Questões Sobre Psicologia Social - Psicologia - concurso
921) A psicologia social é uma área da psicologia que estuda as interações entre os indivíduos e os grupos sociais, bem como os processos psicológicos que decorrem dessas interações. Além disso, tem uma significativa relação com a educação, pois ambas se preocupam com a formação dos sujeitos e a transformação da sociedade. No Brasil, a psicologia social se desenvolveu a partir de diferentes abordagens teóricas e metodológicas, que refletem as diversas realidades e demandas do contexto brasileiro. Com base na interdisciplinaridade desses conhecimentos, sobre a relação entre psicologia social e a educação no Brasil, é correto afirmar que a psicologia social
- A) se limita à atuação do psicólogo escolar dentro da instituição escolar, sem considerar outros espaços educativos na comunidade.
- B) surgiu no Brasil como uma alternativa à psicologia intelectualista, que dominava o campo educacional no início do século XX.
- C) se preocupa apenas com o desenvolvimento cognitivo e afetivo dos alunos, ignorando as dimensões políticas, éticas e culturais da educação.
- D) se baseia em uma perspectiva dialética do desenvolvimento humano, considerando os contextos sociais e históricos da educação.
922) Sobre o desenvolvimento e desdobramentos da Psicologia Social, é correto afirmar que
- A) a Psicologia Social se desenvolve como estudo científico, sistemático, somente após a Guerra do Vietnã, juntamente com outras ciências sociais, procurando compreender as crises e convulsões que abalavam o mundo.
- B) a crise da Psicologia Social é denunciada no Congresso de Psicologia Interamericana, realizado em 1982 em Bogotá (Colômbia), com a participação de psicólogos sociais de vários países da América Latina.
- C) nos países da América Latina, a Psicologia Social, em maior ou menor grau, reproduzia os conhecimentos desenvolvidos na Europa Ocidental, aplicando conceitos e adaptando suas técnicas de estudo e de intervenção às condições próprias de cada país.
- D) na década de 1970 no Brasil e na América Latina, o modelo hegemônico na psicologia social era o de abordagem psicodinâmica, pautado sobretudo nas dimensões inconscientes da constituição do sujeito e de suas consequências no âmbito social.
- E) no Brasil, a maior influência foi sempre a norte-americana, através de seus centros de estudos, de onde vinham professores universitários, convidados para cursos em nossas Faculdades, como foi o caso do Professor Otto Klineberg, que introduziu a Psicologia Social na Universidade de São Paulo, ainda na década de 50.
A alternativa correta é letra E) No Brasil, a Psicologia Social teve uma influência significativa dos Estados Unidos, especialmente após a Segunda Guerra Mundial. Isso se deveu ao fato de que muitos professores universitários americanos vieram ao Brasil para lecionar em faculdades e universidades. Um exemplo notável dessa influência é o Professor Otto Klineberg, que foi fundamental para introduzir a Psicologia Social na Universidade de São Paulo na década de 1950.
Essa transferência de conhecimento foi importante porque, na época, os Estados Unidos estavam na vanguarda da pesquisa em Psicologia Social, e a colaboração internacional ajudou a moldar o campo no Brasil. A presença de acadêmicos como Klineberg não apenas introduziu novas teorias e métodos, mas também estimulou o desenvolvimento de uma Psicologia Social que considerava as particularidades culturais e sociais do Brasil.
923) Pedrinho Guareschi, no livro Psicologia Social Crítica: como prática de libertação, refere sobre quatro dimensões sociais que perpassam todas as sociedades, sendo elas:
I. Classe e comunidade.
II. Poder e comunicação.
III. Ideologia e cultura.
IV. Raça e gênero.
Estão CORRETAS:
- A) Apenas I e II.
- B) Apenas II e IV.
- C) Apenas II e III.
- D) Apenas I e IV.
A resposta correta é a alternativa C) Apenas II e III.
Esta é a resposta correta porque, segundo Pedrinho Guareschi, as dimensões sociais do poder e da comunicação (II) e da ideologia e cultura (III) são fundamentais para entender as estruturas sociais e as relações de poder dentro de qualquer sociedade. O poder e a comunicação estão interligados, pois o poder muitas vezes se manifesta através da comunicação, e a comunicação pode ser uma ferramenta para exercer poder. A ideologia e a cultura também são centrais, pois fornecem o contexto dentro do qual as pessoas interpretam suas experiências sociais e formam suas identidades.
924) Assinale a alternativa correta de acordo com a seguinte constatação. “Logo, ser negro ou ser branco refere‑se a construções sociais em torno da ideia de raça construída no século XIX, legada e reiterada nos dias atuais. Para brancos, um lugar de poder, de vantagem sistêmica nas sociedades estruturadas pela dominação racial; para negros, um lugar social construído a partir do racismo estrutural por uma desvantagem no que concerne aos acessos aos bens simbólicos e materiais de nossa sociedade.” (SCHUCMAN, L. V; GONÇALVES, M. M., 2020.)
- A) A polissemia em torno da raça e do racismo no Brasil é sempre ressignificada por meio do racismo estrutural.
- B) A ideia de raça, construída no século XIX no Brasil, foi superada pela luta atual do movimento negro.
- C) Ser negro ou ser branco são contingências que não dependem de construções sociais.
- D) O racismo estrutural ocorre em função da desvantagem ao acesso a bens simbólicos da sociedade por parte da população negra.
- E) Superada a dominação racial, os brancos perderão o seu poder.
A alternativa correta é letra A) A polissemia em torno da raça e do racismo no Brasil é sempre ressignificada por meio do racismo estrutural.
Esta alternativa é correta porque reconhece que as múltiplas significações de raça e as manifestações de racismo são continuamente reformuladas dentro do contexto do racismo estrutural. O racismo estrutural é um sistema em que políticas públicas, práticas institucionais, representações culturais e outras normas trabalham de várias maneiras para perpetuar a desigualdade racial. No Brasil, isso se reflete na maneira como as categorias raciais foram historicamente construídas e como elas continuam a influenciar a distribuição de recursos, oportunidades e privilégios.
925) Robert M. Farr, historiador e analista da psicologia social, aponta que a psicologia social historicamente divide‑se em psicologia social psicológica e psicologia social sociológica. Assinale a alternativa que corresponde à concepção incorreta a respeito desse assunto.
- A) Segundo Robert M. Farr, Gordon Allport considerava a psicologia social um fenômeno estritamente estadunidense.
- B) As influências europeias na psicologia social dos Estados Unidos favoreceram o crescimento da vertente da psicologia social sociológica.
- C) A psicologia social psicológica teve forte influência do sociólogo Émile Durkheim, principalmente por ter desenvolvido a noção de consciência coletiva e consciência social.
- D) George H. Mead, da Universidade de Chicago, foi um dos grandes nomes da psicologia social sociológica e influenciou fortemente a criação do interacionismo simbólico.
- E) A psicologia social psicológica, fenômeno estritamente estadunidense, no pós‑Segunda Guerra Mundial se transforma em corrente hegemônica em praticamente todo o mundo ocidental, ao menos até a crise da psicologia social nos anos de 1970.
A alternativa incorreta é a letra C).
Émile Durkheim foi um sociólogo, não um psicólogo, e suas contribuições foram fundamentais para o desenvolvimento da sociologia. Durkheim introduziu conceitos como a consciência coletiva, que se refere ao conjunto de crenças e sentimentos comuns à média dos membros de uma sociedade. Isso forma uma determinada coesão social. No entanto, sua influência é mais reconhecida na sociologia do que na psicologia social psicológica.
A psicologia social psicológica foca mais nos processos psicológicos individuais e como eles são influenciados pelo contexto social. Portanto, a afirmação de que a psicologia social psicológica teve forte influência de Durkheim é incorreta, pois sua obra está mais alinhada com a psicologia social sociológica, que examina os fenômenos sociais e culturais que influenciam os comportamentos e processos psicológicos dos indivíduos.
926) A dissonância cognitiva refere‑se a um fenômeno cognitivo estudado pela psicologia social. Assinale a alternativa que melhor define esse fenômeno.
- A) Trata‑se da avaliação cognitiva de grupos em conflito.
- B) É utilizado como critério para a avaliação de desempenho de populações em situação de risco.
- C) É uma forma de identificar níveis de transversalidade da atuação dos grupos nas instituições.
- D) Trata‑se de medida utilizada para atribuir a capacidade de cognição dos indivíduos.
- E) Conflito enfrentado pelos sujeitos expostos a crenças e/ou valores discordantes.
Alternativa E: Conflito enfrentado pelos sujeitos expostos a crenças e/ou valores discordantes.
A dissonância cognitiva é um termo da psicologia social que descreve o desconforto psicológico resultante da posse de duas ou mais crenças contraditórias, ideias ou valores ao mesmo tempo, ou após ser confrontado com novas informações que conflitam com crenças existentes, ideias ou valores.
Leon Festinger, que propôs a teoria da dissonância cognitiva em 1957, sugere que as pessoas têm um desejo intrínseco de manter a consistência interna. Quando ocorre uma inconsistência (dissonância), as pessoas tendem a se sentir psicologicamente desconfortáveis e são motivadas a reduzir essa dissonância, seja mudando suas crenças, descartando as informações conflitantes ou reduzindo a importância das crenças ou valores.
927) Assinale a alternativa que não caracteriza a atuação do psicólogo social.
- A) Atuar na equipe mínima do CRAS.
- B) Garantir o atendimento clínico aos grupos.
- C) Suporte psicossocial às populações em situação de risco.
- D) Fazer avaliação de grupos em instituições.
- E) Fazer diagnóstico psicossocial.
A alternativa correta é letra B) Garantir o atendimento clínico aos grupos.
Essa alternativa não caracteriza a atuação do psicólogo social porque, embora o psicólogo possa trabalhar com grupos, o atendimento clínico individualizado não é o foco da Psicologia Social. Esta área está mais preocupada com os processos sociais, as relações entre indivíduos e grupos, e os fenômenos que emergem dessas interações. O trabalho do psicólogo social envolve compreender e intervir em situações que afetam comunidades e grupos sociais, promovendo mudanças sociais e melhorando a qualidade de vida das pessoas dentro de um contexto coletivo.
928) Considerando‑se a atuação do psicólogo social, julgue os itens a seguir.
I O psicólogo social deve atuar de forma a minimizar as desigualdades existentes dentro do ambiente institucional.
II Havendo necessidade/demanda, o psicólogo social pode efetuar atendimento de grupos para a resolução de conflitos.
III O psicólogo social pode ter atuação ativa com populações em situação de risco.
Assinale a alternativa correta.
- A) Apenas o item I está certo.
- B) Apenas os itens I e II estão certos.
- C) Apenas os itens I e III estão certos.
- D) Todos os itens estão certos.
- E) Nenhum item está certo.
Resposta: A alternativa correta é letra D) Todos os itens estão certos.
Explicação:
- Item I: O psicólogo social tem o papel de promover a igualdade e minimizar as desigualdades dentro do ambiente institucional, trabalhando para que todos tenham oportunidades iguais e sejam tratados com justiça.
- Item II: O psicólogo social pode, sim, realizar atendimentos de grupos para resolver conflitos, pois essa é uma das intervenções possíveis dentro da Psicologia Social, que visa melhorar a dinâmica e as relações entre os membros do grupo.
- Item III: A atuação com populações em situação de risco é uma área importante da Psicologia Social, onde o psicólogo pode desenvolver programas e estratégias para apoiar essas populações, promovendo a resiliência e o bem-estar social.
929) O psicólogo social pode desenvolver projetos que permitam a autonomia e a defesa de comunidades em risco pela desapropriação de imóveis ocupados em grandes cidades. Acerca dessa informação, assinale a alternativa incorreta.
- A) A negociação com autoridades ou interessados na propriedade ocupada é vital para garantir direitos e alternativas para a população atingida.
- B) Um projeto que vise à proteção de população em situação de risco, deve considerar os direitos constitucionais à moradia e segurança dos atingidos por medidas arbitrárias.
- C) Um projeto psicossocial de proteção à população sem moradia deve considerar a política urbana do município.
- D) A ocupação de um edifício abandonado deve ser evitada pelos riscos que isso poderá causar a crianças e pessoas idosas.
- E) O psicólogo social deve avaliar as condições sociais e políticas que envolvem uma ocupação para melhor orientar o grupo responsável pela ocupação.
Alternativa incorreta: D) A ocupação de um edifício abandonado deve ser evitada pelos riscos que isso poderá causar a crianças e pessoas idosas.
Explicação: A alternativa D é considerada incorreta porque, no contexto da Psicologia Social, a ocupação de edifícios abandonados por comunidades em risco não é uma questão de ser evitada simplesmente pelos riscos potenciais. Em vez disso, o papel do psicólogo social é trabalhar com essas comunidades para garantir que suas necessidades e direitos sejam atendidos, o que pode incluir a busca por moradia segura e adequada. A ocupação pode ser uma forma de protesto ou uma tentativa de resolver a falta de moradia, e o psicólogo social pode contribuir para a avaliação dos riscos, bem como para o desenvolvimento de estratégias que assegurem a proteção e o bem-estar de todos os envolvidos, incluindo crianças e idosos.
930) Em relação à atuação do psicólogo social junto às famílias em um CRAS, assinale a alternativa incorreta.
- A) O psicólogo deve buscar a resolução de conflitos enfrentados pela família orientando a sua superação.
- B) O trabalho do psicólogo social deve ser imparcial e ético, a fim de garantir a escuta às mulheres que procuram o serviço.
- C) O psicólogo social, no limite, deve garantir o atendimento clínico individual da população atendida pelo CRAS.
- D) O psicólogo social deve estar preparado para enfrentar conflitos familiares que envolvam a proteção da mulher e/ou da criança em situação de risco.
- E) O psicólogo social deve conhecer o que preconiza a LOAS na sua atuação no CRAS.
Alternativa C: O psicólogo social, no limite, deve garantir o atendimento clínico individual da população atendida pelo CRAS.
Esta alternativa é considerada incorreta porque o papel do psicólogo social em um CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) não é fornecer atendimento clínico individual, mas sim promover ações coletivas e comunitárias que visem o fortalecimento da comunidade e das relações familiares. O atendimento clínico individual é uma prática reservada para outros contextos, como consultórios ou clínicas de psicologia.