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Questões Sobre Psicologia Social - Psicologia - concurso

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811) Em Psicologia Social tem-se o conceito de “atitude”, sobre o qual é correto afirmar:

1. Refere-se sempre a sentimentos pró pessoas e objetos.
2. É resultado de um processo de aprendizagem.
3. Atitudes são derivadas do processo de socialização.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A) É correta apenas a afirmativa 1.
  • B) É correta apenas a afirmativa 2.
  • C) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • D) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • E) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.

Gabarito: Letra D

 


1. Refere-se sempre a sentimentos pró pessoas e objetos.

Errado. As atitudes são as avaliações de uma pessoa, que podem ser a favor ou contra comportamentos, crenças, conceitos, pessoas, objetos, etc.


2. É resultado de um processo de aprendizagem.

Certo! As atitudes não “nascem” com os indivíduos, elas são aprendidas ao longo da vida. As atitudes podem ser influenciadas por uma variedade de fatores, incluindo experiências passadas, interações sociais, observação do comportamento de outros, etc.


3. Atitudes são derivadas do processo de socialização.

Certo! É no processo de socialização que as atitudes são aprendidas, assim como as normas, valores, crenças e comportamentos que são considerados apropriados dentro de uma determinada sociedade ou grupo social.

 

Assim, 2 e 3 estão corretas.

Gabarito Letra D

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812) A atuação profissional do psicólogo nas políticas públicas, com base na perspectiva dos direitos humanos, deve se caracterizar por:

I. avaliar o indivíduo na seleção de empregos e progressão escolar;

II. voltar-se para o rompimento dos padrões normativos e opressores da diversidade humana;

III. considerar a dimensão subjetiva no trabalho junto às políticas públicas.

Está correto somente o que se afirma em:

  • A) I;

  • B) II;

  • C) III;

  • D) I e II;

  • E) II e III.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra E) II e III.

   

Gabarito Letra E

  

Vamos, primeiro, relembrar o que caracteriza a atuação profissional do psicólogo nas políticas públicas:

 “a) voltar-se para o rompimento dos padrões normativos e opressores da diversidade humana, b) considerar a dimensão subjetiva no trabalho junto às políticas públicas, c) potencializar o sujeito para superar o processo de exclusão e d) promover a participação social dos sujeitos na construção de políticas públicas. Por fim, sustenta-se que a atuação do psicólogo deve ter como horizonte ético a potencialização do sujeito e o reconhecimento de sua humanidade”

I. avaliar o indivíduo na seleção de empregos e progressão escolar;

Errado. Essa não é uma função do psicólogo nas políticas públicas.

II. voltar-se para o rompimento dos padrões normativos e opressores da diversidade humana;

Certo!

Atuação voltada para o rompimento dos padrões normativos e opressores da diversidade humana

Vivemos em um contexto social que, cada vez mais, estabelece normas de como o sujeito deve ser e se comportar que oprimem identidades sociais no âmbito das dimensões de gênero, geração, classe social, religião, sexualidade e deficiência. Além disso, essas normas medeiam o processo de constituição do sujeito e, por estarem naturalizadas, contribuem para a manutenção do status quo. Esse padrão normativo, que exclui/inclui perversamente quem dele difere, ao longo da história ocidental, tem sido sustentado por diferentes discursos. Inicialmente, tal padrão era sustentado pela Filosofia e pelos discursos religiosos. Quando a ciência surge como fonte de verdade, ele passa a ser por ela legitimado (Laqueur, 2001). Corroborando o entendimento desse processo de normalização do sujeito, autores como Amaral destacam que ele é construído com base em um sujeito ideal que hoje corresponde “(...) a um ser jovem, do gênero masculino, branco, cristão, heterossexual, física e mentalmente perfeito, produtivo (...)” (2002, p. 236), entre outros diferenciadores/ marcadores identitários.”

III. considerar a dimensão subjetiva no trabalho junto às políticas públicas.

Certo!

Atuação voltada para a consideração da dimensão subjetiva no trabalho junto às políticas públicas

Sustenta-se, neste ensaio, que a Psicologia, no processo de inserção nas diferentes políticas públicas, deve considerar a subjetividade uma premissa fundamental à garantia dos direitos humanos. Todavia, com base em autores como Gonçalves (2010), Sawaia (2004a) e Bock (2009), ressalta-se a necessidade de que essa seja entendida como uma construção histórico-social, ou seja, construída nas relações que o sujeito estabelece com o contexto no qual está inserido. Vygotski (1996), na sua obra O Significado Histórico da Crise Psicológica: uma Investigação Metodológica, destaca que a Psicologia historicamente fundamentou a compreensão da subjetividade em duas diferentes concepções. Uma delas apresenta um enfoque objetivista e procura estabelecer relações mecânicas de correspondência entre fatos psicológicos e fatos exteriores; já a outra se caracteriza pelo enfoque subjetivista, que se fundamenta na predominância do sujeito sobre o objeto e que o coloca no papel de criador da realidade.”

 

Assim, apenas II e III estão corretas.

Gabarito Letra E

   

Fonte: Gesser, MarivetePolíticas públicas e direitos humanos: desafios à atuação do Psicólogo. Psicologia: Ciência e Profissão. 2013, v. 33, n. spe, pp. 66-77

813) Sobre os princípios da psicologia vygotskiana em relação à subjetividade humana, é correto afirmar que:

  • A) defendem um enfoque objetivista que estabelece relações mecânicas de correspondência entre fatos psicológicos e fatos exteriores;

  • B) analisam a perspectiva subjetivista, da predominância do sujeito sobre o objeto e que o coloca no papel de criador da realidade;

  • C) apoia a discussão acerca da normalidade e o processo de biologização e de medicalização das questões sociais;

  • D) ratificam a reabilitação com base em um padrão de normalidade;

  • E) consideram que o sujeito não é um mero efeito das práticas sociais, podendo apropriar-se delas, criticá-las e ressignificá-las.

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A alternativa correta é letra E) consideram que o sujeito não é um mero efeito das práticas sociais, podendo apropriar-se delas, criticá-las e ressignificá-las.

Gabarito Letra E

 

a)  defendem um enfoque objetivista que estabelece relações mecânicas de correspondência entre fatos psicológicos e fatos exteriores;

Errado. Essa abordagem não é objetivista nem tem essa visão mecânica.

 

b)  analisam a perspectiva subjetivista, da predominância do sujeito sobre o objeto e que o coloca no papel de criador da realidade;

Errado. A abordagem de Vygotsky é interacionista.

 

c)  apoia a discussão acerca da normalidade e o processo de biologização e de medicalização das questões sociais;

Errado. Vygotsky considera com especial destaque os aspectos sociais e culturais, e não busca essa biologização e medicalização.

 

d)  ratificam a reabilitação com base em um padrão de normalidade;

Errado. Vygotsky que não estabelece um “padrão de normalidade”.

 

e)  consideram que o sujeito não é um mero efeito das práticas sociais, podendo apropriar-se delas, criticá-las e ressignificá-las.

Certo! A teoria de Vygotsky, a psicologia histórico-cultural, está de acordo com essa afirmativa.

“De acordo com os princípios da psicologia vygotskiana, o homem se forma a partir da apropriação dos múltiplos significados presentes nas relações intersubjetivas. Estes o constituem como sujeito e medeiam seu modo de pensar, de sentir e de agir no mundo; portanto, ele é uma síntese inacabada das múltiplas relações que estabelece com a cultura e a sociedade, configuradas na processualidade.

Ainda em relação ao processo de apropriação dos signos e dos significados neles e por eles veiculados, esse é marcado pelas condições concretas de existência dos sujeitos e pela sua singularidade. Uma vez que o sujeito se apropria desses significados de forma a produzir um sentido singular, ligado às próprias experiências, possibilidades e trajetórias de vida, mesmo havendo, em determinada cultura, significados predominantes, sentidos singulares podem emergir.

Esse processo de apropriação potencializa o sujeito a ampliar cada vez mais o campo perceptivo e imaginativo. Isso se dá porque a apropriação do conhecimento promove a reconstrução de todos os processos psicológicos complexos.

Esse modelo teórico contribui para o entendimento de que, mesmo em contextos que reificam lugares sociais e oprimem de diferentes formas determinados grupos sociais, estes resistem a essa opressão1. A Psicologia histórico-cultural, dessa forma, resgata a noção de processualidade presente nesse processo de constituição do sujeito, evidenciando que este não é um mero efeito das práticas sociais, pois o sujeito pode apropriar-se delas, criticá-las e ressignificá-las.”

 

Nosso gabarito é Letra E

 

Fonte: Gesser, MarivetePolíticas públicas e direitos humanos: desafios à atuação do Psicólogo. Psicologia: Ciência e Profissão. 2013, v. 33, n. spe, pp. 66-77.

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814) A diversidade refere-se a uma multiplicidade de diferenças e semelhanças individuais que há entre os seres humanos, incluindo a mistura de inúmeras dimensões, que ao mesmo tempo, fazem os indivíduos únicos e diferentes, uns dos outros. Com base nos preceitos da diversidade, assinale a alternativa correta.

  • A) As dimensões primárias da diversidade incluem educação, letramento, religião, renda, experiência, localização geográfica, papel organizacional e estilo de adoecimento

  • B) Avaliar a diversidade significa exigir que as pessoas apresentem sempre um desempenho dentro do esperado em conformidade com a cultura corporativa

  • C) Administrar a diversidade significa ter consciência, reconhecer e entender unicamente as semelhanças humanas

  • D) As dimensões secundárias da diversidade referem-se às semelhanças humanas que prejudicam a socialização dos indivíduos integrantes de um determinado sistema

  • E) Uma força de trabalho diversa pode contar com o aumento do número de mulheres, idosos, pessoas com deficiência e pessoas com diferentes orientações sexuais ou políticas em sua equipe

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A alternativa correta é letra E) Uma força de trabalho diversa pode contar com o aumento do número de mulheres, idosos, pessoas com deficiência e pessoas com diferentes orientações sexuais ou políticas em sua equipe

   

A diversidade refere-se a uma multiplicidade de diferenças e semelhanças individuais que há entre os seres humanos, incluindo a mistura de inúmeras dimensões, que ao mesmo tempo, fazem os indivíduos únicos e diferentes, uns dos outros. Com base nos preceitos da diversidade, assinale a alternativa correta. 

 

a)  As dimensões primárias da diversidade incluem educação, letramento, religião, renda, experiência, localização geográfica, papel organizacional e estilo de adoecimento

 

Essa afirmativa distorce o seguinte texto:

 

"No contexto da diversidade, Rothmann e Cooper (2009) relatam que a diversidade se refere a uma multiplicidade de diferenças e semelhanças individuais que existem entre as pessoas, incluindo a mistura de muitas dimensões que fazem das pessoas únicas e diferentes umas das outras. Segundo Loden (1996, apud ROTHMANN; COOPER, 2009, p. 40), existem as dimensões primárias e secundárias da diversidade, sendo que as primárias se referem às diferenças humanas que afetam a socialização dos indivíduos e têm um impacto profundo e contínuo no decorrer de suas vidas. Entre elas estão a questão de gênero, etnia, raça, capacidade mental e física, orientação sexual e idade.

 

Por sua vez, as dimensões secundárias referem-se às características pessoais que incluem um elemento de escolha pessoal. Estas são menos visíveis para os outros e nelas incluem-se a educação, a linguagem, a religião, a renda, a experiência e o estilo de comunicação, entre outras."

 

Fonte: "Relações étnico-raciais no ambiente de trabalho: relatos de Imigrantes haitianos na região do Litoral de Santa Catarina" (Poffo)

 

Assertiva Falsa.

 

b)  Avaliar a diversidade significa exigir que as pessoas apresentem sempre um desempenho dentro do esperado em conformidade com a cultura corporativa

 

Mais uma distorção. Observe:

 

"Os autores supracitados também pontuam que existe diferença entre avaliar a diversidade e administrá-la. Avaliar a diversidade significa ter consciência, reconhecer, entender e avaliar a diferenças humanas. Já gerenciá-la significa deixar as pessoas terem desempenho máximo, mudando a cultura e a infraestrutura de uma organização para permitir que as pessoas sejam produtivas."

 

Fonte: "Relações étnico-raciais no ambiente de trabalho: relatos de Imigrantes haitianos na região do Litoral de Santa Catarina" (Poffo)

 

Assertiva Falsa.

 

c) Administrar a diversidade significa ter consciência, reconhecer e entender unicamente as semelhanças humanas

 

Conforme vimos acima, essa definição não está correta.

 

Assertiva Falsa.

 

d) As dimensões secundárias da diversidade referem-se às semelhanças humanas que prejudicam a socialização dos indivíduos integrantes de um determinado sistema

 

Essa afirmativa também distorce o texto supracitado.

 

Assertiva Falsa.

 

e) Uma força de trabalho diversa pode contar com o aumento do número de mulheres, idosos, pessoas com deficiência e pessoas com diferentes orientações sexuais ou políticas em sua equipe

 

Essa é a alternativa que está de acordo com a visão dos autores.

 

Assertiva Correta.

 

Portanto, a alternativa correta é a Letra E.

815) Para Lorena (2014): “[…] temos estudado o indivíduo na visão da psicologia social, ou seja, como são as primeiras relações do ser humano com o meio e de que forma elas influenciam seu comportamento.” (LORENA, 2014, p. 65).

Assinale a alternativa incorreta sobre a estrutura de elementos que compõem a atitude, segundo o autor citado.

  • A) A crença avaliativa está associada a um objeto ou a um evento

  • B) O objeto ou o evento não pode ser uma abstração

  • C) O sentimento é um valor que pode gerar aspectos positivos ou negativos

  • D) A tendência de comportamento é uma disposição em nos aproximarmos de eventos, objetos ou pessoas

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Resposta: A alternativa incorreta é a letra B) "O objeto ou o evento não pode ser uma abstração".

Explicação: Na Psicologia Social, uma atitude é composta por três elementos: crença avaliativa, sentimento e tendência de comportamento. A crença avaliativa refere-se à informação que a pessoa tem sobre um objeto ou evento, que pode ser concreto ou abstrato. Portanto, dizer que o objeto ou evento não pode ser uma abstração é incorreto, pois atitudes podem se formar em relação a conceitos abstratos como justiça, amor ou liberdade.

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816) O serviço de Busca Ativa Escolar foi acionado após a E. M. Céu Azul identificar a evasão escolar da aluna Daiane S., 11 anos. Na visita domiciliar apurou-se que Daiane fazia o trabalho doméstico e cuidava dos irmãos mais novos enquanto a mãe estava trabalhando como diarista.

Considerando as diretrizes da Lei Orgânica de Assistência Social, sobre a situação de Daiane assinale a afirmativa correta.

  • A) O trabalho infantil doméstico favorece o desenvolvimento cognitivo infanto-juvenil e o amadurecimento emocional precoce.

  • B) As crianças e adolescentes devem ser poupados do compartilhamento de responsabilidades e tarefas no ambiente de vivência familiar privada.

  • C) A proteção social básica tem um papel fundamental na prevenção do risco e na reincidência da prática de trabalho infantil pois oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Família (PAEFI).

  • D) O trabalho infantil doméstico na qualidade de aprendiz é previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente e autorizado no escopo do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).

  • E) O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil compreende transferência de renda, trabalho social com famílias e oferta de serviços socioeducativos para crianças e adolescentes em situação de trabalho.

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ESTA QUESTÃO FOI ANULADA, NÃO POSSUI ALTERNATIVA CORRETA

Questão anulada

 

a)  O trabalho infantil doméstico favorece o desenvolvimento cognitivo infanto-juvenil e o amadurecimento emocional precoce.

Errado. O trabalho infantil pode atrapalhar o desenvolvimento e amadurecimento da criança, e a lei de assistência social tem como um de seus programas o PETI, que busca erradicar o trabalho infantil.

 

b)  As crianças e adolescentes devem ser poupados do compartilhamento de responsabilidades e tarefas no ambiente de vivência familiar privada.

Errado. Algum grau de responsabilidade e tarefa no ambiente familiar pode ser saudável no desenvolvimento das crianças e adolescentes. Além disso, essa afirmativa em nada se conecta com as diretrizes da lei orgânica do serviço social, a saber:

  I - descentralização político-administrativa para os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, e comando único das ações em cada esfera de governo;

        II - participação da população, por meio de organizações representativas, na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis;

        III - primazia da responsabilidade do Estado na condução da política de assistência social em cada esfera de governo.”

 

c)  A proteção social básica tem um papel fundamental na prevenção do risco e na reincidência da prática de trabalho infantil pois oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Família (PAEFI).

Errado. A proteção social básica oferta o PAIF, o PAEFI é da proteção social especial.

 

d)  O trabalho infantil doméstico na qualidade de aprendiz é previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente e autorizado no escopo do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).

Errado. Nenhum trabalho infantil é permitido, especialmente o doméstico.

 

e)  O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil compreende transferência de renda, trabalho social com famílias e oferta de serviços socioeducativos para crianças e adolescentes em situação de trabalho.

Errado. A afirmativa traz informações corretas sobre o PETI, mas não se conecta com as diretrizes da LOAS.

 

Nenhuma afirmativa está correta, a questão foi anulada.

817) Aplicando-se a perspectiva de análise foucaultiana das formas de legitimação e das formas de dominação às questões de gênero, pode-se afirmar que as relações de gênero

  • A) sempre estarão sujeitas aos jogos de saber/poder, dado que as formas de resistência não têm vigor suficiente para suplantar as formas de dominação.
  • B) são constituídas nos jogos de saber/poder em que os indivíduos estão imersos, que produzem os corpos e as formas assumidas pelas relações.
  • C) se dão no âmbito individual e privado, e é nesse contexto que deverão ser problematizadas, compreendidas e resolvidas.
  • D) estão relacionadas a formas cristalizadas de dominação praticamente inalteráveis, tomadas como verdade naturalmente legitimada no nível inconsciente.
  • E) estão inscritas em uma matriz biológica que define a priori sua formatação, mas que é passível de modificação pela cultura.

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A alternativa correta é letra B) são constituídas nos jogos de saber/poder em que os indivíduos estão imersos, que produzem os corpos e as formas assumidas pelas relações.

 

Aplicando-se a perspectiva de análise foucaultiana das formas de legitimação e das formas de dominação às questões de gênero, pode-se afirmar que as relações de gênero

 

A questão pode ser respondida com o seguinte texto:

 

"Outro ponto importante da perspectiva de análise foucaultiana das formas de legitimação e das formas de dominação é que a verdade é construída como uma rede discursiva que emerge nas relações sócio-históricas e é por essas alçada ao estatuto de regime de verdade. Assim sendo, as relações de gênero não estão inscritas em uma matriz biológica que define a priori sua formatação. Elas são constituídas nos jogos de saber-poder em que estamos imersos, os quais produzem nossos corpos e as formas que assumem as relações. É nessa direção que podemos compreender as condições políticas da emergência dos regimes de verdade, o que os sustenta hoje e a maneira como reiteram sua naturalização (Foucault, 1984/1994)."

 

Fonte: "Articulações entre gênero e raça/cor em situações de violência de gênero" (Silveira et al.)

 

Com isso, encontramos a perspectiva de Foucault na Letra B.


a)  sempre estarão sujeitas aos jogos de saber/poder, dado que as formas de resistência não têm vigor suficiente para suplantar as formas de dominação.


b)  são constituídas nos jogos de saber/poder em que os indivíduos estão imersos, que produzem os corpos e as formas assumidas pelas relações.


c)  se dão no âmbito individual e privado, e é nesse contexto que deverão ser problematizadas, compreendidas e resolvidas.


d)  estão relacionadas a formas cristalizadas de dominação praticamente inalteráveis, tomadas como verdade naturalmente legitimada no nível inconsciente.


e)  estão inscritas em uma matriz biológica que define a priori sua formatação, mas que é passível de modificação pela cultura.

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818) Segundo Neto e Gunther (2015), os mecanismos psicológicos subjacentes ao ato de justificar os comportamentos infracionais são estudos de algumas teorias da psicologia social. Assinale a alternativa incorreta.

  • A) As justificativas são atribuídas para reduzir o desconforto interno, sobretudo na percepção de comportamentos aceitáveis.
  • B) As pessoas têm a tendência de explicar o comportamento infrator e atribuir causas a ele, segundo a teoria de atribuição da causalidade.
  • C) A teoria social cognitiva considera que as pessoas se comportam da maneira que lhes proporcionem satisfação pessoal, evitando violar padrões morais.
  • D) No contexto do trânsito, estudos indicam a justificativa de causas e determinantes situacionais para explicar seus comportamentos, mesmo que não condigam com a realidade.
  • E) O desengajamento moral pode fazer com que o condutor busque tornar pessoais e socialmente aceitáveis as práticas prejudiciais no trânsito.

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A alternativa correta é letra A) As justificativas são atribuídas para reduzir o desconforto interno, sobretudo na percepção de comportamentos aceitáveis.

Gabarito Letra A

Segundo Neto e Gunther (2015), os mecanismos psicológicos subjacentes ao ato de justificar os comportamentos infracionais são estudos de algumas teorias da psicologia social. Assinale a alternativa incorreta.
a)  As justificativas são atribuídas para reduzir o desconforto interno, sobretudo na percepção de comportamentos aceitáveis.

Errado. Comportamentos aceitáveis não exigem tantas justificativas, são os comportamentos inaceitáveis que causam mais desconforto interno.


b)  As pessoas têm a tendência de explicar o comportamento infrator e atribuir causas a ele, segundo a teoria de atribuição da causalidade.

Certo! A teoria da atribuição busca entender essa tendência.


c)  A teoria social cognitiva considera que as pessoas se comportam da maneira que lhes proporcionem satisfação pessoal, evitando violar padrões morais.

Certo! Esse padrão de comportamento visa maior conforto emocional.


d)  No contexto do trânsito, estudos indicam a justificativa de causas e determinantes situacionais para explicar seus comportamentos, mesmo que não condigam com a realidade.

Certo! Os indivíduos buscam essas justificativas buscando lidar com a dissonância cognitiva.


e)  O desengajamento moral pode fazer com que o condutor busque tornar pessoais e socialmente aceitáveis as práticas prejudiciais no trânsito.

Certo! Se o indivíduo não tem um senso moral forte, ele pode buscar relativizar práticas prejudiciais ao coletivo no trânsito mas que de alguma forma o beneficie.

 

Nosso gabarito é Letra A

819) As questões raciais estão cada vez mais presentes na atuação dos psicólogos sociais. Se pensarmos que a maioria do povo brasileiro é composta de negros, considerando a soma de pessoas pretas e pardas que vivem no país, devemos:

  • A) ajudar a promover a ideia de que o racismo não faz parte da índole cordial dos brasileiros.
  • B) incentivar que os temas de defesa da cultura afrodescendente e da história dos povos africanos estejam presentes na formação das psicólogas e dos psicólogos brasileiros.
  • C) considerar que questões raciais são muito importantes, mas não fazem parte da realidade da ação da Psicologia.
  • D) apoiar os movimentos negros como alternativa viável para a construção da democracia racial.
  • E) atribuir a uma política de cotas eficiente a solução para todos os problemas raciais que enfrentamos em nosso país.

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A alternativa correta é letra B) incentivar que os temas de defesa da cultura afrodescendente e da história dos povos africanos estejam presentes na formação das psicólogas e dos psicólogos brasileiros.

Gabarito Letra B

As questões raciais estão cada vez mais presentes na atuação dos psicólogos sociais. Se pensarmos que a maioria do povo brasileiro é composta de negros, considerando a soma de pessoas pretas e pardas que vivem no país, devemos:
a)  ajudar a promover a ideia de que o racismo não faz parte da índole cordial dos brasileiros.

Errado. Essa é uma visão utópica e incorreta que dificulta o combate ao racismo.


b)  incentivar que os temas de defesa da cultura afrodescendente e da história dos povos africanos estejam presentes na formação das psicólogas e dos psicólogos brasileiros.

Certo! É fundamental que os psicólogos tenham acesso a esses temas em sua formação.


c)  considerar que questões raciais são muito importantes, mas não fazem parte da realidade da ação da Psicologia.

Errado. As questões raciais fazem parte da subjetividade dos indivíduos, são fundamentais na atuação do psicólogo.


d)  apoiar os movimentos negros como alternativa viável para a construção da democracia racial.

Errado. A obrigação do psicólogo está antes do compromisso social com movimentos negros.


e)  atribuir a uma política de cotas eficiente a solução para todos os problemas raciais que enfrentamos em nosso país.

Errado. Nenhuma política de cotas é suficiente para resolver todos os problemas raciais que temos no país.

 

Nosso gabarito é Letra B

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820) Uma psicóloga, especialista em Psicologia Social, orienta um grupo de mulheres que se organizem em uma cooperativa popular de economia solidária e produzam e bordem panos de prato para vender. Pela baixa produtividade e pelas poucas vendas, o grupo não se viabiliza financeiramente e discutem a proposta da psicóloga de encerrar aquela atividade. Entretanto, uma das mulheres participantes do projeto argumenta que, mais que geração de renda, o grupo de mulheres é um lugar de troca de afetos e conhecimento entre elas e se questiona, se o projeto terminar, onde iriam poder conversar tão livremente sobre educação dos filhos, problemas conjugais, questões femininas e outras de seu interesse. Qual deveria ser a proposta da psicóloga que orienta o grupo?

  • A) Independentemente da importância da circulação dos afetos nos coletivos, o que importa num projeto de economia solidária é exclusivamente a geração de renda.
  • B) O grupo deveria manter sua atividade e ser encaminhado para um serviço ou uma entidade especializada em discussão da condição feminina.
  • C) A psicóloga não deveria estar no grupo – não se trata de atividade prevista na sua especialização.
  • D) A psicóloga deveria compreender a demanda e transformar o objetivo do grupo de geração de renda em um grupo terapêutico.
  • E) Grupos de geração de renda na economia solidária são, antes de tudo, grupos humanos, e uma atividade de geração de renda é compatível com a conversa sobre a circulação de afeto no grupo.

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A alternativa correta é letra E) Grupos de geração de renda na economia solidária são, antes de tudo, grupos humanos, e uma atividade de geração de renda é compatível com a conversa sobre a circulação de afeto no grupo.

Gabarito Letra E

Uma psicóloga, especialista em Psicologia Social, orienta um grupo de mulheres que se organizem em uma cooperativa popular de economia solidária e produzam e bordem panos de prato para vender. Pela baixa produtividade e pelas poucas vendas, o grupo não se viabiliza financeiramente e discutem a proposta da psicóloga de encerrar aquela atividade. Entretanto, uma das mulheres participantes do projeto argumenta que, mais que geração de renda, o grupo de mulheres é um lugar de troca de afetos e conhecimento entre elas e se questiona, se o projeto terminar, onde iriam poder conversar tão livremente sobre educação dos filhos, problemas conjugais, questões femininas e outras de seu interesse. Qual deveria ser a proposta da psicóloga que orienta o grupo?


a)  Independentemente da importância da circulação dos afetos nos coletivos, o que importa num projeto de economia solidária é exclusivamente a geração de renda.

Errado. Um grupo como esse vai muito além da mera geração de renda. Como essa mulher destacou, esses outros benefícios do grupo são muito importantes.


b)  O grupo deveria manter sua atividade e ser encaminhado para um serviço ou uma entidade especializada em discussão da condição feminina.

Errado. Com qual objetivo? Essa solução não resolve nenhum dos problemas deste grupo.


c)  A psicóloga não deveria estar no grupo – não se trata de atividade prevista na sua especialização.

Errado. A psicóloga pode, sim, participar de grupos como esse.


d)  A psicóloga deveria compreender a demanda e transformar o objetivo do grupo de geração de renda em um grupo terapêutico.

Errado. O grupo é terapêutico por si próprio, não é necessária uma transformação.


e)  Grupos de geração de renda na economia solidária são, antes de tudo, grupos humanos, e uma atividade de geração de renda é compatível com a conversa sobre a circulação de afeto no grupo.

Certo!

 

Nosso gabarito é Letra E

1 80 81 82 83 84 97