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Questões Sobre Psicologia Social - Psicologia - concurso

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841) A nova Psicologia Social, que se fundamenta nas ideia e concepções de teóricos como Vygosty, Leontiev e Luria, considera que a atividade, a identidade e a consciência são as características essenciais dos seres humanos, e os tornam capazes de expressar o seu movimento contínuo.

De acordo com essa nova perspectiva, a

  • A) consciência é a manifestação das capacidades místicas do cérebro humano.
  • B) prática humana é a base do conhecimento e do pensamento do homem.
  • C) sociedade se constitui por um conjunto de papéis e de expectativas a serem atendidas.
  • D) mudança nas situações sociais impede o processo contínuo de edificação do homem.
  • E) organização social precisa ser garantida pelo respeito às normas e aos padrões sociais.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) prática humana é a base do conhecimento e do pensamento do homem.

Gabarito: Letra B.

       

  

De acordo com essa nova perspectiva, a

   

A questão está baseada no seguinte texto de Bock:

 

"E, superando esse conceitual da antiga Psicologia social, a nova irá propor, como conceitos básicos de análise, a atividade, a consciência e a identidade, que são as propriedades ou características essenciais do homem e expressam o movimento humano. Esses conceitos e concepções foram e vêm sendo desenvolvidos por vários autores. Citamos, entre eles: Vigotski, Alexis Leontiev e Luria, autores soviéticos que produziram até a década de 60; Silvia Lane e Antônio Ciampa, que são brasileiros e trabalham ativamente na PUC-SP.

 

ATIVIDADE

 

É a unidade básica fundamental da vida do sujeito material. É através da atividade que o homem se apropria do mundo, ou seja, é a atividade que propicia a transição daquilo que está fora do homem [pg. 142] para dentro dele. Pense na criança, onde isso tudo fica mais evidente. Ela se apropria do mundo engatinhando, andando ou percorrendo com os olhos o mundo circundante. Ela manuseia os objetos, desmonta-os (infelizmente, nós compreendemos isso, às vezes, como destruição), monta-os, balança, lambe, ouve, vê, enfim, do ponto de vista da Psicologia social, coloca-os para dentro de si, transforma-os em imagens e em idéias que passam a habitar seu mundo interno.

 

A prática humana, ou, como estamos chamando aqui, a atividade humana, é a base do conhecimento e do pensamento do homem. Estamos considerando que os indivíduos apresentam uma necessidade de manter uma relação ativa com o mundo externo. Para existirmos, precisamos atuar sobre o mundo, transformando-o de acordo com nossas necessidades. Ao fazer isso, estamos construindo a nós mesmos.

(...)

CONSCIÊNCIA

 

A consciência humana expressa a forma como o homem se relaciona com o mundo objetivo. As aranhas constroem suas teias e reagem à vibração nelas produzida por insetos que ali ficam presos. Essa é a forma como as aranhas reagem ao mundo externo. As abelhas, os pássaros, os peixes e todos os animais apresentam uma maneira específica de relação com o mundo. O homem também apresenta o seu modo de reagir ao mundo objetivo: ele o compreende, isto é, transforma-o em idéias e imagens e estabelece relações entre essas informações, de modo a compreender o que se produz na realidade ambiente. A consciência é, assim, um certo saber. Nós reagimos ao mundo compreendendo-o, "sabendo-o".

(...)

A mudança nas situações sociais, a mudança na história de vida e nas relações sociais determinam um processar contínuo na definição de si mesmo.

(...)

Identidade é a denominação dada às representações e sentimentos que o indivíduo desenvolve a respeito de si próprio, a partir do conjunto de suas vivências. A identidade é a síntese pessoal sobre o si-mesmo, incluindo dados pessoais (cor, sexo, idade), biografia (trajetória pessoal), atributos que os outros lhe conferem, permitindo uma representação a respeito de si.

 

Este conceito supera a compreensão do homem enquanto conjunto de papéis, de valores, de habilidades, de atitudes etc., pois compreende todos estes aspectos integrados o homem como totalidade e busca captar a singularidade do indivíduo, produzida no confronto com o outro."

 

Fonte: "Psicologias: uma introdução ao estudo de Psicologia" (Bock, Furtado e Teixeira)

 

Com isso, vamos analisar as alternativas.


a)  consciência é a manifestação das capacidades místicas do cérebro humano.

 

Falso. Conforme vimos acima, para a Psicologia Social a consciência "expressa a forma como o homem se relaciona com o mundo objetivo".

 


b)  prática humana é a base do conhecimento e do pensamento do homem.

 

Correto. Essa é a alternativa que está de acordo com o texto supracitado.

 


c)  sociedade se constitui por um conjunto de papéis e de expectativas a serem atendidas.

 

Falso. Essa afirmativa, em si, não é necessariamente incorreta. Contudo, não está de acordo com o texto utilizado como referência.

 


d)  mudança nas situações sociais impede o processo contínuo de edificação do homem.

 

Falso. Essa afirmativa também não está de acordo com um posicionamento da Psicologia Social, que, com base no texto acima, está relacionada com a transformação social.

 


e)  organização social precisa ser garantida pelo respeito às normas e aos padrões sociais.

 

Falso. A Psicologia Social, com base no texto acima, está relacionada com a transformação social.

   

Portanto, a alternativa correta é a Letra B.

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842) As vulnerabilidades sociais podem potencializar os conflitos familiares e comprometer o desenvolvimento saudável de seus entes.

Que estratégias o psicólogo social pode construir para o manejo com esse cenário?

  • A) Dialogar com a família sobre os processos de exclusão a partir da psicanálise.
  • B) Dialogar com a família sobre as responsabilidades desse contexto a partir da teoria histórico cultural.
  • C) Dialogar com a família sobre as ocupações laborais de cada um para ajudar a saírem da condição de vulneráveis sociais.
  • D) Trabalhar a aceitação de seu status social como forma de evitar mais sofrimentos.
  • E) Proteger a família das questões políticas.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) Dialogar com a família sobre as responsabilidades desse contexto a partir da teoria histórico cultural.

   

  

Que estratégias o psicólogo social pode construir para o manejo com esse cenário?

 

Veja mais sobre a psicologia social no texto abaixo:

 

"Bock (2002) refere que a Psicologia como ciência surgiu no final do século XIX, a partir de duas vertentes: uma experimental e outra social. A perspectiva social traz consigo a tentativa de resolver questões dicotômicas como: natural x social; interno x externo; orgânico x psicológico. Leontiev (2004) já afirmava que o problema do biológico e do social representaria um papel decisivo e desafiante para a Psicologia científica.  

 

É nesse cenário caracterizado pela crítica ao dualismo, pelo reconhecimento da complexidade e crescente necessidade da compreensão do fenômeno psicológico, que surge a perspectiva sócio-histórica no campo da Psicologia social, baseada na teoria histórico-cultural de Vygotsky. Então, "A Psicologia Social que veio a ser denominada sócio-histórica surgiu nesse processo de revisão e crítica com vistas à produção de um conhecimento comprometido com a transformação social" (Bock et al., 2007, p. 51), cujos fundamentos epistemológicos, metodológicos e ontológicos "decorrem do materialismo histórico e dialético e permitem abordar os fenômenos sociais e psicológicos na sua historicidade" (p. 52). Essa afirmação nos anuncia uma aproximação acerca da compreensão da categoria social, pois nos leva a pensar a sociedade e o social como palco dos processos humanos. Diante disso, vemos que essa perspectiva considera o homem como ativo, social e histórico e a sociedade como produção histórica dos homens por meio do trabalho (Bock, 2002).

(...)

Para Bock (2002), alguns princípios dentro da Psicologia sócio-histórica definem a sua fundamentação marxista, histórica e dialética. Em primeiro lugar, ela critica a visão abstrata do fenômeno psicológico e pontua a necessidade do abandono dessa visão, pela compreensão da história. Com o surgimento do capitalismo e de uma nova noção de eu, atravessada por uma cultura individualista, a Psicologia social e o fenômeno psicológico assumem nova compreensão de sua origem, que "não pertence à natureza humana; não é preexistente ao homem; reflete a condição social, econômica e cultural em que vivem os homens" (Bock, 2002, p. 22).  

 

Dessa forma, compreendemos que a existência do fenômeno psicológico está atrelada à existência da sociedade, impondo uma relação entre interno e externo que se movimenta para construir e modificar o mundo e, simultaneamente, a constituição psicológica dos indivíduos desse mundo. Leontiev (2004) defendia que as aptidões humanas se formam no processo de apropriação pelo indivíduo do mundo dos objetos, cujo substrato é a vida, tendo incrustado nesta o social. Falar do que é subjetivo é falar do que é material e social, é falar da atividade humana."

 

Fonte: "O social e o cultural na perspectiva histórico-cultural: tendências conceituais contemporâneas" (Gomes et al.)

 

Com isso, encontramos a única que aborda a teoria histórico-cultural na Letra B.


a)  Dialogar com a família sobre os processos de exclusão a partir da psicanálise.


b)  Dialogar com a família sobre as responsabilidades desse contexto a partir da teoria histórico cultural.


c)  Dialogar com a família sobre as ocupações laborais de cada um para ajudar a saírem da condição de vulneráveis sociais.
 

d)  Trabalhar a aceitação de seu status social como forma de evitar mais sofrimentos.
 

e)  Proteger a família das questões políticas.

843) No bojo das discussões sobre Teorias de Gênero, Judith Butler apresenta a noção de paródia de gênero que:

  • A) revela que a identidade original sobre a qual se molda o gênero é uma imitação sem origem;

  • B) presume a existência de um original que essas identidades parodísticas imitem;

  • C) reafirma o binarismo heterossexual que estabelece uma correlação entre sexo e gênero;

  • D) naturaliza e essencializa a compulsoriedade da heterossexualidade;

  • E) identifica que o sexo e o gênero são entidades substancial e essencialmente naturais.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) revela que a identidade original sobre a qual se molda o gênero é uma imitação sem origem;

Gabarito: Letra A

 

Sobre a noção de paródia de gênero, vamos relembrar o que Butler diz:

À noção de paródia de gênero aqui defendida não presume a existência de um original que essas identidades parodísticas imitem. Aliás, a paródia que se faz é da própria ideia de um original; assim como à noção psicanalítica da identificação com o gênero é constituída pela fantasia de uma fantasia, pela transfiguração de um Outro que é desde sempre uma “imagem” nesse duplo sentido, a paródia do gênero revela que a identidade original sobre a qual se molda o gênero é uma imitação sem origem. Para ser mais precisa, trata-se de uma produção que, com efeito — isto é, em seu efeito —, coloca-se como imitação. Esse desloca- mento perpétuo constitui uma fluidez de identidades que sugere uma abertura à ressignificação e à recontextualiza- ção; a proliferação parodística priva a cultura hegemônica e seus críticos da reivindicação de identidades de gênero naturalizadas ou essencializadas. Embora os significados de gênero assumidos nesses estilos parodísticos sejam claramente parte da cultura hegemônica misógina, são todavia desnaturalizados e mobilizados por meio de sua recontextualização parodista. Como imitações que deslo- cam efetivamente o significado do original, imitam o pró- prio mito da originalidade.”

a) revela que a identidade original sobre a qual se molda o gênero é uma imitação sem origem;

b) presume a existência de um original que essas identidades parodísticas imitem;

c) reafirma o binarismo heterossexual que estabelece uma correlação entre sexo e gênero;

d) naturaliza e essencializa a compulsoriedade da heterossexualidade;

e) identifica que o sexo e o gênero são entidades substancial e essencialmente naturais.

 

A afirma que aborda corretamente o conceito é a Letra A.

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844) A psicologia social tem por interesse a compreensão dos pensamentos, sentimentos, comportamentos do indivíduo além de sua interação social. Entende-se que o Brasil é um país diversificado em vários sentidos e, com isso, a necessidade de uma tradução cultural, pois nem tudo o que é estudado em teorias generalistas pode ser aplicado à realidade do país pois o brasileiro se comportar de uma forma e não de outra depende de vários fatores. Exemplo disso são as normas sociais onde um indivíduo supostamente deve realizar determinada situação por conta do que foi estabelecido, isso se configura como especificidade cultural, descrita como comportamentos próprios que, em decorrência do seu significado em cada cultura, pode ou não ser suscetível de uma sanção por ordem social. O estudo dessa norma é importante para a psicologia social no país que são identificados, por exemplo, através de comportamentos específicos e culturais como:

I. A utilização de vestidos de noivas coloridos.

II. O luto que é demonstrado através da cor preta.

III. Não pedir licença para entrar na casa de alguém.

IV. Durante a socialização é aprendido que arrotar à mesa é um gesto de má educação.

Está correto o que se afirma apenas em

  • A) I e II.
  • B) I e III.
  • C) II e IV.
  • D) I, III e IV.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) II e IV.

Gabarito: Letra C

 

A questão foi retirada do livro “Psicologia social: principais temas e vertentes”, veja:

“Tendemos a considerar as normas de nossa cultura como algo universal, sendo que muitas vezes isso simplesmente não condiz com a realidade. Por exemplo, durante a socialização do brasileiro, este aprende que arrotar à mesa é considerado com um gesto de má educação. No entanto, para alguns grupos culturais mais exóticos (no sentido antropológico do termo), arrotar é um sinal de que a comida estava boa. Em algumas culturas, o luto é demonstrado com o azul, ou mesmo com o branco, e não com o preto. Durante o período do Império, no Brasil, as casas possuíam uma grande bacia na qual se despejava uma solução antisséptica no interior, para servir de alvo e pon‑ taria ao exercício de escarrar em público. Eram as escarradeiras, populares em toda sala de visita das casas mais abastadas, onde o dono da casa e seus convidados podiam “escarrar” durante as festividades (Antunes, Waldman e Moraes, 2000). Essas são apenas algumas especificidades culturais, que podem ser descritas em termos de normas sociais. São comportamentos específicos que, devido a seu significado em cada cultura (a cada tempo), podem ou não ser passíveis de uma sanção por parte da sociedade.”

 

 

 

 

 

Entretanto, é uma questão mal formulada e confusa. O que a banca está questionando é difícil de entender, são as regras sociais aplicadas no Brasil? Podemos ter certeza, apenas, de que os exemplos presentes na bibliografia aparecem como as respostas corretas.

 

Nosso gabarito é Letra C.

 

Fonte: Psicologia social [recurso eletrônico] : principais temas e vertentes / Cláudio Vaz Torres, Elaine Rabelo Neiva [organizadores]. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : Artmed, 2011.

845) Segundo Oliveira e Werba (in STREY, 2013): “As Representações Sociais são “teorias” sobre saberes populares e do senso comum elaboradas e partilhadas coletivamente, com a finalidade de construir e interpretar o real. Por serem dinâmicas, levam os indivíduos a produzir comportamentos e interações com o meio, ações que, sem dúvida, modificam os dois.” (STREY, 2013, p. 105). A partir dos autores, analise as afirmativas abaixo.

I. Estudar as Representações Sociais (RS) nos permite conhecer o modo de como um grupo humano constrói um conjunto de saberes que expressam a identidade de um grupo social.

PORQUE

II. A RS não nos capacita a descrever, mostrar uma realidade ou um fenômeno que existe, do qual muitas vezes não nos damos conta, mas que possui grande poder mobilizador e explicativo.

Assinale a alternativa correta.

  • A)  As afirmativas I e II estão corretas e a afirmativa II justifica a I

  • B)  A afirmativa I está incorreta e a II está correta

  • C)  As afirmativas I e II estão corretas, mas a afirmativa II não justifica a I

  • D)  A afirmativa I está correta e a II está incorreta

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra D)  A afirmativa I está correta e a II está incorreta

Gabarito: Letra D

 

Certo! Veja:

Estudar RS é buscar conhecer o modo de como um grupo humano constrói um conjunto de saberes que expressam a identidade de um grupo social, as representações que ele forma sobre uma diversidade de objetos, tanto próximos como remotos, e principalmente o conjunto dos códigos culturais que definem, em cada momento histórico, as regras de uma comunidade. Uma das principais vantagens desta teoria é sua capacidade de descrever, mostrar uma realidade, um fenômeno que existe, do qual muitas vezes não nos damos conta, mas que possui grande poder mobilizador e explicativo. Torna-se necessário, por isso, estudá-lo para que se possa compreender e identificar como ela atua na motivação das pessoas ao fazer determinado tipo de escolha (comprar, votar, agir, etc.).”

PORQUE

II. A RS não nos capacita a descrever, mostrar uma realidade ou um fenômeno que existe, do qual muitas vezes não nos damos conta, mas que possui grande poder mobilizador e explicativo.

 Errado. A RS tem, sim, essa capacidade.

 

Nosso gabarito é Letra D

 

Fonte: Psicologia social contemporânea : livro-texto / Marlene Neves Strey et al. – Petrópolis, RJ : Vozes, 2013.

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846) De acordo com Strey (2013): “Dentro da psicologia social científica, os temas gênero tinham pouca expressão e, no máximo, apareciam como sexo, indicando as diferenças encontradas entre homens e mulheres em experimentos de laboratório ou de campo.” (STREY, 2013, p. 181). A partir da obra da autora, assinale a alternativa incorreta.

  • A)  O sexo biológico de uma pessoa vem determinado, em geral, pela dotação cromossômica, pelas estruturas gonadais e pela dotação hormonal

  • B)  O sexo biológico com o qual se nasce determina, o desenvolvimento posterior em relação a comportamentos, interesses e estilos de vida, por exemplo

  • C)  Enquanto as diferenças sexuais são físicas, as diferenças de gênero são socialmente construídas

  • D)  Gênero está relacionado às diferenças sexuais, mas não necessariamente às diferenças fisiológicas

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B)  O sexo biológico com o qual se nasce determina, o desenvolvimento posterior em relação a comportamentos, interesses e estilos de vida, por exemplo

Gabarito: Letra B

De acordo com Strey (2013): “Dentro da psicologia social científica, os temas gênero tinham pouca expressão e, no máximo, apareciam como sexo, indicando as diferenças encontradas entre homens e mulheres em experimentos de laboratório ou de campo.” (STREY, 2013, p. 181). A partir da obra da autora, assinale a alternativa incorreta.

a)  O sexo biológico de uma pessoa vem determinado, em geral, pela dotação cromossômica, pelas estruturas gonadais e pela dotação hormonal

Certo! Veja o que diz a bibliografia indicada:

“Sexo não é gênero. Ser uma fêmea não significa ser uma mulher. Ser um macho não significa ser um homem. Sexo diz respeito às características fisiológicas relativas à procriação, à reprodução biológica. A divisão sexual na reprodução já está bem entendida. Os machos produzem esperma, as fêmeas produzem óvulos; e depois gestam os filhotes que foram concebidos. O sexo biológico, ou seja, as características anátomo-fisiológicas das pessoas vêm determinada, em geral, pela dotação cromossômica, pelas estruturas gonadais e pela dotação hormonal (fetal, pós-natal e puberal) responsáveis da estruturação genital interna e externa dos caracteres sexuais secundários (desenvolvidos na puberdade).”

 

b)  O sexo biológico com o qual se nasce determina, o desenvolvimento posterior em relação a comportamentos, interesses e estilos de vida, por exemplo

Errado. O sexo biológico não determina o desenvolvimento posterior.

“As diferenças sexuais são encontradas em todos os mamíferos. Entretanto, os humanos desde sua origem têm interpretado e dado uma nova dimensão a seu ambiente físico e social através da simbolização (LANE, 1995). Humanos são animais autorreflexivos e criadores de cultura. O sexo biológico com o qual se nasce não determina, em si mesmo, o desenvolvimento posterior em relação a comportamentos, interesses, estilos de vida, tendências das mais diversas índoles, responsabilidades ou papéis a desempenhar, nem tampouco determina o sentimento ou a consciência de si mesmo(a), nem das características da personalidade, do ponto de vista afetivo, intelectual ou emocional, ou seja, psicológico.”

 

c)  Enquanto as diferenças sexuais são físicas, as diferenças de gênero são socialmente construídas

Certo! Veja o que diz a bibliografia indicada:

Enquanto as diferenças sexuais são físicas, as diferenças de gênero são socialmente construídas. Conceitos de gênero são interpretações culturais das diferenças de gênero (OAKLEY, 1972). Gênero está relacionado às diferenças sexuais, mas não necessariamente às diferenças fisiológicas como as vemos em nossa sociedade. O gênero depende de como a sociedade vê a relação que transforma um macho em um homem e uma fêmea em uma mulher. Cada cultura tem imagens prevalecentes do que homens e mulheres devem ser. O que significa ser homem? O que significa ser mulher? Como as mulheres e os homens supostamente se relacionam uns com os outros? A construção cultural do gênero é evidente quando se verifica que ser homem ou ser mulher nem sempre supõe o mesmo em diferentes sociedades ou em diferentes épocas.”

 

d)  Gênero está relacionado às diferenças sexuais, mas não necessariamente às diferenças fisiológicas

Certo! Essa informação também está no trecho apresentado na afirmativa anterior.

Nosso gabarito é Letra B

 

Fonte: Psicologia social contemporânea : livro-texto / Marlene Neves Strey et al. – Petrópolis, RJ : Vozes, 2013.

847) A respeito da atuação do psicólogo na Assistência Social, é correto afirmar:

  • A) Desconsidera o desenvolvimento da cidadania.
  • B) Tem a finalidade é fortalecer os usuários como sujeitos de direitos.
  • C) Não está entre as suas atribuições o fortalecimento das políticas públicas.
  • D) Sua atuação é desvinculada da promoção da emancipação social das famílias.
  • E) Não demanda compreender os recursos psicossociais.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra B) Tem a finalidade é fortalecer os usuários como sujeitos de direitos.

Gabarito: Letra B

A respeito da atuação do psicólogo na Assistência Social, é correto afirmar:
a) Desconsidera o desenvolvimento da cidadania.

Errado. O psicólogo só tem espaço na assistência social por causa do desenvolvimento da cidadania.


b)  Tem a finalidade é fortalecer os usuários como sujeitos de direitos.

Certo!

“A atuação do psicólogo, como trabalhador da Assistência Social, tem como finalidade básica o fortalecimento dos usuários como sujeitos de direitos e o fortalecimento das políticas públicas. As políticas públicas são um conjunto de ações coletivas geridas e implementadas pelo Estado, que devem estar voltadas para a garantia dos direitos sociais, norteando-se pelos princípios da impessoalidade, universalidade, economia e racionalidade e tendendo a dialogar com o sujeito cidadão.”


c) Não está entre as suas atribuições o fortalecimento das políticas públicas.

Errado. O fortalecimento das políticas públicas é, sim, uma das atribuições do psicólogo.


d) Sua atuação é desvinculada da promoção da emancipação social das famílias.

Errado. O trabalho do psicólogo envolve a promoção da emancipação social das famílias.


e) Não demanda compreender os recursos psicossociais.

Errado. Compreender os recursos psicossociais é fundamental para o trabalho desse profissional.

 

Nosso gabarito é Letra B

Fonte: Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) Referência técnica para atuação do(a) psicólogo(a) no CRAS/SUAS / Conselho Federal de Psicologia (CFP). -- Brasília, CFP, 2007.

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848) São princípios que devem nortear a prática do psicólogo no CRAS, segundo o CFP (2008):

1. Manter-se em permanente processo de formação profissional.
2. Priorizar o atendimento aos casos de maior vulnerabilidade e risco psicossocial.
3. Atuar de modo unidisciplinar, somente considerando os saberes da psicologia.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A) É correta apenas a afirmativa 1.
  • B) É correta apenas a afirmativa 3.
  • C) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • D) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • E) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra C) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.

Gabarito: Letra C

 

Vamos, primeiro, relembrar todos esses princípios:

“Princípios que devem orientar a prática do psicólogo no CRAS:

1. Atuar em consonância com as diretrizes e objetivos da PNAS e da Proteção Social Básica (PSB), cooperando para a efetivação das políticas públicas de desenvolvimento social e para a construção de sujeitos cidadãos;

2. Atuar de modo integrado à perspectiva interdisciplinar, em especial nas interfaces entre a Psicologia e o Serviço Social, buscando a interação de saberes e a complementação de ações, com vistas à maior resolutividade dos serviços oferecidos;

3. Atuar de forma integrada com o contexto local, com a realidade municipal e territorial, fundamentada em seus aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais;

4. Atuar baseado na leitura e inserção no tecido comunitário, para melhor compreendê-lo, e intervir junto aos seus moradores;

5. Atuar para identificar e potencializar os recursos psicossociais, tanto individuais como coletivos, realizando intervenções nos âmbitos individual, familiar, grupal e comunitário;

 6. Atuar a partir do diálogo entre o saber popular e o saber científico da Psicologia, valorizando as expectativas, experiências e conhecimentos na proposição de ações;

7. Atuar para favorecer processos e espaços de participação social, mobilização social e organização comunitária, contribuindo para o exercício da cidadania ativa, autonomia e controle social, evitando a cronificação da situação de vulnerabilidade;

8. Manter-se em permanente processo de formação profissional, buscando a construção de práticas contextualizadas e coletivas;

9. Atuar com prioridade de atendimento aos casos e situações de maior vulnerabilidade e risco psicossocial;

10. Atuar para além dos settings convencionais, em espaços adequados e viáveis ao desenvolvimento das ações, nas instalações do CRAS, da rede socioassistencial e da comunidade em geral.


1. Manter-se em permanente processo de formação profissional.

Certo!


2. Priorizar o atendimento aos casos de maior vulnerabilidade e risco psicossocial.

Certo!


3. Atuar de modo unidisciplinar, somente considerando os saberes da psicologia.

Errado. O contexto de trabalho desse profissional é interdisciplinar.

   

Nosso gabarito é Letra C

Fonte: Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP) Referência técnica para atuação do(a) psicólogo(a) no CRAS/SUAS / Conselho Federal de Psicologia (CFP). -- Brasília, CFP, 2007.

849) Para BOCK, FURTADO E TEIXEIRA (2018), “os psicológos sociais estão sempre voltados aos aspectos psicológicos de um fenômeno social, coletivo.” (p. 111).

Para os autores, os psicológos sociais estudam:

1. Processos organizativos de um coletivo.
2. O inconsciente.
3. A interpretação dos sonhos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A) É correta apenas a afirmativa 1.
  • B) É correta apenas a afirmativa 2.
  • C) É correta apenas a afirmativa 3.
  • D) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • E) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) É correta apenas a afirmativa 1.

Gabarito: Letra A


Para os autores, os psicológos sociais estudam:


1. Processos organizativos de um coletivo.

Certo! Veja:

“Os psicólogos sociais, diferentemente dos psicólogos clínicos, estão sempre voltados à dimensão subjetiva de um fenômeno social, coletivo. Estudam gangues, processos organizativos de um coletivo, eleições, manifestações públicas e movimentos sociais, violência, preconceito, desigualdade social, trabalho, relações de gênero, exclusão social, sempre voltados à compreensão do processo como produção de um conjunto de pessoas em que estão presentes e envolvidas diversas e diferentes subjetividades.”

 


2. O inconsciente.

Errado. Os psicanalistas estudam o inconsciente.


3. A interpretação dos sonhos.

Errado. Os psicólogos sociais se ocupam de fenômenos coletivos.

 

Nosso gabarito é Letra A.

 

Fonte: BOCK, A. M. et al. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. são Paulo: saraiva, 2001.

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850) De acordo com o CFP (2016), na Proteção Social Especial de Assistência Social de Alta Complexidade, as atribuições do psicólogo são:

1. Construir rotinas adequadas ao público atendido.
2. Não atuar com os demais profissionais do atendimento.
3. Atuar isoladamente, desconsiderando a rede de serviços no atendimento aos usuários acolhidos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A) É correta apenas a afirmativa 1.
  • B) É correta apenas a afirmativa 2.
  • C) É correta apenas a afirmativa 3.
  • D) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • E) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

FAZER COMENTÁRIO

A alternativa correta é letra A) É correta apenas a afirmativa 1.

Gabarito: Letra A


1. Construir rotinas adequadas ao público atendido.

Certo! Essa é uma atribuição do psicólogo nesse contexto.

"A psicóloga e o psicólogo na Alta Complexidade tem como uma de suas atribuições proporcionar um espaço de escuta para os demais profissionais do acolhimento, auxiliando-os na compreensão das situações que se apresentam no cotidiano da instituição e propondo intervenções possíveis para os momentos mais críticos da atuação com os usuários. Através do seu conhecimento técnico pode participar da construção de rotinas que se adequem as características do público atendido bem como ao objetivo do serviço de acolhimento. Assim, pode contribuir para minimizar o adoecimento psíquico das equipes bem como para qualificar o atendimento ao usuário."
 

2. Não atuar com os demais profissionais do atendimento.

Errado. O trabalho nesse contexto é interdisciplinar.

"A psicóloga e o psicólogo, em sua atuação na Alta Complexidade, precisa articular a rede de serviços para garantir o atendimento aos usuários acolhidos. O trabalho em equipe multi e interdisciplinar possibilita espaços de interlocução com os profissionais das diversas áreas do saber, tornando-se essencial para a compreensão das complexidades que se apresentam. Nos momentos de troca com a rede de serviços e demais profissionais o psicólogo precisa ter claro as especificidades da sua atuação bem como os princípios éticos."


3. Atuar isoladamente, desconsiderando a rede de serviços no atendimento aos usuários acolhidos.

Errado. O psicólogo, como já vimos, deve atuar em harmonia com a rede.

 

Nosso gabarito é Letra A

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