Questões Sobre Psicologia Social - Psicologia - concurso
691) Crescem os estudos no campo da psicologia social sobre homens autores de atos de violência contra as mulheres. Tais estudos apontam para a compreensão ampla e social desse problema, evitando personalizar a queixa e culpabilizar o autor da violência como um caso isolado. Assim, para reverter essa condição, vem crescendo o número de centros de apoio ao autor de ato de violência, e uma estratégia é o grupo no qual circula a fala dos agressores. Evidentemente, o apoio não desresponsabiliza o autor da violência, mas sua participação nos grupos pode retirá-lo do lugar de agressor quando ele compreende a condição feminina e os direitos da mulher. O grupo permite o reconhecimento da violência como ato criminoso e condenável e a busca do diálogo como a melhor alternativa para o enfrentamento das diferenças.
Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a alternativa correta.
- A) A premissa dessa questão está fora da realidade e homens violentos não devem receber atendimento, devem ser denunciados para a justiça.
- B) A Delegacia da Mulher deve encaminhar os casos de violência doméstica contra a mulher ao CRAS para conciliação entre as partes.
- C) A premissa da questão está correta e, independentemente do papel exercido pela força policial e pela justiça, o problema é social, devendo haver a atuação da psicologia social nos grupos de apoio.
- D) Apesar de correta a premissa, não existe ainda nenhum serviço desse porte para o acompanhamento do homem autor de ato de violência contra a mulher.
- E) O problema apresentado não é relevante socialmente.
A alternativa correta é letra C) A premissa da questão está correta e, independentemente do papel exercido pela força policial e pela justiça, o problema é social, devendo haver a atuação da psicologia social nos grupos de apoio.
Gabarito Letra C
Crescem os estudos no campo da psicologia social sobre homens autores de atos de violência contra as mulheres. Tais estudos apontam para a compreensão ampla e social desse problema, evitando personalizar a queixa e culpabilizar o autor da violência como um caso isolado. Assim, para reverter essa condição, vem crescendo o número de centros de apoio ao autor de ato de violência, e uma estratégia é o grupo no qual circula a fala dos agressores. Evidentemente, o apoio não desresponsabiliza o autor da violência, mas sua participação nos grupos pode retirá-lo do lugar de agressor quando ele compreende a condição feminina e os direitos da mulher. O grupo permite o reconhecimento da violência como ato criminoso e condenável e a busca do diálogo como a melhor alternativa para o enfrentamento das diferenças.
Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a alternativa correta.
a) A premissa dessa questão está fora da realidade e homens violentos não devem receber atendimento, devem ser denunciados para a justiça.
Errado. O atendimento oferece maior possibilidade de ressocialização e de condições melhores para as mulheres que convivem com esses homens violentos que apenas a denúncia, que muitas vezes não chega a nenhuma consequência, expondo a mulher à continuação do ciclo da violência.
b) A Delegacia da Mulher deve encaminhar os casos de violência doméstica contra a mulher ao CRAS para conciliação entre as partes.
Errado. Apenas uma conciliação não garante que a mulher vá estar segura de novas situações, e fornecer segurança para a mulher é o objetivo da delegacia da mulher.
c) A premissa da questão está correta e, independentemente do papel exercido pela força policial e pela justiça, o problema é social, devendo haver a atuação da psicologia social nos grupos de apoio.
Certo. A polícia e a justiça tem uma função nessas questões e a psicologia tem outra. Se a psicologia pode, de alguma forma, auxiliar na quebra do ciclo da violência, é isso que ela deve fazer.
d) Apesar de correta a premissa, não existe ainda nenhum serviço desse porte para o acompanhamento do homem autor de ato de violência contra a mulher.
Errado. Esse tipo de serviço é previsto pela lei Maria da Penha.
e) O problema apresentado não é relevante socialmente.
Errado. Esse problema é, e muito, relevante socialmente. Muitas mulheres são agredidas diariamente, sofrendo violências físicas, psicológicas, patrimoniais, sexuais.
Nosso gabarito é Letra C.
692) O desastre ambiental de Mariana e de Brumadinho, com o rompimento de barragens de contenção de rejeitos da mineração, representou uma tragédia que atingiu a população de várias cidades, com consequências inimagináveis. Psicólogos foram deslocados para as regiões atingidas e vários acompanham até hoje essa população. Estes profissionais da psicologia podem ser enquadrados na modalidade da psicologia social denominada psicologia
- A) das organizações e do trabalho.
- B) social comunitária.
- C) social cognitivista.
- D) das emergências e dos desastres.
- E) sócio-histórica.
A alternativa correta é letra D) das emergências e dos desastres.
O desastre ambiental de Mariana e de Brumadinho, com o rompimento de barragens de contenção de rejeitos da mineração, representou uma tragédia que atingiu a população de várias cidades, com consequências inimagináveis. Psicólogos foram deslocados para as regiões atingidas e vários acompanham até hoje essa população. Estes profissionais da psicologia podem ser enquadrados na modalidade da psicologia social denominada psicologia
Observe o seguinte texto de Paranhos e Werlang:
"No Brasil, conforme Carvalho e Borges (2009), o primeiro registro do processo histórico de inserção da Psicologia em situações de emergências e desastres foi em 1987, com o acidente do Césio-137, em Goiânia, auxiliando a comunidade afetada. No entanto, no decorrer dos anos, quase nada avançou para o crescimento e consolidação da área. Somente nos últimos anos percebe-se a iniciativa para união de esforços para articulação da presença da Psicologia de maneira mais efetiva em situações emergenciais.
Em 2006, em Brasília, por iniciativa do Conselho Federal de Psicologia, que já vinha alavancando e participando das iniciativas para organização da categoria no cenário latino americano, e em parceria com a Secretaria Nacional de Defesa Civil, foi realizado o I Seminário Nacional de Psicologia das Emergências e dos Desastres. No mesmo encontro, deu-se a 1ª Reunião Internacional por uma Formação Especializada em Psicologia das Emergências e Desastres, elencando então o que deve compor a formação dos futuros profissionais na área (Anais, 2006).
Assim, norteados pelo CFP, o Conselho Regional de Psicologia da 12ª Região - SC, em 2008, assinou o termo de Cooperação com a Secretaria Executiva de Justiça e Cidadania do Estado de Santa Catarina, em que estão propostas ações a serem desenvolvidas em conjunto com a Defesa Civil deste estado. Em março de 2011, o Conselho Regional de Psicologia da 6º região - SP protagonizou oficinas de práticas de Psicologia em Emergências e Desastres em algumas cidades de São Paulo, bem como criou um Grupo de Trabalho de Emergências e Desastres (GTED)."
É possível perceber que existe um campo de estudo e prática chamado "Psicologia das Emergências e dos Desastres". Portanto, encontramos a resposta na Letra D.
a) das organizações e do trabalho.
b) social comunitária.
c) social cognitivista.
d) das emergências e dos desastres.
e) sócio-histórica.
693) Mary Jane Spink e Peter K. Spink são pesquisadores, radicados no Brasil, com vasta publicação em psicologia social, e, a partir da vertente construcionista, apresentam um referencial metodológico que define um excelente instrumento de observação e análise do material de campo. Esse instrumento é o(a)
- A) campo-tema.
- B) teoria do ator-rede.
- C) pesquisa qualitativa.
- D) epistemologia do sujeito.
- E) condicionamento operativo.
A alternativa correta é letra A) campo-tema.
Mary Jane Spink e Peter K. Spink são pesquisadores, radicados no Brasil, com vasta publicação em psicologia social, e, a partir da vertente construcionista, apresentam um referencial metodológico que define um excelente instrumento de observação e análise do material de campo. Esse instrumento é o(a)
Observe o que Silva fala sobre o método elaborado por Spink:
"Utilizamos o método do campo-tema para a realização da pesquisa. Elaborado por Peter Spink a partir da perspectiva pós-construcionista em Psicologia Social, o campo-tema é resultado de uma ampla revisão de 'campo' e 'pesquisa de campo'. A perspectiva pós-construcionista em Psicologia Social refere-se às atuais aberturas teóricas ao Construcionismo.
(...) Palavras do autor quando define campo-tema:
'Se voltarmos agora àquele campo objetivo, distinto e empírico, herdado da antropólogia e tornado local pela Sociologia da Escola de Chicago, percebemos a importância da mudança introduzida por Lewin. O campo é o método e não o lugar; o foco está na compreensão da construção de sentidos no espaço de vida do indivíduo, grupo, instituição ou comunidade.
Percebemos também com mais clareza a importância do movimento introduzido por Hacking ao desfocar o indivíduo, grupo, instituição ou comunidade e focar o tema. Campo é o campo do tema, o campo-tema; não é o lugar onde o tema pode ser visto – como se fosse um animal no zoológico – mas são as redes de causalidade intersubjetiva que se interconectam em vozes, lugares e momentos diferentes, que não são necessariamente conhecidos uns dos outros.
Não se trata de uma arena gentil onde cada um fala por vez; ao contrário, é um tumulto conflituoso de argumentos parciais, de artefatos e materialidades'."
Com isso, nota-se que o método elaborado por Spink é intitulado "campo-tema". Encontramos a resposta na Letra A.
a) campo-tema.
b) teoria do ator-rede.
c) pesquisa qualitativa.
d) epistemologia do sujeito.
e) condicionamento operativo.
694) Padre Jesuíta, foi vice-reitor da Universidad Centroamericana José Simeón Cañas, de El Salvador, e assassinado por forças paramilitares durante a guerra civil, em El Salvador, em 1989. É considerado como o principal nome e criador da psicología de la liberación. Trata-se de
- A) Fernando González Rey.
- B) Amálio Blanco.
- C) Enrique Dussel.
- D) Augusto Salazar Bondy.
- E) Ignácio Martín-Baró.
A alternativa correta é letra E) Ignácio Martín-Baró.
Padre Jesuíta, foi vice-reitor da Universidad Centroamericana José Simeón Cañas, de El Salvador, e assassinado por forças paramilitares durante a guerra civil, em El Salvador, em 1989. É considerado como o principal nome e criador da psicología de la liberación. Trata-se de
Observe o texto de Spink & Spink:
"IGNACIO MARTÍN-BARÓ nasceu em Valladolid, Espanha, em 1942, e entrou na Ordem dos Jesuítas em 1959. Transferido para a América Latina, terminou seus estudos de teologia em Quito e Bogotá. Formou-se em Psicologia em El Salvador, já como parte do corpo docente da Universidade Centroamericana (UCA).
Fez seu mestrado em Ciências Sociais e seu doutorado em Psicologia Social e Organizacional na Universidade de Chicago. Retornado à UCA, ocupou o cargo de vice-reitor acadêmico até sua morte em 16 de novembro de 1989, quando foi fuzilado junto com colegas jesuítas por um esquadrão da morte ligado ao Exército salvadorenho.
Um dos mais importantes pensadores da nova psicologia social latino-americana e autor de uma série de textos-chave, Martín-Baró foi também ativista da área de direitos humanos e fundador do Instituto Universitário de Opinião Pública, que buscou dar voz às opiniões da população no meio da tumultuada e sangrenta crise política"
Martin-Baró foi o criador da Psicología de la Liberación ou Psicologia da Libertação.
Com isso, encontramos a resposta na Letra E.
a) Fernando González Rey.
b) Amálio Blanco.
c) Enrique Dussel.
d) Augusto Salazar Bondy.
e) Ignácio Martín-Baró.
695) Um grupo de pessoas desempregadas há mais de dois anos se reúne para discutir estratégias sugeridas pelo padre de uma paróquia de um bairro de periferia de uma cidade de médio porte para produção de renda. Analisando as alternativas apresentadas por uma psicóloga social, que colabora com a paróquia, decidem iniciar um empreendimento conjunto de produção de alimentos para atender ao público interessado: cantina da escola; festas de aniversário; coffee break de eventos; e outros. As tarefas são compartilhadas e o lucro dividido entre os participantes.
Com base nesse caso hipotético, é correto afirmar que se trata de
- A) constituição de startups.
- B) cooperativa popular de economia solidária.
- C) empreendedorismos via SEBRAE.
- D) programa de evangelização católica.
- E) planejamento e desenvolvimento de networking.
A alternativa correta é letra B) cooperativa popular de economia solidária.
Um grupo de pessoas desempregadas há mais de dois anos se reúne para discutir estratégias sugeridas pelo padre de uma paróquia de um bairro de periferia de uma cidade de médio porte para produção de renda. Analisando as alternativas apresentadas por uma psicóloga social, que colabora com a paróquia, decidem iniciar um empreendimento conjunto de produção de alimentos para atender ao público interessado: cantina da escola; festas de aniversário; coffee break de eventos; e outros. As tarefas são compartilhadas e o lucro dividido entre os participantes.
Essa questão fala de um tema que é abordado com frequência em Psicologia Social: as cooperativas populares e a economia solidária.
Veja o texto de Cançado e Vieira:
"Entende-se cooperativa popular como uma forma de expressão da economia solidária. Baseado em Justino (2002), Oliveira (2003) e Singer (2003b), pode-se considerar a autogestão como característica presente nas cooperativas populares. O próprio nome 'popular' traz a ideia de 'classes populares' ou 'menos favorecidas', o que pode ser também descrito como 'classes excluídas', se se entender a economia solidária como uma reação à situação de desemprego e exclusão social.
(...)
Como característica derivada do próprio cooperativismo 'tradicional', a propriedade coletiva dos meios de produção também se faz presente nas cooperativas populares. A autogestão sem a propriedade coletiva dos meios de produção deixa de ser uma forma de organizar o trabalho para se tornar uma mera concessão dos proprietários destes meios de produção
(...)
Finalmente, a questão da dimensão política destes empreendimentos populares é uma possibilidade concreta de emancipação, de assunção de responsabilidades e participação direta nos resultados. Os cooperados podem se perceber como protagonistas de sua própria história, deixando de lado uma postura de 'espera de ajuda' e assumindo outra atitude, mais proativa e independente."
Com base nisso, nota-se que a alternativa correta é a Letra B.
Com base nesse caso hipotético, é correto afirmar que se trata de
a) constituição de startups.
b) cooperativa popular de economia solidária.
c) empreendedorismos via SEBRAE.
d) programa de evangelização católica.
e) planejamento e desenvolvimento de networking.
696) Com relação às várias vertentes teóricas da psicologia social, assinale a alternativa incorreta.
- A) A psicologia sócio-histórica está baseada na produção do autor russo Lev Vygotsky.
- B) A psicanálise está presente na psicologia social, na discussão sobre cultura.
- C) A psicologia social de cunho cognitivista estuda fenômenos como as atitudes e a dissonância cognitiva.
- D) A vertente construcionista em psicologia social é fortemente influenciada por Jean Piaget.
- E) A teoria das representações sociais tem origem em uma pesquisa realizada por Serge Moscovici sobre a representação da psicanálise entre os franceses.
A alternativa correta é letra D) A vertente construcionista em psicologia social é fortemente influenciada por Jean Piaget.
Com relação às várias vertentes teóricas da psicologia social, assinale a alternativa incorreta.
a) A psicologia sócio-histórica está baseada na produção do autor russo Lev Vygotsky.
De acordo com Gomes et al.:
"Bock (2002) refere que a Psicologia como ciência surgiu no final do século XIX, a partir de duas vertentes: uma experimental e outra social. A perspectiva social traz consigo a tentativa de resolver questões dicotômicas como: natural x social; interno x externo; orgânico x psicológico.
Leontiev (2004) já afirmava que o problema do biológico e do social representaria um papel decisivo e desafiante para a Psicologia científica. É nesse cenário caracterizado pela crítica ao dualismo, pelo reconhecimento da complexidade e crescente necessidade da compreensão do fenômeno psicológico, que surge a perspectiva sócio-histórica no campo da Psicologia social, baseada na teoria histórico-cultural de Vygotsky"
Assertiva Correta.
b) A psicanálise está presente na psicologia social, na discussão sobre cultura.
Algumas vertentes da Psicologia Social têm a Psicanálise como referência. Essa afirmativa estaria incorreta se afirmasse que a psicanálise está presente em todas as abordagens da Psicologia Social.
Assertiva Correta.
c) A psicologia social de cunho cognitivista estuda fenômenos como as atitudes e a dissonância cognitiva.
Essa afirmativa aborda corretamente os fenômenos estudados pela psicologia social cognitiva ou norte-americana.
Veja o texto de Almeida:
"Podemos assinalar que a análise das atitudes se tornou um dos focos principais da psicologia social norte-americana (Reich & Adcock, 1976; Rodrigues, 1979). (...) Dentre algumas das principais teorias formuladas pela Psicologia social norte-americana, estão: a dissonância cognitiva e a de comparação social de Festinger, o princípio do equilíbrio e a teoria da atribuição da causalidade de Heider, a teoria da direção à simetria de Newcomb e a teoria da reatância psicológica de Brehm, dentre outras."
Assertiva Correta.
d) A vertente construcionista em psicologia social é fortemente influenciada por Jean Piaget.
Essa é a afirmativa falsa. Observe o texto de Marra e Brito:
"O Construcionismo defendido por Vygotsky, Mead e outros estudiosos da Psicologia Social não deve ser confundido com o construtivismo de Piaget e da Psicologia do Desenvolvimento, que trata das estruturas cognitivas que as pessoas elaboram no decorrer de seu desenvolvimento psicológico (ARENDT, 2003)."
Assertiva Falsa.
e) A teoria das representações sociais tem origem em uma pesquisa realizada por Serge Moscovici sobre a representação da psicanálise entre os franceses.
De acordo com Osti et al.:
"A teoria das Representações Sociais originou-se na Europa, especificamente na França, com a publicação em 1961 do estudo de Moscovici intitulado La Psychanalyse: son image et son public, que chegou ao Brasil em 1978 com o título: A Representação Social da Psicanálise.
Moscovici iniciou seu trabalho pesquisando as representações dos franceses sobre a psicanálise. Seu interesse era observar como uma nova área do conhecimento humano, no caso a psicanálise, é constituída, analisando como ela se propaga e qual a imagem que uma população faz dela."
Assertiva Correta.
A alternativa incorreta é, portanto, a Letra D.
697) Silvia Lane e Wanderley Codo organizaram o livro Psicologia Social: o homem em movimento retratando o estado da arte da nova psicologia social no Brasil na década de 1980 e o livro tornou-se uma referência válida até os dias de hoje. Qual das alternativas abaixo está correta?
- A) A partir da influência exercida pela leitura do livro e por seu uso na graduação em psicologia, a pesquisa qualitativa passou a ser a única referência para a pesquisa em psicologia social.
- B) A psicologia social comunitária passou a ser o conteúdo central dos estudos e das pesquisas realizadas no campo da psicologia social.
- C) Categorias como consciência, atividade e identidade, mencionadas por Silvia Lane e, fundamentalmente, a linguagem passaram a ser discutidas intensamente depois do lançamento dessa obra.
- D) O autor de referência para a psicologia social no Brasil passa a ser o francês da linha da análise do discurso, Michel Pêcheux.
- E) A psicologia cognitivista, antes dominante na formação acadêmica em psicologia social, caiu em desuso.
A alternativa correta é letra C) Categorias como consciência, atividade e identidade, mencionadas por Silvia Lane e, fundamentalmente, a linguagem passaram a ser discutidas intensamente depois do lançamento dessa obra.
Gabarito Letra C
Silvia Lane e Wanderley Codo organizaram o livro Psicologia Social: o homem em movimento retratando o estado da arte da nova psicologia social no Brasil na década de 1980 e o livro tornou-se uma referência válida até os dias de hoje. Qual das alternativas abaixo está correta?
a) A partir da influência exercida pela leitura do livro e por seu uso na graduação em psicologia, a pesquisa qualitativa passou a ser a única referência para a pesquisa em psicologia social.
Errado. Há, hoje, um destaque para a necessidade da preponderância da psicologia qualitativa na pesquisa em psicologia social. Isso não significa que outras formas de pesquisa deixaram de existir.
b) A psicologia social comunitária passou a ser o conteúdo central dos estudos e das pesquisas realizadas no campo da psicologia social.
Errado. Silvia Lane foi um expoente da chama psicologia social comunitária no Brasil, mas essa área não é o conteúdo central das pesquisas em psicologia social.
c) Categorias como consciência, atividade e identidade, mencionadas por Silvia Lane e, fundamentalmente, a linguagem passaram a ser discutidas intensamente depois do lançamento dessa obra.
Certo!
“A partir desses fundamentos, então, Sílvia Lane desenvolveu a concepção de uma subjetividade em processo dialético, numa dialética subjetividade-objetividade. Teve acesso à obra dos soviéticos Luria, Leontiev e Vigotski e, a partir deles, desenvolveu o estudo das categorias do psiquismo: atividade, consciência e identidade. Articulou seus estudos sobre linguagem e processo grupal à compreensão das categorias como processos constituídos por mediações. Trabalhou também, nessa perspectiva, com a teoria das representações sociais de Moscovici.
Uma pessoa é a síntese do particular e do universal, ou seja, sua individualidade se constitui, necessariamente, na relação objetiva com o seu meio físico, geográfico, histórico e social. que irão, através de suas ações, desenvolver, o psiquismo humano constituído, fundamentalmente, pelas categorias: consciência, atividade e afetividade”
d) O autor de referência para a psicologia social no Brasil passa a ser o francês da linha da análise do discurso, Michel Pêcheux.
Errado. A própria Silvia Lane se torna uma referência para a psicologia social no Brasil.
e) A psicologia cognitivista, antes dominante na formação acadêmica em psicologia social, caiu em desuso.
Errado. A psicologia cognitivista é ainda muito utilizada e dependendo do curso pode ainda ser dominante.
Nosso gabarito é Letra C.
Referência
Bock, Ana Mercês Bahia, Ferreira, Marcos Ribeiro, Gonçalves, Maria da Graça M., & Furtado, Odair. (2007). Sílvia Lane e o projeto do "Compromisso Social da Psicologia". Psicologia & Sociedade, 19(spe2), 46-56. https://doi.org/10.1590/S0102-71822007000500018
698) Sandra Jovchelovich, pesquisadora brasileira radicada na London School of Economics and Political Science, aponta que não há uma relação direta, uma correspondência perfeita entre o ser humano e o mundo. O objeto-mundo somente se torna um conhecido se não se der o trabalho de representá-lo. Faz parte, tanto da história humana ontogenética como da filogenética, dar-se esse trabalho: é um trabalho que leva tempo e é um trabalho duro, que envolve um processo intenso e apaixonado de coconstrução entre infante, aquele que lhe presta cuidados e o objeto-mundo (DUVEEN, 1997, 2001; VALSINER, 2000).
Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a alternativa correta.
- A) A autora cita Valsiner por seu vínculo com a linha vygotskyana da psicologia histórico-cultural.
- B) O objeto-mundo mencionado pela autora representa um retorno à visão kantiana de estudo sobre o conhecimento, principalmente no que concerne à razão como critério central para a conduta humana.
- C) O objeto-mundo somente pode ser entendido como reflexo, como apontado por Gyorg Lukács em A Ontologia do Ser Social.
- D) Assim como Moscovici, Jovchelovich inspira-se na visão de Émile Durkheim sobre o conceito de representação, principalmente quando se trata da representação de mundo para o sujeito.
- E) A autora discute a relação fundamental entre processo representacional e contexto, entendido como o lugar histórico, social, simbólico e cultural de uma comunidade humana.
A alternativa correta é letra E) A autora discute a relação fundamental entre processo representacional e contexto, entendido como o lugar histórico, social, simbólico e cultural de uma comunidade humana.
Gabarito Letra E
Tendo o texto acima como referência inicial, assinale a alternativa correta.
a) A autora cita Valsiner por seu vínculo com a linha vygotskyana da psicologia histórico-cultural.
Errado. Não há referência Vygotsky na citação de Valsiner feita pela autora.
b) O objeto-mundo mencionado pela autora representa um retorno à visão kantiana de estudo sobre o conhecimento, principalmente no que concerne à razão como critério central para a conduta humana.
Errado. O principal para representação segundo a autora é a comunicação.
“Esta não correspondência entre os seres humanos e o objeto-mundo está inscrita em nossa constituição biológica e seria uma bobagem ignorá-la. Qualquer Psicologia humana deve enfrentar o corporificação das estruturas psíquicas, até porque a gênese do pensamento e do saber se encontra na ação do corpo. Se nossa constituição biológica não fosse importante, qualquer organismo serviria para produzir um ser humano. Nós sabemos, contudo, que tentativas de ação comunicativa com alguns de nossos parentes genéticos mais próximos, os bononos, fracassaram em produzir uma forma distintamente humana de comunicação (SAVAGE,RUMBAUGH AND FIRLEDS, 2000; STRAYER, 2000). Ora, o biológico importa, e é a chave para entender a não-correspondência entre os seres humanos e o objeto-mundo. Mas a Psicologia deve avançar e dar conta daquilo que a Biologia sozinha não consegue explicar. Quando as fundações biológicas se complexificam pelo desenvolvimento de um sujeito que é tanto psicológico como social, a abrangência da explicação científica também dever ser levada adiante. A representação, enquanto fenômeno psicológico e social, é um conceito central nesta tarefa.
A representação é uma estrutura de mediação entre o sujeito-outro, sujeito-objeto. Ela se constitui enquanto trabalho, ou seja, a representação se estrutura através de um trabalho de ação comunicativa que liga sujeitos a outros sujeitos e ao objeto-mundo. Neste sentido pode-se dizer que a representação está imersa na ação comunicativa: é a ação comunicativa que a forma, ao mesmo tempo que forma em um mesmo e único processo, os participantes da ação comunicativa. A ação comunicativa envolve a linguagem assim como envolve ação de tipo não-discursivo; estas se manifestam nas práticas do cotidiano, nas instituições sociais e nas estruturas informais do mundo vivido (HABERMAS, 1988).”
c) O objeto-mundo somente pode ser entendido como reflexo, como apontado por Gyorg Lukács em A Ontologia do Ser Social.
Errado. Como visto no enunciado, o objeto mundo pode ser conhecido quando há tentativa de representa-lo.
d) Assim como Moscovici, Jovchelovich inspira-se na visão de Émile Durkheim sobre o conceito de representação, principalmente quando se trata da representação de mundo para o sujeito.
Errado. Moscovici é mais influenciado por Lévy-Bhrul que por Durkheim.
e) A autora discute a relação fundamental entre processo representacional e contexto, entendido como o lugar histórico, social, simbólico e cultural de uma comunidade humana.
Certo! Veja:
“Eu parto do conceito de representação e discuto a relação fundamental entre processo representacional e contexto, entendido como o lugar histórico, social, simbólico e cultural de uma comunidade humana. Entender o processo representacional é importante porque ele ocupa um lugar central no processo de constituição dos saberes: não há saber que não deseje representar. Ao mesmo tempo, a análise da forma representacional enquanto estrutura dialógica permite a elucidação das relações sócio-culturais que se encontram na base da formação dos saberes. A forma da representação é tanto forma do saber como forma de constituição de um contexto sócio-cultural.”
Nosso gabarito é Letra E
Referência
Jovchelovitch, Sandra. (2004). Psicologia social, saber, comunidade e cultura. Psicologia & Sociedade, 16(2), 20-31. https://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822004000200004
699) Em publicação da ABRAPSO DE 2015, Sônia Grubits apresentou um importante resultado de pesquisa sobre populações indígenas do Mato Grosso do Sul. Recentemente, o conflito entre fazendeiros e os Guarani/Kaiowá, Kadiwéu e Terena recrudesceu e vários indígenas foram assassinados. A psicologia do indígena vem crescendo de importância e representa uma novidade nas pesquisas e nos estudos em psicologia social, apesar de um considerável atraso sobre uma questão de suma importância para a proteção e garantia de vida dos povos indígenas radicados no Brasil.
A partir do texto acima, assinale a alternativa correta.
- A) O conflito entre fazendeiros e indígenas, não somente no Centro-Oeste brasileiro, mas também em toda a região Norte, é fruto das características do desenvolvimento brasileiro e a política equivocada de proteção às populações indígenas, que deveriam ser incluídas na política de desenvolvimento sustentável, é a principal causa desse conflito.
- B) Os conflitos que envolvem as populações indígenas e as várias violências a estas impostas são um importante objeto de estudo e atuação da psicologia social, que deve ser aprofundado para contribuir na superação da quebra de direitos desses povos.
- C) A psicologia não pode contribuir com a causa indígena por se tratar de um conhecimento produzido a partir da cultura judaico-cristã e ser incompatível com os valores e as crenças dos povos indígenas, que têm uma outra referência simbólica do mundo.
- D) O atraso mencionado na premissa é relativo à dificuldade de contato de psicólogos com um tipo de linguagem que eles desconhecem, o que, evidentemente, é um forte obstáculo para a psicoterapia, que depende fundamentalmente da palavra.
- E) O Mato Grosso do Sul, pelas extensas áreas cultiváveis ou destinadas à produção pecuária, é um estado que não se adequa à política protecionista de reserva indígena, o que torna este o principal fator de conflito entre indígenas e fazendeiros.
A alternativa correta é letra B) Os conflitos que envolvem as populações indígenas e as várias violências a estas impostas são um importante objeto de estudo e atuação da psicologia social, que deve ser aprofundado para contribuir na superação da quebra de direitos desses povos.
Gabarito Letra B
A partir do texto acima, assinale a alternativa correta.
a) O conflito entre fazendeiros e indígenas, não somente no Centro-Oeste brasileiro, mas também em toda a região Norte, é fruto das características do desenvolvimento brasileiro e a política equivocada de proteção às populações indígenas, que deveriam ser incluídas na política de desenvolvimento sustentável, é a principal causa desse conflito.
Errado. Os conflitos se dão pelos interesses econômicos de fazendeiros, e da pouca proteção que as populações indígenas têm por parte do Estado.
“Trata-se de uma área com alto índice de violência, cujas origens não estão relacionadas à cultura tradicional indígena, mas a ações do Estado brasileiro no processo de territorialização dos coletivos ali assentados. Refiro-me à sua responsabilidade na imposição de práticas de opressão e discriminação etnicorracial como forma de disciplinamento, exploração, subjugação, tentativas de assimilação por meio da aculturação etc.
Por estes e outros motivos, os problemas que atingem os povos indígenas em Mato Grosso do Sul ganham destaque nas redes sociais e na imprensa nacional e internacional. Ano após ano, ininterruptamente, dezenas de pessoas são mortas durante conflitos pela posse de terras indígenas e nada é feito de objetivo para evitar os massacres e solucionar o problema.”
b) Os conflitos que envolvem as populações indígenas e as várias violências a estas impostas são um importante objeto de estudo e atuação da psicologia social, que deve ser aprofundado para contribuir na superação da quebra de direitos desses povos.
Certo!
“Desde o ano de 2012, realizamos diálogos interétnicos com diversas comunidades indígenas a partir do serviço “Rede de Atenção à Pessoa Indígena”. O serviço tem a proposta de tecer uma rede de projetos em parceria com indígenas, sendo que nos últimos anos, aprofundamos a relação, prioritariamente, com comunidades MbyaGuarani do Estado de São Paulo. Construímos com lideranças dessas comunidades o objetivo de apoiar seu processo de autoafirmação étnica, aspecto que consideramos fundamental para a superação das vulnerabilidades psicossociais que os povos indígenas enfrentam no presente e que identificamos como agravos resultantes de processos coloniais e pós-coloniais. Nesse sentido, buscamos contribuir para o “o pleno exercício da capacidade dos povos para gerirem os processos de educação, promoção da saúde, economia, alimentação, apropriação de saberes e escolhas quanto ao que pretendem construir para as futuras gerações” (ABRASME, 2014).”
c) A psicologia não pode contribuir com a causa indígena por se tratar de um conhecimento produzido a partir da cultura judaico-cristã e ser incompatível com os valores e as crenças dos povos indígenas, que têm uma outra referência simbólica do mundo.
Errado. A psicologia pode sim contribuir com a causa indígena, buscando não ver a população indígena a partir de sua cultura, mas da deles.
d) O atraso mencionado na premissa é relativo à dificuldade de contato de psicólogos com um tipo de linguagem que eles desconhecem, o que, evidentemente, é um forte obstáculo para a psicoterapia, que depende fundamentalmente da palavra.
Errado.
“A estratégia fundamental na execução do trabalho foi a constituição de uma equipe interétnica, cujos desafios principais foram construir uma horizontalidade de saberes e uma linguagem em comum entre seus integrantes. Com relação à horizontalidade de saberes, a criação de um espaço de diálogo entre os integrantes foi um exercício praticado continuamente 215 e teve na diversidade e alteridade os alicerces para a prática. A construção de uma linguagem em comum, ou melhor, compreensível por todos os membros da equipe PGTA ocorreu de forma gradativa e exigiu principalmente dos técnicos a abertura para correções e observações realizadas pelos colabores indígenas. Em minha experiência com Cristina Kaxixó suas colocações principalmente nas entrevistas domiciliares, foram imprescindíveis para o desenvolvimento do trabalho, sem as quais não haveria condições de ser realizado.”
e) O Mato Grosso do Sul, pelas extensas áreas cultiváveis ou destinadas à produção pecuária, é um estado que não se adequa à política protecionista de reserva indígena, o que torna este o principal fator de conflito entre indígenas e fazendeiros.
Errado. O Mato Grosso do Sul tem a segunda maior população indígena do país, fazendo necessárias políticas de proteção de reservas indígenas.
Nosso gabarito é Letra B.
Referência
Oliveira, Jorge Eremites de. (2016). Conflitos pela posse de terras indígenas em Mato Grosso do Sul. Ciência e Cultura, 68(4), 04-05. https://dx.doi.org/10.21800/2317-66602016000400002
https://www.crpsp.org/uploads/impresso/110/RLAg_HX8E6bm0fVjb2gpqCkreIBkTy0W.pdf
700) A violência estrutural, que impede a satisfação das necessidades básicas da maioria, não se reduz à distribuição inadequada dos recursos disponíveis; além disso, a violência estrutural exige o ordenamento da desigualdade opressiva por meio de uma legislação que ampara os mecanismos de distribuição social da riqueza e que produz uma força coercitiva que obriga a maioria respeitar tais mecanismos. Posto que a ordem social é produto e reflexo do domínio de uma classe social sobre as outras, a conclusão mais importante é também a mais óbvia: a violência está presente na própria ordem social e, portanto, não é arbitrário falar de violência estrutural. A citação de Ignácio Martín-Baró acima, extraída de Martins & Lacerda Jr (2014), significa que o(a)
- A) violência somente poderá ser combatida se houver distribuição adequada dos recursos.
- B) violência estrutural emana do Estado e a própria ordem social é produto e reflexo do domínio em uma sociedade de classes.
- C) texto citado é datado e refere-se a conflitos específicos de guerra civil em que a violência era banalizada.
- D) psicólogo social tem pouco a fazer nessas circunstâncias, por se tratar de fenômeno essencialmente político e de ordem social.
- E) a questão estrutural depende da organização social e econômica e a violência mencionada muitas vezes é da ordem do próprio controle da população mais pobre, que não respeita a ordem constituída.
A alternativa correta é letra B) violência estrutural emana do Estado e a própria ordem social é produto e reflexo do domínio em uma sociedade de classes.
Gabarito Letra B
A violência estrutural, que impede a satisfação das necessidades básicas da maioria, não se reduz à distribuição inadequada dos recursos disponíveis; além disso, a violência estrutural exige o ordenamento da desigualdade opressiva por meio de uma legislação que ampara os mecanismos de distribuição social da riqueza e que produz uma força coercitiva que obriga a maioria respeitar tais mecanismos. Posto que a ordem social é produto e reflexo do domínio de uma classe social sobre as outras, a conclusão mais importante é também a mais óbvia: a violência está presente na própria ordem social e, portanto, não é arbitrário falar de violência estrutural. A citação de Ignácio Martín-Baró acima, extraída de Martins & Lacerda Jr (2014), significa que o(a)
a) violência somente poderá ser combatida se houver distribuição adequada dos recursos.
Errado. O autor explica a violência estrutural, não dá receitas para combate-la. É uma extrapolação de interpretação.
b) violência estrutural emana do Estado e a própria ordem social é produto e reflexo do domínio em uma sociedade de classes.
Certo!
c) texto citado é datado e refere-se a conflitos específicos de guerra civil em que a violência era banalizada.
Errado. A citação, na verdade, pode ser considerada bem atual.
d) psicólogo social tem pouco a fazer nessas circunstâncias, por se tratar de fenômeno essencialmente político e de ordem social.
Errado. Também não há nada na citação que indique isso.
e) a questão estrutural depende da organização social e econômica e a violência mencionada muitas vezes é da ordem do próprio controle da população mais pobre, que não respeita a ordem constituída.
Errado. A citação não fala isso.
Nosso gabarito é Letra B.