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Questões Sobre Psicologia Social - Psicologia - concurso

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851) Analise as afirmativas abaixo a respeito da atuação do psicólogo na Proteção Social Básica de Assistência Social.

1. A atuação deve ocorrer apenas após a ocorrência de uma violação de direitos.
2. Requer a capacidade de escuta qualificada.
3. Demanda a escuta sempre passiva dos fatores de risco pessoal e/ou social.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A) É correta apenas a afirmativa 1.
  • B) É correta apenas a afirmativa 2.
  • C) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • D) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • E) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

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A alternativa correta é letra B) É correta apenas a afirmativa 2.

Gabarito: Letra B


1. A atuação deve ocorrer apenas após a ocorrência de uma violação de direitos.

Errado. A proteção social especial é destinada a pessoas vítimas de violações de direitos. A proteção social básica atua com os indivíduos em vulnerabilidade social.


2. Requer a capacidade de escuta qualificada.

Certo! Essa habilidade é fundamental na proteção social básica.

 
3. Demanda a escuta sempre passiva dos fatores de risco pessoal e/ou social.

Errado. A escuta deve ser ativa.

 

Nosso gabarito é Letra B

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852) Todas as mulheres são passivas e dependentes; todos os homens são agressivos e independentes. Essa afirmação, no âmbito da perspectiva do desenvolvimento de gênero, é denominada de

  • A) interpretação bem-sucedida de gênero.
  • B) estereótipos de gênero.
  • C) pensamento limitante de gênero.
  • D) papel de gênero.
  • E) tipificação de gênero.

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A alternativa correta é letra B) estereótipos de gênero.

Gabarito: Letra B

Todas as mulheres são passivas e dependentes; todos os homens são agressivos e independentes. Essa afirmação, no âmbito da perspectiva do desenvolvimento de gênero, é denominada de

 

Isso é chamado de estereótipo de gênero:

“Papéis de gênero são os comportamentos, interesses, atitudes, habilidades e traços de personalidade que uma cultura considera apropriada para homens e mulheres. Todas as sociedades têm papéis de gênero. Historicamente, na maioria das culturas, espera-se que as mulheres dediquem a maior parte de seu tempo para cuidar da casa e das crianças, enquanto os homens são provedores e protetores. Espera-se que elas sejam obedientes e sustentadoras; os homens, ativos, agressivos e competitivos. Hoje, os papéis de gênero, especialmente nas culturas ocidentais, tornaram-se mais diversos e flexíveis. A tipificação de gênero, a aquisição de um papel de gênero (ver Capítulo 6), ocorre logo no começo da infância, mas as crianças variam muito no grau em que se tornam tipificadas por gênero (Iervolino et al., 2005). Os estereótipos de gênero são generalizações preconcebidas sobre o comportamento masculino ou feminino: “Todas as mulheres são passivas e dependentes; todos os homens são agressivos e independentes”. Os estereótipos de gênero permeiam muitas culturas. Aparecem até certo ponto em crianças de 2 ou 3 anos, aumentam durante os anos pré-escolares e atingem um máximo aos 5 anos (Campbell, Shirley e Candy, 2004; Ruble e Martin, 1998)”


a)  interpretação bem-sucedida de gênero.
b)  estereótipos de gênero.
c)  pensamento limitante de gênero.
d)  papel de gênero.
e)  tipificação de gênero.

 

Nosso gabarito é Letra B

 

Fonte: Papalia, Diane E. Desenvolvimento humano [recurso eletrônico] / Diane E. Papalia, Ruth Duskin Feldman, com Gabriela Martorell ; tradução : Carla Filomena Marques Pinto Vercesi... [et al.] ; [revisão técnica: Maria Cecília de Vilhena Moraes Silva... et al.]. – 12. ed. – Dados eletrônicos. – Porto Alegre : AMGH, 2013.

   

853) Em 2016, a Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social, em todas suas instâncias: comissão executiva, ampliada e plena, publicou a nota técnica para atuação dos profissionais de psicologia no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). No que tange à proteção social básica de assistência social, o serviço de proteção no domicílio para pessoas idosas e com deficiência se refere à:

  • A) Atuação pautada no conhecimento dos fenômenos patológicos do envelhecimento e das limitações da pessoa com deficiência, visando estabelecer vínculos mínimos e quebra de preconceitos.
  • B) Contribuição que o psicólogo dará para fortalecer o convívio intrafamiliar e com a comunidade, rompendo com os preconceitos e o senso comum que reproduz o enclausuramento desse público.
  • C) Atuação pautada no restabelecimento de convívio familiar, considerando fenômenos patológicos do envelhecimento e processos de desenvolvimento da pessoa com deficiência para quebra de preconceitos e exclusão desse público.
  • D) Contribuição que o psicólogo dará para amenizar efeitos dos fenômenos patológicos do envelhecimento e limitações da pessoa com deficiência, visando fortalecer vínculos familiares e comunitários, em detrimento de preconceitos e exclusão.

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A alternativa correta é letra B) Contribuição que o psicólogo dará para fortalecer o convívio intrafamiliar e com a comunidade, rompendo com os preconceitos e o senso comum que reproduz o enclausuramento desse público.

Gabarito: Letra B

Em 2016, a Comissão Nacional de Psicologia na Assistência Social, em todas suas instâncias: comissão executiva, ampliada e plena, publicou a nota técnica para atuação dos profissionais de psicologia no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). No que tange à proteção social básica de assistência social, o serviço de proteção no domicílio para pessoas idosas e com deficiência se refere à:

 

Sobre esse serviço, relembre o que a comissão determinou:

“C. Serviço de Proteção Social Básica no domicílio para pessoas com deficiência e idosas

39) A atuação da psicóloga e do psicólogo neste serviço deve estar pautada no conhecimento dos fenômenos e processos do envelhecimento e da pessoa com deficiência, além de documentos legais pertinentes como o Estatuto do Idoso e Estatuto da Pessoa com Deficiência. Para uma atuação qualificada, faz-se necessário o reconhecimento da rede de serviços e programas setoriais, tais como a rede socioassistencial, aqueles voltados para a habilitação e reabilitação na rede de saúde e outros.

40) A Psicóloga e o psicólogo podem contribuir para fortalecer o convívio intrafamiliar e com a comunidade da pessoa idosa e da pessoa com deficiência, rompendo com os preconceitos e com o senso comum que reproduz o enclausuramento desse público.”


a)  Atuação pautada no conhecimento dos fenômenos patológicos do envelhecimento e das limitações da pessoa com deficiência, visando estabelecer vínculos mínimos e quebra de preconceitos.
b)  Contribuição que o psicólogo dará para fortalecer o convívio intrafamiliar e com a comunidade, rompendo com os preconceitos e o senso comum que reproduz o enclausuramento desse público.
c)  Atuação pautada no restabelecimento de convívio familiar, considerando fenômenos patológicos do envelhecimento e processos de desenvolvimento da pessoa com deficiência para quebra de preconceitos e exclusão desse público.
d)  Contribuição que o psicólogo dará para amenizar efeitos dos fenômenos patológicos do envelhecimento e limitações da pessoa com deficiência, visando fortalecer vínculos familiares e comunitários, em detrimento de preconceitos e exclusão.

 

Nosso gabarito é Letra B

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854) Sob a perspectiva do grupo brasileiro que se propõe a redefinir o campo da Psicologia Social no final da década de 1970 e início da década de 1980, o objeto da Psicologia Social é

  • A) até certo ponto indefinível, na medida em que todas as áreas da Psicologia entendem que o homem é um ser social por excelência e privilegiam esse entendimento em suas abordagens.
  • B) o estudo da interação entre indivíduo e sociedade, com ênfase na análise das estratégias de adaptação do indivíduo ao meio social.
  • C) subordinado às demais áreas da Psicologia, por contribuir para a compreensão das relações indivíduo- -sociedade no contexto próprio de cada área.
  • D) a descrição e a análise de fenômenos sociais como atitudes, preconceitos, liderança, comunicação e relações grupais de modo geral.
  • E) a compreensão do indivíduo no conjunto das suas relações sociais e de como o homem pode ser sujeito de sua própria história e transformador de sua vida e da sociedade.

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A alternativa correta é letra E) a compreensão do indivíduo no conjunto das suas relações sociais e de como o homem pode ser sujeito de sua própria história e transformador de sua vida e da sociedade.

Gabarito: Letra E

Sob a perspectiva do grupo brasileiro que se propõe a redefinir o campo da Psicologia Social no final da década de 1970 e início da década de 1980, o objeto da Psicologia Social é
a)  até certo ponto indefinível, na medida em que todas as áreas da Psicologia entendem que o homem é um ser social por excelência e privilegiam esse entendimento em suas abordagens.

Errado.  Apesar de toda psicologia poder ser considerada social, não podemos reduzir tudo a mesma coisa.


b)  o estudo da interação entre indivíduo e sociedade, com ênfase na análise das estratégias de adaptação do indivíduo ao meio social.

Errado.  A psicologia social dessa época se propõe a ser crítica, libertadora, não adaptativa.


c)  subordinado às demais áreas da Psicologia, por contribuir para a compreensão das relações indivíduo- -sociedade no contexto próprio de cada área.

Errado.  Nenhuma área da psicologia é subordinada a outra.


d)  a descrição e a análise de fenômenos sociais como atitudes, preconceitos, liderança, comunicação e relações grupais de modo geral.

Errado.  Essa é a psicologia social tradicional.


e)  a compreensão do indivíduo no conjunto das suas relações sociais e de como o homem pode ser sujeito de sua própria história e transformador de sua vida e da sociedade.

Certo!

“Esta Psicologia Social que se constrói no Brasil no final dos anos 1970 e a partir dos anos 1980 depara-se com uma literatura disponível que não responde às suas inquietações e que reproduz o modelo tradicional da Psicologia Social. O primeiro desafio de publicação, O que é psicologia social, de Silvia Lane, da Coleção nos Passos da Editora Brasiliense, editado em 1981, passa a leitura constante de alunos de cursos universitários de todo o país, sinalizando para a necessidade de um conhecimento alternativo em psicologia social. Dessa sinalização, nasce Psicologia Social: o homem em movimento, em 1984, texto de vários autores organizado por Silvia Lane e Wanderley Codo, que se torna, desde então, um marco referencial na Psicologia Social brasileira. Psicologia Social que enseja a complexificação do simples, a pluralidade teórico-metodológica, a intersecção das diferentes áreas de aplicação da psicologia, a prática interdisciplinar e a preocupação ética em relação aos seus compromissos sociais e políticos. Psicologia social que vai além da simples assertiva de “um ser humano social”, mas de um ser humano social com base na convicção de que não há possibilidade do humano sem ser no social. Neste momento se retoma a proposição inicialmente exposta: a partir dessa concepção de ser humano é possível falar em psicologia que não seja psicologia social? Assim como emprestamos o argumento de Sigmund Freud para iniciar essa exposição, emprestamos o posicionamento de Silvia Lane para concluí-la e com isto responder a nossa pergunta e definir a proposta deste livro: Toda a psicologia é social. Esta afirmação não significa reduzir as áreas específicas da Psicologia à Psicologia Social, mas sim cada uma assumir dentro de sua especificidade a natureza histórico-social do ser humano. Desde o desenvolvimento infantil até as patologias e as técnicas de intervenção, características do psicólogo, devem ser analisadas criticamente à luz dessa concepção do ser humano – é a clareza de que não se pode conhecer qualquer comportamento humano, isolando-o ou fragmentando-o, como existisse em si e por si. Também com essa afirmativa não negamos a especificidade da Psicologia Social – ela continua tendo por objetivo conhecer o indivíduo no conjunto de suas relações sociais, tanto naquilo que lhe é específico como naquilo em que ele é manifestação grupal e social. Porém, agora a Psicologia Social poderá responder à questão de como o homem é sujeito da história e transformador de sua própria vida e da sua sociedade, assim como qualquer outra área da Psicologia”

 

Nosso gabarito é Letra E.

 

Fonte: Silvia T. M. Lane. A Psicologia social e uma nova concepção do homem para a Psicologia. In: Silvia T. M. Lane e Wanderley Codo (org.). Psicologia social: o homem em movimento. São Paulo, Brasiliense, 1984. p. 19.

855) Os processos que permitem às representações sociais transformar o desconhecido em familiar são, segundo Serge Moscovici,

  • A) aquisição e incorporação.
  • B) percepção e julgamento.
  • C) ancoragem e objetivação.
  • D) cognição e avaliação.
  • E) formação de conceito e valoração.

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A alternativa correta é letra C) ancoragem e objetivação.

Gabarito: Letra C.

Os processos que permitem às representações sociais transformar o desconhecido em familiar são, segundo Serge Moscovici,
a)  aquisição e incorporação.
b)  percepção e julgamento.
c)  ancoragem e objetivação.
d)  cognição e avaliação.
e)  formação de conceito e valoração.

 

Moscovici afirma que, para transformar o desconhecido em familiar, são necessários os processos de ancoragem e objetivação:

“Não é fácil transformar palavras não-familiares, idéias ou seres, em palavras usuais, próximas e atuais. É necessário, para dar-lhes uma feição familiar, pôr em funcionamento os dois mecanismos de um processo de pensamento baseado na memória e em conclusões passadas. O primeiro mecanismo tenta ancorar idéias estranhas, reduzi-las a categorias e a imagens comuns, colocá-las em um contexto familiar. Assim, por exemplo, uma pessoa religiosa tenta relacionar uma nova teoria, ou o comportamento de um estranho, a uma escala religiosa de valores. O objetivo do segundo mecanismo é objetivá-los, isto é, transformar algo abstrato em algo quase concreto, transferir o que está na mente em algo que exista no mundo físico. As coisas que o olho da mente percebe parecem estar diante de nossos olhos físicos e um ente imaginário começa a assumir a realidade de algo visto, algo tangível. Esses mecanismos transformam o não-familiar em familiar, primeiramente transferindo-o a nossa própria esfera particular, onde nós somos capazes de compará-lo e interpretá-lo; e depois, reproduzindo-o entre as coisas que nós podemos ver e tocar, e, conseqüentemente, controlar. Sendo que as representações são criadas por esses dois mecanismos, é essencial que nós compreendamos como funcionam.

• Ancoragem - Esse é um processo que transforma algo estranho e perturbador, que nos intriga, em nosso sistema particular de categorias e o compara com um paradigma de uma categoria que nós pensamos ser apropriada. É quase como que ancorar um bote perdido em um dos boxes (pontos sinalizadores) de nosso espaço social. Assim, para os aldeões do estudo de Denise Jodelet, os doentes mentais colocados em seu meio pela associação médica foram imediatamente julgados por padrões convencionais e comparados a idiotas, vagabundos, epilépticos, ou aos que, no dialeto local, eram chamados de “rogues”(maloqueiro). No momento em que determinado objeto ou idéia é comparado ao paradigma de uma categoria, adquire características dessa categoria e é re-ajustado para que se enquadre nela. Se a classificação, assim obtida, é geralmente aceita, então qualquer opinião que se relacione com a categoria irá se relacionar também com o objeto ou com a idéia. Por exemplo, a idéia dos aldeões mencionados acima sobre os idiotas, vagabundos e epilépticos, foi transferida, sem modificação, aos doentes mentais. Mesmo quando estamos conscientes de alguma discrepância, da relatividade de nossa avaliação, nós nos fixamos nessa transferência, mesmo que seja apenas para podermos garantir um mínimo de coerência entre o desconhecido e o conhecida.

 

• Objetivação - O físico inglês Maxwell disse, certa vez, que o que parecia abstrato a uma geração se torna concreto para a seguinte. Surpreendentemente, teorias incomuns, que ninguém levava a sério, passam a ser normais, criveis e explicadoras da realidade, algum tempo depois. Como um fato tão improvável, como o de um corpo físico produzindo uma reação á distância em um lugar onde ele não está concretamente presente, pode transformar-se, menos de um século depois, em um fato comum, inquestionável - isso é ao menos tão misterioso, como sua descoberta, e de conseqüências práticas muito maiores. Poderíamos mesmo ir além da colocação de Maxwell, acrescentando que o que é incomum e imperceptível para uma geração, torna-se familiar e óbvio para a seguinte. Isso não se deve simplesmente a passagem do tempo ou dos costumes, embora ambos sejam provavelmente necessários. Essa domesticação é o resultado da objetivação, que é um processo muito mais atuante que a ancoragem e que nós vamos discutir agora.”

 

Nosso gabarito é Letra C.

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856) Dentro da perspectiva da psicologia social, assinale a alternativa incorreta em relação à família enquanto instituição.

  • A) É impossível entender o grupo familiar sem considerá-lo dentro da complexa trama social e histórica que o envolve

  • B) Família é considerada como algo natural

  • C) Família é uma instituição criada pelos homens em relação, que se constitui de formas diferentes em situações e tempos diferentes, para responder às necessidades sociais

  • D) Sendo uma instituição social, possui também para os homens uma representação que é socialmente elaborada e que orienta a conduta de seus membros

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A alternativa correta é letra B) Família é considerada como algo natural

   

Dentro da perspectiva da psicologia social, assinale a alternativa incorreta em relação à família enquanto instituição.

 

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Assim, vê-se que embora a família tenha um nível de autonomia em relação à economia, o que faz, em alguns casos, com que suas mudanças não acompanhem imediatamente e no mesmo sentido as mudanças econômicas, a estratégia familiar é traçada fora dela. É portanto impossível entender 0 grupo sempre familiar sem considerá-lo dentro da complexa trama social e histórica que o envolve. A partir disso podemos fazer algumas considerações que nos ajudam a situar o presente estudo.

 

A primeira delas é que a família não é algo natural, biológico, mas uma instituição criada pelos homens em relação, que se constitui de formas diferentes em situações e tempos diferentes, para responder às necessidades sociais. Sendo uma instituição social, possui também para os homens uma representação que é socialmente elaborada e que orienta a conduta de seus membros.

 

A segunda consideração é que a família, qualquer que seja sua forma, constitui-se em torno de uma necessidade material: a reprodução. Isso não significa que é necessário haver uma determinada forma de família para que haja a reprodução, mas que esta é condição para a existência da família.

 

A terceira consideração é que, além da sua função ligada à reprodução biológica, a familia exerce também uma função ideológica. Isto significa que além da reprodução biológica ela promove também sua própria reprodução social: é na família que os indivíduos são educados para que venham a continuar biológica e socialmente a estrutura familiar. Ao realizar seu projeto de reprodução social, a família participa do mesmo projeto global, referente à sociedade na qual está inserida. É por isso que ela também ensina a seus membros como se comportar fora das relações familiares em toda e qualquer situação. A família é, pois, a formadora do cidadão."

 

Fonte: "Psicologia Social: o homem em movimento" (Lane e Codo)

 

Com isso, encontramos a alternativa incorreta na Letra B.

 

a)  É impossível entender o grupo familiar sem considerá-lo dentro da complexa trama social e histórica que o envolve

 

b)  Família é considerada como algo natural

 

c)  Família é uma instituição criada pelos homens em relação, que se constitui de formas diferentes em situações e tempos diferentes, para responder às necessidades sociais

 

d)  Sendo uma instituição social, possui também para os homens uma representação que é socialmente elaborada e que orienta a conduta de seus membros

857) A formação do conjunto de nossas crenças, valores e significações dá-se no processo que a Psicologia social denominou de

  • A) desenvolvimento.
  • B) educação formal.
  • C) emancipação.
  • D) socialização.

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A alternativa correta é letra D) socialização.

Gabarito: Letra D

A formação do conjunto de nossas crenças, valores e significações dá-se no processo que a Psicologia social denominou de
a)  desenvolvimento.
b)  educação formal.
c)  emancipação.
d)  socialização.

 

A questão foi retirada do livro Psicologias, de Ana Maria Bock:

“Nesse nosso encontro, vimos que nossas atitudes são importantes, pois, em certo sentido, são elas que norteiam nosso comportamento. Ainda há a influência dos motivos, interesses e necessidades com que nos apresentamos na situação. Este conjunto de aspectos psicológicos permite-nos compreender, atribuir significado e responder ao outro. E você deve estar então se perguntando: “De onde vem este conjunto de aspectos tão importantes?”. A formação do conjunto de nossas crenças, valores e significações dá-se no processo que a Psicologia social denominou socialização. Nesse processo, o indivíduo torna-se membro de um determinado conjunto social, aprendendo seus códigos, suas normas e regras básicas de relacionamento, apropriando-se do conjunto de conhecimentos já sistematizados e acumulados por esse conjunto”

 

O nome desse processo é socialização.

 

Nosso gabarito é Letra D

Fonte: Bock, A. M. et al. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. são Paulo: saraiva, 2001.

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858) Entendida a sociedade como um conjunto de posições (como a posição de médico, de professor, de aluno, de filho, de pai), todas as expectativas de comportamento estabelecidas pelo conjunto social para os ocupantes das diferentes posições sociais determinam o chamado

  • A) encontro social.
  • B) papel desempenhado.
  • C) papel prescrito.
  • D) psiquismo humano.

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A alternativa correta é letra C) papel prescrito.

Gabarito: Letra C

Entendida a sociedade como um conjunto de posições (como a posição de médico, de professor, de aluno, de filho, de pai), todas as expectativas de comportamento estabelecidas pelo conjunto social para os ocupantes das diferentes posições sociais determinam o chamado
a)  encontro social.
b)  papel desempenhado.
c)  papel prescrito.
d)  psiquismo humano.

 

A questão foi retirada do livro Psicologias, de Ana Maria Bock:

“E para terminarmos esse nosso encontro social precisamos falar um pouco ainda dos papéis sociais. Entendida a sociedade como um conjunto de posições sociais (como a posição de médico, de professor, de aluno, de filho, de pai), todas as expectativas de comportamento estabelecidas pelo conjunto social para os ocupantes das diferentes posições sociais determinam o chamado papel prescrito. Assim, sabemos o que esperar de alguém que ocupa uma determinada posição. Portanto, no nosso encontro, ao sabermos que você é um estudante, saberemos também alguns comportamentos que deveremos esperar de você, e, por sua vez, você saberá o que esperar de nós, professores. Todos os comportamentos que manifestamos no nosso encontro são chamados, na Psicologia social, de papel desempenhado. Tais comportamentos, por sua vez, podem ou não estar de acordo com a prescrição social, isto é, as normas prescritas socialmente para o desempenho de um determinado papel.”

 

Essas expectativas determinam o papel prescrito.

 

Nosso gabarito é Letra C

Fonte: Bock, A. M. et al. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. são Paulo: saraiva, 2001.

 

859) Segundo a Referência Técnica para atuação do(a) psicólogo(a) no CRAS/SUAS (2007), o foco da atuação no CRAS é a prevenção e promoção da vida, por isso o trabalho do psicólogo deve priorizar as potencialidades. A atuação deve se voltar para a valorização dos aspectos saudáveis presentes nos sujeitos, nas famílias e na comunidade. Quais atribuições não competem ao Psicólogo (a) no CRAS?

  • A) A realização de terapia, ou psicoterapia com famílias, grupos, ou indivíduos como proposta de minimizar quadros psicológicos, ou psiquiátricos.

  • B) Contribuir no sentido de considerar e atuar sobre a dimensão subjetiva dos indivíduos, favorecendo o desenvolvimento da autonomia e cidadania.
  • C) A promoção e fortalecimento de vínculos socioafetivos, de forma que as atividades de atendimento gerem, progressivamente, independência dos benefícios oferecidos e promovam a autonomia na perspectiva da cidadania.
  • D) A compreensão da demanda dos usuários, em seus aspectos históricos, sociais, pessoais e contextuais, para se realizar uma intervenção psicológica mais efetiva e resolutiva, com base na demanda planejada e espontânea.

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A alternativa correta é letra A) A realização de terapia, ou psicoterapia com famílias, grupos, ou indivíduos como proposta de minimizar quadros psicológicos, ou psiquiátricos.

     

A questão está baseada no seguinte texto:

 

"Uma Psicologia comprometida com a transformação social toma como foco as necessidades, potencialidades, objetivos e experiências dos oprimidos. Nesse sentido, a Psicologia pode oferecer, para a elaboração e execução de políticas públicas de Assistência Social – preocupadas em promover a emancipação social das famílias e fortalecer a cidadania junto a cada um de seus membros –, contribuições no sentido de considerar e atuar sobre a dimensão subjetiva dos indivíduos, favorecendo o desenvolvimento da autonomia e cidadania.

(...)

As atividades desenvolvidas no CRAS estão voltadas para o alívio imediato da pobreza, para a ruptura com o ciclo intergeracional da pobreza e o desenvolvimento das famílias. Os psicólogos no CRAS devem promover e fortalecer vínculos sócio-afetivos, de forma que as atividades de atendimento gerem progressivamente independência dos benefícios oferecidos e promovam a autonomia na perspectiva da cidadania.

(...)

O importante, no entanto, é compreender a demanda dos usuários, em seus aspectos históricos, sociais, pessoais e contextuais, para se realizar uma intervenção psicológica mais efetiva e resolutiva, com base na demanda planejada (construída pelo diálogo entre o saber do técnico e do população referenciada), e não só na demanda espontânea.

(...)

Portanto, em casos de identificação de demandas que requeiram ações e serviços não previstos nestes aparatos normativos, como, por exemplo, o acompanhamento clínico de natureza psicoterapêutica, o profissional de Psicologia deve acessar outros pontos da rede de serviços públicos existentes no seu território de abrangência ou no plano municipal, com vistas à efetivação dos direitos dos usuários a serviços de qualidade e à devida organização das ações promovidas pelas políticas públicas de Seguridade Social."

 

Fonte: "Referência Técnica para atuação do(a) psicólogo(a) no CRAS/SUAS" (CFP)

 

Com isso, encontramos a alternativa incorreta na Letra A.

 

a)  A realização de terapia, ou psicoterapia com famílias, grupos, ou indivíduos como proposta de minimizar quadros psicológicos, ou psiquiátricos.

 

b)  Contribuir no sentido de considerar e atuar sobre a dimensão subjetiva dos indivíduos, favorecendo o desenvolvimento da autonomia e cidadania.

c)  A promoção e fortalecimento de vínculos socioafetivos, de forma que as atividades de atendimento gerem, progressivamente, independência dos benefícios oferecidos e promovam a autonomia na perspectiva da cidadania.

d)  A compreensão da demanda dos usuários, em seus aspectos históricos, sociais, pessoais e contextuais, para se realizar uma intervenção psicológica mais efetiva e resolutiva, com base na demanda planejada e espontânea.

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860) É unidade pública municipal, de base territorial, localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinada à articulação dos serviços socioassistenciais no seu território de abrangência e à prestação de serviços, programas e projetos socioassistenciais de proteção social básica às famílias, estamos falando sobre qual equipamento da assistência social?

  • A) CREAS.
  • B) CENTRO POP.
  • C) CENTRO DIA.
  • D) CRAS.

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A alternativa correta é letra D) CRAS.

 

É unidade pública municipal, de base territorial, localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinada à articulação dos serviços socioassistenciais no seu território de abrangência e à prestação de serviços, programas e projetos socioassistenciais de proteção social básica às famílias, estamos falando sobre qual equipamento da assistência social?

 

A questão pode ser respondida com o seguinte texto:

 

"Centro de Referência de Assistência Social (CRAS):

 

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é a unidade pública municipal, de base territorial, localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinada à articulação dos serviços socioassistenciais no seu território de abrangência e à prestação de serviços, programas e projetos socioassistenciais de proteção social básica às famílias.

 

Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS): 

É a unidade pública estatal de abrangência municipal ou regional que tem como papel [...] a oferta de trabalho social especializado no SUAS a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal ou social, por violação de direitos." (p. 23  Caderno de  Orientações Técnicas do  CREAS (2012).

 

Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP):

É a unidade pública voltada para o atendimento especializado à população em situação de rua. Deve ofertar, obrigatoriamente, o Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua, que realiza atendimentos individuais e coletivos, oficinas e atividades de convívio e socialização, além de ações que incentivem o protagonismo e a participação social das pessoas em situação de rua.

 

O Centro Dia é a unidade pública destinada ao atendimento especializado a pessoas idosas e a pessoas com deficiência que tenham algum grau de dependência de cuidados."

 

Fonte: "Sistema Único de Assistência Social SUAS - RS"

 

Com isso, encontramos a resposta na Letra D.


a)  CREAS.
b)  CENTRO POP.
c)  CENTRO DIA.
d)  CRAS.

1 84 85 86 87 88 97