Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Questões Sobre Psicologia Social - Psicologia - concurso

Continua após a publicidade..

661) Segundo MYERS, sobre os aspectos subjetivos da ciência na psicologia social, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

 

( ) Cultura: os comportamentos, ideias, atitudes e tradições duradouras, compartilhados por um grande grupo de pessoas e transmitidos de uma geração para outra.

 

( ) Representações sociais: uma integração de perspectivas biológicas e sociais que explora as bases neurais e psicológicas dos comportamentos sociais e emocionais.

 

( ) Neurociência social: crenças socialmente compartilhadas – ideias e valores amplamente disseminados, inclusive nossas suposições e ideologias culturais.

 

  • A) C - C - E.

  • B) E - C - C.

  • C) C - E - E.

  • D) E - C - E.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) C - E - E.

 

Segundo MYERS, sobre os aspectos subjetivos da ciência na psicologia social, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

 

Essa questão está baseada no livro "Psicologia Social" de Myers. Veja o trecho:

 

"Cultura

 

- Os comportamentos, ideias, atitudes e tradições duradouros compartilhados por um grande grupo de pessoas e transmitidos de uma geração para outra.

 

Representações Sociais

 

- Crenças socialmente compartilhadas – ideias e valores amplamente disseminados, inclusive nossas suposições e ideologias culturais. Nossas representações sociais nos ajudam a entender nosso mundo.

 

Neurociência Social

 

- Uma integração de perspectivas biológicas e sociais que explora as bases neurais e psicológicas dos comportamentos sociais e emocionais."

 

Com base nisso, podemos analisar as afirmativas abaixo.

 

( ) Cultura: os comportamentos, ideias, atitudes e tradições duradouras, compartilhados por um grande grupo de pessoas e transmitidos de uma geração para outra.

 

( E ) Representações sociais: uma integração de perspectivas biológicas e sociais que explora as bases neurais e psicológicas dos comportamentos sociais e emocionais.

 

E ) Neurociência social: crenças socialmente compartilhadas - ideias e valores amplamente disseminados, inclusive nossas suposições e ideologias culturais.

 

Portanto, encontramos a resposta na Letra A.

 

a)  C - C - E.

b)  E - C - C.

c)  C - E - E.

d)  E - C - E.

Continua após a publicidade..

662) Segundo VALSINER, considerando-se cultura e cognição, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

 

(1) A cultura é vista como conhecimento disponível.

(2) A cultura é vista como estruturas conceituais centrais existentes.

(3) A cultura é a construção de estruturas conceituais mediante atividades de pessoas.

 

( ) Essa perspectiva requer um exame de olhar sobre como os mecanismos cognitivos acontecem – na ontogenia e na história cultural.

 

( ) Essa perspectiva não enfatiza o momento da acumulação da informação, mas é, sobretudo, um conjunto de regras que possibilita às pessoas alcançarem compreensões partilhadas.

 

( ) O foco é posto sobre o saber fazer socialmente partilhado e sobre as operações cognitivas pelas quais esse saber fazer pode ser manejado.

 

  • A) 1 - 2 - 3.

  • B) 3 - 2 - 1.

  • C) 2 - 3 - 1.

  • D) 2 - 1 - 3.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) 3 - 2 - 1.

 

Segundo VALSINER, considerando-se cultura e cognição, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

 

Essa questão está baseada no livro "Fundamentos da Psicologia Cultural: Mundos da Mente, Mundos da Vida" de Valsiner. Veja o trecho:

 

"1. A cultura é vista como conhecimento disponível: é a acumulação de informação – independentemente da extensão em que essa informação é partilhada entre pessoas que pertencem ao grupo que tem acesso à informação. Aqui, o foco é posto sobre o saber fazer socialmente partilhado e sobre as operações cognitivas pelas quais esse saber fazer pode ser manejado.

 

2. A cultura é vista como estruturas conceituais centrais existentes, as quais fornecem bases para a representação partilhada de forma intersubjetiva do mundo no qual as pessoas vivem. Essa perspectiva não enfatiza o momento da acumulação da informação, mas é, sobretudo, um conjunto de regras que possibilita às pessoas alcançarem compreensões partilhadas. A noção de representações coletivas e sociais (ver Capítulo 7) situa-se aqui.

 

3. A cultura é a construção de estruturas conceituais mediante atividades de pessoas. Essa perspectiva requer um exame de olhar sobre como os mecanismos cognitivos acontecem – na ontogenia e na história cultural."

 

Com base nisso, podemos relacionar as colunas abaixo.

 

(1) A cultura é vista como conhecimento disponível.

(2) A cultura é vista como estruturas conceituais centrais existentes.

(3) A cultura é a construção de estruturas conceituais mediante atividades de pessoas.

 

( 3 ) Essa perspectiva requer um exame de olhar sobre como os mecanismos cognitivos acontecem - na ontogenia e na história cultural.

 

( 2 ) Essa perspectiva não enfatiza o momento da acumulação da informação, mas é, sobretudo, um conjunto de regras que possibilita às pessoas alcançarem compreensões partilhadas.

 

( 1 ) O foco é posto sobre o saber fazer socialmente partilhado e sobre as operações cognitivas pelas quais esse saber fazer pode ser manejado.

 

Portanto, a sequência ficou 3 2 1. Encontramos a resposta na Letra B.

 

a)  1 - 2 - 3.

b)  3 - 2 - 1.

c)  2 - 3 - 1.

d)  2 - 1 - 3.

663) A suposição de que uma conduta agressiva se fortaleceria já na infância e a família teria influência na aquisição de modelos agressivos, pois nesse contexto as crianças podem aprender modelos cognitivos e comportamentais a partir de reproduções de eventos diários, diz respeito à

  • A) Teoria ecológica de Bronfenbrenner
  • B) Abordagem psicogenética de Jean Piaget
  • C) Teoria da aprendizagem de Ausubel
  • D) Análise do comportamento de Skinner
  • E) Teoria da aprendiz agem social de Albert Bandura

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) Teoria da aprendiz agem social de Albert Bandura

Gabarito Letra E

 

A suposição de que uma conduta agressiva se fortaleceria já na infância e a família teria influência na aquisição de modelos agressivos, pois nesse contexto as crianças podem aprender modelos cognitivos e comportamentais a partir de reproduções de eventos diários, diz respeito à
a) Teoria ecológica de Bronfenbrenner
b) Abordagem psicogenética de Jean Piaget
c)  Teoria da aprendizagem de Ausubel
d)  Análise do comportamento de Skinner
e)  Teoria da aprendiz agem social de Albert Bandura

 

A teoria que explica que a conduta agressiva vem da observação e reprodução de eventos observados no cotidiano é a teoria da aprendizagem social, de Albert Bandura. Vamos relembrá-la:

 

“Não será até as décadas de 1950, com Sears, e de 1960, com Bandura, que o behaviorismo abandonará o elementarismo, comum a todas as espécies, das conexões estímulo-resposta ou conduta-conseqüência. Os dois autores se interessam por um tipo de aprendizagem especificamente humana, denominada por eles de aprendizagem social. As atitudes e práticas educativas dos pais são o elemento essencial na formação da personalidade infantil, de tal modo que é possível fazer a relação entre o tipo de criação dos pais e as características sociais e de personalidade de seus filhos (Sears, Maccoby e Levin, 1957). Pelas mãos de Bandura (Bandura e Walters, 1963) se dá outro passo definitivo ao incluir dentro dos mecanismos de aprendizagem social fatores como a imitação de condutas ou os mecanismos cognitivos envolvidos na transmissão de informação ou na interpretação das situações. Como se fosse pouco para tirar o modelo mecanicista de suas tocas, Bandura (1976) se interessou também pelo controle cognitivo da conduta, assim como pelo desenvolvimento do sentimento de auto-eficácia e de auto-regulação. Idéias que já nos remetem, todas elas, à psicologia evolutiva contemporânea da qual falaremos mais adiante.”

 

Albert Bandura (1997) propôs uma teoria da aprendizagem social sobre a agressividade. Ele acredita que aprendemos a agressividade não só experimentando suas recompensas, mas também observando os outros. Como acontece com a maioria dos comportamentos sociais, adquirimos agressividade assistindo à ação de outros e observando as consequências.

(...) Bandura (1979) acredita que a vida cotidiana nos expõe a modelos agressivos na família, em nossa própria subcultura e nos meios de comunicação de massa.

A FAMÍLIA

Filhos fisicamente agressivos tendem a ter pais fisicamente punitivos, que os disciplinaram segundo modelos de agressividade ao gritar, dar tapas e surrar (Patterson et al., 1982). É comum que esses pais tenham tido, eles próprios, pais fisicamente punitivos (Bandura & Walters, 1959; Straus e Gelles, 1980). Esse comportamento punitivo pode crescer até se transformar em abuso e, embora a maioria das crianças abusadas não se transforme em criminosos nem em pais abusivos, 30% abusam de seus próprios filhos mais tarde – quatro vezes o índice da população geral (Kaufman & Zigler, 1987; Widom, 1989). Violência, muitas vezes, gera violência. A influência familiar também aparece em índices de violência maiores nas culturas e famílias com pais ausentes (Triandis, 1994). David Lykken (2000) calculou que as crianças norte-americanas criadas sem o pai têm cerca de sete vezes mais chances de ser abusadas, abandonar a escola, tornar-se fugitivas, ser pais solteiros adolescentes e cometer crimes violentos. A correlação entre ausência dos pais (geralmente do pai) e violência se mantém em todos os níveis de renda, raças, educação e locais (Staub, 1996; Zill, 1988). Além disso, em um estudo britânico que acompanhou mais de 10 mil pessoas durante 33 anos desde o seu nascimento, em 1958, o risco de problemas como comportamento agressivo aumentou após uma separação dos pais durante a segunda infância (Cherlin et al., 1998). A questão não é que as crianças de lares com pai ausente estejam condenadas a se tornar delinquentes ou violentas; na verdade, criada por uma mãe e uma família ampliada carinhosas, a maioria dessas crianças prospera. A questão tampouco é que a ausência do pai provoque violência; não sabemos se isso acontece. A questão é simplesmente que há uma correlação: onde e quando o pai é ausente, aumenta o risco de violência.”

 

Nosso gabarito é Letra E.

 

Referência

COLL, César; MARCHESI, Álvaro; PALÀCIOS, Jesús. Desenvolvimento psicológico e educação vol 1. Porto Alegre: Artmed, 2007

MICHENER, H. Andrew; DELAMATER, John D.; MYERS Daniel J. Psicologia social. São Paulo: pioneira, 2005. (761p.)

Continua após a publicidade..

664) A respeito da Teoria das Representações Sociais, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.


(    ) A origem do conceito teórico das representações sociais, tal como proposto por Sergi Moscovici, remonta ao conceito de representação coletiva de Durkheim. Moscovici, criticando este último conceito, opta por trocar o adjetivo coletivo por social, admitindo que as representações são construídas pelos sujeitos quando da elaboração compartilhada do conhecimento, o que reforça a ideia da representação social como um conceito psicossocial.


(    ) A Teoria do Núcleo Central (TNC) foi proposta por Jean Claude Abric (1998). O autor sustenta a hipótese de que toda representação social está organizada em torno de um núcleo central e de um sistema periférico. O núcleo central é responsável pela atualização e contextualização da representação. O sistema periférico está relacionado à memória coletiva dando significação, consistência e permanência à representação, sendo, portanto, estável e resistente a mudanças.


(   ) Os dois principais processos envolvidos na elaboração das representações postulados por Moscovici são ancoragem e objetivação. A ancoragem refere-se à inserção do que é estranho no pensamento já constituído. Ou seja, ancoramos o desconhecido em representações já existentes. A objetivação é essencialmente uma operação formadora de imagens, o processo através do qual noções abstratas são transformadas em algo concreto, quase tangível.


(   ) Denise Jodelet diverge das concepções de Moscovici, liderando uma abordagem cultural das RS. Para a autora, as representações são o estudo dos processos por meio dos quais os indivíduos constroem e interpretam seu mundo e sua vida, permitindo a integração das dimensões sociais e culturais com a história.

 

A alternativa que julga corretamente as assertivas é:

  • A) V, V, F, F
  • B) F, F, V, V
  • C) V, F, F, V
  • D) F, F, F, V
  • E) V, F, V, F

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) V, F, V, F

Gabarito Letra E

 

(V) A origem do conceito teórico das representações sociais, tal como proposto por Sergi Moscovici, remonta ao conceito de representação coletiva de Durkheim. Moscovici, criticando este último conceito, opta por trocar o adjetivo coletivo por social, admitindo que as representações são construídas pelos sujeitos quando da elaboração compartilhada do conhecimento, o que reforça a ideia da representação social como um conceito psicossocial.

Verdadeiro!

“A origem do conceito teórico das “representações sociais”, tal como proposto por Moscovici, remonta ao conceito de representação coletiva de Durkheim. Criticando este último conceito, que leva em conta apenas os aspectos sociológicos do pensamento organizado, de modo que a representação surja como uma reprodução do social (Anadon e Machado, 2001), Moscovici opta por trocar o adjetivo “coletivo” por “social”, admitindo que as representações são construídas pelos sujeitos quando da elaboração compartilhada do conhecimento, o que reforça a idéia da representação social como um conceito psicossocial.”


(F) A Teoria do Núcleo Central (TNC) foi proposta por Jean Claude Abric (1998). O autor sustenta a hipótese de que toda representação social está organizada em torno de um núcleo central e de um sistema periférico. O núcleo central é responsável pela atualização e contextualização da representação. O sistema periférico está relacionado à memória coletiva dando significação, consistência e permanência à representação, sendo, portanto, estável e resistente a mudanças.

Falso. A afirmativa troca as responsabilidades do núcleo central e do sistema periférico.

 “A Teoria do Núcleo Central (TNC) foi proposta por Jean Claude Abric (1998) no ano de 1976. O autor sustenta a hipótese de que toda representação social está organizada em torno de um núcleo central e um sistema periférico. O núcleo central está relacionado à memória coletiva dando significação, consistência e permanência à representação sendo, portanto, estável e resistente a mudanças. Esse núcleo é composto pelos elementos estáveis ou mais permanentes da representação social, sendo estes de natureza normativa e funcional. Os aspectos funcionais estão ligados à natureza do objeto representado e os normativos dizem respeito aos valores e normas sociais pertencentes ao meio social do grupo. O sistema periférico é responsável pela atualização e contextualização da representação. Para Flament (2001) a periferia de uma representação social é considerada um “para-choque” entre a realidade e um núcleo central que não muda facilmente. Conforme a Teoria do Núcleo Central (ABRIC, 1998), uma representação social constitui-se como um conjunto organizado e estruturado de informações, crenças, opiniões e atitudes, composta de dois subsistemas - o central e o periférico -, que funcionam exatamente como uma entidade, onde cada parte tem um papel especifico e complementar”


(V) Os dois principais processos envolvidos na elaboração das representações postulados por Moscovici são ancoragem e objetivação. A ancoragem refere-se à inserção do que é estranho no pensamento já constituído. Ou seja, ancoramos o desconhecido em representações já existentes. A objetivação é essencialmente uma operação formadora de imagens, o processo através do qual noções abstratas são transformadas em algo concreto, quase tangível.

Verdadeiro!

“A função cognitiva de familiarização com a novidade, ao transformar o estranho — potencialmente ameaçador — em algo familiar, permite-nos evidenciar os dois principais processos envolvidos na elaboração das representações postulados por Moscovici em 1961: ancoragem e objetivação. A ancoragem refere-se à inserção orgânica do que é estranho no pensamento já constituído, ou seja, ancoramos o desconhecido em representações já existentes. Moscovici (1978, pg. 88) a concebe como um processo de domesticação da novidade sob a pressão dos valores do grupo, transformando-a em um saber capaz de influenciar, pois “nos limites em que ela penetrou numa camada social, também se constitui aí num meio capaz de influenciar os outros e, sob esse aspecto, adquire status instrumental”. Em suma, a ancoragem é feita na realidade social vivida, não sendo, portanto, concebida como processo cognitivo intraindividual.

A cristalização de uma representação nos remete, por sua vez, ao segundo processo: a objetivação, que é essencialmente uma operação formadora de imagens, o processo por meio do qual noções abstratas são transformadas em algo concreto, quase tangível, tornando-se “tão vívidos que seu conteúdo interno assume o caráter de uma realidade externa” (Moscovici, 1988, pg. 92). Este processo implica três etapas: primeiramente, a descontextualização da informação por meio de critérios normativos e culturais; em segundo lugar, a formação de um núcleo figurativo, a formação de uma estrutura que reproduz de maneira figurativa uma estrutura conceitual; e, finalmente, a naturalização, ou seja, a transformação destas imagens em elementos da realidade.”


(F) Denise Jodelet diverge das concepções de Moscovici, liderando uma abordagem cultural das RS. Para a autora, as representações são o estudo dos processos por meio dos quais os indivíduos constroem e interpretam seu mundo e sua vida, permitindo a integração das dimensões sociais e culturais com a história.

Falso. Jodelet não diverge das concepções de Moscovici.

“De acordo com Almeida (2005), não resta dúvida de que Denise Jodelet é a grande responsável por manter atual a proposição original de Moscovici, sistematizando e divulgando a teoria. Para Jodelet (2000 apud ALMEIDA, 2005, p. 128), as representações são o estudo dos processos pelos quais os indivíduos constroem e interpretam seu mundo e sua vida, permitindo a integração das dimensões sociais e culturais com a história.”

 

Assim, a sequência correta é V F V F

Gabarito Letra E.

 

Referência

Villas Bôas, Lúcia Pintor Santiso. (2004). Teoria das representações sociais e o conceito de emoção: diálogos possíveis entre Serge Moscovici e Humberto Maturana. Psicologia da Educação, (19), 143-166. Recuperado em 21 de janeiro de 2021, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752004000200008&lng=pt&tlng=pt.

Machado, Laêda Bezerra, & Aniceto, Rosimere de Almeida. (2010). Núcleo central e periferia das representações sociais de ciclos de aprendizagem entre professores. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação18(67), 345-363. https://doi.org/10.1590/S0104-40362010000200009

Representação social em ciências: um estudo preliminar nas séries iniciais do ensino fundamental. Disponível em: http://univates.br/revistas/index.php/signos/article/viewFile/704/694

Teorias e métodos em representações sociais. Disponível em: http://books.scielo.org/id/yjxdq/pdf/mororo-9788574554938-05.pdf

665) Segundo Marcos Emanoel Pereira, em seu e-book “Enfrentando preconceitos e estereótipos. Na escola, no trabalho, nas ruas e os que sobrevivem em cada um de nós”, “os preconceitos são atitudes que se nutrem de estereótipos e os estereótipos são crenças. Crer significa simplesmente acreditar em algo, acolher como verdadeira uma proposição, uma sentença na qual se afirma algo sobre a realidade. As pessoas enfrentam dificuldades quando se defrontam com a situação de abrir mão daquilo em que acreditam. Não temos porque achar que elas, do nada, ou por muito pouco, simplesmente vão deixar de lado crenças acalentadas ao longo de uma vida, desde pequeninas lá em barbacena!”


Podemos supor a partir dessa consideração que:

  • A) Os estereótipos são imutáveis porque tem características idênticas aos preconceitos, pois são crenças compartilhadas de forma negativa sobre categorias sociais.
  • B) A noção de preconceito faz referência a uma atitude negativa, que é um comportamento ou uma conduta discriminatória em relação a um membro de um grupo ou categoria social.
  • C) O preconceito é uma avaliação negativa a respeito dos membros de um grupo ou categoria social, essa avaliação é acompanhada de estados afetivos ou sentimentos negativos em relação aos membros do grupo ou da categoria alvo.
  • D) As crenças estereotipadas são preconceitos que supostamente representam um retrato exagerado ou pouco correto do grupo ou da categoria social.
  • E) A diferença entre estereótipos e preconceitos é meramente teórica, pois não podemos identificá-la no cotidiano das relações intergrupais.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) O preconceito é uma avaliação negativa a respeito dos membros de um grupo ou categoria social, essa avaliação é acompanhada de estados afetivos ou sentimentos negativos em relação aos membros do grupo ou da categoria alvo.

Gabarito Letra C

 

Segundo Marcos Emanoel Pereira, em seu e-book “Enfrentando preconceitos e estereótipos. Na escola, no trabalho, nas ruas e os que sobrevivem em cada um de nós”, “os preconceitos são atitudes que se nutrem de estereótipos e os estereótipos são crenças. Crer significa simplesmente acreditar em algo, acolher como verdadeira uma proposição, uma sentença na qual se afirma algo sobre a realidade. As pessoas enfrentam dificuldades quando se defrontam com a situação de abrir mão daquilo em que acreditam. Não temos porque achar que elas, do nada, ou por muito pouco, simplesmente vão deixar de lado crenças acalentadas ao longo de uma vida, desde pequeninas lá em barbacena!”


Podemos supor a partir dessa consideração que:
a)  Os estereótipos são imutáveis porque tem características idênticas aos preconceitos, pois são crenças compartilhadas de forma negativa sobre categorias sociais.

Errado. Justamente por serem crenças, os estereótipos são passíveis de mudança. É uma mudança difícil e que as pessoas relutam em fazer, mas não é uma mudança impossível.


b)  A noção de preconceito faz referência a uma atitude negativa, que é um comportamento ou uma conduta discriminatória em relação a um membro de um grupo ou categoria social.
Errado. Considerando a atitude como composta por três aspectos: cognitivo, afetivo e comportamental, o preconceito diz respeito ao aspecto afetivo.

 

c)  O preconceito é uma avaliação negativa a respeito dos membros de um grupo ou categoria social, essa avaliação é acompanhada de estados afetivos ou sentimentos negativos em relação aos membros do grupo ou da categoria alvo.

Certo! Essa é a definição de preconceito.


d)  As crenças estereotipadas são preconceitos que supostamente representam um retrato exagerado ou pouco correto do grupo ou da categoria social.
Errado. Os preconceitos dizem respeito mais a quando as características de um estereótipo de um grupo são atribuídas aos indivíduos que fazem parte desse grupo.

 

e)  A diferença entre estereótipos e preconceitos é meramente teórica, pois não podemos identificá-la no cotidiano das relações intergrupais.

Errado. Como dissemos, o estereótipo diz respeito a crenças gerais sobre um grupo, é um processo mais cognitivo, enquanto os preconceitos são aplicados diretamente aos indivíduos, e é um processo mais afetivo. Não é uma diferença puramente teórica.

 

Nosso gabarito é Letra C.

Continua após a publicidade..

666) “A Psicologia Social pensa o ________ a partir de suas__________. Sendo assim, ela analisa o fenômeno psicológico a partir do contexto social que o indivíduo se insere e acredita em um ser sociável, que se realiza individual e ___________(BOCK, FURTADO E TEIXEIRA, 2002)”.

 

Relacionados a psicologia social, os espaços podem ser respectivamente substituídos por:

  • A) indivíduo, interações sociais, coletivamente.

  • B) grupo, crenças coletivas, coletivamente.

  • C) ser, relações inconscientes, subjetivamente.

  • D) indivíduo, expressões comportamentais.

  • E) sujeito, particularidades, socialmente.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) indivíduo, interações sociais, coletivamente.

 

“A Psicologia Social pensa o ________ a partir de suas__________. Sendo assim, ela analisa o fenômeno psicológico a partir do contexto social que o indivíduo se insere e acredita em um ser sociável, que se realiza individual e ___________(BOCK, FURTADO E TEIXEIRA, 2002)”.

 

Essa questão está baseada no livro "Psicologias: Uma introdução ao estudo de Psicologia". Veja o trecho:

 

"A Psicologia Social pensa o indivíduo a partir de suas interações sociais. Sendo assim, ela analisa o fenômeno psicológico a partir do contexto social que o indivíduo se insere e acredita em um ser sociável, que se realiza individual e coletivamente."

 

Com base nisso, encontramos a resposta na Letra A.

 

Relacionados a psicologia social, os espaços podem ser respectivamente substituídos por:

 

a)  indivíduo, interações sociais, coletivamente.

b)  grupo, crenças coletivas, coletivamente.

c)  ser, relações inconscientes, subjetivamente.

d)  indivíduo, expressões comportamentais.

e)  sujeito, particularidades, socialmente.

667) De acordo com MYERS , sobre o self em um mundo social, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

 

(1) Pessimismo defensivo.

(2) Efeito do falso consenso.

(3) Efeito de falsa unicidade.

 

( ) A tendência de superestimar a semelhança de nossas opiniões e de nossos comportamentos indesejáveis e malsucedidos.

 

( ) A tendência de subestimar a semelhança de nossas habilidades e de nossos comportamentos desejáveis ou bem-sucedidos.

 

( ) O valor adaptativo de antever problemas e aproveitar a ansiedade para motivar uma ação efetiva.

  • A) 1 - 2 - 3.
  • B) 3 - 2 - 1.
  • C) 2 - 3 - 1.
  • D) 2 - 1 - 3.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) 2 - 3 - 1.

De acordo com MYERS , sobre o self em um mundo social, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Essa questão está baseada no livro "Psicologia Social" de Myers. Veja os trechos:

"Pessimismo Defensivo

O valor adaptativo de antever problemas e aproveitar a ansiedade para motivar uma ação efetiva.

Efeito do Falso Consenso

A tendência de superestimar a semelhança de nossas opiniões e de nossos comportamentos indesejáveis ou malsucedidos.

Efeito de Falsa Unicidade

A tendência de subestimar a semelhança de nossas habilidades e de nossos comportamentos desejáveis ou bem-sucedidos."

Com base nisso, podemos relacionar as coluna abaixo.

( 2 ) A tendência de superestimar a semelhança de nossas opiniões e de nossos comportamentos indesejáveis e malsucedidos.

( 3 ) A tendência de subestimar a semelhança de nossas habilidades e de nossos comportamentos desejáveis ou bem-sucedidos.

( 1 ) O valor adaptativo de antever problemas e aproveitar a ansiedade para motivar uma ação efetiva.

Portanto, a sequência ficou 2 - 3 - 1. Encontramos a resposta na Letra C.


a)  1 - 2 - 3.
b)  3 - 2 - 1.
c)  2 - 3 - 1.
d)  2 - 1 - 3.

Continua após a publicidade..

668) Com relação à história da Psicologia Social e Comunitária no Brasil, bem como à atuação do profissional de Psicologia nessa área, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:

 

I– No Brasil, o desenvolvimento da psicologia social comunitária ocorreu num período de críticas aos modelos tradicionais da psicologia social, especificamente a perspectiva norte-americana e suas pesquisas experimentais.

 

II– O início do campo da psicologia social comunitária brasileira possibilitou reformular formas de atuação priorizando as questões individuais com o propósito de promover transformações por meio da participação da comunidade.

 

III– A psicologia social comunitária prioriza a qualidade de vida de indivíduos, o desenvolvimento das relações comunitárias e a construção de políticas sociais comprometidos com os direitos humanos.

 

IV– A atuação nessa área enfatiza a participação de indivíduos na construção de um ambiente que seja favorável para as relações sociais.

 

Assinale a alternativa correta:

  • A) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
  • B) Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
  • C) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
  • D) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
  • E) Todas as afirmativas estão corretas.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.

Essa questão está baseada no seguinte trecho do artigo "Formação e atuação em psicologia social comunitária" de Azevêdo e Pardo:

"No Brasil, o desenvolvimento da psicologia social comunitária ocorreu num período de críticas aos modelos tradicionais da psicologia social, especificamente a perspectiva norte-americana e suas pesquisas experimentais, o que possibilitou reformular formas de atuação priorizando as questões sociais com o propósito de promover transformações por meio da participação da comunidade (Gonçalves & Portugal, 2012).

Isso possibilitou problematizar a atuação da psicologia no cenário brasileiro, buscando-se estratégias para promover a inserção efetiva nos diversos contextos comunitários. Assim, a psicologia social comunitária prioriza a qualidade de vida de indivíduos, o desenvolvimento das relações comunitárias e a construção de políticas sociais comprometidas com os direitos humanos (Resto-Olivo, Torres, & Serrano-García, 2007).

É possível verificar que existe uma perspectiva direcionada para os princípios de equidade, justiça social e, segundo Rappaport (1977), o psicólogo pode direcionar atividades para três eixos: comunidades, grupos e políticas sociais. Serrano-García et al. (1992) destacam outras tarefas desse psicólogo: avaliação de programas sociais, consultoria para a promoção de mudanças nas comunidades e a prática de pesquisa científica. A atuação nessa área enfatiza a participação de indivíduos na construção de um ambiente que seja favorável para as relações sociais."

Com base nisso, nota-se que as afirmativas I, III e IV estão de acordo com o texto acima.

Portanto, encontramos a resposta na Letra D.

Assinale a alternativa correta:


a)  Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
b)  Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
c)  Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
d)  Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
e)  Todas as afirmativas estão corretas.

669) A partir das diferentes possibilidades de compreensão do processo de adoecimento e das práticas sociomédicas apresentadas pela Psicologia Social, analise as proposições a seguir:

 

I. Através de uma perspectiva construtivista e historicista, a Psicologia Social apresenta uma tentativa de desmontar o arcabouço epistemológico pautado na razão científica, enfatizando a natureza “construída” da realidade social.

 

II. O enfoque no sujeito, enquanto produto e produtor da realidade social, deriva da adoção de uma postura positivista por parte da Psicologia Social.

 

III. A inserção dos psicólogos nos serviços de saúde provocou a busca de novos referenciais para sua prática, possibilitando a migração das referências da clínica tradicional para a Psicologia Comunitária.

 

IV. A Psicologia, inicialmente pautada em uma perspectiva intraindividual para compreensão do processo saúde/doença, incorpora o social e adota uma postura mais dinâmica, abraçando uma postura determinista centrada na experiência do paciente com sua doença.

 

Marque abaixo a resposta que apresenta a sequência CORRETA.

  • A) V, F, V, F.
  • B) F, V, V, V.
  • C) V, V, F, F.
  • D) F, F, V, V.
  • E) F, V, F, V.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) V, F, V, F.

A questão está baseada no texto "A construção social do saber sobre saúde e doença: uma perspectiva psicossocial" de Spink.

Essa primeira afirmativa está de acordo com o seguinte trecho de Spink:

"Esta perspectiva, construtivista e historicista por excelência, tem como precursores, como aponta IBANEZ (1990)(8), Nietzsche passando por Heidegger, pelo Wittgenstein da segunda fase e por Foucault. Consiste, essencialmente, em uma tentativa de desmontar o arcabouço epistemológico de retórica da verdade pautada pela razão científica, enfatizando, em marcada oposição a esta postura, a natureza "construída" da realidade social. Ou seja, muito embora a objetividade possível do "mundo das coisas" não seja posta em dúvida (realismo ontológico), as nossas explicações e descrições deste mundo são tidas como construções socialmente determinadas. Desta forma, o discurso e a própria prática científica podem e devem ser eles próprios objetos de uma análise social." (Spink, 1992)

Assertiva Correta.

Na verdade, isso deriva de uma postura construtivista. Observe o texto de Spink:

"O que está em pauta, portanto, é a adoção, também na Psicologia Social, da postura construtivista (ISRAEL, 9, 1972) onde o sujeito é enfocado como produto e produtor da realidade social" (Spink, 1992)

Assertiva Falsa.

Afirmativa de acordo com o seguinte trecho do texto de Spink:

"Finalmente, retomando a questão da Psicologia como prática, merecem destaque as mudanças que vêm ocorrendo na inserção dos psicólogos nos serviços de saúde, especialmente no que diz respeito à sua atuação em serviços ambulatoriais e em unidades básicas. Estas novas formas de inserção pervertem a relação clínica tradicional e força os psicólogos a adotarem uma postura mais compatível com a Psicologia Comunitária." (Spink, 1992)

Assertiva Correta.

Essa afirmativa distorce o seguinte trecho:

"Ao ser pensada como disciplina explicativa, a Psicologia da Saúde, ao longo de sua breve história, reproduziu a situação existente na disciplina mãe. Partiu, inicialmente, de uma perspectiva intra-individual para a explicação do processo saúde/doença; passou, numa fase posterior, a incorporar o social de forma mecânica e, apenas recentemente, adotou uma postura mais dinâmica face ao social, abraçando uma postura construtivista." (Spink, 1992)

Assertiva Falsa.

Portanto, a sequência ficou V F V F. Encontramos a resposta na Letra A.

Marque abaixo a resposta que apresenta a sequência CORRETA.


a)  V, F, V, F.
b)  F, V, V, V.
c)  V, V, F, F.
d)  F, F, V, V.
e)  F, V, F, V.

Continua após a publicidade..

670) O primeiro conceito refere-se a ideias que inferiorizam ou desqualificam o sujeito. O segundo a uma ação ou ações que restringem direitos e o terceiro a uma marca negativa colocada sobre sujeitos e/ou grupos. Estamos nos referindo, respectivamente, aos conceitos de:

  • A) Preconceito, Discriminação Social e Estigma.
  • B) Ideologia, Preconceito e Discriminação Social.
  • C) Discriminação Social, Preconceito e Estigma.
  • D) Preconceito, Discriminação Social e Ideologia.
  • E) Preconceito, Discriminação Social e Alienação.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) Preconceito, Discriminação Social e Estigma.

Gabarito Letra A

O primeiro conceito refere-se a ideias que inferiorizam ou desqualificam o sujeito. O segundo a uma ação ou ações que restringem direitos e o terceiro a uma marca negativa colocada sobre sujeitos e/ou grupos. Estamos nos referindo, respectivamente, aos conceitos de:
a) Preconceito, Discriminação Social e Estigma.
b) Ideologia, Preconceito e Discriminação Social.
c) Discriminação Social, Preconceito e Estigma.
d) Preconceito, Discriminação Social e Ideologia.
e) Preconceito, Discriminação Social e Alienação.

 

O preconceito é uma ideia, um julgamento prévio que desqualifica o sujeito.

  1. “Preconceito – É um julgamento prévio ou pré-julgamento de uma pessoa com base em estereótipos, ou seja, simples carimbo. Este conceito prévio nada mais é do que preconceito. “Trata-se de umas atitudes negativas, desfavoráveis, para com um grupo ou seus componentes individuais. É caracterizado por crenças estereotipadas, mas ninguém nasce com preconceitos, daí precisamos estar muito atentos quando formos proferir julgamentos sobre uma pessoa, uma idéia ou sobre uma crença”.A atitude resulta de processos internos do portador e não do teste dos tributos reais do grupo.”(Dicionário de Ciências Sociais – Fundação Getúlio Vargas – MEC). P. (962)”.

O preconceito localiza-se na esfera da consciência e/ou afetiva dos indivíduos e, por si só, não fere direitos. Aliás, embora violando as normas do bom senso e da afetividade, o preconceito não implica necessariamente em violação de direitos. Isto porque ninguém é obrigado a gostar, por exemplo, do portador de deficiência, do homossexual, do idoso, do índio ou do afro-brasileiro. Mas todos somos obrigados a respeitar os seus direitos.”

 

Quando essa ideia vai além e passa a restringir direitos, caracteriza-se a discriminação social:

  1. “Discriminação – Diferentemente do preconceito, a discriminação depende de uma conduta ou ato (ação ou omissão), que resulta em viola direitos com base na raça, sexo, idade, estado civil, deficiência física ou mental, opção religiosa e outros. A Carta Constitucional de 1988 alargou as medidas proibitivas de práticas discriminatórias no país. Algumas delas como, por exemplo, discriminação contra a mulher, discriminação contra a criança e o adolescente, discriminação contra o portador de deficiência, discriminação em razão da idade, ou seja, a discriminação contra o idoso, discriminação em razão de credo religioso, discriminação em virtude de convicções filosóficas e políticas, discriminação em função do tipo de trabalho, discriminação contra o estrangeiro e prática da discriminação, preconceito e racismo. A propósito, segundo o jurista constitucionalista José Afonso da Silva:

“A discriminação é proibida expressamente, como consta no art. 3º, IV da Constituição Federal, onde se dispõe que, entre os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, está: promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. Proibi-se, também, a diferença de salário, de exercício de fundações e de critério de admissão por motivo de sexo, idade, cor, estado civil ou posse de deficiência (art. 7º, XXX e XXXI).” (Curso de Direito Constitucional Positivo, 2003, p. 222).”

 

Por fim, essa marca negativa colocada em indivíduos ou grupos é chamada de estigma:

Estigma. Indivíduos estigmatizados são aqueles que possuem características que não são valorizadas por um grupo social. Hoje em dia, os estigmas incluem algumas deficiências físicas e mentais, além de fatores como pobreza ou obesidade. As respostas às pessoas estigmatizadas são afetadas por fatores como a visibilidade do estigma e crenças sobre a habilidade da pessoa em controlar o estigma. Por exemplo, as reações a pessoas infectadas com HIV tendem a ser mais negativas quando a aquisição do vírus se deu em decorrência de comportamento sexual promíscuo do que quando o vírus foi adquirido por transfusão sanguínea.”

 

Nosso gabarito é Letra A.

 

Fonte: Psicologia social [recurso eletrônico] : principais temas e vertentes / Cláudio Vaz Torres, Elaine Rabelo Neiva [organizadores]. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed, 2011.

Igualdade e discriminação. Disponível em: https://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/2652/Igualdade-e-discriminacao

1 65 66 67 68 69 97