Questões Sobre Psicologia Social - Psicologia - concurso
831) Foi uma referência para o ensino da psicologia social e bibliografia constante nos anos 1970 e 1980 nas disciplinas de graduação da psicologia social:
- A) Ana M Bahia Bock.
- B) Arthur Ramos.
- C) Helmuth Krüger.
- D) Aroldo Rodrigues.
- E) Virgínia Leone Bicudo.
A alternativa correta é letra D) Aroldo Rodrigues.
Foi uma referência para o ensino da psicologia social e bibliografia constante nos anos 1970 e 1980 nas disciplinas de graduação da psicologia social:
Segundo Gouveia (2015):
“Durante anos, inclusive nas décadas de 1970 e 1980, os trabalhos de Aroldo Rodrigues tiveram reconhecimento amplo. Seu livro Psicologia social, que completou 40 anos em 2012 foi referência em muitas universidades, tendo sido traduzido para o espanhol e utilizado em diversos países. [...] Sobre esta conjuntura, (Molon 2001) reconhece Aroldo Rodrigues como "o principal representante da Psicologia Social fundamentada no positivismo e o grande opositor da Psicologia Social crítica." (p. 46).”
Análise das alternativas
- Considerando as alternativas disponíveis, apenas a LETRA “D” (Aroldo Rodrigues) corresponde corretamente ao que requisita o enunciado e é mencionado pela literatura supracitada;
- Concluindo a análise, destaca-se que as demais alternativas não são não são compatíveis ao que solicita a questão, pela ausência de especificidade, em relação ao autor que é solicitado pelo enunciado;
- Mediante isto, ratifica-se, portanto, que a alternativa “D” constitui, de fato, o GABARITO da questão analisada.
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Fonte consultada:
Gouveia, V. V. (2015). Psicologia Social como Ciência e Prática: O que Pensam Pesquisadores Brasileiros?. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 31, 491-500.
832) Arthur Ramos foi um médico alagoano que ficou conhecido por ter ministrado o segundo curso de Psicologia Social no Brasil. Segundo ele, em uma publicação de 1936, a psicologia social consiste em uma disciplina situada entre a psicologia e a sociologia, a qual necessitava, àquela época, de maiores delimitações de seu campo, mesmo que seus métodos e objetivos não fossem claros. Dentre as contribuições de Ramos está a ideia de psicologia social comparada, cuja perspectiva era:
- A) Individualista abrangente; possibilitava uma compreensão do limite entre o self e o outro.
- B) Individualista autocontida; ofertava a visão excludente versus visão includente do self.
- C) Culturalista; se pautava na crença do grau de controle do ambiente sobre o comportamento humano.
- D) Culturalista; originária da antropologia cultural e que explicava a evolução psicológica dentro de suas culturas.
A alternativa correta é letra D) Culturalista; originária da antropologia cultural e que explicava a evolução psicológica dentro de suas culturas.
Gabarito Letra D
Arthur Ramos foi um médico alagoano que ficou conhecido por ter ministrado o segundo curso de Psicologia Social no Brasil. Segundo ele, em uma publicação de 1936, a psicologia social consiste em uma disciplina situada entre a psicologia e a sociologia, a qual necessitava, àquela época, de maiores delimitações de seu campo, mesmo que seus métodos e objetivos não fossem claros. Dentre as contribuições de Ramos está a ideia de psicologia social comparada, cuja perspectiva era:
Relembre a perspectiva da psicologia social comparada:
“A articulação entre a psicologia social e antropologia social configurou -se como uma contribuição do curso de Ramos, fundamentada nos escritos de Malinowski (1917), Franz Boas (1932) e Lévy -Bruhl (1922). Sua visão se pautava na ideia de psicologia social comparada, com uma perspectiva culturalista, originária da antropologia cultural, e em função de seu ponto de vista cultural, complementaria e questionaria o critério evolucionista linear, explicando a evolução psicológica dentro de suas culturas”
a) Individualista abrangente; possibilitava uma compreensão do limite entre o self e o outro.
b) Individualista autocontida; ofertava a visão excludente versus visão includente do self.
c) Culturalista; se pautava na crença do grau de controle do ambiente sobre o comportamento humano.
d) Culturalista; originária da antropologia cultural e que explicava a evolução psicológica dentro de suas culturas.
Nosso gabarito é Letra D
Fonte: Psicologia social [recurso eletrônico] : principais temas e vertentes / Cláudio Vaz Torres, Elaine Rabelo Neiva [organizadores]. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed, 2011.
833) O segundo curso de psicologia social no Brasil foi ministrado em 1935 por um médico alagoano chamado Arthur Ramos. Dentre as características desse curso está a falta de clareza entre método e objetivos, algo que ainda se faz presente no estudo dessa disciplina. Nesse cenário, ainda que tenha sido contestado na década de 1940, o curso possuía uma fundamentação teórica e metodológica. Sobre a fundamentação metodológica, assinale a afirmativa correta.
- A) As análises eram decorrentes da interpretação dos fenômenos sociais a partir da perspectiva do indivíduo.
- B) A coleta de dados era pautada no etnocentrismo, já que esse modelo de indivíduo era o estabelecido na cultura norte-americana, referência para o Brasil.
- C) A coleta de dados envolvia medidas como as fisiológicas e morfológicas, as biográficas, os autorrelatos e impressão pessoal, os questionários, entrevistas e os testes.
- D) As análises proviam das práticas de dinâmica de grupo e de intervenção psicossociológica, que privilegiavam as relações interpessoais, fontes para geração de conhecimento científico.
A alternativa correta é letra C) A coleta de dados envolvia medidas como as fisiológicas e morfológicas, as biográficas, os autorrelatos e impressão pessoal, os questionários, entrevistas e os testes.
Gabarito Letra C
O segundo curso de psicologia social no Brasil foi ministrado em 1935 por um médico alagoano chamado Arthur Ramos. Dentre as características desse curso está a falta de clareza entre método e objetivos, algo que ainda se faz presente no estudo dessa disciplina. Nesse cenário, ainda que tenha sido contestado na década de 1940, o curso possuía uma fundamentação teórica e metodológica. Sobre a fundamentação metodológica, assinale a afirmativa correta.
Vamos relembrar sobre a fundamentação metodológica na história da psicologia social no Brasil:
“Metodologicamente, Ramos também propunha a utilização de várias formas de coleta de dados, tais como medidas fisiológicas e morfológicas, os métodos biográficos, os métodos de autorrelato e impressão pessoal, os questionários e entrevistas e os testes. Entre os vários pontos de congruência dos dois cursos, ressalta -se a visão panorâmica da psicologia social presente tanto no curso de Ramos como no de Briquet”
a) As análises eram decorrentes da interpretação dos fenômenos sociais a partir da perspectiva do indivíduo.
b) A coleta de dados era pautada no etnocentrismo, já que esse modelo de indivíduo era o estabelecido na cultura norte-americana, referência para o Brasil.
c) A coleta de dados envolvia medidas como as fisiológicas e morfológicas, as biográficas, os autorrelatos e impressão pessoal, os questionários, entrevistas e os testes.
d) As análises proviam das práticas de dinâmica de grupo e de intervenção psicossociológica, que privilegiavam as relações interpessoais, fontes para geração de conhecimento científico.
Nosso gabarito é Letra C
Fonte: Psicologia social [recurso eletrônico] : principais temas e vertentes / Cláudio Vaz Torres, Elaine Rabelo Neiva [organizadores]. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed, 2011.
834) A psicologia social, no início dos anos de 1960, foi atravessada por uma crise que questionava seu caráter teórico e ideológico, colocando em xeque tanto sua metodologia quanto as teorizações utilizadas.
(Neiva & Torres, 2011, p. 33.)
O contexto da Psicologia Social no Brasil, explicitado anteriormente, se deve:
- A) Às demandas desenvolvimentistas que se tornavam cada vez mais prementes no país.
- B) À fundamentação teórica sólida e fortemente ancorada no individualismo e a metodológica no experimentalismo.
- C) Ao fato de muitos considerarem não haver na psicologia uma base sólida de conhecimentos estruturada na realidade social e nas vivências cotidianas.
- D) Ao direcionamento político que sustentava crenças de que um parque industrial forte proporcionaria a qualidade de vida do Brasil dada a ênfase no setor educacional.
A alternativa correta é letra C) Ao fato de muitos considerarem não haver na psicologia uma base sólida de conhecimentos estruturada na realidade social e nas vivências cotidianas.
Gabarito Letra C
O contexto da Psicologia Social no Brasil, explicitado anteriormente, se deve:
Vamos ver mais um pedaço do trecho que a questão utilizou:
“A psicologia social, no início dos anos de 1960, foi atravessada por uma crise que questionava seu caráter teórico e ideológico, colocando em cheque tanto sua metodologia como as teorizações utilizadas, pois muitos consideravam que a psicologia não havia desenvolvido uma base sólida de conhecimentos estruturada na realidade social e nas vivências cotidianas. Sua teorização era centrada, segundo Krüger (1986), no cognitivismo (relevo aos fatores cognitivos do indivíduo), no experimentalismo como método de pesquisa, no individualismo (ou seja, na análise dos fenômenos sociais a partir da perspectiva do indivíduo), no etnocentrismo (já que este modelo de indivíduo era o estabelecido na cultura norte -americana), no uso de microteorias (ou seja, na investigação de microespaços do social) e, finalmente, na perspectiva a -histórica, já que o “homem” considerado nesses estudos seria um ser humano presente em todos os tempos e espaços. Essa crise teórica, de caráter internacional, residiu principalmente nas dúvidas sobre o método experimental e sobre sua adequação à complexidade e às exigências do objeto de estudo, pois as regras do comportamento humano, contrariamente às das ciências naturais, não podem ser estabelecidas definitivamente, uma vez que elas se alteram em função das circunstâncias culturais e históricas.”
a) Às demandas desenvolvimentistas que se tornavam cada vez mais prementes no país.
b) À fundamentação teórica sólida e fortemente ancorada no individualismo e a metodológica no experimentalismo.
c) Ao fato de muitos considerarem não haver na psicologia uma base sólida de conhecimentos estruturada na realidade social e nas vivências cotidianas.
d) Ao direcionamento político que sustentava crenças de que um parque industrial forte proporcionaria a qualidade de vida do Brasil dada a ênfase no setor educacional.
A afirmativa que completa corretamente o trecho é a Letra C
Fonte: Psicologia social [recurso eletrônico] : principais temas e vertentes / Cláudio Vaz Torres, Elaine Rabelo Neiva [organizadores]. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed, 2011.
835) Basta ler as notícias do Brasil para identificar uma série de questões envolvendo problemas sociais sobre as pessoas, problemas esses que geram diferentes impactos na vida de cada um. Determinado psicólogo que atua na área social, além de tentar entender essas questões, estudar, procurar precaver, deve, ainda, identificar e remediar tais problemas que atingem não somente um indivíduo, mas afeta a saúde como um todo da sociedade. Sabe-se que a atuação acontece de acordo com as necessidades de um determinado local e os interesses tanto dos profissionais quanto de instituições. Ainda que a psicologia social no Brasil tenha sofrido mudanças, até então existem muitos desafios a serem enfrentados como, por exemplo:
I. Apesar da constituição e das políticas públicas defenderem o modo crítico da psicologia social atuar, esbarram, ainda, com valores tradicionalmente institucionalizados e com forte caráter individualista.
II. O ambiente no qual o psicólogo trabalha está muitas vezes conectado ao dilema da população carente, o que torna a rotina desgastante, podendo ser usado, muitas vezes, para dar embasamento preconceituoso sobre a área.
III. Os psicólogos conseguiram manter uma troca de experiências considerável e um trabalho interdisciplinar efetivo no campo de atuação; mas ainda é difícil a relação profissional da intervenção social com os médicos de comunicação social.
IV. Na formação de psicologia existe um forte ensino voltado para as teorias e práticas sociais no contexto atual; entretanto, ainda falta o estabelecimento dos pré-requisitos necessários que tornem esses profissionais capazes de lutar pela melhoria das realidades.
Está correto o que se afirma apenas em
- A) I e II.
- B) I e IV.
- C) II e III.
- D) I, III e IV.
- E) II, III e IV.
A alternativa correta é letra A) I e II.
Gabarito Letra A
Ainda que a psicologia social no Brasil tenha sofrido mudanças, até então existem muitos desafios a serem enfrentados como, por exemplo:
Certo! Esse é, ainda hoje, um dos principais desafios da psicologia social.
“Apesar do entendimento da Psicologia Social crítica ser sabido – teoricamente – por boa parte dos psicólogos, a aplicabilidade desse entendimento nem sempre ocorre, uma vez que perpassa criticar muitas “verdades” instituídas, sendo um “nadar contra a maré”. A constituição de 1988 e as políticas públicas desenvolvidas a partir dela, especialmente o SUS e o SUAS, defendem esse modo crítico de atuar. Mas essa tentativa de crítica esbarra com os valores institucionais tradicionais, que ainda tem forte caráter individualista, biologicista, rotulador e culpabilizante”
Certo! O contexto de trabalho da psicologia social é, em si mesmo, desafiador. Por esse motivo, muitos profissionais resistem em entrar nessa área.
Errado. O trabalho interdisciplinar como um todo ainda é um desafio para a psicologia social, que não é uma área especialmente de atuação da medicina.
Errado. Não há esse forte ensino na formação dos profissionais atualmente.
Assim apenas I e II estão corretas.
Gabarito Letra A
836) A comunicação, as atitudes, o processo de socialização dependem de um conjunto de aspectos psicológicos que permite-nos entender, atribuir significado e responder ao outro por atitudes que norteiam o comportamento. Considerando o processo de socialização, analise as proposições abaixo e em seguida assinale a alternativa correta:
I. A forma de agir do indivíduo em relação às pessoas e aos objetos presentes no meio social, não decorrem da percepção do meio social e dos outros, e sim de uma predisposição para agir (favorável ou desfavoravelmente).
II. As atitudes, como crenças, valores e opiniões, em relação aos objetos do meio social, são desenvolvidos a partir da socialização.
III. Ao torna-se membro de um determinado conjunto social, o indivíduo aprende seus códigos, suas normas e regras básicas de relacionamento, apropriando-se do conjunto de conhecimentos já sistematizados e acumulados por um determinado conjunto social.
- A) Apenas I está correta.
- B) Apenas I e II estão corretas.
- C) Apenas II e III estão corretas.
- D) I, II e III estão corretas.
A alternativa correta é letra C) Apenas II e III estão corretas.
A comunicação, as atitudes, o processo de socialização dependem de um conjunto de aspectos psicológicos que permite-nos entender, atribuir significado e responder ao outro por atitudes que norteiam o comportamento. Considerando o processo de socialização, analise as proposições abaixo e em seguida assinale a alternativa correta:
A questão está baseada no seguinte texto:
"A partir da percepção do meio social e dos outros, o indivíduo vai organizando estas informações, relacionando-as com afetos (positivos ou negativos) e desenvolvendo uma predisposição para agir (favorável ou desfavoravelmente) em relação às pessoas e aos objetos presentes no meio social. A essas informações com forte carga afetiva, que predispõem o indivíduo para uma determinada ação (comportamento), damos o nome de atitudes.
Portanto, para a Psicologia social, diferentemente do senso comum, nós não tomamos atitudes (comportamento, ação), nós desenvolvemos atitudes (crenças, valores, opiniões) em relação aos objetos do meio social.
(...)
A formação do conjunto de nossas crenças, valores e significações dá-se no processo que a Psicologia social denominou socialização. Nesse processo, o indivíduo torna-se membro de um determinado conjunto social, aprendendo seus códigos, suas normas e regras básicas de relacionamento, apropriando-se do conjunto de conhecimentos já sistematizados e acumulados por esse conjunto."
Fonte: "Psicologias" (Bock et al.)
Com isso, podemos identificar as afirmativas verdadeiras e as falsas.
Portanto, estão corretas as afirmativas II e III. Encontramos a resposta na Letra C.
a) Apenas I está correta.
b) Apenas I e II estão corretas.
c) Apenas II e III estão corretas.
d) I, II e III estão corretas.
837) As categorias território, vulnerabilidade social e risco social são fundamentais para compreender os elementos diretamente relacionados às competências da assistência social e a organização do SUAS. Tais categorias devem ser compreendidas a partir de uma abordagem multidimensional que propicia:
- A) A organização em âmbito nacional do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), sistema descentralizado e participativo.
- B) A reorganização de projetos, programas, serviços e benefícios de assistência social.
- C) Um processo democrático e participativo de âmbito nacional, que envolve amplo debate com representações de diversos segmentos da sociedade.
- D) A análise das relações entre as necessidades e demandas de proteção social em um determinado território e as possibilidades de respostas da política de assistência social, em termos de oferta de serviços, programas e benefícios à população.
A alternativa correta é letra D) A análise das relações entre as necessidades e demandas de proteção social em um determinado território e as possibilidades de respostas da política de assistência social, em termos de oferta de serviços, programas e benefícios à população.
Gabarito: Letra D
As categorias território, vulnerabilidade social e risco social são fundamentais para compreender os elementos diretamente relacionados às competências da assistência social e a organização do SUAS. Tais categorias devem ser compreendidas a partir de uma abordagem multidimensional que propicia:
A questão está baseada no seguinte texto:
"1.1 SUAS, território, vulnerabilidade social e risco pessoal e social
As categorias território, vulnerabilidade social e risco social são fundamentais para compreender os elementos diretamente relacionados às competências da assistência social e a organização do SUAS. Tais categorias devem ser compreendidas a partir de uma abordagem multidimensional que propicia a análise das relações entre as necessidades e demandas de proteção social em um determinado território e as possibilidades de respostas da política de assistência social, em termos de oferta de serviços, programas e benefícios à população."
Fonte: "Orientações Técnicas: Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS" (Brasil)
Com isso, encontramos a resposta na Letra D.
Esse é um tipo de questão que a banca utiliza o texto literal que completa a frase "Tais categorias devem ser compreendidas a partir de uma abordagem multidimensional que propicia _____________".
A alternativa que completa essa lacuna é a Letra D, conforme vimos no trecho supracitado.
As outras alternativas são citações aleatórias feitas pela banca. Não há erro nas frases em si, o que torna as alternativas erradas é que elas não citam o texto exato que vimos acima.
a) A organização em âmbito nacional do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), sistema descentralizado e participativo.
b) A reorganização de projetos, programas, serviços e benefícios de assistência social.
c) Um processo democrático e participativo de âmbito nacional, que envolve amplo debate com representações de diversos segmentos da sociedade.
d) A análise das relações entre as necessidades e demandas de proteção social em um determinado território e as possibilidades de respostas da política de assistência social, em termos de oferta de serviços, programas e benefícios à população.
838) Rey (1997) compreende que a psicologia, nos assuntos relacionados à saúde, depara-se com desafios que não podem ser reduzidos aos estudos sobre saúde e psicologia clínica, sendo o primeiro relacionado à elaboração teórica do conceito de saúde e o segundo sobre a necessidade de incluir o problema da saúde entre outros já desenvolvidos pelas psicologias social e educacional.
Sobre o primeiro desafio, assinale a alternativa correta.
- A) As instituições, com suas várias formas de constituição da subjetividade, também contribuem para a promoção e a prevenção da saúde por meio das suas características e de seu funcionamento, por exemplo, a assimilação das diferenças individuais.
- B) Na saúde considera-se a articulação de fatores genéticos, congênitos e funcionais. Sendo a saúde uma expressão determinada e seu curso decidido pela participação ativa do homem de forma unilateral.
- C) A saúde pode ser identificada como um estado de normalidade, pois no âmbito social é um processo único e com manifestações aplicáveis a todos os indivíduos.
- D) A saúde é um processo que se define qualitativamente antes do surgimento dos sintomas que não são mais do que um momento do desenvolvimento da doença.
A alternativa correta é letra D) A saúde é um processo que se define qualitativamente antes do surgimento dos sintomas que não são mais do que um momento do desenvolvimento da doença.
Sobre o primeiro desafio, assinale a alternativa correta.
A questão pode ser respondida com o seguinte texto:
"Em González (1993), definimos a saúde através dos seguintes aspectos essenciais:
a - A saúde não se pode identificar com um estado de normalidade, pois a nível individual é um processo único e com manifestações próprias.
A saúde não é uma "média", é uma integração funcional que a nível individual se alcança por múltiplas e diversas alternativas.
b - A saúde não é um estado estático do organismo, é um processo que contentemente se desenvolve, onde participa de forma ativa e consciente o indivíduo como sujeito do processo.
c - Na saúde se combinam de forma estreita fatores genéticos, congênitos, somato-funcionais e psicológicos. A saúde é uma expressão plurideterminada e seu curso não se decide pela participação ativa do homem de forma unilateral.
d - A expressão sintomatológica da enfermidade é resultante de um processo que precede o surgimento dos sintomas. A doença, como a saúde, é um processo que se define qualitativamente antes do surgimento dos sintomas, os quais não são mais do que um momento do desenvolvimento da doença (p. 8). Nesta definição de saúde torna-se claro sua característica integral e completa, irredutível a fórmulas únicas aplicáveis a todos os indivíduos diante de doenças similares. A saúde não é a ausência de sintomas, senão que um processo integral que otimiza os recursos do organismo para diminuir sua vulnerabilidade diante dos diferentes agentes e processos causadores da doença. Na definição de saúde considerada, destaca-se a sua característica plurideterminada, singular e complexa.
(...)
A instituição, bem como as demais formas de constituição da subjetividade social, cooperam com a promoção e prevenção de saúde, não apenas desde a intenção explícita que as anima, senão também pelas características de seu funcionamento real, muitas vezes oculto ao discurso pelo qual se definem. Neste sentido, a qualidade dos sistemas de relações constituídos, a assimilação das diferenças individuais, a estimulação ao crescimento daqueles que a constituem, o diáfano no confronto das diferenças, a existência de um clima de diálogo, são, entre outros, alguns dos fatores que participam de forma decisiva na constituição de formas de subjetividade social que servem de base à promoção da saúde."
Fonte: "Psicologia e saúde: desafios atuais" (Rey)
Com isso, encontramos a resposta na Letra D.
a) As instituições, com suas várias formas de constituição da subjetividade, também contribuem para a promoção e a prevenção da saúde por meio das suas características e de seu funcionamento, por exemplo, a assimilação das diferenças individuais.
b) Na saúde considera-se a articulação de fatores genéticos, congênitos e funcionais. Sendo a saúde uma expressão determinada e seu curso decidido pela participação ativa do homem de forma unilateral.
c) A saúde pode ser identificada como um estado de normalidade, pois no âmbito social é um processo único e com manifestações aplicáveis a todos os indivíduos.
d) A saúde é um processo que se define qualitativamente antes do surgimento dos sintomas que não são mais do que um momento do desenvolvimento da doença.
839) “(…) aparecem enquanto interação efetiva no nível das determinações concretas, onde reproduzem a estrutura relacional característica do sistema (relação dominador-dominado); entretanto, eles também existem no nível das vivências subjetivas, enquanto representação ideológica.” O recorte acima faz referência ao conceito de:
- A) grupos.
- B) papéis sociais.
- C) instituições.
- D) percepções sociais.
A alternativa correta é letra B) papéis sociais.
“(...) aparecem enquanto interação efetiva no nível das determinações concretas, onde reproduzem a estrutura relacional característica do sistema (relação dominador-dominado); entretanto, eles também existem no nível das vivências subjetivas, enquanto representação ideológica.” O recorte acima faz referência ao conceito de:
A questão está baseada no seguinte texto:
"E por último, quanto aos papéis sociais, eles aparecem enquanto interação efetiva no nível das determinações concretas, onde reproduzem a estrutura relacional característica do sistema (relação dominador-dominado); entretanto, eles também existem no nível das vivências subjetivas, enquanto representação ideológica. Assim, por exemplo, o papel de "líder" pode, no nível das determinações concretas, exercer uma ação de dominação e ser vivido no nível das representações ideológicas como mero "coordenador", que só quer o bem do grupo e preservar a liberdade de todos."
Fonte: "O Processo Grupal" (Lane)
Com isso, vamos analisar as alternativas abaixo.
a) grupos.
Incorreto. No texto utilizado como referência, Lane cita algumas definições de grupo. Veja:
"Ainda dentro de uma proposta dialética, teríamos a teoria de Pichon-Rivière, para quem grupo é 'um conjunto restrito de pessoas ligadas entre si por constantes de tempo e espaço, articuladas por sua mútua representação interna, que se propõe de forma explícita ou implícita uma tarefa a qual constitui sua finalidade, interatuando através de complexos mecanismos de atribuição e assunção de papéis'."
(...)
Por último, podemos citar o Grupo Operativo analisado por J. F. Calderón e G. C. C. De Govia, para os quais "um grupo é uma relação significativa entre duas ou mais pessoas" que se processa através de ações encadeadas. Esta interação ocorre em função de necessidades materiais e/ou psicossociais e visa a produção de suas satisfações. A produção do grupo se realiza em função de metas que são distintas de metas individuais e que implicam, necessariamente, cooperação entre os membros."
Fonte: "O Processo Grupal" (Lane)
b) papéis sociais.
Correto. Essa é a afirmativa que está de acordo com o texto supracitado.
c) instituições.
Incorreto. Diferente da abordagem sobre os grupos, Lane não traz definições do conceito de instituição. Mas trata do tema. Veja um exemplo:
"Loureau propõe uma análise das instituições através das relações grupais que nelas ocorrem, caracterizando os grupos em termos de grupo-objeto, onde a segmentaridade se dá de forma a manter os indivíduos justapostos sob uma capa de coerência absoluta é o que 0 autor denomina de grupo tipo bando ou seita. Um outro grupo-objeto seria aquele onde os indivíduos se justapõem para a realização de um trabalho e onde a divisão de trabalho determina hierarquias de poder."
Fonte: "O Processo Grupal" (Lane)
d) percepções sociais.
Incorreto. Lane não aborda o termo "percepções sociais" no texto utilizado como referência.
Portanto, a alternativa correta é a Letra B.
840) Os psicólogos e as psicólogas, que trabalham em um serviço de proteção social básica, têm como uma de suas responsabilidades a
- A) assistência aos indivíduos cujos vínculos familiares foram rompidos e que precisam ter garantidas as suas condições de moradia e alimentação.
- B) oferta de acompanhamento individual e grupal especializado para recomposição dos vínculos familiares e territoriais rompidos.
- C) atuação em equipes interdisciplinares para o acolhimento de cidadãos que tiveram seus direitos básicos ameaçados ou violados.
- D) prevenção de situações de risco para a população, por meio do desenvolvimento de potencialidades e do fortalecimento dos vínculos familiares.
- E) acolhida às famílias e aos indivíduos que estão em situação de risco pessoal por abandono, maus-tratos ou abuso sexual.
A alternativa correta é letra D) prevenção de situações de risco para a população, por meio do desenvolvimento de potencialidades e do fortalecimento dos vínculos familiares.
Gabarito: Letra D
Os psicólogos e as psicólogas, que trabalham em um serviço de proteção social básica, têm como uma de suas responsabilidades a
A questão pode ser respondida com o seguinte texto:
"Insistimos nesta articulação entre a Assistência Social e a afirmação da vida - não por acaso ou por retórica - mas porque é disso que se trata. Esta é a questão a ser aprofundada, o desafio a ser enfrentado por nós, profissionais da Psicologia, intervindo por meio da política da Assistência Social. É preciso estar atento às potencialidades e às vulnerabilidades instaladas nas comunidades, nos territórios, onde as famílias estabelecem seus laços mais significativos. É preciso “ir onde o povo está”, já disseram antes.
O SUAS propõe a sua intervenção a partir de duas grandes estruturas articuladas entre si: a Proteção Social Básica, que dá con- ta da atenção básica, e a Proteção Social Especial, considerando a necessidade de ações de média e alta complexidades. De acordo com a PNAS (2004), a proteção social básica tem como objetivos:
'prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Destina-se à população que vive em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação (ausência de renda, precário ou nulo acesso aos serviços públicos, dentre outros) e ou fragilização de vínculos afetivos – relacionais e de pertencimento social (discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, dentre outras)' (PNAS, 2004, p.27).
A proteção social básica ocupa-se das ações de vigilância social, prevenção de situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Casos notadamente complexos, que implicam violação de direitos (violência e abuso sexual, exploração do trabalho infantil, pessoas em situação de rua etc.) são encaminhados aos serviços e programas, correspondentes à Proteção Social Especial.
Segundo a PNAS (2004), a proteção social especial é
'[...] uma modalidade de atendimento assistencial destinada a famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e social, por ocorrência de abandono, maus tratos físicos e/ou psíquicos, abuso sexual, uso de substâncias psicoativas, cumprimento de medidas socioeducativas, situação de rua, situação de trabalho infantil, entre outras' (PNAS, 2004, p.28)."Fonte: "Referências Técnicas para atuação do(a) psicólogo(a) no CRAS/SUAS" (CFP)
Ou seja:
Proteção Social Básica - Prevenção a situações de risco.
Proteção Social Especial - Modalidade assistencial aos que já se encontram em risco ou tiveram direitos violados.
Com isso, vamos analisar as alternativas.
a) assistência aos indivíduos cujos vínculos familiares foram rompidos e que precisam ter garantidas as suas condições de moradia e alimentação.
Falso. Se os vínculos foram rompidos e há necessidade de moradia e alimentação, trata-se da Proteção Social Especial.
b) oferta de acompanhamento individual e grupal especializado para recomposição dos vínculos familiares e territoriais rompidos.
Falso. Esse também é um caso de Proteção Social Especial, pois os vínculos já foram rompidos.
c) atuação em equipes interdisciplinares para o acolhimento de cidadãos que tiveram seus direitos básicos ameaçados ou violados.
Falso. Os direitos já foram violados - Proteção Social Especial.
d) prevenção de situações de risco para a população, por meio do desenvolvimento de potencialidades e do fortalecimento dos vínculos familiares.
Correto. Essa é a alternativa que está de acordo com o texto supracitado.
e) acolhida às famílias e aos indivíduos que estão em situação de risco pessoal por abandono, maus-tratos ou abuso sexual.
Falso. Já houve a violação de direitos - Proteção Social Especial.
Portanto, a alternativa correta é a Letra D.