz ideologia, que, sem um enfoque histórico, não é captada.

c)  Produz a compreensão da experiência grupal enquanto processo.

d)  Garante a produtividade dos indivíduos e grupos através da manutenção e harmonia das relações sociais.

 

Vamos ver o que a autora mencionada diz sobre o assunto:

“Ao falar em processo grupal e não em grupo ou dinâmica de grupo Lane (1981b, 1984b) se posiciona, trazendo para o centro da discussão o caráter histórico e dialético do grupo. Não se trata apenas de diferença na denominação, mas uma diferença profunda no fenômeno estudado. A partir dessa perspectiva, estamos afirmando o fato de o próprio grupo ser uma experiência histórica, que se constrói num determinado espaço e tempo, fruto das relações que vão ocorrendo no cotidiano e, ao mesmo tempo, que traz para a experiência presente vários aspectos gerais da sociedade, expressas nas contradições que emergem no grupo, articulando aspectos pessoais, características grupais, vivência subjetiva e realidade objetiva. Ressaltar o caráter histórico do grupo implica compreender que o grupo, na sua singularidade, expressa múltiplas determinações e as contradições presentes na sociedade contemporânea. Assim, segundo Lane (1984b),

todo e qualquer grupo exerce uma função histórica de manter ou transformar as relações sociais desenvolvidas em decorrência das relações de produção e, sob este aspecto, o grupo, tanto na sua forma de organização como nas suas ações, reproduz ideologia, que, sem um enfoque histórico, não é captada. (p. 81-82)

Neste sentido, tomando como base a concepção histórica e dialética do processo grupal presente na obra de Lane (1980a, 1981b, 1984b, 1989, 1998; Lane & Freitas, 1997), não é suficiente afirmar que o grupo baseia-se apenas em reunir pessoas que compartilham normas e objetivos comuns. Significa compreender o grupo enquanto relações e vínculos entre pessoas com necessidades individuais e/ou interesses coletivos, que se expressam no cotidiano da prática social. Além disso, o grupo é também uma estrutura social, uma realidade total, um conjunto que não pode ser reduzido à soma de seus membros, supondo alguns vínculos entre os indivíduos, ou seja, uma relação de interdependência. À semelhança de qualquer vivência humana, o processo grupal implica relações de poder e de práticas compartilhadas e, ao se realizar, desenvolve a sua identidade (intragrupo e intergrupos). A atividade grupal tem, portanto, a dimensão externa relacionada com a sociedade e/ou outros grupos, quando o grupo deve ser capaz de produzir um efeito real sobre eles para afirmar sua identidade, e a interna, vinculada aos membros do próprio grupo, em direção à realização dos objetivos que levem em consideração as aspirações individuais ou comuns.”

A resposta de acordo com a bibliografia indicada é a Letra B.

 

Referência

Martins, Sueli Terezinha Ferreira. (2007). Psicologia social e processo grupal: a coerência entre fazer, pensar sentir em Sívia Lane. Psicologia & Sociedade19(spe2), 76-80. https://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822007000500022

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658) De acordo com Bock (1999), sempre que ocorre uma tipificação de ações habituais (padronização) aceitas por determinado grupo, dizemos que há

  • A) organização.

  • B) socialização.

  • C) institucionalização.

  • D) dependência.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) institucionalização.

Gabarito Letra C

 

De acordo com Bock (1999), sempre que ocorre uma tipificação de ações habituais (padronização) aceitas por determinado grupo, dizemos que há

a)  organização.

b)  socialização.

c)  institucionalização.

d)  dependência.

 

Quando há a tipificação de ações habituais há uma institucionalização:

 

“A partir da teoria do vínculo, de Pichon-Riviére, pode-se definir grupo como um conjunto de pessoas que possuem necessidades semelhantes e buscam a priori, o cumprimento de uma tarefa específica. Para a efetivação e realização da tarefa que se propõem a cumprir, esses indivíduos, deixam de ser um amontoado de pessoas, e cada um assume seu papel enquanto participante do grupo, com um objetivo mútuo, mas ainda sim, cada qual com sua identidade (Grossi; Bordin, (1992)).

O conceito de Instituição se refere a "um conjunto de normas que regem a padronização de um determinado hábito na sociedade e que garantem a sua reprodução" e "a institucionalização ocorre sempre que há uma tipificação de ações habituais aceitas por determinado grupo" (ALEXANDRE, 2002, p. 210). Relacionando os conceitos sobre "Grupo" e "Instituição", é possível que se entenda como ocorre seu funcionamento, na prática, os grupos institucionais.

A intervenção psicológica possui como finalidade o descobrimento da raiz da dor psíquica que afeta o indivíduo, para que esta seja tratada, e, compreendidos os sofrimentos que assolam o mesmo durante sua existência, propiciar cuidado, tratamento e superação do problema em questão.”

 

Nosso gabarito é Letra C.

 

Referência

Costa, Jobert Teixeira, Silva, Felipe Santos Da, & Silveira, Cláudia Alexandra Bolela. (2018). As práticas grupais e a atuação do psicólogo: intervenções em grupo no Estágio de Processos Grupais. Vínculo15(2), 57-81. https://dx.doi.org/75d323ad165443c59fb-33b3

659) Como chamamos o comportamento rígido e cristalizado de uma pessoa no entendimento do outro?

  • A)  Respondente

  • B)  Fleumático

  • C)  Encoberto

  • D)  Estereótipo

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D)  Estereótipo

Gabarito Letra D

 

Como chamamos o comportamento rígido e cristalizado de uma pessoa no entendimento do outro?

a)  Respondente

Errado. Comportamentos respondentes são comportamentos reflexos, causados por estímulos do ambiente, como a salivação ao sentir cheiro de comida, por exemplo.

 

b)  Fleumático

Errado. O temperamento fleumático se refere ao indivíduo sonhador, pacífico e dócil, que se subordina a determinados hábitos e tende a levar uma existência isenta de paixões.

 

c)  Encoberto

Errado. Comportamento encoberto é o comportamento que não é observável diretamente.

 

d)  Estereótipo

Certo! Veja:

“Pereira (2002) define estereótipos enfocando tanto o plano etimológico, em que o termo é formado pelas palavras gregas: stereos (rígidos) e túpos (traços) – que, fusionadas, tomaram uma conceituação própria –, quanto o plano histórico, em que há duas possibilidades: a que reputa a tipografia como responsável por sua origem e difusão, ao usá-lo para nomear um tipo de molde metálico próprio das oficinas tipográficas, que se caracterizava pela capacidade de produzir uma mesma impressão inúmeras vezes, sem que se desgastasse, surgindo daí, por analogia, o substantivo estereótipo para nomear algo que poderia ser repetido mecânica e insensivelmente; e a que indica a psiquiatria do século XIX como precursora do termo, utilizando estereotipia quando se referia à recorrência mecânica de gestos, posturas e/ou expressões verbais em pacientes acometidos de dementia praecox (SIEBRA, 2005). O estereótipo também pode ser definido como uma tendência à padronização, com a eliminação das qualidades e diferenças individuais, mediante uma generalização abusiva e uma simplificação extremada, as quais implicam uma distorção da realidade (SIEBRA, 2005). Ou como crenças generalizadas sobre os atributos ou características que definem um determinado grupo social – como, por exemplo, o dos depressivos –, que são transmitidas pela educação e associam-se a práticas sociais discriminativas (NERI, CACHIONI & RESENDE, 2002; RESENDE & NERI, 2009), tornando-se pertinente frisar que estereótipos são primariamente negativos, embora possam ser positivos, mas, mesmo esses, com efeito, não são vistos positivamente (NELSON, 2009).”

 

Nosso gabarito é Letra D

 

Fonte: Gilca Bezerra Alves Siebra. Cognição, linguagem e estereótipos acerca de pessoas deprimidas: estudo em três categorias profissionais. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/12780/1/Tese%20final.pdf

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660) De acordo com MYERS, sobre a psicologia social, analisar os itens abaixo:

 

I. É o estudo científico do pensamento social: como percebemos a nós mesmos e aos outros; em que acreditamos; julgamentos que fazemos; nossas atitudes.

 

II. É o estudo científico da influência social: preconceito; agressão; atração e intimidade; ajuda.

 

III. É o estudo científico das relações sociais: cultura; pressões para se conformar; persuasão; grupos de pessoas.

 

Está(ão) CORRETO(S):

  • A) Somente o item I.

  • B) Somente o item II.

  • C) Somente os itens I e III.

  • D) Todos os itens.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) Somente o item I.

   

De acordo com MYERS, sobre a psicologia social, analisar os itens abaixo:

 

Essa questão está baseada no livro "Psicologia Social" de Myers. Veja o trecho:

 

"Psicologia social é 'o estudo científico'...

 

Do pensamento social:

- Como percebemos a nós mesmos e aos outros.

- Em que acreditamos.

- Julgamentos que fazemos.

- Nossas atitudes.

 

Da influência social:

- Cultura.

- Pressões para se conformar.

- Persuasão.

- Grupo de pessoas.

 

Das relações sociais:

- Preconceito.

- Agressão.

- Atração e intimidade.

- Ajuda."

 

Com base nisso, nota-se que apenas a afirmativa I abaixo está correta.

 

I. É o estudo científico do pensamento social: como percebemos a nós mesmos e aos outros; em que acreditamos; julgamentos que fazemos; nossas atitudes.

 

II. É o estudo científico da influência social: preconceito; agressão; atração e intimidade; ajuda.

 

III. É o estudo científico das relações sociais: cultura; pressões para se conformar; persuasão; grupos de pessoas.

 

Portanto, encontramos a resposta na Letra A.

 

Está(ão) CORRETO(S):

 

a)  Somente o item I.

b)  Somente o item II.

c)  Somente os itens I e III.

d)  Todos os itens.

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