Questões Sobre Psicologia Social - Psicologia - concurso
671) Uma consequência direta do processo de tomada de conhecimento do ambiente social é a formação de atitudes que gera:
I – uma organização duradoura de crenças e cognições em geral.
II – uma carga afetiva pró ou contra.
III – um eliciador de sintomas psicóticos.
IV – uma direção a um objeto social.
Estão corretas somente:
- A) I e II.
- B) I, III e IV.
- C) I, II e IV.
- D) II e IV.
- E) II, III e IV.
A alternativa correta é letra C) I, II e IV.
A questão está baseada no seguinte texto:
"Inúmeras são as definições de atitude. Allport (1935) compilou mais de cem. Baseando-nos em várias definições existentes, podemos sintetizar os elementos essencialmente característicos das atitudes sociais como sendo: (a) uma organização duradoura de crenças e cognições em geral; (b) uma carga afetiva pró ou contra um objeto social; (c) uma predisposição à ação. Sendo assim, podemos definir atitude social como sendo uma organização duradoura de crenças e cognições em geral, dotada de carga afetiva pro ou contra um objeto social definido, que predispõe a uma ação coerente com as cognições e afetos relativos a este objeto."
Fonte: "Psicologia Social" (Rodrigues, Assmar e Jablonski)
Com isso, podemos identificar como verdadeiras as afirmativas I, II e IV.
I – uma organização duradoura de crenças e cognições em geral.
II – uma carga afetiva pró ou contra.
III – um eliciador de sintomas psicóticos.
IV – uma direção a um objeto social.
Portanto, encontramos a resposta na Letra C.
Estão corretas somente:
a) I e II.
b) I, III e IV.
c) I, II e IV.
d) II e IV.
e) II, III e IV.
672) A experiência imediata da vida social situa-se sempre em grupos. Segundo Lapassade os grupos são:
- A) a cultura, a classe, e os amigos.
- B) a família, a classe, e os amigos.
- C) a família, a arte, e a linguagem.
- D) os amigos, a linguagem e a cultura.
- E) a família, a arte e a classe.
Alternativa B) a família, a classe, e os amigos.
Segundo Georges Lapassade, os grupos primários como a família, a classe e os amigos são fundamentais na estruturação da sociedade e no desenvolvimento social do indivíduo. A família é o primeiro grupo social que influencia a pessoa, a classe está relacionada ao status socioeconômico que também afeta as interações sociais, e os amigos formam o círculo social escolhido que contribui para a socialização e identidade social do indivíduo.
673) Considerando o disposto no Estatuto do Idoso (Lei n.º 10.741/2003 e suas alterações), assinale a opção correta.
- A) Idosos com idade acima de oitenta anos têm preferência especial sobre outros idosos no atendimento de saúde, mesmo que estes últimos estejam em situação de emergência.
- B) Saúde física debilitada constitui o principal fator de risco para episódios de violência contra idosos.
- C) Os asilos são instituições de longa permanência que apresentam baixa incidência de casos de violência contra idosos.
- D) No acolhimento ao idoso em situação de violência, o psicólogo deve mostrar-se gentil, atento ao relato sobre a violação de direito, mesmo que isso resulte na interrupção da intervenção planejada.
- E) No momento do acolhimento ao idoso, o psicólogo deve iniciar sua intervenção fazendo perguntas fechadas, de modo a evitar o sofrimento do idoso e, assim, obter um relatório pontual.
A alternativa correta é letra D) No acolhimento ao idoso em situação de violência, o psicólogo deve mostrar-se gentil, atento ao relato sobre a violação de direito, mesmo que isso resulte na interrupção da intervenção planejada.
Gabarito Letra D
Considerando o disposto no Estatuto do Idoso (Lei n.º 10.741/2003 e suas alterações), assinale a opção correta.
a) Idosos com idade acima de oitenta anos têm preferência especial sobre outros idosos no atendimento de saúde, mesmo que estes últimos estejam em situação de emergência.
Errado. O estatudo do idoso traz que os idosos com mais de oitenta anos tem, sim preferência especial, a menos que os outros estejam em situação de emergência.
“Em todo atendimento de saúde, os maiores de oitenta anos terão preferência especial sobre os demais idosos, exceto em caso de emergência”
b) Saúde física debilitada constitui o principal fator de risco para episódios de violência contra idosos.
Errado. Em um episódio de violência é difícil, se não impossível, determinar seu principal desencadeador. A saúde física debilitada de fato é um fator de risco, mas não é possível afirmar que seja o principal, a diminuição das capacidades cognitivas, o isolamento social e a diminuição da renda também são fatores de risco importantes a serem considerados.
“O processo de envelhecimento dá-se num contexto de declínio funcional, surgimento de incapacidades, presença de doenças crônicas, isolamento social, prejuízos na saúde física e/ou mental, diminuição da renda e perda de redes de relacionamento18. Todos estes fatores contribuem para a vulnerabilidade da pessoa idosa que, por consequência, aumenta o risco para a ocorrência de violência.
As relações entre aqueles envolvidos na violência assim como a causa presumida também apresentaram diferenças entre os gêneros. O fato de as mulheres serem as maiores vítimas de pessoas com vínculos familiares pode estar vinculado às relações de poder desenvolvidas no âmbito familiar e os conflitos intergeracionais25. Os atritos familiares, dentre eles desarmonia familiar e relações conflituosas são fatores de risco para violência contra idosos26, ademais questões de gênero e de sexualidade também podem ser fatores de risco importantes27.
No sexo feminino, o risco de ser vítima de violência na terceira idade é influenciado pelo histórico de agressões em outras fases da vida, ser dependente financeiramente, estar divorciada ou separada, ter um baixo nível de escolaridade e, principalmente, a falta de suporte comunitário e das redes de apoio familiares e sociais24. Em contrapartida, os homens, em sua maioria, envolveram-se em episódios de violência com pessoas fora do convívio familiar e, geralmente, provenientes de brigas. Este achado vai de encontro aos resultados de uma pesquisa que, a partir de dados obtidos do SINAN, mostrou que os homens se envolvem mais em violência fora do domicílio, sendo praticada por agressores sem vínculo familiar12.”
c) Os asilos são instituições de longa permanência que apresentam baixa incidência de casos de violência contra idosos.
Errado. A incidência de violência contra idosos em asilos é alta, muitas vezes esses idosos são abandonados nessas instituições, que negligenciam aspectos importantes de seu bem-estar.
“Uma terceira forma de expressão relevante da violência institucional ocorre nas relações e formas de tratamento que as entidades (asilos e clínicas) de longa permanência mantêm com os idosos. Ali, freqüentemente se perpetram e se reproduzem abusos, maus tratos e negligências que chegam a produzir mortes, incapacitações e a acirrar processos mentais de depressão e demência. Orientado para fiscalizar casas de repouso, o Grupo de Atuação Especial de Proteção ao Idoso (GAEPI) do Ministério Público de São Paulo fechou 48 desses estabelecimentos entre 1994 a 1997 e Silva ressalta que existem muitos idosos abandonados em hospitais e asilo “quanto mais renda tem o idoso, mais a família tem pressa em colocá-lo em algum asilo para dispor de seus bens” (2004,3).”
d) No acolhimento ao idoso em situação de violência, o psicólogo deve mostrar-se gentil, atento ao relato sobre a violação de direito, mesmo que isso resulte na interrupção da intervenção planejada.
Certo! O objetivo da intervenção é acolher o idoso, é oferecer a ele um ambiente seguro, que ele se sinta ouvido e validado. Essa deve sempre ser a prioridade, e não apenas seguir um cronograma idealizado.
e) No momento do acolhimento ao idoso, o psicólogo deve iniciar sua intervenção fazendo perguntas fechadas, de modo a evitar o sofrimento do idoso e, assim, obter um relatório pontual.
Errado. O psicólogo, no acolhimento, deve criar um ambiente seguro para o idoso se sentir a vontade de relatar o que quiser, criando uma relação de confiança e abertura.
Nosso gabarito é Letra D.
Referência
BRASIL. Estatuto do idoso: lei federal nº 10.741, de 01 de outubro de 2003. Brasília, DF: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2004
674) Sobre o CRAS – Centro de Referência Social, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. As equipes dos CRAS deverão atuar em conjunto com as equipes de Saúde da Família, apoiando-as para que possam incrementar não só a integralidade, mas também a resolutividade, a qualidade do cuidado, as ações de promoção de saúde e o acompanhamento e monitoramento em seus diversos aspectos.
II. É direito das famílias usuárias do CRAS, à escuta, à informação, à defesa, à provisão direta ou indireta ou ao encaminhamento de suas demandas de proteção social asseguradas pela Política Nacional de Assistência Social.
III. A implantação do CRAS é uma estratégia de descentralização e hierarquização de serviços de assistência social e, portanto, elemento essencial do processo de planejamento territorial e da política de assistência social do município.
IV. O CRAS é uma estratégia inovadora que tem por objetivo apoiar, ampliar, aperfeiçoar a atenção e a gestão da saúde na Atenção Básica/Saúde da Família. Seus requisitos são, além do conhecimento técnico, a responsabilidade por determinado número de equipes de Saúde da Família e o desenvolvimento de habilidades relacionadas.
- A) Apenas I, II e III estão corretas.
- B) Apenas II e III estão corretas.
- C) Apenas I, II e IV estão corretas.
- D) Todas as alternativas estão corretas.
A alternativa correta é letra B) Apenas II e III estão corretas.
Gabarito Letra B
Sobre o CRAS – Centro de Referência Social, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. As equipes dos CRAS deverão atuar em conjunto com as equipes de Saúde da Família, apoiando-as para que possam incrementar não só a integralidade, mas também a resolutividade, a qualidade do cuidado, as ações de promoção de saúde e o acompanhamento e monitoramento em seus diversos aspectos.
Errado. A afirmativa descreve as ações das equipes do núcleo saúde da família (NASF) e não do CRAS.
II. É direito das famílias usuárias do CRAS, à escuta, à informação, à defesa, à provisão direta ou indireta ou ao encaminhamento de suas demandas de proteção social asseguradas pela Política Nacional de Assistência Social.
Certo! Veja todos os direitos das famílias usuárias do CRAS:
“Direitos das Famílias Usuárias do CRAS
O CRAS , como vimos, é o ponto focal de acesso e promoção dos direitos socioassistenciais no território, por se caracterizar como a unidade do SUAS mais capilarizada e que se localiza próximo aos seus usuários. Para cumprir com efetividade tal prerrogativa, o CRAS deve assegurar as famílias usuárias de seus serviços os seguintes direitos:
• de conhecer o nome e a credencial de quem o atende (profissional técnico, estagiário ou administrativo do CRAS);
• à escuta, à informação, à defesa, à provisão direta ou indireta ou ao encaminhamento de suas demandas de proteção social asseguradas pela Política Nacional de Assistência Social;
• a dispor de locais adequados para seu atendimento, tendo o sigilo e sua integridade preservados;
• de receber explicações sobre os serviços e seu atendimento de forma clara, simples e compreensível;
• de receber informações sobre como e onde manifestar seus direitos e requisições sobre o atendimento socioassistencial;
• a ter seus encaminhamentos por escrito, identificados com o nome do profissional e seu registro no Conselho ou Ordem Profissional, de forma clara e legível;
• a ter protegida sua privacidade, dentro dos princípios e diretrizes da ética profissional, desde que não acarrete riscos a outras pessoas;
• a ter sua identidade e singularidade preservadas e sua história de vida respeitada;
• de poder avaliar o serviço recebido, contando com espaço de escuta para expressar sua opinião;
• a ter acesso ao registro dos seus dados, se assim o desejar;
• a ter acesso às deliberações das conferências municipais, estaduais e nacionais de assistência social.”
III. A implantação do CRAS é uma estratégia de descentralização e hierarquização de serviços de assistência social e, portanto, elemento essencial do processo de planejamento territorial e da política de assistência social do município.
Certo!
“O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social, responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco social dos municípios e DF. Dada sua capilaridade nos territórios, se caracteriza como a principal porta de entrada do SUAS, ou seja, é uma unidade que possibilita o acesso de um grande número de famílias à rede de proteção social de assistência social.”
IV. O CRAS é uma estratégia inovadora que tem por objetivo apoiar, ampliar, aperfeiçoar a atenção e a gestão da saúde na Atenção Básica/Saúde da Família. Seus requisitos são, além do conhecimento técnico, a responsabilidade por determinado número de equipes de Saúde da Família e o desenvolvimento de habilidades relacionadas.
Errado. Mais uma vez, a afirmativa descreve o NASF e não o CRAS.
Assim, Apenas II e III estão corretas.
Gabarito Letra B.
Fonte: http://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/Cadernos/orientacoes_Cras.pdf
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_do_nasf_nucleo.pdf
675) O racismo pode ser considerado como uma
- A) crença na existência de raça naturalmente hierarquizada pela relação intrínseca entre o físico e o moral, o físico e o intelecto e o físico e o cultural.
- B) forma de expressão de liberdade social.
- C) onda vivenciada em países de regime ditatorial e que, portanto, não considera a hegemonia das raças.
- D) tradição de países emergentes.
- E) produção da filogenia amalgamada pela ontogenia.
A alternativa correta é letra A) crença na existência de raça naturalmente hierarquizada pela relação intrínseca entre o físico e o moral, o físico e o intelecto e o físico e o cultural.
O racismo pode ser considerado como uma
Essa questão está baseada na seguinte definição de Munanga:
"Racismo é uma crença na existência de raças naturalmente hierarquizadas pela relação intrínseca entre o físico e o moral, o físico e o intelecto, o físico e o cultural. O racista cria a raça no sentido sociológico, ou seja, a raça no imaginário do racista não é exclusivamente um grupo definido nos traços físicos.
A raça, em sua concepção é um grupo social com traços culturais, linguísticos, religiosos, etc. que ele considera naturalmente inferiores aos do grupo ao qual ele pertence. De outro modo, o racismo é essa tendência que consiste em considerar que as características intelectuais e morais de um dado grupo são consequências diretas de suas características físicas ou biológicas."
Com base nisso, vamos analisar as alternativas.
a) crença na existência de raça naturalmente hierarquizada pela relação intrínseca entre o físico e o moral, o físico e o intelecto e o físico e o cultural.
Essa afirmativa está literalmente de acordo com o texto de Munanga.
Assertiva Correta.
b) forma de expressão de liberdade social.
Essa afirmativa não traz uma definição do racismo.
Assertiva Falsa.
c) onda vivenciada em países de regime ditatorial e que, portanto, não considera a hegemonia das raças.
O racismo não é vivenciado apenas em regime ditatorial e considera, sim, a hegemonia das raças.
Assertiva Falsa.
d) tradição de países emergentes.
O racismo não é uma característica típica de países emergentes.
Assertiva Falsa.
e) produção da filogenia amalgamada pela ontogenia.
Essa também não é uma definição feita por Munanga.
Assertiva Falsa.
A alternativa correta é, portanto, a Letra A.
676) No que se refere a preconceito, julgue os itens subsequentes.
I. Os preconceitos fazem parte de uma tradição cultural que se transmite de geração a geração.
II. O autoconceito é construído, nas relações sociais, por meio de um processo interativo que inclui família, amigos e organizações significantes.
III. A difusão da crença da inferioridade das pessoas negras pode provocar alienação e negação da identidade racial.
IV. Para evitar o alijamento do negro e do índio na sociedade, não se pode relacionar preconceito com questões étnico-raciais.
Assinale a alternativa correta.
- A) Apenas os itens I, II e IV estão certos.
- B) Apenas o item III está certo.
- C) Apenas os itens I e II estão certos.
- D) Apenas os itens I, II e III estão certos.
- E) Todos os itens estão certos.
A alternativa correta é letra D) Apenas os itens I, II e III estão certos.
No que se refere a preconceito, julgue os itens subsequentes.
I. Os preconceitos fazem parte de uma tradição cultural que se transmite de geração a geração.
Essa afirmativa está de acordo com o texto de Rose (presente no livro "Orientação a Queixa Escolar" de Souza):
"Os preconceitos fazem parte de uma tradição cultural que se transmite, por assim dizer, espontaneamente: as crianças adquirem-nos pelo contato com seus professores, colegas, mestres da escola dominical (religiosa), e sobretudo com seus pais."
Assertiva Correta.
II. O autoconceito é construído, nas relações sociais, por meio de um processo interativo que inclui família, amigos e organizações significantes.
Afirmativa coerente com o seguinte texto de Silva (presente no livro "Orientação a Queixa Escolar" de Souza):
"O autoconceito é moldado por uma experiência particular - sem igual - em um sistema interativo que inclui a família e sua cadeia social primária de amigos, família e organizações significantes. A visão desse coletivo e o que produzem, como as políticas e práticas sociais, tanto estabelecem as percepções e respostas individuais quanto eventualmente determinam as bases de avaliação do autoconceito. (...)"
Assertiva Correta.
III. A difusão da crença da inferioridade das pessoas negras pode provocar alienação e negação da identidade racial.
Afirmativa de acordo com Souza:
"A difusão da crença na inferioridade das pessoas negras pode provocar nelas alienação e negação da identidade racial, em função da associação automática do seu pertencimento a contextos de marginalização, desmerecimento e banditismo, somado à exaltação dos traços europeus como padrão de beleza para toda a população brasileira. (...)"
Assertiva Correta.
IV. Para evitar o alijamento do negro e do índio na sociedade, não se pode relacionar preconceito com questões étnico-raciais.
Essa assertiva está incorreta por afirmar que não se pode relacionar preconceito com questões étnico-raciais.
Assertiva Falsa.
Estão corretas as afirmativas I, II e III. Encontramos a resposta na Letra D.
Assinale a alternativa correta.
a) Apenas os itens I, II e IV estão certos.
b) Apenas o item III está certo.
c) Apenas os itens I e II estão certos.
d) Apenas os itens I, II e III estão certos.
e) Todos os itens estão certos.
677) Considerando a perspectiva da teoria crítica da sociedade, assinale a alternativa incorreta.
- A) O preconceito é uma reação de defesa individual, um fenômeno cultural, operado pela mecanização do trabalho, que elimina a necessidade do pensamento.
- B) O preconceito pode ser caracterizado sob dois aspectos: estereótipo e discriminação. Ambos são processos que contribuem para a produção da exclusão.
- C) O estereótipo é definido como o grupo de pensamentos ou representações provenientes da cultura, engessado pelo modo de vida mecanizado e menos reflexivo, que é aplicado repetidamente, independentemente das demandas. A discriminação conforma a reação diante desse objeto, normalmente negativa, e se manifesta por meio da segregação e da marginalização.
- D) O preconceito não é uma reação de defesa individual operada pela mecanização do trabalho, que não elimina a necessidade do pensamento.
- E) No processo de marginalização, os alvos do preconceito são compreendidos como parte do grupo, mas têm status diferenciado, isto é, são colocados à margem.
A alternativa correta é letra D) O preconceito não é uma reação de defesa individual operada pela mecanização do trabalho, que não elimina a necessidade do pensamento.
Considerando a perspectiva da teoria crítica da sociedade, assinale a alternativa incorreta.
a) O preconceito é uma reação de defesa individual, um fenômeno cultural, operado pela mecanização do trabalho, que elimina a necessidade do pensamento.
Essa afirmativa está de acordo com o artigo de Magnabosco e Souza ("Educação inclusiva e as representações dos estudantes sobre seus pares com deficiência"):
"O preconceito é, então, uma reação de defesa individual, um fenômeno cultural, operado pela mecanização do trabalho, que elimina a necessidade do pensamento. Crochík (2011b) o caracteriza, então, a partir de dois aspectos.
O primeiro constitui o estereótipo, definido como grupos de pensamentos ou representações provenientes da cultura, engessados pelo modo de vida mecanizado e menos reflexivo, que são aplicados repetidamente, independente das demandas.
O outro, denominado discriminação, conforma a reação frente a esse objeto, normalmente negativa, e se manifesta através da segregação e da marginalização. A primeira trata-se de um processo de exclusão em si, sendo os segregados aqueles que estão fora, que fazem parte de uma outra categoria, diferente da qual o grupo geral pertence. Já na marginalização, os alvos do preconceito são compreendidos como fazendo parte do grupo, mas tendo status diferenciado: são colocados à margem."
Assertiva Correta.
b) O preconceito pode ser caracterizado sob dois aspectos: estereótipo e discriminação. Ambos são processos que contribuem para a produção da exclusão.
Essa afirmativa também está de acordo com Magnabosco e Souza:
"O preconceito é, então, uma reação de defesa individual, um fenômeno cultural, operado pela mecanização do trabalho, que elimina a necessidade do pensamento. Crochík (2011b) o caracteriza, então, a partir de dois aspectos.
O primeiro constitui o estereótipo, definido como grupos de pensamentos ou representações provenientes da cultura, engessados pelo modo de vida mecanizado e menos reflexivo, que são aplicados repetidamente, independente das demandas.
O outro, denominado discriminação, conforma a reação frente a esse objeto, normalmente negativa, e se manifesta através da segregação e da marginalização. A primeira trata-se de um processo de exclusão em si, sendo os segregados aqueles que estão fora, que fazem parte de uma outra categoria, diferente da qual o grupo geral pertence. Já na marginalização, os alvos do preconceito são compreendidos como fazendo parte do grupo, mas tendo status diferenciado: são colocados à margem."
Assertiva Correta.
c) O estereótipo é definido como o grupo de pensamentos ou representações provenientes da cultura, engessado pelo modo de vida mecanizado e menos reflexivo, que é aplicado repetidamente, independentemente das demandas. A discriminação conforma a reação diante desse objeto, normalmente negativa, e se manifesta por meio da segregação e da marginalização.
Mais uma afirmativa de acordo com Magnabosco e Souza:
"O preconceito é, então, uma reação de defesa individual, um fenômeno cultural, operado pela mecanização do trabalho, que elimina a necessidade do pensamento. Crochík (2011b) o caracteriza, então, a partir de dois aspectos.
O primeiro constitui o estereótipo, definido como grupos de pensamentos ou representações provenientes da cultura, engessados pelo modo de vida mecanizado e menos reflexivo, que são aplicados repetidamente, independente das demandas.
O outro, denominado discriminação, conforma a reação frente a esse objeto, normalmente negativa, e se manifesta através da segregação e da marginalização. A primeira trata-se de um processo de exclusão em si, sendo os segregados aqueles que estão fora, que fazem parte de uma outra categoria, diferente da qual o grupo geral pertence. Já na marginalização, os alvos do preconceito são compreendidos como fazendo parte do grupo, mas tendo status diferenciado: são colocados à margem."
Assertiva Correta.
d) O preconceito não é uma reação de defesa individual operada pela mecanização do trabalho, que não elimina a necessidade do pensamento.
Magnabosco e Souza consideram que o preconceito é uma reação de defesa individual. Veja:
"O preconceito é, então, uma reação de defesa individual, um fenômeno cultural, operado pela mecanização do trabalho, que elimina a necessidade do pensamento. Crochík (2011b) o caracteriza, então, a partir de dois aspectos.
O primeiro constitui o estereótipo, definido como grupos de pensamentos ou representações provenientes da cultura, engessados pelo modo de vida mecanizado e menos reflexivo, que são aplicados repetidamente, independente das demandas.
O outro, denominado discriminação, conforma a reação frente a esse objeto, normalmente negativa, e se manifesta através da segregação e da marginalização. A primeira trata-se de um processo de exclusão em si, sendo os segregados aqueles que estão fora, que fazem parte de uma outra categoria, diferente da qual o grupo geral pertence. Já na marginalização, os alvos do preconceito são compreendidos como fazendo parte do grupo, mas tendo status diferenciado: são colocados à margem."
Assertiva Falsa.
e) No processo de marginalização, os alvos do preconceito são compreendidos como parte do grupo, mas têm status diferenciado, isto é, são colocados à margem.
Alternativa coerente com Magnabosco e Souza:
"O preconceito é, então, uma reação de defesa individual, um fenômeno cultural, operado pela mecanização do trabalho, que elimina a necessidade do pensamento. Crochík (2011b) o caracteriza, então, a partir de dois aspectos.
O primeiro constitui o estereótipo, definido como grupos de pensamentos ou representações provenientes da cultura, engessados pelo modo de vida mecanizado e menos reflexivo, que são aplicados repetidamente, independente das demandas.
O outro, denominado discriminação, conforma a reação frente a esse objeto, normalmente negativa, e se manifesta através da segregação e da marginalização. A primeira trata-se de um processo de exclusão em si, sendo os segregados aqueles que estão fora, que fazem parte de uma outra categoria, diferente da qual o grupo geral pertence. Já na marginalização, os alvos do preconceito são compreendidos como fazendo parte do grupo, mas tendo status diferenciado: são colocados à margem."
Assertiva Correta.
A alternativa incorreta é, portanto, a Letra D.
678) Para George Lapassade, importante autor francês que é muito utilizado no campo da psicologia social, há três dimensões que regem a vida das pessoas nas relações sociais. São elas:
- A) consciência; atividade; e personalidade.
- B) objetividade; subjetividade; e sujeito.
- C) grupos; organizações; e instituições.
- D) totalidade; particularidade; e singularidade.
- E) sociedade; grupos; e indivíduo.
A alternativa correta é letra C) grupos; organizações; e instituições.
Gabarito: Letra C.
Essa é uma questão que pode ser respondida com o titulo do livro do autor supracitado, que se chama "Grupos, Organizações e Instituições".
"Escrito por Georges Lapassade (1924-2008) entre 1963 e 1964, Grupos, organizações e instituições hoje é um clássico nas Ciências Humanas, de interesse especial para a Psicologia Social. Trata-se de uma pesquisa avançada a respeito da burocracia, com referências que cobrem do final do séc. XIX ao início dos anos 1960."
Com isso, é possível perceber que a resposta está na Letra C.
Nas outras alternativas a banca citou termos aleatórios para confundir o candidato.
a) consciência; atividade; e personalidade.
b) objetividade; subjetividade; e sujeito.
c) grupos; organizações; e instituições.
d) totalidade; particularidade; e singularidade.
e) sociedade; grupos; e indivíduo.
679) Em uma unidade do Conselho Regional de Serviço Social (CRAS) de uma grande cidade, em um bairro periférico de uma região com incidência de muita pobreza e poucos recursos, a psicóloga da equipe acompanha uma família em que uma mulher de 34 anos de idade é a mantenedora do lar, com quatro filhos: de catorze, doze, dez e quatro anos de idade. O companheiro, pai do filho mais novo, está desempregado e é usuário de crack. Moram em uma pequena casinha com 15 m^2, sem saneamento básico. A mulher trabalha como diarista, fazendo limpeza nos bairros mais abastados, longe da sua casa. Leva quatro horas diárias para ir e vir do trabalho e consegue uma renda de dois mil reais, sem nenhuma garantia trabalhista. Essa é a única renda da família. As crianças mais velhas estão na escola, mas com pouco acompanhamento, e a mais nova fica com uma cuidadora de crianças da região, que cobra pelo serviço. O companheiro, que não é violento, sofre de forte depressão pelo desemprego e se apoia na droga e na bebida. Essa mulher, com essa vida estafante, precária e tensa, encontra apoio em sua comunidade religiosa, no culto que frequenta aos finais de semana.
Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa correta quanto à atuação da psicologia no Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
- A) Entendendo que o trabalho do psicólogo nos CRAS faz parte de uma engrenagem mais complexa, que é o SUAS, a atuação desse profissional é perpassada por elementos tanto da esfera local (o CRAS, a comunidade envolvida e o município) quanto da esfera mais geral (o SUAS, as políticas, a federação, os conselhos, as diretrizes de trabalho e os gestores). Sua rotina de trabalho envolve tarefas padronizadas, propostas na política – visita às famílias, busca ativa, realização de oficinas socioeducativas, benefícios assistenciais etc., e também atividades que sua sensibilidade e seu vínculo com a situação exigir, coerentes com as diretrizes da política.
- B) O trabalho no CRAS deve evitar a personificação da atuação dos técnicos envolvidos, principalmente os da psicologia e da assistência social. Seguir o protocolo de atendimento é fundamental e exige desprendimento do profissional, que não deve se envolver emocionalmente com os problemas pontuais, mantendo a distância necessária para a atuação técnica estabelecida, conforme definida pela gestão.
- C) Quando um psicólogo se depara com situações que não são extremas, cuja família atendida mantém alguma estrutura e o quadro não difere muito do quadro geral da população da região, a família deve ser encaminhada aos demais serviços regulares da região que mantenham algum apoio à comunidade. Na sua ausência, infelizmente, o CRAS não poderá fazer nada, já que é destinado ao apoio de pessoas ou famílias desprovidas de qualquer condição mínima de estrutura familiar.
- D) Definindo, de maneira bastante simples, as controvérsias, pode-se dizer que são situações de discordância em que os atores ainda não têm uma referência clara dos fatos e estão longe de chegar a um consenso. Segundo Venturini (2009), as controvérsias são capazes de apresentar o social em sua forma mais dinâmica e, portanto, como instável e absolutamente incerto.
- E) Para garantir maior harmonia familiar e atenção aos filhos, particularmente à filha de quatro anos de idade e ao companheiro, a psicóloga deverá garantir a maior empatia possível com a senhora que está sendo atendida no CRAS. O aconselhamento é a técnica mais adequada para a ocasião e deve ser recomendada uma maior interação com o grupo religioso.
A alternativa correta é letra A) Entendendo que o trabalho do psicólogo nos CRAS faz parte de uma engrenagem mais complexa, que é o SUAS, a atuação desse profissional é perpassada por elementos tanto da esfera local (o CRAS, a comunidade envolvida e o município) quanto da esfera mais geral (o SUAS, as políticas, a federação, os conselhos, as diretrizes de trabalho e os gestores). Sua rotina de trabalho envolve tarefas padronizadas, propostas na política – visita às famílias, busca ativa, realização de oficinas socioeducativas, benefícios assistenciais etc., e também atividades que sua sensibilidade e seu vínculo com a situação exigir, coerentes com as diretrizes da política.
Gabarito Letra A
Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa correta quanto à atuação da psicologia no Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
a) Entendendo que o trabalho do psicólogo nos CRAS faz parte de uma engrenagem mais complexa, que é o SUAS, a atuação desse profissional é perpassada por elementos tanto da esfera local (o CRAS, a comunidade envolvida e o município) quanto da esfera mais geral (o SUAS, as políticas, a federação, os conselhos, as diretrizes de trabalho e os gestores). Sua rotina de trabalho envolve tarefas padronizadas, propostas na política – visita às famílias, busca ativa, realização de oficinas socioeducativas, benefícios assistenciais etc., e também atividades que sua sensibilidade e seu vínculo com a situação exigir, coerentes com as diretrizes da política.
Certo! As atividades do psicólogo no CRAS devem estar voltadas para as pessoas em situações de vulnerabilidade, como a dessa família, com objetivo de fortalecer os vínculos familiares e comunitários e desenvolver as potencialidades e aquisições pessoais e coletivas.
b) O trabalho no CRAS deve evitar a personificação da atuação dos técnicos envolvidos, principalmente os da psicologia e da assistência social. Seguir o protocolo de atendimento é fundamental e exige desprendimento do profissional, que não deve se envolver emocionalmente com os problemas pontuais, mantendo a distância necessária para a atuação técnica estabelecida, conforme definida pela gestão.
Errado. Não é possível realizar esse trabalho, principalmente com qualidade, sem algum nível de envolvimento com os usuários do serviço. Essa assepsia é impossível e indesejável no trabalho da psicologia e da assistência social.
c) Quando um psicólogo se depara com situações que não são extremas, cuja família atendida mantém alguma estrutura e o quadro não difere muito do quadro geral da população da região, a família deve ser encaminhada aos demais serviços regulares da região que mantenham algum apoio à comunidade. Na sua ausência, infelizmente, o CRAS não poderá fazer nada, já que é destinado ao apoio de pessoas ou famílias desprovidas de qualquer condição mínima de estrutura familiar.
Errado. Essa família claramente está em uma situação de vulnerabilidade social, com condições financeiras precárias, e deve ser atendida pela proteção social básica, no CRAS.
d) Definindo, de maneira bastante simples, as controvérsias, pode-se dizer que são situações de discordância em que os atores ainda não têm uma referência clara dos fatos e estão longe de chegar a um consenso. Segundo Venturini (2009), as controvérsias são capazes de apresentar o social em sua forma mais dinâmica e, portanto, como instável e absolutamente incerto.
Errado. Qual a relação desta afirmação com a atuação do psicólogo no SUAS?
e) Para garantir maior harmonia familiar e atenção aos filhos, particularmente à filha de quatro anos de idade e ao companheiro, a psicóloga deverá garantir a maior empatia possível com a senhora que está sendo atendida no CRAS. O aconselhamento é a técnica mais adequada para a ocasião e deve ser recomendada uma maior interação com o grupo religioso.
Errado. É antiético fazer esse tipo de recomendação.
Nosso gabarito é Letra A.
680) A branquitude, enquanto construção social e histórica, possibilita que os indivíduos se situem no interior de uma formação coletiva, sólida, uma comunidade de negação, que nega e exclui da realidade o que não a interessa. Essa dimensão profundamente ideológica da branquitude expressa e mascara a realidade e só tem sentido em sociedades divididas por conflitos sociais. Aí, sua função será ocultar o conflito, apregoar o povo unido e mascarar a dominação.
O texto acima, de Maria Aparecida Bento, aponta que o(a)
- A) branquitude reflete uma visão de mundo que opera em localidades de características étnicas peculiares, em que domina o padrão branco de população.
- B) mascaramento da realidade se dá a partir do encobrimento das diferenças sociais, deixando a entender que todos são iguais.
- C) branquitude é um conceito social e histórico e, portanto, não encontrado na realidade.
- D) mencionada dominação se refere à divisão de classes e à exploração dos trabalhadores pela burguesia.
- E) branquitude reflete uma elaboração ideológica que valoriza esse padrão na sociedade e nega ou mascara o valor da cultura e da realização negra.
A alternativa correta é letra E) branquitude reflete uma elaboração ideológica que valoriza esse padrão na sociedade e nega ou mascara o valor da cultura e da realização negra.
Gabarito Letra E
A branquitude, enquanto construção social e histórica, possibilita que os indivíduos se situem no interior de uma formação coletiva, sólida, uma comunidade de negação, que nega e exclui da realidade o que não a interessa. Essa dimensão profundamente ideológica da branquitude expressa e mascara a realidade e só tem sentido em sociedades divididas por conflitos sociais. Aí, sua função será ocultar o conflito, apregoar o povo unido e mascarar a dominação.
O texto acima, de Maria Aparecida Bento, aponta que o(a)
a) branquitude reflete uma visão de mundo que opera em localidades de características étnicas peculiares, em que domina o padrão branco de população.
Errado. Essa lógica opera em todo a sociedade ocidental, e até mesmo em algumas partes da sociedade oriental, não em localidades de características étnicas peculiares.
b) mascaramento da realidade se dá a partir do encobrimento das diferenças sociais, deixando a entender que todos são iguais.
Errado. Esse mascaramento da realidade não é suficiente para passar a imagem de que todos são iguais, apenas esconde o valor da cultura negra.
c) branquitude é um conceito social e histórico e, portanto, não encontrado na realidade.
Errado. Justamente por ser um conceito social e histórico faz parte da realidade cotidiana.
d) mencionada dominação se refere à divisão de classes e à exploração dos trabalhadores pela burguesia.
Errado. Essa dominação é anterior à burguesia e à divisão de classes.
e) branquitude reflete uma elaboração ideológica que valoriza esse padrão na sociedade e nega ou mascara o valor da cultura e da realização negra.
Certo. Um exemplo é quando uma pessoa branca se apropria de algo da cultura negra e a partir disso aquele elemento se torna algo desejável, enquanto era estigmatizado quando fazia parte apenas do contexto negro.
Nosso gabarito é Letra E