Questões Sobre Psicologia Social - Psicologia - concurso
81) A expressão dinâmica de grupo apareceu pela primeira vez em 1944, num artigo publicado por Kurt Lewin. As forças psicológicas e sociais que atuam no grupo são:
- A) coesão, coerção, pressão social, atração, rejeição, resistência à mudança; interdependência; equilíbrio e quase desequilíbrio.
- B) coerção, pressão social, rejeição, resistência à mudança; equilíbrio e quase desequilíbrio.
- C) coesão, atração, rejeição, resistência à mudança; interdependência.
- D) pressão social, atração, rejeição, resistência à mudança; interdependência; equilíbrio e quase desequilíbrio.
- E) pressão social, atração, rejeição, resistência à mudança; interdependência.
82) De acordo com Rodrigues, Assmar e Jablonski (2003), no livro “Psicologia Social”, são exemplos de fenômenos grupais:
- A) papel, facilitação social e polarização grupai.
- B) rotulação, formação de normas e status.
- C) liderança, formação de atitudes e coesão.
- D) coesão, tomada de decisão e identificação grupai.'
- E) status, polarização grupai e rotulação.
A alternativa correta é letra D) coesão, tomada de decisão e identificação grupai.
Explicação:
- Coesão: Refere-se à força que mantém os membros do grupo unidos, podendo ser influenciada por fatores como atração interpessoal, sucesso do grupo e ameaças externas.
- Tomada de decisão: É um processo crucial em grupos, onde diversas abordagens podem ser adotadas, como a discussão até o consenso ou a decisão pela autoridade do líder.
- Identificação grupai: Descreve o processo pelo qual os indivíduos se veem como membros de um grupo e, frequentemente, isso leva à conformidade com as normas e valores do grupo.
83) No novo contexto de relações sociais baseadas na igualdade política, surgiu o conceito moderno de cidadania que, segundo Bodstein, é
- A) o valor digno do homem em reconhecer a importância do tratamento hierárquico da sociedade em que vive.
- B) a medida de igualdade e de convivência coletiva dentro de uma comunidade política composta por sujeitos portadores de direitos.
- C) a compreensão de que todo interesse geral é a síntese dos diversos interesses e idéias dos indivíduos e dos grupos, diferentes, centralizados em um poder e que integram a sociedade pluralista.
- D) o processo democrático que possibilita a construção de uma sociedade com base no poder econômico.
- E) o exercício de todos os direitos democráticos e a contribuição para o progresso social e coletivo dos indivíduos em dia com suas obrigações eleitorais.
A alternativa correta é a letra B) "a medida de igualdade e de convivência coletiva dentro de uma comunidade política composta por sujeitos portadores de direitos".
Explicação:
Essa alternativa reflete o conceito moderno de cidadania no contexto das relações sociais baseadas na igualdade política. A cidadania moderna é entendida como a participação dos indivíduos na vida política e social da comunidade em que vivem, com direitos e deveres iguais. Isso inclui o direito à educação, à saúde, à segurança, bem como o dever de contribuir para o bem-estar da comunidade. A cidadania implica também na capacidade de exercer esses direitos de forma ativa, participando das decisões políticas e sociais da comunidade.
84) Nas atividades profissionais, os Psicólogos Sociais utilizam técnicas de grupos, dentre as quais a dos Grupos Operativos – GO. São características do GO, EXCETO:
- A) Crescente heterogeneidade do grupo à medida que cresce a homogeneidade na tarefa.
- B) Papéis fixos inicialmente até a configuração de lideranças funcionais.
- C) Ausência de coordenação, considerando ser a mesma exercida de maneira autogestionária pelos membros do GO.
- D) Esclarecimento das ansiedades básicas, da aprendizagem e da comunicação como propósito geral.
- E) Finalidades e propósitos da atividade do GO centrada na mobilização das estruturas estereotipadas.
A alternativa correta é letra C) Ausência de coordenação, considerando ser a mesma exercida de maneira autogestionária pelos membros do GO.
Pichon Riviere descreve algumas características dos grupos operativos:
Os grupos operativos ou comunidades do mesmo tipo têm sua atividade centrada na mobilização de estruturas estereotipadas (ALTERNATIVA E), dificuldades de aprendizagem e comunicação provocadas pelo montante de ansiedade despertada por toda mudança. [...] em todos os grupos deve-se observar uma diferenciação progressiva, ou seja, uma heterogeneidade adquirida à medida que aumenta a homogeneidade na tarefa (ALTERNATIVA A).
[...] O propósito geral é o esclarecimento dado em termos dos medos básicos, aprendizagem, comunicação, quadro de referência, semântica, decisões (ALTERNATIVA D), etc. Dessa maneira, a aprendizagem, a comunicação, o esclarecimento e a resolução da tarefa coincidem com a cura do grupo.
[...] Os papéis tendem a ser fixos no começo, até que se configure a situação de lideranças funcionais (ALTERNATIVA B), ou seja, lideranças operativas que se fazem mais eficazes em cada "aqui e agora" da tarefa.
Como podem ver, estão corretas as ALTERNATIVAS A, B, D e E.
A única que não se refere às características do grupo operativo é a ALTERNATIVA C:
Ausência de coordenação, considerando ser a mesma exercida de maneira autogestionária pelos membros do GO
O coordenador cumpre no grupo operativo um papel prescrito: o de ajudar os membros a pensar, abordando o obstáculo epistemológico configurado pelas ansiedades básicas.
Fonte: PICHON-RIVIERI, Enrique. O processo grupal. Martins Fontes, 1988.
85) Na busca da compreensão da dinâmica de grupo, o seu funcionamento se fundamenta em, EXCETO:
- A) Coesão grupal.
- B) Comunicação grupal.
- C) Resistência às mudanças.
- D) Criatividade do grupo.
- E) Ausência de divergências.
A alternativa correta é letra E) Ausência de divergências.
De acordo com Andaló (2006):
Em dinâmica de grupo, termo que passou a designar essa abordagem, a pesquisa se refere essencialmente à coesão, às comunicações, aos desvios, à mudança e resistência à mudança, à criatividade e à liderança nos grupos.
Na dinâmica de grupo, faz-se necessário a integração, na qual pode haver divergências. Inclusive, a aprendizagem de autenticidade no grupo exige: o desejo de questionar, de atingir o modo mais adequado de comunicação com o outro e um clima de aprendizagem propício ao crescimento e aperfeiçoamento humano.
Logo, está incorreta a característica mencionada pela ALTERNATIVA E.
Fonte: ANDALÓ, Carmen. Mediação grupal uma leitura histórico-cultural. Editora Agora, 2006.
86) Em se tratando de exclusões socialmente produzidas, a Psicologia Social (…) tenta compreender de que maneira as pessoas ou os grupos que são objetos de uma distinção, são construídos como uma categoria a parte. Para dar conta desta construção social, diversos modelos teóricos foram propostos. Referindo-se a dinâmicas psíquicas ou a processos cognitivos, eles colocam em jogo noções elaboradas no seio da Psicologia Social, tais como, EXCETO:
- A) Preconceito.
- B) Estereótipo.
- C) Identidade social.
- D) Discriminação.
- E) Pensamento.
A alternativa correta é letra E) Pensamento.
A questão foi retirada do livro "As artimanhas da exclusão" de Sawaia (org), do capítulo "Os processos psicossociais da exclusão" de Denise Jodelet. O trecho foi transcrito de forma literal. Completando a parte que foi apresentada, a autora aponta:
Referindo-se a dinâmicas psíquicas ou a processos cognitivos, eles colocam em jogo noções elaboradas no seio da Psicologia Social, tais como as de preconceito, estereótipo, discriminação, identidade social, ou ainda apelam, através da análise dos discursos sociais, às representações sociais e à ideologia.
O único processo cognitivo que não foi proposto como objeto de estudo pela Psicologia Social, dentre as alternativas apresentadas, foi o pensamento.
Fonte: SAWAIA, Bader. As artimanhas da exclusão. Análise psicossocial e ética da desigualdade social. Petrópolis: Vozes, 2001.
87) “Assim, quando falamos em ‘mundo vivido’, falamos em ‘modos de subjetivação’, em ‘intensidade de vida’ e no ‘desejo’ como produtor e agenciador de sentidos…” A citação anterior fala do sujeito, explicitando ainda:
- A) Que o real se cria no social.
- B) Que o real e o indivíduo se constituem na individualidade.
- C) Que o real é o idealizado.
- D) Que o real e o poder pertencem a alguns.
- E) Que o real é a própria realidade inata do sujeito.
A alternativa correta é letra A) Que o real se cria no social.
Esta questão, provavelmente, foi retirada do livro "Comunicação e controle social", organizado por Guareschi em 1991.
Como não foi possível acessá-lo, irei me basear numa resenha encontrada na internet.
A questão apresentou um trecho do livro e pediu para que, a partir daí, encontrássemos a resposta correta.
Vejamos o trecho novamente:
“Assim, quando falamos em ‘mundo vivido’, falamos em ‘modos de subjetivação’, em ‘intensidade de vida’ e no ‘desejo’ como produtor e agenciador de sentidos...”
Acredito que não seja possível, apenas pelo trecho acima, chegarmos a uma resposta. Portanto, exige-se o conhecimento sobre a obra do autor.
Este trecho refere-se à relação feita entre os Meios de Comunicação em massa e a produção de subjetividade. O desejo como produtor e agenciador de sentidos é criado pela mídia quando esta capta as intensidades (investidas de significados) e elabora uma linguagem que propicia a criação desse desejo.
O desejo, então, vincula-se a uma intensidade pluralística de sentidos. Os meios de comunicação criam o indivíduo do capitalismo mundial globalizado, produzindo uma massa desenraizada produtiva. A ideia central é que os Meios de Comunicação difundem um concepção de mundo, o que equivale a dizer que o real se cria no social, pela mídia.
É uma questão considerada difícil, pois exige um alto grau de abstração e conhecimento sobre a obra. Espero ter sido clara na explicação.
Fonte: http://entrenospelarede.blogspot.com.br/2007/07/resenha.html
88) “É fundamental darmos-nos conta de que, na maioria das vezes, nós praticamos determinadas ações, como por exemplo comprar e votar, não por razões lógicas, racionais ou cognitivas, mas por razões principalmente afetivas, simbólicas, míticas, religiosas etc”
(Oliveira, F.O.; Werba, G.C.)
A Psicologia Social tem se dedicado ao estudo, entre outros, dos fenômenos descritos, através da:
- A) Teoria Assistencial.
- B) Teoria Fenomenológica.
- C) Teoria da Aprendizagem.
- D) Teoria da Representação Social.
- E) Teoria dos Transtornos Compulsivos.
A alternativa correta é letra D) Teoria da Representação Social.
Segundo Strey e Werba (2001):
Ao estudarmos as Representações Sociais buscamos conhecer o modo como um grupo humano constrói um conjunto de saberes que expressa a identidade desse grupo social, as representações que ele foma sobre uma diversidade de objetos e [...], principalmente, o conjunto de códigos culturais que definem, em cada momento histórico, as regras de uma comunidade.
No mesmo capítulo em que foi escrito o trecho acima, encontra-se o trecho apresentado pelo enunciado.
Portanto, os fenômenos descritos estão sendo estudados pela Psicologia Social através da Teoria da Representação social.
As outras alternativas apresentam teorias que, não necessariamente, se enquadram como pertencentes à Psicologia Social. Assim, conseguimos descartá-las.
Fonte: GROSSI, Patricia Krieger et al. Violências e gênero: coisas qua a gente não gostaria de saber. Edipucrs, 2001.
89) O trabalho com grupos é uma constante na Psicologia Social. Dentre as teorias grupais, há a dos Grupos Operativos, cuja aplicação técnica deve buscar também no grupo, a análise das ideologias, das atitudes e do Ecro. O Ecro se refere a:
- A) Estudo conceitual, referência e operação.
- B) Encontro coletivo, reintegrador e operativo.
- C) Esquema conceitual, referencial e operativo.
- D) Estrutura coletiva, referencial e orientadora.
- E) Escola comunitária, de referência operária.
A alternativa correta é letra C) Esquema conceitual, referencial e operativo.
ECRO é a sigla para Esquema Conceitual, Referencial e Operativo. Foi postulado por Pichon Riviere, que assim o definiu:
Os pressupostos básicos ou o esquema conceitual, referencial e operativo (ECRO) com o qual operamos na técnica por nós elaborada, e que foi denominada grupos operativos (1947), são constituídos por uma observação sistemática que se realiza juntamente com a análise das operações da mente em sua inter-relação social e no seu contínuo intercâmbio com o mundo externo - observação e análise que se centram, ambas, na tarefa.
O autor ainda acrescenta que a análise das ideologias é uma tarefa implícita na análise das atitudes e do esquema conceitual, referencial e operativo (ECRO).
As demais alternativas apresentam expressões sem qualquer relação com o sigla designada.
Fonte: PICHON-RIVIERI, Enrique. O processo grupal. Martins Fontes, 1988.
90) … o entrevistado atribui papéis ao entrevistador e se comporta em função dos mesmos (…) fornece aspectos irracionais ou imaturos de sua personalidade, seu grau de dependência, sua onipotência e seu pensamento mágico.
… incluem-se todos os fenômenos que aparecem no entrevistador como emergentes do campo psicológico que se configura na entrevista; são as respostas do entrevistador as manifestações do entrevistado, o efeito que tem sobre eles.
(Bleger, J.)
As citações referem-se a “dois fenômenos altamente significativos” presentes na relação que se estabelece na Entrevista Psicológica. Esses fenômenos são:
- A) Entrevistado e entrevistador.
- B) Transferência e contratransferência.
- C) Ansiedade e medo.
- D) Concordância e divergência.
- E) Interpretação diagnóstica e devolução prognóstica.
A alternativa correta é letra B) Transferência e contratransferência.
Bleger (1998) explicou de forma detalhada esses fenômenos. Além dos trechos mencionados, o autor ainda complementa:
Na relação que se estabelece na entrevista, deve-se contar com dois fenômenos altamente significativos: a transferência e a contratransferência. A primeira refere-se à atualização, na entrevista, de sentimentos, atitudes e condutas inconscientes, por parte do entrevistado, que correspondem a modelos que este estabeleceu no curso do desenvolvimento, especialmente na relação interpessoal com seu meio familiar.
[...] A contratransferência não constitui uma percepção, em sentido rigoroso ou limitado do termo, mas sim um indício de grande significação e valor para orientar o entrevistador no estudo que realiza.
Os fenômenos descritos pelo enunciado referem-se à transferência e à contratransferência.
As outras alternativas apresentam expressões que não se adequam ao contexto. Logo, podemos descartá-las.
Fonte: BLEGER, José. Temas de psicologia: entrevista e grupos. São Paulo: Martins Fontes, 1998.