Questões Sobre Psicologia Social - Psicologia - concurso
721) Nos muitos grupos de que fazemos parte, longe de sermos observadores passivos, atuamos e participamos ativamente, influenciamos outras pessoas, somos influenciados por elas e, nesse processo, preenchemos lacunas e alcançamos objetivos. Por que os grupos são importantes para nós? Em primeiro lugar, precisamos do grupo para atender muitas de nossas necessidades humanas básicas, desde as de mera sobrevivência até as de aflição social e de satisfação de aspirações de desejos mais profundos. Os grupos são também poderosas fontes de informação que nos ajudam a tomar posição no mundo social, especialmente em situações novas, confusas ou ambíguas, em que usamos os comportamentos e opiniões dos outros para escolher cursos de ação mais apropriados.
O texto apresentado acima foi escrito por:
- A) Aronson - Wilson – Riviére
- B) Myers - Assmar - Wilson
- C) Rodrigues - Assmar - Jablonski
- D) Álvaro - Rodrigues - Garrido
- E) Torres - Neiva - Jablonski
A alternativa correta é letra C) Rodrigues - Assmar - Jablonski
Gabarito Letra C
Nos muitos grupos de que fazemos parte, longe de sermos observadores passivos, atuamos e participamos ativamente, influenciamos outras pessoas, somos influenciados por elas e, nesse processo, preenchemos lacunas e alcançamos objetivos. Por que os grupos são importantes para nós? Em primeiro lugar, precisamos do grupo para atender muitas de nossas necessidades humanas básicas, desde as de mera sobrevivência até as de aflição social e de satisfação de aspirações de desejos mais profundos. Os grupos são também poderosas fontes de informação que nos ajudam a tomar posição no mundo social, especialmente em situações novas, confusas ou ambíguas, em que usamos os comportamentos e opiniões dos outros para escolher cursos de ação mais apropriados.
O texto apresentado acima foi escrito por:
a) Aronson - Wilson – Riviére
b) Myers - Assmar - Wilson
c) Rodrigues - Assmar - Jablonski
d) Álvaro - Rodrigues - Garrido
e) Torres - Neiva - Jablonski
Questãozinha chata, difícil e que não avalia algo relevante. Ela quer apenas saber quem são os autores da bibliografia consultada.
Aqui, Aronson e Wilson são autores de um livro de psicologia social, mas Riviére não é o terceiro.
Myers também é autor de uma obra do assunto, mas Assmar e Wilson não escreveram com ele.
Álvaro e Garrido também tem um livro de psicologia social, mas não há nesta bibliografia um autor de sobrenome Rodrigues.
Da mesma forma, Torres e Neiva são autores de outro livro do assunto, mas Jablonski não faz parte deste livro.
Rodrigues, Assmar e Jablonski são, os três, autores do mesmo livro de psicologia social, do qual foi retirado o trecho da questão.
Nosso gabarito é Letra C
Referência
RODRIGUES, Aroldo; ASSMAR, Eveline; JABLONSKI, Bernardo. Psicologia Social. Petrópolis: Vozes, 2009
722) Em Psicologia Social, atitude é o conceito que engloba os sentimentos positivos, negativos ou neutros que desenvolvemos em relação a pessoas e objetos sociais em geral. Assinale a alternativa INCORRETA sobre o conceito de atitude.
- A) O componente cognitivo da atitude se refere à representação cognitiva que uma pessoa tem em relação a um objeto, como as crenças, os conhecimentos e as formas de encarar o objeto social.
- B) O componente afetivo da atitude se refere a um sentimento pró ou contra determinado objeto social.
- C) Atitudes e opiniões são sinônimos, pois ambas possuem componentes cognitivos e afetivos.
- D) Valores são categorias gerais também dotadas de componentes cognitivos, afetivos e predisponentes de comportamento.
- E) O componente comportamental da atitude é a combinação entre a cognição e o afeto, combinação esta que é instigadora de comportamentos frente a certas situações.
A alternativa correta é letra C) Atitudes e opiniões são sinônimos, pois ambas possuem componentes cognitivos e afetivos.
Em Psicologia Social, atitude é o conceito que engloba os sentimentos positivos, negativos ou neutros que desenvolvemos em relação a pessoas e objetos sociais em geral. Assinale a alternativa INCORRETA sobre o conceito de atitude.
a) O componente cognitivo da atitude se refere à representação cognitiva que uma pessoa tem em relação a um objeto, como as crenças, os conhecimentos e as formas de encarar o objeto social.
Essa afirmativa está de acordo com o livro "Psicologia Social" de Rodrigues et al. Veja:
"Para que se tenha uma atitude em relação a um objeto e necessária que se tenha alguma representação cognitiva deste objeto. Se perguntarmos a um empregado de uma fazenda no Mato Grosso qual a sua atitude em relação ao sistema de pressurização de uma nave espacial, e improvável que se obtenha uma resposta que indique uma atitude desta pessoa em a este tópico. (...) As crenças e demais componentes cognitivos (conhecimento, maneira de encarar o objeto, etc.) relativos ao objeto de uma atitude constituem o componente cognitivo da atitude."
Assertiva Correta.
b) O componente afetivo da atitude se refere a um sentimento pró ou contra determinado objeto social.
Essa afirmativa também está de acordo com Rodrigues et al.. Observe:
"Para alguns (FISHBEIN & RA YEN, 1962; FISHBEIN, 1965; 1966) o componente afetivo, definido como sentimento pró ou contra um determinado objeto social, e o único característico das atitudes sociais."
Assertiva Correta.
c) Atitudes e opiniões são sinônimos, pois ambas possuem componentes cognitivos e afetivos.
O posicionamento de Rodrigues et al. é outro. Veja:
"Não há dúvidas de que o componente mais nitidamente característicos das atitudes é o componente afetivo. Nisto as atitudes diferem, por exemplo, das crenças e das opiniões que, embora muitas vezes se integrem numa atitude, suscitando um afeto positivo ou negativo em relação a um objeto e predispondo à ação, não são necessariamente impregnados de conotação afetiva."
Assertiva Falsa.
d) Valores são categorias gerais também dotadas de componentes cognitivos, afetivos e predisponentes de comportamento.
Essa afirmativa está de acordo com o texto de Rodrigues:
"Valores são categorias gerais também dotadas de componentes cognitivos, afetivos e predisponentes de comportamento, diferindo das atitudes por sua generalidade (...) uma mesma atitude exibida por duas pessoas pode estar ancorada em valores diferentes para cada uma delas."
Assertiva Correta.
e) O componente comportamental da atitude é a combinação entre a cognição e o afeto, combinação esta que é instigadora de comportamentos frente a certas situações.
Outra afirmativa de acordo com Rodrigues:
"Por ora queremos apenas apresentar a posição segundo a qual as atitudes sociais contêm em si um elemento cognitivo (o objeto tal como conhecido), um elemento afetivo (o objeto como alvo de sentimento pró ou contra), um elemento comportamental (a combinação de cognição e afeto como instigadora de comportamentos dadas determinadas situações)."
Assertiva Correta.
A alternativa incorreta é, portanto, a Letra C.
723) Acerca da atuação do psicólogo no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e dos serviços prestados por esse equipamento, assinale a alternativa correta.
- A) A Proteção Social Especial tem como objetivo prevenir situações de risco nas populações que vivem em situação de vulnerabilidade social.
- B) O psicólogo que atua no CRAS atende prioritariamente casos que implicam violação de direitos, como violência e abuso sexual, exploração do trabalho infantil e pessoas em situação de rua.
- C) Para que o processo de exclusão/marginalização, assistencialismo e tutela das populações atendidas pelo CRAS seja rompido, é preciso que o psicólogo defenda a institucionalização do cuidado.
- D) O foco de atuação do CRAS é a prevenção e a promoção da vida, por isso a atuação do psicólogo deve buscar a valorização das potencialidades dos sujeitos, das famílias e da comunidade.
- E) O CRAS atende às demandas da Proteção Social Especial.
A alternativa correta é letra D) O foco de atuação do CRAS é a prevenção e a promoção da vida, por isso a atuação do psicólogo deve buscar a valorização das potencialidades dos sujeitos, das famílias e da comunidade.
Acerca da atuação do psicólogo no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e dos serviços prestados por esse equipamento, assinale a alternativa correta.
a) A Proteção Social Especial tem como objetivo prevenir situações de risco nas populações que vivem em situação de vulnerabilidade social.
Segundo o documento do CFP "Referência técnica para atuação do(a) psicólogo(a) no CRAS/SUAS", esse é o objetivo da Proteção Social Básica.
Assertiva Falsa.
b) O psicólogo que atua no CRAS atende prioritariamente casos que implicam violação de direitos, como violência e abuso sexual, exploração do trabalho infantil e pessoas em situação de rua.
Esses atendimentos estão mais relacionados com o CREAS.
Assertiva Falsa.
c) Para que o processo de exclusão/marginalização, assistencialismo e tutela das populações atendidas pelo CRAS seja rompido, é preciso que o psicólogo defenda a institucionalização do cuidado.
Essa afirmativa distorce o seguinte texto do CFP:
"Temos compromisso com a autonomia dos sujeitos, com a crença no potencial dos moradores e das famílias das populações referenciadas pelos CRAS, para que rompam com o processo de exclusão/marginalização, assistencialismo e tutela. É fundamental a apropriação do lugar de protagonista na conquista e afirmação de direitos, para que possamos trabalhar com essa perspectiva. Para uma atuação ética e política, compreendemos ser imprescindível a identificação e apropriação da atuação, enquanto profissional, e crença no que se faz, mesmo diante de adversidades e desafios inerentes a ela. Isso contribui para um protagonismo de fato, capaz de fomentar, em outros, a construção de autonomias e a geração de outros protagonistas."
Assertiva Falsa.
d) O foco de atuação do CRAS é a prevenção e a promoção da vida, por isso a atuação do psicólogo deve buscar a valorização das potencialidades dos sujeitos, das famílias e da comunidade.
Essa é a alternativa que está de acordo com o CFP. Veja:
"Quando estamos dentro dos territórios de pertencimento das camadas mais apartadas do acesso a bens e serviços, no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, motivo da elaboração deste primeiro documento, o que temos como propósito é nos ocuparmos das situações que demandam atenção, cuidado, aproximação. O CRAS tem como objetivo o desenvolvimento local, buscando potencializar o território de modo geral. O foco da atuação do CRAS é a prevenção e promoção da vida, por isso o trabalho do psicólogo deve priorizar as potencialidades."
Assertiva Correta.
e) O CRAS atende às demandas da Proteção Social Especial.
Na verdade, o CRAS atende as demandas da Proteção Social Básica.
Assertiva Falsa.
A alternativa correta é, portanto, a Letra D.
724) O trabalho dos psicólogos na Política de Assistência Social cresceu a partir da implantação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Considerando o exposto, assinale a alternativa correta no que se refere à atuação do psicólogo no SUAS.
- A) O campo de atuação profissional do psicólogo no SUAS consiste na Política Pública de Assistência Social, sendo que a psicoterapia não é uma oferta de serviços.
- B) A prática do psicólogo no SUAS deve ser neutra, evitando basear-se em campos teóricos que possuam uma visão crítica da realidade social e que considerem as relações de poder.
- C) Os profissionais de psicologia atuantes no SUAS devem priorizar, durante o atendimento psicoterápico, intervenções crítico-reflexivas frente às condições de vida dos usuários.
- D) O psicólogo deve conhecer e atuar de acordo com as legislações e normativas técnicas que embasam sua prática, evitando o debate crítico.
- E) As diferenças culturais, geográficas e políticas não devem ser consideradas no planejamento do trabalho do psicólogo, pois todo cidadão tem direito a um atendimento igualitário e universal.
A alternativa correta é letra A) O campo de atuação profissional do psicólogo no SUAS consiste na Política Pública de Assistência Social, sendo que a psicoterapia não é uma oferta de serviços.
O trabalho dos psicólogos na Política de Assistência Social cresceu a partir da implantação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Considerando o exposto, assinale a alternativa correta no que se refere à atuação do psicólogo no SUAS.
a) O campo de atuação profissional do psicólogo no SUAS consiste na Política Pública de Assistência Social, sendo que a psicoterapia não é uma oferta de serviços.
Essa afirmativa está de acordo com o documento do CFP "Nota técnica com parâmetros para atuação dos profissionais de psicologia no âmbito do sistema único de assistência social (SUAS)":
"O campo de atuação profissional consiste na Política Pública de Assistência Social, no qual a psicoterapia não é uma oferta de serviços. Os saberes psicológicos podem contribuir para a proteção social de assistência social e superação das desigualdades sociais, para o empoderamento dos coletivos, a garantia de direitos e o fortalecimento da função protetiva da família."
Assertiva Correta.
b) A prática do psicólogo no SUAS deve ser neutra, evitando basear-se em campos teóricos que possuam uma visão crítica da realidade social e que considerem as relações de poder.
Essa afirmativa distorce o seguinte texto do CFP:
"A atuação profissional da psicóloga e do psicólogo no SUAS deve se sustentar no princípio da garantia de direitos, fundante da Política de Assistência Social. Para isso, baseará sua prática nos campos teóricos e metodológicos que contemplam a visão crítica da realidade social, a sua historicidade, as lutas políticas e as relações de poder"
Assertiva Falsa.
c) Os profissionais de psicologia atuantes no SUAS devem priorizar, durante o atendimento psicoterápico, intervenções crítico-reflexivas frente às condições de vida dos usuários.
Observe que o documento não fala em "atendimento psicoterápico":
"Aos profissionais de Psicologia atuantes no SUAS cabe a realização de intervenções crítico-reflexivas frente às condições de vida dos usuários/sujeitos de direitos e suas famílias, face ao contexto social em que estão inseridos, e no processo de atendimento/acompanhamento."
Assertiva Falsa.
d) O psicólogo deve conhecer e atuar de acordo com as legislações e normativas técnicas que embasam sua prática, evitando o debate crítico.
Não se deve evitar o debate crítico. Veja:
"A psicóloga e o psicólogo deverão, portanto, conhecer e atuar respeitando as legislações e as normativas técnicas que embasam sua atuação, que incidem sobre a política de Assistência Social e demais direitos dos usuários/sujeitos de direitos, além daquelas que configuram o campo de atuação das categorias profissionais do SUAS, tais como: a Constituição Federal, LOAS, ECA, SINASE, Estatuto do Idoso, Estatuto da Pessoa com Deficiência, NOB-RH/SUAS, Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais, Orientações Técnicas dos Serviços, entre outras. Além de conhecê-las, é importante o debate crítico, fundamental para o avanço das políticas públicas e para a ampliação de direitos, sendo o controle social um dos lócus privilegiados para realização deste debate, além do Sistema Conselhos de Psicologia."
Assertiva Falsa.
e) As diferenças culturais, geográficas e políticas não devem ser consideradas no planejamento do trabalho do psicólogo, pois todo cidadão tem direito a um atendimento igualitário e universal.
Essa afirmativa distorce o seguinte trecho do documento:
"As diferenças culturais, geográficas e políticas do nosso país demandam que as psicólogas e os psicólogos sejam capazes de planejar e propor seu trabalho a partir do território e da realidade em que se encontram. As desigualdades sociais em nosso país desafiam, a todo momento, os conhecimentos da Psicologia, tanto quanto dos demais saberes sociais contemporâneos, demandando uma atenção especial para o seu enfrentamento."
Assertiva Falsa.
A alternativa correta é, portanto, a Letra A.
725) Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s). Constitui(em) prática(s) do psicólogo do SUAS com relação à população jovem:
I. priorizar, no trabalho com os adolescentes e jovens aos quais se atribua a prática do ato infracional, um olhar de vitimização, pois muitas vezes o sujeito é vítima de seu contexto social.
II. contextualizar o ato infracional, atentando-se aos fatores sociais, culturais, econômicos, assim como aos vínculos comunitários e familiares.
III. realizar suas intervenções considerando a singularidade e a condição de desenvolvimento dos adolescentes no cumprimento da medida socioeducativa, evitando a responsabilização.
IV. propor trabalhos em grupo com os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, mas realizar também o atendimento psicoterápico individual, quando julgar necessário.
- A) Apenas I, II e III.
- B) Apenas II e IV.
- C) Apenas II e III.
- D) Apenas IV.
- E) Apenas II.
A alternativa correta é letra E) Apenas II.
Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s). Constitui(em) prática(s) do psicólogo do SUAS com relação à população jovem:
I. priorizar, no trabalho com os adolescentes e jovens aos quais se atribua a prática do ato infracional, um olhar de vitimização, pois muitas vezes o sujeito é vítima de seu contexto social.
Essa afirmativa distorce o seguinte texto do documento do CFP "Nota técnica com parâmetros para atuação dos profissionais de psicologia no âmbito do sistema único de assistência social (SUAS)":
"O acompanhamento de adolescentes e jovens aos quais se atribuam a prática do ato infracional requer do profissional de Psicologia a capacidade de assimilação de conteúdos que estão no Estatuto da Criança e do Adolescente e na Lei que institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), e de articulação com o Sistema de Garantia de Direitos. É importante ressaltar que a indicação da e do profissional de psicologia contribui de forma significativa na construção de estratégias junto às equipes de referência do serviço."
Assertiva Falsa.
II. contextualizar o ato infracional, atentando-se aos fatores sociais, culturais, econômicos, assim como aos vínculos comunitários e familiares.
Essa afirmativa está de acordo com o documento do CFP. Veja:
"A Psicologia trabalha com contextualização do ato infracional, atentando-se aos fatores sociais, culturais, econômicos, assim como os vínculos comunitários e familiares, trazidos primordialmente na visão do adolescente ou jovem. A realização do ato infracional está ligada às suas vivências e referenciais, fazendo- se mais do que necessária a valorização da sua fala e percepções frente ao contexto, bem como em relação à própria medida socioeducativa."
Assertiva Correta.
III. realizar suas intervenções considerando a singularidade e a condição de desenvolvimento dos adolescentes no cumprimento da medida socioeducativa, evitando a responsabilização.
Essa afirmativa distorce o texto do CFP. Veja:
"Psicólogas e psicólogos no serviço de medidas socioeducativas realizam suas intervenções considerando a singularidade e a condição de desenvolvimento dos adolescentes no cumprimento da medida socioeducativa, compreendendo que cada sujeito tem características e possibilidades de responsabilização, contrapondo-se a um cumprimento meramente burocrático e verticalizado, e apoiando a construção da medida socioeducativa no intuito de fortalecer a autonomia e transformação do adolescente ou jovem."
Assertiva Falsa.
IV. propor trabalhos em grupo com os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, mas realizar também o atendimento psicoterápico individual, quando julgar necessário.
Nesse contexto, a psicoterapia individual não faz parte das atividades do Psicólogo. Observe o que diz o CFP:
"O campo de atuação profissional consiste na Política Pública de Assistência Social, no qual a psicoterapia não é uma oferta de serviços."
Assertiva Falsa.
Portanto, a única afirmativa correta é a II. Encontramos a resposta na Letra E.
a) Apenas I, II e III.
b) Apenas II e IV.
c) Apenas II e III.
d) Apenas IV.
e) Apenas II.
726) No que se refere ao trabalho social com famílias, assinale a alternativa INCORRETA.
- A) Uma família acompanhada por um serviço deve, preferencialmente, ser atendida por diferentes serviços de diferentes equipes de referência, evitando sobreposição.
- B) O serviço de acompanhamento sociofamiliar deve articular os demais serviços e atendimentos socioassistenciais e intersetoriais, garantindo ações coordenadas e evitando fragmentação.
- C) O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) busca uma atuação preventiva e não restrita a atendimentos particularizados.
- D) As atividades desenvolvidas com famílias do PAIF devem ser planejadas e avaliadas com a participação das famílias usuárias, fortalecendo o seu protagonismo.
- E) O Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI) faz parte da Proteção Social Especial de Assistência Social.
A alternativa correta é letra A) Uma família acompanhada por um serviço deve, preferencialmente, ser atendida por diferentes serviços de diferentes equipes de referência, evitando sobreposição.
No que se refere ao trabalho social com famílias, assinale a alternativa INCORRETA.
a) Uma família acompanhada por um serviço deve, preferencialmente, ser atendida por diferentes serviços de diferentes equipes de referência, evitando sobreposição.
Essa afirmativa distorce o seguinte texto do documento do CFP "Nota técnica com parâmetros para atuação dos profissionais de psicologia no âmbito do sistema único de assistência social (SUAS)":
"Uma família atendida na Proteção Social Básica é uma família atendida no SUAS, que pode ou não ser atendida em outros serviços. Considerado o princípio da integralidade, o desafio é de superação da fragmentação da atenção ao usuário/sujeito de direitos, que, ao acessar um serviço da Assistência Social, acessa o Sistema, o qual deve articular seus serviços, programas e benefícios. Dessa forma, uma família acompanhada pelo PAIF no CRAS pode ser atendida em outros serviços do Sistema, mas não acompanhamento sociofamiliar. É fundamental que a psicóloga e o psicólogo articulem o acompanhamento com as demais equipes e serviços que atendem a família."
Assertiva Falsa.
b) O serviço de acompanhamento sociofamiliar deve articular os demais serviços e atendimentos socioassistenciais e intersetoriais, garantindo ações coordenadas e evitando fragmentação.
Essa afirmativa está de acordo com o documento do CFP. Observe:
"Uma família atendida na Proteção Social Básica é uma família atendida no SUAS, que pode ou não ser atendida em outros serviços. Considerado o princípio da integralidade, o desafio é de superação da fragmentação da atenção ao usuário/sujeito de direitos, que, ao acessar um serviço da Assistência Social, acessa o Sistema, o qual deve articular seus serviços, programas e benefícios. Dessa forma, uma família acompanhada pelo PAIF no CRAS pode ser atendida em outros serviços do Sistema, mas não acompanhamento sociofamiliar. É fundamental que a psicóloga e o psicólogo articulem o acompanhamento com as demais equipes e serviços que atendem a família."
Assertiva Correta.
c) O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) busca uma atuação preventiva e não restrita a atendimentos particularizados.
Essa afirmativa também está de acordo com o CFP:
"A atuação da psicóloga e do psicólogo no PAIF potencializa estratégias metodológicas que possibilitam o conhecimento do território e a articulação com diversos atores. Tem como desafio uma atuação preventiva e não restrita a atendimentos particularizados. Porém, para atendimento de PAIF ou de escutas qualificadas, os atendimentos individualizados são adequados, assim como duplas ou grupos de famílias, focando no enfoque familiar e social da situação relatada, bem como nas perspectivas de fortalecimento pessoal para buscar formas de sair da situação de vulnerabilidade vivenciada."
Assertiva Correta.
d) As atividades desenvolvidas com famílias do PAIF devem ser planejadas e avaliadas com a participação das famílias usuárias, fortalecendo o seu protagonismo.
Outra afirmativa de acordo com o CFP:
"O trabalho social com famílias do PAIF é materializado por meio de atividades desenvolvidas com diferentes metodologias possíveis. Psicólogas e psicólogos devem contribuir e considerar que essas atividades devem ser planejadas e avaliadas com a participação das famílias usuárias, das organizações e movimentos comunitários e populares do território, visando à qualificação da oferta do Serviço, a partir de sua melhor adequação às necessidades locais, bem como o fortalecimento dos vínculos e protagonismo destas famílias, dos espaços de participação democrática e de instâncias de controle social."
Assertiva Correta.
e) O Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI) faz parte da Proteção Social Especial de Assistência Social.
De acordo com o documento do CFP, essa alternativa está correta ao afirmar que o PAEFI faz parte da Proteção Social Especial.
Assertiva Correta.
A alternativa incorreta é, portanto, a Letra A.
727) O jovem em situação de vulnerabilidade social é aquele que não possui acesso às políticas públicas disponíveis à sociedade civil, em um processo que leva à exclusão social. Acerca do Protagonismo Juvenil, assinale a alternativa correta.
- A) O jovem deve ser retirado da comunidade onde vive, pois as carências desta podem fazer com que o adolescente assuma um Protagonismo Negativo.
- B) A elaboração do Estatuto da Criança e do Adolescente reconhece as crianças e os adolescentes como cidadãos e pessoas em desenvolvimento, priorizando aqueles que apresentam uma situação de marginalidade e delinquência.
- C) Baseia-se nas políticas assistencialistas da década de 80.
- D) O movimento hip-hop é um exemplo de expressão do Protagonismo Juvenil contra a violência urbana, favorecendo a mobilização social e política dos jovens.
- E) Representa um contraponto à exclusão social, representando um método de educação para a cidadania, em que a família do jovem ocupa a posição central, visto que o adolescente ainda não possui condições para tomar suas próprias decisões.
A alternativa correta é letra D) O movimento hip-hop é um exemplo de expressão do Protagonismo Juvenil contra a violência urbana, favorecendo a mobilização social e política dos jovens.
O jovem em situação de vulnerabilidade social é aquele que não possui acesso às políticas públicas disponíveis à sociedade civil, em um processo que leva à exclusão social. Acerca do Protagonismo Juvenil, assinale a alternativa correta.
a) O jovem deve ser retirado da comunidade onde vive, pois as carências desta podem fazer com que o adolescente assuma um Protagonismo Negativo.
Não é preciso sair da comunidade para construir o protagonismo juvenil.
Assertiva Falsa.
b) A elaboração do Estatuto da Criança e do Adolescente reconhece as crianças e os adolescentes como cidadãos e pessoas em desenvolvimento, priorizando aqueles que apresentam uma situação de marginalidade e delinquência.
O ECA abrange todas as crianças e adolescentes, sem priorizar a situação de marginalidade e delinquência.
Assertiva Falsa.
c) Baseia-se nas políticas assistencialistas da década de 80.
Segundo Costa, no artigo "Protagonismo Juvenil: adolescência, juventude e participação democrática", o protagonismo juvenil não se baseia no assistencialismo.
"O protagonismo juvenil é uma forma de atuação com os jovens, a partir do que eles sentem e percebem da sua realidade. Não se trata de uma atuação para os jovens, muito menos de uma atuação sobre os jovens. Portanto, trata-se de uma postura pedagógica visceralmente contrária a qualquer tipo de paternalismo, assistencialismo ou manipulação"
Assertiva Falsa.
d) O movimento hip-hop é um exemplo de expressão do Protagonismo Juvenil contra a violência urbana, favorecendo a mobilização social e política dos jovens.
Essa afirmativa está de acordo com o artigo "A juventude e as exigências de profissionalização frente ao Maranhão industrializado" Macedo et al.. Veja:
"O rap, o hip-hop e o funk, emergiram em todo o país, o que fortaleceu os espaços de convivência dos grupos de jovens, favorecendo a sua mobilização social e política e se constituindo de espaços singulares no exercício da formação da identidade desses jovens (Iulianelli, 2003; Aquino, 2009). Quiroga (2005) e Alves (2005) apontam que, no Brasil, especificamente o movimento hip-hop, em que inicialmente os jovens se organizavam para construir uma nova forma de lazer, se constituiu de um movimento fundamental no protagonismo juvenil contra a violência urbana que veio assolando a juventude brasileira na década de 1990."
Assertiva Correta.
e) Representa um contraponto à exclusão social, representando um método de educação para a cidadania, em que a família do jovem ocupa a posição central, visto que o adolescente ainda não possui condições para tomar suas próprias decisões.
No protagonismo juvenil é o jovem que ocupa a posição central, não a família.
Assertiva Falsa.
A alternativa correta é, portanto, a Letra D.
728) Acerca dos princípios presentes no trabalho do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), preencha as lacunas e assinale a alternativa correta. A da proteção socioassistencial remete à articulação entre serviços e benefícios e entre níveis de complexidade do SUAS. A busca compartilhar responsabilidades e ações concretas de forma integrada e complementar na educação, assistência social, trabalho e renda, cultura, habitação. Na , os profissionais trabalham de forma interativa e dialógica para resolver uma situação, por meio da troca e cooperação entre diferentes saberes.
- A) interinstitucionalidade / integralidade / intersetorialidade
- B) integralidade / interdisciplinaridade / interinstitucionalidade
- C) interinstitucionalidade / integralidade / interdisciplinaridade
- D) intersetorialidade / integralidade / interdisciplinaridade
- E) integralidade / intersetorialidade / interdisciplinaridade
A alternativa correta é letra E) integralidade / intersetorialidade / interdisciplinaridade
Acerca dos princípios presentes no trabalho do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), preencha as lacunas e assinale a alternativa correta. A da proteção socioassistencial remete à articulação entre serviços e benefícios e entre níveis de complexidade do SUAS. A busca compartilhar responsabilidades e ações concretas de forma integrada e complementar na educação, assistência social, trabalho e renda, cultura, habitação. Na , os profissionais trabalham de forma interativa e dialógica para resolver uma situação, por meio da troca e cooperação entre diferentes saberes.
Essa questão está baseada no seguinte texto do documento "Nota técnica com parâmetros para atuação dos profissionais de psicologia no âmbito do sistema único de assistência social (SUAS)" do CFP:
"A integralidade apresenta flutuações em contextos diversos, em seus sentidos e formas de operar. Em um sentido mais amplo, podemos destacar o reconhecimento do sujeito e/ou sua família em seu contexto do Sistema de Garantia de Direitos, valorizando as necessidades e demandas específicas de diferentes grupos da população. Em um sentido estrito, a integralidade da proteção socioassistencial remete à articulação entre serviços e benefícios e entre níveis de complexidade do SUAS, por meio de referenciamento e contrarreferenciamento no sistema. Nessa perspectiva, a usuária e o usuário/sujeito de direitos e suas famílias, ao acessar um serviço ou um benefício, acessam o SUAS.
(...)
Com a estratégia da intersetorialidade, almeja-se superar a fragmentação presente no setor público, buscando compartilhar responsabilidades e ações concretas de forma integrada e complementar em áreas diversas, como educação, assistência social, trabalho e renda, cultura, saúde, habitação etc. A articulação intersetorial favorece o acesso a serviços, troca de experiências, a constituição e o fortalecimento de uma rede de proteção social.
(...)
A interdisciplinaridade exige uma troca e cooperação entre diferentes saberes superando o tecnicismo, o isolamento e a fragmentação do conhecimento. Considera-se um partilhar de concepções e práticas que priorizam o trabalho coletivo nos fazeres cotidianos e na equipe multiprofissional, visando à qualificação da ação junto ao público atendido. Na perspectiva interdisciplinar, o conhecimento se constrói com uma visão ampliada de uma rede de profissionais trabalhando de forma cooperativa e dialógica."
As lacunas podem ser preenchidas, portanto, por integralidade, intersetorialidade e interdisciplinaridade. Encontramos a resposta na Letra E.
a) interinstitucionalidade / integralidade / intersetorialidade
b) integralidade / interdisciplinaridade / interinstitucionalidade
c) interinstitucionalidade / integralidade / interdisciplinaridade
d) intersetorialidade / integralidade / interdisciplinaridade
e) integralidade / intersetorialidade / interdisciplinaridade
729) O relatório psicossocial pode ser solicitado pelo juiz após a decretação de uma medida socioeducativa, como prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Sobre a elaboração desse relatório, assinale a alternativa correta.
- A) Os estudos para a elaboração do documento podem ser realizados por profissionais psicossociais, como psicólogos e assistentes sociais, entretanto o relatório deve ser assinado apenas pelo psicólogo.
- B) É preciso atentar para as condições de direitos violados, baixa escolaridade e vulnerabilidade social, de modo que o relatório deve ser um instrumento de enriquecimento do processo, e não de mera avaliação, controle e classificação.
- C) O histórico do adolescente infrator e da sua família não deve ser descrito, pois o relatório deve focar na situação atual do sujeito.
- D) O relatório serve para compor uma avaliação, portanto deve se abster de orientar e oferecer oportunidades de intervenção, pois esse papel cabe ao juiz.
- E) A resolução do Conselho Federal de Psicologia - CFP 06/2019, que trata da elaboração de documentos escritos, define impedimento para que seja utilizada a denominação Relatório Psicossocial, orientando que seja usado o termo Relatório Multiprofissional.
A alternativa correta é letra B) É preciso atentar para as condições de direitos violados, baixa escolaridade e vulnerabilidade social, de modo que o relatório deve ser um instrumento de enriquecimento do processo, e não de mera avaliação, controle e classificação.
Gabarito: Letra B
Vejamos as alternativas:
a) Os estudos para a elaboração do documento podem ser realizados por profissionais psicossociais, como psicólogos e assistentes sociais, entretanto o relatório deve ser assinado apenas pelo psicólogo. INCORRETA.
O relatório psicossocial realizado em conjunto por profissionais psicossociais poderá ser assinado conjuntamente, ou seja, é incorreto afirmar que só poderá ser assinado pelo psicólogo.
Nesse sentido, segue trecho retirado do "Guia para o Exercício Profissional da Psicologia":
Com relação à elaboração de “Relatório Psicossocial” decorrente dos atendimentos/acompanhamentos realizados em conjunto pela equipe do CRAS, CREAS e outros serviços tipificados pelo SUAS há entendimento que a nomenclatura “Relatório Psicossocial” não atende diretrizes ético/políticas das profissões de Psicologia e Serviço Social, bem como a realidade dos serviços. Neste sentido, no caso de atendimento/acompanhamento realizado pelo psicólogo e pelo Assistente Social, é possível emitir documento técnico (Relatório/Parecer) respeitando às orientações de cada Conselho profissional, bem como as especificidades de cada profissão, considerando o disposto nas resoluções do CFP nº 007/2003 e CFESS Nº 557/2009, que dispõem sobre a emissão de documentos escritos por psicólogos e assistentes sociais, respectivamente, ou ainda emitir documento conjunto, desde que se respeite o instrumental técnico de cada uma das profissões.
b) É preciso atentar para as condições de direitos violados, baixa escolaridade e vulnerabilidade social, de modo que o relatório deve ser um instrumento de enriquecimento do processo, e não de mera avaliação, controle e classificação. CORRETA.
Trata-se de entendimento retirado do artigo "Adolescente em conflito com a lei: o relatório psicossocial como ferramenta para promoção do desenvolvimento", vejamos:
Propomo-nos discutir como este relatório pode ser construído de modo a não beneficiar unicamente o juiz, ser um instrumento de enriquecimento do processo jurídico e de ampliação da visão dos atores do judiciário sobre a fase de desenvolvimento do adolescente e não conter somente uma visão avaliativa, mas também o sentido de devolver a humanidade aos sujeitos dependentes das decisões judiciais e promover uma perspectiva de intervenção psicossocial. É preciso atentar para as condições de direitos violados, de carências múltiplas, de baixa escolaridade, de vulnerabilidade social em que se encontram os nossos adolescentes.
Desse modo, verifica-se que o relatório psicossocial deve buscar trazer a "humanidade" decorrente do histórico do adolescente em conflito com a lei, não sendo apenas um instrumento de avaliação.
c) O histórico do adolescente infrator e da sua família não deve ser descrito, pois o relatório deve focar na situação atual do sujeito. INCORRETA.
Verifica-se que o histórico do adolescente deve ser descrito minuciosamente, a fim de incluir todos os atos infracionais cometidos, bem como os fatores ambientais, o que acaba por incluir a família.
Nesse contexto, segue trecho retirado do artigo "Adolescente em conflito com a lei: o relatório psicossocial como ferramenta para promoção do desenvolvimento":
Segundo Mandeville-Norden e Beech (2006), o histórico do adolescente infrator que servirá de base para a elaboração do relatório deve conter dados como a história dos atos infracionais, a história dos fatores ambientais que influenciaram esses atos e a história da motivação para sua prática, ou seja, os aspectos afetivo-emocionais do adolescente. Esses autores se posicionam favoravelmente à entrevista clínica como instrumento útil nessa avaliação, a qual, em sua opinião, deve ser complementada por instrumentos do tipo check list. Também alertam que será maior a probabilidade de se errar na predição de comportamentos reincidentes se a opinião emitida no relatório for de caráter eminentemente subjetivo.
d) O relatório serve para compor uma avaliação, portanto deve se abster de orientar e oferecer oportunidades de intervenção, pois esse papel cabe ao juiz. INCORRETA.
O relatório, além de ser uma avaliação, deve buscar orientar e oferecer oportunidades de intervenção através da rede com outras instituições.
É o que se depreende do trecho disposto no artigo "Adolescente em conflito com a lei: o relatório psicossocial como ferramenta para promoção do desenvolvimento":
O relatório serve para compor uma avaliação, mas também para orientar, transformar, oferecer oportunidade de intervenção e, principalmente, situar o adolescente como pertencente a um tempo histórico, a um tempo pessoal e a um tempo judicial. Reconhecemos que a Justiça ainda não oferece de pronto (posição corroborada por Cesca 2004) uma dimensão reparatória para as situações de violência que levam o adolescente a cometer atos infracionais. A Justiça precisa avançar nesta área, colocando-se em rede com outras instituições que venham a garantir-lhe acesso à saúde, à educação e à assistência social.
e) A resolução do Conselho Federal de Psicologia - CFP 06/2019, que trata da elaboração de documentos escritos, define impedimento para que seja utilizada a denominação Relatório Psicossocial, orientando que seja usado o termo Relatório Multiprofissional. INCORRETA.
Verifica-se que não há qualquer impedimento em utilizar a nomenclatura "relatório psicossocial".
Nesse sentido, segue o disposto na Resolução do Conselho Federal de Psicologia - CFP 06/2019:
Na atuação profissional, especialmente nas áreas da saúde, da assistência social e do judiciário, tem se consolidado a nomenclatura “Relatório Psicossocial”; porém, com a variedade de contextos e de composição das equipes, a elaboração de relatórios com esta denominação abarca organização textual e referenciais de intervenção e de argumentação técnica muito variados. A Resolução acolhe essa diversidade e não define qualquer impedimento para que seja utilizada essa denominação. Da mesma forma, como define-se na modalidade de Relatório Psicológico, o documento deve conter como título “Relatório Multiprofissional”. Contudo, pode receber subtítulos diversos e variar em sua organização textual, a depender do serviço, da demanda e da solicitação, resguardando a necessidade de constar as informações especificadas na presente Resolução
Diante do exposto, o gabarito correto é a letra B.
730) Sobre o desenvolvimento da Psicologia Social e da Psicologia Social Comunitária, é correto afirmar que
- A) a Psicologia Social no Brasil foi influenciada pela Psicologia Social Psicológica, vinda dos EUA, que tratava os fenômenos sociais como naturais por meio de métodos experimentais.
- B) a Psicologia Social Comunitária compreende o homem enquanto sujeito a-histórico e em contínua elaboração dos conceitos de si, do outro e do seu contexto.
- C) a inserção assistencialista, assinalada por ideais de caridade, é a principal ideologia de atuação do Psicólogo Social Comunitário.
- D) a intervenção do Psicólogo Social Comunitário que busca a transformação social é um processo unidirecional, em que o profissional dita o seu saber.
- E) a inserção do psicólogo na comunidade deve ocorrer a priori, ou seja, antes do profissional conhecer a realidade em que irá atuar.
A alternativa correta é letra A) a Psicologia Social no Brasil foi influenciada pela Psicologia Social Psicológica, vinda dos EUA, que tratava os fenômenos sociais como naturais por meio de métodos experimentais.
Sobre o desenvolvimento da Psicologia Social e da Psicologia Social Comunitária, é correto afirmar que
a) a Psicologia Social no Brasil foi influenciada pela Psicologia Social Psicológica, vinda dos EUA, que tratava os fenômenos sociais como naturais por meio de métodos experimentais.
Essa afirmativa está de acordo com o texto de Bernardes (livro Psicologia Social Contemporânea). Observe:
"Os desdobramentos epistemológicos e teóricos relacionados à psicologia social como um fenômeno que floresceu na América do Norte serão melhor desenvolvidos no último tópico deste capítulo, mas, de antemão, destacamos que a psicologia social ali florescida é uma forma de psicologia social psicológica (FARR, 1995; 1996). Seus princípios básicos nas explicações dos fenômenos sociais são: tratá-los como fenômenos naturais através de métodos experimentais, sendo que seus modelos explicativos nos remetem sempre, em última instância, a explicações centradas no indivíduo.
(...)
No Brasil assim como em quase toda a América Latina, nas décadas de 1960 e 1970, a psicologia social seguia um rumo muito próximo à forma de psicologia social importada dos Estados Unidos. A transposição e replicação das teorias e métodos norte-americanos fica evidente em algumas obras de psicologia social da época como, por exemplo, Rodrigues (1976; 1979; 1981)."
Assertiva Correta.
b) a Psicologia Social Comunitária compreende o homem enquanto sujeito a-histórico e em contínua elaboração dos conceitos de si, do outro e do seu contexto.
Na verdade, a Psicologia Social Comunitária compreende o homem enquanto sujeito histórico. Veja o texto de Neves e Bernardes (livro Psicologia Social Contemporânea):
"Uma perspectiva importante nessa diversidade é aquela que entende a psicologia comunitária como 'uma área da psicologia social que estuda a atividade do psiquismo decorrente do modo de vida do lugar/comunidade; estuda o sistema de relações e representações, identidade, níveis de consciência, identificação e pertinência dos indivíduos ao lugar/comunidade e aos grupos comunitários. Visa ao desenvolvimento da consciência dos moradores como sujeitos históricos e comunitários, através de um esforço interdisciplinar que perpassa o desenvolvimento dos grupos e da comunidade. [...] Seu problema central é a transformação do indivíduo em sujeito' (GÓIS, 1993)."
Assertiva Falsa.
c) a inserção assistencialista, assinalada por ideais de caridade, é a principal ideologia de atuação do Psicólogo Social Comunitário.
Com base no livro "Do rio das vitrines a galeria dos desconhecidos" de Oberg, nota-se que a Psicologia Social Comunitária não segue a perspectiva assistencialista. Veja:
"A denominação Psicologia Social Comunitária, ou Psicologia Comunitária, indica uma diferenciação com a prática assistencialista ligada aos serviços de saúde, presente nos modelos importados, especialmente dos Estados Unidos: (...)"
Assertiva Falsa.
d) a intervenção do Psicólogo Social Comunitário que busca a transformação social é um processo unidirecional, em que o profissional dita o seu saber.
Como vimos acima, a Psicologia Social Comunitária "estuda a atividade do psiquismo decorrente do modo de vida do lugar/comunidade". Portanto, não é o profissional que dita o seu saber. O saber em foco é o da própria comunidade.
Assertiva Falsa.
e) a inserção do psicólogo na comunidade deve ocorrer a priori, ou seja, antes do profissional conhecer a realidade em que irá atuar.
É importante buscar os diversos saberes sobre a comunidade, mesmo antes da inserção. Outros profissionais podem ter feito intervenções na mesma comunidade e a troca de informações pode ser pertinente.
Veja o texto de Oberg:
"Na comunidade devemos reconhecer que as portas foram abertas para os alunos e professores. A experiência do psicólogo e dos alunos com outros profissionais, com os moradores, líderes comunitários, polícia, 'poder paralelo', poderá ser um facilitador para outras experiências na formação do psicólogo. Inserir-se na comunidade poderá ser um desafio para que nossas intervenções ampliem-se em pesquisas com outros psicólogos e outros profissionais."
Assertiva Falsa.
A alternativa correta é, portanto, a Letra A.