Questões Sobre Psicologia Social - Psicologia - concurso
821) A pandemia que vivemos no mundo todo e que atingiu fortemente o Brasil produziu muitos outros efeitos, além dos diretamente ligados à saúde das pessoas. O isolamento forçado para evitar o contágio, principal medida sanitária de proteção à população, teve efeitos drásticos. Entre eles, a situação da população pobre das grandes cidades, cujo isolamento era de muita precariedade (local de moradia pequeno, pouco espaço entres as casas, acesso precário à internet), além do imperativo de precisar gerar alguma renda para não morrer de fome. Uma grande parte da população pobre, com trabalhos precários, se manteve em atividade para garantir o isolamento do segmento da população mais privilegiada, como os entregadores de produtos comprados por meio dos aplicativos. Assinale a alternativa correta.
- A) A Psicologia Social não está apropriada para discutir temas de saúde pública como o processo pandêmico que estamos vivendo.
- B) A economia do país é a prioridade, e manter seu funcionamento é central, mesmo que isso afete a população mais pobre.
- C) Psicólogos sociais devem procurar orientar a população mais pobre sobre a importância de ficar em casa acima de qualquer circunstância.
- D) A população pobre tem o mesmo direito à segurança sanitária que qualquer outro cidadão, e o Estado deve garantir sua proteção por meio de programas de renda e de distribuição de alimentos, acesso ao cuidado em saúde e ampla vacinação.
- E) O trabalho de entrega é uma boa oportunidade de ocupação e geração de renda e a proteção do cidadão que tem poder aquisitivo deve ser garantida a qualquer custo por ele garantir o funcionamento da economia.
A alternativa correta é letra D) A população pobre tem o mesmo direito à segurança sanitária que qualquer outro cidadão, e o Estado deve garantir sua proteção por meio de programas de renda e de distribuição de alimentos, acesso ao cuidado em saúde e ampla vacinação.
Gabarito Letra D
A pandemia que vivemos no mundo todo e que atingiu fortemente o Brasil produziu muitos outros efeitos, além dos diretamente ligados à saúde das pessoas. O isolamento forçado para evitar o contágio, principal medida sanitária de proteção à população, teve efeitos drásticos. Entre eles, a situação da população pobre das grandes cidades, cujo isolamento era de muita precariedade (local de moradia pequeno, pouco espaço entres as casas, acesso precário à internet), além do imperativo de precisar gerar alguma renda para não morrer de fome. Uma grande parte da população pobre, com trabalhos precários, se manteve em atividade para garantir o isolamento do segmento da população mais privilegiada, como os entregadores de produtos comprados por meio dos aplicativos. Assinale a alternativa correta.
a) A Psicologia Social não está apropriada para discutir temas de saúde pública como o processo pandêmico que estamos vivendo.
Errado. A psicologia social é uma das ciências que deve discutir esses temas, considerando as vulnerabilidades sociais que temos no nosso país.
b) A economia do país é a prioridade, e manter seu funcionamento é central, mesmo que isso afete a população mais pobre.
Errado. Essa é uma visão elitista e completamente inapropriada do ponto de vista da ética da profissão da psicologia.
c) Psicólogos sociais devem procurar orientar a população mais pobre sobre a importância de ficar em casa acima de qualquer circunstância.
Errado. Os psicólogos sociais não podem ignorar o contexto com que estão trabalhando. Ficar em casa acima de qualquer circunstância pode não ser uma opção.
d) A população pobre tem o mesmo direito à segurança sanitária que qualquer outro cidadão, e o Estado deve garantir sua proteção por meio de programas de renda e de distribuição de alimentos, acesso ao cuidado em saúde e ampla vacinação.
Certo! O ideal seria que todos tivessem as mesmas condições de se protegerem da pandemia.
e) O trabalho de entrega é uma boa oportunidade de ocupação e geração de renda e a proteção do cidadão que tem poder aquisitivo deve ser garantida a qualquer custo por ele garantir o funcionamento da economia.
Errado. Essa é uma visão segregacionista e inadequada.
Nosso gabarito é Letra D
822) Sobre a Psicologia Social, jugue os itens a seguir.
I. A Psicologia Social enfrentou uma profunda crise na década de 1970, o que resultou na construção de vertentes críticas, dentre as quais o Construcionismo Social, de Kenneth J. Gergen.
II. A Psicossociologia é uma corrente de origem francesa, que surge no pós-guerra e que visa atuar nos processos sociais a partir da pesquisa-ação com base no marxismo e na psicanálise.
III. A Psicologia Social no Brasil teve um grande impulso com a publicação, em 1984, do livro Psicologia Social: o homem em movimento, organizado por Silvia T. M. LANE e Wardeley CODO.
Assinale a alternativa correta.
- A) Apenas o item I está certo.
- B) Apenas o item II está certo.
- C) Apenas o item III está certo.
- D) Nenhum item está certo.
- E) Todos os itens estão certos.
A alternativa correta é letra E) Todos os itens estão certos.
CORRETA. Kenneth J. Gergen inaugura na Psicologia Social o chamado “Construcionismo Social”. Considerando isto, acompanhe o que menciona Fernandes (2021, p.31):
“O artigo de Gergen é importante por ser comumente aceito como marco de surgimento do Construcionismo Social no campo da psicologia, fazendo do seu autor importante referência naquele momento inicial. Ainda que ele até a atualidade esteja produzindo vasta bibliografia que agrega e transforma pressupostos trabalhados no artigo sob nosso escrutínio, as reflexões que serão arroladas são fundamentais para pensarmos sobre a produção de conhecimento na psicologia social no contexto estadunidense dos anos 1970 e, após essa digressão, termos mais elementos para questionar o que ainda se traz de limitação dessa época e se as potencialidades seguem com a vivacidade de produzir novos futuros.”
CORRETA. Corroborando o que traz o item Braz & Cols. (2020) citam o seguinte concernente a respeito da origem da Psicossociologia:
“A psicossociologia remete a um campo de escuta, implicação e mudança. Ao enfatizar as histórias de vida e trajetórias sociais, busca-se atuar no nível das emoções e dos processos sociais, com base em uma escuta clínica do social, favorecedora da construção coletiva de sentido. Desenvolvida na França, sob a égide da pesquisa-ação a psicossociologia surgiu no pós-guerra, em um contexto intelectual marcado pelo marxismo e pela psicanálise.”
CORRETA. As informações trazidas pela proposição refletem a menção feita por Bock et al. (2007), confira:
“No final dos anos 70 Sílvia e seus orientandos realizaram, uma intensa discussão teórico-metodológica no Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social da PUC-SP, formalizando e sistematizando o processo de revisão metodológica da Psicologia Social. [...] Mas, é com a (re)descoberta de Vigotski, Luria e Leontiev que se tornou possível o salto de qualidade que levou à fundamentação das categorias básicas do psiquismo: a consciência, a atividade e a identidade, que foi levado ao público através da principal obra do período: Psicologia Social: O homem em movimento, organizado por Sílvia Lane e Wanderley Codo em 1984.”
Considerando a análise das proposições apresentadas, ratifica-se que TODOS OS ITENS ESTÃO CERTOS, portanto, LETRA “E”.
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Fonte consultada:
Bock, A. M. B., Ferreira, M. R., Gonçalves, M. D. G. M., & Furtado, O. (2007). Sílvia Lane e o projeto do" Compromisso Social da Psicologia". Psicologia & Sociedade, 19, 46-56.
Fernandes, T. R. (2021). Revisitar o passado para criar o futuro:: contribuições de Kenneth J. Gergen para a Psicologia Social em crise nos anos de 1970. Nova Perspectiva Sistêmica, 30(71), 30-42.
Braz, M. V., Casadore, M. M., & Hashimoto, F. (2020). Intervenção em Psicossociologia: a construção da escuta e a implicação nas organizações. Psicologia em Estudo, 25.
823) Um campo de atuação da Psicologia Social, de modo amplo, é sobre e nos meios de comunicação de massa. O acesso irrestrito à internet e a popularização dos smartphones democratizaram o acesso; em contrapartida, a mediação da comunicação passou a ser controlada por grandes conglomerados que dominam a comunicação e que conhecemos como redes sociais e que se transformam nos principais meios de acesso, superando a transmissão televisiva. Com isso, a população fica exposta a todo tipo de mensagem, inclusive as chamadas fake news. Qual seria o papel da Psicologia Social frente a esse fenômeno?
- A) A Psicologia Social, por estudar pouco as mídias sociais, não acumula conhecimento suficiente para enfrentar esse problema.
- B) Considerando a capacidade interpretativa da Psicologia Social e sua diversidade, podemos dizer que ela própria é uma divulgadora de fake news.
- C) A Psicologia Social é uma importante referência para o estudo das comunicações de massa e uma ferramenta importante para analisar as mudanças na subjetividade ocasionada pelo atual e intenso fluxo de informação e para combater as fake news.
- D) Comunicação é um conceito clássico da Psicologia Social, mas não a comunicação de massa. Sua principal preocupação é com a comunicação interpessoal, como bem define Fritz Heider.
- E) O papel da Psicologia Social é o de superar as contradições produzidas pela mídia.
A alternativa correta é letra C) A Psicologia Social é uma importante referência para o estudo das comunicações de massa e uma ferramenta importante para analisar as mudanças na subjetividade ocasionada pelo atual e intenso fluxo de informação e para combater as fake news.
Gabarito: Letra C
Um campo de atuação da Psicologia Social, de modo amplo, é sobre e nos meios de comunicação de massa. O acesso irrestrito à internet e a popularização dos smartphones democratizaram o acesso; em contrapartida, a mediação da comunicação passou a ser controlada por grandes conglomerados que dominam a comunicação e que conhecemos como redes sociais e que se transformam nos principais meios de acesso, superando a transmissão televisiva. Com isso, a população fica exposta a todo tipo de mensagem, inclusive as chamadas fake news. Qual seria o papel da Psicologia Social frente a esse fenômeno?
a) A Psicologia Social, por estudar pouco as mídias sociais, não acumula conhecimento suficiente para enfrentar esse problema.
Errado. Esse é um tema de central importância na sociedade atualmente, então a psicologia social deve buscar acumular conhecimento sobre as mídias sociais e ter uma visão crítica sobre esse fenômeno.
b) Considerando a capacidade interpretativa da Psicologia Social e sua diversidade, podemos dizer que ela própria é uma divulgadora de fake news.
Errado. A psicologia social, enquanto uma ciência, não pode de forma alguma representar esse papel de divulgadora de fake News. Pelo contrário, a psicologia social oferece ferramentas para evitar a propagação de fake news, como melhorar a alfabetização em redes sociais dos indivíduos, buscar a confirmação das informações divulgadas, entre outras.
c) A Psicologia Social é uma importante referência para o estudo das comunicações de massa e uma ferramenta importante para analisar as mudanças na subjetividade ocasionada pelo atual e intenso fluxo de informação e para combater as fake news.
Certo! A psicologia social estuda como as mensagens transmitidas pelos meios de comunicação de massa afetam as percepções, atitudes e comportamentos das pessoas. Também explora como as pessoas processam e interpretam as mensagens divulgadas através das redes sociais.
d) Comunicação é um conceito clássico da Psicologia Social, mas não a comunicação de massa. Sua principal preocupação é com a comunicação interpessoal, como bem define Fritz Heider.
Errado. A comunicação de massa é, sim, um conceito muito importante da psicologia social. A psicologia social estuda os efeitos dos meios de comunicação nos indivíduos e sociedade. Também pesquisa sobre como as pessoas processam as informações da comunicação de massa e a influência social dessa comunicação.
e) O papel da Psicologia Social é o de superar as contradições produzidas pela mídia.
Errado. A psicologia social pode não ter esse poder todo, mas ela pode contribuir para uma visão crítica sobre esse fenômeno.
Nosso gabarito é Letra C
824) Quanto à atuação do(a) psicólogo(a) social, assinale a alternativa correta.
- A) A atuação profissional pode se dar no atendimento de população em situação de risco em várias circunstâncias tanto para grupos mais pobres quanto para grupos melhor situados economicamente.
- B) A psicologia social se interessa somente pelo segmento mais pobre da população, e sua base teórica não serve para trabalhar com uma população mais privilegiada economicamente.
- C) A psicologia social não exerce intervenção social.
- D) Eticamente, o(a) profissional não deve atuar em situação de desastres como os ocorridos em Mariana (MG) e Brumadinho (MG), por não estar preparado(a) para essa ação.
- E) A psicologia social é extremamente teórica e não permite uma atuação mais concreta no seu campo da ação.
A alternativa correta é letra A) A atuação profissional pode se dar no atendimento de população em situação de risco em várias circunstâncias tanto para grupos mais pobres quanto para grupos melhor situados economicamente.
Gabarito Letra A
Quanto à atuação do(a) psicólogo(a) social, assinale a alternativa correta.
a) A atuação profissional pode se dar no atendimento de população em situação de risco em várias circunstâncias tanto para grupos mais pobres quanto para grupos melhor situados economicamente.
Certo! O psicólogo social se ocupa da população como um todo, especialmente as populações em risco.
b) A psicologia social se interessa somente pelo segmento mais pobre da população, e sua base teórica não serve para trabalhar com uma população mais privilegiada economicamente.
Errado. As populações mais pobres geralmente estão em mais situações de risco, o que cria esse mito de que a psicologia social só se ocupa desse segmento, o que não é verdade.
c) A psicologia social não exerce intervenção social.
Errado. A psicologia social exerce intervenção social, sim.
d) Eticamente, o(a) profissional não deve atuar em situação de desastres como os ocorridos em Mariana (MG) e Brumadinho (MG), por não estar preparado(a) para essa ação.
Errado. Pelo contrário, eticamente o psicólogo deve atuar em situações de emergência e calamidade, sem visar benefício próprio.
e) A psicologia social é extremamente teórica e não permite uma atuação mais concreta no seu campo da ação.
Errado. A psicologia social sofreu muitas críticas por seu caráter mais teórico ao longo do seu desenvolvimento, mas muitos autores buscam aproximas essa ciência do cotidiano das populações.
Nosso gabarito é Letra A.
825) “O desenvolvimento da psicologia social no Brasil, como campo científico diferenciado, esteve e continua permeado por influências intelectuais vindas do estrangeiro. Na medida em que o campo obteve maior institucionalização, os conflitos internos, que refletiam tanto influências teóricas como visões diferentes do papel da psicologia e do psicólogo na sociedade, foram gerando conflitos no interior dos departamentos de psicologia sobre a orientação a ser dada à disciplina. Alguns permitiram a convivência, outros levaram à separação.”
JACÓ-VILELA, A. M.; DEGANI-CARNEIRO, F.; OLIVEIRA, D. M. (2016).
Quanto à formação da psicologia social como campo científico no Brasil, as autoras apontam que:
- A) a psicologia social no Brasil depende exclusivamente do conhecimento produzido fora do país.
- B) os departamentos de psicologia das universidades brasileiras não se interessam em desenvolver uma psicologia social que busque compreender a realidade brasileira.
- C) a psicologia social é um conhecimento universal e independe do país em que seu conhecimento é desenvolvido.
- D) a crítica produzida após a década de 1970 incentivou a busca de novos paradigmas teóricos e, até o momento, não se construiu um paradigma único para a psicologia social no Brasil.
- E) a crise da psicologia social no Brasil provocou a divisão dos departamentos de psicologia nas nossas universidades.
A alternativa correta é letra D) a crítica produzida após a década de 1970 incentivou a busca de novos paradigmas teóricos e, até o momento, não se construiu um paradigma único para a psicologia social no Brasil.
Quanto à formação da psicologia social como campo científico no Brasil, as autoras apontam que:
A questão está baseada no seguinte texto:
"No tocante à orientação teórica, críticas se dirigiam à ausência de um paradigma unitário, detectando-se a presença concomitante de diversas teorias oriundas da Psicologia das quais derivavam um número acentuado de microteorias, sem, contudo, haver uma (ou mais) teorias especificamente psicossociais. De crucial importância, todavia, são aquelas análises que detectavam que os pressupostos implícitos e o tipo de categorização utilizada envolviam a manutenção do status quo tanto na estrutura da teoria quanto na da sociedade (Jacó-Vilela 1999).
(...)
No caso brasileiro, porém, a apropriação das ideias europeias e norte-americanas normalmente ocorre com um descompasso de tempo e a partir de uma tradução — afinal, são ideias fora do lugar (Schwarz, 1977) — que as faz ter especificidades próprias. A chamada crise da psicologia social, deflagrada nos departamentos de psicologia estadunidenses e europeus, aconteceu de forma particular no Brasil, bem como no restante da América Latina.
(...)
As pesquisas que então começaram a ocorrer, e as práticas que se difundiam, constituíam novos objetos, não mais a psicologia “aplicada” a estabelecimentos, situados em determinados espaços físicos — a clínica, a indústria, a escola —, mas aquela voltada para as situações concretas da vida e produtora de novos conhecimentos: a criança em situação de rua ou em conflito com a lei, as relações de gênero, a conjugabilidade, a saúde mental, a saúde do trabalhador, a sexualidade e, mais recentemente, as relações étnico-raciais.
Por outro lado, para que tais concretudes pudessem ser melhor compreendidas, as abordagens tradicionais da psicologia, baseadas no paradigma da ciência natural e supondo isenção e neutralidade, não eram mais suficientes.
(...)
É importante notar que tanto no Rio de Janeiro quanto em São Paulo há programas de psicologia social desde o início destes, nos anos de 1960 e 1970. Silvia Lane (1933-2006) estabeleceu os fundamentos do que virá a ser conhecido como a “escola sócio-histórica” da PUC-SP (Bock, Ferreira, Gonçalves, & Furtado, 2007; Lane & Codo, 1984). Ângela Arruda, Celso Sá e outros trouxeram as teorias europeias, notadamente as Representações Sociais (Jodelet, 2005). A partir da presença de George Lapassade em Minas, e de Osvaldo Saidón e Gregório Baremblit no Rio de Janeiro, desenvolveu-se a análise institucional (Rodrigues, 1997).
(...)
Vários foram os encaminhamentos do período, cujos frutos se fazem presentes até hoje. Um dos mais relevantes, sem dúvida, foi a fundação da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO), em 1980. Hoje com expressão nacional, a ABRAPSO reúne pesquisadores, profissionais e estudantes, além de militantes de movimentos sociais, e publica, desde 1986, a revista psicologia & sociedade (Cruz & Van Stralen, 2012)."
Fonte: "A Formação da Psicologia Social como Campo Científico no Brasil" (Jacó-Vilela et al.)
Com isso, encontramos a resposta na Letra D.
a) a psicologia social no Brasil depende exclusivamente do conhecimento produzido fora do país.
b) os departamentos de psicologia das universidades brasileiras não se interessam em desenvolver uma psicologia social que busque compreender a realidade brasileira.
c) a psicologia social é um conhecimento universal e independe do país em que seu conhecimento é desenvolvido.
d) a crítica produzida após a década de 1970 incentivou a busca de novos paradigmas teóricos e, até o momento, não se construiu um paradigma único para a psicologia social no Brasil.
e) a crise da psicologia social no Brasil provocou a divisão dos departamentos de psicologia nas nossas universidades.
826) Qual das seguintes atuações não se insere na prática profissional do psicólogo social?
- A) Coordenação de projetos.
- B) Ensino universitário.
- C) Avaliação de alunos da rede de ensino.
- D) Atuação em CRAS.
- E) Acompanhamento de projetos de Economia Solidária.
A alternativa correta é letra C) Avaliação de alunos da rede de ensino.
Gabarito Letra C
Qual das seguintes atuações não se insere na prática profissional do psicólogo social?
Relembre um pouco das atribuições do psicólogo social, segundo o CFP:
“O psicólogo social é aquele que entende o sujeito desde uma perspectiva histórica considerando a permanente integração entre indivíduo e o social. Neste sentido operar como psicólogo social significa desenvolver um trabalho desde esta perspectiva de homem e da sociedade, possibilitando atuar em qualquer área da Psicologia. Detalhamento das Atribuições
1- Promove estudos sobre características psicossociais de grupos étnicos, religiosos, classes e segmentos sociais nacionais, culturais, intra e interculturais.
2- Atua junto a organizações comunitárias, em equipe multiprofissional no diagnóstico, planejamento, execução e avaliação de programas comunitários, no âmbito da saúde, lazer, educação, trabalho e segurança.
3- Assessora órgãos públicos e particulares, organizações de objetivos políticos ou comunitários, na elaboração e implementação de programas de mudança de caráter social e técnico, em situações planejadas ou não.
4- Atua junto aos meios de comunicação, assessorando quanto aos aspectos psicológicos nas técnicas de comunicação e propaganda.
5- Pesquisa, analisa e estuda variáveis psicológicas que influenciam o comportamento do consumidor.”
a) Coordenação de projetos.
b) Ensino universitário.
c) Avaliação de alunos da rede de ensino.
d) Atuação em CRAS.
e) Acompanhamento de projetos de Economia Solidária.
Apesar de não descrever nenhuma dessas atividades nominalmente, podemos entender que coordenar projetos relacionados com a psicologia social e ensinar disciplinas da psicologia social nas universidades fazem parte do escopo de atuação do psicólogo social.
Atuar nos Centros de Referência de Assistência social também é uma das atuações mais emblemáticas da psicologia social, bem como o acompanhamento de projetos de economia solidária.
Agora, avaliar alunos da rede de ensino é uma função do psicólogo educacional e escolar.
Nosso gabarito é Letra C.
827) No livro As raízes da psicologia social moderna, Robert M. Farr diz:
“O modelo de exportação de psicologia social dos EUA, durante o período moderno, foi a forma dominante de psicologia social psicológica. Os americanos, após a guerra, desempenharam um papel central na reconstrução das universidades, tanto na Alemanha como no Japão. A psicologia social que eles ajudaram a estabelecer ali foi uma forma psicológica, e não sociológica, da disciplina. Os americanos desempenharam também um papel importante na Europa, ao ajudar a constituir o que é hoje a Associação Europeia de Psicólogos Sociais Experimentais.”
Assinale a alternativa correta.
- A) Robert M. Farr está falando da influência que a psicologia social psicológica exerceu na própria origem da psicologia.
- B) A reconstrução das universidades na Alemanha e no Japão foi uma estratégia geopolítica de dominação dos EUA que foi apoiada pela psicologia social americana.
- C) Os psicólogos sociais americanos, apoiados pelo grupo da Gestalt que imigrou para os EUA durante a II Guerra Mundial, produziram uma revolução na psicologia social e tiveram forte influência na Europa após a guerra.
- D) A psicologia social americana é somente um modelo de exportação e, internamente, prevalece a psicologia social sociológica.
- E) A psicologia social moderna se inicia com a revolução produzida pelos americanos, de caráter cognitivista e completamente ligada à corrente das ciências cognitivas inaugurada por Charles Sanders Peirce.
A alternativa correta é letra C) Os psicólogos sociais americanos, apoiados pelo grupo da Gestalt que imigrou para os EUA durante a II Guerra Mundial, produziram uma revolução na psicologia social e tiveram forte influência na Europa após a guerra.
Gabarito Letra C
No livro As raízes da psicologia social moderna, Robert M. Farr diz:
Assinale a alternativa correta.
a) Robert M. Farr está falando da influência que a psicologia social psicológica exerceu na própria origem da psicologia.
Errado. A psicologia como um todo é anterior a psicologia social.
b) A reconstrução das universidades na Alemanha e no Japão foi uma estratégia geopolítica de dominação dos EUA que foi apoiada pela psicologia social americana.
Errado. Não é possível fazer essa inferência.
c) Os psicólogos sociais americanos, apoiados pelo grupo da Gestalt que imigrou para os EUA durante a II Guerra Mundial, produziram uma revolução na psicologia social e tiveram forte influência na Europa após a guerra.
Certo!
“Após a segunda guerra mundial a psicologia social obteve um grande impulso nos Estados Unidos e segundo um dos mais importantes historiadores da psicologia social naquele país, ou seja, Allport: a psicologia social seria um fenômeno tipicamente norte-americano. A migração dos psicólogos da gestalt, da Áustria e da Alemanha para os Estados Unidos em função dos nazistas, foi uma das fontes de inspiração para a psicologia social norte-americana e uma das causas responsáveis pela sua individualização. As raízes deste campo conceitual devem ser buscadas na fenomenologia; filosofia claramente distinta do positivismo que vai inspirar nos Estados Unidos uma psicologia, no período entre as duas guerras mundiais. Os psicólogos da gestalt não tinham se defrontado com o behaviorismo até que chegassem a este país e foi desse conflito entre duas filosofias rivais (fenomenologia e positivismo), que a psicologia social surgiu nos Estados Unidos, na forma característica que se deu. A crise na psicologia social moderna teve início na década de 60. árias críticas vão ser apresentadas a proposta de se acumular dados de pesquisa para em seguida se chegar à formulação de teorias globalizadoras. Estes questionamentos irão caracterizar "a crise da psicologia social moderna". Vários outros questionamentos serão apresentados à psicologia social norte-americana, no entanto, é na Europa que estas críticas são mais incisivas e contundentes. A denúncia do seu caráter ideológico e mantenedor da ordem social estabelecida passa a ser objeto de reflexão para os psicólogos sociais em geral. Na América Latina, a psicologia social reproduzia os conhecimentos desenvolvidos nos Estados Unidos e na Europa.”
d) A psicologia social americana é somente um modelo de exportação e, internamente, prevalece a psicologia social sociológica.
Errado. A psicologia social que se fazia dentro dos EUA também seguia o modelo psicológico.
e) A psicologia social moderna se inicia com a revolução produzida pelos americanos, de caráter cognitivista e completamente ligada à corrente das ciências cognitivas inaugurada por Charles Sanders Peirce.
Errado. O que a questão está trazendo é justamente o início da crise da psicologia social moderna. Essa psicologia nasceu do conflito entre a fenomenologia e o positivismo.
Nosso gabarito é Letra C.
828) Andréa Vieira Zanella, em encontro da ABRAPSO Sul, aponta:
“A renda de bilro é artesanalmente produzida e objetiva, no entretecer dos muitos fios que a compõem, a perspectiva estética de suas artífices, perspectiva essa constituída socialmente e, nesse sentido, característica do contexto dialógico do qual ativamente participam. Vygotsky ajuda a compreender essa relação quando afirma que ‘A arte é o social em nós, e, se o seu efeito se processa em um indivíduo isolado, isso não significa, de maneira nenhuma, que as suas raízes e essência sejam individuais’. A estética objetivada nas rendas é, portanto, da rendeira que a tece e ao mesmo tempo das rendeiras com as quais convive, bem como de muitas outras rendeiras e vozes sociais presentes/ausentes que participam do diálogo naquele contexto e momento histórico que vivem.”
A partir dessa análise da autora, assinale a alternativa correta.
- A) A autora parte de um ponto de vista da psicologia social, no qual defende que as aptidões naturais das mulheres explicam seu desempenho na atividade laboral de produção de renda de bilro e que cabe à psicologia social promover o ajustamento do indivíduo à atividade proposta.
- B) Zanella defende que para Vygotsky a arte é o social em nós. Assim, somente por meio desse conhecimento é possível produzir uma psicologia social eficiente.
- C) A perspectiva estética, produzida socialmente, é a responsável pela dialogicidade inerente à atividade artística e importante para a constituição de acordos no grupo de mulheres artesãs.
- D) O entretecer dos muitos fios que a compõem é uma bonita metáfora construída pela autora para designar a importância que a atividade (tecer fios) tem na configuração do próprio grupo e de cada uma dessas mulheres que por meio da arte constroem a si mesmas.
- E) A estética objetivada nas rendas refere-se ao rendimento para o sustento de suas famílias por meio do trabalho com o bilro.
A alternativa correta é letra D) O entretecer dos muitos fios que a compõem é uma bonita metáfora construída pela autora para designar a importância que a atividade (tecer fios) tem na configuração do próprio grupo e de cada uma dessas mulheres que por meio da arte constroem a si mesmas.
Esta alternativa é correta porque reflete a ideia de Vygotsky sobre a arte como uma experiência social que transcende o individual. A metáfora do entretecer dos fios representa como as atividades artesanais, como a renda de bilro, não são apenas um meio de expressão estética individual, mas também uma prática que constrói e reflete as relações sociais e a identidade coletiva das rendeiras. A atividade de tecer não é apenas um trabalho manual, mas um processo dialógico que envolve a partilha de técnicas, histórias e valores, contribuindo para a coesão do grupo e para a construção da identidade social e cultural das artesãs.
829) Antes das lutas específicas por saúde, nos anos 1970, a palavra de ordem do movimento era “nosso corpo nos pertence”, visando à reapropriação do próprio corpo, isto é, ao reconhecimento de que o corpo de cada pessoa é o lugar primeiro da existência humana, lugar a partir do qual se ganha sentido na relação como o outro. O texto citado refere-se:
- A) ao lema dos movimentos de saúde dos anos de 1970.
- B) à discussão dos movimentos de moradia nas grandes metrópoles brasileiras.
- C) ao fato de que, antes da saúde, vêm as questões existenciais referentes ao próprio corpo.
- D) aos movimentos de saúde que têm início com a defesa do próprio corpo.
- E) aos movimentos feministas que lutavam pelos direitos reprodutivos.
A alternativa correta é letra E) aos movimentos feministas que lutavam pelos direitos reprodutivos.
Gabarito Letra E
Antes das lutas específicas por saúde, nos anos 1970, a palavra de ordem do movimento era “nosso corpo nos pertence”, visando à reapropriação do próprio corpo, isto é, ao reconhecimento de que o corpo de cada pessoa é o lugar primeiro da existência humana, lugar a partir do qual se ganha sentido na relação como o outro. O texto citado refere-se:
a) ao lema dos movimentos de saúde dos anos de 1970.
b) à discussão dos movimentos de moradia nas grandes metrópoles brasileiras.
c) ao fato de que, antes da saúde, vêm as questões existenciais referentes ao próprio corpo.
d) aos movimentos de saúde que têm início com a defesa do próprio corpo.
e) aos movimentos feministas que lutavam pelos direitos reprodutivos.
O lema “nosso corpo nos pertence” é uma das principais bandeiras dos movimentos feministas, buscando direitos reprodutivos. Veja:
“O lema "nosso corpo nos pertence", uma das principais bandeiras do movimento internacional de mulheres, é expressão simultânea da base biológica da condição feminina e da almejada superação social deste mesmo fato. Afirma a importância das questões de saúde e o seu amplo significado social dentro da pauta de reivindicações que, no Brasil como em outros países, levaram à ampliação do conceito de saúde e a novas propostas metodológicas para os serviços de saúde, além de estabelecer como prioridade o direito à contracepção.
Antes do ressurgimento do movimento feminista na década de 60, a identidade feminina e a condição social da mulher eram referidas a fatores biológicos: estatura menor, menor força muscular, as dimensões do cérebro e o processo reprodutivo que "enfraquecia" caracterizavam a chamada "inferioridade biológica da mulher" (ver, ex., Schelsky, 1955) — conceito aceito tanto no discurso científico como na sociedade em geral. Na mulher feita para ser mãe (ter um útero significa parir) via-se uma correspondência perfeita entre atributos físicos e funções sociais.”
Nosso gabarito é Letra E.
Fonte: Giffin, Karen MaryNosso corpo nos pertence: a dialética do biológico e do social. Cadernos de Saúde Pública [online]. 1991, v. 7, n. 2
830) Uma psicóloga fez uma importante intervenção em um acampamento do MST no Vale do Jequitinhonha que havia sofrido um massacre promovido pelo dono da fazenda (improdutiva) ocupada pelos trabalhadores rurais lá instalados há anos. Umas das ações foi a conversa no grupo sobre os acontecimentos no dia do massacre, das perdas, do luto, do fato de os assassinos serem pessoas conhecidas que conviviam com os assentados. Para fazer circular a palavra e promover uma escuta importante em que eles próprios passaram a falar sobre o indizível, ela utilizou seu conhecimento do trabalho de Ignácio Martín-Baró, psicólogo e jesuíta espanhol radicado em El Salvador. Assinale a alternativa que mais expressa o trabalho desse importante autor da Psicologia Social latino-americana.
- A) Trata-se da aplicação de grupos operativos e da teoria do vínculo.
- B) A psicóloga aplicou a noção de sofrimento ético-político.
- C) Foi trabalhada a noção de trauma, a partir da ação nos conflitos de enfrentamento do exército de libertação e das forças paramilitares.
- D) Foi utilizada a noção de psicopatologia do trabalho e da clínica do trabalho.
- E) Martín-Baró não desenvolveu nenhum conceito relativo ao assunto mencionado.
A alternativa correta é letra C) Foi trabalhada a noção de trauma, a partir da ação nos conflitos de enfrentamento do exército de libertação e das forças paramilitares.
Gabarito Letra C
Uma psicóloga fez uma importante intervenção em um acampamento do MST no Vale do Jequitinhonha que havia sofrido um massacre promovido pelo dono da fazenda (improdutiva) ocupada pelos trabalhadores rurais lá instalados há anos. Umas das ações foi a conversa no grupo sobre os acontecimentos no dia do massacre, das perdas, do luto, do fato de os assassinos serem pessoas conhecidas que conviviam com os assentados. Para fazer circular a palavra e promover uma escuta importante em que eles próprios passaram a falar sobre o indizível, ela utilizou seu conhecimento do trabalho de Ignácio Martín-Baró, psicólogo e jesuíta espanhol radicado em El Salvador. Assinale a alternativa que mais expressa o trabalho desse importante autor da Psicologia Social latino-americana.
a) Trata-se da aplicação de grupos operativos e da teoria do vínculo.
Errado. Grupos operativos são da teoria de Pichon-Riviere.
b) A psicóloga aplicou a noção de sofrimento ético-político.
Errado. O sofrimento ético-político é uma categoria proposta pela Psicóloga Social Bader Sawaia
c) Foi trabalhada a noção de trauma, a partir da ação nos conflitos de enfrentamento do exército de libertação e das forças paramilitares.
Certo!
“Conforme já explicitamos nas primeiras linhas deste trabalho, a produção de Martín-Baró é o compartilhar da sua experiência de vida, uma unidade teórico-prática que enfatiza o sentido da crítica para a Psicologia. Da sua vivência no contexto da guerra civil em El Salvador é que emerge a sua compreensão do trauma e dos seus sentidos para a vida das pessoas. Portanto, se pretendemos compreender esse sentido e como ele se diferencia da proposta inicial da Psicanálise, aproximando-se, mas, principalmente, superando os movimentos de insurgência e crítica propagados pela Antipsiquiatria, devemos nos dedicar para a sua concepção sobre os sentidos da guerra.
É o próprio Martín-Baró (1990c) quem diz que ao emprestar seus conhecimentos para o estudo da guerra a Psicologia tende a concentrar-se, predominantemente, em duas áreas: ou investiga a estrutura das ações militares e suas estruturas de organização e atuação ou se dedica à consideração das chamadas sequelas psicológicas da guerra e busca a definição de tratamentos eficazes. De uma forma ou de outra, assim, a Psicologia se afasta da compreensão das relações íntimas que envolvem a guerra e o todo social que a contém. A situação de guerra envolve, explicita e define as dimensões sociais, políticas, econômicas e culturais de um país. Assim como a estrutura social que explora, acumula, exclui e oprime, a situação de guerra significa a ruína de muitos e o enriquecimento de poucos.
Ao vivenciar e participar da guerra civil em El Salvador, Martín-Baró (1990c) a analisa a partir de três dimensões complementares: a violência, a polarização social e a mentira institucional. Ao considerar a violência, Martín-Baró aborda, essencialmente, as características de repressão, ameaça e proliferação de medo que superam ou culminam nas ações efetivamente bélicas. Quanto à polarização social, ele aborda os elementos de antagonismo proliferado entre os setores populares e instigados pela massiva influência norte-americana. E, finalmente, no que diz respeito à mentira institucional, Martín-Baró (1990c) enfatiza o ocultamento sistemático da realidade, a criação de uma história oficial que ignora, falseia ou inventa os elementos crucias da realidade.
Mas, mais do que nos ofertar uma compreensão concreta da dinâmica da guerra, Martín-Baró (1990c) se dedica ao estudo do que ela produz para a vida dos homens, mulheres e crianças que a vivenciam. Ele reitera o que chama de pensamento óbvio sobre o impacto de situações concretas para o desenvolvimento psíquico dos sujeitos, enfatizando que "no es necesario asumir alguna de las visiones psicológicas tradicionales sobre la personalidad básica para comprender que algún impacto importante tiene que tener la prolongación de la guerra civil"(p.77).
Para explicar o significado deste impacto para o desenvolvimento dos salvadorenhos, Martín-Baró (1990c), define o trauma psicossocial, enfatizando o termo psicossocial para diferenciá-lo da visão propagada pela Psicologia hegemônica. Dessa forma, Martín-Baró, acentua seu "carácter esencialmente dialéctico" (p.77). O trauma psicossocial assim anunciado não se dissocia da imersão social que o constitui e deflagra, portanto, a concepção da Psicologia da Libertação de Martín-Baró sobre a saúde mental.
Como uma dimensão dialética, o trauma não define um sujeito doente, ao contrário define a especificidade de uma relação entre a sociedade e seus indivíduos, para além de parâmetros de normalidade e anormalidade tão caros à tradição da ciência psicológica. Nesse sentido, o adoecimento pode significar, uma resposta esperada, uma reação normal frente a uma situação anormal. Para Martín-Baró (1990a), o trauma psicossocial reflete as características de desumanização que a ordem de exploração e acumulação evidenciam em uma de suas formas mais aviltantes: a guerra.”
d) Foi utilizada a noção de psicopatologia do trabalho e da clínica do trabalho.
Errado. A clínica do trabalho é de Cristophe Dejours.
e) Martín-Baró não desenvolveu nenhum conceito relativo ao assunto mencionado.
Errado. Como vimos, o autor desenvolveu, sim, uma teoria baseada no assunto mencionado.
Nosso gabarito é Letra C
Fonte: MOREIRA, Ana Paula Gomes e GUZZO, Raquel Souza LoboDo trauma psicossocial às situações-limite: a compreensão de Ignácio Martín-Baró. Estudos de Psicologia (Campinas) [online]. 2015, v. 32, n. 3