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Questões Sobre Psicologia Social - Psicologia - concurso

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781) A Psicologia Social é uma das disciplinas que contribui para o estudo do comportamento organizacional.

Sobre essa ciência, é correto afirmar que

  • A) estuda o comportamento dos indivíduos e dos grupos dentro de um ambiente político, como estruturação de conflitos, alocação e manipulação de poder para atendimento de seus interesses.

  • B) é o estudo da sociedade para compreender os seres humanos e suas atividades. Analisa cultura e ambientes para facilitar a compreensão entre valores, atitudes e comportamentos entre grupos e povos diferentes.

  • C) é a área de estudos que investiga a interação entre as pessoas e o processo cognitivo gerado por essa interação. Contempla o estudo de mudanças de atitudes, padrões de comunicação e processo de tomada de decisão.

  • D) contempla o estudo do sistema social no qual os indivíduos desempenham seus papéis. O foco é nas relações entre as pessoas, na organização formal, na tecnologia organizacional, na mudança e na cultura organizacional.

  • E) tem intuito de medir, explicar e modificar os comportamentos, investigando processos de aprendizagem, de personalidade e de problemas relacionados ao trabalho.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) é a área de estudos que investiga a interação entre as pessoas e o processo cognitivo gerado por essa interação. Contempla o estudo de mudanças de atitudes, padrões de comunicação e processo de tomada de decisão.

   

  

Sobre essa ciência, é correto afirmar que

  

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"O que é Psicologia Social?

 

Psicologia social é o estudo científico da influência recíproca entre as pessoas (interação social) e do processo cognitivo gerado por esta interação (pensamento social). À exceção da figura legendária de Robinson Crusoé e de eremitas, todos os seres humanos vivemos em constante processo de dependência e interdependência em relação a nossos semelhantes. Um aperto de mão, uma reprimenda, um elogio, um sorriso, um simples olhar de uma pessoa em direção a outra suscitam nesta última uma resposta que caracterizamos como social. Por sua vez, a resposta emitida servirá de estímulo pessoa que a provocou, gerando por seu turno um outro comportamento desta última, estabelecendo-se assim o processo de interação social."

 

Fonte: "Psicologia Social" (Rodrigues, Assmar e Jablonski)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra C.

 

As outras afirmativas citam definições presentes no livro "Comportamento Organizacional" de Robbins (2005, p. 8-10).

 

a)  estuda o comportamento dos indivíduos e dos grupos dentro de um ambiente político, como estruturação de conflitos, alocação e manipulação de poder para atendimento de seus interesses. (Ciências Políticas)

 

b)  é o estudo da sociedade para compreender os seres humanos e suas atividades. Analisa cultura e ambientes para facilitar a compreensão entre valores, atitudes e comportamentos entre grupos e povos diferentes. (Antropologia)

 

c)  é a área de estudos que investiga a interação entre as pessoas e o processo cognitivo gerado por essa interação. Contempla o estudo de mudanças de atitudes, padrões de comunicação e processo de tomada de decisão.

 

d)  contempla o estudo do sistema social no qual os indivíduos desempenham seus papéis. O foco é nas relações entre as pessoas, na organização formal, na tecnologia organizacional, na mudança e na cultura organizacional. (Sociologia)

 

e)  tem intuito de medir, explicar e modificar os comportamentos, investigando processos de aprendizagem, de personalidade e de problemas relacionados ao trabalho. (Psicologia)

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782) Termo da Psicologia social relacionado a uma forma de conhecimento simbólico elaborado e compartilhado socialmente, com objetivo de compreender e controlar a realidade social. A partir disso, é possível transformar o “não familiar” em algo familiar, pela ancoragem de novos conhecimentos em esquemas já existentes (Bauer, 2003).

A qual termo o enunciado se refere?

  • A) Ideologia.

  • B) Alienação social.

  • C) Espaço potencial.

  • D) Diferenciação Social.

  • E) Representação social.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) Representação social.

   

  

A qual termo o enunciado se refere?

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Neste trabalho eu me proponho discutir uma das questões que deu origem à noção de Representações Sociais: as RS são a produção cultural de uma comunidade, que tem como um de seus objetivos resistir a conceitos, conhecimentos e atividades que ameaçam destruir sua identidade. 

(...)

Quando definimos as representações sociais, nós mui­tas vezes nos referimos às suas conseqüências quanto à cognição e à ação; isto é, referimo-nos às suas funções simbólicas e pragmáticas (Cranach, 1992). A função simbólica se refere ao fato de que em RS lidamos com imagens variáveis da realidade, através das quais as pessoas esta­belecem um sentido de ordem, transformam o não-familiar em familiar através da ancoragem de novos conhecimentos em antigos esquemas, criam uma estabilidade temporária através da objetificação, e localizam a si próprios entre os demais através de um senso de identidade social. Esta conquista de ordem é problemática e periodicamente sofre ameaças. A função pragmática das RS refere-se ao fato de que nossas ações são motivadas, guiadas, planejadas e justificadas em prejuízo de nossas estruturas simbólicas. Nesse sentido, as RS se constituem tanto em percepção, como em ação ou, para usar termos mais antigos, tanto em estímulo como em resposta (Wagner, neste volume)."

 

Fonte: "A Popularização da Ciência como 'Imunização Cultural': A Função de Resistência das Representações Sociais" (Bauer) In: "Textos em Representações Sociais" (Guareschi et al.)

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra E.


a)  Ideologia.

b)  Alienação social.

c)  Espaço potencial.

d)  Diferenciação Social.

e)  Representação social.

783) A Psicologia Comunitária veio questionar a Psicologia Social tradicional, a qual se preocupava com questões de conduta, ajustamento social, atitudes, estereótipo e as relações interpessoais, sem vinculá-los a seus contextos histórico-culturais. É/São objetivo(s) da Psicologia Comunitária:

  • A) realizar pesquisa etnográfica e prática assistencialista voltadas para o desenvolvimento humano e mudanças da realidade psicossocial.

  • B) o desenvolvimento humano e a mudança social, a partir de uma visão positiva da comunidade e das pessoas, reconhecidas como responsáveis e competentes na construção de suas vidas.

  • C) evidenciar aos participantes quanto o indivíduo está conectado ao seu meio social, de modo que ele se sinta parte dele, visando elaboração da relação-inserção.

  • D) realizar atendimento psicológico individual nas comunidades carentes caracterizadas por relações de dominação e exclusão social.

  • E) proporcionar a psico-higiene, qualidade de vida para as pessoas que estão na comunidade, considerando a história, os objetivos, as regras e as pessoas que a compõe.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) o desenvolvimento humano e a mudança social, a partir de uma visão positiva da comunidade e das pessoas, reconhecidas como responsáveis e competentes na construção de suas vidas.

Gabarito: Letra B.

     

A Psicologia Comunitária veio questionar a Psicologia Social tradicional, a qual se preocupava com questões de conduta, ajustamento social, atitudes, estereótipo e as relações interpessoais, sem vinculá-los a seus contextos histórico-culturais. É/São objetivo(s) da Psicologia Comunitária:

 

A questão está baseada no seguinte texto:

"Na América Latina, a expressão “Psicologia Comunitária” é empregada desde 1975, com o objetivo de se fazer uma nova Psicologia Social, a partir da preocupação de alguns psicólogos de distintos países latino-americanos com os escassos resultados sociais da Psicologia Social tradicional e por haver uma grande necessidade de superar os graves problemas sócio-econômicos que ainda hoje afetam a região (Abib Andery, 1984; Montero, 1994; Quintal de Freitas, 1996).

 

Frente à Psicologia Social tradicional que se preocupava com estudos de grupos, questões específicas da conduta, o ajustamento social, as atitudes, o estereótipo, as relações interpessoais etc. (Leyens, 1979), sem vinculá-los a seus contextos históricos-culturais, enquanto base de descrição e explicação dos dados, como também sem questionar o papel da ideologia e das relações de classe (Lane, 1981, 1984; Serrano García e Rivera Medina, 1991), surgiu um movimento no próprio interior da Psicologia Social questionando essas posturas e concepções.

(...)

Diante de todo esse debate, consideramos que a Psicologia Comunitária está centrada em dois grandes modelos: o do desenvolvimento humano e o da mudança social (busca de alternativas sócio-políticas), os quais partem de uma visão positiva da comunidade e das pessoas. Nesses modelos está presente o reconhecimento da capacidade do individuo e da própria comunidade de serem responsáveis e competentes na construção de suas vidas, bastando para isso a existência de certos processos de facilitação social baseados na ação local e na conscientização."

 

Fonte: "Psicologia Comunitária. Universitas Ciências da Saúde - vol.01 n.02 - pp.277-297" (Góis)

 

Com isso, vamos analisar as alternativas.


a)  realizar pesquisa etnográfica e prática assistencialista voltadas para o desenvolvimento humano e mudanças da realidade psicossocial.

 

Falso. O assistencialismo não é objetivo da Psicologia Comunitária.

   

b)  o desenvolvimento humano e a mudança social, a partir de uma visão positiva da comunidade e das pessoas, reconhecidas como responsáveis e competentes na construção de suas vidas.

 

Correto. Essa é a alternativa que está de acordo com o texto supracitado.

   

c)  evidenciar aos participantes quanto o indivíduo está conectado ao seu meio social, de modo que ele se sinta parte dele, visando elaboração da relação-inserção.

 

Falso. O sujeito, nessa perspectiva, é considerado um sujeito social. Mas essa alternativa não cita um objetivo da Psicologia Comunitária.

   

d)  realizar atendimento psicológico individual nas comunidades carentes caracterizadas por relações de dominação e exclusão social.

 

Falso. A Psicologia Comunitária rompe com o modelo clínico individual.

   

e)  proporcionar a psico-higiene, qualidade de vida para as pessoas que estão na comunidade, considerando a história, os objetivos, as regras e as pessoas que a compõe.

 

Falso. O termo psico-higiene foi muito utilizado por Bleger nos textos sobre psicologia institucional.

 

Portanto, a alternativa correta é a Letra B.

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784) De acordo com GUARESCHI, sobre o indivíduo, não há nada nele que o relacione ou o ligue a alguma coisa. Tudo converge para o centro. Ele é suficiente em si mesmo, não tem nada a ver com outros e não necessita de outros para sua definição e compreensão. O autor se referiu à concepção de ser humano pela cosmovisão do:

  • A) Comunitarismo solidário.
  • B) Totalitarismo convergente.
  • C) Totalitarismo coletivista.
  • D) Liberalismo individualista.
  • E) Liberalismo fascista.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) Liberalismo individualista.

 

De acordo com GUARESCHI, sobre o indivíduo, não há nada nele que o relacione ou o ligue a alguma coisa. Tudo converge para o centro. Ele é suficiente em si mesmo, não tem nada a ver com outros e não necessita de outros para sua definição e compreensão. O autor se referiu à concepção de ser humano pela cosmovisão do:
 

A questão pode ser respondida com o seguinte texto:

 

"Na cosmovisão do Liberalismo Individualista, falando em termos bem precisos, não existe o social; o que existe é apenas o individual. E o social, nessa visão, é uma soma de individuais. Somando-se diversos individuais, temos um grupo, que é um amontoado de coisas, mas onde cada ser, indivíduo, mantém sua unidade e singularidade, sem se relacionar com os outros. Para um verdadeiro liberal, por isso, é difícil entender o que seja o "público", o "bem comum", pois só posso aceitar que exista algo que seja público, ou comum, que não se reduza ao individual, se aceitar que exista um "social", diferente do individual. Para o liberal, existe o bem particular, individual; eu tenho de resolver meu problema e ponto final. O Estado, para um autêntico liberal, só tem sentido para defender os interesses particulares dos individuos. Assim também os outros serviços, como a seguran- ça, a saúde, a educação. Tais realidades, para eles, são sociais apenas indiretamente, por tabela, porque são soma de particulares.

 

Já na visão do Totalitarismo Coletivista, o social é a grande e princi- pal realidade existente: dele deriva o sentido para tudo o mais. O social é tão real como se fosse uma "coisa", une chose, como diziam os criadores da Sociologia. O grupo, o coletivo, é a verdadeira e única realidade, Os elementos desse grupo (as pessoas) passam a ter importância a partir a de sua pertença aos grupos. As pessoas são "peças" da máquina: o que vale é a máquina.

 

Você vai perceber agora a importância do conceito de relação. Na visão do Comunitarismo Solidário, o social é uma relação, isto é, algo que é singular e ao mesmo tempo múltiplo. Essa visão não reduz o ser humano a um individuo, como o Liberalismo; ele é um ser que implica, necessariamente, outros, Também não existe o grupo: existem pessoas-relações, que formam o grupo, como veremos no item a seguir (44)."

 

Fonte: "Psicologia social crítica: como pratica e libertação" (Guareschi)

 

Portanto, encontramos a resposta na Letra D.

 

a)  Comunitarismo solidário.
b)  Totalitarismo convergente.
c)  Totalitarismo coletivista.
d)  Liberalismo individualista.
e)  Liberalismo fascista.

785)   Texto associado

Entretanto, para as visões que consideram o racismo um fenômeno institucional e/ou estrutural, mais do que a consciência, o racismo como ideologia molda o inconsciente. Dessa forma, a ação dos indivíduos, ainda que conscientes, “se dá em uma moldura de sociabilidade dotada de constituição historicamente inconsciente”. Ou seja, a vida cultural e política no interior da qual os indivíduos se reconhecem enquanto sujeitos autoconscientes e onde formam os seus afetos é constituída por padrões de clivagem racial inserida no imaginário e em práticas sociais cotidianas. Desse modo, a vida “normal”, os afetos e as “verdades” são inexoravelmente perpassados pelo racismo, que não depende de uma ação consciente para existir. (grifos do autor)

Fonte: ALMEIDA, Sílvio Luiz de. Racismo estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019.

Considerando-se a atuação do psicólogo diante do que o excerto acima apresenta como ideia central, pode-se afirmar que:

  • A) É necessário que o psicólogo compreenda os processos estruturais que levam ao fenômeno da discriminação racial a partir dos padrões sócio-historicamente formados e que se tornaram inconscientes no cotidiano de quem segrega.
  • B) É importante que o psicólogo seja capaz de compreender o seu lugar de poder diante do racismo, pois, ao abordar o inconsciente, esse profissional consegue fazer com que o sujeito racista entenda os atos que comete.
  • C) É essencial que o psicólogo entenda que afetos e verdades são individuais e inexoráveis, e que a vida normal é perpassada pelo racismo consciente que existe em cada pessoa que pratica o segregacionismo no cotidiano.
  • D) O psicólogo deve ser capaz de perceber que seu trabalho contra o preconceito e a discriminação cotidianos deve basear-se nas práticas sociais tidas como normais, em que os indivíduos que segregam o fazem conscientemente.
  • E) O psicólogo que compreende que o racismo no Brasil é estrutural é capaz de agir no inconsciente coletivo, em busca de reconstruir afetos ideológicos e proporcionar ações institucionais capazes de mitigar o preconceito.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) É necessário que o psicólogo compreenda os processos estruturais que levam ao fenômeno da discriminação racial a partir dos padrões sócio-historicamente formados e que se tornaram inconscientes no cotidiano de quem segrega.

Gabarito Letra A

Considerando-se a atuação do psicólogo diante do que o excerto acima apresenta como ideia central, pode-se afirmar que:
a)  É necessário que o psicólogo compreenda os processos estruturais que levam ao fenômeno da discriminação racial a partir dos padrões sócio-historicamente formados e que se tornaram inconscientes no cotidiano de quem segrega.

Certo! Essa é a função, e obrigação ética, do psicólogo no que diz respeito ao racismo.


b)  É importante que o psicólogo seja capaz de compreender o seu lugar de poder diante do racismo, pois, ao abordar o inconsciente, esse profissional consegue fazer com que o sujeito racista entenda os atos que comete.

Errado. O psicólogo não é onipotente, e não deve achar que é.


c)  É essencial que o psicólogo entenda que afetos e verdades são individuais e inexoráveis, e que a vida normal é perpassada pelo racismo consciente que existe em cada pessoa que pratica o segregacionismo no cotidiano.

Errado. O psicólogo tem um dever ético de não aceitar situações de discriminação como normais.


d)  O psicólogo deve ser capaz de perceber que seu trabalho contra o preconceito e a discriminação cotidianos deve basear-se nas práticas sociais tidas como normais, em que os indivíduos que segregam o fazem conscientemente.

Errado. O racismo não precisa de uma ação consciente para existir.


e)  O psicólogo que compreende que o racismo no Brasil é estrutural é capaz de agir no inconsciente coletivo, em busca de reconstruir afetos ideológicos e proporcionar ações institucionais capazes de mitigar o preconceito.

Errado. O psicólogo não tem poder sobre o inconsciente coletivo.

 

Nosso gabarito é Letra A.

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786) Sobre a Psicologia Cultural a mesma nos trás o conceito de Fatores Macroculturais (FCM) que tem como função superar limitações individuais, articulando coletivamente os seres humanos para garantir a reprodução social da existência individual. Assim sendo três são os FCMs básicos:

  • A) Instituições políticas exclusivamente, conceitos culturais e infraestrutura abstrata e artefatos.
  • B) Instituições sociais e políticas, conceitos culturais e infraestrutura física e artefatos.
  • C) Instituições familiares, conceitos culturais e infraestrutura abstrata e artefatos.
  • D) Instituições sociais exclusivamente, conceitos culturais e infraestrutura física e artefatos.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) Instituições sociais e políticas, conceitos culturais e infraestrutura física e artefatos.

Gabarito Letra B

a)  Instituições políticas exclusivamente, conceitos culturais e infraestrutura abstrata e artefatos. b)  Instituições sociais e políticas, conceitos culturais e infraestrutura física e artefatos. c)  Instituições familiares, conceitos culturais e infraestrutura abstrata e artefatos. d)  Instituições sociais exclusivamente, conceitos culturais e infraestrutura física e artefatos.

Os FCM básicos são: instituições sociais e políticas, conceitos culturais e infraestrutura física e artefatos:

“Nessa concepção, fenômenos psicológicos são funções culturais, "a psicologia é um mecanismo cultural" (p. 15). Para Ratner, a cultura é um complexo constituído por três FMCs básicos: instituições sociais e políticas, conceitos culturais e infraestrutura física e artefatos. Um dado fator é definido como macrocultural pela sua capacidade de determinar a existência social. A função dos FMCs é superar limitações individuais, articulando coletivamente os seres humanos para garantir a reprodução social da existência individual.

Seres humanos constroem instituições sociais, artefatos e conceitos para superar as limitações de forças, conhecimento, informação sensorial e habilidades corporais. Macroestruturas combinam a potência, o conhecimento, as habilidades e a criatividade de muitas pessoas em ações sociais, físicas e conceituais coordenadas. Assim, as pessoas tornam-se membros de macroestruturas, tornam-se indivíduos socialmente estruturados (p.41).”

Nosso gabarito é Letra B

 

Fonte: Lacerda Júnior, FernandoPsicologia cultural e mudança social. Psicologia & Sociedade [online]. 2011, v. 23, n. 1 [Acessado 28 Julho 2022] , pp. 197-200.

787) Na Psicologia Social, Serge Moscovici nos trás o conceito de Representação Social. Assinale a alternativa que melhor as determina:

  • A) É o período em que as novas convicções e práticas são testadas por tentativa e erro; isso reforça as transformações e resulta em um novo ciclo de mudança.
  • B) São formas válidas de conhecimento com valor próprios não versões diluídas de informações superiores. (...) As representações compartilhadas existem para elaborar e formar a "realidade comum".
  • C) Descreve que as reações compensatórias são internalizadas, ao passo que as infrutíferas são reprimidas.
  • D) É uma alucinação controlada externamente.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) São formas válidas de conhecimento com valor próprios não versões diluídas de informações superiores. (...) As representações compartilhadas existem para elaborar e formar a "realidade comum".

 

Na Psicologia Social, Serge Moscovici nos trás o conceito de Representação Social. Assinale a alternativa que melhor as determina:

 

A questão pode ser respondida com o seguinte texto:

 

"Para Moscovici, as representações sociais são formas genuínas de conhecimento por si mesmas, e não versões diluídas de informação de alto nível. De fato, deixa claro que o importante são estes pensamentos quotidianos (e não as versões científicas mais abstratas),  porque as <<representações partilhadas organizam e constroem uma "realidade" comum, um sentido comum do que é  "normal">>.

 

Fonte: "O Livro da Psicologia - Grandes Ideias de Todos os Tempos"

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra B.


a)  É o período em que as novas convicções e práticas são testadas por tentativa e erro; isso reforça as transformações e resulta em um novo ciclo de mudança. (modelo de mudança de Lewin)


b)  São formas válidas de conhecimento com valor próprios não versões diluídas de informações superiores. (...) As representações compartilhadas existem para elaborar e formar a "realidade comum".


c)  Descreve que as reações compensatórias são internalizadas, ao passo que as infrutíferas são reprimidas. (teoria de Thorndike)


d)  É uma alucinação controlada externamente. (teoria da percepção como alucinação guiada - Shepard)

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788) A Psicologia Social Crítica compreendeu um movimento de compromisso da psicologia com a realidade brasileira. Tal empreitada reuniu um conjunto de movimentos que tinham como foco a implicação da proposta da psicologia com a práxis cotidiana, com os problemas sociais e com os contextos histórico-sociais. Para tanto, foi necessário encarar a dimensão política presente nas práticas psicológicas vigentes. Sobre o desenvolvimento da Psicologia Social Crítica analise os itens a seguir:

I. A proposta de uma Psicologia Social Crítica se desenvolveu como uma resposta teórico epistemológica de intelectuais e pesquisadores que estavam envolvidos com os movimentos sociais e políticos das décadas de 80 e 90.

II. A experiência da implantação de regimes socialistas na Europa e na América-Latina colocava em pauta a questão da revolução como solução dos problemas existentes.

III. No Brasil, a exigência de uma atuação mais concreta dos intelectuais na organização social e política ficou mais evidente no início da década de 1970, período em que, sob o regime militar, os psicólogos envolvidos com a psicologia na comunidade passaram a atuar junto aos setores populares.

Estão corretas as afirmações contidas nos itens:

  • A) Somente I;

  • B) Somente II;

  • C) Somente I e III;

  • D) Somente II e III;

  • E) Todas as alternativas estão corretas.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) Somente II e III;

     

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"A proposta de uma Psicologia Social Crítica surge também como uma resposta teóricoepistemológica de intelectuais e pesquisadores que estavam envolvidos com os movimentos sociais e políticos das décadas de 60 e 70.

 

Este é um período em que os movimentos populares se fortalecem e vão aglutinando um grupo crescente de pessoas em torno da reivindicação do atendimento das necessidades básicas e da contestação ao regime político vigente. As greves se espalham em vários setores da produção, o desemprego e a inflação alcançam números assustadores. Esse também foi um período em que se debatiam diretamente a questão do subdesenvolvimento e das amarras estruturais que impediam mudanças mais significativas no sistema de poder, na economia e, principalmente, na situação de desigualdade reinante. A experiência da implantação de regimes socialistas na Europa e na América - Latina colocava em pauta a questão da revolução como solução dos problemas existentes.

(...)

A exigência de uma atuação mais concreta dos intelectuais na organização social e política ficou mais evidente no início da década de 1970, periodo em que, sob o regime militar, os psicólogos envolvidos com a psicologia na comunidade passaram a atuar junto aos setores populares (Andery, 1989:205; Góis, 2003:71). Nestes espaços, as intervenções possíveis estavam na possibilidade de incitamento da racionalidade crítica, organização popular e participação política (Lane, 2006:17). A produção do conhecimento a partir da reflexão com a realidade prática, ou seja, a adoção de uma práxis aparecia como a única forma de produzir um conhecimento capaz de promover a emancipação social."

 

Fonte: "Psicologia social como psicologia política? A proposta de psicologia social crítica de Sílvia Lane" (Lima et al.)

 

Com isso, podemos identificar as afirmativas verdadeiras e falsas.

 

  

  

 

Portanto, estão corretas as afirmativas II e III. Encontramos a resposta na Letra D.

Estão corretas as afirmações contidas nos itens:

 

a)  Somente I;

b)  Somente II;

c)  Somente I e III;

d)  Somente II e III;

e)  Todas as alternativas estão corretas.

789) As implicações das desigualdades sociais na saúde da população tem sido tema de investigação pela pesquisadora em saúde coletiva Rita Barata. Segundo a pesquisadora, é possível identificar quatro teorias principais para a compreensão das desigualdades sociais em saúde. Sobre tais teorias, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as afirmativas que seguem:

(    ) A teoria mais antiga e mais facilmente aceita é a estruturalista e materialista, que confere maior importância à estrutura econômica da sociedade.

(    ) Na Améria Latina a discussão sobre as desigualdades sociais vem sendo feita principalmente à luz da teoria da determinação social do processo saúde-doença. Nessa teoria a posição de classe e a reprodução social passam a ser vistas como secundárias na determinação do perfil de saúde e doença.

(    ) A teoria psicossocial oferece mais importância à percepção da desvantagem social como fonte de estresse e desencadeador de doença. Diferentemente da teoria estruturalista, predomina a privação relativa, ou seja, as diferenças entre os grupos sociais no interior de cada população passam a ser um determinante fundamental.

(    ) A teoria ecossocial chama a atenção para os processos lineares que articula processos distais, intermediários e proximais a partir da concepção entre os fatores biológico, social e psíquico.

(    ) Apenas a teoria da determinação social do processo saúde-doença, a psicossocial e a ecossocial compreendem o processo saúde-doença como intrinsecamente histórico, isto é, determinado pelas condições estruturais e conjunturais em que vivem as populações humanas.

Marque a alternativa que corresponde à sequência correta:

  • A) V, V, F, V, V;
  • B) V, F, V, F, F;
  • C) F, V, F, F, V;
  • D) F, V, V, V, F;
  • E) V, F, V, V, V.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) V, F, V, F, F;

   

  

(  V  ) A teoria mais antiga e mais facilmente aceita é a estruturalista e materialista, que confere maior importância à estrutura econômica da sociedade.

  

Essa afirmativa está de acordo com o seguinte trecho:

 

"A teoria mais antiga e mais facilmente aceita é a estruturalista ou materialista, que confere maior importância à estrutura econômica da sociedade. De acordo com este modelo, o montante de renda ou riqueza dos países, grupos sociais ou indivíduos é o principal determinante do estado de saúde. A falta ou insuficiência dos recursos materiais para enfrentar de modo adequado os estressores ao longo da vida acaba por produzir a doença e diminuir a saúde."

 

Fonte: "O que queremos dizer com desigualdades sociais em saúde?" (Barata)

 

Assertiva Correta

 

(  F  ) Na Améria Latina a discussão sobre as desigualdades sociais vem sendo feita principalmente à luz da teoria da determinação social do processo saúde-doença. Nessa teoria a posição de classe e a reprodução social passam a ser vistas como secundárias na determinação do perfil de saúde e doença.

  

A afirmativa distorce o trecho abaixo:

 

"Na América Latina a discussão sobre as desigualdades sociais vem sendo feita principalmente à luz da teoria da determinação social do processo saúde-doença. Essa teoria analisa a constituição do próprio sistema capitalista de produção e suas formas particulares de expressão nas diferentes sociedades, dando maior ênfase aos mecanismos de acumulação do capital e à distribuição de poder, prestígio e bens materiais deles decorrentes. A posição de classe e a reprodução social passam a ser vistas como os principais determinantes do perfil da saúde e doença."

 

Fonte: "O que queremos dizer com desigualdades sociais em saúde?" (Barata)

 

Assertiva Falsa

 

(  V  ) A teoria psicossocial oferece mais importância à percepção da desvantagem social como fonte de estresse e desencadeador de doença. Diferentemente da teoria estruturalista, predomina a privação relativa, ou seja, as diferenças entre os grupos sociais no interior de cada população passam a ser um determinante fundamental.

  

A afirmativa está de acordo com o seguinte trecho:

 

"Uma outra teoria desenvolvida para enfrentar o paradoxo entre riqueza e nível de saúde é a psicossocial. Ela dá mais importância à percepção da desvantagem social como fonte de estresse e desencadeador de doenças. Nos países e grupos sociais em que as necessidades básicas estão atendidas, as diferenças relativas na posse de bens e nas posições de prestígio e poder passam a ser mais relevantes para a produção e distribuição das doenças do que simplesmente o nível de riqueza material."

 

Fonte: "O que queremos dizer com desigualdades sociais em saúde?" (Barata)

 

Assertiva Correta

 

(  F  ) A teoria ecossocial chama a atenção para os processos lineares que articula processos distais, intermediários e proximais a partir da concepção entre os fatores biológico, social e psíquico.

  

Essa afirmativa não está de acordo com o texto abaixo:

 

"Finalmente a teoria ecossocial chama a atenção para processos de incorporação, no sentido forte do termo, pelos organismos humanos, dos aspectos sociais e psíquicos predominantes no contexto nos quais os indivíduos vivem e trabalham. Nessa teoria, procura-se romper com uma visão linear que articula processos distais, intermediários e proximais, substituindo-a por uma concepção complexa de que cada um dos aspectos se manifesta e se reproduz em cada um dos níveis de organização dos seres vivos, caracterizando, assim, a incorporação das diferentes instâncias pelos organismos. Em outras palavras, a teoria ecossocial considera impossível a separação entre o biológico, o social e o psíquico."

 

Fonte: "O que queremos dizer com desigualdades sociais em saúde?" (Barata)

 

Assertiva Falsa

 

(  F  ) Apenas a teoria da determinação social do processo saúde-doença, a psicossocial e a ecossocial compreendem o processo saúde-doença como intrinsecamente histórico, isto é, determinado pelas condições estruturais e conjunturais em que vivem as populações humanas.

 

Outra distorção. Veja:

 

"As quatro teorias apresentadas compreendem o processo saúde-doença como intrinsecamente histórico, isto é, determinado pelas condições estruturais e conjunturais em que vivem as populações humanas. Do mesmo modo como os homens constroem sua vida material e não material, eles também produzem as doenças das quais irão padecer, bem como os instrumentos e as organizações sociais para combatê-las."

 

Fonte: "O que queremos dizer com desigualdades sociais em saúde?" (Barata)

 

Assertiva Falsa

 

Com isso, a sequência ficou V F V F F. Encontramos a resposta na Letra B.

 

Marque a alternativa que corresponde à sequência correta:
a)  V, V, F, V, V;
b)  V, F, V, F, F;
c)  F, V, F, F, V;
d)  F, V, V, V, F;
e)  V, F, V, V, V.

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790) A relação entre juventude e comportamento infrator é complexa e multifacetada. A partir do estudo de tal problemática, Shoemaker propôs um modelo teórico em três níveis de conceitualização: nível estrutural, nível individual e nível sociopsicológico. A respeito desse modelo conceitual marque a alternativa incorreta:

  • A) O enfoque dado às condições sociais para à explicação da delinquência juvenil pode conduzir ao entendimento superficial desse fenômeno.

  • B) O nível sociopsicológico do modelo teórico de Shoemaker se refere à influência dos grupos e dos sistemas de controle, como a família e escola, por exemplo, e a autoestima, uma vez que essa é desenvolvida na interação com o outro.

  • C) Os comportamentos infratores ou delinquentes podem estar relacionados aos mecanismos internos do indivíduo (biológico e sócio psicológico) e as estruturas e conjunturas socioculturais.

  • D) O nível estrutural destaca a influência das instituições de controle, como a família, escola e grupos de pares, que representam as normas sociais, como um elemento central para a compreensão do comportamento infrator.

  • E) O nível individual proposto por Shoemaker relaciona a manifestação da delinquência juvenil a mecanismos internos do indivíduo, tanto biológicos, quanto psicológicos.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) O nível estrutural destaca a influência das instituições de controle, como a família, escola e grupos de pares, que representam as normas sociais, como um elemento central para a compreensão do comportamento infrator.

   

A relação entre juventude e comportamento infrator é complexa e multifacetada. A partir do estudo de tal problemática, Shoemaker propôs um modelo teórico em três níveis de conceitualização: nível estrutural, nível individual e nível sociopsicológico. A respeito desse modelo conceitual marque a alternativa incorreta:

 

a)  O enfoque dado às condições sociais para à explicação da delinquência juvenil pode conduzir ao entendimento superficial desse fenômeno.

 

Essa alternativa está de acordo com o seguinte texto:

 

"O enfoque dado às condições sociais para à explicação da delinquência juvenil pode conduzir ao entendimento superficial de que a pobreza seria a causa direta desse comportamento (Assis, 1999). Pesquisas conduzidas pelo Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli, unidade da Escola Nacional de Saúde Pública/Fundação Oswaldo Cruz (CLAVES/ENSP/FIOCRUZ), no final da década de 90, no Brasil (Assis, 1999; Assis & Souza, 1999), alertavam para o risco de adotar esse viés para a compreensão da infração juvenil. Não é a pobreza, mas as condições estruturais, visíveis pela desigualdade social, pela falta de oportunidades e expectativas sociais e pelas dificuldades que uma parcela da população tem de acessar as políticas públicas sociais e de proteção de forma efetiva que podem ser considerados fatores que, em conjunto com outros, contribuem para a manifestação da delinquência (Assis, 1999; Assis & Souza, 1999). Assis (1999) enfatizou que a influência desses fatores deve ser compreendida na articulação e interação com outros elementos, que compões os demais níveis de compreensão do modelo de Shoemaker (1996)."

 

Fonte: "Adolescente em conflito com a lei: revisando as contribuições de variáveis sociais, familiares e individuais" (Costa e Santos)

 

Assertiva Correta

 

b)  O nível sociopsicológico do modelo teórico de Shoemaker se refere à influência dos grupos e dos sistemas de controle, como a família e escola, por exemplo, e a autoestima, uma vez que essa é desenvolvida na interação com o outro.

 

Essa alternativa também está de acordo com o texto. Veja:

   

"O nível sociopsicologico do modelo teórico de Shoemaker (2000) se refere à influência dos grupos e dos sistemas de controle, como a família e escola, por exemplo, e a autoestima, uma vez que essa é desenvolvida na interação com o outro. Nessa perspectiva do controle social, a vinculação social do jovem à família, escola e grupos é que proporcionaria à adaptação as normas sociais (Assis, 1999). Isto é, o problema da delinquência estaria na falta ou no controle superficial exercido pelos pais, escola ou outras instituições sobre o comportamento do indivíduo (Assis, 1999). Os sistemas de controle podem ser divididos em pessoal e social. O sistema de controle pessoal envolve fatores individuais, principalmente os psicológicos. Já o sistema de controle social envolve instituições como a escola, a igreja e a família, essa última com a possibilidade de exercer maior controle (Assis, 1999; Shoemaker, 2000)."

 

Fonte: "Adolescente em conflito com a lei: revisando as contribuições de variáveis sociais, familiares e individuais" (Costa e Santos)

 

Assertiva Correta

 

c)  Os comportamentos infratores ou delinquentes podem estar relacionados aos mecanismos internos do indivíduo (biológico e sócio psicológico) e as estruturas e conjunturas socioculturais.

 

Outra afirmativa que está de acordo com o texto. Observe:

   

"Os comportamentos infratores ou delinquentes podem estar relacionados aos mecanismos internos do indivíduo (biológico e sócio psicológico) e as estruturas e conjunturas socioculturais. Os estudos revisados possibilitaram uma visão geral da produção científica sobre este tema, sendo possível identificar a necessidade de uma compreensão que integre e pondere sobre a influência, desses níveis de compreensão sobre a infração juvenil."

 

Fonte: "Adolescente em conflito com a lei: revisando as contribuições de variáveis sociais, familiares e individuais" (Costa e Santos)

 

Assertiva Correta

 

d)  O nível estrutural destaca a influência das instituições de controle, como a família, escola e grupos de pares, que representam as normas sociais, como um elemento central para a compreensão do comportamento infrator.

 

Essa afirmativa distorce o seguinte trecho:

   

"O nível sociopsicológico destacou a influência das instituições de controle, como a família, escola e grupos de pares, que representam as normas sociais, como um elemento central para a compreensão do comportamento infrator. Entretanto, o modelo de Shoemaker (2000) também enfatiza outros níveis de compreensão e chama atenção para a necessária compreensão articulada e integrada entre os esses níveis como uma ferramenta para abordar esse fenômeno."

 

Fonte: "Adolescente em conflito com a lei: revisando as contribuições de variáveis sociais, familiares e individuais" (Costa e Santos)

 

Assertiva Falsa

 

e)  O nível individual proposto por Shoemaker relaciona a manifestação da delinquência juvenil a mecanismos internos do indivíduo, tanto biológicos, quanto psicológicos.

 

Essa afirmativa está de acordo com o seguinte texto:

   

"O nível individual proposto por Shoemaker (1996) relaciona a manifestação da delinquência juvenil a mecanismos internos do indivíduo, tanto biológicos, quanto psicológicos, sem negar a influência de fatores ambientais. Do ponto de vista biológico, aspectos como a maturação cerebral e do próprio sistema cognitivo podem influenciar na conduta dos jovens (Steinberg, 2009). Alguns estudos trabalham com a hipótese de que o engajamento em atividades infracionais ou em comportamentos antissociais por parte de adolescentes pode ser resultado de um processo de tomada de decisão que privilegia o risco e a busca por recompensas imediatas, em detrimento de recompensas em longo prazo e menos gratificante, porém mais seguras (Steinberg, 2009; Smith, Chein & Steinberg, 2013; Albert, Chein & Steinberg, 2013). A tendência para o engajamento em comportamentos de risco no início da adolescência parece ocorrer por conta de um sistema de controle cognitivo ainda imaturo, tais comportamentos tendem a diminuir nos anos finais da adolescência (Steinberg, 2009)."

 

Fonte: "Adolescente em conflito com a lei: revisando as contribuições de variáveis sociais, familiares e individuais" (Costa e Santos)

 

Assertiva Correta

 

Portanto, a alternativa incorreta é a Letra D.

1 77 78 79 80 81 97