Questões Sobre Psicologia Social - Psicologia - concurso
871) O estudo dos processos grupais e a influência social que exercem são temas de longa história de pesquisas em psicologia social. De maneira geral, um grupo consiste em três ou mais pessoas que interagem e são interdependentes, no sentido de que suas necessidades e objetivos se influenciam mutuamente. Além disso, os grupos aos quais pertencemos variam de tamanho, de poucos a milhares de membros. Essas características levam aos estudos de outros processos como pensamento, decisão e polarização grupais. Sobre a polarização grupal, assinale a afirmativa correta.
- A) Tomada de decisão com base em todas as inclinações individuais dos membros de um grupo.
- B) Tendência de os grupos tomarem decisões mais extremas que as inclinações iniciais de seus membros.
- C) Ação benéfica para um indivíduo escolhida pela maioria de um grupo mesmo com efeitos prejudiciais sobre todos.
- D) Pensamento que mantém a coesão do grupo, visto que a solidariedade é mais importante que considerar os fatos de forma realista.
- E) Forma de comunicação entre lados opostos, geralmente em conflito, de modo que as ofertas e as contraofertas são feitas e a solução é alcançada apenas com consenso total.
A alternativa correta é letra B) Tendência de os grupos tomarem decisões mais extremas que as inclinações iniciais de seus membros.
Gabarito: Letra B
O estudo dos processos grupais e a influência social que exercem são temas de longa história de pesquisas em psicologia social. De maneira geral, um grupo consiste em três ou mais pessoas que interagem e são interdependentes, no sentido de que suas necessidades e objetivos se influenciam mutuamente. Além disso, os grupos aos quais pertencemos variam de tamanho, de poucos a milhares de membros. Essas características levam aos estudos de outros processos como pensamento, decisão e polarização grupais. Sobre a polarização grupal, assinale a afirmativa correta.
a) Tomada de decisão com base em todas as inclinações individuais dos membros de um grupo.
b) Tendência de os grupos tomarem decisões mais extremas que as inclinações iniciais de seus membros.
c) Ação benéfica para um indivíduo escolhida pela maioria de um grupo mesmo com efeitos prejudiciais sobre todos.
d) Pensamento que mantém a coesão do grupo, visto que a solidariedade é mais importante que considerar os fatos de forma realista.
e) Forma de comunicação entre lados opostos, geralmente em conflito, de modo que as ofertas e as contraofertas são feitas e a solução é alcançada apenas com consenso total.
A polarização grupal é um fenômeno dos grupos, em que as inclinações iniciais são fortalecidas, levando a decisões mais extremas.
“Na psicologia social , a polarização do grupo refere-se à tendência de um grupo tomar decisões mais extremas do que a inclinação inicial de seus membros. Essas decisões mais extremas são no sentido de maior risco se as tendências iniciais dos indivíduos forem arriscadas e de maior cautela se as tendências iniciais dos indivíduos forem cautelosas. [1] O fenômeno também sustenta que a atitude de um grupo em relação a uma situação pode mudar no sentido de que as atitudes iniciais dos indivíduos se fortaleceram e se intensificaram após a discussão em grupo, fenômeno conhecido como polarização de atitude . [2]
A polarização de grupo é um fenômeno importante na psicologia social e é observável em muitos contextos sociais. Por exemplo, um grupo de mulheres com visões moderadamente feministas tende a demonstrar maiores crenças pró-feministas após a discussão em grupo. [3] Da mesma forma, estudos mostraram que, depois de deliberar juntos, os membros do júri simulado muitas vezes decidiam por indenizações por danos punitivos que eram maiores ou menores do que o valor que qualquer jurado individual havia favorecido antes da deliberação. [4] Os estudos indicaram que quando os jurados favoreciam um prêmio relativamente baixo, a discussão levaria a um resultado ainda mais brando, enquanto que se o júri estivesse inclinado a impor uma penalidade dura, a discussão a tornaria ainda mais dura. [5]Além disso, nos últimos anos, a Internet e as mídias sociais online também apresentaram oportunidades para observar a polarização do grupo e compilar novas pesquisas. Psicólogos descobriram que meios de comunicação social como Facebook e Twitter demonstram que a polarização do grupo pode ocorrer mesmo quando um grupo não está fisicamente junto. Enquanto o grupo de indivíduos começar com a mesma opinião fundamental sobre o tema e um diálogo consistente for mantido, a polarização do grupo pode ocorrer. [6]
Pesquisas sugerem que grupos bem estabelecidos sofrem menos com a polarização, assim como grupos que discutem problemas que são bem conhecidos por eles. No entanto, em situações em que os grupos são um tanto recém-formados e as tarefas são novas, a polarização do grupo pode demonstrar uma influência mais profunda na tomada de decisão. [7]”
Nosso gabarito é Letra B
872) Analisar a inserção do indivíduo na sociedade implica um conhecimento de seus vínculos, suas necessidades e que fatores determinam suas vidas através de um conjunto de relações estabelecidas; o grupo social e a família são processos determinantes das especificidades próprias de cada um. Através da análise da psicologia social, o grupo social e familiar pode ser entendido como:
I. O componente emocional afetivo é considerado fraco nas relações de um grupo familiar, pois existe a tendência das pessoas em confrontarem o processo externo de socialização em detrimento à compatibilidade que constituem através da existência de valores e visões de mundo semelhantes.
II. Dentro da estrutura desses grupos sociais, existe a associação da capacidade do indivíduo alinhar seus comportamentos com valores e crenças que são mais importantes para ele externa e internamente, além da comunicação e da presença de outros contribuírem para uma melhor realização das atividades.
III. A família é um grupo necessário para assegurar a sobrevivência do indivíduo e em qualquer sociedade está regida por leis, costumes e normas; tende a ser vista como uma função natural e universal de reprodução, mas também de força de trabalho e de propriedade perpetuada, por consequência, sendo um objetivo de controle social.
IV. Para que um grupo social se consolide ou se estruture melhor, é necessário que haja a delimitação de sentimentos de pertencimento e vínculo entre os participantes que poderá ser um fator negativo para o desenvolvimento de ações, uma vez que a afetividade tende a prejudicar essa produção coletiva ou interferir de alguma maneira na identidade grupal e sua coesão.
V. Em cada grupo social existem papéis estabelecidos que definem a maneira que cada pessoa ocupa ou se comporta em uma função, sendo através da multiplicidade de elementos desafiadores a construção de um projeto coletivo mais a existência de elementos em comum. É quando existe o encontro de diferenças com a identificação e determinada função capaz de demarcar o processo grupal.
Está correto o que se afirma apenas em
- A) I e II.
- B) II e III.
- C) III e IV.
- D) I, IV e V.
- E) II, III e V.
A alternativa correta é letra E) II, III e V.
Explicação:
II - Esta afirmação é correta porque na psicologia social, é reconhecido que os indivíduos alinham seus comportamentos com valores e crenças importantes para eles, tanto interna quanto externamente. A comunicação e a interação com outros são fundamentais para a realização de atividades e para o bem-estar psicológico.
III - A família é vista como um grupo essencial para a sobrevivência do indivíduo, e em todas as sociedades, ela está sujeita a leis, costumes e normas. A família não só desempenha um papel na reprodução, mas também na força de trabalho e na manutenção da propriedade, servindo assim como um meio de controle social.
V - Os grupos sociais são compostos por papéis definidos que influenciam como as pessoas se comportam dentro de suas funções. A existência de elementos comuns e a capacidade de lidar com desafios contribuem para a construção de um projeto coletivo, onde as diferenças encontram um sentido de identificação e função, ajudando a demarcar o processo grupal.
873) Considerando os argumentos de Enriquez (2001) sobre grupos minoritários, é INCORRETO afirmar que um grupo minoritário
- A) comumente, tem a manifestar condutas desviantes.
- B) nunca se arrisca para triunfar o que presidiu de sua fundação.
- C) tem tendência a proclamar uma visão nova de mundo.
- D) tem, em potencial, uma mensagem nova a ser comunicada.
A alternativa correta é letra B) nunca se arrisca para triunfar o que presidiu de sua fundação.
Gabarito: Letra B
Considerando os argumentos de Enriquez (2001) sobre grupos minoritários, é INCORRETO afirmar que um grupo minoritário
Vamos, primeiro, relembrar as características do grupo minoritário:
“Só um grupo minoritário (como os psicanalistas – e FREUD em primeiro lugar –, os primeiros psicossociólogos e numerosos outros exemplos), isto é, um grupo que tem a comunicar uma mensagem nova, a proclamar uma visão nova do mundo (ou, mais modestamente, de uma profissão ou de uma disciplina), a manifestar uma conduta desviante em relação às normas da instituição ou da sociedade, pode ser capaz de se arriscar para fazer triunfar o que presidiu sua fundação. As idéias novas, nós o sabemos, são o feito de um número muito pequeno de pessoas, algumas vezes de uma só3 , lutando contra o que IBSEN já denominara “a maioria compacta”, encarnação da ordem estabelecida e das idéias esclerosadas e enrijecidas. Essas pessoas sabem que, geralmente, têm poucas chances de serem bem sucedidas e as mais conscientes pressentem que, no caso de sucesso, são sobretudo os seus discípulos e seguidores que ganharão com esse avanço. Pouco importa. “A dissidência de um só” (retomando a bela expressão de MOSCOVICI4 sobre SOLZHENITSYN) pode, progressivamente, se tornar a dissidência de muitos, propagar-se como uma mancha de óleo e, talvez mesmo, triunfar. IBSEN acreditava nos que diziam que “é a minoria que tem sempre razão”. Eu serei menos afirmativo, mas direi que, caso uma minoria, um dia, queira triunfar, ela deve, imperativamente, acreditar que está com a razão. Do contrário, sua luta não terá alma nem razão de ser”
a) comumente, tem a manifestar condutas desviantes.
b) nunca se arrisca para triunfar o que presidiu de sua fundação.
c) tem tendência a proclamar uma visão nova de mundo.
d) tem, em potencial, uma mensagem nova a ser comunicada.
Todas as afirmativas estão corretas, menos a letra B, uma vez que esses grupos podem ser capazes de se arriscar para fazer triunfar o que presidiu sua fundação.
Nosso gabarito é Letra B.
Fonte: Psicossociologia; análise social e intervenção / André Lévy et al.; organizado e traduzido por Marília Novais da Mata Machado et al. – Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
874) O argumento “ambas são construídas por meio de escuta e análise de demandas de ajuda, entrevistas, análises de discursos, interpretações, devoluções, observação, reflexões, criação coletiva de conceitos e de articulações teóricas que, por sua vez, atuam sobre novas escutas, observações, intervenções, teorizações” (MATA MACHADO, 2010, p. 176) se refere às noções de:
- A) Intervenção psicossociológica e Serviço Social.
- B) Psicossociologia e intervenção psicossociológica.
- C) Psicossociologia e práticas sociais interventivas.
- D) Sociologia prática e intervenção do Serviço Social.
A alternativa correta é letra B) Psicossociologia e intervenção psicossociológica.
Gabarito: Letra B
O argumento “ambas são construídas por meio de escuta e análise de demandas de ajuda, entrevistas, análises de discursos, interpretações, devoluções, observação, reflexões, criação coletiva de conceitos e de articulações teóricas que, por sua vez, atuam sobre novas escutas, observações, intervenções, teorizações” (MATA MACHADO, 2010, p. 176) se refere às noções de:
A questão foi retirada do artigo “Intervenção psicossociológica, método clínico, de pesquisa e de construção teórica”, e fala sobre a Psicossociologia e a intervenção psicossociológica:
“O que é, afinal, psicossociologia? E intervenção psicossociológica? Uma resposta, um tanto esquemática, mas elucidativa, para a primeira questão é que se trata da psicologia social com fundamentação na psicanálise, ou seja, uma disciplina científica que espelha, teórica e metodologicamente, as disciplinas mães, sendo, portanto, simultaneamente, clínica do social, processo de pesquisa e de construção teórica. Nesse sentido, é quase sinônimo, também, de intervenção psicossociológica, as duas noções se distinguindo apenas pela ênfase maior que cabe à prática no momento em que a intervenção é feita. Ambas são construídas por meio de escuta e análise de demandas de ajuda, entrevistas, análises de discursos, interpretações, devoluções, observação, reflexões, criação coletiva de conceitos e de articulações teóricas que, por sua vez, atuam sobre novas escutas, observações, intervenções, teorizações.”
a) Intervenção psicossociológica e Serviço Social.
b) Psicossociologia e intervenção psicossociológica.
c) Psicossociologia e práticas sociais interventivas.
d) Sociologia prática e intervenção do Serviço Social.
Nosso gabarito é Letra B.
Fonte: Mata Machado, M. N. (2010). Intervenção Psicossociológica, método clínico, de pesquisa e de construção teórica. Pesquisas e Práticas Psicossociais, 5(2), 175-181.
875) A Psicologia sócio-histórica
- A) tem como base epistemológica os fundamentos da psicologia social norte-americana e o pensamento positivista.
- B) analisa o mundo objetivo e o mundo subjetivo como instâncias separadas porque propiciam realidades e experiências distintas aos indivíduos.
- C) concebe o indivíduo como um ser ativo, social e histórico, fundamentando-se no marxismo, no materialismo histórico e dialético, e na psicologia histórico-cultural de Vygotsky.
- D) estuda como o indivíduo é moldado pelo ambiente em que vive e seus processos de inclusão e exclusão social.
- E) surgiu a partir das proposições de uma psicologia social de Wundt, com os estudos sobre a experiência consciente, em uma perspectiva determinista e mecanicista.
A alternativa correta é letra C) concebe o indivíduo como um ser ativo, social e histórico, fundamentando-se no marxismo, no materialismo histórico e dialético, e na psicologia histórico-cultural de Vygotsky.
A Psicologia sócio-histórica
A questão pode ser respondida com o seguinte texto:
"A Psicologia Sócio-Histórica, que toma como base a Psicologia Histórico-Cultural de Vigotski (1896-1934), apresenta-se desde seus primórdios como uma possibilidade de superação dessas visões dicotômicas. O discurso de Vigotski, no II Congresso Pan-Russo de Psiconeurologia, em 1924, sobre o método de investigação reflexológica e psicológica, demonstra-o com clareza, ao fazer a crítica a posições que foram consideradas reducionistas e ao incentivar a produção de uma Psicologia dialética.
A Psicologia Sócio-Histórica carrega consigo a possibilidade de crítica. Não apenas por uma intencionalidade de quem a produz, mas por seus fundamentos epistemológicos e teóricos.
Fundamenta-se no marxismo e adota o materialismo histórico e dialético como filosofia, teoria e método. Nesse sentido, concebe o homem como ativo, social e histórico; a sociedade, como produção histórica dos homens que, através do trabalho, produzem sua vida material; as ideias, como representações da realidade material; a realidade material, como fundada em contradições que se expressam nas ideias; e a história, no qual, a partir da base material, deve ser compreendida toda produção de ideias, incluindo a ciência e a Psicologia.
(...)
A Psicologia Sócio-Histórica é, enfim, uma perspectiva crítica porque supera a postura positivista e idealista que tem caracterizado a Psicologia como ciência, tomando como método o materialismo histórico e dialético.
(...)
Portanto, para a Sócio-Histórica, falar do fenômeno psicológico é obrigatoriamente falar da sociedade. Falar da subjetividade humana é falar da objetividade em que vivem os homens. A compreensão do "mundo interno" exige a compreensão do mundo externo", pois são dois aspectos de um mesmo movimento, de um processo no qual o homem atua e constrói/modifica o mundo e este, por sua vez, propicia os elementos para a constituição psicológica do homem.
(...)
O fenômeno deve ser visto como subjetividade, concebida como algo que se constituiu na relação com o mundo
material e social, mundo este que só existe pela atividade humana. Subjetividade e objetividade se constituem uma à outra sem se confundir."Fonte: "Psicologia Sócio-Histórica: uma perspectiva crítica em psicologia" (Bock et al.)
Com isso, encontramos a resposta na Letra C.
a) tem como base epistemológica os fundamentos da psicologia social norte-americana e o pensamento positivista.
b) analisa o mundo objetivo e o mundo subjetivo como instâncias separadas porque propiciam realidades e experiências distintas aos indivíduos.
c) concebe o indivíduo como um ser ativo, social e histórico, fundamentando-se no marxismo, no materialismo histórico e dialético, e na psicologia histórico-cultural de Vygotsky.
d) estuda como o indivíduo é moldado pelo ambiente em que vive e seus processos de inclusão e exclusão social.
e) surgiu a partir das proposições de uma psicologia social de Wundt, com os estudos sobre a experiência consciente, em uma perspectiva determinista e mecanicista.
876) Na perspectiva do interacionismo simbólico
- A) a criança tem seu self formado na relação com os outros, por meio dos elementos simbólicos, interpretados e compartilhados socialmente.
- B) com os componentes cognitivos da mente desenvolvidos, a criança forma o seu self que, por sua vez, é influenciado pelas características da sociedade.
- C) a sociedade pode ser entendida como a soma dos comportamentos individuais, guiados por padrões estáveis e passíveis de previsibilidade.
- D) o comportamento humano é, essencial e fundamentalmente, um ato individual caracterizado pela resposta ao estímulo externo.
- E) o sentido atribuído à experiência do indivíduo é algo intrínseco ao ser humano, a partir dos elementos da psique ou da organização psicológica de cada um.
A alternativa correta é letra A) a criança tem seu self formado na relação com os outros, por meio dos elementos simbólicos, interpretados e compartilhados socialmente.
Na perspectiva do interacionismo simbólico
A questão pode ser respondida com o seguinte texto:
"Para compreender o interacionismo simbólico, apresentaremos brevemente a teoria do papel, derivada do trabalho de teóricos norte-americanos como William James, Charles Cooley e George Herbert Mead. O problema central dessa teoria sociológica pode ser definido da seguinte forma: "Como os significados subjetivos se tornam artefatos objetivos?. Como a atividade humana produz um mundo material?". Procuraremos analisar essas questões a seguir.
10.8. Interacionismo Simbólico - "A Metáfora Teatral": O Homem como "Ator Social"
De acordo com Berger e Luckmann, teóricos importantes dessa corrente, devemos compreender a sociedade como uma realidade objetiva e concreta e, ao mesmo tempo, devemos considerar a sociedade também como uma realidade subjetiva, construída por nós. Isso significa dizer que, quando nascemos, o mundo nos é apresentado como algo objetivo e concreto, algo que está lá, independente de nossa vontade, como um universo composto de organizações, normas, regras e instituições já prontas e acabadas, que nos cabe apenas aceitar. Trata-se do fenômeno de reificação da realidade: percebemos as organizações, regras, normas, ou seja, a sociedade e o mundo como objetos e "construtos" já prontos.Na realidade, esses elementos são artefatos culturais, fabricados pelos atores sociais. A sociedade não é um e elemento já pronto e acabado, como parece à primeira vista. Construímos a sociedade, e a sociedade nos constrói ao mesmo tempo. Assim, ao nos expressarmos, influenciamos os outros indivíduos e também somos influenciados. Com base no que acreditamos, tomamos nossas decisões e agimos, construindo o mundo à nossa volta. Nesse sentido, somos atores sociais - indivíduos que agem e transformam o universo no qual vivem. Pode-se dizer, portanto, que o indivíduo exterioriza seu ser no mundo social e interioriza esse como realidade objetiva, em uma relação dialética com o mundo social."
Fonte: "Teoria Geral da Administração" (Motta e Vasconcelos)
Com isso, encontramos a resposta na Letra A.
a) a criança tem seu self formado na relação com os outros, por meio dos elementos simbólicos, interpretados e compartilhados socialmente.
b) com os componentes cognitivos da mente desenvolvidos, a criança forma o seu self que, por sua vez, é influenciado pelas características da sociedade.
c) a sociedade pode ser entendida como a soma dos comportamentos individuais, guiados por padrões estáveis e passíveis de previsibilidade.
d) o comportamento humano é, essencial e fundamentalmente, um ato individual caracterizado pela resposta ao estímulo externo.
e) o sentido atribuído à experiência do indivíduo é algo intrínseco ao ser humano, a partir dos elementos da psique ou da organização psicológica de cada um.
877) De acordo com o construcionismo social, Berger e Luckmann destacam que, na socialização
- A) primária, a criança forma seu sistema de valores, baseada nas pessoas com quem tem vínculo significativo, que será facilmente questionado e modificado na socialização secundária.
- B) primária, tem-se um processo em que, a partir da identificação com os outros significativos, a criança interioriza a realidade objetiva, constitui seu mundo subjetivo, tornando-se membro da sociedade.
- C) secundária, o adolescente reafirma a realidade da socialização primária como versão única e absoluta, contribuindo para a formação da sua identidade social.
- D) primária e socialização secundária o processo se encerra quando o indivíduo interage com diferentes culturas e apreende outras versões de realidade.
- E) secundária, o conhecimento interiorizado no processo primário precisa ser reforçado por meio de estratégias pedagógicas.
A alternativa correta é letra B) primária, tem-se um processo em que, a partir da identificação com os outros significativos, a criança interioriza a realidade objetiva, constitui seu mundo subjetivo, tornando-se membro da sociedade.
Gabarito: Letra B
De acordo com o construcionismo social, Berger e Luckmann destacam que, na socialização
A questão pode ser respondida com o seguinte texto:
"Socialização Primária
O processo de socialização primária é aquele em que o indivíduo se torna membro da sociedade a partir do contato com seus outros significativos, ou seja, com seus pais e parentes, pessoas próximas, que mediatizam o mundo para ele, apresentando-o como realidade objetiva, selecionando aspectos considerados importantes a serem transmitidos de acordo com sua posição na estrutura social e em função de suas idiossincrasias e racionalidades próprias (Berger, 1998). Mead descreveu esse processo e como formamos os primeiros elementos de nossa personalidade a partir socialização primária.A criança descobre quem ela é ao aprender o que a sociedade. Aprende a desempenhar certos papéis sociais a ter os comportamentos que a sociedade espera dela. Aprende o que é "ser um bom filho", "ser obediente", "ser um bom irmão" etc. Dessa forma, os atores sociais incorporam (inter- nalizam) os primeiros elementos que vão constituir os seus padrões culturais de base, a sua "visão de mundo" - a maneira como percebem e interpretam a realidade. Veremos posteriormente, a partir do conceito de grupo de referência, que indivíduos oriundos do mesmo estrato social tendem a desenvolver uma visão de mundo semelhante em muitos aspectos, compartilhando de elementos culturais como hábitos, crenças, valores e tradições.
b) Socialização Secundária
Na socialização secundária passamos a conviver com outros significativos - outros indivíduos além do nosso círculo familiar. Vizinhos, colegas de escola e professores, colegas de trabalho passam a nos apresentar outros modos de pensar e outras formas de comportamento que passam a nos influenciar. Normalmente a socialização secundária se inicia em nosso contato com organizações às quais passamos a pertencer - escola ou trabalho. A internalização de conhecimentos técnicos e profissionais, com vocabulários e formas de comportamento específicos, faz parte da socialização secundária. (...)"Fonte: "Teoria Geral da Administração" (Motta e Vasconcelos)
Com isso, encontramos a resposta na Letra B.
a) primária, a criança forma seu sistema de valores, baseada nas pessoas com quem tem vínculo significativo, que será facilmente questionado e modificado na socialização secundária.
b) primária, tem-se um processo em que, a partir da identificação com os outros significativos, a criança interioriza a realidade objetiva, constitui seu mundo subjetivo, tornando-se membro da sociedade.
c) secundária, o adolescente reafirma a realidade da socialização primária como versão única e absoluta, contribuindo para a formação da sua identidade social.
d) primária e socialização secundária o processo se encerra quando o indivíduo interage com diferentes culturas e apreende outras versões de realidade.
e) secundária, o conhecimento interiorizado no processo primário precisa ser reforçado por meio de estratégias pedagógicas.
878) De acordo com a teoria sobre as minorias psicológicas do psicólogo social Kurt Lewin,
- A) é importante para a maioria psicológica que os grupos minoritários superem sua situação de pobreza, que é impedida pela falta de escolaridade e deficiente formação profissionalizante da população pobre.
- B) o grupo que corresponde à maioria psicológica exerce poder sobre a minoria psicológica porque é classificado como maioria demográfica.
- C) a problemática de um grupo social é, antes de tudo, um problema individual da pessoa do grupo minoritário, em consequência das dificuldades de superação da vulnerabilidade individual.
- D) a minoria psicológica não tem autonomia sobre o seu destino e se encontra em estado de tutela, caracterizando-se como uma problemática essencialmente social.
- E) as minorias psicológicas são coesas e organizadas na luta por seus direitos, possuindo um estatuto e consciência da sua situação e atuação coletiva colaborativa.
A alternativa correta é letra D) a minoria psicológica não tem autonomia sobre o seu destino e se encontra em estado de tutela, caracterizando-se como uma problemática essencialmente social.
De acordo com a teoria sobre as minorias psicológicas do psicólogo social Kurt Lewin,
A questão pode ser respondida com o seguinte texto:
"Em Psicologia minoria e maioria adquirem sentidos mais diversificados. Um grupo é considerado fundamentalmente como maioria psicológica quando dispõe de estruturas, de um estatuto e de direitos que lhe permitam auto-determinar-se no plano do seu destino coletivo, independentemente do número ou da porcentagem de seus membros. Assim, minorias demográficas podem constituir maiorias psicológicas. É considerado como maior pelo psicólogo social todo grupo humano que se percebe na posse de plenos direitos que dele fazem um grupo autônomo.
Por outro lado, um grupo deve ser classificado como uma minoria psicológica desde que seu destino coletivo dependa da boa vontade de um outro grupo. Este grupo, mais ou menos conscientemente, percebe-se como menor, isto é, como não possuindo direitos totais ou um estatuto completo que lhe permitam optar ou orientar-se nos sentidos mais favoráveis a seu futuro. Desde que se trate da sorte de seu grupo, os membros que pertencem a uma minoria psicológica se sentem, se percebem e se conhecem em estado de tutela. E isto independentemente da porcentagem de seus membros em relação à população total onde vivem. Assim maiorias demográficas podem ter, por estas razões, uma psicologia de minorias.
(...)
Freqüentemente as maiorias psicológicas, com o tempo, estratificam-se. No interior destes grupos uma minoria de membros pode constituir-se em oligarquia e atribuir-se ou reservar-se privilégios exclusivos. A minoria privilegiada é portanto uma minoria demográfica no seio de uma maioria psicológica que ela controla e manipula a seu favor."
Fonte: "As minorias psicológicas" (Mailhiot)
Com isso, encontramos a resposta na Letra D.
a) é importante para a maioria psicológica que os grupos minoritários superem sua situação de pobreza, que é impedida pela falta de escolaridade e deficiente formação profissionalizante da população pobre.
b) o grupo que corresponde à maioria psicológica exerce poder sobre a minoria psicológica porque é classificado como maioria demográfica.
c) a problemática de um grupo social é, antes de tudo, um problema individual da pessoa do grupo minoritário, em consequência das dificuldades de superação da vulnerabilidade individual.
d) a minoria psicológica não tem autonomia sobre o seu destino e se encontra em estado de tutela, caracterizando-se como uma problemática essencialmente social.
e) as minorias psicológicas são coesas e organizadas na luta por seus direitos, possuindo um estatuto e consciência da sua situação e atuação coletiva colaborativa.
879) As representações sociais, da teoria de Serge Moscovici,
- A) são formadas pelo indivíduo ao criar imagens representativas da sua realidade por meio do processo de ancoragem.
- B) são formas de aprofundamento do conhecimento que um grupo social possui sobre sua realidade.
- C) surgem da incompreensão do conhecimento científico por parte das pessoas e grupos sociais com menor escolaridade.
- D) indicam a compreensão cognitiva e intelectual de cada indivíduo sobre determinado tema, independente do contexto sociocultural em que se encontra.
- E) são teorias do senso comum, conhecimento prático compartilhado de caráter simbólico, autônomo e criativo.
A alternativa correta é letra E) são teorias do senso comum, conhecimento prático compartilhado de caráter simbólico, autônomo e criativo.
As representações sociais, da teoria de Serge Moscovici,
A questão pode ser respondida com o seguinte texto:
"Denise Jodelet tomou para si a responsabilidade de organizar e difundir as ideias de Moscovici desde a publicação da primeira obra em 1961. Desta forma, a pesquisadora conseguiu sintetizar um corpo conceitual para as representações sociais entendendo que elas designam “uma forma de conhecimento específico, o saber de senso comum, cujos conteúdos manifestam a operação de processos generativos e funcionais socialmente marcados” (JODELET, 1984/1988, p. 361). Continua relatando que as “representações sociais são modalidades de pensamento prático, orientadas para a comunicação, a compreensão e o domínio do ambiente social, material e ideal”.
(...)
Para auxiliar na compreensão do que são as Representações Sociais, Denise Jodelet (1990) classifica a existência de cinco características fundamentais: a) é sempre a representação de alguma coisa (um objeto) ou de alguém (um sujeito); b) tem sempre um caráter imagético e a propriedade de deixar intercambiáveis a sensação e a ideia, a percepção e o conceito; c) tem um caráter simbólico e significante; d) tem um caráter construtivo; e) tem um caráter autônomo e criativo.
Partindo desta definição faz-se necessário compreender o processo de construção das Representações Sociais. Assim, Moscovici considera que para que a representação social seja gerada é preciso que ocorram dois processos chamados de Ancoragem e Objetivação. Esses processos permitem ao indivíduo tornar algo que não lhe seja familiar em algo familiar, ou seja, fazem com que o indivíduo “represente” um objeto ou sujeito a partir de um conhecimento prévio."
Fonte: "As Representações Sociais da Trajetória Profissional e do Produtivismo entre as Docentes de Administração em Santa Catarina" (Sehnem)
Com isso, encontramos a resposta na Letra E.
a) são formadas pelo indivíduo ao criar imagens representativas da sua realidade por meio do processo de ancoragem. (e objetivação)
b) são formas de aprofundamento do conhecimento que um grupo social possui sobre sua realidade.
c) surgem da incompreensão do conhecimento científico por parte das pessoas e grupos sociais com menor escolaridade.
d) indicam a compreensão cognitiva e intelectual de cada indivíduo sobre determinado tema, independente do contexto sociocultural em que se encontra.
e) são teorias do senso comum, conhecimento prático compartilhado de caráter simbólico, autônomo e criativo.
880) O processo de intervenção psicossocial em grupos, instituições e comunidades compreende as etapas sequenciais de
- A) análise das demandas identificadas, diagnóstico, planejamento da intervenção, desenvolvimento do projeto, avaliação da intervenção e devolutiva dos resultados.
- B) apresentação do projeto previamente elaborado e do referencial teórico-metodológico aos solicitantes, execução, avaliação e apresentação dos resultados.
- C) observação neutra, entrevista estruturada, desenvolvimento e devolutiva.
- D) proposta de intervenção, análise dos resultados e reavaliação periódica.
- E) acolhimento integral da solicitação e demanda, planejamento da intervenção e apresentação dos resultados aos solicitantes.
A alternativa correta é letra A) análise das demandas identificadas, diagnóstico, planejamento da intervenção, desenvolvimento do projeto, avaliação da intervenção e devolutiva dos resultados.
Gabarito: Letra A.
O processo de intervenção psicossocial em grupos, instituições e comunidades compreende as etapas sequenciais de
Apesar de não ser identificada a referência exata que propõe essas etapas sequenciais, a questão pode ser respondida ao saber que a análise da demanda é uma parte inicial e fundamental de uma intervenção psicossocial. Veja mais no texto abaixo:
"A partir disso, a autora considera que a intervenção psicossocial segue os princípios do método científico ao mesmo tempo que une pesquisa à ação. “A pesquisa permeia todo o processo, desde a análise da demanda e o mapeamento das necessidades psicossociais até a etapa final de avaliação da intervenção. É esse caráter científico que produz reflexão, crítica e reformulação” (Neiva, 2010, p. 16). Com isso, a autora compreende a intervenção psicossocial como um processo científico a partir do qual se constrói conhecimento acerca de determinada realidade ao mesmo tempo que se atua sobre essa realidade a fim de transformá-la. Desse modo, a intervenção psicossocial se configuraria em um processo de interação do sujeito com o meio ambiente com vistas à mudança no sentido de desenvolvimento de uma dada realidade."
Fonte: "O que faz uma psicologia social? Intervenção na psicologia social brasileira" (Lopes e Nascimento)
Grosso modo, as intervenções psicossociais iniciam com uma análise da demanda ou levantamento de necessidades. Após isso, vem o diagnóstico da situação encontrada. Nesse momento já há informações para planejar a intervenção e depois colocá-la em prática (desenvolvimento da intervenção). Ao final, há avaliação e devolutiva.
Encontramos a resposta na Letra A.
As outras alternativas apresentam momentos ou elementos da intervenção psicossocial organizados de forma confusa.
a) análise das demandas identificadas, diagnóstico, planejamento da intervenção, desenvolvimento do projeto, avaliação da intervenção e devolutiva dos resultados.
b) apresentação do projeto previamente elaborado e do referencial teórico-metodológico aos solicitantes, execução, avaliação e apresentação dos resultados.
c) observação neutra, entrevista estruturada, desenvolvimento e devolutiva.
d) proposta de intervenção, análise dos resultados e reavaliação periódica.
e) acolhimento integral da solicitação e demanda, planejamento da intervenção e apresentação dos resultados aos solicitantes.