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Questões Sobre Psicologia Social - Psicologia - concurso

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61) A análise da cultura requer uma espécie de dupla visão, que se movimenta do narrador (o cientista social) ao protagonista da ação (o insider), afirma Campos (1996) observando que seria a partir deste movimento que o conhecimento se tornaria possível. Considera que na análise de grupos multiculturais esta perspectiva de análise é especialmente apropriada na medida em que:

  • A) supera-se assim a idéia de que as percepções do sujeito da pesquisa seriam meros indicadores de uma realidade desconhecida para ele próprio;
  • B) busca manter o know-how em que se coloca o pesquisador atual;
  • C) busca manter a presença nowhereland em que se coloca o pesquisador tradicional;
  • D) ratifica-se assim a idéia de que as percepções do sujeito da pesquisa seriam meros indicadores de uma realidade desconhecida para ele próprio;
  • E) busca manter o know-how do pesquisador independente da rede de relações que compõem o campo da pesquisa.

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Resposta: A alternativa correta é letra A)

Explicação: A opção A é a correta porque reflete a ideia de que a análise cultural, especialmente em contextos multiculturais, beneficia-se de uma abordagem que reconhece as percepções dos membros do grupo como válidas e significativas. Isso supera a noção de que tais percepções são apenas indicadores superficiais de uma realidade que o sujeito não compreende plenamente. Ao invés disso, valoriza-se o entendimento interno ou 'insider' como uma fonte essencial de conhecimento, permitindo uma compreensão mais profunda e autêntica da cultura estudada.

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62) Entre os tipos de memória enumerados por Chauí (2005), encontra-se a memória social ou histórica. Para a autora, ela é fixada por uma sociedade por meio de mitos fundadores e de relatos, registros, documentos, monumentos, datas e nomes de pessoas, fatos e lugares que possuem significado para a vida coletiva.

 

(Chauí, M. Convite à Filosofia. São Paulo. Editora Ática: 2005. P. 141)

 

Sobre a memória social e histórica é pertinente dizer que ela:

  • A) é composta por um grupo social e legado a outro.

  • B) é puramente objetiva, pois está fixada em objetos que nos é externo.

  • C) é irrelevante para o desenvolvimento individual, visto que focaliza os aspectos coletivos de um determinado grupo social.

  • D) é um processo inconsciente e coletivo.

  • E) faz parte de nossa consciência individual e coletiva e é essencial ao desenvolvimento pessoal.

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A alternativa correta é letra E) faz parte de nossa consciência individual e coletiva e é essencial ao desenvolvimento pessoal. A memória social ou histórica, conforme descrita por Chauí, é um elemento vital que contribui tanto para a identidade individual quanto coletiva. Ela é composta por narrativas, símbolos e referências culturais que são compartilhados e perpetuados dentro de uma sociedade, ajudando a formar a consciência de grupo e também influenciando o desenvolvimento pessoal. Essa memória não é apenas um registro passivo de eventos; ela é ativamente construída e reconstruída pelas pessoas, o que significa que ela também é subjetiva e pode mudar com o tempo. Ela ajuda os indivíduos a entenderem seu lugar na história e na sociedade, e a se conectarem com as gerações passadas e futuras, fornecendo um senso de continuidade e propósito.

63) No conceito de psicologia social científica se incluem duas noções básicas: a __________ como unidade de análise e a utilização do ________________ em suas investigações:

  • A) Integração, Método experimental.
  • B) Situação, Método científico.
  • C) Interação Social, Método científico.
  • D) Investigação, Método científico.

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A alternativa correta é letra B) Situação, Método científico.

Na psicologia social, a "situação" é considerada a unidade de análise fundamental porque enfatiza o contexto em que as interações sociais ocorrem. Isso inclui todos os fatores ambientais, sociais e psicológicos que podem influenciar o comportamento de um indivíduo. A utilização do "método científico" refere-se à abordagem sistemática e empírica para investigar fenômenos sociais. Isso envolve a formulação de hipóteses, a coleta e análise de dados, e a revisão de conclusões com base em evidências objetivas e replicáveis.

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64) Noronha In Bitencourt (2004) apoiado no pensamento de Foucault, traz a noção abrangente do termo poder, como sinônimo de

  • A) Centralização.
  • B) Potência.
  • C) Competição.
  • D) Dominação.
  • E) Estratégia.

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A alternativa correta é letra B) Potência.

Gabarito Letra B

Noronha In Bitencourt (2004) apoiado no pensamento de Foucault, traz a noção abrangente do termo poder, como sinônimo de
a) Centralização.
b) Potência.
c) Competição.
d) Dominação.
e) Estratégia.

 

Vamos ver o trecho da bibliografia mencionada:

“[...] A guerra é que o motor das instituições e da ordem: a paz, na menor de suas engrenagens, faz surdamente a guerra. Em outras palavras, cum pre decifrar a guerra sob a paz: a guerra é a cifra mesma da paz. Portanto, estamos em guerra uns contra os outros; uma frente de batalha perpassa a sociedade inteira, contínua e permanentemente, e é essa frente de batalha que coloca cada um de nós num campo ou no outro. Não há sujeito neutro. Somos forçosamente adversários de alguém. (Foucalt, 1999, p. 59)

A noção mais abrangente do termo poder relaciona-se e é sinônimo do termo potência. Potência designa a capacidade e/ou a possibilidade que um individuo, um grupo, uma instituição ou uma determinada organização têm de realizar algo, ou seja, de agir. É sempre a disposição para cometer um ato. É a energia acumulada que deve sustentar uma ação efetiva.”

 

O autor traz poder como sinônimo de potência.

Nosso gabarito é Letra B

65) Considere as afirmações sobre Psicologia Social e marque a alternativa incorreta.

  • A) Tem como conceito básicos a atividade, a consciência e a identidade e como objetivo conhecer o indivíduo naquilo que lhe é específico e nas suas manifestações sociais.
  • B) A identidade é a denominação dada às representações e sentimentos que o indivíduo desenvolve a respeito de si próprio e é entendido como algo estático e acabado.
  • C) Busca responder à questão de como o homem é sujeito da História e de como ele será mais ou menos atuante, dependendo do grau de autonomia e de iniciativa que alcança.
  • D) A atividade humana é a base do conhecimento e do pensamento do homem.
  • E) A consciência não se limita ao saber lógico, inclui o saber das emoções, dos sentimentos, dos desejos.

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Resposta:

A alternativa incorreta é a letra B). A identidade é um conceito dinâmico e em constante construção, não algo estático e acabado. Ela é formada ao longo da vida do indivíduo, através de suas interações sociais e experiências. A identidade é influenciada por fatores internos, como pensamentos e emoções, e externos, como o contexto cultural e social em que o indivíduo está inserido.

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66) O que é falar de gênero para a Psicologia Social?


Assinale a alternativa INCORRETA.

  • A) É reconhecer também que, em um dado momento histórico, sociedades construíram a quebra desse equilíbrio dinâmico da espécie humana, resultando na cultura do patriarcado que estrutura e organiza a vida coletiva, baseada na visão de que as relações masculinas prevalecem sobre as femininas.
  • B) É reconhecer que os agrupamentos sociais construíram modos de vida ao longo da história, que determinaram papéis específicos para machos e fêmeas: homens e mulheres.
  • C) Homens e mulheres passam a percorrer caminhos diferentes quanto à constituição física e psíquica, à construção de valores, a crenças, a hábitos, a comportamentos, a preferências, à imagem corporal etc.
  • D) Gênero para a Psicologia Social é valorizar as diferenças como elementos que garantem o equilíbrio da espécie humana.
  • E) É falar da igualdade entre masculino e feminino - gênero é biológico e não social.

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A alternativa incorreta é a letra E): "É falar da igualdade entre masculino e feminino - gênero é biológico e não social." Esta afirmação é incorreta porque, para a Psicologia Social, gênero não é uma questão biológica, mas sim uma construção social. O conceito de gênero refere-se às características sociais, culturais, comportamentais e psicológicas que são associadas a homens e mulheres, que são aprendidas e reforçadas socialmente. Diferentemente do sexo biológico, que se refere às características físicas e fisiológicas, o gênero é uma identidade que é moldada pela sociedade e pode variar amplamente entre diferentes culturas e ao longo do tempo.

67) Na Psicologia Social, a obra que acentua a perspectiva centrada sobre a pessoa, salientando o caráter instintivo do sentido gregário humano e que propõe que o social está inscrito na natureza biológica do indivíduo, é atribuída a:

  • A) William McDougall.
  • B) James M. Baldwin.
  • C) Edward A. Ross.
  • D) Louis L. Thurstone.

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A alternativa correta é letra A) William McDougall.

Gabarito Letra A

 

Na Psicologia Social, a obra que acentua a perspectiva centrada sobre a pessoa, salientando o caráter instintivo do sentido gregário humano e que propõe que o social está inscrito na natureza biológica do indivíduo, é atribuída a:


a)  William McDougall. – Certo! McDougall foi um dos precursores da psicologia social, e sua teoria ressalta a relevância de características instintivas na vida social. O instinto gregário, em sua teoria, é um instinto secundário.


b)  James M. Baldwin. - Errado. James Baldwin era da corrente funcionalista, e contribuiu para as bases da psicologia genética e evolutiva.


c)  Edward A. Ross. - Errado. Edward Ross foi um sociólogo que caracterizava a psicologia social como estudo das crenças, pensamentos e ações resultantes das interações humanas.


d)  Louis L. Thurstone. – Errado. Thurstone é referência da psicometria.

 

Nossa resposta é, então, Letra A.

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68) A adaptação do indivíduo à cultura de uma organização e a manutenção da própria cultura se dá pelo processo de socialização, estudada pela Psicologia Social. Sobre esse processo apenas NÃO podemos afirmar:

  • A) A socialização dentro das empresas tem como objetivo adaptar e manter o funcionário nos moldes culturais da organização.
  • B) É durante o processo de socialização que a realidade objetiva da sociedade em que a pessoa está inserida vai se apresentando como realidade subjetiva.
  • C) A socialização primária tem um peso relevante na formação do indivíduo e acontece com a entrada na escola de primeiro grau.
  • D) Ao nascer, o indivíduo ingressa em seu primeiro mundo social: a família (ou substituto como orfanato), que lhe garante a sobrevivência física e psíquica, bem como, vai moldando-o de acordo com seus valores sociais.

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A alternativa correta é letra C) A socialização primária tem um peso relevante na formação do indivíduo e acontece com a entrada na escola de primeiro grau.

Gabarito Letra C

 

Sobre os processos de socialização, não se pode afirmar:

 

a)  A socialização dentro das empresas tem como objetivo adaptar e manter o funcionário nos moldes culturais da organização.

Certo! A socialização organizacional busca inserir e adaptar o novo funcionário na cultura organizacional, tornando-o membro da empresa. Para esse processo, podem ser utilizadas estratégias formais ou informais, individuais ou coletivas, fixas ou variáveis, etc.


b)  É durante o processo de socialização que a realidade objetiva da sociedade em que a pessoa está inserida vai se apresentando como realidade subjetiva.

Certo! É através da socialização primária que a criança vai sendo apresentada a realidade em que está inserida e passa a internalizar os elementos culturais, integrando-os a sua realidade subjetiva.


c)  A socialização primária tem um peso relevante na formação do indivíduo e acontece com a entrada na escola de primeiro grau.

Errado!  A socialização que acontece com a entrada na escola é a socialização secundária. A socialização primária é feita a partir dos primeiros contatos sociais da criança, com família e pessoas próximas.


d)  Ao nascer, o indivíduo ingressa em seu primeiro mundo social: a família (ou substituto como orfanato), que lhe garante a sobrevivência física e psíquica, bem como, vai moldando-o de acordo com seus valores sociais.

Certo! Assim começa o processo de socialização primária.

 

Nosso gabarito fica, então, Letra C.

69) Segundo Freitas (2000), a inclusão social pode ser compreendida como um processo pelo qual a sociedade se adapta para incluir as pessoas até então marginalizadas; estas, por sua vez, procuram capacitar-se para participar da vida em sociedade. No Brasil, a partir dos anos 90, grandes e pequenas modificações foram sendo percebidas em setores como escolas, empresas, áreas de lazer, edifícios e espaços urbanos, possibilitando a participação plena de todas as pessoas, com igualdades de oportunidades junto à população em geral. Entretanto, uma das dificuldades para a operacionalização destas mudanças está associada ao preconceito, o que pode ser caracterizado como

  • A) ação racional do indivíduo, destituída de afeto, frente à diversidade dos objetos culturais.

  • B) reação natural do indivíduo aos objetos que lhe causam estranheza.

  • C) manifestação individual independente do processo de socialização.

  • D) manifestação da autonomia da consciência do indivíduo em relação à cultura.

  • E) resultante das dificuldades do indivíduo em experienciar e refletir sua relação com a cultura.

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Resposta: E) resultante das dificuldades do indivíduo em experienciar e refletir sua relação com a cultura.

Explicação: O preconceito é frequentemente uma barreira para a inclusão social, pois reflete as dificuldades que os indivíduos têm em entender e aceitar aspectos culturais que são diferentes dos seus. Essas dificuldades podem ser devido à falta de experiência direta ou à incapacidade de refletir criticamente sobre a cultura e suas diferenças. Isso pode levar a julgamentos baseados em estereótipos ou a uma rejeição da diversidade cultural, o que impede a plena participação de todos na sociedade.

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70) As alternativas abaixo estão de acordo com a visão de Moscovici, S. (2003), a respeito das representações sociais, EXCETO:

  • A) Uma das funções das representações é convencionalizar os objetos, pessoas ou acontecimentos.
  • B) Todas as interações humanas pressupõem representações.
  • C) As representações não são prescritivas, impondo‐se a nós com força irresistível.
  • D) As representações não são criadas por um indivíduo isoladamente.

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Alternativa C: "As representações não são prescritivas, impondo-se a nós com força irresistível." Esta afirmação é incorreta segundo Moscovici. As representações sociais, de acordo com ele, têm um papel importante na forma como percebemos e interagimos com o mundo ao nosso redor. Elas são, de fato, prescritivas em certo grau, pois influenciam nossas expectativas e comportamentos. Representações sociais são uma forma de conhecimento consensual que ajuda na comunicação e compartilhamento de ideias dentro de uma comunidade, orientando as pessoas sobre como agir e o que pensar em determinadas situações.
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