Questões Sobre Psicologia Social - Psicologia - concurso
761) Sobre um olhar inicial para a questão da exclusão social, leva-nos à reflexão de que a exclusão social tem o significado polissêmico, além do sentido econômico, e é vista como fenômeno social e institucional.
(Almeida, 2006.)
Na análise da Psicologia Social, a exclusão social pode ser vista como:
- A) Uma construção social, material ou simbólica, sendo interpretada nas formas de discriminação, na dificuldade ao acesso a bens ou recursos e não nos papéis ou status social.
- B) Uma construção social que sinaliza o modo como se processam as interações sociais e o tratamento social, por pessoas ou grupos, e que levam ao afastamento de parte dos integrantes ou o próprio grupo de seus direitos primários.
- C) Uma construção social e sinaliza o modo como se processam as interações sociais e o tratamento social, negando direitos por meio de argumentos que se sustentam nos papéis sociais, como se as pessoas excluídas formassem uma categoria única.
- D) Uma construção social, considerando que o senso comum e as explicações reducionistas atribuem uma relação de causalidade, negando direitos por meio de argumentos que se sustentam nos papéis sociais, como se as pessoas excluídas formassem uma categoria única.
A alternativa correta é letra B) Uma construção social que sinaliza o modo como se processam as interações sociais e o tratamento social, por pessoas ou grupos, e que levam ao afastamento de parte dos integrantes ou o próprio grupo de seus direitos primários.
Gabarito: Letra B
Na análise da Psicologia Social, a exclusão social pode ser vista como:
a) Uma construção social, material ou simbólica, sendo interpretada nas formas de discriminação, na dificuldade ao acesso a bens ou recursos e não nos papéis ou status social.
Errado. A exclusão social causa dificuldade de acesso a bens e recursos bem como a papéis e status social. Pessoas excluídas socialmente não conseguem papéis de destaque na sociedade.
b) Uma construção social que sinaliza o modo como se processam as interações sociais e o tratamento social, por pessoas ou grupos, e que levam ao afastamento de parte dos integrantes ou o próprio grupo de seus direitos primários.
Certo! Essa é uma definição correta de exclusão social.
c) Uma construção social e sinaliza o modo como se processam as interações sociais e o tratamento social, negando direitos por meio de argumentos que se sustentam nos papéis sociais, como se as pessoas excluídas formassem uma categoria única.
Errado. Há diversos níveis de exclusão baseados nos papéis sociais. A identidade das pessoas muitas vezes é regulada por esses papéis, que podem conceder ou negar direitos, dependendo de quais lhe são designados. Alguns papéis podem ter alguns direitos negados, enquanto outros ainda lhe são garantidos, enquanto outros podem ser ainda mais excluídos.
d) Uma construção social, considerando que o senso comum e as explicações reducionistas atribuem uma relação de causalidade, negando direitos por meio de argumentos que se sustentam nos papéis sociais, como se as pessoas excluídas formassem uma categoria única.
Errado. Como dissemos, há diversos níveis de exclusão.
Nosso gabarito é Letra B
762) A ciência, a tecnologia, a arte e a política são produtos históricos da atividade humana, localizados no campo da história das batalhas sociais e das lutas de classe, como também na divisão social do trabalho.
(Molon, 2004.)
Neste sentido, analise as afirmativas a seguir.
I. Em certos momentos históricos, ocorre a implantação e a consolidação de um modelo que se torna hegemônico na maneira de conceber, construir, aplicar e avaliar o conhecimento.
II. A produção do conhecimento, ou seja, dos diferentes tipos de conhecimento acontece em um cenário social, político, econômico e cultural determinado pelo modo de produção de uma sociedade específica.
III. Outros tipos de conhecimento, com diferentes modos de produção e implicações sociais e culturais, não deixam de existir, ou seja, várias perspectivas coexistem e disputam lugares, espaços e tempos, bem como resistem, sofrem alterações, ressurgem de forma transformada ou aparentemente diferente.
Estão corretas as afirmativas
- A) I, II e III.
- B) I e II, apenas.
- C) I e III, apenas.
- D) II e III, apenas.
A alternativa correta é letra A) I, II e III.
Gabarito: Letra A
Certo! Veja:
“A ciência, a tecnologia, a arte e a política são produtos históricos da atividade humana, localizados no campo da história das batalhas sociais e das lutas de classe, como também na divisão social do trabalho. Nesse sentido, a produção do conhecimento (dos diferentes tipos de conhecimento) acontece em um cenário social, político, econômico, cultural determinado pelo modo de produção de uma sociedade específica. Em certos momentos históricos, ocorre a implantação e a consolidação de um modelo que se torna hegemônico na maneira de conceber, construir, aplicar e avaliar o conhecimento. No entanto, outros tipos de conhecimento, com diferentes modos de produção e implicações sociais e culturais, não deixam de existir, ou seja, várias perspectivas coexistem e disputam lugares, espaços e tempos, bem como resistem, sofrem alterações, ressurgem de forma transformada ou aparentemente diferente.”
Certo! Essa informação também está presente no trecho apresentado na afirmativa anterior.
Certo! Outra informação retirada na íntegra da bibliografia mencionada.
Assim, I, II e III estão corretas.
Gabarito Letra A
Referência
Molon, Susana Inês. Algumas questões epistemológicas e éticas da psicologia: a avaliação em discussão. Psicologia & Sociedade [online]. 2004, v. 16, n. 1 [Acessado 27 Maio 2021] , pp. 108-123
763) Ideologia é um tema presente no contexto de imprensa e do senso comum no Brasil desde a deflagração do impeachment de Dilma Rousseff. Contudo, esse é um tema de estudo e pesquisa inerente à Psicologia Social seja de orientação Sociológica, seja de orientação Psicológica. Com base nisso, analise as proposições e o tipo de relação existente entre elas.
I. “A ideologia, enquanto produto histórico que se cristaliza nas instituições, traz consigo uma concepção de homem importante para a reprodução de relações sociais, as quais são fundamentais para manter as relações de produção da vida material da sociedade como tal. A história é dialética, cada sociedade, na organização da produção de sua vida material, dá origem a uma contradição basal, que, ao ser superada, produz uma nova sociedade, qualitativamente diferente da anterior.”
PORÉM
II. Para que a contradição não negue a todo instante a sociedade que se produz, é necessária a mediação ideológica, ou seja, valores, explicações tidas como verdadeiras que reproduzem as relações sociais necessárias para manter as relações de produção.”
Assinale a alternativa correta.
- A) As afirmativas I e II são verdadeiras, mas a relação é falsa.
- B) As afirmativas I e II são verdadeiras, e a relação é verdadeira.
- C) A afirmativa I é verdadeira, a II é falsa e a relação inexistente.
- D) A afirmativa I é falsa, a II é verdadeira e a relação é inexistente.
A alternativa correta é letra B) As afirmativas I e II são verdadeiras, e a relação é verdadeira.
Gabarito: Letra B
PORÉM
Esses dois trechos são retirados do livro “Psicologia Social: o homem em movimento”, de Silvia Lane, com algumas pequenas alterações, mas apresentando a mesma relação que o texto original traz. Veja na bibliografia:
“Na medida em que o conhecimento positivista descrevia comportamentos restritos no espaço e no tempo, sem considerar a inter-relação infra e superestrutural, estes comportamentos, mediados pelas instituições sociais, reproduziam a ideologia dominante, em termos de freqüência observada, levando a considerá-los como “naturais” e, muitas rezes, "universais” . A ideologia, como produto histórico que se cristaliza nas instituições, traz consigo uma concepção de homem necessária para reproduzir relações sociais, que por sua vez são fundamentais para a manutenção das relações de produção da vida material da sociedade como tal. Na medida em que a história se produz dialeticamente, cada sociedade, na organização da produção de sua vida material, gera uma contradição fundamental, que ao ser superada produz uma nova sociedade, qualitativamente diferente da anterior. Porém, para que esta contradição não negue a todo momento a sociedade que se produz, é necessária a mediação ideológica, ou seja, valores, explicações tidas como verdadeiras que reproduzam as relações sociais necessárias para a manutenção das relações de produção.”
Assim, As afirmativas I e II são verdadeiras, e a relação é verdadeira.
Gabarito Letra B
Referência
Silvia T. M. Lane e Wanderley Codo (org.). Psicologia social: o homem em movimento. São Paulo, Brasiliense, 1984
764) “Toda a psicologia é social.” Assinale a alternativa que explica corretamente esta afirmação.
- A) Afirmar que toda a psicologia é social significa que cada uma das áreas específicas da psicologia deva assumir, dentro de sua especificidade, a natureza histórico-social do ser humano.
- B) Toda a psicologia ser social evidencia que o que mais importa aos psicólogos sociais contemporâneos é explicar as condutas humanas modificadas pela presença atual ou implicada de outras pessoas.
- C) Afirmar que toda a psicologia é social significa que a ciência psicológica se restringe às relações sociais que são reprodutoras e transformadoras das condições sociais nas quais as pessoas estão inseridas.
- D) Toda a psicologia ser social significa que, em atuação, a interpretação e a problematização dos significados de valores morais acerca de ansiedades, angústias e medos exigem do psicólogo uma postura secundária, visto que estes temas se distinguem de intervenção desse seguimento de conhecimento na psicologia.
A alternativa correta é letra A) Afirmar que toda a psicologia é social significa que cada uma das áreas específicas da psicologia deva assumir, dentro de sua especificidade, a natureza histórico-social do ser humano.
Gabarito: Letra A
“Toda a psicologia é social.” Assinale a alternativa que explica corretamente esta afirmação.
a) Afirmar que toda a psicologia é social significa que cada uma das áreas específicas da psicologia deva assumir, dentro de sua especificidade, a natureza histórico-social do ser humano.
b) Toda a psicologia ser social evidencia que o que mais importa aos psicólogos sociais contemporâneos é explicar as condutas humanas modificadas pela presença atual ou implicada de outras pessoas.
c) Afirmar que toda a psicologia é social significa que a ciência psicológica se restringe às relações sociais que são reprodutoras e transformadoras das condições sociais nas quais as pessoas estão inseridas.
d) Toda a psicologia ser social significa que, em atuação, a interpretação e a problematização dos significados de valores morais acerca de ansiedades, angústias e medos exigem do psicólogo uma postura secundária, visto que estes temas se distinguem de intervenção desse seguimento de conhecimento na psicologia.
Esse é um texto clássico de Sílvia Lane, vamos relembrá-lo:
““TODA A PSICOLOGIA É SOCIAL
Esta afirmação não significa reduzir as áreas específicas da Psicologia à Psicologia social, mas sim cada uma assumir dentro da sua especificidade a natureza histórico-social do ser humano. Desde o desenvolvimento infantil até as patologias e as técnicas de intervenção, características do psicólogo, devem ser analisadas criticamente à luz desta concepção do ser humano — é a clareza de que não se pode conhecer qualquer comportamento humano isolando-o ou fragmentando-o, como se este existisse em si e por si. Também com esta afirmativa não negamos a especificidade da Psicologia social — ela continua tendo por objetivo conhecer o indivíduo no conjunto de suas relações sociais, tanto naquilo que lhe é específico como naquilo em que ele é manifestação grupal e social. Porém, agora a Psicologia social poderá responder à questão de como o homem é sujeito da História e transformador de sua própria vida e da sua sociedade, assim como qualquer outra área da Psicologia.”
A afirmativa que traz corretamente a explicação dada pela autora é a Letra A. As outras afirmativas diminuem ou deturpam a função do psicólogo.
Referência
Silvia T. M. Lane. A Psicologia social e uma nova concepção do homem para a Psicologia. In: Silvia T. M. Lane e Wanderley Codo (org.). Psicologia social: o homem em movimento. São Paulo, Brasiliense, 1984
765) Cabe à psicologia apreender como se dá a internalização da realidade concreta e como ela faz a mediação na determinação dos comportamentos do indivíduo. A introdução do homem na sociedade é realizada pela socialização, que ocorre em duas etapas. São elas:
- A) Socialização grupal e socialização institucional.
- B) Socialização primária e socialização secundária.
- C) Socialização concreta e socialização abstrata.
- D) Socialização identitária e socialização grupal.
A alternativa correta é letra B) Socialização primária e socialização secundária.
Cabe à psicologia apreender como se dá a internalização da realidade concreta e como ela faz a mediação na determinação dos comportamentos do indivíduo. A introdução do homem na sociedade é realizada pela socialização, que ocorre em duas etapas. São elas:
Essa questão está baseada no seguinte trecho do livro "Psicologia Social: o homem em movimento" (Lane et al.):
"Cabe à Psicologia apreender como se dá esta internalização da realidade concreta e como ela faz a mediação na determinação dos comportamentos do indivíduo.
O ponto inicial do processo se dá a partir do nascimento do homem, sem condições físicas que permitam a sua sobrevivência isoladamente, o que exige uma disponibilidade para a sociabilidade, para tornar-se membro de uma sociedade. A introdução do homem na sociedade é realizada pela socialização, inicialmente a primária e posteriormente a secundária.
Na nossa sociedade, a socialização primária ocorre dentro da família e os aspectos internalizados serão aqueles decorrentes da inserção da família numa classe social, através da percepção que seus pais possuem do mundo, e do próprio caráter institucional da família.
A socialização secundária decorre da própria complexidade existente nas relações de produção, levando o indivíduo a internalizar as funções mais específicas das instituições, as subdivisões do mundo concreto e as representações ideológicas da sociedade, de forma a incorporar uma visão de mundo que o mantenha “ajustado” e, conseqüentemente, alienado das determinações concretas que definem suas relações sociais."
"Psicologia Social: o homem em movimento" (Lane et al.)
Com base nisso, encontramos a resposta na Letra B.
a) Socialização grupal e socialização institucional.
b) Socialização primária e socialização secundária.
c) Socialização concreta e socialização abstrata.
d) Socialização identitária e socialização grupal.
766) Para Lewin, os atos do indivíduo não podem ser explicados sobre a base de uma psicodinâmica do indivíduo, mas devem ser explicados sobre a base da natureza das forças sociais, o campo, ao qual está exposto (Kaplan & Sadock, 1983, p. 4). Sobre a Teoria de Campo de Lewin, considere as afirmativas a seguir.
I. Para Lewin, o comportamento do indivíduo não pode ser explicado a partir da psicodinâmica do indivíduo, mas deve ser explicado sobre a base da natureza das forças sociais, o campo, ao qual ele está exposto.
II. O espaço vital psicológico é compreendido como a totalidade de fatos que determinam o comportamento de um indivíduo em um certo momento.
III. Lewin, influenciado pela teoria psicanalítica de Freud, defendeu que o comportamento de um indivíduo é mais bem explicado pela sua história de vida infantil do que pelo ambiente em que ele vive no presente.
É correto o que se afirma em:
- A) I, apenas.
- B) III, apenas.
- C) I e II, apenas.
- D) I, II e III.
A alternativa correta é letra C) I e II, apenas.
Gabarito: Letra C.
I. Para Lewin, o comportamento do indivíduo não pode ser explicado a partir da psicodinâmica do indivíduo, mas deve ser explicado sobre a base da natureza das forças sociais, o campo, ao qual ele está exposto.
Essa afirmativa está de acordo com o seguinte texto de Kaplan e Sadock citado por Boris no artigo "Elementos para uma história da psicoterapia de grupo":
"A tendência na psicoterapia de grupo foi estudar o indivíduo dentro do grupo. Embora tentativas tenham sido feitas de examinar como o grupo como uma totalidade funcionava, o grupo era, como o colocava Freud, simplesmente uma coleção de indivíduos reunidos juntos para um objetivo particular. Foi o movimento da psicologia social, encabeçado por homens como Kurt Lewin, que viu o grupo como diferente qualitativamente da simples soma de suas partes. De acordo com Lewin, o grupo é uma entidade em seu próprio direito, com qualidades particulares e únicas que são diferentes dos indivíduos dos quais é composto (...) Para Lewin, os atos do indivíduo não podem ser explicados sobre a base de uma psicodinâmica do indivíduo, mas devem ser explicados sobre a base da natureza das forças sociais, o campo, ao qual está exposto."
"Comprehensive group psychotherapy" (Kaplan e Sadock) citado por Boris
Assertiva Correta.
II. O espaço vital psicológico é compreendido como a totalidade de fatos que determinam o comportamento de um indivíduo em um certo momento.
Afirmativa de acordo com Lewin. Veja um trecho do livro "Psicologias" de Bock:
"O principal conceito de Lewin é o do espaço vital, que ele define como “a totalidade dos fatos que determinam o comportamento do indivíduo num certo momento”."
"Psicologias" (Bock)
Assertiva Correta.
Lewin não enfatiza a história infantil. Veja um trecho do artigo "A concepção de envelhecimento com base na teoria de campo de Kurt Lewin e a dinâmica de grupos" de Beleza e Soares:
"Na década de trinta, Kurt Lewin referia-se ao peso da motivação para o comportamento social. Para melhor demonstrar sua importância para o desencadeamento de certos comportamentos, Lewin criou a teoria de campo fundamentada em duas suposições: 1) O ser humano comporta-se em resposta à totalidade de fatos coexistentes; e 2) Os fatos coexistentes resultam no campo dinâmico onde cada um de seus componentes é interdependente. Para o mesmo, o comportamento humano não depende somente do passado, ou do futuro, mas do campo dinâmico atual e presente. Esse campo dinâmico é “o espaço de vida que contém a pessoa e o seu ambiente psicológico”."
"A concepção de envelhecimento com base na teoria de campo de Kurt Lewin e a dinâmica de grupos" (Beleza e Soares)
Assertiva Falsa.
Portanto, estão corretas as afirmativas I e II. Encontramos a resposta na Letra C.
É correto o que se afirma em:
a) I, apenas.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) I, II e III.
767) De acordo com o livro Psicologia Social Crítica: como prática de libertação, de Pedrinho Guareschi, a Cosmovisão do Totalitarismo Coletivista caracteriza- se por:
- A) Compreender os valores do solidarismo, do amorismo, e do comunitarismo.
- B) Perceber o tipo de sociedade fundamentada pelo Capitalismo liberal.
- C) Compreender os valores do liberalismo individualista.
- D) Compreender que as condutas e relações são estabelecidas a partir da massificação, do anonimato e da burocracia.
- E) Entender a concepção de ser humano como pessoa = relação.
A alternativa correta é letra D) Compreender que as condutas e relações são estabelecidas a partir da massificação, do anonimato e da burocracia.
Gabarito Letra D
De acordo com o livro Psicologia Social Crítica: como prática de libertação, de Pedrinho Guareschi, a Cosmovisão do Totalitarismo Coletivista caracteriza- se por:
a) Compreender os valores do solidarismo, do amorismo, e do comunitarismo.
Errado. Essa é uma característica do comunitarismo solidário.
b) Perceber o tipo de sociedade fundamentada pelo Capitalismo liberal.
Errado. Essa é uma característica do liberalismo individualista.
c) Compreender os valores do liberalismo individualista.
Errado. O liberalismo individualista é outra cosmovisão.
d) Compreender que as condutas e relações são estabelecidas a partir da massificação, do anonimato e da burocracia.
Certo! Essas são condutas do totalitarismo coletivista.
e) Entender a concepção de ser humano como pessoa = relação.
Errado. Essa é uma característica do comunitarismo solidário.
Nosso gabarito é Letra D
768) Os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS) são os principais indutores da gestão e articulação dos serviços socioassistenciais em rede, considerando que o (CRAS) tem papel fundamental na
- A) busca da construção de um espaço de acolhida, fortalecendo vínculos familiares e comunitários e o (CREAS) na referência de medidas apenas socioeducativas.
- B) referência para o atendimento apenas em famílias em situação de risco e direitos violados e o (CREAS) na referência da proteção social especial.
- C) apenas na proteção social especial e o (CREAS) na referência para o atendimento apenas com crianças, adolescentes e idosos.
- D) gestão territorial da proteção social básica e o (CREAS) na referência para o atendimento especializado de proteção social especial a indivíduos e famílias em situação de risco e direitos violados.
- E) O (CRAS) tem papel fundamental de ofertar serviços de violência física, sexual, tráfico de pessoas e cumprimento de atividades socioeducativas e o (CREAS) na referência para atendimentos apenas aos usuários com transtorno mental.
A alternativa correta é letra D) gestão territorial da proteção social básica e o (CREAS) na referência para o atendimento especializado de proteção social especial a indivíduos e famílias em situação de risco e direitos violados.
Os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS) são os principais indutores da gestão e articulação dos serviços socioassistenciais em rede, considerando que o (CRAS) tem papel fundamental na
A questão pode ser respondida com o seguinte texto:
"• O CRAS é uma unidade da rede socioassistencial de proteção social básica que se diferencia das demais, pois além da oferta de serviços e ações, possui as funções exclusivas de oferta pública do trabalho social com famílias do PAIF e de gestão territorial da rede socioassistencial de proteção social básica. Esta última função demanda do CRAS um adequado conhecimento do território, a organização e articulação das unidades da rede socioassistencial a ele referenciadas e o gerenciamento do acolhimento, da entrada, inserção, do encaminhamento e acompanhamento dos usuários no SUAS.
• Os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados em Assistência Social (CREAS) são os principais indutores da gestão e articulação dos serviços socioassistenciais em rede, considerando que o CRAS tem papel fundamental na gestão territorial da proteção social básica e o CREAS na referência para o atendimento especializado de proteção social especial a indivíduos e famílias em situação de risco e direitos violados."
Fonte: "Atuação do (a) Psicólogo (a) nos CRAS" (CRP-09)
Portanto, encontramos a resposta na Letra D.
a) busca da construção de um espaço de acolhida, fortalecendo vínculos familiares e comunitários e o (CREAS) na referência de medidas apenas socioeducativas.
b) referência para o atendimento apenas em famílias em situação de risco e direitos violados e o (CREAS) na referência da proteção social especial.
c) apenas na proteção social especial e o (CREAS) na referência para o atendimento apenas com crianças, adolescentes e idosos.
d) gestão territorial da proteção social básica e o (CREAS) na referência para o atendimento especializado de proteção social especial a indivíduos e famílias em situação de risco e direitos violados.
e) O (CRAS) tem papel fundamental de ofertar serviços de violência física, sexual, tráfico de pessoas e cumprimento de atividades socioeducativas e o (CREAS) na referência para atendimentos apenas aos usuários com transtorno mental.
769) O Sistema Único de Assistência Social, criado a partir da Política de Assistência Social, se organiza em dois níveis de proteção: a Proteção Social Básica – PSB e Proteção Social Especial – PSE. O CREAS é a unidade pública estatal de abrangência municipal ou regional que tem como papel constituir-se em lócus de referência, nos territórios, da oferta de trabalho social especializado no SUAS a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal ou social, por violação de direitos. Foi realizada uma pesquisa sobre atuação da(o) psicóloga(o) nos CREAS, realizada pelo Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas do Conselho Federal de Psicologia(CFP/CREPOP/2009), que revelou alguns desafios na dimensão ético-política da atuação da(o) psicóloga(o). Dentre as alternativas abaixo, qual NÃO constitui um desafio para a Psicologia:
- A) Psicólogos que realizam atividades que não são de competência do CREAS, como a psicoterapia, que deve ser ofertada pela política de saúde.
- B) Questões relativas à articulação com a rede de Saúde e também com outras políticas e instituições que estabelecem interfaces com o trabalho nos CREAS.
- C) Questões em relação ao trabalho com grupos variados de famílias e jovens, e modalidades inovadoras de visita familiar e de busca ativa.
- D) Questões relacionadas ao princípio ético do sigilo devido à precariedade dos locais onde ficam guardados os prontuários de atendimento e a organização das salas de atendimento.
- E) Preocupação quanto à divulgação de informações em reuniões de estudos de caso com profissionais da rede.
A alternativa correta é letra C) Questões em relação ao trabalho com grupos variados de famílias e jovens, e modalidades inovadoras de visita familiar e de busca ativa.
O Sistema Único de Assistência Social, criado a partir da Política de Assistência Social, se organiza em dois níveis de proteção: a Proteção Social Básica - PSB e Proteção Social Especial - PSE. O CREAS é a unidade pública estatal de abrangência municipal ou regional que tem como papel constituir-se em lócus de referência, nos territórios, da oferta de trabalho social especializado no SUAS a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal ou social, por violação de direitos. Foi realizada uma pesquisa sobre atuação da(o) psicóloga(o) nos CREAS, realizada pelo Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas do Conselho Federal de Psicologia(CFP/CREPOP/2009), que revelou alguns desafios na dimensão ético-política da atuação da(o) psicóloga(o). Dentre as alternativas abaixo, qual NÃO constitui um desafio para a Psicologia:
A questão está baseada no seguinte texto:
"Um primeiro grupo de desafios se refere a questões relacionadas ao princípio ético do sigilo. Nota-se que as (os) psicólogas (os) se preocupam com essa questão e buscam garanti-lo, de uma forma ou de outra, demonstrando ser esse um princípio que foi assumido pela categoria. Entretanto, manifestam preocupação com a garantia do sigilo devido à precariedade dos locais onde ficam guardados os prontuários de atendimento e a organização das salas de atendimento, que muitas vezes não isolam o som e permitem a quem está de fora ouvir o que se fala do lado de dentro. Outra preocupação apontada, diz respeito à divulgação de informações em reuniões de estudos de caso com profissionais da rede ou em relatórios enviados ao Judiciário ou Conselhos Tutelares. Assim, cabe esclarecer aqui algumas dúvidas a esse respeito, bem como discutir estratégias de garantia do sigilo prescrito no nosso Código de Ética.
(...)
Outro grupo de desafios apontados na pesquisa se configura na realização de atividades que não são de competência do CREAS, ou mesmo da Política de Assistência Social que demonstram que a identidade do CREAS ainda tem muito a avançar. Na concepção da assistência social como caridade e assistencialismo, onde o sujeito e sua família, abandonados pelo Estado, e responsabilizados assim, pela sua condição, a assistência visa apenas minimizar a situação. Com o rompimento dessa concepção, a partir do paradigma da cidadania, o Estado reconhece uma situação de violação de direitos e convoca este cidadão e sua família para promover junto com ele a superação da situação em que se encontra. (...) Assim, muitas psicólogas (os) acreditam que esse vínculo que estabelecem com o público deve ser trabalhadoatravés da psicoterapia. Na pesquisa realizada pelo CREPOP, a psicoterapia aparece como atividade no CREAS, por um lado, porque alguns psicólogos crêem que essa é a sua função, e por outro, por que não conseguem vagas ou encaminhamentos para a política de saúde e, percebendo a importância deste tratamento, se propõem elas mesmas a realizá-los. Destaca-se que esta não deve ser uma atividade desenvolvida no SUAS .
(...)
A pesquisa do CREPOP (CFP/CREPOP/2009) aponta ainda desafios em relação à articulação com a rede de Saúdee também com outras políticas e instituições que estabelecem interfaces com o trabalho nos CREAS, tais como: a burocracia dos encaminhamentos, a desarticulação da rede, a morosidade do judiciário, a precariedade dos Conselhos Tutelares, entre outros.
(...)
A pesquisa do CREPOP (CFP/CREPOP/2009) aponta ainda desafios em relação à articulação com a rede de Saúde e também com outras políticas e instituições que estabelecem interfaces com o trabalho nos CREAS, tais como: a burocracia dos encaminhamentos, a desarticulação da rede, a morosidade do judiciário, a precariedade dos Conselhos Tutelares, entre outros. Um posicionamento ético político da(o) psicóloga(o) no CREAS passa pelo incentivo, fortalecimento e articulação da rede que irá acolher o público encaminhado.
(...)
Na pesquisa (CFP/CREPOP/2009) verificou-se também que além dos desafios, as(os) psicólogas(os) têm encontrado também muitas potencialidades no trabalho nos CREAS, evidenciadas em muitas inovações implementadas e consideradas exitosas pelas mesmas. As práticas descritas em relação ao público, à equipe, aos gestores, à rede, à mídia e sociedade em geral, envolvem trabalhos com grupos variados de famílias, jovens e pessoas atendidas, formação da equipe, supervisão de casos, parcerias com universidades, modalidades inovadoras de visita familiar e de busca ativa, construção de fluxos de encaminhamentos, entre outras; enfim, uma diversidade quase tão grande, quanto o número de psicólogas(os) que trabalha no CREAS. Essa constatação indica o quanto a psicologia já avançou em suacompreensão no campo da política pública de Assistência Social"
Fonte: "Referências técnicas para Prática de Psicólogas(os) no Centro de Referência Especializado da Assistência Social - CREAS" (CFP)
Com isso, nota-se que a única alternativa que não cita um desafio é a Letra C.
a) Psicólogos que realizam atividades que não são de competência do CREAS, como a psicoterapia, que deve ser ofertada pela política de saúde.
b) Questões relativas à articulação com a rede de Saúde e também com outras políticas e instituições que estabelecem interfaces com o trabalho nos CREAS.
c) Questões em relação ao trabalho com grupos variados de famílias e jovens, e modalidades inovadoras de visita familiar e de busca ativa.
d) Questões relacionadas ao princípio ético do sigilo devido à precariedade dos locais onde ficam guardados os prontuários de atendimento e a organização das salas de atendimento.
e) Preocupação quanto à divulgação de informações em reuniões de estudos de caso com profissionais da rede.
770) Sobre o CRAS, analise as assertivas e assinale a alternativa incorreta.
- A) Organiza a proteção especial de baixa complexidade, por meio de programas e serviços para famílias que se encontram sem referência ou em situação de ameaça.
- B) Nessa organização, ganham centralidade a família, o cidadão e a coletividade, percebidos como sujeitos estratégicos na proteção social e na construção da cidadania.
- C) Unidade pública estatal de proteção social básica, localizada em territórios de vulnerabilidade social, com a função de organizar, coordenar e executar as provisões de proteção social básica.
- D) Elege como unidade de intervenção a família, objetivando romper com as tradicionais segmentações de seus usuários.
A alternativa correta é letra A) Organiza a proteção especial de baixa complexidade, por meio de programas e serviços para famílias que se encontram sem referência ou em situação de ameaça.
A questão está baseada no seguinte texto:
"- elege como unidade de intervenção a família, objetivando romper com as tradicionais segmentações de seus usuários (crianças, adolescentes, mulheres, idosos etc.);
- elege o CRAS como unidade pública estatal de proteção social básica, localizado em territórios de vulnerabilidade social, com a função de organizar, coordenar e executar as provisões de proteção social básica;
(...)
- organiza a proteção especial de alta complexidade, por meio de programas e serviços para famílias que se encontram sem referência ou em situação de ameaça.
(...)
Na lógica da PNAS e do SUAS, além de ser uma unidade pública, o CRAS tem de atuar na produção de uma gestão territorial que aproxime e integre as atenções de proteção à família e ao cidadão ao conjunto dos serviços públicos e das redes socioassistenciais e comunitárias de sua área de abrangência. No CRAS, ganham centralidade a família, o cidadão e a coletividade, percebidos como sujeitos estratégicos na proteção social e na construção da cidadania."
Fonte: "CRAS: Marcos Legais" (Governo de SP)
Com isso, encontramos a alternativa incorreta na Letra A.
a) Organiza a proteção especial de baixa complexidade, por meio de programas e serviços para famílias que se encontram sem referência ou em situação de ameaça.
b) Nessa organização, ganham centralidade a família, o cidadão e a coletividade, percebidos como sujeitos estratégicos na proteção social e na construção da cidadania.
c) Unidade pública estatal de proteção social básica, localizada em territórios de vulnerabilidade social, com a função de organizar, coordenar e executar as provisões de proteção social básica.
d) Elege como unidade de intervenção a família, objetivando romper com as tradicionais segmentações de seus usuários.