Questões Sobre Psicologia Social - Psicologia - concurso
881) Sobre a atuação de psicólogos no contexto das políticas públicas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e do Sistema Único de Saúde (SUS), considere:
I. A Psicologia atua na mediação de acesso a direitos de populações em situação de vulnerabilidade social.
II. No SUS, com base no princípio de integralidade, a ação do psicólogo é voltada para as demandas de prevenção, promoção da saúde e reabilitação.
III. No SUAS, o psicólogo deve atuar exclusivamente com populações em situação de pobreza ou extrema pobreza.
Está correto o que se afirma APENAS em
- A) II.
- B) III.
- C) I.
- D) I e II.
- E) II e III.
A alternativa correta é letra D) I e II.
Essa afirmativa está correta. Veja mais no texto abaixo:
"Diante desta perspectiva, é que o Programa Corra Pro Abraço trabalha, compreendendo a sua atuação como uma mediação de acesso a direitos que já se encontram assegurados em lei, mas que, por vezes, esbarrarão em barreiras de acesso para estas populações vulneráveis/vulnerabilizadas/vulneradas no campo da bioética, o médico e professor baiano Antônio Nery Filho, pioneiro da redução de danos no Brasil, vem utilizando o termo "vulneradas" para se referir àquelas populações que já apresentam uma vulnerabilidade instalada, cujas consequências já são visíveis, diferenciando das vulnerabilidades, estas potenciais, a quais todos nós, seres vivos, estamos suscetíveis."
Fonte: "Trabalho Psicossocial com Familiares de Pessoas em Situação de Rua" (Lima et al.)
Assertiva Correta.
Essa afirmativa está de acordo com o trabalho da Psicologia no SUS.
Assertiva Correta.
Veja a proposta de atuação no SUAS:
"O SUAS propõe a sua intervenção a partir de duas grandes estruturas articuladas entre si: a Proteção Social Básica, que dá conta da atenção básica, e a Proteção Social Especial, considerando a necessidade de ações de média e alta complexidades. De acordo com a PNAS (2004), a proteção social básica tem como objetivos:
'prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Destina-se à população que vive em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação (ausência de renda, precário ou nulo acesso aos serviços públicos, dentre outros) ou fragilização de vínculos afetivos relacionais e de pertencimento social (discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, dentre outras) (PNAS, 2004, p.27).'"
Fonte: "Referências Técnicas para atuação do(a) psicólogo(a) no CRAS/SUAS" (CFP)
Assertiva Falsa.
Portanto, estão corretas as afirmativas I e II. Encontramos a resposta na Letra D.
Está correto o que se afirma APENAS em
a) II.
b) III.
c) I.
d) I e II.
e) II e III.
882) Por muitos anos a Psicologia Social tradicional se sustentou em pressupostos positivistas e individualistas. A sociedade contemporânea está constantemente reinventando novos modos de produção de conhecimento em função da própria complexidade das questões com as quais nos vemos confrontados. Tais aspectos tornam-se indispensáveis para uma análise crítica da inserção do psicólogo na área da Assistência Social.
Persistir atuando seguindo os princípios da psicologia tradicional faz com que o psicólogo
- A) desenvolva uma postura crítica e não mais descritiva, buscando intervir não somente na resolução de problemas mas também na maneira em que esses são formulados socialmente.
- B) entenda que o objeto de estudo está em constante transformação e requer um questionamento permanente não apenas das estratégias de conhecimento mas também dos valores que norteiam as suas intervenções.
- C) reforce uma prática conservadora e superficial diante da realidade da população atendida pelas políticas públicas de assistência social.
- D) tenha uma função eminentemente política, que realiza uma ontologia do presente e coloca em questão o que somos, qual é este mundo e este período no qual vivemos.
A alternativa correta é letra C) reforce uma prática conservadora e superficial diante da realidade da população atendida pelas políticas públicas de assistência social.
Persistir atuando seguindo os princípios da psicologia tradicional faz com que o psicólogo
A questão está baseada no seguinte texto:
"Compartilhamos com a posição de Parker (2007) de que, historicamente, a Psicologia constituiu-se como um poderoso instrumento da ideologia burguesa a serviço da sociedade capitalista, sobretudo no Brasil onde majoritariamente se voltou à caracterização de um profissional liberal focado no indivíduo isolado de seu contexto social. No entanto, "a entrada em campos como o da política social força-lhe a reaprender a fazer e pensar Psicologia" (Yamamoto & Paiva, 2010, p. 155).
Bock (2003) aponta três aspectos do caráter ideológico da Psicologia que acompanham as práticas profissionais, favorecendo o sentido acima exposto. Primeiro, a naturalização do fenômeno psicológico, resultando em uma concepção de universalidade do fenômeno psíquico, o que distancia a Psicologia da realidade social. Destaca também que "os psicólogos não têm concebido suas intervenções como trabalho" (Bock, 2003, p. 21), descolando dessa maneira a prática profissional dos interesses sociais e das disputas políticas da sociedade. Por fim, ressalta que a Psicologia tem concebido as pessoas como responsáveis pelo seu desenvolvimento, descartando o papel da sociedade e compreendendo o fenômeno psicológico a partir do próprio homem.
Tais aspectos tornam-se indispensáveis em uma análise crítica da inserção do psicólogo na área da Assistência Social. Partir de princípios como os predominantes historicamente na Psicologia redunda em uma prática conservadora e superficial diante da realidade da população atendida pelas políticas públicas de Assistência Social."
Fonte: "Assistência social e psicologia: sobre as tensões e conflitos do psicólogo no cotidiano do serviço público" (Senra e Guzzo)
Com isso, vamos analisar as alternativas abaixo.
a) desenvolva uma postura crítica e não mais descritiva, buscando intervir não somente na resolução de problemas mas também na maneira em que esses são formulados socialmente.
Incorreto. Seguir os princípios da psicologia tradicional não faz desenvolver uma postura crítica, mas reproduzir as práticas conservadoras e superficiais, conforme vimos no texto.
b) entenda que o objeto de estudo está em constante transformação e requer um questionamento permanente não apenas das estratégias de conhecimento mas também dos valores que norteiam as suas intervenções.
Incorreto. Considerar o objeto de estudo como em constante transformação seria uma postura crítica. Não seria fruto da psicologia tradicional.
c) reforce uma prática conservadora e superficial diante da realidade da população atendida pelas políticas públicas de assistência social.
Correto. Essa é a alternativa que está de acordo com o texto.
d) tenha uma função eminentemente política, que realiza uma ontologia do presente e coloca em questão o que somos, qual é este mundo e este período no qual vivemos.
Incorreto. Essa alternativa não cita uma prática que segue um dos princípios da psicologia tradicional.
Portanto, a alternativa correta é a Letra C.
883) Como área especializada do conhecimento, a Psicologia social reivindica-se um campo científico que pretende investigar:
- A) as façanhas do inconsciente e as neuroses geradas pelo recalcamento de traumas e experiências frustrantes
- B) a sociedade e suas bases econômicas, culturais e políticas
- C) as ações com orientação afins e os cálculos racionais destinados à satisfação de interesses privados
- D) a influência recíproca entre as pessoas e as dinâmicas cognitivas e afetivas movidas por tal interação
A alternativa correta é letra D) a influência recíproca entre as pessoas e as dinâmicas cognitivas e afetivas movidas por tal interação
Gabarito: Letra D
Como área especializada do conhecimento, a Psicologia social reivindica-se um campo científico que pretende investigar:
Vamos relembrar o objeto de estudo da psicologia social:
"Esse enfoque da Psicologia Social fica claro na própria definição de Psicologia Social trazida por Rodrigues, Assmar e Jablonski (1999, p. 21) no qual, segundo esses autores, a “Psicologia Social é o estudo científico da influência recíproca entre as pessoas (interação social) e do processo cognitivo gerado por esta interação”. Embora se fale em interação social, o foco está no indivíduo que reage a esse processo, o foco está nos processos cognitivos decorrentes da interação social pura e simplesmente."
a) as façanhas do inconsciente e as neuroses geradas pelo recalcamento de traumas e experiências frustrantes
Errado. Esse é um interesse da psicanálise.
b) a sociedade e suas bases econômicas, culturais e políticas
Errado. Esse é o interesse específico da sociologia, não da psicologia social.
c) as ações com orientação afins e os cálculos racionais destinados à satisfação de interesses privados
Errado. A psicologia social não se foca em interesses privados.
d) a influência recíproca entre as pessoas e as dinâmicas cognitivas e afetivas movidas por tal interação
Certo!
Nosso gabarito é Letra D
884) De acordo com a visão da Psicologia Social, é correto afirmar que a família
- A) é lócus da estruturação da vida psíquica que organiza a vida emocional de seus membros.
- B) constitui um microcosmo que cumpre sua função ideológica de maneira autônoma.
- C) atualmente é instância dispensável no processo de imposição da ideologia dominante.
- D) tem função essencialmente biológica, que assegura a sobrevivência da espécie.
- E) se constitui em torno de uma necessidade material somente nas configurações monogâmicas.
A alternativa correta é letra A) é lócus da estruturação da vida psíquica que organiza a vida emocional de seus membros.
De acordo com a visão da Psicologia Social, é correto afirmar que a família
A questão está baseada no seguinte texto:
"A partir disso podemos fazer algumas considerações que nos ajudam a situar 0 presente estudo. A primeira delas é que a família não é algo natural, biológico, mas uma instituição criada pelos homens em relação, que se constitui de formas diferentes em situações e tempos diferentes, para responder às necessidades sociais. Sendo uma instituição social, possui também para os homens uma representação que é socialmente elaborada e que a orienta a conduta de seus membros.
A segunda consideração é que a família, qualquer que seja sua forma, constitui-se em torno de uma necessidade material: a reprodução. Isso não significa que é necessário haver uma determinada forma de família para que haja a reprodução, mas que esta é condição para a existência da família.
A terceira consideração é que, além da sua função ligada à reprodução biológica, a familia exerce também uma função ideológica.
(...)
Como a ideologia opera na família? Ela começa por apresentar uma noção ideologizada da própria família. Essa noção, veiculada principalmente pelos pais, os principais agentes da educação, ensina a ver a família como algo natural e universal e, por isso, imutável. Depois passa a apresentar da mesma forma o mundo extra-familiar e todas as relações sociais. É claro que a família cumpre sua função ideológica em complementação a outros agentes sociais. Sua importância, às vezes relativizada no processo global da transmissão da ideologia dominante, não pode ser negada. Althusser, por exemplo, ao descrever as instituições usadas pelo Estado na manutenção da dominação política da burguesia, considera a família um importante aparelho ideológico, embora afirme ser a escola o aparelho ideológico mais utilizado.
(...)
Para entendermos mais profundamente como a família cumpre suas funções de agente da reprodução ideológica é necessário voltarmos a atenção para o seu funcionamento interno. Nesta perspectiva, podemos observar 0 que mais a diferencia de outros grupos: ela é o lócus da estruturação da vida psíquica. E a maneira peculiar com que a família organiza a vida emocional de seus membros que lhe permite transformar a ideologia dominante em uma visão de mundo, em um código de condutas e de valores que serão assumidos mais tarde pelos indivíduos."
Fonte: "Psicologia Social: o homem em movimento" (Lane)
Com isso, encontramos a resposta na Letra A.
a) é lócus da estruturação da vida psíquica que organiza a vida emocional de seus membros.
b) constitui um microcosmo que cumpre sua função ideológica de maneira autônoma.
c) atualmente é instância dispensável no processo de imposição da ideologia dominante.
d) tem função essencialmente biológica, que assegura a sobrevivência da espécie.
e) se constitui em torno de uma necessidade material somente nas configurações monogâmicas.
885) No Brasil e na América Latina identificou-se, no final da década de 1970, o que veio a ser conhecido como a “crise da Psicologia Social”. Um dos pontos principais de tal crise foi
- A) a escassez de dados empíricos que fundamentassem adequadamente as teorias sociológicas.
- B) o pouco rigor metodológico das pesquisas realizadas sobre temas de maior relevância social.
- C) a apropriação, pela Psicologia Social, de uma terminologia estranha ao seu campo de estudo.
- D) a ausência de um paradigma científico que fosse indiscutivelmente próprio da Psicologia Social.
- E) a falta de preocupação política com as relações sociais nesses países decorrente de teorias importadas.
A alternativa correta é letra E) a falta de preocupação política com as relações sociais nesses países decorrente de teorias importadas.
No Brasil e na América Latina identificou-se, no final da década de 1970, o que veio a ser conhecido como a “crise da Psicologia Social”. Um dos pontos principais de tal crise foi
A questão está baseada no seguinte texto:
"Psicologia social no Brasil
No Brasil assim como em quase toda a América Latina, nas décadas de 1960 e 1970, a psicologia social seguia um rumo muito próximo à forma de psicologia social importada dos Estados Unidos. A transposição e replicação das teorias e métodos norte-americanos fica evidente em algumas obras de psicologia social da época como, por exemplo, Rodrigues (1976; 1979; 1981).
Tal posicionamento colonialista, onde a importação desenfreada e acrílica de posturas teóricas estava muito presente, levou alguns psicólogos sociais latino-americanos, no final da década de 1970, a constatar o período que se chamou de "a crise da psicologia social". Ou a "crise de referência". Vale retomar que esta crise era europeia já na década de 1960.
No Brasil e na América Latina, a crise começa a tomar corpo nos Congressos da Sociedade Interamericana de Psicologia, principalmente em Miami EUA (1976) e em Lima - Peru (1979). Como pontos principais da crise da psicologia social, estavam a dependência teórico-metodológica, principalmente dos Estados Unidos, a descontextualização dos temas abordados, a simplificação e superficialidade das análises destes temas, a individualização do social na psicologia social, assim como a não preocupação política com as relações sociais no país e na América Latina em decorrência das teorias importadas. A palavra de ordem era a transformação social.
Nos anos de 1960, surge a Associação Latino-Americana de psicologia social (Alapso). Vários psicólogos sociais experimentais como, por exemplo, Aroldo Rodrigues e J. Varela levam a Alapso ao extremo da psicologia social norte-americana. Em toda a América Latina começa um movimento de rechaço à Alapso e várias associações começam a surgir identificadas com uma nova proposta de psicologia social. Como exemplo, na Venezuela surge a Associação Venezuelana de Psicologia Social (Avepso) e no Brasil a Associação Brasileira de Psicologia Social (Abrapso)."
Fonte: "Psicologia Social Contemporânea" (Strey et al.)
Com isso, encontramos a resposta na Letra E.
a) a escassez de dados empíricos que fundamentassem adequadamente as teorias sociológicas.
b) o pouco rigor metodológico das pesquisas realizadas sobre temas de maior relevância social.
c) a apropriação, pela Psicologia Social, de uma terminologia estranha ao seu campo de estudo.
d) a ausência de um paradigma científico que fosse indiscutivelmente próprio da Psicologia Social.
e) a falta de preocupação política com as relações sociais nesses países decorrente de teorias importadas.
886) Segundo Rodrigues (2015), psicologia social é o estudo científico de manifestações comportamentais de caráter situacional suscitadas pela interação de uma pessoa com outras pessoas, ou pela mera expectativa de tal interação, bem como dos processos cognitivos e afetivos decorrentes do processo de interação social. Em relação à psicologia social, assinale a opção correta.
- A) Interação humana e suas consequências cognitivas e comportamentais constituem, pois, o objeto formal da psicologia social, ou seja, aquilo que ela estuda.
- B) O objeto material da psicologia social, ou seja, a maneira pela qual ela estuda seu objeto formal, é o método científico.
- C) O método experimental pode ser o que melhor permite estabelecer relações de causa e efeito, tem sido o preferido dos psicólogos sociais para testar hipóteses derivadas de teorias psicossociais.
- D) Processos mentais, simultaneamente a manifestações comportamentais, são desencadeados pelo processo de interação e caracterizam o que se chama de tecnologia social.
- E) Em psicologia social, tecnologia social é uma atitude negativa dirigida a um grupo e aos que dele fazem parte.
A alternativa correta é letra C) O método experimental pode ser o que melhor permite estabelecer relações de causa e efeito, tem sido o preferido dos psicólogos sociais para testar hipóteses derivadas de teorias psicossociais.
Segundo Rodrigues (2015), psicologia social é o estudo científico de manifestações comportamentais de caráter situacional suscitadas pela interação de uma pessoa com outras pessoas, ou pela mera expectativa de tal interação, bem como dos processos cognitivos e afetivos decorrentes do processo de interação social. Em relação à psicologia social, assinale a opção correta.
a) Interação humana e suas consequências cognitivas e comportamentais constituem, pois, o objeto formal da psicologia social, ou seja, aquilo que ela estuda.
Incorreto. Essa afirmativa distorce o texto abaixo:
"Interação humana e suas consequências cognitivas e comportamentais constituem, pois, o objeto material da Psicologia Social, ou seja, aquilo que a Psicologia Social estuda. O objeto formal da Psicologia Social, ou seja, a maneira pela qual ela estuda seu objeto material, é o método científico."
Fonte: "Psicologia Social" (Rodrigues, Assmar, & Jablonski)
b) O objeto material da psicologia social, ou seja, a maneira pela qual ela estuda seu objeto formal, é o método científico.
Incorreto. Essa afirmativa também distorce o texto supracitado.
c) O método experimental pode ser o que melhor permite estabelecer relações de causa e efeito, tem sido o preferido dos psicólogos sociais para testar hipóteses derivadas de teorias psicossociais.
Correto. Essa afirmativa está de acordo com o livro de Rodrigues.
Observação: existem outras perspectivas teóricas de psicologia social que são contrárias a essa afirmativa. Contudo a questão busca saber sobre o posicionamento de Rodrigues.
d) Processos mentais, simultaneamente a manifestações comportamentais, são desencadeados pelo processo de interação e caracterizam o que se chama de tecnologia social.
Incorreto. Essa afirmativa não está de acordo com o texto abaixo:
"Simultaneamente a manifestações comportamentais, processos mentais superiores (expectativa, pensamento, julgamento, processamento de informação, etc.) são desencadeados pelo processo de interação e caracterizam o que se convencionou chamar de pensamento social, ou seja, os processos cognitivos decorrentes da interação social. Nos capítulos 2 e 3 serão descritos os principais processos cognitivos derivados da interação entre as pessoas.
(...)
Varela (1975) define assim a Tecnologia Social: 'É a atividade que conduz ao planejamento de soluções de problemas sociais através de combinações de achados derivados de diferentes áreas das ciências sociais' (p. 160)."
Fonte: "Psicologia Social" (Rodrigues, Assmar, & Jablonski)
e) Em psicologia social, tecnologia social é uma atitude negativa dirigida a um grupo e aos que dele fazem parte.
Incorreto. De acordo com o livro de Rodrigues, essa é a definição de preconceito.
Portanto, a alternativa correta é a Letra C.
887) Com relação à abordagem sócio-histórica de orientação profissional, de acordo com Bock (2006), é INCORRETO afirmar que:
- A) questiona a forma de aproximação dos individues com as profissões por meio do modelo de perfis, pois nega a concepção liberal de indivíduo presente nesse modelo.
- B) entende que os indivíduos estão em relação dinâmica e dialética com a sociedade superando ásões que o colocam como um mero reflexo da sociedade.
- C) entende que existe natureza humana e que ela coloca o homem como um ser que tem uma essência que precisaria ser desenvolvida.
- D) entende que o homem nasce biologicamente determinado para nenhuma atiádade específica.
- E) trabalha com a ideia de multideterminação do humano, combatendo a concepção de ser humano natural ou abstrato.
A alternativa correta é letra C) entende que existe natureza humana e que ela coloca o homem como um ser que tem uma essência que precisaria ser desenvolvida.
Com relação à abordagem sócio-histórica de orientação profissional, de acordo com Bock (2006), é INCORRETO afirmar que:
A questão está baseada no seguinte texto:
"A abordagem sócio-histórica, da mesma maneira que a perspectiva crítica, questiona a forma de aproximação dos indivíduos com as ocupações através do modelo de perfis, não por negar o indivíduo, mas por negar a concepção liberal de indivíduo. Por isso, faz-se necessário construir outra formulação que explique esta aproximação.
(...)
O desafio deste trabalho constitui-se na construção de uma abordagem na área da Orientação Profissional que entenda o indivíduo em sua relação com a sociedade, superando visões que o colocam como mero reflexo da sociedade ou como totalmente autônomo em relação a ela. A abordagem sócio-histórica aponta caminhos para entender o indivíduo na sua relação com a sociedade de forma dinâmica e dialética.
(...)
Numa perspectiva sócio-histórica, 0 conceito de vocação pode ser expresso da seguinte maneira: a vocação do ser humano é exatamente não ter outras vocações. Isto é, ele nasce determinado biologicamente para nenhuma atividade específica.
(...)
A abordagem sócio-histórica trabalha com a idéia da multideterminação do humano. Combate-se a concepção do ser humano natural ou abstrato. "As propriedades que fazem do homem um ser particular, que fazem deste animal um ser humano, são um suporte biológico específico, o trabalho e os instrumentos a linguagem, as relações sociais e uma subjetividade caracterizada pela consciência e identidade, pelos sentimentos e emoções e pelo inconsciente. Com isto queremos dizer que o ser humano é determinado por todos esses elementos. Ele é multideterminado." (Bock, A.; Furtado; Teixeira, 1999b)
(...)
1) "Não existe natureza humana" - A idéia de natureza humana coloca o homem como um ser em potencial que se realizará na cultura, ele teria uma essência que precisa ser desabrochada, desenvolvida ou atualizada. "Toda a determinação social do homem fica oculta sob essas idéias e conceitos, que se tornam representações ilusórias; parte da realidade, determinante do objeto. Faz-se, assim ideologia".(Bock, A., 1999, p.27) Ana Bock (1999) cita Charlot que afirma assertivamente que a "natureza humana não existe e propõe a substituição definitiva do termo pela idéia de condição humana"(p.27)."
Fonte: "Orientação profissional: avaliação de uma proposta de trabalho na abordagem sócio-histórica" (Bock)
Com isso, encontramos a alternativa incorreta na Letra C.
a) questiona a forma de aproximação dos indivíduos com as profissões por meio do modelo de perfis, pois nega a concepção liberal de indivíduo presente nesse modelo.
b) entende que os indivíduos estão em relação dinâmica e dialética com a sociedade superando visões que o colocam como um mero reflexo da sociedade.
c) entende que existe natureza humana e que ela coloca o homem como um ser que tem uma essência que precisaria ser desenvolvida.
d) entende que o homem nasce biologicamente determinado para nenhuma atividade específica.
e) trabalha com a ideia de multideterminação do humano, combatendo a concepção de ser humano natural ou abstrato.
888) Considerando as explicações sociopsicológicas da agressão na obra Psicologia Social, de Rodrigues (2015), assinale a opção correta sobre perspectivas de eliminação ou redução dos índices de violência.
- A) Para teóricos da aprendizagem só é possível reduzir a agressão ao eliminar todos os modelos agressivos da sociedade.
- B) Teóricos da aprendizagem instrumental propõem a punição ou a ameaça de punição como mecanismos que inibiriam os comportamentos agressivos, desde que as pessoas que administrem as punições sejam vistas como modelos agressivos.
- C) Alguns psicólogos sociais consideram importante estimular a empatia nas pessoas, uma vez que constitui a contrapartida da desumanização, a qual facilita a tarefa de cometer atos violentos.
- D) As intervenções cognitivas, representadas pela retaliação verbal das fontes de provocação contribuem para o enfraquecimento da injustiça social.
- E) Videogames antissociais, ao permitir experiências de agressões virtuais, mostraram capazes de aumentar comportamentos pró-sociais.
A alternativa correta é letra C) Alguns psicólogos sociais consideram importante estimular a empatia nas pessoas, uma vez que constitui a contrapartida da desumanização, a qual facilita a tarefa de cometer atos violentos.
Considerando as explicações sociopsicológicas da agressão na obra Psicologia Social, de Rodrigues (2015), assinale a opção correta sobre perspectivas de eliminação ou redução dos índices de violência.
a) Para teóricos da aprendizagem só é possível reduzir a agressão ao eliminar todos os modelos agressivos da sociedade.
Incorreto. Essa afirmativa distorce o seguinte texto:
"Como vimos anteriormente, para os teóricos da aprendizagem social, a observação de modelos não agressivos conduz à aquisição de comportamentos não agressivos. As pesquisas têm mostrado que, além da observação de modelo não agressivo levar a comportamento não agressivo e de modelo agressivo, a comportamento agressivo, se ambos os tipos de modelo estiverem presentes, o modelo não agressivo pode efetivamente compensar a influência do modelo agressivo (BARON, 1971). Depreende-se dessa posição teórica que, se não é possível eliminar todos os modelos agressivos da sociedade é possível reduzir a agressão, introduzindo mais modelos não agressivos no ambiente.
Fonte: "Psicologia Social" (Rodrigues, Jablonski e Assmar)
b) Teóricos da aprendizagem instrumental propõem a punição ou a ameaça de punição como mecanismos que inibiriam os comportamentos agressivos, desde que as pessoas que administrem as punições sejam vistas como modelos agressivos.
Incorreto. Outra distorção. Observe:
"Os teóricos da aprendizagem instrumental propõem também algumas técnicas para o controle da agressão. Alguns deles sugerem o não reforçamento de respostas agressivas, o que, obviamente, poderá levar à não-aquisição ou à não-manutenção de comportamentos agressivos. Outros propõem a punição ou a ameaça de punição como mecanismos que inibiriam os comportamentos agressivos. Baron (1971) sugere quatro condições necessárias para tanto: (a) a punição deve ser previsível; (b) deve seguir-se imediatamente ao comportamento agressivo; (c) deve ser legitimada por normas sociais vigentes e (d) as pessoas que administrarem as punições não devem ser vistas como modelos agressivos, pois, em caso contrário, a punição acabaria por estimular a agressão."
Fonte: "Psicologia Social" (Rodrigues, Jablonski e Assmar)
c) Alguns psicólogos sociais consideram importante estimular a empatia nas pessoas, uma vez que constitui a contrapartida da desumanização, a qual facilita a tarefa de cometer atos violentos.
Correto. Essa afirmativa está de acordo com o livro de Rodrigues.
d) As intervenções cognitivas, representadas pela retaliação verbal das fontes de provocação contribuem para o enfraquecimento da injustiça social.
Incorreto. Essa afirmativa distorce o texto abaixo:
"As intervenções cognitivas, representadas pelo pedido de desculpas, que traduz o reconhecimento pelo ato errado, e o pedido de perdão costumam contribuir também pura o enfraquecimento das reações de raiva a alguém. Não obstante essa influência, a natureza da desculpa interfere no seu efeito: se externas e fora do controle da pessoa, são mais efetivas do que as internas e sujeitas à capacidade volicional da pessoa (por exemplo, dizer "desculpe, eu esqueci")"
Fonte: "Psicologia Social" (Rodrigues, Jablonski e Assmar)
e) Videogames antissociais, ao permitir experiências de agressões virtuais, mostraram capazes de aumentar comportamentos pró-sociais.
Incorreto. Essa afirmativa não está coerente com o texto do livro.
"Por que a exposição à violência na mídia gera violência? - Acreditamos que os leitores já se deram conta de que a conclusão a ser extraída dos estudos por nós examinados não é a de que a mídia eletrônica - televisão, cinema, internet, videogames - é a causa fundamental da violência individual e social. O que se pode afirmar é que, dentro de um amplo espectro de fatores influentes, biológicos, sociais, pessoais, ou, melhor ainda, da conjugação complexa desses múltiplos fatores, a exposição à violência na mídia pode ser um deles. Mediador ou modelador, instigador ou disparador, formador ou te produtor amplificado, o fato é que o papel da mídia não pode ser descartado em qualquer análise que se faça, contemporaneamente, da agressão e violência humanas."
Fonte: "Psicologia Social" (Rodrigues, Jablonski e Assmar)
Portanto, a alternativa correta é a Letra C.
889) Segundo Silvia Lane (2006), na obra O que é Psicologia Social, a grande preocupação atual da Psicologia Social é
- A) se diferenciar das abordagens psicológicas individualistas.
- B) reforçar a separação entre ideologia, política e ciência.
- C) estabelecer conexões com a neurolinguística.
- D) conhecer como o homem se torna agente da história.
- E) compreender a determinação histórica de diferentes grupos sociais.
A alternativa correta é letra D) conhecer como o homem se torna agente da história.
Segundo Silvia Lane (2006), na obra O que é Psicologia Social, a grande preocupação atual da Psicologia Social é
A questão está baseada no seguinte texto:
"Porém a história não é estática nem imutável, ao contrário, ela está sempre acontecendo, cada época gerando o seu contrário, levando a sociedade a transformações fundamentalmente qualitativas. E a grande preocupação atual da Psicologia Social é conhecer como o homem se insere neste processo histórico, não apenas em como ele é determinado, mas principalmente, como ele se torna agente da história, ou seja, como ele pode transformar a sociedade em que vive."
Fonte: "O que é Psicologia Social" (Lane)
Com isso, vamos analisar as alternativas.
a) se diferenciar das abordagens psicológicas individualistas.
Incorreto. Conforme vimos, esse não é a "grande preocupação" atual da Psicologia Social, segundo Lane.
Essa alternativa foi uma criação da banca para tentar confundir o candidato, afinal há diferença entre a abordagem da psicologia social e as abordagens "individualistas". Contudo, a questão busca saber especificamente a "grande preocupação" definida por Lane no livro "O que é Psicologia Social".
b) reforçar a separação entre ideologia, política e ciência.
Incorreto. Outra alternativa que tenta confundir o candidato com uma frase que não está presente no livro de Lane.
c) estabelecer conexões com a neurolinguística.
Incorreto. Essa afirmativa também não está presente no livro de Lane.
d) conhecer como o homem se torna agente da história.
Correto. Essa é a alternativa que está de acordo com o texto de Lane.
e) compreender a determinação histórica de diferentes grupos sociais.
Incorreto. Essa alternativa pode ser vista como um objetivo possível da psicologia social. Contudo, não é essa a "grande preocupação" definida por Lane.
Portanto, a alternativa correta é a Letra D.
890) Ao abordar a relação entre o homem e o produto de sua atividade, Silvia Lane (em Lane & Codo, 2001) destaca que
- A) a atividade do homem, por seu caráter concreto, é em essência a-histórica.
- B) a alienação é parte constituinte da subjetividade devido à dependência da linguagem.
- C) o valor moral de um objeto produzido é determinado por sua função social.
- D) a subjetividade e a atividade dos homens são concretizadas no objeto produzido.
- E) a atividade do homem pode transformar o mundo, mas ele não pode decidir como fazer isso.
A alternativa correta é letra D) a subjetividade e a atividade dos homens são concretizadas no objeto produzido.
Ao abordar a relação entre o homem e o produto de sua atividade, Silvia Lane (em Lane & Codo, 2001) destaca que
A questão está baseada no seguinte texto:
"O que ocorre então com este operário? Ele pensa sobre 0 produto que está fabricando, ele pensa a respeito da máquina que o controla, mas nas relações de trabalho este seu pensar é irrelevante "há gente paga para pensar"; na atividade que resultará em produto, ele participa, através de uma e sempre mesma ação, de uma cadeia complexa de ações. A cooperação entre muitos é mediada pela máquina e não mais pela comunicação, e o produto final tem tão ínfima parcela de sua atividade fabricado. que ele não se reconhece no objeto
É neste processo que o trabalhador se despersonaliza, se torna parte da máquina; suas ações são apenas força de trabalho que ele vende, são mercadorias e como tal alienáveis-alienadas, na medida em que ele deixa de pensar suas próprias ações em termos de cooperação existente entre ele e seus colegas, pois esta é oculta pela máquina, instrumento que participa na realização de uma atividade que gera um produto.
(...)
Em maior ou menor escala, a nossa sociedade, capitalista, industrializada e complexa, promove esta dissociação do homem do produto de sua atividade, gerando a moral de que o objeto, o instrumento, não é bom nem mau: tudo depende do que as pessoas farão com ele, como se estes não trouxessem em si a atividade e o subjetivo de homens concretizados no produto. Hoje o homem continua transformando o mundo que o cerca, mas não cabe a ele decidir sobre esta transformação... É a contradição fundamental gerada pelo capitalismo, que, no nível individual, se manifesta através da alienação."
Fonte: "O que é Psicologia Social" (Lane)
Com isso, encontramos a resposta na Letra D.
a) a atividade do homem, por seu caráter concreto, é em essência a-histórica.
b) a alienação é parte constituinte da subjetividade devido à dependência da linguagem.
c) o valor moral de um objeto produzido é determinado por sua função social.
d) a subjetividade e a atividade dos homens são concretizadas no objeto produzido.
e) a atividade do homem pode transformar o mundo, mas ele não pode decidir como fazer isso.