Logo do Site - Banco de Questões
Continua após a publicidade..

Questões Sobre Psicologia Social - Psicologia - concurso

Continua após a publicidade..

771) Quanto a atuação do profissional da psicologia no CRAS, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.

I. Deve estar fundamentada na compreensão da dimensão subjetiva dos fenômenos sociais e coletivos, sob diferentes enfoques teóricos e metodológicos, com o objetivo de problematizar e propor ações no âmbito social.

II. As ações do profissional devem acontecer de modo elitista, fragmentadas e paralelas à aos outros profissionais da organização.

III. Por meio de atuação interdisciplinar pode atender a crianças, adolescentes e adultos, de forma individual e/ou em grupo, priorizando a forma de trabalho individual.

IV. Deve se nortear pela compreensão crítica dos fenômenos sociais, econômicos, culturais e políticos do país, fundamentais ao exercício da cidadania e da profissão, pelo respeito à ética nas relações com clientes, usuários, colegas e com o público.

  • A) Apenas I, II e III estão corretas.
  • B) Apenas II, III e IV estão corretas.
  • C) Apenas I e IV estão corretas.
  • D) Todas estão corretas.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) Apenas I e IV estão corretas.

   

  

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Essa inserção profissional deve estar calcada numa visão crítica da Assistência Social e em um compromisso com as urgências da sociedade brasileira. Ela parte da perspectiva da Assistência Social como política de Seguridade Social. Essa perspectiva exige que ela deixe de ser tratada de forma secundária ou fragmentada, quer no conjunto da ação federal, estadual ou municipal, quer no orçamento público, na própria gestão dos órgãos, ou no entendimento dos atores institucionais e da sociedade.

 

A partir desses compromissos éticos, entende-se que a atuação dos psicólogos e psicólogas no Suas deve estar fundamentada na compreensão da dimensão subjetiva dos fenômenos sociais e coletivos, sob diferentes enfoques teóricos e metodológicos, com o objetivo de problematizar e propor ações no âmbito social (CFP/CEFESS, 2007).

 

Além disso, aponta-se para a importância da Psicologia na construção de espaços de organização social e familiar de modo a contribuir para a quebra dos ciclos de vulnerabilidade social, fortalecendo os vínculos, as redes de apoio social e a autonomia dos sujeitos.

 

Nesse sentido, a atuação do psicólogo e da psicóloga deve se nortear pela compreensão crítica dos fenômenos sociais, econômicos, culturais e políticos do país, fundamentais ao exercício da cidadania e da profissão, pelo respeito à ética nas relações com clientes, usuários (as), colegas e o público bem como na produção e divulgação de pesquisas, trabalhos e informações e pelo aprimoramento contínuo (BRASIL, 2004).

 

Atualmente, profissionais da Psicologia compõem obrigatoriamente as equipes de referência básica e especial do Suas. Conforme a Resolução CNAS no 17/2011, somos uma categoria responsável, ao lado de outras profissões, para o desenvolvimento da Política de Assistência Social.

(...)

Por meio de atuação interdisciplinar, o psicólogo e a psicóloga podem atender a crianças, adolescentes e adultos, de forma individual e/ou em grupo, priorizando o trabalho coletivo, possibilitando encaminhamentos psicológicos quando necessário, e desenvolvendo métodos e instrumentais para atendimento e pesquisa com um olhar para o grupo familiar. As ações devem ser integradas com outros (as) profissionais dentro do serviço, bem como com outros serviços visando o trabalho em rede."

 

Fonte: "Como os psicólogos e as psicólogas podem contribuir para avançar o sistema único de assistência social (SUAS) - informações para gestoras e gestores" (CFP)

 

Com isso, podemos identificar as afirmativas verdadeiras e falsas.

 

  

  

  

 

Portanto, estão corretas apenas as afirmativas I e IV. Encontramos a resposta na Letra C.


a)  Apenas I, II e III estão corretas.
b)  Apenas II, III e IV estão corretas.
c)  Apenas I e IV estão corretas.
d)  Todas estão corretas.

Continua após a publicidade..

772) Sobre as contribuições da teoria de Kurt Lewin para a Psicologia Social, podemos afirmar:

  • A) Partia dos princípios da Psicologia da Gestalt, portanto não havia a possibilidade de que os grupos fossem considerados unidade de análise básica da Psicologia Social.
  • B) Problemas sociais como o preconceito, produtividade no trabalho, mudança nos hábitos alimentares e violência são originados nos indivíduos, de forma isolada.
  • C) É mais fácil induzir a mudança em um indivíduo isolado do que em um grupo.
  • D) A primeira fase da mudança planejada é a permanência dos novos padrões grupais.
  • E) Desenvolveu o conceito de pesquisa-ação, no qual a pesquisa é vinculada à ação social, importante contribuição para a Psicologia Social aplicada.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) Desenvolveu o conceito de pesquisa-ação, no qual a pesquisa é vinculada à ação social, importante contribuição para a Psicologia Social aplicada.

Gabarito: Letra E
 

Sobre as contribuições da teoria de Kurt Lewin para a Psicologia Social, podemos afirmar:
a)  Partia dos princípios da Psicologia da Gestalt, portanto não havia a possibilidade de que os grupos fossem considerados unidade de análise básica da Psicologia Social.

Errado. Justamente por partir dos princípios da Psicologia da Gestalt, os grupos eram considerados unidades de análise básica da psicologia social.


b)  Problemas sociais como o preconceito, produtividade no trabalho, mudança nos hábitos alimentares e violência são originados nos indivíduos, de forma isolada.

Errado. Esses são problemas sociais, e não individuais.


c)  É mais fácil induzir a mudança em um indivíduo isolado do que em um grupo.

Errado. Para Lewin, é o contrário. É mais fácil induzir a mudança em um grupo que em um indivíduo isolado.


d)  A primeira fase da mudança planejada é a permanência dos novos padrões grupais.

Errado. Não há como fazer uma mudança permanecendo padrões. A primeira fase da mudança de Lewin é o descongelamento.


e)  Desenvolveu o conceito de pesquisa-ação, no qual a pesquisa é vinculada à ação social, importante contribuição para a Psicologia Social aplicada.

Certo! A idéia da pesquisa-ação significa situar a pesquisa no contexto do planejamento e da ação social.

 

Nosso gabarito é Letra E

773) Sobre as contribuições da teoria de Martín-Baró para a Psicologia Social, podemos afirmar:

  • A) Sua concepção de Psicologia Social pode ser compreendida sem uma referência à situação política, social e econômica da América Latina.

  • B) Defendia o idealismo metodológico, no qual as leis e princípios gerais poderiam ser aplicados a qualquer realidade social.
  • C) Fortaleceu a concepção universalista, alheia à história e de vertente individualista da Psicologia Social hegemônica.
  • D) Enfatiza o compromisso da Psicologia Social com as classes marginalizadas a partir de uma Psicologia Social crítica e libertadora.
  • E) Temáticas como a violência, o machismo, o fatalismo, a saúde mental e a guerra não fizeram parte das suas investigações.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) Enfatiza o compromisso da Psicologia Social com as classes marginalizadas a partir de uma Psicologia Social crítica e libertadora.

Gabarito: Letra D

 

a)  Sua concepção de Psicologia Social pode ser compreendida sem uma referência à situação política, social e econômica da América Latina.

Errado. Martin-Baró foi um dos pioneiros da psicologia política, e seu trabalho não pode ser compreendido sem o contexto político, social e econômico da América latina.

b)  Defendia o idealismo metodológico, no qual as leis e princípios gerais poderiam ser aplicados a qualquer realidade social.

Errado. O autor critica esse idealismo, e considera que as especificidades das realidades devem ser consideradas.

c)  Fortaleceu a concepção universalista, alheia à história e de vertente individualista da Psicologia Social hegemônica.

Errado. Não é possível fazer psicologia social alheia a história.

d)  Enfatiza o compromisso da Psicologia Social com as classes marginalizadas a partir de uma Psicologia Social crítica e libertadora.

Certo! A obra de Martin-Baró enfatiza esse compromisso.

e)  Temáticas como a violência, o machismo, o fatalismo, a saúde mental e a guerra não fizeram parte das suas investigações.

Errado. Esses temas fizeram, sim, parte das investigações do autor.

“O psicólogo Ignácio Martín-Baró abordou os problemas do povo salvadorenho a partir do contexto do período, indicando propostas para enfrentar a situação política e social de El Salvador, sendo o país que adotou para si. Sua produção intelectual e sua prática estiveram intimamente vinculadas ao contexto de El Salvador e enfatizavam temas e problemas relativos aos salvadorenhos. Entre seus objetos de estudo estavam: o machismo (1968), os processos de aglomeração (1973a), a saúde mental (1984b), o fatalismo (1987), a violência (1988) e a guerra (1981, 1989a).”

 

Nosso gabarito é Letra D

 

Fonte: A Importância Do Contexto Histórico: El Salvador E Ignácio Martín-Baró. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/3093/309360174019/html/

Continua após a publicidade..

774) Sobre as funções dos estereótipos, segundo Henri Tajfel, NÃO É correto afirmar:

  • A) Os estereótipos atendem a quatro tipos de funções: cognitiva, preservação de valores, ideológica e diferenciação com relação a outros grupos.
  • B) Os estereótipos minimizam as diferenças entre pessoas pertencentes ao mesmo grupo social.
  • C) Os estereótipos acentuam as diferenças entre os membros de diferentes grupos.
  • D) A identidade social é o elo utilizado para analisar as relações entre as funções individuais dos estereótipos e suas funções sociais.
  • E) Os estereótipos são facilmente modificados nas relações sociais, pois o consenso social não pode ser utilizado como critério de validade.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) Os estereótipos são facilmente modificados nas relações sociais, pois o consenso social não pode ser utilizado como critério de validade.

Gabarito: Letra E

 

Sobre as funções dos estereótipos, segundo Henri Tajfel, NÃO É correto afirmar:
a)  Os estereótipos atendem a quatro tipos de funções: cognitiva, preservação de valores, ideológica e diferenciação com relação a outros grupos.

Certo!

“Segundo Tajfel (1981), os estereótipos atendem a quatro tipos de funções: função cognitiva, função de preservação do sistema de valores, função ideológica e função de diferenciação com relação a outros grupos.”

 


b)  Os estereótipos minimizam as diferenças entre pessoas pertencentes ao mesmo grupo social.

Certo!

“As funções cognitivas dos estereótipos são semelhantes às da categorização. Os estereótipos minimizam as diferenças entre pessoas pertencentes ao mesmo grupo social e acentuam as diferenças entre os membros de diferentes grupos.

 

Nesse sentido, têm a função cognitiva de ordenar e simplificar a informação procedente do meio social, economizando esforços no seu processamento.”


c)  Os estereótipos acentuam as diferenças entre os membros de diferentes grupos.

Certo! Essa informação também está no trecho apresentado na afirmativa anterior.


d)  A identidade social é o elo utilizado para analisar as relações entre as funções individuais dos estereótipos e suas funções sociais.

Certo!

“O elo que Tajfel utiliza para analisar as relações entre as funções individuais dos estereótipos (economia cognitiva e preservação do sistema de valores) e suas funções sociais (causalidade, justificação e diferenciação) é a identidade social.”


e)  Os estereótipos são facilmente modificados nas relações sociais, pois o consenso social não pode ser utilizado como critério de validade.

Errado. Os estereótipos são muito dificilmente modificáveis, pois o consenso social é utilizado como critério de validade.

“Em primeiro lugar, a natureza da informação com a qual se contrasta a validade da categorização é diferente no caso do mundo físico e no caso do mundo social. No primeiro caso, a atribuição de um objeto a uma categoria a qual não pertence poderia ser também não adaptativa e, com isso, a pessoa corrigiria os erros cometidos ao receber informação sobre eles. No caso do meio ambiente social, a informação é mais ambígua; além disso, o fato de os estereótipos serem compartilhados faz que o consenso social sobre eles possa ser utilizado como um critério de validade. Nesse sentido, a mera confirmação de que outras pessoas mantêm as mesmas crenças que nós sobre determinados grupos serviria como confirmação da sua adequação.”

 

Nosso gabarito é Letra E

 

Fonte: Álvaro, J. L. & Garrido, A. (2003). Psicología social perspectivas psicológicas y sociológicas. Madrid: McGraw-Hill/Interamericana, S.A.U.

775) Estacionar na vaga de portadores de necessidades especiais, mesmo sabendo que é proibido; jogar lixo na rua, mesmo ciente de que tal ação traz consequências negativas ao meio ambiente como um todo; não praticar exercícios físicos, mesmo entendendo o quanto eles são necessários para a saúde; e dirigir após consumir bebida alcoólica, mesmo conhecendo todas as consequências negativas que isso pode causar, fazem parte do escopo de estudos da:

  • A) psicologia do desenvolvimento.
  • B) psicologia da aprendizagem.
  • C) psicologia social comunitária.
  • D) psicologia social.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) psicologia social.

Gabarito: Letra D

 

Estacionar na vaga de portadores de necessidades especiais, mesmo sabendo que é proibido; jogar lixo na rua, mesmo ciente de que tal ação traz consequências negativas ao meio ambiente como um todo; não praticar exercícios físicos, mesmo entendendo o quanto eles são necessários para a saúde; e dirigir após consumir bebida alcoólica, mesmo conhecendo todas as consequências negativas que isso pode causar, fazem parte do escopo de estudos da:
a)  psicologia do desenvolvimento.

Errado. A psicologia do desenvolvimento estuda os aspectos físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social do desenvolvimento humano, da concepção a velhice.


b)  psicologia da aprendizagem.

Errado. O objeto de estudo da psicologia da aprendizagem é o processo de aprendizagem.


c)  psicologia social comunitária.

Errado. A psicologia social comunitária aplica os conhecimentos da psicologia social para resolução dos problemas comunitários. É mais específico que o explicitado na questão.


d)  psicologia social.

Certo! A psicologia social estuda as relações entre as pessoas e com os grupos, o que a questão descreve são as dissonâncias cognitivas, que fazem parte do escopo de estudo da psicologia social.

 

Nosso gabarito é Letra D

Continua após a publicidade..

776) As práticas psicológicas contemporâneas em psicologia social no Brasil enfatizam a importância da comunidade. Essas práticas pressupõem que a vivência em comunidade

  • A) permite que a dimensão econômica assuma um papel secundário na organização do trabalho e da geração de renda para a população.
  • B) elimina a interferência das questões políticas na condução das demandas e necessidades dos indivíduos menos favorecidos.
  • C) facilita aos indivíduos a superação de um individualismo exacerbado e reduz a possibilidade de um coletivismo que os aglutinaria.
  • D) estimula a construção de vínculos pautada por uma definição clara de funções e papéis sociais, o que permite superar as relações primárias.
  • E) favorece a reivindicação dos direitos dos cidadãos, uma vez que a voz e as decisões da comunidade se concentram na figura de seus líderes.

FAZER COMENTÁRIO
Alternativa C: A psicologia social contemporânea no Brasil reconhece a importância da vivência comunitária como um meio de superar o individualismo exacerbado. Isso é fundamental em uma sociedade que frequentemente valoriza o individual em detrimento do coletivo. A prática comunitária permite que as pessoas vejam além de suas necessidades e desejos individuais, promovendo a solidariedade e o apoio mútuo. Ao mesmo tempo, evita a formação de um coletivismo extremo que poderia levar à perda da individualidade e à conformidade excessiva. Portanto, a alternativa C destaca um equilíbrio entre o ser individual e o ser parte de uma coletividade, o que é essencial para o desenvolvimento de uma comunidade saudável e resiliente.

777) A abordagem da Psicologia Social, que estuda o sujeito em sua relação com o mundo e entende que ele se constitui, ao mesmo tempo, como produto e como produtor da sua história e da história da sociedade em que vive, foi denominada de Psicologia Social

  • A) Contextual.
  • B) Crítica.
  • C) Reflexiva.
  • D) Desenvolvimental.
  • E) Relacional.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) Crítica.

Gabarito: Letra B

A abordagem da Psicologia Social, que estuda o sujeito em sua relação com o mundo e entende que ele se constitui, ao mesmo tempo, como produto e como produtor da sua história e da história da sociedade em que vive, foi denominada de Psicologia Social
a)  Contextual.
b)  Crítica.
c)  Reflexiva.
d)  Desenvolvimental.
e)  Relacional.

 

A psicologia social que tem essa abordagem do sujeito em relação com o mundo, como produto e produtor da história, é chamada de psicologia social crítica, veja:

“Neste texto adotaremos a perspectiva da psicologia social crítica, na tradição de pensamento representada no Brasil pela Associação Brasileira de Psicologia Social – Abrapso. Nessa abordagem, a psicologia pode ser definida como a disciplina que estuda o sujeito em sua relação com o mundo. Nessa relação com o mundo esse sujeito se constitui, ao mesmo tempo, como produto e como produtor da sua história e da história da sociedade em que vive.

Há três palavras-chave nessa definição: sujeito, relação e mundo. O sujeito é sempre sujeito da ação – seja ele indivíduo ou grupo, “eu” ou “nós”. Ele só existe porque age, na sua relação com o mundo. Essa relação é o foco da análise, pois é aí que o sujeito se constitui, é aí que ele existe enquanto tal e é aí, portanto, que a psicologia pode encontrá-lo como objeto de conhecimento. Por outro lado, é através dessa relação que ele vai construir a realidade, o mundo. Trata-se aqui tanto da realidade/mundo “para si”, ou seja, como existe para o sujeito, quanto da realidade/mundo “em si”, porque os efeitos da ação humana transcendem as existências particulares. Em outras palavras, o efeito transformador da ação dos sujeitos vai além dos limites da existência do indivíduo, do grupo, tanto em termos de tempo quanto de espaço. Ao agir no mundo imprimimos marcas, desencadeamos movimentos cujos múltiplos efeitos frequentemente não conseguimos antever.”

 

Nosso gabarito é Letra B.

 

Fonte: Psicologia social contemporânea : livro-texto / Marlene Neves Strey et al. – Petrópolis, RJ : Vozes, 2013.

Continua após a publicidade..

778) A teoria das Representações Sociais é uma forma sociológica de psicologia social, originada na Europa com Serge Moscovici. As representações sociais se originam tanto na capacidade criativa do psiquismo humano como nas fronteiras que a vida social impõe e podem ser compreendidas como estruturas/construções

  • A) simbólicas.
  • B) emocionais.
  • C) imediatas.
  • D) concretas.
  • E) organizacionais.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) simbólicas.

Gabarito: Letra A

A teoria das Representações Sociais é uma forma sociológica de psicologia social, originada na Europa com Serge Moscovici. As representações sociais se originam tanto na capacidade criativa do psiquismo humano como nas fronteiras que a vida social impõe e podem ser compreendidas como estruturas/construções
a)  simbólicas.
b)  emocionais.
c)  imediatas.
d)  concretas.
e)  organizacionais.

 

As representações sociais são estruturas simbólicas.

“Villas-Boas (2010) argumenta ainda que o surgimento de uma Representação Social está atrelado à existência de três fatores relacionados ao posicionamento de um grupo perante um objeto socialmente significativo para ele, quais sejam: dispersão da informação, focalização e pressão à inferência. Nesta mesma linha de pensamento, Guareschi e Jovchelovitch (2011) mostram que a Teoria das Representações Sociais tem a função de questionar ao invés de adaptar-se. Ela deve constantemente buscar o novo, longe do peso hegemônico do que é tradicional. A análise proposta por Guareschi e Jovchelovitch (2011) procura dar conta das mediações existentes entre a vida social e a vida individual. Por este motivo, as Representações Sociais são estruturas simbólicas que se originam tanto na capacidade criativa do psiquismo humano como nas fronteiras que a vida social impõe.”

 

Nosso gabarito é Letra A.

 

Fonte: Gemido Dos Excluídos: A Construção Social Do Adoecimento. Disponível em: https://site.ucdb.br/public/md-dissertacoes/13116-final.pdf

779) Acerca do compromisso ético- político dos profissionais da psicologia na promoção, na proteção e na defesa dos direitos humanos, diante de situações de violência na infância, na adolescência e na família, julgue os itens a seguir.

I É necessário dar visibilidade às violências sexuais contra crianças e adolescentes.

II A notificação de violência contra crianças e adolescentes é obrigatória, desde que se trate de caso confirmado, e não meramente suspeito.

III A ampliação de formas de enfrentamento da violência é um recurso favorável à naturalização da violência. IV Ações de educação, sensibilização e autodefesa são estratégias preventivas definidas no Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil.

V Fatores como disponibilidade financeira e interferência de figuras de referência precisam ser considerados em um processo de tomada de decisão diante de situações de violência sexual contra crianças e adolescentes.

Estão certos apenas os itens

  • A) I, II e III.
  • B) I, III e IV.
  • C) II, III e IV.
  • D) I, II, IV e V.

  • E) I, III, IV e V.

FAZER COMENTÁRIO

ESTA QUESTÃO FOI ANULADA, NÃO POSSUI ALTERNATIVA CORRETA

QUESTÃO ANULADA

   

Acerca do compromisso ético-político dos profissionais da psicologia na promoção, na proteção e na defesa dos direitos humanos, diante de situações de violência na infância, na adolescência e na família, julgue os itens a seguir.

  

I É necessário dar visibilidade às violências sexuais contra crianças e adolescentes.

  

Essa afirmativa está de acordo com o seguinte texto:

   

"Esforços para dar visibilidade às violências sexuais contra crianças e adolescentes no Brasil envolveram a criação de canais de denúncia. No Brasil o primeiro serviço de denúncia foi criado em 1997 concebido como um canal de recebimento de denúncias das mais diversas violências sofridas pela criança e pelo adolescente que mais tarde viria a ser denominado de “Disque 100”. Atendeu pelo número 0800 99 0500, e foi coordenado pela Associação Brasileira Multidisciplinar de Proteção à Criança e ao Adolescente (ABRAPIA) até 2003, momento em que o Governo Federal assumiu suas responsabilidades."

 

Fonte: "Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) na rede de proteção às crianças e adolescentes em situação de violência sexual" (CFP)

 

Assertiva Correta.

 

II A notificação de violência contra crianças e adolescentes é obrigatória, desde que se trate de caso confirmado, e não meramente suspeito.

 

Essa afirmativa distorce o trecho abaixo:

 

"Como estratégia de prevenção à violência, o Ministério da Saúde estabeleceu a obrigatoriedade da notificação, para todas as entidades de saúde integrantes do Sistema Único de Saúde do nosso país, por meio da Portaria MS/GM no 1968, de 25 de outubro de 2001, publicada no DOU no 206 de 26 de outubro de 2001. A notificação é obrigatória nos casos suspeitos ou confirmados de violência contra crianças e adolescentes."

 

Fonte: "Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) na rede de proteção às crianças e adolescentes em situação de violência sexual" (CFP)

 

Assertiva Falsa.

 

III A ampliação de formas de enfrentamento da violência é um recurso favorável à naturalização da violência.

 

Outra distorção. Veja:

 

"Ao entender as situações de violência sexual — a que são submetidas crianças e adolescentes como uma questão social, cultural, econômica e política, faz-se necessário ampliar concepções e formas sociais de enfrentá-la, na medida em que há uma tendência a sua naturalização."

 

Fonte: "Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) na rede de proteção às crianças e adolescentes em situação de violência sexual" (CFP)

 

Assertiva Falsa.

 

IV Ações de educação, sensibilização e autodefesa são estratégias preventivas definidas no Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil.

  

A afirmativa está de acordo com o texto.

 

"• Prevenção – assegurar ações preventivas contra a violência sexual. Ações de educação, sensibilização e de autodefesa."

 

Fonte: "Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) na rede de proteção às crianças e adolescentes em situação de violência sexual" (CFP)

 

Assertiva Correta.

 

V Fatores como disponibilidade financeira e interferência de figuras de referência precisam ser considerados em um processo de tomada de decisão diante de situações de violência sexual contra crianças e adolescentes.

  

Essa afirmativa também está de acordo com o texto.

 

"A postura crítica da(o) psicóloga(o) frente às relações de poder, como preconiza o Princípio Fundamental VII do CEPP (CFP, 2005), consiste no seu posicionamento perante os impactos dessas relações na vida da pessoa a quem está atendendo, isso em qualquer área de atuação. Por exemplo, a interferência de alguma figura de referência da criança em uma eventual revelação ou retratação de situação de violência sexual, e até a disponibilidade de recursos financeiros/subsídios para comparecer em perícias, audiências e atendimentos relativos às medidas de proteção aplicadas, são questões que devem ser consideradas pela(o) psicóloga(o) em suas avaliações e conclusões."

 

Fonte: "Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) na rede de proteção às crianças e adolescentes em situação de violência sexual" (CFP)

 

Assertiva Correta.

 

Portanto, estão corretas as afirmativas I, IV e V.

 

No entanto, não há alternativa que contemple apenas as afirmativas corretas. A banca resolveu anular.

  

a) I, II e III. b) I, III e IV. c) II, III e IV. d) I, II, IV e V. 

e) I, III, IV e V.

 
Continua após a publicidade..

780) São crenças a propósito de características, atributos e comportamentos dos membros de determinados grupos, são formas rígidas e esquemáticas de pensar que resultam de processos de simplificação e que se generalizam a todos os elementos do grupo a que se referem.

  • A) Cognição.

  • B) Estereótipo.

  • C) Conformismo.

  • D) Discriminação

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) Estereótipo.

Gabarito Letra B

São crenças a propósito de características, atributos e comportamentos dos membros de determinados grupos, são formas rígidas e esquemáticas de pensar que resultam de processos de simplificação e que se generalizam a todos os elementos do grupo a que se referem. 

a) Cognição.

Errado. A cognição é uma função psicológica que não necessariamente é rígida e simplificadora.

 

b) Estereótipo.

Certo! A questão traz é a definição de esterótipo.

“Podemos definir estereótipo como o conjunto de crenças e opiniões segundo as quais certos indivíduos possuem determinadas características simplesmente por pertencerem a um determinado grupo. Os estereótipos são crenças a propósito de caraterísticas, atributos e comportamentos dos membros de determinados grupos, são formas rígidas e esquemáticas de pensar que resultam de processos de simplificação e que se generalizam a todos os elementos do grupo a que se referem. Exemplos de estereótipos: “os futebolistas têm pouca cultura”; “o lugar da mulher é na cozinha”; “as loiras são burras”; “os alentejanos são preguiçosos”; “os médicos são dedicados”, etc.”

 

c) Conformismo.

Errado. O conformismo é uma tendência a aceitar uma situação incômoda.

 

d) Discriminação

Errado. A discriminação é a ação de excluir alguém por alguma característica, que pode estar relacionada com o estereótipo.

“A Discriminação é qualquer distinção, exclusão ou restrição baseada na raça, cor descendência ou origem nacional ou étnica que tenha o propósito ou o efeito de anular ou prejudicar o reconhecimento, gozo ou exercício em pé de igualdade de direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, económico, social, cultural ou em qualquer outro domínio da vida pública.

A discriminação designa o comportamento dirigido aos indivíduos visados pelo preconceito. Assim, na base da discriminação está o preconceito, que, sendo uma atitude sem fundamento, injustificada, dirigida a grupos e aos seus membros, geralmente desfavorável, pode conduzir à discriminação.

Não se pode confundir discriminação com preconceito: enquanto este é uma atitude, a discriminação é o comportamento que decorre do preconceito. Esquematizando:

O tipo de discriminação está ligado com o preconceito que lhe está subjacente: • O preconceito racial conduz, geralmente, à discriminação das pessoas por pertencerem a raças diferentes; • Um preconceito religiosos leva à discriminação de pessoas que professam uma dada religião; • O preconceito sexista conduz à discriminação das mulheres, etc…

Nosso gabarito é Letra B.

1 76 77 78 79 80 97