Questões Sobre Psicologia Social - Psicologia - concurso
61) A análise da cultura requer uma espécie de dupla visão, que se movimenta do narrador (o cientista social) ao protagonista da ação (o insider), afirma Campos (1996) observando que seria a partir deste movimento que o conhecimento se tornaria possível. Considera que na análise de grupos multiculturais esta perspectiva de análise é especialmente apropriada na medida em que:
- A) supera-se assim a idéia de que as percepções do sujeito da pesquisa seriam meros indicadores de uma realidade desconhecida para ele próprio;
- B) busca manter o know-how em que se coloca o pesquisador atual;
- C) busca manter a presença nowhereland em que se coloca o pesquisador tradicional;
- D) ratifica-se assim a idéia de que as percepções do sujeito da pesquisa seriam meros indicadores de uma realidade desconhecida para ele próprio;
- E) busca manter o know-how do pesquisador independente da rede de relações que compõem o campo da pesquisa.
Resposta: A alternativa correta é letra A)
Explicação: A opção A é a correta porque reflete a ideia de que a análise cultural, especialmente em contextos multiculturais, beneficia-se de uma abordagem que reconhece as percepções dos membros do grupo como válidas e significativas. Isso supera a noção de que tais percepções são apenas indicadores superficiais de uma realidade que o sujeito não compreende plenamente. Ao invés disso, valoriza-se o entendimento interno ou 'insider' como uma fonte essencial de conhecimento, permitindo uma compreensão mais profunda e autêntica da cultura estudada.
62) Entre os tipos de memória enumerados por Chauí (2005), encontra-se a memória social ou histórica. Para a autora, ela é fixada por uma sociedade por meio de mitos fundadores e de relatos, registros, documentos, monumentos, datas e nomes de pessoas, fatos e lugares que possuem significado para a vida coletiva.
(Chauí, M. Convite à Filosofia. São Paulo. Editora Ática: 2005. P. 141)
Sobre a memória social e histórica é pertinente dizer que ela:
- A) é composta por um grupo social e legado a outro.
- B) é puramente objetiva, pois está fixada em objetos que nos é externo.
- C) é irrelevante para o desenvolvimento individual, visto que focaliza os aspectos coletivos de um determinado grupo social.
- D) é um processo inconsciente e coletivo.
- E) faz parte de nossa consciência individual e coletiva e é essencial ao desenvolvimento pessoal.
63) No conceito de psicologia social científica se incluem duas noções básicas: a __________ como unidade de análise e a utilização do ________________ em suas investigações:
- A) Integração, Método experimental.
- B) Situação, Método científico.
- C) Interação Social, Método científico.
- D) Investigação, Método científico.
A alternativa correta é letra B) Situação, Método científico.
Na psicologia social, a "situação" é considerada a unidade de análise fundamental porque enfatiza o contexto em que as interações sociais ocorrem. Isso inclui todos os fatores ambientais, sociais e psicológicos que podem influenciar o comportamento de um indivíduo. A utilização do "método científico" refere-se à abordagem sistemática e empírica para investigar fenômenos sociais. Isso envolve a formulação de hipóteses, a coleta e análise de dados, e a revisão de conclusões com base em evidências objetivas e replicáveis.
64) Noronha In Bitencourt (2004) apoiado no pensamento de Foucault, traz a noção abrangente do termo poder, como sinônimo de
- A) Centralização.
- B) Potência.
- C) Competição.
- D) Dominação.
- E) Estratégia.
A alternativa correta é letra B) Potência.
Gabarito Letra B
Noronha In Bitencourt (2004) apoiado no pensamento de Foucault, traz a noção abrangente do termo poder, como sinônimo de
a) Centralização.
b) Potência.
c) Competição.
d) Dominação.
e) Estratégia.
Vamos ver o trecho da bibliografia mencionada:
“[...] A guerra é que o motor das instituições e da ordem: a paz, na menor de suas engrenagens, faz surdamente a guerra. Em outras palavras, cum pre decifrar a guerra sob a paz: a guerra é a cifra mesma da paz. Portanto, estamos em guerra uns contra os outros; uma frente de batalha perpassa a sociedade inteira, contínua e permanentemente, e é essa frente de batalha que coloca cada um de nós num campo ou no outro. Não há sujeito neutro. Somos forçosamente adversários de alguém. (Foucalt, 1999, p. 59)
A noção mais abrangente do termo poder relaciona-se e é sinônimo do termo potência. Potência designa a capacidade e/ou a possibilidade que um individuo, um grupo, uma instituição ou uma determinada organização têm de realizar algo, ou seja, de agir. É sempre a disposição para cometer um ato. É a energia acumulada que deve sustentar uma ação efetiva.”
O autor traz poder como sinônimo de potência.
Nosso gabarito é Letra B
65) Considere as afirmações sobre Psicologia Social e marque a alternativa incorreta.
- A) Tem como conceito básicos a atividade, a consciência e a identidade e como objetivo conhecer o indivíduo naquilo que lhe é específico e nas suas manifestações sociais.
- B) A identidade é a denominação dada às representações e sentimentos que o indivíduo desenvolve a respeito de si próprio e é entendido como algo estático e acabado.
- C) Busca responder à questão de como o homem é sujeito da História e de como ele será mais ou menos atuante, dependendo do grau de autonomia e de iniciativa que alcança.
- D) A atividade humana é a base do conhecimento e do pensamento do homem.
- E) A consciência não se limita ao saber lógico, inclui o saber das emoções, dos sentimentos, dos desejos.
A alternativa incorreta é a letra B). A identidade é um conceito dinâmico e em constante construção, não algo estático e acabado. Ela é formada ao longo da vida do indivíduo, através de suas interações sociais e experiências. A identidade é influenciada por fatores internos, como pensamentos e emoções, e externos, como o contexto cultural e social em que o indivíduo está inserido.
66) O que é falar de gênero para a Psicologia Social?
Assinale a alternativa INCORRETA.
- A) É reconhecer também que, em um dado momento histórico, sociedades construíram a quebra desse equilíbrio dinâmico da espécie humana, resultando na cultura do patriarcado que estrutura e organiza a vida coletiva, baseada na visão de que as relações masculinas prevalecem sobre as femininas.
- B) É reconhecer que os agrupamentos sociais construíram modos de vida ao longo da história, que determinaram papéis específicos para machos e fêmeas: homens e mulheres.
- C) Homens e mulheres passam a percorrer caminhos diferentes quanto à constituição física e psíquica, à construção de valores, a crenças, a hábitos, a comportamentos, a preferências, à imagem corporal etc.
- D) Gênero para a Psicologia Social é valorizar as diferenças como elementos que garantem o equilíbrio da espécie humana.
- E) É falar da igualdade entre masculino e feminino - gênero é biológico e não social.
67) Na Psicologia Social, a obra que acentua a perspectiva centrada sobre a pessoa, salientando o caráter instintivo do sentido gregário humano e que propõe que o social está inscrito na natureza biológica do indivíduo, é atribuída a:
- A) William McDougall.
- B) James M. Baldwin.
- C) Edward A. Ross.
- D) Louis L. Thurstone.
A alternativa correta é letra A) William McDougall.
Gabarito Letra A
Na Psicologia Social, a obra que acentua a perspectiva centrada sobre a pessoa, salientando o caráter instintivo do sentido gregário humano e que propõe que o social está inscrito na natureza biológica do indivíduo, é atribuída a:
a) William McDougall. – Certo! McDougall foi um dos precursores da psicologia social, e sua teoria ressalta a relevância de características instintivas na vida social. O instinto gregário, em sua teoria, é um instinto secundário.
b) James M. Baldwin. - Errado. James Baldwin era da corrente funcionalista, e contribuiu para as bases da psicologia genética e evolutiva.
c) Edward A. Ross. - Errado. Edward Ross foi um sociólogo que caracterizava a psicologia social como estudo das crenças, pensamentos e ações resultantes das interações humanas.
d) Louis L. Thurstone. – Errado. Thurstone é referência da psicometria.
Nossa resposta é, então, Letra A.
68) A adaptação do indivíduo à cultura de uma organização e a manutenção da própria cultura se dá pelo processo de socialização, estudada pela Psicologia Social. Sobre esse processo apenas NÃO podemos afirmar:
- A) A socialização dentro das empresas tem como objetivo adaptar e manter o funcionário nos moldes culturais da organização.
- B) É durante o processo de socialização que a realidade objetiva da sociedade em que a pessoa está inserida vai se apresentando como realidade subjetiva.
- C) A socialização primária tem um peso relevante na formação do indivíduo e acontece com a entrada na escola de primeiro grau.
- D) Ao nascer, o indivíduo ingressa em seu primeiro mundo social: a família (ou substituto como orfanato), que lhe garante a sobrevivência física e psíquica, bem como, vai moldando-o de acordo com seus valores sociais.
A alternativa correta é letra C) A socialização primária tem um peso relevante na formação do indivíduo e acontece com a entrada na escola de primeiro grau.
Gabarito Letra C
Sobre os processos de socialização, não se pode afirmar:
a) A socialização dentro das empresas tem como objetivo adaptar e manter o funcionário nos moldes culturais da organização.
Certo! A socialização organizacional busca inserir e adaptar o novo funcionário na cultura organizacional, tornando-o membro da empresa. Para esse processo, podem ser utilizadas estratégias formais ou informais, individuais ou coletivas, fixas ou variáveis, etc.
b) É durante o processo de socialização que a realidade objetiva da sociedade em que a pessoa está inserida vai se apresentando como realidade subjetiva.
Certo! É através da socialização primária que a criança vai sendo apresentada a realidade em que está inserida e passa a internalizar os elementos culturais, integrando-os a sua realidade subjetiva.
c) A socialização primária tem um peso relevante na formação do indivíduo e acontece com a entrada na escola de primeiro grau.
Errado! A socialização que acontece com a entrada na escola é a socialização secundária. A socialização primária é feita a partir dos primeiros contatos sociais da criança, com família e pessoas próximas.
d) Ao nascer, o indivíduo ingressa em seu primeiro mundo social: a família (ou substituto como orfanato), que lhe garante a sobrevivência física e psíquica, bem como, vai moldando-o de acordo com seus valores sociais.
Certo! Assim começa o processo de socialização primária.
Nosso gabarito fica, então, Letra C.
69) Segundo Freitas (2000), a inclusão social pode ser compreendida como um processo pelo qual a sociedade se adapta para incluir as pessoas até então marginalizadas; estas, por sua vez, procuram capacitar-se para participar da vida em sociedade. No Brasil, a partir dos anos 90, grandes e pequenas modificações foram sendo percebidas em setores como escolas, empresas, áreas de lazer, edifícios e espaços urbanos, possibilitando a participação plena de todas as pessoas, com igualdades de oportunidades junto à população em geral. Entretanto, uma das dificuldades para a operacionalização destas mudanças está associada ao preconceito, o que pode ser caracterizado como
- A) ação racional do indivíduo, destituída de afeto, frente à diversidade dos objetos culturais.
- B) reação natural do indivíduo aos objetos que lhe causam estranheza.
- C) manifestação individual independente do processo de socialização.
- D) manifestação da autonomia da consciência do indivíduo em relação à cultura.
- E) resultante das dificuldades do indivíduo em experienciar e refletir sua relação com a cultura.
Resposta: E) resultante das dificuldades do indivíduo em experienciar e refletir sua relação com a cultura.
Explicação: O preconceito é frequentemente uma barreira para a inclusão social, pois reflete as dificuldades que os indivíduos têm em entender e aceitar aspectos culturais que são diferentes dos seus. Essas dificuldades podem ser devido à falta de experiência direta ou à incapacidade de refletir criticamente sobre a cultura e suas diferenças. Isso pode levar a julgamentos baseados em estereótipos ou a uma rejeição da diversidade cultural, o que impede a plena participação de todos na sociedade.
70) As alternativas abaixo estão de acordo com a visão de Moscovici, S. (2003), a respeito das representações sociais, EXCETO:
- A) Uma das funções das representações é convencionalizar os objetos, pessoas ou acontecimentos.
- B) Todas as interações humanas pressupõem representações.
- C) As representações não são prescritivas, impondo‐se a nós com força irresistível.
- D) As representações não são criadas por um indivíduo isoladamente.