Questões Sobre Psicologia Social - Psicologia - concurso
751) O SUAS, implantado em 2005, é um sistema constituído nacionalmente com direção única, caracterizado pela gestão compartilhada e cofinanciamento das ações pelos três entes federados e pelo controle social exercido pelos Conselhos de Assistência Social dos municípios, Estados e União. No SUAS, as ações da assistência social são organizadas tendo como referência o território onde as pessoas moram, considerando suas demandas e necessidades. Os programas, projetos, serviços e benefícios devem ser desenvolvidos nas regiões mais vulneráveis, tendo a família como foco de atenção. As ações da assistência social no Suas são organizadas em dois tipos de proteção: básica e especial, e desenvolvidas e/ ou coordenadas pelas unidades públicas: Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e Centros de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP) e de forma complementar, pela Rede Socioassistencial Privada do SUAS, assim é INCORRETO afirmar que:
- A) Com apoio em uma metodologia de trabalho interdisciplinar e intersetorial4 , a atuação da psicóloga e do psicólogo no SUAS compreende a construção de abordagens ética, técnico-científica, reflexiva, preventiva e participativa, com a centralidade na garantia de direitos, visando ao desenvolvimento de potencialidades e da autonomia dos sujeitos, do fortalecimento de vínculos sociais e da função de proteção da família.
- B) As psicólogas e psicólogos que atuam no SUAS devem ficar atentos à reprodução social do gênero feminino como o único responsável pela função de proteção e cuidados da família. É necessário compreender que essa função social deve ser exercida pelos adultos, independente do gênero e, nesse caso, para romper com reprodução acrítica do padrão social, devendo sempre haver empenho para envolver os homens e outras pessoas responsáveis nos atendimentos e demais atividades previstas no acompanhamento socio familiar.
- C) Os documentos produzidos pela psicóloga e pelo psicólogo no âmbito de suas atuações nos serviços socioassistenciais, nas equipes de referência, podem ser assinados conjuntamente com outras profissões, quando se tratarem de Relatórios Técnicos de Acompanhamento Socio familiar (Relatório para uso interno do SUAS e Relatório de uso externo do SUAS) e Relatório Técnico de Acompanhamento do Adolescente em Cumprimento de Medida Socioeducativa em Meio Aberto. Importante destacar que há impedimento apenas nos casos de Parecer Psicológico, haja vista que se trata de um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo (Resolução CFP nº 007/2003, p.9). Os psicólogos do SUAS deverão realizar avaliações especializadas no campo da Psicologia que visem a realização de psicodiagnóstico.
- D) A psicóloga e o psicólogo no âmbito do SUAS devem atentar para a garantia dos direitos das pessoas em sofrimento psíquico, conforme previstos na lei 10.216/2001, seja na proteção ou acesso a esses direitos, seja no combate às práticas de institucionalização dessa população.
A alternativa correta é letra C) Os documentos produzidos pela psicóloga e pelo psicólogo no âmbito de suas atuações nos serviços socioassistenciais, nas equipes de referência, podem ser assinados conjuntamente com outras profissões, quando se tratarem de Relatórios Técnicos de Acompanhamento Socio familiar (Relatório para uso interno do SUAS e Relatório de uso externo do SUAS) e Relatório Técnico de Acompanhamento do Adolescente em Cumprimento de Medida Socioeducativa em Meio Aberto. Importante destacar que há impedimento apenas nos casos de Parecer Psicológico, haja vista que se trata de um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo (Resolução CFP nº 007/2003, p.9). Os psicólogos do SUAS deverão realizar avaliações especializadas no campo da Psicologia que visem a realização de psicodiagnóstico.
Gabarito Letra C
As ações da assistência social no Suas são organizadas em dois tipos de proteção: básica e especial, e desenvolvidas e/ ou coordenadas pelas unidades públicas: Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e Centros de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP) e de forma complementar, pela Rede Socioassistencial Privada do SUAS, assim é INCORRETO afirmar que:
a) Com apoio em uma metodologia de trabalho interdisciplinar e intersetorial, a atuação da psicóloga e do psicólogo no SUAS compreende a construção de abordagens ética, técnico-científica, reflexiva, preventiva e participativa, com a centralidade na garantia de direitos, visando ao desenvolvimento de potencialidades e da autonomia dos sujeitos, do fortalecimento de vínculos sociais e da função de proteção da família.
Certo! Essa informação está na nota técnica do CFP “parâmetros para atuação das e dos profissionais de psicologia no âmbito sistema único de assistência social”, veja:
“Com apoio em uma metodologia de trabalho interdisciplinar e intersetorial, a atuação da psicóloga e do psicólogo no SUAS compreende a construção de abordagens ética, técnico-científica, reflexiva, preventiva e participativa, com a centralidade na garantia de direitos, visando ao desenvolvimento de potencialidades e da autonomia dos sujeitos, do fortalecimento de vínculos sociais e da função de proteção da família.”
b) As psicólogas e psicólogos que atuam no SUAS devem ficar atentos à reprodução social do gênero feminino como o único responsável pela função de proteção e cuidados da família. É necessário compreender que essa função social deve ser exercida pelos adultos, independente do gênero e, nesse caso, para romper com reprodução acrítica do padrão social, devendo sempre haver empenho para envolver os homens e outras pessoas responsáveis nos atendimentos e demais atividades previstas no acompanhamento socio familiar.
Certo! Essa informação também está na nota técnica do CFP “parâmetros para atuação das e dos profissionais de psicologia no âmbito sistema único de assistência social”, veja:
“As psicólogas e psicólogos que atuam no SUAS devem ficar atentos à reprodução social do gênero feminino como único responsável pela função de proteção e cuidados da família. É necessário compreender que essa função social família deve ser exercida pelos adultos, independente do gênero, e nesse caso para romper com reprodução acrítica do padrão social, devem se esforçar sempre, para envolver os homens nos atendimentos e demais atividades prevista no acompanhamento sociofamiliar.”
c) Os documentos produzidos pela psicóloga e pelo psicólogo no âmbito de suas atuações nos serviços socioassistenciais, nas equipes de referência, podem ser assinados conjuntamente com outras profissões, quando se tratarem de Relatórios Técnicos de Acompanhamento Socio familiar (Relatório para uso interno do SUAS e Relatório de uso externo do SUAS) e Relatório Técnico de Acompanhamento do Adolescente em Cumprimento de Medida Socioeducativa em Meio Aberto. Importante destacar que há impedimento apenas nos casos de Parecer Psicológico, haja vista que se trata de um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo (Resolução CFP nº 007/2003, p.9). Os psicólogos do SUAS deverão realizar avaliações especializadas no campo da Psicologia que visem a realização de psicodiagnóstico.
Errado. Os documentos podem ser assinados conjuntamente quando forem de Relatórios Circunstanciados, Relatórios Situacionais e/ou Relatórios de Acompanhamento, e o SUAS não é responsável por avaliações especializadas.
“Os documentos produzidos pela psicóloga e pelo psicólogo no âmbito de suas atuações nos serviços socioassistenciais, nas equipes de referência, podem ser assinados conjuntamente com outras profissões, quando se tratarem de Relatórios Circunstanciados, Relatórios Situacionais e/ou Relatórios de Acompanhamento. Importante destacar que há impedimento apenas nos casos de Parecer Psicológico ou em matéria de serviços especializados da Psicologia, haja vista que se trata de um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo (Resolução CFP nº 007/2003, p.9). Também há de ser destacado o fato de que as equipes de referência do SUAS não são responsáveis por avaliações especializadas no campo da Psicologia, que tem por objetivo a realização de Psicodiagnóstico.”
d) A psicóloga e o psicólogo no âmbito do SUAS devem atentar para a garantia dos direitos das pessoas em sofrimento psíquico, conforme previstos na lei 10.216/2001, seja na proteção ou acesso a esses direitos, seja no combate às práticas de institucionalização dessa população.
Certo!
“A psicóloga e o psicólogo no âmbito do SUAS deve atentar para a garantia dos direitos das pessoas em sofrimento psíquico, conforme previstos na lei 10.216/2001, seja na proteção ou acesso a esses direitos, seja no combate às práticas de institucionalização dessa população.”
Nosso gabarito é Letra C
Fonte: Nota técnica parâmetros para atuação das e dos profissionais de psicologia no âmbito sistema único de assistência social. Disponível em: http://www2.cfp.org.br/consultapublica/2016/conpas/docs/notaTecnica.pdf
Nota técnica com parâmetros para atuação das (os) profissionais de psicologia no âmbito do sistema único de assistência social (suas). Disponível em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2016/12/Nota-te%CC%81cnica-web.pdf
752) Os pressupostos que conformam a Psicologia Social do Trabalho incluem:
I– aspectos subjetivos relacionados ao trabalho a partir da perspectiva dos próprios trabalhadores, entendendo que o trabalho é constituído por espaços de socialização, de construção de identidades, experiências e significados, possibilitados por práticas cotidianas e interações;
II– pesquisa em Psicologia Social e da aproximação de psicólogos a movimentos sociais de trabalhadores que caracterizaram o período de abertura política posterior à ditadura militar;
III– ideologias profissionais e gerenciais têm a tarefa de representação positiva da autoridade de mando frente a quem manda e a quem obedece;
IV– relações de trabalho estabelecidas ao longo da história do capitalismo;
V– alinhamento ao discurso e aos interesses gerenciais.
Dos itens acima relacionados, estão corretos:
- A) II e III, apenas
- B) I e IV, apenas
- C) II e V, apenas
- D) I e II, apenas
- E) III e V, apenas
A alternativa correta é letra D) I e II, apenas
Gabarito: Letra D
Os pressupostos que conformam a Psicologia Social do Trabalho incluem:
I- aspectos subjetivos relacionados ao trabalho a partir da perspectiva dos próprios trabalhadores, entendendo que o trabalho é constituído por espaços de socialização, de construção de identidades, experiências e significados, possibilitados por práticas cotidianas e interações;
Certo! Veja:
“Pode-se dizer, então, que os pressupostos que conformam a Psicologia Social do Trabalho incluem os aspectos subjetivos relacionados ao trabalho a parir da perspectiva dos próprios trabalhadores, entendendo que o trabalho é constituído por espaços de socialização, de construção de identidades, experiências e significados, possibilitados por práticas cotidianas e interações (Sato, 2003; Sato, Bernardo, & Oliveira, 2008), que ocorrem em um contexto social permeado pelo conflito de interesses.”
II- pesquisa em Psicologia Social e da aproximação de psicólogos a movimentos sociais de trabalhadores que caracterizaram o período de abertura política posterior à ditadura militar;
Certo! Ainda na mesma bibliografia citada na afirmativa anterior:
“Assim, se é possível dizer que a origem da Psicologia Organizacional se deu, sobretudo, na prática vinculada aos interesses gerenciais, a Psicologia Social do Trabalho, por seu lado, se configura a parir da pesquisa em Psicologia Social e da aproximação de psicólogos a movimentos sociais de trabalhadores que caracterizaram o período de abertura política posterior à ditadura militar. Conforme lembra Sato (2003), desde a década de 1970, temos, no Brasil, estudos importantes, no âmbito da Psicologia, que focalizam o universo social, os valores, as trajetórias e aspirações de trabalhadores e trabalhadoras das classes populares, como os de Rodrigues (1978), de Mello (1988) e de Fonseca (2000) que focalizam a vivência de trabalho e a condição de trabalhadores e trabalhadoras na sociedade hierarquizada. (p. 170)”
III- ideologias profissionais e gerenciais têm a tarefa de representação positiva da autoridade de mando frente a quem manda e a quem obedece;
Errado. Essa é uma ideologia seguida pela psicologia organizacional, não pela psicologia social do trabalho.
“Spink (1996) ressalta que “ideologias profissionais e gerenciais têm a tarefa de representação positiva da autoridade de mando frente a quem manda e a quem obedece, de tornar natural aquilo que não é natural e de fazê-lo de forma convincente” (p. 179). Parece, assim, que, apesar de toda a transformação discursiva, a ideologia profissional da Psicologia Organizacional continua a mesma, como se não coubesse ao psicólogo colocar em questão a ordem estabelecida, mas apenas atuar de forma supostamente neutra, com referenciais humanistas de modo a melhorar a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas.”
IV- relações de trabalho estabelecidas ao longo da história do capitalismo;
Errado. A psicologia social do trabalho tem uma visão crítica sobre as relações de trabalho estabelecidas ao longo da história do capitalismo.
“A parir dessas breves considerações, é possível observar que a Psicologia Organizacional nasceu e se consolidou enquanto uma ciência de aplicação prática, vinculada aos “interesses postos pelo corpo gerencial e pelo capital, articulando-se, por exemplo, com a administração e com a engenharia” (Sato, 2003, p. 167). Não parece haver, portanto, por parte dos representantes dessa área, muitas possibilidades de que sua atuação mude significativamente a situação dos trabalhadores, especialmente no que diz respeito às relações de trabalho estabelecidas ao longo da história do capitalismo.”
V- alinhamento ao discurso e aos interesses gerenciais.
Errado. A psicologia social do trabalho não se alinha ao discurso e aos interesses gerenciais.
“Uma das principais características dos estudos desse enfoque é que eles não se alinham ao discurso e aos interesses gerenciais. Em muitos casos, inclusive, se contrapõem diretamente a ele, buscando evidenciar aspectos presentes nos modelos de organização do trabalho que são hegemônicos e suas repercussões para os trabalhadores. Também incluem pesquisas que buscam compreender as táticas cotidianas e as estratégias (Certeau, 1996) dos trabalhadores para se oporem ao modelo vigente ou para se defenderem de seus aspectos negativos.”
Assim, apenas I e II estão corretas.
Gabarito Letra D.
Fonte: Psicologia social e trabalho: perspectivas críticas. Disponível em: https://www.pucminas.br/pos/psicologia/DocumentosGerais/Publicacoes/psicologia-social-e-trabalho-perspectivas-criticas.pdf
753) Na saúde pública, os psicólogos sociais do trabalho são convidados a atuar:
I- I– na prevenção, promoção e intervenção na saúde integral do trabalhador, buscando uma participação ativa na elaboração e execução de Políticas Públicas que favoreçam as condições de trabalho;
II– II– nos encaminhamentos para atendimento individualizado;
III– III– dentro das políticas públicas nas quais o psicólogo social do trabalho pode ter uma atuação destacada é o da Assistência Social, especialmente nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS);
IV– IV– em uma prática compatível com o modelo de produtividade imposto pela empresa;
V– V– nos espaços de trabalho que não têm por finalidade a busca do lucro – como o setor público – oferecem mais possibilidades de atuação compatível com os pressupostos da Psicologia Social do Trabalho do que as empresas privadas;
D Dos itens acima descritos, estão corretos:
- A) I e II, apenas.
- B) II e III, apenas.
- C) III, IV e V, apenas.
- D) I, III e V, apenas.
- E) I, II e V, apenas.
A alternativa correta é letra D) I, III e V, apenas.
Gabarito Letra D
Na saúde pública, os psicólogos sociais do trabalho são convidados a atuar:
I- I- na prevenção, promoção e intervenção na saúde integral do trabalhador, buscando uma participação ativa na elaboração e execução de Políticas Públicas que favoreçam as condições de trabalho;
Certo! Veja:
“Na saúde pública, os psicólogos sociais do trabalho são convidados a atuar na prevenção, promoção e intervenção na saúde integral do trabalhador, buscando uma participação ativa na elaboração e execução de Políticas Públicas que favoreçam as condições de trabalho. Podemos apontar a Saúde do Trabalhador como o principal campo da saúde pública no qual pode atuar o psicólogo social do trabalho. Além do atendimento direto a trabalhadores que adoeceram no trabalho, são realizados estudos e vigilância em ambientes de trabalho, buscando formas de prevenção aos agravos na saúde em decorrência da atividade laboral.”
II- II- nos encaminhamentos para atendimento individualizado;
Errado. No contexto da saúde pública, a atuação dos psicólogos sociais do trabalho é prioritariamente coletiva.
III- III- dentro das políticas públicas nas quais o psicólogo social do trabalho pode ter uma atuação destacada é o da Assistência Social, especialmente nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS);
Certo!
“Além do campo da Saúde do Trabalhador, um espaço dentro das políticas públicas no qual o psicólogo social do trabalho pode ter uma atuação destacada é o da Assistência Social, especialmente nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Nesse contexto, além do trabalho de articulação com outros serviços, o psicólogo está em contato direto com populações em situação de vulnerabilidade social e que, portanto, enfrentam cotidianamente a falta de acesso a aspectos básicos para sua sobrevivência, como alimentação, moradia, saneamento básico, saúde, educação e, também, a falta de trabalho.”
IV- IV- em uma prática compatível com o modelo de produtividade imposto pela empresa;
Errado. O trabalho do psicólogo social do trabalho não é compatível com os modelos de produtividade geralmente impostos.
“Compreendemos que a atuação em espaços que possibilitem uma reflexão crítica, ou mesmo uma participação mais efetiva no processo de decisão, é mais fértil para a atuação do psicólogo social do trabalho, que pode participar mais ativamente da organização do processo de trabalho e contribuir para a transformação do contexto social. Entretanto, locais que oferecem essa possibilidade de atuação não são comuns, pois a participação dos profissionais na organização do trabalho não é uma prática compatível com o modelo de produtividade imposto pela ordem dominante.”
V- V- nos espaços de trabalho que não têm por finalidade a busca do lucro – como o setor público – oferecem mais possibilidades de atuação compatível com os pressupostos da Psicologia Social do Trabalho do que as empresas privadas;
Certo!
“Apesar dessa importante ressalva, com base nas nossas próprias vivências profissionais, podemos afirmar que os espaços de trabalho que não têm por finalidade a busca do lucro – como o setor público, órgãos de representação dos trabalhadores (sindicatos), cooperativas (ou outros empreendimentos autogestionários) e associações diversas – oferecem mais possibilidades de atuação compatível com os pressupostos da Psicologia Social do Trabalho do que as empresas privadas. Nesses contextos, os profissionais podem encontrar melhores condições para manter uma postura crítica, pois eles não constituem (ou não deveriam constituir) o foco direto de tensão da contradição capital-trabalho, como é o caso de empresas privadas. Considerando esse pressuposto e tomando por base a experiência concreta das autoras, apresentamos alguns exemplos de contextos nos quais é possível realizar intervenções compaíveis com a perspeciva da Psicologia Social do Trabalho.”
Assim, estão corretos apenas I, III e IV.
Nosso gabarito é Letra D
Fonte: Psicologia social e trabalho: perspectivas críticas. Disponível em: https://www.pucminas.br/pos/psicologia/DocumentosGerais/Publicacoes/psicologia-social-e-trabalho-perspectivas-criticas.pdf
754) A partir de 2004, o trabalho do psicólogo nas políticas sociais ganha força por ocasião do seu ingresso massivo na política de Assistência Social – com destaque para a proteção social básica, nos CRAS. Neste âmbito, analise as seguintes afirmações sobre o trabalho do psicólogo:
I– é voltado para as famílias exclusivamente em situação de risco e vulnerabilidade, e que necessitam obrigatoriamente de intervenção do Estado para sua sobrevivência;
II– são de difícil manejo para o psicólogo, devido aos “(…) problemas materiais, concretos e que necessitam, em grande parte, de intervenções fora do escopo da clínica tradicional …”;
III– encontra dificuldade em trabalhar em um campo extremamente contraditório que, apesar de inúmeras conquistas no campo dos direitos sociais, está inserido em um contexto de agenda neoliberal, marcado porinvestimento reduzido no campo social, seja pelas privatizações dos serviços, seja pela focalização das ações nos grupos em situação de extrema pobreza;
IV– ausência sistematização de informações sobre o território (
vigilância social);
V– mediava a realização de diagnósticos e procedimentos de seleção e classificação, cujos instrumentais básicos foram os testes psicológicos.
Dos itens acima descritos, estão corretos:
- A) I e II, apenas.
- B) II e III, apenas.
- C) III e V, apenas.
- D) I, II e V, apenas.
- E) II, III e IV, apenas.
A alternativa correta é letra E) II, III e IV, apenas.
Gabarito Letra E
I- é voltado para as famílias exclusivamente em situação de risco e vulnerabilidade, e que necessitam obrigatoriamente de intervenção do Estado para sua sobrevivência;
Errado. A proteção social básica é destinada a famílias com qualquer situação de risco e vulnerabilidade. Entretanto, Leão, Oliveira e Carvalho (2014) afirmam o que a afirmativa diz. A banca, por sua vez, considerou o item como errado.
“Mais recentemente, as discussões sobre os limites e o foco do trabalho do psicólogo nas políticas sociais ganham força por ocasião do seu ingresso massivo na política de Assistência Social, sobretudo a partir de 2004 – com destaque para a proteção social básica, nos CRAS. Nesse âmbito, o trabalho volta-se para as famílias exclusivamente em situação de risco e vulnerabilidade e que necessitam obrigatoriamente de intervenção do Estado para sua sobrevivência.”
II- são de difícil manejo para o psicólogo, devido aos “(...) problemas materiais, concretos e que necessitam, em grande parte, de intervenções fora do escopo da clínica tradicional ...”;
Certo!
Suas demandas são de difícil manejo para o psicólogo, devido aos "(...) problemas materiais, concretos e que necessitam, em grande parte, de intervenções fora do escopo da clínica tradicional ..." serem a maior problemática dessa política (Oliveira, Dantas, Solon & Amorim, 2011). Soma-se a isso, a dificuldade de trabalhar em um campo extremamente contraditório que, apesar de inúmeras conquistas no campo dos direitos sociais, está inserido em um contexto de agenda neoliberal, marcado por reduzido investimento no campo social, seja pelas privatizações dos serviços, seja pela focalização das ações nos grupos em situação de extrema pobreza.”
III- encontra dificuldade em trabalhar em um campo extremamente contraditório que, apesar de inúmeras conquistas no campo dos direitos sociais, está inserido em um contexto de agenda neoliberal, marcado porinvestimento reduzido no campo social, seja pelas privatizações dos serviços, seja pela focalização das ações nos grupos em situação de extrema pobreza;
Certo! Essa informação também está presente no trecho anterior.
IV- ausência sistematização de informações sobre o território (vigilância social);
Certo! O psicólogo não tem acesso a informações sistematizadas, e isso prejudica seu trabalho.
“A única ação dos CRAS pesquisados que não conta com a presença do profissional de Psicologia é a sistematização de informações sobre o território (vigilância social). Essa ação subsidia as estatísticas oficiais de indicadores socioeconômicos do território e são utilizadas para subsidiar recursos, estrutura física e informações básicas necessárias para nortear a quantidade de famílias/ano que os técnicos de referência devem atender. Do desconhecimento sobre o território podem derivar distorções sobre as reais necessidades das famílias, principalmente por estarem imbuídos de um "(...) projeto de vida já previamente definido – por eles próprios (ou da leitura que fazem dos documentos norteadores da política) – para a população-usuária dos serviços" (Macedo & Dimenstein, 2009, p. 295). Quatro das oito entrevistadas revelaram desconhecer o porte do município, e sete psicólogas não tinham informações sobre o Índice de Desenvolvimento Humano-Município (IDH-M) e o número de famílias cadastradas no CRAS e beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF). Daí, não é possível realizar com fidedignidade a vigilância social, identificar o perfil de demandas da comunidade, elencar prioridades de trabalho, entre outras ações previstas. E mais, a distorção acima referida ocorre porque, por conta desse desconhecimento, os psicólogos acabam por priorizar o atendimento da demanda espontânea, de forma emergencial, sem continuidade, prestando apenas um suporte momentâneo. É o chamado plantão psicológico que, embora funcione como acolhimento, não avança (pela experiência encontrada), para uma ação de proteção social.”
V- mediava a realização de diagnósticos e procedimentos de seleção e classificação, cujos instrumentais básicos foram os testes psicológicos.
Errado. Tradicionalmente, essas são funções do psicólogo, mas que não definem suas atividades no contexto da assistência social.
“As ações prescritas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) colocam o psicólogo frente a diversos desafios e limites, principalmente no que se refere à adequação do seu trabalho ao contexto da Assistência Social. Esses desafios se justificam em parte pelo histórico da profissão, cujo o percurso de evolução histórica revela uma ciência e profissão em que seus pressupostos teórico-metodológicos estiveram durante muito tempo hegemonicamente voltados para outras finalidades – que não o combate às sequelas da Questão Social. Tais pressupostos mediavam a realização de diagnósticos e procedimentos de seleção e classificação, cujos instrumentais básicos foram os testes psicológicos. Também priorizou como público-alvo de suas intervenções outros segmentos sociais, com características distintas dos principais usuários da atual política social.”
Assim, estão corretas apenas II, III e IV.
Gabarito Letra E.
Referência
Leão, Samila Marques, Oliveira, Isabel Maria Farias Fernandes de, & Carvalho, Denis Barros de. (2014). O Psicólogo no Campo do Bem-Estar Social: atuação junto às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco social no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Estudos e Pesquisas em Psicologia, 14(1), 264-289. Recuperado em 03 de feveiro de 2021, de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812014000100015&lng=pt&tlng=pt
755) Analisa a relação entre subjetividade e desigualdade procurando romper a dualidade social/singular. É uma perspectiva analítica que entende que por trás da desigualdade social há vida,sofrimento, medo, humilhação, mas também há o mais extraordinário milagre humano: a vontade de ser feliz e de recomeçar ali, onde qualquer esperança parece morta. Este conceito refere-se à seguinte abordagem da Psicologia Social:
- A) Psicologia social sociológica.
- B) Psicologia sócio-histórica.
- C) Psicologia social psicológica.
- D) Psicologia social e comunitária.
- E) Psicologia das emergências e desastres.
A alternativa correta é letra B) Psicologia sócio-histórica.
Gabarito Letra B
Analisa a relação entre subjetividade e desigualdade procurando romper a dualidade social/singular. É uma perspectiva analítica que entende que por trás da desigualdade social há vida,sofrimento, medo, humilhação, mas também há o mais extraordinário milagre humano: a vontade de ser feliz e de recomeçar ali, onde qualquer esperança parece morta. Este conceito refere-se à seguinte abordagem da Psicologia Social:
a) Psicologia social sociológica.
b) Psicologia sócio-histórica.
c) Psicologia social psicológica.
d) Psicologia social e comunitária.
e) Psicologia das emergências e desastres.
Essa é a perspectiva da psicologia sócio-histórica. Veja:
“Pretendo apresentar, neste texto, um dos caminhos trilhados nessa busca, configurado de dentro da Psicologia sócio-histórica, que analisa a relação entre subjetividade e desigualdade procurando romper a dualidade social/singular. É uma perspectiva analítica que entende que por trás da desigualdade social há vida, há sofrimento, medo, humilhação, mas também há o mais extraordinário milagre humano: a vontade de ser feliz e de recomeçar ali onde qualquer esperança parece morta. Há, portanto, o homem por inteiro, de corpo e mente, emoção e razão, determinado e determinante da sociedade, de forma que o que acontece com um afeta o outro. Nessa concepção, a subjetividade deixa de ser perturbadora para ser constituinte da objetividade social.
Estou falando da perspectiva da Psicologia Social construída na PUC-SP por Silvia Lane. Tive o privilégio de ser sua orientanda de mestrado e doutorado. Sou uma socióloga que, no início dos anos 70, como vários outros, buscava subsídios na Psicologia para trabalhar a ideia de sujeito dentro da teoria marxista sem reduzi-lo a categorias sociais, de modo que pudesse falar de emoção, subjetividade e desejo na análise de questões sociais sem que isso significasse reduzir tais questões ao voluntarismo ou cair em psicologismo. Encontrei o que procurava na produção e nas aulas de Lane, que, à época, percorria o caminho inverso.
Silvia Lane buscava no marxismo a possibilidade analítica de inserir o homem e as categorias do psiquismo humano na história e na sociedade de classes, um homem em movimento. Pude compartilhar seu entusiasmo, ao retornar de um Congresso da Sociedad Interamericana de Psicología1, com a conferência de Baró, que, segundo ela, instigou a todos perguntando por que a psicologia latino-americana não conseguia entender e elaborar propostas de ação para superar a alienação de seus povos.”
Nosso gabarito é Letra B.
Referência
Sawaia, Bader Burihan. (2009). Psicologia e desigualdade social: uma reflexão sobre liberdade e tranformação social. Psicologia & Sociedade, 21(3), 364-372. https://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822009000300010
756) De acordo com a teoria de Serge Moscovici (1976), autor clássico da psicologia social, o enfoque que interpreta os processos de influência social e que caracteriza a uniformização dos indivíduos e sua submissão às normas do grupo é denominado enfoque:
- A) fundamentalista
- B) grupal
- C) relacional
- D) funcionalista
A alternativa correta é letra D) funcionalista
Gabarito Letra D
a) fundamentalista
b) grupal
c) relacional
d) funcionalista
De acordo com Moscovici, o modelo que acredita que a sociedade influencia e uniformiza os indivíduos de forma unilateral é o enfoque funcionalista, veja:
“Desde os anos de 1940 a psicologia social dominante tinha ado tado o modelo funcionalista. Neste sentido, os processos de influência social eram percebidos como de mão única: a sociedade, por meio de suas instituições e de seus grupos, influencia os indivíduos que a com põem. Caberia, pois, aos indivíduos conformarem-se com a sociedade. Assim, os processos de socialização eram percebidos como de mão única: a sociedade influencia os indivíduos por meio de um conjunto de práticas institucionalizadas.”
Nosso gabarito é Letra D.
Referência
CAMINO, Leôncio, et al. Psicologia social: temas e teorias. Brasília: technopolitik, 2013
757) A Psicologia Comunitária encontra nas políticas públicas sua área de atuação plena, pois em seus fundamentos teóricos e metodológicos, estuda as condições internas e externas ao homem que o impedem de ser sujeito e as condições que o fazem sujeitos numa comunidade. A seguir são apresentadas algumas das metodologias da Psicologia Comunitária, assinale aquela que corretamente apresenta uma característica deste importante aspecto da psicologia no desenvolvimento de políticas públicas.
- A) É uma área da psicologia social que estuda teorias e métodos nas atividades do psiquismo decorrente do modo de vida do lugar e/ou comunidade
- B) Estuda o sistema de relações e representações, mecanismos de alienação social, técnicas de comunicação em grupo e a inter-relação entre as comunidades
- C) Visa o desenvolvimento da consciência dos moradores como sujeitos de uma nação e atuação política. Passa ser um cidadão de direitos com práticas políticas de libertação
- D) Os trabalhos comunitários partem da determinação do poder político local, a cidade, a partir da análise das condições de renda, educação e acesso à cultura
- E) Utilizando-se de métodos e processos de conscientização, procura trabalhar com os grupos populares para que participem da política da cidade.
A alternativa correta é letra A) É uma área da psicologia social que estuda teorias e métodos nas atividades do psiquismo decorrente do modo de vida do lugar e/ou comunidade
Gabarito: Letra A
A seguir são apresentadas algumas das metodologias da Psicologia Comunitária, assinale aquela que corretamente apresenta uma característica deste importante aspecto da psicologia no desenvolvimento de políticas públicas.
a) É uma área da psicologia social que estuda teorias e métodos nas atividades do psiquismo decorrente do modo de vida do lugar e/ou comunidade
Certo!
“Uma perspectiva importante nessa diversidade é aquela que entende a psicologia comunitária como “uma área da psicologia social que estuda a atividade do psiquismo decorrente do modo de vida do lugar/comunidade; estuda o sistema de relações e representações, identidade, níveis de consciência, identificação e pertinência dos indivíduos ao lugar/comunidade e aos grupos comunitários. Visa ao desenvolvimento da consciência dos moradores como sujeitos históricos e comunitários, através de um esforço interdisciplinar que perpassa o desenvolvimento dos grupos e da comunidade. [...] Seu problema central é a transformação do indivíduo em sujeito” (GÓIS, 1993).”
b) Estuda o sistema de relações e representações, mecanismos de alienação social, técnicas de comunicação em grupo e a inter-relação entre as comunidades
Errado. A psicologia comunitária estuda o sistema de relações e representações, identidade, níveis de consciência, identificação e pertinência dos indivíduos ao lugar/comunidade e aos grupos comunitário.
c) Visa o desenvolvimento da consciência dos moradores como sujeitos de uma nação e atuação política. Passa ser um cidadão de direitos com práticas políticas de libertação
Errado. Como vimos, ela visa o desenvolvimento da consciência dos moradores como sujeitos históricos e comunitários, buscando transformar o indivíduo em sujeito.
d) Os trabalhos comunitários partem da determinação do poder político local, a cidade, a partir da análise das condições de renda, educação e acesso à cultura
Errado. Os trabalhos comunitários partem da identificação das necessidades e carências vividas pelo grupo.
e) Utilizando-se de métodos e processos de conscientização, procura trabalhar com os grupos populares para que participem da política da cidade.
Errado. A psicologia comunitária objetiva que os grupos assumam seu papel de sujeito da própria história.
“Os trabalhos comunitários partem da identificação das necessidades e carências vividas pelo grupo, sobretudo no que se refere às condições de saúde, educação e saneamento básico. Utilizando-se de métodos e processos de conscientização, procura-se trabalhar com os grupos populares para que eles assumam progressivamente seu papel de sujeito da própria história, conscientes dos determinantes sócio-políticos de sua situação e ativos na busca de soluções para os problemas enfrentados.”
Nosso gabarito é Letra A
Referência
GÓIS, Cezar Wagner de Lima. Noções de Psicologia Comunitária. Fortaleza: Edições UFC, 1994.135p.
JACQUES, Maria da Graça Corrêa et al. Psicologia Social Contemporânea: Livro-texto. Edição digital. Petrópolis: Vozes, 2013. 226 p.
758) A Psicologia tem produzido conhecimentos que embasam a atuação profissional no campo da Assistência Social e que subsidiam o desenvolvimento de atividades em diferentes espaços institucionais e comunitários. São fatos relevantes na atuação do psicólogo nas Políticas de Proteção Social:
- A) o psicólogo avalia os resultados da adoção de políticas públicas para os grupos de estudantes matriculados na rede pública de educação, assessorando em políticas de melhoria do desempenho escolar e diminuição dos índices de repetência escolar.
- B) com seus conhecimentos, o psicólogo realiza intervenções com a finalidade de monitorar a participação individualizada no desenvolvimento das políticas públicas, nas parcerias público- privada e prestar contas ao governo do resultados obtidos.
- C) a Psicologia contribui para a participação social, recuperando o indivíduo na interseção de sua história com a de sua sociedade, transformando-o em herói de sua história, condição básica para o sucesso na sociedade.
- D) a Psicologia pode contribuir para resgatar o vínculo do usuário com a sua família. A dignidade do público-participante das políticas sociais é favorecida quando o sujeito está inserido em uma família estruturada e tem a segurança do emprego formalizado.
- E) a partir de uma análise crítica, a Psicologia ajuda a pensar a relação da dignidade do público-participante e o enfrentamento das dificuldades de realização do controle social na elaboração das ações e políticas destinadas a sua comunidade.
A alternativa correta é letra E) a partir de uma análise crítica, a Psicologia ajuda a pensar a relação da dignidade do público-participante e o enfrentamento das dificuldades de realização do controle social na elaboração das ações e políticas destinadas a sua comunidade.
Gabarito: Letra E
A Psicologia tem produzido conhecimentos que embasam a atuação profissional no campo da Assistência Social e que subsidiam o desenvolvimento de atividades em diferentes espaços institucionais e comunitários. São fatos relevantes na atuação do psicólogo nas Políticas de Proteção Social:
a) o psicólogo avalia os resultados da adoção de políticas públicas para os grupos de estudantes matriculados na rede pública de educação, assessorando em políticas de melhoria do desempenho escolar e diminuição dos índices de repetência escolar.
Errado. Auxiliar em políticas para desempenho escolar é uma função mais específica do psicólogo escolar, não sendo tão relevante no contexto específico da questão.
b) com seus conhecimentos, o psicólogo realiza intervenções com a finalidade de monitorar a participação individualizada no desenvolvimento das políticas públicas, nas parcerias público- privada e prestar contas ao governo do resultados obtidos.
Errado. O psicólogo não monitora participação individualizada, até porque essa seria uma missão inviável. Também não exerce uma função de fiscalização diretamente como a alternativa leva a entender.
c) a Psicologia contribui para a participação social, recuperando o indivíduo na interseção de sua história com a de sua sociedade, transformando-o em herói de sua história, condição básica para o sucesso na sociedade.
Errado. A psicologia social busca, sim, recuperar o indivíduo na intersecção de sua história com a história de sua sociedade, mas não necessariamente deve o transformar em “herói”. Isso não é uma condição básica para nada.
d) a Psicologia pode contribuir para resgatar o vínculo do usuário com a sua família. A dignidade do público-participante das políticas sociais é favorecida quando o sujeito está inserido em uma família estruturada e tem a segurança do emprego formalizado.
Errado. Infelizmente, a psicologia não tem nenhuma influência sobre o tipo de vínculo empregatício do usuário dos serviços. Além disso, se o emprego formalizado fosse uma condição para a dignidade dos sujeitos, viveríamos em uma crise de dignidade.
e) a partir de uma análise crítica, a Psicologia ajuda a pensar a relação da dignidade do público-participante e o enfrentamento das dificuldades de realização do controle social na elaboração das ações e políticas destinadas a sua comunidade.
Certo!
“A Psicologia pode contribuir para resgatar o vínculo do usuário com a Assistência Social. A dignidade do público-participante é favorecida a partir de uma relação qualificada com a Assistência Social. Isto impõe a necessidade de se pensarem possibilidades de enfrentamento das dificuldades de realização do controle social. Existe, de fato, espaço para os usuários, na elaboração das ações e políticas destinadas a sua comunidade? A partir de uma análise crítica da Assistência Social, os psicólogos devem contribuir para a superação dessas barreiras. Nós, psicólogos, temos muito a contribuir neste processo. Trazemos como acúmulo as aprendizagens e convicções forjadas na luta pela afirmação da Reforma Psiquiátrica, pela desinstitucionalização, em todas as suas formas, explícitas ou maquiadas. Nesse movimento, a crença norteadora foi no potencial dos usuários dos serviços, enquanto sujeitos capazes de autonomia e independência e que não necessitavam continuar nesse processo de exclusão e de tutela”
Nosso gabarito é Letra E
Fonte: Referências Técnicas para atuação do(a) psicólogo(a) no CRAS/SUAS. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2007/08/cartilha_crepop_cras_suas.pdf
759) A atuação do psicólogo, como trabalhador da Assistência Social, tem como finalidade básica o fortalecimento dos usuários como sujeitos de direitos e o fortalecimento das políticas públicas. As políticas públicas são um conjunto de ações coletivas geridas e implementadas pelo Estado, que devem estar voltadas para a garantia dos direitos sociais, norteando-se pelos princípios da impessoalidade, universalidade, economia e racionalidade e tendendo a dialogar com o sujeito cidadão.
São princípios que devem orientar a prática do psicólogo no CRAS:
I. Atuar em consonância com as diretrizes e objetivos da PNAS e da Proteção Social Básica (PSB), cooperando para a efetivação das políticas públicas de desenvolvimento social e para a construção de sujeitos cidadãos.
II. Atuar de modo integrado à perspectiva interdisciplinar, em especial nas interfaces entre a Psicologia e o Serviço Socialbuscando a interação de saberes e a complementação de ações, com vistas à maior resolutividade dos serviços oferecidos.
III. Atuar de forma integrada com o contexto local, com a realidade municipal e territorial, fundamentada em seus aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais.
IV. Atuar baseado na leitura e inserção no tecido comunitário, para melhor compreendê-lo, e intervir junto aos seus moradores.
V. Atuar para identificar e potencializar os recursos psicossociais, tanto individuais como coletivos, realizando intervenções nos âmbitos individual, familiar, grupal e comunitário.
Estão CORRETAS:
- A) I, II e III apenas.
- B) II, III e IV apenas.
- C) III, IV e V apenas.
- D) I, III e V apenas.
- E) I, II, III, IV e V.
A alternativa correta é letra E) I, II, III, IV e V.
Gabarito: Letra E
A questão quer saber quais afirmativas trazem princípios que devem orientar a prática do psicólogo no CRAS. Vamos ver todos esses princípios, e relaciona-los com as afirmativas:
1. Atuar em consonância com as diretrizes e objetivos da PNAS e da Proteção Social Básica (PSB), cooperando para a efetivação das políticas públicas de desenvolvimento social e para a construção de sujeitos cidadãos; [afirmativa I]
2. Atuar de modo integrado à perspectiva interdisciplinar, em especial nas interfaces entre a Psicologia e o Serviço Social, buscando a interação de saberes e a complementação de ações, com vistas à maior resolutividade dos serviços oferecidos; [afirmativa II]
3. Atuar de forma integrada com o contexto local, com a realidade municipal e territorial, fundamentada em seus aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais; [afirmativa III]
4. Atuar baseado na leitura e inserção no tecido comunitário, para melhor compreendê-lo, e intervir junto aos seus moradores; [afirmativa IV]
5. Atuar para identificar e potencializar os recursos psicossociais, tanto individuais como coletivos, realizando intervenções nos âmbitos individual, familiar, grupal e comunitário; [afirmativa V]
6. Atuar a partir do diálogo entre o saber popular e o saber científico da Psicologia, valorizando as expectativas, experiências e conhecimentos na proposição de ações;
7. Atuar para favorecer processos e espaços de participação social, mobilização social e organização comunitária, contribuindo para o exercício da cidadania ativa, autonomia e controle social, evitando a cronificação da situação de vulnerabilidade;
8. Manter-se em permanente processo de formação profissional, buscando a construção de práticas contextualizadas e coletivas;
9. Atuar com prioridade de atendimento aos casos e situações de maior vulnerabilidade e risco psicossocial;
10. Atuar para além dos settings convencionais, em espaços adequados e viáveis ao desenvolvimento das ações, nas instalações do CRAS, da rede socioassistencial e da comunidade em geral.
Como podemos perceber, todas as afirmativas estão corretas.
Gabarito Letra E
Fonte: Referências Técnicas para atuação do(a) psicólogo(a) no CRAS/SUAS. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2007/08/cartilha_crepop_cras_suas.pdf
760) Sobre a cultura e a personalidade, pode-se afirmar que apesar da emoção ser vista como uma expressão de atividade formada na filogênese e ligada à automanutenção do organismo é também, em parte, constituída pela cultura, como, por exemplo, no caso da emoção-sentimento de piedade e patriotismo.
(Jacques, 2013.)
De acordo com a afirmativa anterior, assinale a alternativa correta.
- A) As emoções podem reforçar uma construção dependente ou interdependente do “eu”; assim, emoções como frustação e agressão ou de orgulho podem ser denominadas de “focalizadas no eu”.
- B) O fato de o indivíduo não pertencer a um grupo interdependente não significa, necessariamente, que se sinta interdependente ou solidário em relação a outros grupos e à humanidade em geral.
- C) As emoções complexas (tipo emoção-sentimento) não dependem do tipo de sistemas de “eu”, já que são organizadas através de significados culturais envolvendo ações interpessoais que supõem justificação e persuasão.
- D) É importante considerar que, apesar do indivíduo ser concebido, como um produto da história e da cultura, é também um ser intencional e criativo, em constante transformação e que, individualmente, pode mudar o próprio processo cultural que o constitui.
A alternativa correta é letra A) As emoções podem reforçar uma construção dependente ou interdependente do “eu”; assim, emoções como frustação e agressão ou de orgulho podem ser denominadas de “focalizadas no eu”.
Gabarito: Letra A
De acordo com a afirmativa anterior, assinale a alternativa correta.
a) As emoções podem reforçar uma construção dependente ou interdependente do “eu”; assim, emoções como frustação e agressão ou de orgulho podem ser denominadas de “focalizadas no eu”.
Certo!
“As emoções complexas (tipo emoção-sentimento) dependem do tipo de sistemas de “eu”, já que são organizadas através de significados culturais envolvendo ações interpessoais que supõem justificação e persuasão. As emoções podem reforçar uma construção dependente ou interdependente do “eu”. Assim, emoções como frustração e agressão ou de orgulho (gabar-se) podem ser denominadas de “focalizadas no ‘eu’”. Um indivíduo que diz que correu mais do que seu companheiro sendo, portanto, melhor do que ele, demonstra um sentimento egoísta. Para um sujeito de ego interdependente, isto é visto como uma dificuldade para uma harmonia grupal. Para que haja harmonia é mais importante demonstrar solidariedade e até mesmo timidez. Pessoas de culturas europeias, com as quais a americana está relacionada, provavelmente também seriam fonte de um self independente. Nas culturas ocidentais ainda se discute se é necessário expressar ou controlar a emoção. Já para os japoneses em geral, é óbvio que certas emoções têm que ser controladas.”
b) O fato de o indivíduo não pertencer a um grupo interdependente não significa, necessariamente, que se sinta interdependente ou solidário em relação a outros grupos e à humanidade em geral.
Errado. A autora diz é que o fato de o indivíduo não pertencer a um grupo interdependente que não significa isso.
“O fato de o indivíduo pertencer a um grupo interdependente não significa, necessariamente, que se sinta interdependente ou solidário em relação a outros grupos e à humanidade em geral. Um tema importante para a psicologia social é como desenvolver a solidariedade em relação a outros grupos, superando um certo etnocentrismo e desenvolvendo um sentimento que não se restrinja ao próprio grupo, mas que englobe também a humanidade.”
c) As emoções complexas (tipo emoção-sentimento) não dependem do tipo de sistemas de “eu”, já que são organizadas através de significados culturais envolvendo ações interpessoais que supõem justificação e persuasão.
Errado. Essas emoções dependem, sim, do tipo de sistemas de eu.
d) É importante considerar que, apesar do indivíduo ser concebido, como um produto da história e da cultura, é também um ser intencional e criativo, em constante transformação e que, individualmente, pode mudar o próprio processo cultural que o constitui.
Errado. A autora traz que é preciso considerar que o indivíduo pode mudar o próprio processo cultural individualmente.
“É importante considerar que, apesar de o indivíduo ser concebido como um produto da história e da cultura, é também um ser intencional e criativo, em constante transformação, e que, coletivamente, pode mudar o próprio processo cultural que o constitui.”
Nosso gabarito é Letra A.
Referência
JACQUES, Maria da Graça Corrêa et al. Psicologia Social Contemporânea: Livro-texto. Edição digital. Petrópolis: Vozes, 2013. 226 p.